|
|
| daily menu » rate the banner | guess the city | one on one |
|
|
|
|
#1 | ||||
|
Carioca
Likes (Received): 12
|
[RJ] Bairro Imperial de São Cristóvão [Thread Oficial]
Esse thread tem por finalidade discutir TUDO de urbanismo e desenvolvimento do Bairro Imperial de São Cristóvão, um dos mais antigos do Rio de Janeiro.
Bem, como eu não tive muito tempo pra organizar material e as minhas fotos do Bairro ficaram na faculdade, eu começarei apenas postando pequenas notícias sobre o Bairro que mostraram início da volta de São Cristóvão ao interesse imobiliário junto à recuperação gradual de alguns trechos da localidade. Dados: * Área Territorial (2003): 410,56 hectares * Total de população (2000): 38.334 habitantes * Total de domicílios (2000): 13.209 Fonte:Wikipedia. São Cristóvão é sede da VII Região administrativa da cidade do Rio de Janeiro. Bairros integrantes da região administrativa são: Benfica, Mangueira, São Cristóvão, Vasco da Gama. O bairro foi criado em 23 de julho de 1981.(Entretanto há gente que considere seu surgimento muito antes disso, entre 1572 e 1583, no caso, uma fazenda). -------------------------------------------------------------------------- Quote:
------------------------------------------------------------------------- Notícias do Bairro: Quote:
Quote:
Quote:
_________________________________________________ Planos de Recuperação do Bairro: http://portalgeo.rio.rj.gov.br/estud...B3v%C3%A3o.pdf _________________________________________________ AINDA EM CONSTRUÇÃO. Aguardem...
Last edited by Az_Rio_Br; January 21st, 2010 at 11:49 PM. |
||||
|
|
|
|
|
#2 |
|
Niteroiense da gema!!
Likes (Received): 8
|
Tenho medo do futuro de São Cristovão...
|
|
|
|
|
|
#3 |
|
Carioca
|
Fotos de São Cristóvão
Essas primeiras fotos não são minhas:
http://www.pbase.com/andremendonca/saocristovao Logo, vou postar as minhas tb, pena que eu ainda não tirei tantas ainda. Tentarei mostrar quase todas as ruas relevantes do Bairro, sejam pela cultura, pela história, ou pelo comércio/serviços.
Last edited by Az_Rio_Br; January 18th, 2010 at 03:59 AM. |
|
|
|
|
|
#4 |
|
Carioca
|
Lugares Importantes de São Cristóvão
Uma breve lista de pontos relevantes do bairro:
- Quinta da Boa Vista(Atual Museu Nacional); - Parque da Quinta da Boa Vista; - Jardim Zoológico; - Campo de São Cristóvão; - Observatório Nacional; - Museu do 1º Reinado(ex-residência da Marquesa de Santos). - Museu Militar Conde de Linhares; - Centro de Tradições Nordestinas Luiz Gonzaga; - Igreja de São Cristóvão; - Igreja de São Roque; - Igreja de São Januário; - Igreja de Santa Edwiges; - Estação de Metrô São Cristóvão; - Conjunto Residencial Prefeito Mendes de Moraes(conhecido como Pedregulho) - Colégio Pedro II; - Colégio Nilo Peçanha; - Antigo edifício do JB(Futura sede do INTO - Instituto Nacional de Traumato-Ortopedia); - Largo da Cancela; - Sede da Guarda Municipal do Rio de Janeiro; - Gasômetro(antigo unidade da CEG); - 1º Batalhão de Guardas do Exército - Batalhão do Imperador; - "Bairro" Sta Genoveva (que é como uma vila bem grande, próxima à Rua São Cristóvão); - Hospital Quinta D'Or; - Instituto Municipal da Mulher Fernando Magalhães; - Hospital Frei Antônio (conhecido antigamente como Hospital dos Lázaros, inaugurado em 1763 frei Antônio, bispo do Rio de Janeiro.) ___________________________________________ Dos arredores de São Cristóvão Também: - CADEG (Centro de Abastecimento do Estado da Guanabara); - Hospital Central do Exército(HCE); - Estádio de São Januário(Clube de Regatas Vasco da Gama); - Vila Olímpica da Mangueira; - Centro Cultural Cartola(na Mangueira); e vários outros que não me vem a kbça agora
Last edited by Az_Rio_Br; July 22nd, 2010 at 12:11 AM. |
|
|
|
|
|
#5 |
|
Rafael Soares
Likes (Received): 746
|
![]() Aewwwww... finalmente tá saindo um thread sobre São Cristóvão! Vai ficar legal! OBS: acho apenas que deveria estar no fórum nacional
Meus threads mais recentes: Búzios - RJ | Saquarema - RJ | Petrópolis - RJ | Baía de Guanabara - RJ Meus outros threads: Dois Irmãos + Vidigal | Morro da Conceição - Rio | Amanhecer - Rio| Teresópolis - RJ | Paraty - RJ |
|
|
|
|
|
#6 | |
|
Carioca
|
Quote:
Eh pq o meu foco maior estava nas mudanças pelo que o Bairro tá passando.Inclusive discutir o valor arquitetônico e urbano da região para a cidade, em conjunto com o valor histórico do bairro.Tem muita coisa em São Cristóvão pra se ver. Eu IA postar as fotos hj, mas não deu pra tirar mais ainda, vou tentar ir na Rua São Cristóvão até a quinta-feira pra mostrar oq será encoberto pelo viaduto e outras ruas tb, inclusive dos novos empreendimentos residenciais que já estão mudando um pouco(bem pouquinho mesmo) a cara do bairro. Mas a minha idéia era criar um modelo mais semelhante ao do Thread Metro-Rio.Ainda falta juntar material sobre a história do Bairro e dos pontos marcantes.Fiz até uma listinha dos lugares que me vieram à cabeça em 1º lugar. Qualquer sugestão madem aí. Tem muita coisa ainda pra ser mostrada.
|
|
|
|
#7 | |
|
Rafael Soares
Likes (Received): 746
|
Quote:
![]() Vc mora onde, cara? Tô com um livro de São Cristóvão que talvez te ajude com algumas coisas.
Meus threads mais recentes: Búzios - RJ | Saquarema - RJ | Petrópolis - RJ | Baía de Guanabara - RJ Meus outros threads: Dois Irmãos + Vidigal | Morro da Conceição - Rio | Amanhecer - Rio| Teresópolis - RJ | Paraty - RJ |
|
|
|
|
|
|
#8 |
|
Registered User
Likes (Received): 736
|
São Cristóvão ANSEIA e NECESSITA de uma revitalização. Pena que o bairro está um pouco detonado e há favelas no entorno dificultando que as grandes construtoras invistam PESADO, porque algumas já esboçaram alguma reação.
|
|
|
#9 | |
|
Carioca
|
Quote:
![]() ![]() Po mas se a Copa e as Olimpíadas terão como um dos palcos o Maracanã, é claro que eles irão investir por ali tb.Inclusive essa história de UPP está dando um novo ânimo.Quem sabe, devido a certa prioridade, eles não instalam uma unidade na Mangueira.Isso traria consequências claras para toda a regiao, afastando um pouco a violência e os riscos para areas mais distantes.São Cristóvão é mais cercado pela Mangueira e pelo Tuiuti, que é menor.Há tb a Barreira do Vasco, que tb causa um bocado de transtornos pra toda a região. Até que não são muitas como as que se tem na Tijuca.Dá pra salvar, essa é a minha esperança.
|
|
|
|
#10 | |
|
Carioca
|
Notícia
Meio atrasado mas ai vai:
Quote:
Last edited by Az_Rio_Br; July 17th, 2010 at 10:42 PM. |
|
|
|
|
|
|
#11 | |
|
Registered User
Likes (Received): 736
|
Quote:
Por incrível que pareça as UPP's estão movimentando mesmo a cidade. Fiquei sabendo que "eles" deixarão por último as favelas mais complicadas como Mangueira e Complexo do Alemão. ![]() Oxalá que a bandidagem seja destronada por completo para o bem da cidade que está renascendo das cinzas.
|
|
|
|
#12 | |
|
Carioca
|
Quote:
Quando se fala em Mangueria, fala-se automaticamente em Tuiuti e Telégrafos, q são comunidades adjuntas, para onde os traficantes fogem quando a Mangueira é invadida. É uma área bem inferior ao que se vigia na área da grande Tijuca e tb qt a outra como Maré, Alemão, Manguinhos e Costa Barros.Por isso q eu, sinceramente, acredito numa intervenção próxima, não tão distante assim. Pô, meu thread tá bem desatualizado. Vo caçar umas notícias dos últimos meses sobre o Bairro.São Cristóvão ainda está crescendo, devagar mas indo em frente!!
|
|
|
|
#13 |
|
Registered User
Likes (Received): 4
|
Que coincidência, tb estava me planejando para fazer um thread sobre São Cristóvão. Que bom esta iniciativa, pois acho que o bairro tem mta coisa para ser mostrada.
Mas terá um thread fotográfico no nacional? |
|
|
|
|
|
#14 |
|
A volta do malandro
Likes (Received): 0
|
![]() Também acho que o melhor subfórum é este mesmo.
|
|
|
|
#15 |
|
BANNED
Likes (Received): 0
|
Outra noticia importante para o bairro é a inclusão do estádio de São Januário como palco das partidas de rugby. Cercado por ruas estreitas e com uma favela na vizinhança , a região será alvo de algumas intervenções do poder publico , visando melhorar a circulação interna e o acesso ao bairro.
|
|
|
|
|
|
#16 | |
|
Carioca
|
Notícia
Quote:
Copiado do Thread: [Complexo Maracanã] | Projetos, Obras e Notícias
Last edited by Az_Rio_Br; August 1st, 2010 at 09:01 PM. |
|
|
|
|
|
|
#17 |
|
Carioca
|
Po, passei essa semana pela Quinta e constatei que o projeto de iluminação do Bairro está saindo. Vou ver se arranjo fotos. Finalmente está começando a sair do breu...
|
|
|
#18 |
|
Registered User
Likes (Received): 1
|
ótimo Thread, São Cristovão ficará muito bom e com um comércio melhor. Alguém pode postar fotos dos novos empreendimentos imobiliários e urbanização?
Acredito que em poucos anos novas empresas e lojas de varejo vão estar no bairro assim como está sendo a revitalização da Lapa. E com isso o Bairro, que tem um pouco da França, ficará ainda mais bonito e movimentado. |
|
|
|
|
|
#19 | |
|
Carioca
|
Quote:
![]() Eu juro que vou fazer isso logo que der, mas me enrolei nas férias e não consegui, pois esqueci de levar a câmera. Logo que puder farei uns posts fotgráficos do bairro todo.
|
|
|
|
#20 |
|
Registered User
Likes (Received): 1
|
Novo viaduto de São Cristóvão
Uma notícia já comentada em outros tópicos e noticiadas há algum tempo por outros jornais, parece estar perto de sair, como visto por uma matéria da revista Veja Rio.
Ela cita diversas obras urbanisticas que acontecerão para melhorar o trânsito na cidade, entre elas esta: "VIADUTO PRÓXIMO Á AVENIDA FRANCISCO BICALHO Um viaduto de dois andares começará a ser construído pela prefeitura nos próximos 60 dias, ligando a saída do Túnel Rebouças ao viaduto gasõmetro. A nova via custará 60 milhões de reais. O prazo previsto para a obra é de um ano e meio." |
|
|
|
![]() |
| Tags |
| bairro imperial, museu, quinta da boa vista, rio de janeiro ; rio 2016, são cristóvão |
| Thread Tools | |
| Display Modes | Rate This Thread |
|
|