daily menu » rate the banner | guess the city | one on one

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Regionais > Sudeste

Sudeste Espírito Santo, Minas Gerais e Rio de Janeiro

Global Announcement

SkyscraperCity needs your help to do some house cleaning! please click here for more info!

Reply

Thread Tools Display Modes
Old January 22nd, 2011, 04:07 PM   #1
Emanuel Paiva
Registered User

Emanuel Paiva's Avatar

Likes (Received): 1022

Conheçam um pouquinho de Madureira, Rio/RJ (IDH 0,831) – O bairro suburbano mais famoso da cidade localizado na Zona Norte e um dos mais feios. Este foi o meu maior desafio até hoje!!!

Olá, pessoal!

Depois de muito relutar, resolvi fazer um thread de Madureira. Não esperem nada que se compare ao Leblon, Copacabana, Tijuca ou mesmo ao Méier, pois Madureira é um bairro muito simples, mas com “raízes”. Do bairro nasceram as Escolas de Samba: Império Serrano, Portela e Tradição; embora a Tradição fique localizada em Campinho, é bairro vizinho de Madureira, quase irmãos eu diria.
Passei o maior sufoco, pois fui parado por uma viatura da PM. Eles queriam saber se eu era morador do bairro, pois me viram tirando muitas fotos próximo da Favela Cajueiro. Sorte minha que eu estava com o meu contracheque comprovando que eu trabalhava no Estado, daí que eles falaram; “Tá maneiro!” e se foram.
Sei que muitos irão torcer o nariz ao ver esse thread pela feiúra do bairro, mas tá valendo. Então vamos lá!!!

MADUREIRA DA ESTAÇÃO FERROVIÁRIA

01

02

03

04

05 – Rua Domingos Lopes vista do alto.

06

07

RUA DOMINGOS LOPES E ENTORNO

08

09 – Praça Patriarca

10

11

12

13

14

15

16 – Conversei com esses dois moradores (Sra. Raquel e Sr. Alfredo) antigos do bairro para saber onde se encontrava as casas mais bonitas, ele me informaram que simplesmente não havia nenhuma, que as que tinha o Projeto TRANSCARIOCA iria desocupá-las.

17

18

19

20 – Colégio Santa Mõnica

21 - Idem

22 – Vejam como o bairro está detonado desse lado...

23

RUA CONSELHEIRO GALVÃO

24

25 – Uma das saídas do Mercadão de Madureira, onde você encontra de tudo...rs

26

27 – Madureira Esporte Clube. Quem disse que Madureira é só samba???? hahaha

AVENIDA MINISTRO EDGARD ROMERO E ENTORNO

28 – Rua João Vicente

29 – Av. Edgard Romero, o “coração” do bairro. Esta rua é cortada pela via férrea.

30 – A Edgard Romero é a rua mais comercial do bairro juntamente com a Estrada do Portela.

31

32

33

34 Rua Transversal a Edgard Romero

35

36

37 – G.R.E.S. Império Serrano. Vejam o estado em que se encontra...

38 – Do lado do Império Serrano tem uma passarela que dá continuidade a Av. Edgard Romero. Vamos lá???

39 – Esta parte da Edgard Romero é bem larga diferente da outra que já fora um calçadão outrora.

40

41

42 – Madureira Shopping Days na época da novela Dancing Days...rs

43 – Entrada do Mercadão de Madureira, “o maior mercado popular do Brasil”, será???

44

45 - Esta Rua dá para a Comunidade São José

46 – Em termos de comércio popular, Madureira não deve nada a ninguém.

47 – Vejam só isso??? Inadmissível!!!

48

49 – De longe da para ver a Comunidade Cajueiro.

50 – Inadmissível !!!

51

52

53

54 – Foi nesse ponto de ônibus que fui abordado pelos PM’s quando fotografava de longe a favela do Cajueiro.

ESTRADA DO PORTELA E ENTORNO

55 – E, finalmente chegamos a Estrada do Portela!

56 – A Est. do Portela é uma rua comercial assim como a Av. Edgard Romero.

57

58

59

60

61

62 – Centro Comercial Polo I.

63

64

65

66

67 – Madureira Shopping Rio.

68 – Parte lateral

69

70

71 – Na parte de trás do shopping está sendo construído um prédio comercial da Gafisa.

72

73

74

75 – G.R.E.S. Portela

76 – Rua Clara Nunes

77

Para aqueles que conhecem ou desconhecem o bairro, façam seus comentários criticando ou elogiando...rs

Last edited by Emanuel Paiva; May 15th, 2012 at 06:20 PM.
Emanuel Paiva no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links

Old January 22nd, 2011, 04:30 PM   #2
Ice Climber
Registered User

Likes (Received): 131

Madureira é feiona. É concreto, mofo e asfalto. A parte central da Edgar Romero é ok, pois tem fiação subterrânea e calçadas satisfatórias. A Praça Patriarca é bonitinha.

O comércio em Madureira é IMPRESSIONANTE. Todas as vezes que fui era sábado de manhã e era impossível de andar nas ruas. Já fiz compras no Polo 1.

Particularmente ficaria meio recioso de bater fotos em Madureira. Posso estar equivocado, mas acho o bairro meio perigoso.

Ice Climber no está en línea   Reply With Quote
Old January 22nd, 2011, 04:38 PM   #3
Emanuel Paiva
Registered User

Emanuel Paiva's Avatar

Quote:
Originally Posted by Ice Climber View Post
Madureira é feiona. É concreto, mofo e asfalto. A parte central da Edgar Romero é ok, pois tem fiação subterrânea e calçadas satisfatórias. A Praça Patriarca é bonitinha.

O comércio em Madureira é IMPRESSIONANTE. Todas as vezes que fui era sábado de manhã e era impossível de andar nas ruas. Já fiz compras no Polo 1.

Particularmente ficaria meio recioso de bater fotos em Madureira. Posso estar equivocado, mas acho o bairro meio perigoso.

Ice, vc foi o primeiro corajoso a comentar...hahaha Que dizer que até vc já andou por aquelas bandas???? hahaha

Bom, eu conheço Madureira desde 1979. Na época, o bairro não era essa feiúra toda não. As lojas eram direitinhas, o comércio sempre forte e diversificado, enfim, naquela época Madureira BOMBAVA e não tinha para ninguém, nem mesmo para o concorrente Méier...hahaha

Mas, os anos foram passando, Madureira foi ficando "decrepita" e os demais bairros foram crescendo. Hoje, Madureira está largada, abandonada. Confesso que quando eu era adolescente eu invejava Madureira, pois Campo Grande naquela época nem de longe era páreo. Hoje, não quero morar em Madureira nem de graça, pois o bairro se favelizou e ficou detonado. E, olha que eu fui misericordioso e deletei muitas fotos horrorosas!

Eu só fiz esse thread porque há mais ou menos um ano atrás eu havia dito que faria threads de subúrbios, mas quase me arrependi. Imagina vc ser parado por um PM para te fazer perguntas e te revistas??? Achei isso o cúmulo!!! Mas faz parte, quem manda eu ser ousado???...hahaha

Abração,

Old January 22nd, 2011, 04:47 PM   #4
Driano MG
Mineiro da Mata

Driano MG's Avatar

Likes (Received): 242

Não conheço Madureira, imaginei que fosse um bairro mais bonito, claro que não tanto qto o Méier mas tb não imaginava que tivesse tantas áreas com o aspecto de degradadas, precisa urgentemente de uma revitalização urbanística, acho que tb é um pouco de descaso da prefeitura que deveria dar mais atenção pq o bairro é pólo da Zona Norte tb.

O comércio de Madureira é famoso pela movimentação, nas fotos deu pra ter uma boa noção disso...

Fotografar em alguns bairros pode ser perigoso, temos que tomar cuidado com isso.
Driano MG no está en línea   Reply With Quote
Old January 22nd, 2011, 04:55 PM   #5
Emanuel Paiva
Registered User

Emanuel Paiva's Avatar

Quote:
Originally Posted by Driano MG View Post
Não conheço Madureira, imaginei que fosse um bairro mais bonito, claro que não tanto qto o Méier mas tb não imaginava que tivesse tantas áreas com o aspecto de degradadas, precisa urgentemente de uma revitalização urbanística, acho que tb é um pouco de descaso da prefeitura que deveria dar mais atenção pq o bairro é pólo da Zona Norte tb.

O comércio de Madureira é famoso pela movimentação, nas fotos deu pra ter uma boa noção disso...

Fotografar em alguns bairros pode ser perigoso, temos que tomar cuidado com isso.
Driano, vc acredita que Madureira nos anos 80 não era assim? E, nem tinha a quantidade de favelas que tem hoje, e olha que eu nem fotografei a favela da Serrinha. Tudo o que vc viu degradado hoje, no passado não existia mesmo. É lamentável que um bairro central como Madureira que tem saída para Jacarepaguá por um lado, para Penha do outro, Méier do outro e Deodoro para outro fique tão largado como está. O bairro sofre também com a valorização, pois aluga-se uma casa de 2 quartos por R$ 250,00, enquanto onde eu moro que muito mais afastado do Centro uma casa de 1 quarto não sai por menos de R$ 500,00.

Eu tinha um desejo de fotografar Penha, Bonsucesso, Vicente de Carvalho, São Cristóvão etc, mas nem sei se irei mais devido a periculosidade da região.

Abração,

Old January 22nd, 2011, 10:03 PM   #6
Osmar Carioca
Registered User

Osmar Carioca's Avatar

Likes (Received): 758

Quote:
Originally Posted by Emanuel Paiva View Post
Passei o maior sufoco, pois fui parado por uma viatura da PM. Eles queriam saber se eu era morador do bairro, pois me viram tirando muitas fotos próximo da Favela Cajueiro. Sorte minha que eu estava com o meu contracheque comprovando que eu trabalhava no Estado, daí que eles falaram; “Tá maneiro!” e se foram.
Quote:
Originally Posted by Emanuel Paiva View Post

Eu só fiz esse thread porque há mais ou menos um ano atrás eu havia dito que faria threads de subúrbios, mas quase me arrependi. Imagina vc ser parado por um PM para te fazer perguntas e te revistas??? Achei isso o cúmulo!!! Mas faz parte, quem manda eu ser ousado???...hahaha
Emanuel,

Você sofreu revista corporal só porque estava tirando fotos?
Osmar Carioca no está en línea   Reply With Quote
Old January 23rd, 2011, 12:22 AM   #7
Emanuel Paiva
Registered User

Emanuel Paiva's Avatar

Quote:
Originally Posted by Osmar Carioca View Post
Emanuel,

Você sofreu revista corporal só porque estava tirando fotos?
Osmar, o PM educadamente parou a viatura no ponto do ônibus, que estava cheio de gente por sinal, e educadamente me perguntou se eu morava no bairro. Na verdade, ele me perguntou se eu me importaria de ser revistado. Como não vi nada demais, deixei que ele metesse a mão no meu bolso onde havia um celular, e no outro meu contracheque. O que me deixou pior, foi que eu lembrei que aquela área estava em guerra entre facções, daí entendi o porquê da revista, entende? Fiquei tão sem graça que tomei até um ônibus errado.

Mas tudo bem, foi bom para eu aprender a não fazer threads "perigosos"...hahaha

Abração,
Old January 22nd, 2011, 04:45 PM   #8
Ice Climber
Registered User

Likes (Received): 131

Sim, eu já fui algumas vezes para Madureira. Aliás, eu gosto de explorar o subúrbio do Rio. hehehe

Apesar da certa decadência, vi pelas tuas fotos que estão construindo alguns prédios no bairro, o que é ótimo para dar uma garibada no local.

Agora, ser abordado enquanto bate fotos... Que mer#@....
Ice Climber no está en línea   Reply With Quote
Old January 22nd, 2011, 04:55 PM   #9
Emanuel Paiva
Registered User

Emanuel Paiva's Avatar

Quote:
Originally Posted by Ice Climber View Post
Sim, eu já fui algumas vezes para Madureira. Aliás, eu gosto de explorar o subúrbio do Rio. hehehe

Apesar da certa decadência, vi pelas tuas fotos que estão construindo alguns prédios no bairro, o que é ótimo para dar uma garibada no local.

Agora, ser abordado enquanto bate fotos... Que mer#@....
Só faltou conhecer Campo Grande, né?
Old January 22nd, 2011, 05:19 PM   #10
Santista10
Moderator

Santista10's Avatar

Likes (Received): 1193

Eu adoro essa bagunça, comprei muuuito no Mercadão de Madureira, que saudade...Emanuel, esses seus threads da ZN são maravilhosos, obrigadão por compartilhar com a gente. Abraço.

PS: Adorei o trem coreano da foto 7, Madureira está ficando chic.
Santista10 no está en línea   Reply With Quote
Old January 22nd, 2011, 05:07 PM   #11
Julio_Geografia
"Rio 2016" I'll be there

Julio_Geografia's Avatar

Likes (Received): 68

Emanuel, é válido demais você fazer esses threads do subúrbio, já que sabemos que nem tudo são flores em nossas cidades não é mesmo? Madureira realmente perde feio para o Méier, que tem um urbanismo melhor e é mais limpo. Madureira tem um grande problema também que é a grande favelização, muitas comunidades que precisam de uma pacificação e assim tornam o ambiente do bairro inseguro. Outro detalhe é o calor que faz em Madureira, algo absurdo, mesmo se tratando de Rio de Janeiro.

Enfim, parabéns pela coragem Emanuel, tomara que o bairro receba um banho de loja, pelo menos nas principais vias.
Julio_Geografia está en línea ahora   Reply With Quote
Old January 22nd, 2011, 05:38 PM   #12
Emanuel Paiva
Registered User

Emanuel Paiva's Avatar

Quote:
Originally Posted by Julio_Geografia View Post
Emanuel, é válido demais você fazer esses threads do subúrbio, já que sabemos que nem tudo são flores em nossas cidades não é mesmo? Madureira realmente perde feio para o Méier, que tem um urbanismo melhor e é mais limpo. Madureira tem um grande problema também que é a grande favelização, muitas comunidades que precisam de uma pacificação e assim tornam o ambiente do bairro inseguro. Outro detalhe é o calor que faz em Madureira, algo absurdo, mesmo se tratando de Rio de Janeiro.

Enfim, parabéns pela coragem Emanuel, tomara que o bairro receba um banho de loja, pelo menos nas principais vias.
Pois é Julinho. Eu havia prometido a alguns foristas que mostraria o "outro lado da moeda", aliás, comecei por Sepetiba...hahaha

Mas é bom para alguns Cariocas que não conhecem, conhecerem os subúrbios...hahaha

Forte abraço,

Old January 22nd, 2011, 05:09 PM   #13
lorrampaiva
Bípede

lorrampaiva's Avatar

Likes (Received): 391

As melhores partes de Madureira são as que foram reurbanizadas pelo Rio Cidade. Na verdade, até me surpreendi um pouco com o miolo do bairro quando fui pela primeira vez, pois o máximo que conhecia até então era a região do Mercadão, que é feia de doer e bagunçada de doer. Quanto à "decadência" do bairro, segundo alguns livros que li Madureira foi durante muito tempo um centro muito importante não só para os bairros lindeiros mas também para a Baixada Fluminense, mas enquanto estes cresceram, Madureira se estagnou.

Ah, o shopping está ficando legal. É impressionante, mas muitos aqui do fórum torcem o nariz para os shoppings, alegando que eles matam o comércio de rua, mas não só aí como também em Bangu, os referidos ficam ao lado da zona comercial.

Parabéns pelas fotos!

>>>>>>>>> http://lorrampaiva.blogspot.com.br/ <<<<<<<<<
lorrampaiva no está en línea   Reply With Quote
Old January 22nd, 2011, 05:43 PM   #14
Emanuel Paiva
Registered User

Emanuel Paiva's Avatar

Quote:
Originally Posted by lorrampaiva View Post
As melhores partes de Madureira são as que foram reurbanizadas pelo Rio Cidade. Na verdade, até me surpreendi um pouco com o miolo do bairro quando fui pela primeira vez, pois o máximo que conhecia até então era a região do Mercadão, que é feia de doer e bagunçada de doer. Quanto à "decadência" do bairro, segundo alguns livros que li Madureira foi durante muito tempo um centro muito importante não só para os bairros lindeiros mas também para a Baixada Fluminense, mas enquanto estes cresceram, Madureira se estagnou.
Isso é verdade Lorram, eu que conheci Madureira nos anos 80, ela conseguia "ofuscar" os outros municípios da BF devido a sua popularidade. Hoje em dia dá pena mesmo.

Ah, o shopping está ficando legal. É impressionante, mas muitos aqui do fórum torcem o nariz para os shoppings, alegando que eles matam o comércio de rua, mas não só aí como também em Bangu, os referidos ficam ao lado da zona comercial.

Bom, tanto Madureira quanto Bangu não tiverem o comércio de rua ofuscados pelos shoppings apesar da proximidade. Isso percebe-se a olho nu. Mesmo porque não são os moradores de Madureira e Bangu que frequentam o bairro, pois há pessoas de inumeros bairros adjacentes que os frequentam com frequencia.

Quote:
Parabéns pelas fotos!
Obrigado,

Last edited by Emanuel Paiva; January 22nd, 2011 at 05:56 PM.
Old January 22nd, 2011, 05:11 PM   #15
Luis_RiodeJaneiro
Registered User

Luis_RiodeJaneiro's Avatar

Likes (Received): 13

Emanuel !!! tu queres acabar comigo !!! depois do thread do Meier, que me recordou a adolescência, agora vem com Madureira , que é toda minha infância, pois morei no adjacente bairro de Oswaldo Cruz !!! Só falta fazer thread de Oswaldo Cruz ! aí mata de vez !!!!! Ah...como eu lembro o bonde ( bonde !!! ( passando na Edgar Romero ), das lotações antigas de carros pretos, com um banquinho q dobrava atrás, q criança adorava, e q faziam ponto na sua foto 7 ( Carolina Machado ) e levavam para Osw. Cruz, e das Casas do Charque na esquina da Domingos Lopes ( foto 5 , agora tá escrito casa Utilidades ) .Utilidades nada, pra mim vai ser sempre Casas do Charque. E Casas da Banha na Edgar Romero !!
E os cinemas na Edgar Romero ! Vi " Planeta dos macacos " num deles !!! acho q acabaram todos, soterrados com a Miss Liberty do filme !E o "Mercado de Madureira " que era onde é agora o Império Serrano, depois q passou para o outro lado de Magno !!Magno, alguém sabe o q é isso ?! era a outra estação da linha auxiliar, por onde eu passava por cima de " cancela " e não essa passarela da foto 38 !! Blém, Blém, Blém, Pára que vem o trem !!! E na Conselheiro Galvão o Madureira Futebol Clube, primeira vez q vi um gramado, q não sabia q era tão verde , em minhas memórias mais verde do q qualquer Maracanã reformado ! E não importam que as fotos sejam cinzas e feias, olhando com os olhos do coração, elas brilham de emoção ! ( e com PM revistando, mais emoção ainda !! )...Emanuel, parabéns ou obrigado é pouco ! quem te agradece é um menininho sentado no banco dobrável do velho e saudoso lotação...
Luis_RiodeJaneiro no está en línea   Reply With Quote
Old January 22nd, 2011, 05:48 PM   #16
Emanuel Paiva
Registered User

Emanuel Paiva's Avatar

Quote:
Originally Posted by Luis_RiodeJaneiro View Post
Emanuel !!! tu queres acabar comigo !!! depois do thread do Meier, que me recordou a adolescência, agora vem com Madureira , que é toda minha infância, pois morei no adjacente bairro de Oswaldo Cruz !!! Só falta fazer thread de Oswaldo Cruz ! aí mata de vez !!!!! Ah...como eu lembro o bonde ( bonde !!! ( passando na Edgar Romero ), das lotações antigas de carros pretos, com um banquinho q dobrava atrás, q criança adorava, e q faziam ponto na sua foto 7 ( Carolina Machado ) e levavam para Osw. Cruz, e das Casas do Charque na esquina da Domingos Lopes ( foto 5 , agora tá escrito casa Utilidades ) .Utilidades nada, pra mim vai ser sempre Casas do Charque. E Casas da Banha na Edgar Romero !!
E os cinemas na Edgar Romero ! Vi " Planeta dos macacos " num deles !!! acho q acabaram todos, soterrados com a Miss Liberty do filme !E o "Mercado de Madureira " que era onde é agora o Império Serrano, depois q passou para o outro lado de Magno !!Magno, alguém sabe o q é isso ?! era a outra estação da linha auxiliar, por onde eu passava por cima de " cancela " e não essa passarela da foto 38 !! Blém, Blém, Blém, Pára que vem o trem !!! E na Conselheiro Galvão o Madureira Futebol Clube, primeira vez q vi um gramado, q não sabia q era tão verde , em minhas memórias mais verde do q qualquer Maracanã reformado ! E não importam que as fotos sejam cinzas e feias, olhando com os olhos do coração, elas brilham de emoção ! ( e com PM revistando, mais emoção ainda !! )...Emanuel, parabéns ou obrigado é pouco ! quem te agradece é um menininho sentado no banco dobrável do velho e saudoso lotação...
Luis, eu nem sabia que sua infância foi em Madureira. Então, sem querer eu te fiz recordar um passado de glória, né? rs...
Que bom que vc gostou, e olha que imaginei que vc fosse odiar o thread...hahaha

Forte abraço,

Old January 22nd, 2011, 05:12 PM   #17
lorrampaiva
Bípede

lorrampaiva's Avatar

Likes (Received): 391

Ah, será que babou o projeto do Edurado Paes de enterrar os trilhos que dividem o bairro? Pois Madureira tem duas linhas férreas cortando o bairro!

>>>>>>>>> http://lorrampaiva.blogspot.com.br/ <<<<<<<<<
lorrampaiva no está en línea   Reply With Quote
Old January 22nd, 2011, 05:49 PM   #18
Emanuel Paiva
Registered User

Emanuel Paiva's Avatar

Quote:
Originally Posted by lorrampaiva View Post
Ah, será que babou o projeto do Edurado Paes de enterrar os trilhos que dividem o bairro? Pois Madureira tem duas linhas férreas cortando o bairro!
Meu querido, eu comparo o Eduardo Paes ao Tom Hanks, mas não sei o porquê.
Old January 22nd, 2011, 05:22 PM   #19
igor_carlos
ICKG

igor_carlos's Avatar

Likes (Received): 154

Nas primeiras fotos eu assustei com o local, nem parece IDH 831, depois foi melhorando, valeu por mostrar
igor_carlos no está en línea   Reply With Quote
Old January 22nd, 2011, 05:51 PM   #20
Emanuel Paiva
Registered User

Emanuel Paiva's Avatar

Quote:
Originally Posted by santista10 View Post
Eu adoro essa bagunça, comprei muuuito no Mercadão de Madureira, que saudade...Emanuel, esses seus threads da ZN são maravilhosos, obrigadão por compartilhar com a gente. Abraço.

PS: Adorei o trem coreano da foto 7, Madureira está ficando chic.
Nossa, parece que todo mundo conhece Madureira...hahaha

Obrigado Valter,

Quote:
Originally Posted by igor_carlos View Post
Nas primeiras fotos eu assustei com o local, nem parece IDH 831, depois foi melhorando, valeu por mostrar
Ué, mas o IDH às vezes engana mesmo, sabia? rs...

Vlw

Reply

Thread Tools
Display Modes

Posting Rules