daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy | DMCA | news magazine

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Regionais > Sudeste

Sudeste Espírito Santo, Minas Gerais e Rio de Janeiro

Reply

Thread Tools
Old July 13th, 2011, 11:27 PM   #1
Osmar Carioca
Registered User

Osmar Carioca's Avatar

Likes (Received): 5986

Alto Jardim Botânico – o bairro dos ricos, dos milionários e dos bilionários no Rio de Janeiro

O Alto Jardim Botânico é um enclave de luxo, elegância e sofisticação dentro do nobre bairro do Jardim Botânico. Situado nas fraldas do Morro do Corcovado, beirando a Floresta da Tijuca, é dos lugares mais exclusivos para se morar em toda a cidade do Rio de Janeiro, razão pela qual virou residência de banqueiros, armadores, grandes fazendeiros, e mega empresários. Alguns de seus moradores são tão ricos, tão poderosos, que seus nomes freqüentam com regularidade o noticiário econômico nacional e internacional.

Como sempre faço em meus threads, vou primeiro mostrar os aspectos mais bobinhos do bairro, como muros e casas simples, a fim de deixar o filet mignon – as grandes e milionárias mansões - para o final.

Desta maneira, meu thread vai ficar estruturado assim:
1 - Muros;
2 - Portões de entrada;
3 - Ruas;
4 - Pracinhas;
5 - Casas simples;
6 - Casas famosas;
7 - Casas arrojadas;
8 - Grandes mansões;
9 - Vistas

1 - MUROS

Vou começar meu trabalho fotográfico mostrando muros. Já sei! Um montão de foristas amigos vai torcer o nariz e comentar: mas o Osmar faz um thread para mostrar muro? Antes que comecem a reclamar, deixem-me explicar: é inevitável mostrar alguns dos muros do Alto Jardim Botânico, uma vez que ao se caminhar por muitas das ruas do bairro, só se verá ... muros. Alguns deles, vocês constatarão, são bonitos, estilosos, ou ecológicos, uma vez que cobertos por heras. Outros, ao contrário, são horríveis, e mais lembram muralhas de presídio. O fato é que infelizmente, por conta da violência urbana, são muitos os moradores da região que se escondem atrás de altos muros.

1 – Quando as palmeiras crescerem, e o muro ficar inteiramente coberto por hera, acho que a entrada vai ficar bem bonita.

2 – Uma rua muito interessante, uma vez que em seus dois lados só há muros!

3 – Mesma rua da foto nr 02, só que na sua parte final, onde se vê outro muro coberto por vegetação.

4 – Muro de pedra de uma grande mansão.

5 – Pelo muro observa-se que a casa não deve ser muito grande. Mas é um muro um bocado bonito, não acham?

6 – Mesmo muro da foto nr 05, só que de um outro ângulo.

7 – Considerando o tamanho do muro, suponho que a mansão deva ser imensa.

8 –

9 – Já imaginaram a vista que a mansão deve ter? Além da visão para o Cristo, seus moradores também podem admirar o parque do Jardim Botânico e a Lagoa Rodrigo de Freitas.

10 – Outro muro imenso de grande.

11 – Definiria o muro abaixo como do tipo “presídio”. Atrás do enorme muro encontra-se a gigantesca mansão onde um dia viveu Regina Benevides Ferraz, viúva do armador Paulo Ferraz, primeiro dono do estaleiro Mauá.

12 –

13 – Cena típica: muros dos dois lados da rua.

14 – Um dos muros mais impressionantes do Alto Jardim Botânico. É imenso, e muito alto, não permitindo qualquer vislumbre da mansão.

15 – Mesmo muro da foto anterior, só que de um ângulo diferente.

16 – Idem

2 – PORTÕES DE ENTRADA

Muitas vezes são singelos e simples. Outras vezes demonstram uma preocupação estética maior, parecendo estar integrados a um projeto. O fato é que, na impossibilidade de se admirar as fachadas das mansões, acho que os portões de entrada podem ser um indício de como devem ser grandiosas as construções que se escondem atrás dos altos muros.

17 –

18 –

19 –

20 –

21 –

22 –

23 –

24 –

25 –

26 –

27 – Achei a entrada abaixo muito simpática.

28 –

29 – Mas gosto mesmo são das entradas do tipo "senhorial", como a abaixo e, também a da foto 38.

30 –

31 –

32 –

33 –

34 –

35 –

36 –

37 –

38 –

3 – RUAS

Fiz aqui um apanhado de ruas típicas do bairro.

39 –

40 –

41 – Que tal morar na segunda maior cidade do país, exatamente debaixo do suvaco do Cristo, e a poucos passos da Lagoa Rodrigo de Freitas, numa rua absolutamente bucólica como a abaixo?

42 – Ao fundo, no alto do Corcovado, a estátua do Cristo.

43 – O Cristo sempre onipresente.

44 – A lamentar somente a fiação aérea.

45 – Repararam no muro da mansão à esquerda?

46 –

47 – O silêncio é absoluto. A quebrá-lo somente o canto dos passarinhos.

48 – Orquídeas nas ruas. Quem gosta de passear pelas ruas internas de Ipanema, Leblon, Lagoa, São Conrado e Flamengo já teve oportunidade de admirar as orquídeas fixadas nas árvores. Estranhamente, no Alto Jardim Botânico, vi somente uma única árvore com orquídeas.

49 –

4 – PRACINHAS

São somente duas, ambas bem pequenas e muito simples.

50 –

51 –

52 –

53 –

54 –

5 – CASAS SIMPLES

Ao admirarem as casas que mostrarei a seguir, tenham em mente que todas elas têm vista ampla e total para a estátua do Cristo Redentor. Outras, além da visão para o Cristo, também possuem como panorama de fundo a Lagoa Rodrigo de Freitas, os bairros de Ipanema e Leblon, o hipódromo da Gávea (Jockey Club do Rio de Janeiro), a Pedra Bonita, a Pedra da Gávea, além do parque do Jardim Botânico. Para se ter uma idéia da visão que os moradores das casas e mansões possuem, vá até a seção “9 – VISTAS”)

55 –

56 –

57 –

58 –

59 –

60 –

61 –

62 –

63 –

64 –

65 –

66 –

67 –

68 –

69 –

70 –

71 –

CONTINUA NAS PÁGINAS NR 03, 05 e 14

Last edited by Osmar Carioca; July 29th, 2011 at 05:03 PM.
Osmar Carioca está en línea ahora   Reply With Quote

Sponsored Links

Old July 14th, 2011, 01:09 AM   #2
silvinho_j
Registered User

silvinho_j's Avatar

Likes (Received): 83

Bem legais as fotos. Fico imaginando se esses muros fossem baixinhos ou se existissem grades no lugar deles, acredito que ficaria melhor.
silvinho_j no está en línea   Reply With Quote
Old July 14th, 2011, 01:57 AM   #3
Romão
Elite branca

Romão's Avatar

Likes (Received): 3688

Sem palavras!apesar dos muros,o lugar é simplesmente perfeito! Osmar salvo engano me parece que Elba Ramalho mora no bairro, vc tem essa informação?
Old July 14th, 2011, 02:22 AM   #4
Osmar Carioca
Registered User

Osmar Carioca's Avatar

Quote:
Originally Posted by silvinho_j View Post
Bem legais as fotos. Fico imaginando se esses muros fossem baixinhos ou se existissem grades no lugar deles, acredito que ficaria melhor.
Sem dúvida alguma! Mas acho que os ricaços não gostam muito de grades, porque elas devassam suas propriedades.

Quote:
Originally Posted by Romão View Post
Sem palavras!apesar dos muros,o lugar é simplesmente perfeito! Osmar salvo engano me parece que Elba Ramalho mora no bairro, vc tem essa informação?

Há décadas atrás, ouvi que a Elba Ramalho morava no edifício Mediterranée, no bairro de São Conrado (veja o prédio no meu thread endereço http://www.skyscrapercity.com/showth...7#post46174217, fotos de nr 68 a 71). Mas, como tem muito tempo que ouvi a informação, é muito possível que ela tenha se mudado.

Mas eu pergunto para você: Elba Ramalho moraria no nobre bairro do Jardim Botânico, ou no nobilissimo bairro do Alto Jardim Botânico? O bairro do Jardim Botânico é excelente, tem alguns dos melhores restaurantes do Rio, vários prédios de luxo e poucas casas. No Alto Jardim Botânico, ao contrário, não há qualquer tipo de comércio, existe um ou outro prédio, e abundam casas de excelente padrão.
Old July 14th, 2011, 02:29 AM   #5
tchelllo
BANNED

Likes (Received): 25

Pôxa, infelizmente a primeira impressão que este bairro me passou pelas primeiras fotos foi a mesma sensação brochante que tive ao andar pela área das mansões no Morumbi em SP, ou seja, um labirinto de ruas vazias, cercadas com muros altos por todos os lados e com heras e plantas trepadeiras para dar uma disfarçada e adornar com a arborização.

As calçadas estreitíssimas que notei em várias fotos também dão o tom "só ando pelo meu bairro de carro".

Fiação aérea não condizente com os milionários/bilionários que vivem aí.

Enfim, é muito parecido com tudo o que detestei na parte de mansões do Morumbi, ou seja, seus moradores vivem em feudos e dane-se o lado de fora do muro de suas mansões. Uma pena.

Vou aguardar a segunda parte.
tchelllo no está en línea   Reply With Quote
Old July 14th, 2011, 02:39 AM   #6
raffasoares
Rafael Soares

raffasoares's Avatar

Likes (Received): 1685

Como o eduardo1970 dizia, é o bairro mais poderoso do Brasil. Eike + Rede Globo...

Enfim, gosto muito do bairro, do clima de mata, das cachoeiras, dos parques, dos pequenos e charmosos restaurantes... essas mansões são absurdas. Muitas são muradas, mas outras podem ser muitíssimo bem apreciadas. Gosto das calçadas floridas, orquídeas nas árvores. Nas ruas menos movimentadas, o matinho entre os paraelepípedos fica maior e dá um belo tom verde!

Mais um thread de sucesso garantido, Osmar! Parabéns, está muito belo e caprichoso, como é de seu feitio sempre.
raffasoares no está en línea   Reply With Quote
Old July 14th, 2011, 02:40 AM   #7
Augusto Fleury
Dura lex sed lex

Augusto Fleury's Avatar

Likes (Received): 12

Osmar, mais uma vez você nos brinda com um maravilhoso thread. Parabéns!

A título de curiosidade, como uma das muitas moradora ilustre do (Alto?) Jardim Botânico, tem-se Antônia Frering - e família -, filha de Carmen Mayrink Veiga.
As armas e os barões assinalados, que da ocidental praia Lusitana, por mares nunca de antes navegados, passaram ainda além da Taprobana, em perigos e guerras esforçados, mais do que prometia a força humana, e entre gente remota edificaram Novo Reino, que tanto sublimaram.
Augusto Fleury no está en línea   Reply With Quote
Old July 14th, 2011, 02:48 AM   #8
nathanfaganello
Nathan

Likes (Received): 6

Se eu fosse milionário em vez de fazer essas casas no Rio com esses muros enormes, construiria essas casas em algum pais desenvolvido, sem precisar de muros e não teria que viver "preso", sem poder sair na rua com medo. Não acho legal essas casas com esses muros enormes, ou em condôminos fechados.
nathanfaganello no está en línea   Reply With Quote
Old July 14th, 2011, 03:16 AM   #9
ulilopes
Aglomerado Urbano Caipira

ulilopes's Avatar

Likes (Received): 891

Festival de muros com trepadeira unha-de-gato... E tudo muito verde, muito bonito!!!! Não tem nenhum muro ecológico feio!!!
Bem que poderiam acabar com essa fiação aérea e deixar o verde imperar!!! Sou à favor desses muros ecológicos!
Old July 14th, 2011, 03:42 AM   #10
Jeffdu
Registered User

Jeffdu's Avatar

Likes (Received): 30

Parabéns Osmar!
As fotos estão lindas.
É um bairro de fato espetacular. Minha sócia e melhor amiga mora no Alto JB, por isso estou por lá todo fim de semana. Essa área é tranquilíssima, há vários seguranças e guaritas nas ruas, acho extremamente seguro. Minha amiga têm segurança na porta de casa sem pagar nada hahaha, tudo por conta dos milionários.
Na Rua Inglês de Souza estão construindo algumas casas, e na praça mostrada, ao fim desta rua, um dos filhos do Roberto Marinho comprou 3 casas, sendo uma delas a de esquina, derrubou tudo e está construindo uma mega mansão. Relatos da minha amiga.
Jeffdu no está en línea   Reply With Quote
Old July 14th, 2011, 04:14 AM   #11
Osmar Carioca
Registered User

Osmar Carioca's Avatar

Quote:
Originally Posted by tchelllo View Post
Pôxa, infelizmente a primeira impressão que este bairro me passou pelas primeiras fotos foi a mesma sensação brochante que tive ao andar pela área das mansões no Morumbi em SP, ou seja, um labirinto de ruas vazias, cercadas com muros altos por todos os lados e com heras e plantas trepadeiras para dar uma disfarçada e adornar com a arborização.

As calçadas estreitíssimas que notei em várias fotos também dão o tom "só ando pelo meu bairro de carro".

Fiação aérea não condizente com os milionários/bilionários que vivem aí.

Enfim, é muito parecido com tudo o que detestei na parte de mansões do Morumbi, ou seja, seus moradores vivem em feudos e dane-se o lado de fora do muro de suas mansões. Uma pena.

Vou aguardar a segunda parte.
Tchello,

Sua análise sobre o Alto Jardim Botânico está perfeita: as ruas são desertas, uma vez que moradores por ela só transitam de carro e há muros (e seguranças) por toda parte.

Nunca passeei pelo Morumbi. Mas quando o fizer, já sei onde irei me sentir.

Quote:
Originally Posted by raffasoares View Post
Como o eduardo1970 dizia, é o bairro mais poderoso do Brasil. Eike + Rede Globo...

Enfim, gosto muito do bairro, do clima de mata, das cachoeiras, dos parques, dos pequenos e charmosos restaurantes... essas mansões são absurdas. Muitas são muradas, mas outras podem ser muitíssimo bem apreciadas. Gosto das calçadas floridas, orquídeas nas árvores. Nas ruas menos movimentadas, o matinho entre os paraelepípedos fica maior e dá um belo tom verde!

Mais um thread de sucesso garantido, Osmar! Parabéns, está muito belo e caprichoso, como é de seu feitio sempre.
Obrigado pelo comentário Rafael!

Quote:
Originally Posted by Augusto Fleury View Post
Osmar, mais uma vez você nos brinda com um maravilhoso thread. Parabéns!

A título de curiosidade, como uma das muitas moradora ilustre do (Alto?) Jardim Botânico, tem-se Antônia Frering - e família -, filha de Carmen Mayrink Veiga.
Augusto,

Acho que você está equivocado, uma vez que Antônio Mayrink Veiga Frering é moradora do Alto da Gávea.

Quem mora no Alto Jardim Botânico é o Fábio Frering, irmão do Guilherme, marido da Antônia.
Old July 14th, 2011, 04:16 AM   #12
Osmar Carioca
Registered User

Osmar Carioca's Avatar

Quote:
Originally Posted by nathanfaganello View Post
Se eu fosse milionário em vez de fazer essas casas no Rio com esses muros enormes, construiria essas casas em algum pais desenvolvido, sem precisar de muros e não teria que viver "preso", sem poder sair na rua com medo. Não acho legal essas casas com esses muros enormes, ou em condôminos fechados.
Acho que você irá mudar de opinião, quando admirar as vistas que estes milionários possuem. Aguarde!

Quote:
Originally Posted by ulilopes View Post
Festival de muros com trepadeira unha-de-gato... E tudo muito verde, muito bonito!!!! Não tem nenhum muro ecológico feio!!!
Bem que poderiam acabar com essa fiação aérea e deixar o verde imperar!!! Sou à favor desses muros ecológicos!
A fiação aérea é horrível! Se a enterrassem, o bairro ficaria muito mais lindo.

Quote:
Originally Posted by Jeffdu View Post
Parabéns Osmar!
As fotos estão lindas.
É um bairro de fato espetacular. Minha sócia e melhor amiga mora no Alto JB, por isso estou por lá todo fim de semana. Essa área é tranquilíssima, há vários seguranças e guaritas nas ruas, acho extremamente seguro. Minha amiga têm segurança na porta de casa sem pagar nada hahaha, tudo por conta dos milionários.
Na Rua Inglês de Souza estão construindo algumas casas, e na praça mostrada, ao fim desta rua, um dos filhos do Roberto Marinho comprou 3 casas, sendo uma delas a de esquina, derrubou tudo e está construindo uma mega mansão. Relatos da minha amiga.

Jeffdu,

Dá para você postar uma imagem do GOOGLE EARTH com a localização dos terrenos adquiridos pela família Marinho?
Old July 14th, 2011, 04:17 AM   #13
Augusto Fleury
Dura lex sed lex

Augusto Fleury's Avatar

Likes (Received): 12

Ah, Osmar, então foi um equivoco realmente. Quem me passou a informação foi um forista carioca dos mais bem informados sobre o high society carioca. Erramos os dois.
As armas e os barões assinalados, que da ocidental praia Lusitana, por mares nunca de antes navegados, passaram ainda além da Taprobana, em perigos e guerras esforçados, mais do que prometia a força humana, e entre gente remota edificaram Novo Reino, que tanto sublimaram.
Augusto Fleury no está en línea   Reply With Quote
Old July 14th, 2011, 04:30 AM   #14
Osmar Carioca
Registered User

Osmar Carioca's Avatar

Quote:
Originally Posted by Augusto Fleury View Post
Ah, Osmar, então foi um equivoco realmente. Quem me passou a informação foi um forista carioca dos mais bem informados sobre o high society carioca. Erramos os dois.
Augusto,

Veja algumas notícias que encontrei na internet:
Antonia Frering abre sua casa no Rio para as joalheiras Anna Claudia Rocha e Ana Paula Apolinário

Compartilhe: Twitter

Esta tarde vai ferver na casa de Antonia Frering, uma das mais lindas da Gávea, no Rio de Janeiro. Os dez anos da parceria entre as joalheiras Anna Claudia Rocha e Ana Paula Apolinário serão comemorados com um coquetel na casa da bela Antonia. A dupla de joalheiras paulistanas pelo menos duas vezes por ano aparecem na cidade maravilhosa e sempre com muito sucesso.

FONTE: http://colunistas.ig.com.br/vivimasc...la-apolinario/

Filha de Carmen Mayrink Veiga, Antonia Frering faz sua primeira peça num palco brasileiro

Plantão | Publicada em 06/11/2010 às 18h44m

Antonia Frering: ela teve de correr atrás de patrocínio para montar a peça/ Foto: Camilla Maia

RIO - Da lateral da casa onde mora, Antonia Frering consegue avistar boa parte da Zona Sul carioca: a Lagoa Rodrigo de Freitas, os prédios do Jardim Botânico, a subida do Corcovado e o mar de Ipanema. Todos os dias, ela atravessa o seu jardim, espicha ainda mais seu pescoço comprido e olha o mar - e só aí o seu dia começa de verdade. Antonia diz que o mar é seu ponto de equilíbrio. Ou era. Nos últimos tempos - e especialmente nas noites de terça e quarta-feira - ela tem substituído o mar pelo palco do Teatro Leblon. É ali, encenando a peça "O pintor", que ela se sente equilibrada - ainda que, muitas vezes, ela também sinta que está bem perto de se espatifar no chão.

FONTE: http://oglobo.globo.com/cultura/mat/...-922964033.asp

Mesas únicas: sucesso no Rio

O povo não para de comentar sobre a mesa única de 70 lugares, toda em espelho, na comemoração de 25 anos de casamento de Guilherme e Antonia Frering (assinada por Antonio Neves da Rocha), na Gávea, esta semana. “Antonia recebe muito bem”, comentava uma amiga durante o almoço de aniversário de Zé Ronaldo Müller, nessa quarta-feira. Com a professora que ela teve em casa, sua mãe, Carmem Mayrink Veiga, isso é o mínimo a se esperar da linda Antonia. Se bem que existem coisas que simplesmente não se ensina, ou melhor, não se aprende, o que não é o caso dela. Quanto às mesas únicas e longas, as pessoas quase sempre adoram. Caso dos Monteiro de Carvalho que, às vezes, recebem numa delas, em 100 lugares sentados, nos jardins do casarão, em Santa Teresa, no Rio. A última vez que fizeram isso foi no casamento de Arnon de Mello Neto e Joana Almeida Braga.

FONTE: http://lulacerda.ig.com.br/mesas-unicas-sucesso-no-rio/
Old July 14th, 2011, 04:38 AM   #15
WallyP
Registered User

WallyP's Avatar

Likes (Received): 2377

Gente, que viagem.
Bilionários não moram em casas sem muros nem aqui nem na SUÉCIA.
Vocês acham que as casas em Beverly Hills são abertas a visita na porta? rsrsrsrs
Não faz meu tipo de lugar pra morar, não é feio, mas como já disseram é totalmente sem vida.
Aceito ser milionário, mas não aceito levar esse estilo de vida.
Como sempre belissimas fotos Osmar.
Old July 14th, 2011, 04:41 AM   #16
Jeffdu
Registered User

Jeffdu's Avatar

Likes (Received): 30

Quote:
Originally Posted by Osmar Carioca View Post

Jeffdu,

Dá para você postar uma imagem do GOOGLE EARTH com a localização dos terrenos adquiridos pela família Marinho?
Aí estão duas das casas, a terceira é uma das vizinhas. Essa informação são burburinhos locais, agora se é verdade eu n sei, só sei que há uma mega obra no local.

Jeffdu no está en línea   Reply With Quote
Old July 14th, 2011, 04:45 AM   #17
Fischer
Registered User

Fischer's Avatar

Likes (Received): 601

Eu quero MUITO ver as vistas!
Estou adorando o clima do bairro, adararia ter um barraquinho aí.
Fischer no está en línea   Reply With Quote
Old July 14th, 2011, 04:56 AM   #18
tchelllo
BANNED

Likes (Received): 25

Quote:
Originally Posted by WallyP View Post
Gente, que viagem.
Bilionários não moram em casas sem muros nem aqui nem na SUÉCIA.
Vocês acham que as casas em Beverly Hills são abertas a visita na porta? rsrsrsrs
Não faz meu tipo de lugar pra morar, não é feio, mas como já disseram é totalmente sem vida.

Não são apenas muros Wally, mas o aspecto largado de fora de suas mansões.

Como o Eike Batista quer mudar a cara do Rio de Janeiro e do Brasil se nem o microcosmos do bairro onde ele vive ele muda?

Parece tudo tão impessoal...

E mesmo em relação aos ricos milionários e bilionários de outros países, claro que usam muros e grades, mas veja a diferença gritante no aspecto de um bairro luxuoso americano e os nossos Morumbi e Jardim Botânico.

tchelllo no está en línea   Reply With Quote
Old July 14th, 2011, 05:05 AM   #19
Marcio Carioca
.........................

Marcio Carioca's Avatar

Likes (Received): 341

Ih, já vi que esse thread vai dar polêmica...

Osmar, quando puder, comento com calma.
Marcio Carioca no está en línea   Reply With Quote
Old July 14th, 2011, 05:10 AM   #20
Osmar Carioca
Registered User

Osmar Carioca's Avatar

Quote:
Originally Posted by WallyP View Post
Wally,

Ao final do thread, depois que eu postar as vistas estupendas que os moradores possuem de suas casas, vou querer saber se você mantem a opinião acima.

Quote:
Originally Posted by Jeffdu View Post
Aí estão duas das casas, a terceira é uma das vizinhas. Essa informação são burburinhos locais, agora se é verdade eu n sei, só sei que há uma mega obra no local.

Jeffdu,

Quando passar novamente na região, vou prestar atenção na fachada das casas que os Marinho estão adquirindo.

Reply

Thread Tools

Posting Rules