daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy | DMCA | news magazine | posting guidelines

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Regionais > Sul

Sul Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina

Global Announcement

As a general reminder, please respect others and respect copyrights. Go here to familiarize yourself with our posting policy.

Reply

Thread Tools
Old August 21st, 2011, 10:12 AM   #1
renehass
Rene Hass

renehass's Avatar

Likes (Received): 708

RS – Eulália Alta – A simplicidade e originalidade de um recanto escondido em Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha (microthread de apenas 30 fotos)

RS – Eulália Alta – A simplicidade e originalidade de um recanto escondido em Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha

Quem nunca gostou de pegar o carro e entrar numa estradinha desconhecida para ver onde vai dar?

Dentre os passeios que eu fiz no verão deste ano pela Serra Gaúcha, um foi justamente entrar em uma estradinha e descobrir onde ela iria nos levar. E nos levou à desconhecida comunidade de Eulália Alta, em Bento Gonçalves. A forista Renie estava me acompanhando neste passeio.

Eulália Alta fica no topo de uma montanha e se resume a um punhado de casas. Mas uma delas em especial chamou a nossa atenção. Eu entrei com o carro numa rua e fui até o fim sem saber que eu estava entrando em uma propriedade particular, pois não havia nenhum portão ou cerca. Quando eu me dei conta, obviamente eu fiz o retorno para sair da propriedade, mas não sem antes tirar umas fotos dela de dentro do carro. Aí um rapaz chamado Diogo, que estava sentando num banco em frente da casa, nos viu e veio conversar conosco. Simpaticamente ele se apresentou como neto da dona da propriedade e, depois de ver-nos tirando fotos, nos convidou para caminhar ao redor da casa e tirar mais fotos.

Assim, este thread é o resultado desse passeio em que descobrimos Eulália Alta por acaso e caminhamos ao redor de uma das casas mais belas do lugar.

Eulália Alta é um daqueles lugares simples, belos, originalíssimos e nada disneylândicos escondidos na Serra Gaúcha e que nenhuma CVC da vida inclui em seus roteiros turísticos. Vale a pena visitá-la. Fica a uns dez minutos da entrada de Bento Gonçalves a caminho do Vale do Rio das Antas.

Para quem é do Rio Grande do Sul e telespectador da RBS-TV (afiliada da Rede Globo), essa propriedade de Eulália Alta aparece no primeiro minuto da minissérie Sapore D’Italia, cujo primeiro capítulo foi ao ar ontem (dia 20/08). No minuto 1 da minissérie, há uma festa de casamento no jardim da propriedade, mostrando o mesmo ângulo da foto 17. Quem quiser ver o vídeo, acesse o link abaixo:

http://mediacenter.clicrbs.com.br/te...306&channel=45

Espero que gostem da simplicidade de Eulália Alta.

Foto 1: A primeira placa anunciando o caminho para Eulália Alta junto a uma capelinha típica das cidades de colonização italiana no Rio Grande do Sul. Essas capelinhas têm um campanário, que nada mais é do que a torre com o sino separada da igreja ou capela. O nome nos despertou curiosidade e então fomos atrás de Eulália Alta. Mas, antes, dobrei à direita conforme a plaquinha diz e desci uma estrada de terra em direção ao Vale Aurora, que é o vale onde são produzidas as uvas que abastecem a Vinícola Aurora.

Foto 2: A descida é tão íngreme assim que passamos a capelinha que rendeu essa bela foto de baixo (estrada de terra) para cima (a capelinha).

Foto 3: Placa da Casa Dequigiovanni, que é uma pequena vinícola.

Foto 4: Esta é a Casa Dequigiovanni. O terreno é um buraco (percebe-se pela construção da casa). Desse ponto, eu decidi voltar para a capelinha e seguir o caminho para Eulália Alta.

Foto 5: A igreja em Eulália Alta.

Foto 6: Casa em Eulália Alta.

Foto 7: A mesma casa da foto anterior.

Foto 8: Esta é a propriedade particular onde eu fui parar sem me dar conta. Na verdade, são quatro casas grudadas uma na outra. O menino Diogo nos convidou para dar a volta ao redor dela, mas não chegamos a entrar nela.

Foto 9:

Foto 10:

Foto 11:

Foto 12:

Foto 13: Ali está o Diogo, sentado atrás da coluna.

Foto 14:

Foto 15:

Foto 16:

Foto 17: Já começando o passeio ao redor da casa.

Foto 18:

Foto 19:

Foto 20:

Foto 21:

Foto 22:

Foto 23:

Foto 24:

Foto 25:

Foto 26:

Foto 27:

Foto 28:

Foto 29: O Vale Aurora visto de Eulália Alta

Foto 30:

Sorvete na Testa liked this post
renehass no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links

Old August 21st, 2011, 10:47 AM   #2
Marcelo Olisa
Marcelo Lisa

Marcelo Olisa's Avatar

Likes (Received): 489

Ei Renê,
Você sempre nos surpreendendo com a qualidade dos seus threads e revelando pedacinhos ocultos do Rio Grande do Sul! Que lugar lindo! E realmente nenhuma CVC pararia neste lugar tão autêntico! Adorei tanto as cores quanto as formas das igrejinhas. Gosto daquela azul em particular e acho muito interessantes as que têm campanário separado da parte principal.
Gostei muito de Eulália Alta e da propriedade particular em que vocês foram. Assisti ao vídeo e achei a maior coincidência vocês terem ido parar justamente na casa cujo primeiro capítulo da minissérie tinha sido gravado lá e estreiado no mesmo dia do lançamento do seu thread no SSC! Será que seu garoto-guia terá acesso ao link do SSC para ver o thread? Você divulgou o site para ele?
Algo legal que notei nas fotos são os jardins bem cuidados, algo bem típico da Serra.
Ver na foto 29 o local aonde plantam uvas para os vinhos Aurora é legal porque sempre os consumo já que são fáceis de se achar nos supermercados de BH.
Parabéns pelo thread!

Meu email: marcelo.deolisa@gmail.com
Marcelo Olisa no está en línea   Reply With Quote
Old August 21st, 2011, 11:49 AM   #3
portoimagem-II
Onde uiva o minuano

Likes (Received): 3675

Nossa, esse lugar é no mínimo encantador !

Fico admirado em ver quantas surpresas há em Bento Gonçalves !!!

E na região de Caxias do Sul, também.

Todo o eixo Caxias-Bento é um verdadeiro tesouro.

Eu nem saberia chegar em todos os recantos cinematográficos delas. Lembrei agora de Galópolis, em Caxias, que é um bairro típico bem na beira de um penhasco !!!

Sem falar nas vinícolas, nos Caminhos de Pedra, nos parreirais, na Rota do Vinho, etc.

Preciso urgente voltar a serra, pois faz mais de 10 anos que não vou a Caxias e Bento.

E tuas fotos estão lindas, parabéns !

Last edited by portoimagem-II; August 21st, 2011 at 03:53 PM.
portoimagem-II no está en línea   Reply With Quote
Old August 21st, 2011, 03:58 PM   #4
Pedro.sc
Registered User

Pedro.sc's Avatar

Likes (Received): 190

o interior do Rgs é incrivel,Porto Alegre deveria olhar e copiar essas cidades,com mais verde,jardins,mais cuidado!
amo a serra gaucha!
Pedro.sc no está en línea   Reply With Quote
Old August 21st, 2011, 04:18 PM   #5
Marcelo Olisa
Marcelo Lisa

Marcelo Olisa's Avatar

Quote:
Originally Posted by Pedro.sc View Post
o interior do Rgs é incrivel,Porto Alegre deveria olhar e copiar essas cidades,com mais verde,jardins,mais cuidado!
amo a serra gaucha!
Concordo. Pelas fotos que vejo, parece que PoA tem muitas árvores e o que parece faltar são mais jardins floridos ao estilo dos de Curitiba e também das cidades da Serra Gaúcha. E isto vale para a maioria das outras capitais do Brasil. Num país tropical aonde há sol o ano todo e chuvas regularmente na maior parte do país, acho que não se justifica termos tanta aridez nas nossas cidades. Os países do Hemisfério Norte que vivem meses com frio e/ou neve , têm jardins magníficos sejam os botânicos, os parques públicos e mesmo como paisagismo em frente a grandes museus e palácios. Isto que sonho pra todo Brasil. Talvez a solução fosse que praças e parques fossem adotados pela iniciativa privada que faria pequena publicidade nestes espaços com plaquinhas. Outra coisa que acho um absurdo o BRasil não ter ( por ter um litoral de 8000 kms ) é um Oceanário digno deste litoral gigantesco. Projetos há muitos mas eu sonho que saiam do papel. Se nossas capitais tivessem mais atrações como Oceanários, aquários, jardins botânicos, mais museus de qualidade etc , o turismo interno triplicaria nelas. Mas parece que os governantes só querem turismo de eventos e por isso não investem em alternativas que deixariam os turistas de eventos mais dias na cidade após o evento assim como estes lugares serviriam pra própria população.

Old August 21st, 2011, 07:07 PM   #6
claudiotempejunior
Registered User

claudiotempejunior's Avatar

Likes (Received): 7

Local bonito e nessas fotos, conseguiu céu azul!

E por falar em azul, aquela igrejinha azul é muito bonita, pena que tem os fios para "atrapalhar" um pouco a foto...

Belo thread!
claudiotempejunior no está en línea   Reply With Quote
Old August 21st, 2011, 07:21 PM   #7
portoimagem-II
Onde uiva o minuano

Likes (Received): 3675

Quote:
Originally Posted by Marcelo Olisa View Post
Concordo. Pelas fotos que vejo, parece que PoA tem muitas árvores e o que parece faltar são mais jardins floridos ao estilo dos de Curitiba e também das cidades da Serra Gaúcha. E isto vale para a maioria das outras capitais do Brasil. Num país tropical aonde há sol o ano todo e chuvas regularmente na maior parte do país, acho que não se justifica termos tanta aridez nas nossas cidades.

Há de separar as coisas.

1 - Jardins floridos por toda a cidade, como nas cidades da serra, Porto Alegre não tem

2- Por outro lado, há jardins e canteiros públicos luxuosos nas calçadas de bairros nobres (veja as calçadas do Moinhos de Vento, Bela Vista, Petropolis, etc, etc, etc) em níveis não vistos em nenhuma capital.

3- Verde farto há na cidade inteira, sendo bairro nobre ou não. Nisso, também Porto Alegre é disparado das mais verdes em suas ruas, de forma raramente vista em outras capitais.

Raro de ver, principalmente, nas capitais mais quentes do país que, paradoxalmente, costumam ter pouquissimas arvores nas ruas. É chocante isso !

Portanto, do que vocês falaram, somente fartura de flores que não há em Porto Alegre, pois verde farto tem na cidade inteira, e em bairros melhores tem-se oferta gratuita de calçadas com paisagismo raro de ver no país.
portoimagem-II no está en línea   Reply With Quote
Old August 21st, 2011, 07:51 PM   #8
Urbano Prudente
De um rincão distante

Urbano Prudente's Avatar

Likes (Received): 810

O lugar é encantador e a conservação do casario antigo remete o visitante a imaginar como vivia-se ali antigamente.

É um local que realmente vale um passeio, nem que seja breve. Gostei da observação quanto às "CVCs da vida". O turismo no Brasil (e em muitos países, por que não) está bem "pasteurizado": roteiros prontos para locais onde as empresas de turismo tem convênio ($$$) com comerciantes locais. Nisso recantos agradáveis como esse mostrado no thread acabam sendo ignorados pelo grande público.

Valeu pelo registro (seus threads são sempre bem feitos).
Urbano Prudente no está en línea   Reply With Quote
Old August 21st, 2011, 08:38 PM   #9
UrbanIntervention
Cosmopolitan citizen!

UrbanIntervention's Avatar

Likes (Received): 5

Lindo lugar muito bom o thread este lugar desconhecia ainda.
UrbanIntervention no está en línea   Reply With Quote
Old August 21st, 2011, 11:02 PM   #10
renehass
Rene Hass

renehass's Avatar

Quote:
Ei Renê,
Você sempre nos surpreendendo com a qualidade dos seus threads e revelando pedacinhos ocultos do Rio Grande do Sul! Que lugar lindo! E realmente nenhuma CVC pararia neste lugar tão autêntico! Adorei tanto as cores quanto as formas das igrejinhas. Gosto daquela azul em particular e acho muito interessantes as que têm campanário separado da parte principal.
Gostei muito de Eulália Alta e da propriedade particular em que vocês foram. Assisti ao vídeo e achei a maior coincidência vocês terem ido parar justamente na casa cujo primeiro capítulo da minissérie tinha sido gravado lá e estreiado no mesmo dia do lançamento do seu thread no SSC! Será que seu garoto-guia terá acesso ao link do SSC para ver o thread? Você divulgou o site para ele?
Algo legal que notei nas fotos são os jardins bem cuidados, algo bem típico da Serra.
Ver na foto 29 o local aonde plantam uvas para os vinhos Aurora é legal porque sempre os consumo já que são fáceis de se achar nos supermercados de BH.
Parabéns pelo thread!
Marcelo, esse é um dos verdadeiros “pedacinhos oculto” e deve ser essa uma das razões pelas quais lugares assim são procurados por produtoras de filmes e minisséries.

Eu lembro de ter dito ao menino que iria colocar as fotos num thread do SSC, mas não peguei o e-mail dele para mandar o link do thread. Isso foi no verão e o thread só foi ao ar ontem.

Se você consume os vinhos da Vinícola Aurora, a maior cooperativa de viticultores do Brasil, é exatamente no vale mostrado na foto 29 onde as uvas são produzidas. A Aurora não utiliza as uvas do vizinho Vale dos Vinhedos.

Quote:
Originally Posted by portoimagem-II View Post
Nossa, esse lugar é no mínimo encantador !

Fico admirado em ver quantas surpresas há em Bento Gonçalves !!!

E na região de Caxias do Sul, também.

Todo o eixo Caxias-Bento é um verdadeiro tesouro.

Eu nem saberia chegar em todos os recantos cinematográficos delas. Lembrei agora de Galópolis, em Caxias, que é um bairro típico bem na beira de um penhasco !!!

Sem falar nas vinícolas, nos Caminhos de Pedra, nos parreirais, na Rota do Vinho, etc.

Preciso urgente voltar a serra, pois faz mais de 10 anos que não vou a Caxias e Bento.

E tuas fotos estão lindas, parabéns !
Obrigado, Ricardo! Tem mais threads no forno, e um deles é exatamente de Galópolis. Quem sabe não será esse o meu próximo thread?

Quote:
Originally Posted by Pedro.sc View Post
amo a serra gaucha!
Realmente as cidades gaúchas do interior, especialmente aquelas das regiões dos vales (de colonização alemã) e da serra (de colonização alemã e italiana) primam por jardins bem cuidados. Mas Porto Alegre não é o oposto disso. Ver o comentário do Portoimagem-II. Além de arborização, há muitas ruas bem cuidadas em Porto Alegre no quesito jardim. O que é válido dizer é que o ajardinamento bem feitinho não ocorre pela cidade toda.

Quote:
Concordo. Pelas fotos que vejo, parece que PoA tem muitas árvores e o que parece faltar são mais jardins floridos ao estilo dos de Curitiba e também das cidades da Serra Gaúcha. E isto vale para a maioria das outras capitais do Brasil. Num país tropical aonde há sol o ano todo e chuvas regularmente na maior parte do país, acho que não se justifica termos tanta aridez nas nossas cidades. Os países do Hemisfério Norte que vivem meses com frio e/ou neve , têm jardins magníficos sejam os botânicos, os parques públicos e mesmo como paisagismo em frente a grandes museus e palácios. Isto que sonho pra todo Brasil. Talvez a solução fosse que praças e parques fossem adotados pela iniciativa privada que faria pequena publicidade nestes espaços com plaquinhas. Outra coisa que acho um absurdo o BRasil não ter ( por ter um litoral de 8000 kms ) é um Oceanário digno deste litoral gigantesco. Projetos há muitos mas eu sonho que saiam do papel. Se nossas capitais tivessem mais atrações como Oceanários, aquários, jardins botânicos, mais museus de qualidade etc , o turismo interno triplicaria nelas. Mas parece que os governantes só querem turismo de eventos e por isso não investem em alternativas que deixariam os turistas de eventos mais dias na cidade após o evento assim como estes lugares serviriam pra própria população.
Marcelo, o Oceanário de Rio Grande foi aprovado e vai sair do papel. A notícia veio no meio do primeiro semestre deste ano. Só não sei se as obras já começaram. O Oceanário de Rio Grande vai ser construído em uma área junto à Praia do Cassino e deverá ser mantido pela UFRG (Universidade Federal do Rio Grande).

Quote:
Originally Posted by claudiotempejunior View Post
Local bonito e nessas fotos, conseguiu céu azul!

E por falar em azul, aquela igrejinha azul é muito bonita, pena que tem os fios para "atrapalhar" um pouco a foto...

Belo thread!
Obrigado, Cláudio. O céu azul é por conta do verão.

Quote:
Originally Posted by portoimagem-II View Post
Há de separar as coisas.

1 - Jardins floridos por toda a cidade, como nas cidades da serra, Porto Alegre não tem

2- Por outro lado, há jardins e canteiros públicos luxuosos nas calçadas de bairros nobres (veja as calçadas do Moinhos de Vento, Bela Vista, Petropolis, etc, etc, etc) em níveis não vistos em nenhuma capital.

3- Verde farto há na cidade inteira, sendo bairro nobre ou não. Nisso, também Porto Alegre é disparado das mais verdes em suas ruas, de forma raramente vista em outras capitais.

Raro de ver, principalmente, nas capitais mais quentes do país que, paradoxalmente, costumam ter pouquissimas arvores nas ruas. É chocante isso !

Portanto, do que vocês falaram, somente fartura de flores que não há em Porto Alegre, pois verde farto tem na cidade inteira, e em bairros melhores tem-se oferta gratuita de calçadas com paisagismo raro de ver no país.
Assinado em baixo, Ricardo! Muito tem-se falado sobre Porto Alegre aqui no SSC, especialmente sobre sua área central, que atualmente passa por um processo de renovação. Vale o clichê: quem vem a Porto Alegre e fica circunscrito à sua área central não conhece de fato o que é a capital dos gaúchos; conhece apenas um pedaço. Porto Alegre é muito mais do que sua área central onde, por exemplo, não há tantos canteiros floridos. Com exceção das praças, flores há no centro de POA apenas nos estandes das floristas.

Quote:
Originally Posted by Urbano Prudente View Post
O lugar é encantador e a conservação do casario antigo remete o visitante a imaginar como vivia-se ali antigamente.

É um local que realmente vale um passeio, nem que seja breve. Gostei da observação quanto às "CVCs da vida". O turismo no Brasil (e em muitos países, por que não) está bem "pasteurizado": roteiros prontos para locais onde as empresas de turismo tem convênio ($$$) com comerciantes locais. Nisso recantos agradáveis como esse mostrado no thread acabam sendo ignorados pelo grande público.

Valeu pelo registro (seus threads são sempre bem feitos).
Obrigado pelo elogio, Urbano. Bem como você disse, Eulália Alta merece uma visita ainda que rápida. É um lugar que nos deixa calmo e faz bem para a alma.

Quote:
Originally Posted by UrbanIntervention View Post
Lindo lugar muito bom o thread este lugar desconhecia ainda.
Obrigado pela visita e comentário, UrbanIntervention!
Old August 21st, 2011, 11:37 PM   #11
Marcelo Olisa
Marcelo Lisa

Marcelo Olisa's Avatar

Apesar do assunto fugir do thread, que boa notícia é saber que o Oceanário pode sair do papel em breve. Quando ele ficar pronto, se eu não for na inauguração, eu irei logo em seguida. Tenho paixão por aquários e oceanários.

Old August 22nd, 2011, 01:21 AM   #12
Nunez
Amazônida!!

Nunez's Avatar

Likes (Received): 179

Que lugar simpático!
Gosto muito desses lugares escondidos, pouco falados e nem por isso menos interessantes...

Brilhas Belém, na primeira estrela.
Nunez no está en línea   Reply With Quote
Old August 22nd, 2011, 01:42 AM   #13
Déa_
^.^

Déa_'s Avatar

Que charme de lugar, Rene !!! Todos os elementos que amo: flores, verde exuberante, casinhas, floreiras, jardins floridos, igrejas e capelas, janelas lindas ( com cortininha de crochê, fofa!) .... é o paraíso !!!

A casinha da foto 17 é pequena, mas uma graça...amarelinha ( adoro casas amarelas...rs), flores, pedras...e o rapaz da propriedade particular foi muito gentil em mostrar o lugar...que é lindo, por sinal.

Também adorei a igrejinha azul, as galinhas tomando sol...e a foto 29, uma pintura !

É uma delícia entrar no SSC e ver threads de lugares que não conheço...muito obrigada por compartilhar, viu ?

Quero ver mais !!!

bjks !
Old August 22nd, 2011, 02:02 AM   #14
tonyssa
.

tonyssa's Avatar

Muito bom o thread, o interior gaúcho guarda recanto lindos, com qualidade de vida e cidades impecáveis. Essa localidade mostrada é uma graça!
tonyssa no está en línea   Reply With Quote
Old August 22nd, 2011, 04:54 PM   #15
Marcelo Olisa
Marcelo Lisa

Marcelo Olisa's Avatar

Têm bonus pics?

Old August 22nd, 2011, 04:58 PM   #16
renehass
Rene Hass

renehass's Avatar

Não, Marcelo. Infelizmente não. A ida à Eulália Alta foi meramente incidental. Tem vezes que eu tiro 300 ou mais fotos de um lugar. Daí tenho material suficiente para bonus pics. Mas de Eulália Alta foram menos de 40 fotos.
Old August 22nd, 2011, 05:42 PM   #17
edukirsch
Registered User

edukirsch's Avatar

Likes (Received): 149

Linda região!

Deve ser uma calmaria gostosa... a vida deve passar lentamente
Bom para ficar uns tempos e despairecer hehe'

Valeu pelas fotos!

Thread do futuro aeroporto 20 de Setembro (Portão/RS)
http://www.skyscrapercity.com/showth...#post118197889
edukirsch no está en línea   Reply With Quote
Old August 23rd, 2011, 02:15 AM   #18
Kehrwald
Registered User

Likes (Received): 201

Belíssimo (e bucólico) local!
Kehrwald no está en línea   Reply With Quote
Old August 25th, 2011, 08:02 PM   #19
lu_gaucha
Lú Gaúcha

lu_gaucha's Avatar

Likes (Received): 0

Desconhecia totalmente esta localidade. Bela surpresa! Adorei!
lu_gaucha no está en línea   Reply With Quote
Old August 25th, 2011, 08:24 PM   #20
thesapox
Registered User

thesapox's Avatar

Likes (Received): 16

Lindas fotos, também desconhecia a localidade! Muito simpática e tranquila.
thesapox no está en línea   Reply With Quote

Reply

Tags
brasil, rio grande do sul, serra gaucha

Thread Tools

Posting Rules