|
|
| daily menu » rate the banner | guess the city | one on one |
|
|||||||
| Sudeste Espírito Santo, Minas Gerais e Rio de Janeiro |
![]() |
|
|
Thread Tools | Display Modes |
|
|
|
|
#1 |
|
.
Likes (Received): 459
|
Mary is gone, but Belvedere is back!! O bairro mais 'batido' e exaustivamente mostrado de Belo Horizonte, com um foco diferente. A parte mais antiga e com 'zero theresianismo'
Olá!
Há algum tempo venho pensando em fazer um novo thread, sempre tentando imaginar algo que não foi bem mostrado, algo diferente ou especial. E entre as opções que eu tinha na cabeça, estava justamente o exaustivo Belvedere, mostrando freneticamente aqui. Sim, ele mesmo! Ainda há o que mostrar por lá! Apesar de aparecer milhares de vezes aqui no SSC, o foco é predominantemente na parte moderna do bairro, com casas novas e prédios. Porém, uma das coisas que mais gosto do bairro são justamente as casas mais antigas, que são mais ajardinadas, aconchegantes e menos muradas e ostentadoras. Além disso, o próprio fato de ser uma parte mais antiga faz com que a arborização já tenha crescido mais. O Belvedere foi inicialmente ocupado pela classe média, não era essa badalação de hoje. Há algumas casas bem simplórias, que ainda abrigam famílias antigas que mudaram para o bairro no início, em busca de sossego. A idéia, mais do que mostrar coisas bonitas ou feias, é divulgar esse outro lado do bairro. Nem todas as casas que mostro aqui eu acho bonitas ou de boa arquitetura, (algumas são até meio fakes) mas todas têm algo que eu gosto e que reflete bem o estilo de muitas outras. Diga-se de passagem, as casas mostradas aqui são muito mais comuns, e se espalham por uma área bem maior, do que as famosas brancas-vidros-verdes-sem-telhado. Algumas pessoas do SSC ao conhecer o bairro até se surpreendem com isso! O Belvedere é essencialmente um bairro com a típica arquitetura de casa mineira - com muita madeira, pedra e telhas vermelhas. Eu ando meio sem prática de tirar fotos, e ainda estava com uma câmera nova. Errei bastante no foco (descartei várias fotos por isso), no contraste e também esqueci as técnicas para esconder fiação hehehe Mas, sinceramente, eu prefiro mostrar uma casa em seu melhor ângulo, ainda que apareça fiação, do que tirar uma foto próxima demais só para esconder isso. Ainda mais que eu queria mostrar também as árvores dos passeios. 1 - Visão geral do bairro, de quem chega pelo Sion. A localização é belíssima, num platô acima da cidade. Essa avenida que serpenteia abaixo do platô é a principal que liga o bairro à região central. Os morros à direita já são Santa Lúcia ![]() 2 - Um zoom. Teve queimada - super normal nesta época do ano. A AltaVila lá atrás ![]() 3 - Virando um pouco mais para a esquerda, mais partes de casas, com o paredão da Serra bem imponente. ![]() 4 - Agora pela av. José Maria Alkimin, que margeia o platô. Sempre à minha direita está uma vista linda, mostrada nas próximas fotos. Esse lugar foi 'urbanizado' nos últimos anos, era puro mato. ![]() 5 ![]() 6 - Essa foto é a cara do fim do inverno em BH. Árvore sem folha, grama seca, e céu sem um rastro de nuvem. Esse é o outro lado da avenida das fotos anteriores ![]() 7 - É muito legal ao longo de toda a avenida ter vista para a cidade. Esse lado já é oficialmente um parque, apesar de não ter muito uso, por ser quase pura encosta. Mas nos últimos anos deram um trato nessa pequena faixa junto à avenida, e virou um lugar que muita gente vem caminhar ou sentar para admirar a vista. ![]() 8 - Nesse canto ao fundo da foto é muito comum ver várias pessoas sentadas para ver o por do sol, mas na hora que passei só tinha um casal na sombra da árvore. ![]() 9 - Girando 90º ![]() 10 - Girando mais outros 90º, parte do bairro e a Serra ![]() Agora vamos para as casas, né? 11 - Esse é um tipo comum que eu gosto muito - árvores grandes na calçada, grade com muito verde. ![]() 12 - Jardim impecável ![]() 13 - Casas comuns ![]() 14 - a da direita é linda, com um gramado inclinado e a casa acima do nível da rua, mas fiquei constrangido com a presença de moradores na varanda, e não tirei mais fotos. ![]() 15 ![]() 16 -Uma simpática pracinha - que não mostrarei direito, porque as outras fotos ficaram uma bosta heheh ![]() 17 - Uma rua bem arborizada ![]() 18 - na região da igreja, uma das muitas casas 'abertas' (maior parte grade, ao invés de muro). Acabei dando destaque justamente ao trecho com muro, mas também o acho bem bonito com as pedras e plantas. ![]() 19 ![]() 20 - A Igreja do bairro ![]() 21 - O entorno da igreja é muito gostoso, com o jardim aberto, prédios ao fundo, belas casas no entorno. É uma espécie de pracinha da região ![]() 22 ![]() 23 - Eu adoro essa casa - mais pelos jardins todos bem cuidados, e por não ser murada ![]() 24 ![]() 25 - Volta e meia os prédios aparecem no fundo ![]() 26 - ![]() 27 - Grandiosa, mas antiga ![]() 28- ![]() 29- Casa gostosinha ![]() 30 ![]() 31 ![]() 32 Essa casa é linda... tinha que ter tirado outra foto. Notem que ela não é exatamente murada - o terreno possui um desnível, então os jardins e o piso do primeiro andar da casa estão no nível onde começa a grade. Assim, a casa fica bem exposta para a rua. Também adoro essa espécie de árvore da calçada ![]() 33 ![]() 34 ![]() 35 ![]() 36 ![]() 37 ![]() 38 ![]() 39 Essa eu amo demais. Tem esses pau-ferros enormes na calçada, que é toda gramada e a mesma grama vai entrando pelo interior do terreno... sei lá, a grade é discreta, há muita 'permeabilidade visual' e uma sensação de continuidade entre os jardins de dentro e a calçada ![]() 40 ![]() 41 Essa avenida tem um visual interessante, porque é intensamente arborizada nas calçadas, mas como é também bem larga. Assim, no centro da pista ela é bastante ensolarada, ampla, mas você vê árvores bem grandes na calçada ![]() 42 ![]() 43 ![]() 44 Uma moderna hehe ![]() 45 ![]() 46 ![]() 47 Uma 'theresiana' linda, sem muro ou grade, e com cores fortes fugindo do padrão branco-vidro-verde ![]() 48 Uma panorama da avenida Celso Porfírio Machado, emoldurada pela Serra. Essa avenida bomba como pista de cooper/corrida no início e final do dia ![]() 49 ![]() 50 Outra charmosinha. Pena a foto ruim, mas parece uma casa de campo, cheia de flores no jardim e bem sombreada ![]() 51 ![]() 52 A casa some entre o verde ![]() 53 ![]() 54 ![]() 55 ![]() 56 ![]() 57 Essa eu acho linda ![]() 58 ![]() 59 Uma outra pequena praça da região - quem mais usa são corredores/caminhantes, para dar uma alongada nos aparelhos instalados num canto. ![]() 60 A avenida dando para a mineração. Esse terreno deverá ser loteado no futuro, mas 70% dele virará parque. ![]() 61 ![]() 62 ![]() 63 Vista de parte do bairro numa ladeira. Estava cheio de jovens descendo de skate - como esse que aparece na foto. O Belvedere é uma grande área de lazer nos fins-de-semana. Muita gente correndo nas partes planas, e muita gente de skate e bicicleta nas ladeiras. É um 'clima' bem gostoso ![]() 64 Teve uma época que BH quis fazer parte de Vitttária, e construia muito assim nesses bairros altos e mais frios de BH.... mas como não fomos aceitos, abandonamos esse estilo ![]() ![]() 65 Outra rua linda, super arborizada e tranquila. Nessa hora meu irmão, que estava comigo, já estava de saco cheio para irmos embora. Mas o tempo todo eu implorava - "para, para, acabou de passar uma rua linda!". Ainda consegui tirar mais algumas fotos, mas deixei muita coisa para trás. O traçado do bairro faz com que haja pedaços bem escondidos. ![]() 66 ![]() 67 ![]() 68 Outra vitttariana entre árvores enormes e pinheiros kkk ![]() 69 - um visual bem comum, casas que não são mansões luxuosas, mas aconchegantes, com muito verde ![]() 70 O sol não ajudou, mas essa é uma das casas mais gostosas, em termos de ter uma arquitetura aconchegante e muitas árvores grandes no terreno. Vive na sombra hehhe ![]() Bom, é isso. Espero que tenham gostado, mas comentem nem que seja para meter o pau hehehehe Vou ver se animo a fazer mais threads agora, depois de uma longa temporada aposentado.
=) Last edited by Bruno BHZ; September 5th, 2011 at 01:24 AM. |
|
|
|
|
|
#2 |
|
Not Registered User
Likes (Received): 706
|
O Belvedere antigo não theresiano é uns dos bairros que eu menos conheço em BH. Poucas vezes estive dentro de seus limites, mas todas as vezes que passei por lá me surpreendí com a qualidade da urbanização e de suas residências.
Que a especulação não destrua o que restou da região. Belas fotos BrunoBHZ.
|
|
|
|
#3 |
|
Registered User
Likes (Received): 3
|
Casas bem aconchegantes e bem cuidadas, boa arborização... O Belvedere, como um todo é um excelente bairro. E o céu de BH nessa época do ano é um espetáculo a parte, meses a fio sem uma nuvenzinha! Bem 'californiano' como diria M.T!
![]() Valeu pelas fotos! |
|
|
|
|
|
#4 | |
|
O maior site sobre POA
Likes (Received): 615
|
Quote:
Inverno no sudeste e centro-oeste é época de tempo seco, seca, clima de deserto, nevoa seca, etc. Inverno, em POA, além do forte frio, é a estação das chuvas. Chuvas fortes, ou garoa e chuviscos por dias a fio sem parar. Via uma notícia de que em agosto fez só 10 dias de sol em Porto Alegre... e 20 dias a maioria deles chuviscando. Tem gente que diz que no inverno daqui o clima é londrino: dias e dias sem ver o sol (uma semana sem sol é fácil, fácil) e tudo molhado. E isso de tempo seco não existe, a regra é o inverno de POA ser a estação da humidade alta (mofa tudo em casa, há dias que escorre água pelas paredes, as roupas ficam uma semana no varal sem secar). E sem sol. |
|
|
|
|
|
|
#5 | |
|
Registered User
Likes (Received): 5
|
Quote:
Poxa, Portoimagem, realmente radicalmente diferente! Inverno aqui em BH é tempo de frio à noite e na sombra, embora o sol de invernos aqui seja quente o suficiente para queimar a pele, o nosso céu de inverno é limpo e o tempo seco (não tanto como o de Brasília, claro). Difícil chover no inverno aqui. Já o verão é úmido, chove muito, faz muito sol, faz calor na sombra, no sol e à noite. Entretanto, mesmo no verão, quando o tempo fica muito chuvoso, com chuvas continuadas durante semanas, costuma fazer frio. Geralmente, o que acontece em SP costuma ocorrer em BH alguns dias depois. Se chove lá, dá pra prever que dentro de alguns dias choverá aqui, embora aqui as chuvas sejam um pouco menos frequentes! |
|
|
|
|
|
|
#6 |
|
.
Likes (Received): 459
|
^
Esse céu aberto daqui é uma delícia, e quando chega uma frente fria, fica ainda mais azul. A foto 6 na telinha da minha câmera parecia até um desenho gerado em computador, aquele degradé de azul perfeito, o asfalto indo do claro ao escuro embaixo, e uma árvore só em perfil/sombra, pela posição da luz hehehe Venci a preguiça para tirar fotos aproveitando o dia de hoje (e ainda tinha terminado o almoço cedo, pois cheguei ao restaurante ao meio-dia para conseguir mesa no Restaurant Week. Diga-se de passagem, o menu do Oak, restaurante novo ao lado da Piu/O Dádiva, é sensacional. Recomendadíssimo, e eles continuarão servindo menu entrada+almoço+sobremesa por 29,90 de segunda a sexta. =P)
|
|
|
#7 |
|
Houston,we have a problem
Likes (Received): 141
|
![]() ![]() ![]() Que parte do Belvedere linda , destaque para as casas com cercas e a arborização das casas e principalmente das calçadas!!!
|
|
|
#8 |
|
loading...
Likes (Received): 57
|
gosto muito, e nunca foi mostrado aqui em detalhes, parabéns
|
|
|
#9 |
|
Moderator
Likes (Received): 2197
|
Parabéns pelo thread
as fotos estão muito lindas, BH tem zonas muito agradáveis... os edifícios do Belvedere são lindos, o céu azul deu uma iluminação linda
|
|
|
#10 |
|
Registered User
Likes (Received): 2
|
Que lugar incrível, muito bonito e simpático, essas fotos me deixaram com muita vontade de conhecer e caminhar por essas ruas BH. Adorei, especialmente, a foto 48, essa avenida com a serra ao fundo é linda demais, me lembrou até a vista que se tem de algumas cidadezinhas do Canadá, só que com um clima mais árido.
|
|
|
|
|
|
#11 |
|
Registered User
Likes (Received): 14
|
![]() ![]() ![]() ![]() Ótimo Thread Bruno! Você mostrou a parte mais bonita do Belvedere. Pelo menos para mim essa parte de casas é muito mais bonita e charmosa que a parte de prédios. Por isso e pela qualidade das fotos esse foi o mehor Thread que ví sobre o Belvs. Valeu!
|
|
|
|
|
|
#12 |
|
De um rincão distante
Likes (Received): 89
|
BH dá um show de urbanismo.
E cada lugar legal para tirar fotos panorâmicas. As fotos 1,6,21 e 48 destacam-se para mim. Parabéns pelas fotos.
|
|
|
#13 |
|
Registered User
Likes (Received): 426
|
Gostei de tudo,das fotos,das casas,mas me apaixonei pela arborizacao,perfeito!!!
|
|
|
|
|
|
#14 |
|
Registered User
Likes (Received): 103
|
esse bairro parece ser bem agradavel
|
|
|
|
|
|
#15 |
|
Registered User
Likes (Received): 50
|
Ah.. Bruno! Faltou a introducao theresiana para entrar no clima do thread. HAHAHAH
Eu adoro essa parte do belvs, sempre pensava... num dia de coragem, fazer o mesmo e mostrar essa parte do bairro, mas a preguica simplesmente me impedia rs. Apesar disso eu ate corro com um amigo as vezes ali na Celso Porfirio, vamos da pracinha ate la em cima e voltamos umas 3 vezes, mas prefiro na Bandeirantes mesmo, mais plano. Por um instante achei que a foto 4, fosse ali do Santa Lucia, perto daquela pracinha, a vista parece bastante. Adorei a foto 39, essa arvore é linda; a disposicao dos galhos crescendo desde a parte mais baixa do tronco vai aumentando gradativamente a medida que sobe. Pena a prefeitura nao utilizar tanto. A foto 56 ficou num angulo diferente, meio google street view hahaha. Gostei bastante, valeu. |
|
|
|
|
|
#16 |
|
Registered User
Likes (Received): 349
|
Otimas fotos
Muito Linda e agradavel essa região do belvedere. |
|
|
|
|
|
#17 |
|
Registered User
Likes (Received): 20
|
BHZ, Muito bacana o Thread. Confesso que quando li o título do thread e sabendo de sua paixão pelo Belvs pensei que fosse um thread Bomba", mas que bom que só tive surpresas boas.
As fotos das casas com os vários prédios ao fundo, com a serra e com as ruas largas do bairro ficaram ótimas!!! Parabéns novamente e volte a fazer seus belos Threds padrão BHZ.. Abraço |
|
|
|
|
|
#18 |
|
Registered User
Likes (Received): 5
|
Que coisa linda de bairro! Espetacular. Esse tipo de casa que você deu preferência em fotografar me agrada mais do que as casas MT Style.
O bairro é belo e bem cuidado e quando a paisagem se abre e as vistas aparecem é realmente lindo! Até os prédios altos ajudam a diversificar a paisagem sem agredir o aspecto natural. A serra ao fundo quase não tem vegetação arbórea, foi sempre assim ou isso é fruto de alteração humana? Aliás, esse final de semana teve encontro SSC "Internacional" em SP, lá fiquei sabendo, por espião paulista em viagem a BH, que Mary T. está mais viva do que nunca! KKKKK Ótimo thread Bruno, me inspira a voltar a pegar numa câmera! |
|
|
|
|
|
#19 |
|
Embaixador de Castelo.
Likes (Received): 796
|
Cara, que bairro agradável pelas suas belas fotos!!
|
|
|
|
#20 |
|
Registered User
Likes (Received): 575
|
Mary infelizmente se foi, mas deixou em seu lugar um grande fotógrafo.
Bruno, espero que nos brinde com mais regularidade com trabalhos fotográficos de BH. Aquele que vc fez sobre Lourdes há tempos atrás, que mostrava o interior do Minas Tenis Clube foi marcante. E este agora, sobre o Belvedere, mantem a alta qualidade, e nos ajuda a melhor conhecer a capital das Minas Gerais. Parabens!
|
![]() |
| Thread Tools | |
| Display Modes | |
|
|