daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy | DMCA | news magazine

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Regionais > Sul

Sul Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina

Reply

Thread Tools
Old November 30th, 2011, 10:30 PM   #1
Farrapo
.

Likes (Received): 219

Cruz Alta/RS - Minhas fotos dessa tradicional cidade do interior gaúcho

Olá, olá!

Estive em Cruz Alta e aproveitei um tempinho livre pra tirar umas fotos da cidade. No geral, gostei do que vi, esperava menos de Cruz Alta, já que tem fama de ser estagnada, "parada no tempo". Tudo bem que não passa uma impressão de prosperidade, mas achei a cidade bem digna, arrumada até, fora que tem um patrimônio arquitetônico muito bom. Bom, pra quem não sabe, Cruz Alta fica no Noroeste do RS, a uns 350km de Porto Alegre e possui pouco mais de 60 mil habitantes.

Espero que curtam as fotos e que façam comentários também, afinal quando as tirei, tava um calor infernal (35ºC =X). =P

1

2

3. Prefeitura de Cruz Alta

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15. Vila Militar (todo esse quarteirão é com casinhas assim)

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28. Essa construção da esquina foi onde morou o escritor Érico Veríssimo (hoje é um museu)

29

30

31

32

33

34

35

36

37

38

39

40

41

42

43

44

45

46

47

48

49

50

51

Acabou!

Yuri Adachi liked this post
Farrapo no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links

Old November 30th, 2011, 10:35 PM   #2
Caaastelli
Registered User

Caaastelli's Avatar

Likes (Received): 144

Bonita, gostei.
Caaastelli no está en línea   Reply With Quote
Old November 30th, 2011, 10:47 PM   #3
Kehrwald
Registered User

Likes (Received): 41

Bah Farrapo, gostei muito das fotos! Confesso que esperava bem menos da terra do Érico Veríssimo. Afinal, a fama de Cruz Alta aqui no RS é péssima, realmente cidade estagnada, empobrecida. Não foi o que eu vi nessas imagens.

Ah, Cruz Alta também é conhecida por ser uma cidade colonizada por tropeiros do Sudeste, o que teria se refletido nas características da população, diferente de outros lugares do interior do RS. O próprio Érico escrevia isso. Notaste alguma coisa passeando por lá?

Gostei muito de alguns casarões, aquele com mansardas ficou muito legal.

Last edited by Kehrwald; November 30th, 2011 at 11:14 PM.
Kehrwald no está en línea   Reply With Quote
Old November 30th, 2011, 10:57 PM   #4
Farrapo
.

Quote:
Originally Posted by Caaastelli View Post
Bonita, gostei.
Valeu pelo comentário!

Quote:
Originally Posted by Kehrwald View Post
Bah Farrapo, gostei muito das fotos! Confesso que esperava bem menos da terra do Érico Veríssimo. Afinal, a fama de Cruz Alta aqui no RS é péssima, realmente cidade estagnada, empobrecida. Não foi o que eu vi nessas imagens.

Ah, Cruz Alta também é conhecida por ser uma cidade colonizada por tropeiros do Sudeste, o que teria se refletido nas características da população, diferente de outros lugares do interior do RS. O próprio Érico escrevia isso. Notaste alguma coisa passeando por lá?

Gostei muito de alguns casarões, este aqui com mansardas ficou muito legal:
Eu também esperava menos de Cruz Alta. Como falei, achei a cidade ajeitada até, as ruas são bem conservadas (ao menos as mais importantes) e os canteiros das avenidas e as praças estão bem cuidados. Tá certo que não é próspera, mas dizer que é "parada no tempo" é injusto, inclusive vi um número razoável de construções novas sendo erguidas.

Quanto ao povo, não vi nada de muito "exótico", hahah... Tem poucos negros, algumas pessoas com traços indígenas e muitos "alemães" (e "portugueses", é claro).

Enfim, valeu! Só te peço pra editar o teu post e retirar essa foto da Prefeitura pra não sobrecarregar o thread.
Old November 30th, 2011, 10:59 PM   #5
jguima
Registered User

jguima's Avatar

Likes (Received): 2333

Lindinha, parece ser uma cidade tranquila, valeu por nos mostrar Farrapo.
jguima no está en línea   Reply With Quote
Old November 30th, 2011, 11:13 PM   #6
Kehrwald
Registered User

Quote:
Originally Posted by Farrapo View Post
Enfim, valeu! Só te peço pra editar o teu post e retirar essa foto da Prefeitura pra não sobrecarregar o thread.
Feito!
Old November 30th, 2011, 11:15 PM   #7
Kehrwald
Registered User

Lembrei que eu passei uma vez pela rodoviária de Cruz Alta e achei ela muito decadente, acho que isso colaborou pra formar, na época, a opinião de que a cidade não era boa.
Old November 30th, 2011, 11:22 PM   #8
shiroshima
Paranavaiense/Curitibano

shiroshima's Avatar

Likes (Received): 292

Gostei das cidade.
As construções mais antigas são belíssimas e a maioria está em bom estado de conservação....muito bom!
shiroshima no está en línea   Reply With Quote
Old November 30th, 2011, 11:25 PM   #9
Mbv-POA
Registered User

Mbv-POA's Avatar

Likes (Received): 18

Muuuiittooo bom o thread! Cruz Alta é uma cidade de imóveis lindos, surpreendentemente bem conservados. Incrível como estão bem cuidados, pintados, em uso. Muito legal!

Engraçado que tua introdução no thread me fez lembrar a impressão que eu tive quando conheci a cidade em 2006 ou 2007: a mesma que tu, não esperava nada, apenas uma cidade estagnada e cheia de casas de boa arquitetura, mas mal cuidadas, feias. E me surpreendi positivamente, principalmente com as casas de ótimo gosto, mas tb com os bons prédios, a vida noturna interessante, com bares bem legais, restaurantes bons, ótimos clubes, enfim, a cidade me surpreendeu totalmente.

E olha que ainda tem mais coisa a ser mostrada desta cidade, grande produtora de soja, leite e trigo. Tem uns prédios e casas muito boas num bairro perto do Clube Arranca. E outra: não me lembro de ver pobreza extrema em Cruz Alta; mesmo as casas simples me pareceram bem dignas.

Enfim, show de bola. Ótimo thread!

PS: legal aquele prédio do Exército, com os nomes das batalhas mais importantes que os militares lutaram. Destaque tb para o Colégio, lindo prédio. E as casas, em geral, de muita qualidade.
Mbv-POA no está en línea   Reply With Quote
Old November 30th, 2011, 11:36 PM   #10
Marcelo Olisa
Marcelo Lisa

Marcelo Olisa's Avatar

Likes (Received): 488

Ei Farrapo,
Que grata surpresa este seu thread de Cruz Alta! Eu sempre tive curiosidade de ver onde era a casa onde viveu Érico Veríssimo, um dos autores brasileiros mais admiráveis de todos os tempos! E sempre atual também já que agora irão filmar " O Tempo e o Vento" para o cinema.
A cidade é belíssima e as construções estão muito bem conservadas!
Algumas ruas lembraram muito um bairro vizinho ao meu , em BH, o Floresta. Outras têm prédios majestosos e que seriam dignos do centro da cidade de qualquer capital. Enfim, adorei o lugar e as suas fotos também!
Parabéns pelo thread!
OBS: Lá tem alguma estátua ou monumento a Érico Veríssimo ou a alguns de seus personagens?

Meu email: marcelo.theenergizerbunny@gmail.com
Marcelo Olisa no está en línea   Reply With Quote
Old November 30th, 2011, 11:43 PM   #11
RVpoa
Orgulho de ser Gaúcho

RVpoa's Avatar

Likes (Received): 900

Uau...que belo acervo tem Cruz Alta, não imaginava tanto e nem com esta variedade de estilos....muito interessante.....destaco a casa da foto 26 com uma entrada super falorizada com aquele arco imponente na fachada e a forma como eles se apropriaram da esquina fazendo um chanfro parcial e criando um balcão ou sacada...adorei ela.....a prefeitura também é belissima, pena aqueles fios porcamente colocados e que nem deveriam estar lá, mas enfim, Brasil. Valeu pelo esforço de enfrentar o calor e compartilhar um pouco de Criz Ata conosco.
RVpoa está en línea ahora   Reply With Quote
Old November 30th, 2011, 11:49 PM   #12
amo_porto
Melissa

amo_porto's Avatar

Likes (Received): 865

Farrapo tu tira ótimas fotos! Tu consegue fazer com que um thread de uma cidadezinha do interior fique prazeroso de olhar!! Cruz Alta me pareceu adorável. Parabéns!!!

Last edited by amo_porto; December 1st, 2011 at 12:13 PM.
amo_porto no está en línea   Reply With Quote
Old December 1st, 2011, 01:00 AM   #13
renehass
Rene Hass

renehass's Avatar

Likes (Received): 652

Ainda não tive o privilégio de conhecer Cruz Alta, e gostei muito do que eu vi.

Cruz Alta é o tipo de cidade que me agrada muito no interior gaúcho, com essas construções de valor arquitetônico riquíssimo que me fazem lembrar muito de Pelotas. Apesar de ficar no noroeste do RS, poderíamos dizer que Cruz Alta fica na metade sul do estado? Sua arquitetura se parece muito com as do municípios da metade sul.

Gostei de ver a casa onde nasceu Érico Veríssimo. Sei que por muitos anos ele trabalho numa farmácia de Cruz Alta. Gostaria de saber se a farmácia (pelo menos o prédio) ainda existe.

Parabéns pelas fotos, Farrapo!
renehass no está en línea   Reply With Quote
Old December 1st, 2011, 01:24 AM   #14
Bonja
Registered User

Likes (Received): 160

Parabéns. Creio ser o "debut" de Cruz Alta no SCC, desde que o acompanho. Fotografaste, inclusive, o comércio de meus parentes. A cidade é bem ajeitada, pena que depende exclusivamente da agricultura. Caso ocorrer uma seca, para tudo!! Tbm tem um dos maiores êxodos populacionais do RS. Falta um atento olhar do governo estadual a toda a esta região.
Bonja no está en línea   Reply With Quote
Old December 1st, 2011, 01:43 AM   #15
h.corleon
spotlight

h.corleon's Avatar

Likes (Received): 247

Belo presente Farrapo, espero que pro natal venha mais surpresas, tu consegue captar nas fotos o melhor das cidades

Bem, algumas observações minhas... Cruz Alta pode sim ser incluída no perfil dos municípios da metade "sul", porque diferente das típicas cidades do norte, é muito grande em Cruz Alta a presença dos militares, há grandes extensões de terras (o que contribui pra que a cidade tenha um pib per capita acima da média gaúcha). Infelizmente, é uma cidade decadente, teve o maior decréscimo populacional entre as cidades médias do norte. É muito comum das pessoas dali irem pra Santa Maria, Ijuí e até mesmo Panambi pra trabalhar nas indústrias de lá (isso quando não vão pra ainda mais longe).

É muito difícil saber de alguém que saiu de sua cidade pra ir morar em Cruz Alta. Quando o fazem é em decorrência do quartel ou das instituições de ensino superior.

Enfim, tem muita gente pobre sim, talvez não na cidade. A última vez que passei por lá (faz um mês), o ônibus fez um caminho diferente com uma parada extra em Panambi e fiquei chocado com o tamanho do acampamento sem-terra que tem por ali.

De novo, parabéns, Cruz Alta ficou muito bem retratada aqui. Adoro teus threads Farrapo
h.corleon no está en línea   Reply With Quote
Old December 1st, 2011, 12:31 PM   #16
santoangelense
Registered User

santoangelense's Avatar

Likes (Received): 206

Valeu Farrapo!

Bela Cruz Alta, a "cidade mãe" do noroeste gaúcho.

O patrimônio arquitetônico da cidade é belíssimo e muito bem conservado e aproveitado, serve de exemplo pra outras cidades da região que estão destruimdo seu patrimônio histórico.

Talvez pra quem só passou por Cruz Alta contornando a cidade por suas rodovias a impressão que fica é de pobreza, pois realmente existem muitas vilas nessa região, mas quem entra na cidade e conhece o centro, vê uma cidade bem cuidada e com ótimo nível de vida.

É verdade que sua economia está parada, mas é uma realidade de todo o noroeste e o que esperamos é que essa tendência seja revertida.

Muito obrigado por nos mostrar Farrapo!
Jacutinga-RS, Cidade de imigração italiana no norte do estado
santoangelense no está en línea   Reply With Quote
Old December 1st, 2011, 04:39 PM   #17
Farrapo
.

Quote:
Originally Posted by jguima View Post
Lindinha, parece ser uma cidade tranquila, valeu por nos mostrar Farrapo.
Valeu!

Cruz Alta nem é tão tranqüila assim, é até movimentadinha (claro, pra uma cidade de 60 mil habitantes, heheh).

Quote:
Feito!
Quote:
Lembrei que eu passei uma vez pela rodoviária de Cruz Alta e achei ela muito decadente, acho que isso colaborou pra formar, na época, a opinião de que a cidade não era boa.
Obrigado!

Ah, não dá pra julgar uma cidade pela rodoviária, né... Rodoviária boa é uma exceção. =P

Quote:
Originally Posted by shiroshima View Post
Gostei das cidade.
As construções mais antigas são belíssimas e a maioria está em bom estado de conservação....muito bom!
Valeu!

Quote:
Originally Posted by Mbv-POA View Post
Muuuiittooo bom o thread! Cruz Alta é uma cidade de imóveis lindos, surpreendentemente bem conservados. Incrível como estão bem cuidados, pintados, em uso. Muito legal!

Engraçado que tua introdução no thread me fez lembrar a impressão que eu tive quando conheci a cidade em 2006 ou 2007: a mesma que tu, não esperava nada, apenas uma cidade estagnada e cheia de casas de boa arquitetura, mas mal cuidadas, feias. E me surpreendi positivamente, principalmente com as casas de ótimo gosto, mas tb com os bons prédios, a vida noturna interessante, com bares bem legais, restaurantes bons, ótimos clubes, enfim, a cidade me surpreendeu totalmente.

E olha que ainda tem mais coisa a ser mostrada desta cidade, grande produtora de soja, leite e trigo. Tem uns prédios e casas muito boas num bairro perto do Clube Arranca. E outra: não me lembro de ver pobreza extrema em Cruz Alta; mesmo as casas simples me pareceram bem dignas.

Enfim, show de bola. Ótimo thread!

PS: legal aquele prédio do Exército, com os nomes das batalhas mais importantes que os militares lutaram. Destaque tb para o Colégio, lindo prédio. E as casas, em geral, de muita qualidade.
Muito obrigado!

Vi poucas coisas de mau gosto em Cruz Alta. Acho que isso acaba sendo uma característica de cidades de desenvolvimento mais antigo ("berço"? =P).

Não passei por essa parte perto do Clube Arranca, mas vi que "atrás" da rodoviária tem um número legal de casas novas e de bom nível. Se não são bonitas, ao menos são discretas. E pobreza extrema também não vi em Cruz Alta.

Quote:
Originally Posted by Marcelo Olisa View Post
Ei Farrapo,
Que grata surpresa este seu thread de Cruz Alta! Eu sempre tive curiosidade de ver onde era a casa onde viveu Érico Veríssimo, um dos autores brasileiros mais admiráveis de todos os tempos! E sempre atual também já que agora irão filmar " O Tempo e o Vento" para o cinema.
A cidade é belíssima e as construções estão muito bem conservadas!
Algumas ruas lembraram muito um bairro vizinho ao meu , em BH, o Floresta. Outras têm prédios majestosos e que seriam dignos do centro da cidade de qualquer capital. Enfim, adorei o lugar e as suas fotos também!
Parabéns pelo thread!
OBS: Lá tem alguma estátua ou monumento a Érico Veríssimo ou a alguns de seus personagens?
Valeu!

Não me lembro de ter visto qualquer coisa relacionada ao Érico Veríssimo ou a seus personagens, não (exceto o museu da foto 28).

Quote:
Originally Posted by RVpoa View Post
Uau...que belo acervo tem Cruz Alta, não imaginava tanto e nem com esta variedade de estilos....muito interessante.....destaco a casa da foto 26 com uma entrada super falorizada com aquele arco imponente na fachada e a forma como eles se apropriaram da esquina fazendo um chanfro parcial e criando um balcão ou sacada...adorei ela.....a prefeitura também é belissima, pena aqueles fios porcamente colocados e que nem deveriam estar lá, mas enfim, Brasil. Valeu pelo esforço de enfrentar o calor e compartilhar um pouco de Criz Ata conosco.
Valeu!

O patrimônio arquitetônico de Cruz Alta me surpreendeu também. Tinha uma vaga idéia dele, mas não imaginava que fosse tão grande. Parece até uma cidade da Metade Sul, heheh...

Quote:
Originally Posted by amo_porto View Post
Farrapo tu tira ótimas fotos! Tu consegue fazer com que um thread de uma cidadezinha do interior fique prazeroso de olhar!! Cruz Alta me pareceu adorável. Parabéns!!!
Muito obrigado!

Quote:
Originally Posted by renehass View Post
Ainda não tive o privilégio de conhecer Cruz Alta, e gostei muito do que eu vi.

Cruz Alta é o tipo de cidade que me agrada muito no interior gaúcho, com essas construções de valor arquitetônico riquíssimo que me fazem lembrar muito de Pelotas. Apesar de ficar no noroeste do RS, poderíamos dizer que Cruz Alta fica na metade sul do estado? Sua arquitetura se parece muito com as do municípios da metade sul.

Gostei de ver a casa onde nasceu Érico Veríssimo. Sei que por muitos anos ele trabalho numa farmácia de Cruz Alta. Gostaria de saber se a farmácia (pelo menos o prédio) ainda existe.

Parabéns pelas fotos, Farrapo!
Muito obrigado!

Pelos teus comentários aqui no fórum, tenho certeza de que tu vai gostar de Cruz Alta. Apesar de a cidade lembrar as da Metade Sul, Cruz Alta fica na Metade Norte mesmo (a cidade "mais ao Norte" da Metade Sul, vindo de Santa Maria, é Tupanciretã).

Quote:
Originally Posted by Bonja View Post
Parabéns. Creio ser o "debut" de Cruz Alta no SCC, desde que o acompanho. Fotografaste, inclusive, o comércio de meus parentes. A cidade é bem ajeitada, pena que depende exclusivamente da agricultura. Caso ocorrer uma seca, para tudo!! Tbm tem um dos maiores êxodos populacionais do RS. Falta um atento olhar do governo estadual a toda a esta região.
Valeu!

Olha, eu to há bastante tempo no fórum e acho que esse meu thread é o primeiro de Cruz Alta, sim (até porque é difícil encontrar fotos da cidade). Aliás, talvez por isso eu tenha me surpreendido com Cruz Alta. Sempre antes de viajar pra uma cidade eu faço uma "pesquisa", mas dessa vez não encontrei grande coisa...

Quote:
Originally Posted by h.corleon View Post
Belo presente Farrapo, espero que pro natal venha mais surpresas, tu consegue captar nas fotos o melhor das cidades

Bem, algumas observações minhas... Cruz Alta pode sim ser incluída no perfil dos municípios da metade "sul", porque diferente das típicas cidades do norte, é muito grande em Cruz Alta a presença dos militares, há grandes extensões de terras (o que contribui pra que a cidade tenha um pib per capita acima da média gaúcha). Infelizmente, é uma cidade decadente, teve o maior decréscimo populacional entre as cidades médias do norte. É muito comum das pessoas dali irem pra Santa Maria, Ijuí e até mesmo Panambi pra trabalhar nas indústrias de lá (isso quando não vão pra ainda mais longe).

É muito difícil saber de alguém que saiu de sua cidade pra ir morar em Cruz Alta. Quando o fazem é em decorrência do quartel ou das instituições de ensino superior.

Enfim, tem muita gente pobre sim, talvez não na cidade. A última vez que passei por lá (faz um mês), o ônibus fez um caminho diferente com uma parada extra em Panambi e fiquei chocado com o tamanho do acampamento sem-terra que tem por ali.

De novo, parabéns, Cruz Alta ficou muito bem retratada aqui. Adoro teus threads Farrapo
Muito obrigado!

Não sei se vai rolar mais threads até o Natal. Até lá, não vou mais viajar e tirar fotos em Pelotas é algo que não me inspira muito, digamos assim (até por causa do Street View, que acabou com toda a minha farsa, HAHAH, brinks!). =P

Quote:
Originally Posted by santoangelense View Post
Valeu Farrapo!

Bela Cruz Alta, a "cidade mãe" do noroeste gaúcho.

O patrimônio arquitetônico da cidade é belíssimo e muito bem conservado e aproveitado, serve de exemplo pra outras cidades da região que estão destruimdo seu patrimônio histórico.

Talvez pra quem só passou por Cruz Alta contornando a cidade por suas rodovias a impressão que fica é de pobreza, pois realmente existem muitas vilas nessa região, mas quem entra na cidade e conhece o centro, vê uma cidade bem cuidada e com ótimo nível de vida.

É verdade que sua economia está parada, mas é uma realidade de todo o noroeste e o que esperamos é que essa tendência seja revertida.

Muito obrigado por nos mostrar Farrapo!
Valeu!

Chegando em Cruz Alta por Santa Maria, eu não vi muita pobreza, não. Sei lá, devo estar acostumado com as vilas de Pelotas e de Porto Alegre. =P Btw, depois de ir de ônibus do Rio pra Petrópolis, "pouca coisa" me "choca" atualmente, hahah... =X
Old December 1st, 2011, 04:54 PM   #18
santoangelense
Registered User

santoangelense's Avatar

Likes (Received): 206

Quote:
Originally Posted by Farrapo View Post
Valeu!

Chegando em Cruz Alta por Santa Maria, eu não vi muita pobreza, não. Sei lá, devo estar acostumado com as vilas de Pelotas e de Porto Alegre. =P Btw, depois de ir de ônibus do Rio pra Petrópolis, "pouca coisa" me "choca" atualmente, hahah... =X
É, realmente as vilas da periferia da cidade não podem ser consideradas favelas, são moradias humildes, mas dignas.
Jacutinga-RS, Cidade de imigração italiana no norte do estado
santoangelense no está en línea   Reply With Quote
Old December 1st, 2011, 04:55 PM   #19
Déa_
^.^

Déa_'s Avatar

Oi, Farrapo !

Gostei de ver Cruz Alta ! Parece bem tranquila mesmo... É a cidade natal de um dos meus escritores favoritos, por isso adorei ver a casa dele e tb de saber que é um museu.

Além do mais, suas fotos são sempre ótimas, mesmo com calor...rs

Obrigada por compartilhar !!

bjks

Last edited by Déa_; December 2nd, 2011 at 12:08 AM.
Déa_ no está en línea   Reply With Quote
Old December 1st, 2011, 07:10 PM   #20
ZekaPOA
Registered User

ZekaPOA's Avatar

Likes (Received): 468

Bah, Farrapo, que legais tuas fotos. Estive em Cruz Alta ainda quando criança, nos anos 70, depois nunca mais, nem mesmo fotos eu via.

Casas e casarões bem interessantes, tanto as antigas (muito bem preservadas, por sinal) quanto as mais novas.

Senti falta apenas de uma foto mais aberta, mais panorãmica e geral da cidade, só para ver como anda a verticalização. Naquela época lembro que tinham só uns dois ou três prédios com uns 8 ou 10 andares.
ZekaPOA no está en línea   Reply With Quote

Reply

Tags
brasil, brazil, rio grande do sul

Thread Tools

Posting Rules