|
|
| daily menu » rate the banner | guess the city | one on one |
|
|
|
|
#1 |
|
Registered User
Likes (Received): 0
|
São Luís sobre trilhos - Historia
São Luís, bela, de natureza exuberante e com uma arquitetura colonial indescritível. Já foi uma das cidades mais ricas do país, acompanhando os avanços urbanos da capital (Rio de Janeiro). Uma parte dessa história encontra-se hoje enterrada a poucos centímetros de asfalto pelo centro histórico da capital.
Curtam a criação, o auge e a decadência desse meio de transporte que hoje deixa muita saudade na cidade Patrimônio da Humanidade (UNESCO,1997). Todas as imagens foram retiradas do site: http://www.tramz.com/br/sl/sl.html A primeira linha férrea foi concluída em 1871. Os bondes dessa época se locomoviam por tração animal ou a vapor. Os carros foram comprados de NY. [01] ![]() Imagem da Atual Av. Pedro II. Ao fundo o palácio Episcopal. Nesta área foi fundada a cidade em 1612. [02] ![]() [03] ![]() [04] ![]() [05] ![]() Aqui imagens da década de 40. Hoje ainda é possível ver as linhas sob o asfalto em vários trechos do centro histórico da capital. [06] ![]() [07] ![]() O preço das passagens na década de 60. Alguém se arrisca a calcular quanto seria hoje? [08] ![]() Nas décadas seguintes já é possível ver a decadência do sistema [09] ![]() [10] ![]() [11] ![]() [12] ![]() [13] ![]() [14] ![]() [15] ![]() [16] ![]() [17] ![]() [18] ![]() [19] ![]() Na década de 80 [20] ![]() [21] ![]() Em 1978 a escola Agrícola do Maranhão, atual Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), foi na contramão e restaurou um carro para percorrer 1,34km de linha recém inaugurada dentro do campus. O bonde servia como transporte entre as vias principais da cidade e a cidade universitária. Ainda hoje os trilhos são vistos no campus. [22] ![]() [23] ![]() [24] ![]() [25] ![]() [26] ![]() Em 1983 a linha de bonde foi fechada pela Universidade. Atualmente, como a maioria das cidades brasileiras, São Luís se voltou para o transporte individual e apenas isso. A cidade enfrenta graves problemas de mobilidade urbana mas não se fala em outras alternativas além da construção de novas avenidas. Não diferente das demais cidades brasileiras. O que aconteu com os bondes e trens nas cidades dos srs? Pra terminar, um vídeo do bondinha no Campus da UEMA em 1980: http://www.youtube.com/watch?v=Zt14Wt7Nye4 Last edited by Cuxa; December 2nd, 2011 at 08:33 PM. Reason: numeração das fotos |
|
|
|
|
|
#2 |
|
Registered User
Likes (Received): 29
|
qual a avenida da foto 17?? e onde ficavam essas ruinas da 18 e 19??
e meu deus, havia paisagismo na cidade...
maranhense,ludovicense nascido na rua do Passeio, filho do mangue!Meus olhos pertencem ao boqueirão, meus ouvidos às matracas e pandeirões, o cheiro da tua brisa é dono do meu olfato,tuas águas turvas e areias são meu próprio tato! és tu, minha ilha,meu torrão, minha própria definição! |
|
|
|
|
|
#3 | |
|
Registered User
Likes (Received): 245
|
Quote:
![]() A avenida parece ser a Getúlio Vargas no Monte Castelo, as ruinas parecem ser nesse mesmo trecho na altura da cruz vermelha e viaduto do monte castelo.
|
|
|
|
|
|
|
#4 |
|
Registered User
|
|
|
|
|
|
|
#5 |
|
Ilha do amor
Likes (Received): 58
|
Maravilhoso achado...
|
|
|
|
#6 |
|
Registered User
|
Impressionante os registros, algumas fotos antigas eu já tinha visto, as mais recentes são novidades, parabéns por compartilhar.
|
|
|
|
|
|
#7 |
|
Registered User
|
achei interessante o ar nobre que a getúlio vargas possuia!!!
e também o fato de o bonde chegar até o Filipinho... uma perda!
maranhense,ludovicense nascido na rua do Passeio, filho do mangue!Meus olhos pertencem ao boqueirão, meus ouvidos às matracas e pandeirões, o cheiro da tua brisa é dono do meu olfato,tuas águas turvas e areias são meu próprio tato! és tu, minha ilha,meu torrão, minha própria definição! |
|
|
|
|
|
#8 |
|
Registered User
|
|
|
|
|
|
|
#9 |
|
Registered User
|
são luis seria uma cidade bem mais interessante se não tivesse desfeito dos seus trilhos urbanos - bonde e trem.a expansão dos trilhos de bonde poderia ter progredido até os dias de hoje para chegar a lugares como turu, cohab, cohatrac, forquilha . e o trem poderia ter um ramal até maiobão e cidade operária muito facilmente. Bastaria para isso ter feito as vias rodoviárias respeitando os caminhos dos trilhos. teríamos hj um vlt e trem de superfície.
|
|
|
|
|
#10 | |
|
Registered User
|
Quote:
![]() Isso é verdade, pensaria tbm numa expansão para a área itaqui-bacanga! |
|
|
|
|
|
|
#11 |
|
São Luís do Maranhão
Likes (Received): 106
|
Que relíquias!
São Luís do Maranhão Tb eleita pela FGV uma das melhores cidades p se trabalhar e o estado que mais criou empregos formais em 2008Refinaria Premium US$ 20 bi/ 132 mil empregos|Companhia Siderúrgica do Mearim US$ 4,1 bi/ 20 mil empregos|Estaleiro Naval R$ 300 mi/ 16 mil empregos|Expansão do Complexo do Porto do Itaqui e Vale R$ 6,64 bi|Hidrelétrica de Estreito R$ 3 bi/ 22 mil empregos|Usina Termoelétrica do Maranhão R$ 1 bi|Suzano R$ 2,9 bi/ 6 mil empregos|+4 shops,1 expans,Atacadão e Sams Club!400 torres e 23mil apts em construç só em SLZ |
|
|
|
|
|
#12 |
|
Malvinas Argentinas
Likes (Received): 76
|
Que lindas fotos antigas! Essa paisagem urbana formada pela junçao do bonde com os contruçoes da época, remete a um estágio bem marcante da história do Brasil, ao mesmo tempo que dá uma sensaçao de saudosismo e prazer.
|
|
|
#13 |
|
ego sum ATHEUS
Likes (Received): 71
|
Que interessante! gostei desse thread!...que pena que sucateamos todo nosso sistema de transportes de trens e bondes...
|
|
|
|
|
|
#14 |
|
يعيش الحياة كما لو كانت ي
Likes (Received): 143
|
Eu morria e nao sabia q SLZ era servida por bondes.. Legalll
|
|
|
|
#15 |
|
Registered User
|
|
|
|
|
|
|
#16 |
|
يعيش الحياة كما لو كانت ي
Likes (Received): 143
|
Rapaz teno até vergonha d dizer isso, mas nunca tive a oportunidade de ir no certo historico da ilha
|
|
|
|
#17 |
|
Registered User
|
|
|
|
|
|
|
#18 |
|
Registered User
Likes (Received): 28
|
As vezes fico imaginando porque regredimos tanto no quesito transporte,porque o governo parou de investir em transporte público sobre trilhos...mas o pior é que continua não investindo.Fico mal vendo fotos assim!
|
|
|
|
|
|
#19 |
|
Registered User
|
Muito interessante a história da capital! É uma nostalgia muito forte ao apreciar as fotos!
|
![]() |
| Thread Tools | |
| Display Modes | |
|
|