daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy (aug.2, 2013) | DMCA policy | flipboard magazine

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Gerais > Infraestrutura e Transporte > Infraestrutura e Transporte > Transporte Ferroviário > Transporte Ferroviário - Estado de São Paulo

Reply

Thread Tools
Old December 10th, 2005, 07:17 PM   #1
Osasco Station
Subway, now!

Likes (Received): 0

Linha F: São São Paulo, quanta dor...

Meu Deus, ontem pela primeira vez eu andei na Linha F. O que é aquilo?! Peguei o metrô na República e desci no Brás, daí fui até a plataforma.. o trem era aquele que antes circulava pela linha A, há muito tempo atrás! O povo invadiu o trem, como porcos saindo do chiqueiro... o chão era todo remendado e algumas portas nem fecharam, pois quando o trem saiu, as pessoas iam entrando, pois é muito fácil segurar as portas. Tem gente que faz todo o caminho pendurado... foi naquele momento que eu me dei conta que a distância entre Brás e Tatuapé era eterna.. e o trem ia a uns 20 km/h! Não demorou muito e surgiram os "evangelizadores", que berravam, tentando nos converter por osmose... era torturante ver as estações de metrô do outro lado e nossa composição non-stop, pelo menos mais rápida... dái finalmente chegamos no Tatuapé, onde mais pessoas entraram... o circo estava montado... estávamos como sardinhas enlatadas... daí o trem começou a mudar o caminho, pois iria para Eng. Goulart.. dali para frente tudo seria novo para mim.. infelzmente estava à noite, mas pude ver que ali começava a ver uma região muito densa, confirmando que existe demanda para aquele trecho todo. O que é impressionante é a distância entre as estações, que foram chegando uma a uma. Algumas partes das portas eram seguras por pregos, e nas curvas só nos restava rezar para que o trem não descarrilhasse... lá fora rolava o tráfico, da maneira mais descarada possível.. e o maquinista, herói diário, tinha que esticar a cabeça para fora para poder fechar as portas... desci no Itaim, uma região bem simples, resolvi meus assuntos e voltei... esperei 10 min. pelo trem... e a volta foi mais tranquila, pois o trem estava vazio.. porém eu não me sentia seguro com as pessoas dentro do trem, com as portas entre os vagões todas abertas e com as curvas... felizmente estou vivo para contar... mas sinceramente não via a hora de chegar ao Brás, onde um vereador, coberto de sangue e rodeado de policiais prometia revide.
Osasco Station no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links

Old December 10th, 2005, 09:16 PM   #2
Heilig
How about a magic trick?

Heilig's Avatar

Likes (Received): 70

Ficou foda essa redaçao

Sobre essa linha, a unica vez que a usei, para conhecer, foi na volta de Estudantes. Interessante que a extensao da linha E nao passa uma imagem tao ruim, talvez pelo fato de que so haver habitaçoes mediocres de um lado da linha.

Como sabia para onde estava indo, nao levei diskman nem camera fotografica. Apenas levei os 10 reais do ladrao que felizmente nao apareceu.

Sobre o estouro da boiada, é verdade. Quando voltada o trem de fato ia vazio, pude ate escolher um banco que tinha uma janela semi transparente, onde vc conseguia ver algo atravez dos riscos profundos que os usuarios fazem na janela de plastico. (nem colocam vidros, teriam que ser trocados todos os dias). O trem ia vazio, mas ao chegar no Bras, o "noob" aqui nao percebeu que a mesma composiçao voltaria para Calmon Viana. Resultado: ao tentar sair quase fui atropelado pelos bois. (o macete é esperar o povo entrar e sussegar, so entao tentar sair).

Buracos no chao de fato existem. Uma pena nao ter minha camera fotografica para registrar a incrivel sensaçao de ver os trilhos pelo interior do trem

Minha experiencia foi em jun/2004. Nao quero voltar a usar essa linha ate 2080. Quem sabe ate la estara reformada.

obs: claro que os seguranças da CPTM sao instruidos a nao permitirem fotografias. Imaginem voces fotos desse trilho por de dentro do trem num jornal. Que descaso.
Old December 10th, 2005, 10:05 PM   #3
Baianóide
BAHIA

Baianóide's Avatar

Likes (Received): 32

Que aventura ! A única linha da CPTM quer eu nunca andei foi a F, e pelo que eu ouço relatar e pelo que eu vi parece ser péssima mesmo. Tomara que revitalizem logo.

O Brasil não é uma nação, são várias nações. Autonomia é o caminho. FEDERALISMO DE VERDADE JÁ!
Baianóide no está en línea   Reply With Quote
Old December 10th, 2005, 10:33 PM   #4
BrunoFoca
Registered User

BrunoFoca's Avatar

Likes (Received): 93

Na verdade agora é permitido tirar fotos tanto nas estações do Metrô quanto nas da CPTM, o problema é ter coragem de tirar fotos nas estações da CPTM, na linha F eu não teria, e olha que eu tiro foto em tudo quanto é lugar.
BrunoFoca no está en línea   Reply With Quote
Old December 10th, 2005, 10:46 PM   #5
pdm
Registered User

pdm's Avatar

Likes (Received): 1

Também só usei essa linha uma vez, entre Brás e Tatuapé (onde moro). Eu quase não consegui sair do trem, as pessoas ficavam na frente da porta, enquanto outros tentavam entrar. Eu não gostaria de ter feito isso, mas foi a única saída: Empurrei, dei cotovelada, mas ninguém se importou muito, é como se já estivessem acostumados, como fosse coisa normal. As pessoas só estavam me olhando feio por estar saindo no Tatuapé...
Sou bem mais o Expresso Leste. Como as pessoas mudam (um pouco) de acordo com o ambiente...

Não pretendo voltar a usar essa linha antes das melhorias...
pdm no está en línea   Reply With Quote
Old December 10th, 2005, 11:27 PM   #6
BrunoFoca
Registered User

BrunoFoca's Avatar

Eu lembro quando o Mario Covas colocou o Trêm Espanhol nessa linha e eles foram depredados em menos de um mês, então ele com raiva tirou o Trêm espanhol da linha e colocou os velhos de volta.
Old December 10th, 2005, 11:53 PM   #7
RRC
SP 460 anos

RRC's Avatar

Parabéns!!! usar a pior linha de trem e voltar vivo e integro é uma façanha!!!

Eu nunca andei de trem em SP e se fosse pra andar seria na linha C ou na linha D, para a vila histórica, como ela não vai mais até lá é só na C mesmo...
Old December 10th, 2005, 11:56 PM   #8
RRC
SP 460 anos

RRC's Avatar

Quote:
Originally Posted by BrunoFoca
Eu lembro quando o Mario Covas colocou o Trêm Espanhol nessa linha e eles foram depredados em menos de um mês, então ele com raiva tirou o Trêm espanhol da linha e colocou os velhos de volta.

É verdade, o Covas bem que tentou dar algo digno para esse povo, mas esse tipo de gente realmente não merece. Lembro que 15 dias depois desses novos trens entrarem em funcionamento passou uma reportagem na TV mostrando a "diversão" dos moleques em jogar pedras e quebrar os vidros, sem dizer o povo que não reclamava da música clássica que tocava nos vagões, queriam que fosse Forró!!
Old December 11th, 2005, 02:59 AM   #9
Heilig
How about a magic trick?

Heilig's Avatar

Sobre fotografias na CPTM

Nao sei nao, toda vez que algum segurança me ve fotografando logo pede para eu guardar a camera, diz que nao é permitido, que tenho que pedir autorizacao para alguem na Barra Funda, que leva uma semana e que para fotografar devo estar acompanhado de algum funcionario (censor).

Fotos todos tiramos, mas sem os seguranças perceberem.
Old December 11th, 2005, 03:14 AM   #10
BrunoFoca
Registered User

BrunoFoca's Avatar

Os seguranças da CPTM em sua maioria são terceirizados portanto são muito mal informados, tem um memorando sobre o tema.
Old December 11th, 2005, 03:33 AM   #11
Baianóide
BAHIA

Baianóide's Avatar

Eu acho um absurdo proibirem de tirar fotos de terminais e estações. Se é proibido que indiquem e informem, no Term. Pirituba por exemplo tem placas informando isso.

O Brasil não é uma nação, são várias nações. Autonomia é o caminho. FEDERALISMO DE VERDADE JÁ!
Old December 11th, 2005, 03:39 AM   #12
BrunoFoca
Registered User

BrunoFoca's Avatar

No Terminal Parque Dom Pedro também tem, ai uma vez eu fui na administração perguntar e o cara falou que desde que eu não use o Flash eu posso tirar foto de qualquer coisa que ele não se importa.
Old December 11th, 2005, 04:13 AM   #13
RRC
SP 460 anos

RRC's Avatar

Eu conheço um pessoal que é doido por ônibus, tem coleçãod e fotografias e tal, e estão sempre reclamando do pessoal dos terminais que não deixam tirar fotos lá dentro. A única vez que fui, no Pq Dom Pedro, pedi autorização e foi concedida, mas parece que isso é meio atípico, geralmente não deixam.
Old December 11th, 2005, 05:07 AM   #14
BrunoFoca
Registered User

BrunoFoca's Avatar

Faz assim tira a foto se alguém vier reclamar ou tentar tomar a câmera ou o filme/cartão faça um escândalo e faça-os chamarem a policia depois você faz queixa de Apropriação Indébita ou de danos moral e pronto dai em diante você vai poder tirar foto do que quiser sem que ninguém nunca mais te perturbe. To só brincando viu, mas geralmente se você pedir com jeito eles deixam você fotografar sim, ninguém nunca reclamou comigo.

No metrô os funcionários já foram instruídos a permitir fotos ou filmagens desde que essa não atrapalhe os outros usuários ou a operação do Metrô, tanto que Sexta Feira eu ate fiz umas filmagens e tirei algumas fotos no Metrô (Estação Sé) e ninguém falou nada isso porque tinha dois guardas do Metrô do meu lado.

Vou editar as fotos e colocar no meu tópico.
Old December 11th, 2005, 05:10 AM   #15
Osasco Station
Subway, now!

Quote:
Originally Posted by BrunoFoca
Faz assim tira a foto se alguém vier reclamar ou tentar tomar a câmera ou o filme/cartão faça um escândalo e faça-os chamarem a policia depois você faz queixa de Apropriação Indébita ou de danos moral e pronto dai em diante você vai poder tirar foto do que quiser sem que ninguém nunca mais te perturbe.

No metrô os funcionários já foram instruídos a permitir fotos ou filmagens desde que essa não atrapalhe os outros usuários ou a operação do Metrô.
As estações não são públicas, qual o problema de tirar foto? Eh uma frescura sem limites..
Old December 11th, 2005, 05:19 AM   #16
BrunoFoca
Registered User

BrunoFoca's Avatar

Primeiro é a grande frescura que existe, 2° é que as estações do Metrô são propriedades da Companhia Metropolitano de São Paulo vulgo Metrô, apesar de ser uma empresa estatal ela têm autonomia do governo para tomar decisões, portanto se de uma hora para outra eles quiserem proibir o acesso de pessoa usando roupas laranja ninguém pode impedir visto que dentro do Metrô você está em uma área privada pertencente a Cia Metropolitano.

Por isso também que o Metrô têm delegacia e corpo policial proprio, porque para todos os efeitos lá dentro é uma empresa, empresa essa com uma das maiores áreas construidas do mundo +-1.200.000.000m².
Old December 11th, 2005, 05:45 AM   #17
Baianóide
BAHIA

Baianóide's Avatar

Mas se é uma empresa estatal é do povo.

Old December 11th, 2005, 07:44 AM   #18
Heilig
How about a magic trick?

Heilig's Avatar

parece que o direito de imagem nao é publico.

mas isso me parece muito mais uma tentativa de esconder um trabalho sujo como o que ocorre na linha F.
Old December 11th, 2005, 08:18 AM   #19
Osasco Station
Subway, now!

heeheh, e aquelas coisas pra vc se segurar, deveriam se chamar "apoio de bêbado".
Old December 11th, 2005, 03:08 PM   #20
Marcio4Ever
Ohh Yeah!

Marcio4Ever's Avatar

Likes (Received): 146

Que coisa !!!

Friedrich Nietzsche
Marcio4Ever no está en línea   Reply With Quote

Reply

Thread Tools

Posting Rules