daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy (aug.2, 2013) | DMCA policy | flipboard magazine

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Regionais > Centro - Oeste

Centro - Oeste Distrito Federal, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás

Closed Thread

Thread Tools
Old December 11th, 2005, 10:38 PM   #1
Corumbaiano87
Resistered User

Likes (Received): 0

Corumbá-MS >Pesado, 90 fotos<

Fotos de Corumbá, Mato Grosso do Sul, cidade em que morei quase toda minha vida. Me considero corumbaense de coração, por isso o nick "corumbaiano". Dados: Corumbá tem 100 mil habitantes (projeção do IBGE para julho de 2005), foi fundada em 21 de setembro de 1778, chegou em meados do século XIX a ser o segundo maior porto fluvial da América Latina em movimento, tendo 14 agências de bancos internacionais e a décima quarta agência do Banco do Brasil em todo o país. Depois desse apogeu econômico, a cidade entrou em decadência, hoje sofre com a falta de perspectivas de desenvolvimento e ganhou (má) fama nacional como um corredor de drogas. Corumbá também é conhecida como "Capital do Pantanal" e Cidade Branca, por causa da cor de suas terras, brancas por causa do calcário.

Fotos de Corumbá tiradas em agosto de 2005

Essas foram tiradas no mirante do Morro de São Felipe

Eu morava nessa parte da cidade, a oeste do centro.

Cristo Rei do Pantanal

Aeroporto de Corumbá com a cidade boliviana de Puerto Suarez ao fundo. Corumbá fica na fronteira com a Bolívia. É possível chegar lá com 15 min de carro.

Centro. Ao fundo, o Rio Paraguai e a imensidão do Pantanal.

Região de recente urbanização da cidade, onde fica Nova Corumbá e outros bairros mais humildes

Maciço do Urucum, com grandes jazidas de ferro e manganês. Fica a 20km de Corumbá

Avenida 14 de Março em Ladário, cidade de 15 mil habitantes conurbada com Corumbá.

Entrada do 6º Distrito Naval da Marinha do Brasil em Ladário

Rio Paraguai em Ladário. Em alguns locais é possível ver montanhas a mais de 100km de distância

Fábrica do Cimento Itaú em Corumbá, que se beneficia do calcário encontrado na região

Avenida Rio Branco, que liga Corumbá a Ladário

Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, campus de Corumbá

Típica rua de paralelepídeos corumbaense

Igreja de Nossa Senhora Auxiliadora

Praça da Independência com máquina de calçar ruas antiga. O prédio amarelo é o Galeria Pantanal, o mais de Corumbá com 15 andares.

Rua Dom Aquino

Rua 15 de Novembro

Rua Frei Mariano

Rua 15 de novo

Rua 13 de Junho com o Edifício Cidade de Corumbá ao fundo, o prédio mais "moderno" e recente da cidade.

Rua 7 de Setembro

Rua Dom Aquino - para ir a Bolívia, basta ir reto

Dom Aquino em outro ponto

Viação Canarinho, o coletivo corumbaense. Esse ônibus faz a linha Fronteira - pagando um passe de R$1,80 você pode ir ao lado brasileiro da fronteira e de lá seguir a pé para a Bolívia

Instituto Luís Albuquerque (ILA), atualmente biblioteca

Igreja Matriz

Capitania Fluvial do Pantanal da Marinha do Brasil

Rua Delamare, no centro

Ladeira que dá acesso ao porto e a parte baixa da cidade

Casario do porto, onde ficavam os estabelecimentos comerciais da época de ouro de Corumbá

Prédio do Wanderley Baís e Companhia

Barcos de turismo no Porto Geral

Palmeiras centenárias na Avenida General Rondon

"Point" de Corumbá - a Avenida

Captação de água da Sanesul, cartão postal da cidade

Prédios vistos da Praça Generoso Ponce

Pantanal visto da praça

Orelhão

Aeroporto Internacional de Corumbá

Fokker 100 da TAM que faz a rota Corumbá - Campo Grande - Brasília de segunda a sexta

Imagem aérea de Corumbá em exposição dentro do aeroporto. Rio Paraguai em primeiro plano, Urucum ao fundo.

Fotos tiradas agora em Dezembro de 2005

O prédio onde eu morava - não vamos discutir a arquitetura dele

Esse prédio é de 1898

Corumbaense Futebol Clube

A curva do Rio e as longínquas montanhas

Escadaria da 15, dá acesso ao porto

Rua Cuiabá

Corumbaiano87 no está en línea  

Sponsored Links

Old December 11th, 2005, 10:42 PM   #2
EricoWilliams
Annoying Moderator

EricoWilliams's Avatar

EEEEEEEEEEEEEEEEEEEeeeeeeeeeeeeee Primeirão! Cidadezinha interessante, qualquer dia vou aí conhever, hehe

Pra quem não sabe, morei 8 anos aí!
EricoWilliams no está en línea  
Old December 12th, 2005, 12:57 AM   #3
paroara
papachibé

paroara's Avatar

Muito bonita Corumbá. Parece ser uma cidade bem tranquila e organizada. O que eu mais gostei foi da parte histórica, não sabia que a cidade possuia tantos edifícios antigos. O entorno natural também é maravilhoso, ter o pantanal de vizinho e um privilégio.
paroara no está en línea  
Old December 12th, 2005, 12:59 AM   #4
jr-roberto
Registered User

Likes (Received): 4

Adorei essas fotos de Corumbá! É uma das cidades do estado que menos conheço, devo ter ido aí umas 4 vezes só e a última foi em 2001. O patrimônio histórico passou por alguma reforma nesses últimos anos? Porque da última vez que estive aí muitos casarões estavam bem castigados. Nessas fotos Corumbá está bem mais bonita que eu me lembrava. Gosto muito daí, uma pena uma cidade que já foi o maior centro econômico de todo antigo do estado do Mato Grosso esteja estagnada. A estrada de ferro que trouxe o progresso para Campo Grande acabou com os dias de ouro de Corumbá. Eu torço para que o projeto do pólo gás-químico prometido pelo governo do estado e pela Petrobrás saia logo do papel, será uma ótima oportunidade de ver Corumbá se desenvolvendo novamente, mesmo que ainda seja muito importante na economia de Mato Grosso do Sul. Para quem ainda não conhece, Corumbá possui o maior rebanho de gado do estado e possui uma das maiores jazidas de ferro do Brasil no Maciço do Urucum, além de toda exuberância do Pantanal.
jr-roberto no está en línea  
Old December 12th, 2005, 01:29 AM   #5
EricoWilliams
Annoying Moderator

EricoWilliams's Avatar

Quote:
Originally Posted by jr-roberto
Adorei essas fotos de Corumbá! É uma das cidades do estado que menos conheço, devo ter ido aí umas 4 vezes só e a última foi em 2001. O patrimônio histórico passou por alguma reforma nesses últimos anos? Porque da última vez que estive aí muitos casarões estavam bem castigados. Nessas fotos Corumbá está bem mais bonita que eu me lembrava. Gosto muito daí, uma pena uma cidade que já foi o maior centro econômico de todo antigo do estado do Mato Grosso esteja estagnada. A estrada de ferro que trouxe o progresso para Campo Grande acabou com os dias de ouro de Corumbá. Eu torço para que o projeto do pólo gás-químico prometido pelo governo do estado e pela Petrobrás saia logo do papel, será uma ótima oportunidade de ver Corumbá se desenvolvendo novamente, mesmo que ainda seja muito importante na economia de Mato Grosso do Sul. Para quem ainda não conhece, Corumbá possui o maior rebanho de gado do estado e possui uma das maiores jazidas de ferro do Brasil no Maciço do Urucum, além de toda exuberância do Pantanal.

Algumas informações extras(como já disse anteriormenente, já morei lá):

Os principais prédios do patrimonio histórico foram reformados, a idéia é reformar todos e usá-los como pontos comerciais, hotéis, cafés e lan houses.
Exatamente, sucesso de um fracasso de outro, a estrada de ferro desviou o comércio de corumbá para campo grande.
O PIB de corumbá é o segundo maior do estado, ganhando inclusive de Dourados que é a segunda maior cidade. Esse dinheiro é gerado pelos royalties do gás, que infelizmente ficam com o governo do estado, e corumbá fica sem nada.
O maciço do urucum é a maior jazida de minério de ferro do mundo, visitei a mineradora ano passado num morro a 900 metros de altitude(enquanto chega aos 40 graus em corumba, no topo desse morro fazem 15).
Quanto ao Pantanal, só falta ser mais explorado pelo turismo. O turismo na cidade é decadente
Old December 12th, 2005, 03:31 AM   #6
jr-roberto
Registered User

ótimas informações ericomartins, já tinha ouvido falar q o maciço do urucum é a maior reserva de ferro do Brasil, mas do mundo não sabia. Em produção acho q é a 3ª. Qaunto a diferença de temperatura ela deve ser bem grande mesmo, no urucum está o ponto culminante do estado, não estou certo quanto à altitude, mas no google earth jah achei até 1030 mts. No inverno deve ter uns dias gelados lá, a imagem q tem do google earth é essa:

Old December 12th, 2005, 03:36 AM   #7
Corumbaiano87
Resistered User

É, definitivamente Corumbá precisa de um reavivamento econômico que traga umas indústrias pra cá que gere mais postos de trabalho por aqui. A falta de emprego combinada com a facilidade de se achar drogas faz com que a cidade seja muito mais violenta do que deveria ser pro tamanho dela. Acho bom também banir ou reduzir bastante o turismo sexual que tem aqui... nossa, a quantidade de zonas que tem pela cidade não é pouca... auhuahau. Corumbá é uma cidade que tem tudo pra dar certo, basta os governos municipais e estaduais se esforçarem numa parceria a longo prazo, mas como se no Brasil o que importa pra um político é o mandato atual dele e mais nada?
Old December 12th, 2005, 04:05 AM   #8
EricoWilliams
Annoying Moderator

EricoWilliams's Avatar

Quote:
ótimas informações ericomartins, já tinha ouvido falar q o maciço do urucum é a maior reserva de ferro do Brasil, mas do mundo não sabia. Em produção acho q é a 3ª. Qaunto a diferença de temperatura ela deve ser bem grande mesmo, no urucum está o ponto culminante do estado, não estou certo quanto à altitude, mas no google earth jah achei até 1030 mts. No inverno deve ter uns dias gelados lá, a imagem q tem do google earth é essa:

Boa imagem jr-roberto, dá pra passar mais algumas informações sobre a mina:

Como é bem visivel, a exploração é feita a céu aberto(por isso o estrago feito no morro), há também exploração da mina no subsolo(não pude entrar porque é proibida). Mas a grande reserva não é esse morro, e sim o que está embaixo dele, a tendencia é abrir um buraco no chão e quando a reserva for esgotada(há previsão de que dure mais de 100 anos) só sobrará um buraco que provavelmente virará um lago.

Existe também preocupação ambiental da Vale do rio doce(empresa que lá opera), as áreas degradas são recuperadas e tão logo foram tratadas voltam a ter cobertura vegetal!

Essa mina é um exemplo de eficiencia em pleno interior do mato grosso do sul!

O minério retirado é escoado por duas maneiras: de caminhão até corumbá de onde é embarcado nas chatas que mandam para o mercado externo(sobretudo china) e por trem, que leva o minério até são paulo, de lá ele pode ser escoado por santos ou aproveitado para produção local. Ufa!
Old December 12th, 2005, 05:25 AM   #9
jr-roberto
Registered User

Por isso o pólo minero-siderúrgico TEM q sair do papel, pra agregar valor nessa riqueza, hoje o minério sai em estado bruto a preço de banana. O governador só promete e depois da crise na Bolívia tudo ficou ainda pior. Curiosidade: vc chegou a trabalhar lá?
Old December 12th, 2005, 06:23 AM   #10
EricoWilliams
Annoying Moderator

EricoWilliams's Avatar

Quote:
Por isso o pólo minero-siderúrgico TEM q sair do papel, pra agregar valor nessa riqueza, hoje o minério sai em estado bruto a preço de banana. O governador só promete e depois da crise na Bolívia tudo ficou ainda pior. Curiosidade: vc chegou a trabalhar lá?

Não não, quem me dera trabalhar lá! A vale é uma das melhores empresas pra se trabalhar, A maioria vem de fora, não há mão de obra qualificada nativa de corumbá. Eu mesmo não moro mais lá porque estou fazendo faculdade. Quando eu visitei a mina foi em uma excursão escolar que levou mais de 1 ano de negociação até ser conseguida. Foram tantas informações conseguidas devido a enorme curiosidade da turma! Um entrave ao desenvolvimento da cidade são as 1001 questões ambientais, o caso mais recente foi o das usinas de alcool.
As leis brasileiras estão atrapalhando, basta ir a bolivia, e mesmo sendo o pais mais pobre da américa do sul, ver a usina termelétrica em estado adiantado sendo erguida do lado boliviano(se é que já não foi entregue).

Resta a nós torcer para que haja um minimo de senso com aquela região, pois os salários são péssimo e a cidade vive uma má fase!
Old December 12th, 2005, 01:42 PM   #11
Fernando
Registered User

Likes (Received): 382

Ae corumbaiano! Corumbá como nunca tinha visto, inéditas! Bonita a avenida ladeada pelas palmeiras. Fotos interessantes e muito boas.
Fernando no está en línea  
Old December 12th, 2005, 03:22 PM   #12
Bruhno BSB
Proud to be Brazilian!

Bruhno BSB's Avatar

Likes (Received): 7

Valeu, corumbaiano!! Eu tinha muita curiosidade de ver fotos dessa cidade!!
Old December 12th, 2005, 06:50 PM   #13
Fabio
Go Habs! Go!

Fabio's Avatar

Likes (Received): 11

muito 10 as fotos e a cidade é parece bem melhor do que eu imaginava.
vlw

Old December 14th, 2005, 02:57 AM   #14
Corumbaiano87
Resistered User

Fotos da cidade de Puerto Quijarro, Bolívia, cidade vizinha a Corumbá.

Old December 14th, 2005, 03:08 PM   #15
Fernando
Registered User

Quote:
Originally Posted by Corumbaiano87
Fotos da cidade de Puerto Quijarro, Bolívia, cidade vizinha a Corumbá.

Essa Puerto Quijarro, Deus me livre, o que é aquilo??
Old December 14th, 2005, 07:05 PM   #16
EricoWilliams
Annoying Moderator

EricoWilliams's Avatar

Quote:
Originally Posted by Fernando
Essa Puerto Quijarro, Deus me livre, o que é aquilo??

Hehe, isso é o que se tem a 4 Km de corumbá! A Bolivia é o país mais pobre da América do Sul. De certo modo, os bolivianos tem uma inveja do Brasil, nós vivemos reclamando do nosso país, mas é só visitar a Bolivia que a cruzar a fronteira de volta ao Brasil, damos graças do lugar em que vivemos!!!
Old December 14th, 2005, 09:31 PM   #17
jr-roberto
Registered User

hehe, Puerto Quijarro não é um lugar agaradável mesmo...
Old December 15th, 2005, 12:34 AM   #18
EricoWilliams
Annoying Moderator

EricoWilliams's Avatar

Quote:
hehe, Puerto Quijarro não é um lugar agaradável mesmo...

Definitivamente, NÃO!
Old December 15th, 2005, 01:25 AM   #19
Fernando
Registered User

Algumas fotos de Corumbá que achei na net. Ela não lembra Assunção, PY?

Old December 15th, 2005, 02:14 AM   #20
jr-roberto
Registered User

Não conheço Assunção, de paraguai só Pedro Juan Cab. mesmo.

Uma coisa que estranho em Corumbá é o fato de as árvores não estarem nas calçadas.

Closed Thread

Thread Tools

Posting Rules