|
|
| daily menu » rate the banner | guess the city | one on one |
|
|||||||
| Sudeste Espírito Santo, Minas Gerais e Rio de Janeiro |
![]() |
|
|
Thread Tools | Display Modes |
|
|
|
|
#1 | |||
|
.
Likes (Received): 459
|
Lugares inéditos do centrão de BH - Minhas
ARRISQUEI MINHA VIDA NO CENTRÃO, POR ISSO COMENTEM HEHEHEH
Exageros à parte, esta semana aproveitei uma ida rápida à minha faculdade, no centrão de BH, para tirar umas fotos. Verão aqui em BH é foda, se faz sol, logo "evapora tudo", nubla e começa a chover. Cansado de esperar o dia ideal, fui tirar com o tempo meio fechado mesmo... As fotos não ficaram muito boas, a falta de luz as deixou escuras, acinzentadas, granuladas e, além disso, eu não me sinto nada à vontade tirando fotos no centrão, é muita muita gente ao redor, muita confusão, ainda mais durante época de Natal, fica cheio de pilantras. Então tirava a câmera da mochila, fazia a foto em 3 segundos e já guardava. Por isso, não é um thread pra vcs acharem o centro de BH "lindo", mas para conhecerem mesmo, já que é uma área não muito vista aqui. Ficou meio pesadão, mas não queria dividir em dois threads. Assim que passar para a segunda página de comentários, vou editar e passar metade das fotos pra outra página. Por enquanto, fica assim... Vou comentar bastante cada foto, para quem estiver esperando as fotos abrirem ficar lendo e, tb, pq, como falei, é mais para vocês conhecerem mesmo! Tenham paciência para as fotos abrirem. ![]() No começo tem mto prédio anos 50 a 70, mas depois tem alguns mais clássicos, que valem a pena.Centro de Belo Horizonte Está passando por um grande processo de revitalização, muitas restaurações e muitas intervenções urbanísticas. Vcs vão reparar! Mapa - os pontos vermelhos são os locais que tirei fotos, quase tudo concentrado em alguns quarteirões ao redor da Avenida Afonso Pena. ![]() TENTEM LER OS COMENTÁRIOS ANTES DAS FOTOS, ELES EXPLICAM MUITA COISA, EXPLICAM O CENTRO... 01 - Começo na Igreja São José desde o edifício Acaiaca. Essa Igreja foi inaugurada em 1906, as escadarias dão para a Afonso Pena ![]() 02 - Castelinho e outro prédio na Avenida Afonso Pena, que foi recentemente restaurado ![]() 03 - Modernista ![]() 04 - Anos 50 ![]() 05 - Edifício Walmap ![]() 06 - Década de 1940, acho uma gracinha hehehe ![]() 07 - A entrada estilosa ![]() 08 - Banco Do Brasil, projetado por Raffaelo Berti, de 1949 ![]() 09 - A entrada do Walmap, linda, com esses gradis e granito. Bem estilosa. A moçoila se achou, pensou que eu estava tirando foto dela ![]() ![]() 10 - Rua Rio de Janeiro. Foi recentemente revitalizada, é esse o padrão que estão fazendo em BH, já fizeram em uns 10 a 15 quarteirões, nas esquinas o asfalto vira esses bloquinhos, elevados à altura do passeio. A pintura que fizeram nos prédios atrás detonou-os ![]() 11 - Praça Sete - vista de uma galeria ![]() 12 - Ed. Mariana (década de 1930!) ![]() 13 - Esses dois juntos são muito imponentes, esse da escultura, Clemente Faria, é de 1950! O negro dos anos 80. ![]() 14 - Foto meio meia boca, mas acho todos os prédios que aparecem interessantes. Reparem. ![]() 15 - Art-Deco muito comum no centrão ![]() 16 - Hotelzinho na Rua São Paulo com Carijós. Reparem no calçamento padronizado das intervenções! A faixa amarela avisa os cegos que chegou a esquina, vc pisa e sente as bolinhas no pé. ![]() 17 - Carijós. Delimitação do estacionamento com piso diferenciado ![]() 18 - Outro decó mais surrado ![]() 19 - Rua Curitiba com Carijós - aí é uma área BEM centrão mesmo, não é nem o centro arrumado... E deram um "banho urbanístico"! ![]() 20 - faixa de pedestres mosaico heheh Bem legal ![]() 21 - Avenida Amazonas, edifício Lutélia, bem abandonado, com edifício Bemge do Niemeyer, recém restaurado, ao fundo. ![]() 22 - Entrada do Shopping Cidade. Era para mostrar o conjunto de prédios todos recém-pintados, mas ficou mto claro ![]() 23 - Do conjunto da Igreja São José. Acho lindo, os tijolinhos ![]() 24 - A torre prateada da Igreja e parte do Acaiaca ![]() 25 - Detalhe da entrada ![]() 26 - Gradis laterais da São José. Meio mal cuidado, mas acho bonito eles acompanhando a declividade. A Igreja e seu conjunto ocupam quase 1 quarteirão inteiro, só um pedacinho eles venderam e fizeram um prédio tosco de 4 andares ![]() 27 - Edifício Acaiaca visto da São José, acho esse prédio muito interessante. Esses índios na fachada e as "tochas" de vidro no topo. É de 1943. ![]() 28 - Uma das duas enormes caras de índio, que miram a Avenida AP. Uma marca do centrão de BH ![]() 29 - Edifício Sulacap e Sulamérica, um dos ícones art-decó de BH, meio abandonadaço ![]() 30 - Esse prédio atrás do Acaiaca vai virar uma secretaria da PBH, estão reformando ![]() 31 - Mais uma da Igreja São José. As escadarias sempre com mta gente. Tão colocando luzes de Natal ![]() 32 - Aqui moram os padres ![]() 33 - Um dos quatro quarteirões fechados que chamamos de "Praça Sete". Remodelado em 2004 ![]() 34 - Luminárias novas e a sede do Banco Mercantil do Brasil atrás ![]() 35 - O famoso Pirulito / Obelisco da Praça Sete, com o Bemge e mais um prédio começando a ser restaurado ![]() 36 - Edifício Clemente Faria. Acho esse monumento suspenso um charme ![]() 37 - Ele e o Dona Júnia Nunes Guerra, da década de 80, uma das construções mais recentes do centro! ![]() 38 - Antiga sede do Bemge (Banco do Estado de Minas Gerais) hoje PSIU. Posto de Seviços Integrados Urbanos (tipo, tirar documentos) ![]() Quote:
sede do Unibanco ![]() 40 - Interior do IMS. Não sei se podia tirar fotos, entao ficaram meio "rapidinhas" ![]() 41 - O lugar é bem lindo, mas com minha câmera e tirando rápido sai ruim hehehe ![]() 42 ![]() 43 - É um prédio pequeno, mas que acho super elegante ![]() 44 - A fileira, com o Acaiaca e o Sulacap-Sulamérica ![]() 45 - O prédio atrás do Acaiaca, acho mto legal esse volume à frente ![]() 46 - Um conjunto de prédios antigos, que eu acho "massivo" na AP. O do meio tá restaurando, espero que pintem a empena! ![]() 47 - Esse é um dos que aparece nas primeiras fotos, com parede em pó-de-pedra. Foi restaurado este ano. Repararam que todas as placas estão discretas? ![]() 48 - Sulacap Sulamérica, volumetria q eu adoro. Esses blocos baixos alinhados à avenida, os dois mais altos a 45º, as janelas duplas no último andar. Acho mto legal, mas está bem detonado. ![]() 49 - Hotel Othon e um comercial recentemente restaurado ![]() 50 - Uma Igreja espremida entre os prédios ![]() 51 - Sulacap-Sulamérica e Acaiaca atrás ![]() 52 - A Prefeitura de BH, está sendo restaurada, tiraram a tinta e refizeram o "pó-de-pedra" ![]() 53 - O detalhe que mais gosto, essa lateral ![]() 54 - A Art-decozérrima torre do relógio ![]() 55 - A entrada, com essas colunas direto na calçada, acho lindo. O detalhe ao fundo mostro na próxima foto ![]() 56 - Acho muito, muito legal! É um tipo de escultura mais "bruta", reta, diferente das que tem em prédios mais clássicos ![]() 57 - E aqui o brasão da república todo "decózado" tb ![]() 58 - Rua da Bahia. Parc Royal. Foi restaurado e virou banco faz uns 4 anos ![]() 59 - Eu gosto deste prédio hehe ![]() 60 - Um hotelzinho recentemente restaurado (gosto desse mármore no térreo). O prédio roxo atrás é legal, ao vivo, as janelonas e a entrada com mármore! Pracinha simpática. ![]() 61 - Ah, adoro esse aqui também! Essas janelas de quina. Recentemente restaurado. ![]() 62 - Antigo Conselho Deliberativo e Museu de Mineralogia. Hoje Centro Cultural de Belo Horizonte. ![]() 63 - É um dos meus prédios favoritos em BH, acho ele MUITO marcante, tem um estilo muito muito incomum no Brasil, o manuelino. ![]() 64 - A entrada ![]() 65 - Lateral... Linda, fantasmagórica ![]() 66 - Visto de trás... Também lindo, a verticalidade se destaca mais ![]() 67 - A última... é que AMO esse prédio!!! E ele quase foi demolido na década de 70!!! ![]() ![]() Quote:
68 - Antigo Cine Guarani. Hj algo da polícia, mas há um projeto de virar Museu Inimá de Paula ![]() 69 - O teatrinho de arena na frente, há um quarteirão fechado. No monumento, uma frase de Pedro Nava "A minha vida é essa, subir Bahia, descer Floresta". Bahia é essa rua, que começa próxima ao bairro Floresta. A menina tá quase tirando a roupa hahaha ![]() 70 - Mais um residencial do centrão passando por reformas, bem nesse lugar ![]() 71 - Mais uma do ex-Cine Guarani ![]() Quote:
![]() 73 - Prédios antigos relativamente bem conservados, nos arredores ![]() 74 - Faculdade de Direito da UFMG, deram uma boa restaurada recentemente. ![]() 75 - Todo esse conjunto é da Direito UFMG. ![]() 76 - Um prédio tipo anos 50, também restaurado este ano! ![]() 77 - Gosto desses primeiros andares. ![]() 78 - Uma típica rua da parte boa do centro de BH, onde tá cheio de cartórios, tribunal, consultórios. Asfalto bom, faixas bem pintadas, prédios relativamente bem conservados, árvores, e nada de camelôs (camelôs NÃO tem no centro TODO). ![]() 79 - Automóvel Club - Ainda hoje um restaurante fino e salão de recepções sofisticado. Avenida Afonso Pena ![]() 80 - ![]() 81 - Tribunal de Justiça. AP ![]() 82 - TJ e AC. ![]() 83 - ![]() 84 - Ministério Público e a PBH atrás ![]() 85 - As colunas do imponente Ed. Banlavoura, o antigo Banco Real. ![]() 85 - As árvores do Parque Municipal, se extende por uns 500 metros lineares na Afonso Pena. Um trânsito de louco, esse dia!!! ![]() 86 - O Conservatório Mineiro de Música, da década de 1920, ainda hoje escola de música da UFMG. Nesse jardim, eles deixam uma caixa de som tocando música clássica durante alguns horários, como no almoço, assim vc passa na frente e fica aquela música linda, um ambiente mto diferente, parece que a música tá saindo de lá de dentro. ![]() 87 - De frentão ![]() 88 - A fachada do Palácio das Artes, principal centro cultural de BH. 4 teatros, sendo 1 o maior da cidade, 4 galerias, 1 cinema, café, livraria, loja de artesanato. Esse prédio da direita, mais um restaurado este ano! É lindo visto no outro ângulo, aí tá meio de costas! ![]() 89 - Interior do Palácio das Artes. Bilheteria e atrás do vidro, o foyer do Grande Teatro. Mármore e banco! ![]() 90 - Cafeteria piso inferior ![]() 91 - Os jardins, mta gente fica aqui lendo ou descansando! Acima, a área envidraçada, é o interior que mostrei, foto 89. ![]() 92 - A outra lateral dá para o Parque Municipal, aqui o jardim do palácio mescla com o parque. Aqui, outra coisa legal... AS janelas de onde treina a Orquestra Sinfônica dão para aqui!! O dia inteiro vc ouve violinos, trompetes, tudo... É demais... ![]() 93 - Parque Municipal Américo Renné Gianetti, quem sabe um dia, com uma escolta, tiro fotos lá dentro? hahahahaa É muito lindo, mantém o paisagismo feito na década de 1890. Dessa área se ouve a orquestra ![]() ![]() 94 - Uma das galerias ![]() 95 - O balcão da cafeteria e a bilheteria do cinema de arte Humberto Mauro, na esquerda. ![]() 96 - Uma escada que acho linda e algumas obras de arte expostas atrás ![]() 97 - Escultura suspensa próxima ao foyer do Grande Teatro... Muito elegante! ![]() 98 - A bilheteria/entrada com muito vidro e luz natural, é linda ![]() 99 - A bilheteria propriamente dita ![]() 100 - Todas essas fotos foram tiradas sentadas no mesmo banco... Aqui virando mais para a esquerda, a Afonso Pena ao fundo. ![]() 101 - O foyer do Grande Teatro, escada super niemeyeriana ![]() 102 - O Instituto de Educação, um dos colégios estaduais mais tradicionais da cidade. ![]() 103 - Nessa mesma esquina, virei pra direita, e fica a sede da Arcelor - Belgo Mineira, uma das maiores empresas sediadas em Minas... E usando um prédio super "setenteiro" ![]() 104 - Tem tanta árvore na frente do IE, que não dá para tirar fotos da fachada... Aqui consegue, bem de lado, pegar a parte esquerda e o centro. Ainda tem a parte direita, de mesma extensão, que não aparece. ![]() 105 - A imponente entrada com escadaria (ahhhh escadarias )![]() 106 - Mais de ladinho hehe ![]() 107 - Tem um interior bonito ![]() 108 - Mas meio mal cuidado, fora esse salão aqui ![]() 109 - Aqui já aparece ao fundo fundos dos prédios modernos da Praça Tiradentes. O centrão de BH é colado nos melhores bairros da cidade - Funcionários, Savassi e Lourdes. ![]() 110 - Do IE, vendo o Seculus ![]() 111 Sou fã dessa parte que avança para fora ![]() 112 - Da mesma calçada, a Afonso Pena, aqui acaba o centrão, ao fundo Funcionários e a Zona Sul. E a serra, claro! ![]() COMENTEM
=) Last edited by Bruno BHZ; April 13th, 2011 at 04:55 AM. |
|||
|
|
|
|
|
#2 |
|
Registered User
Likes (Received): 1
|
Parabéns!! Tinha a impressão de que o centrão de BH era mais sujo.
SE for sujo você fez um bom trabalho escondendo a sujeira!! Gostei de ver o art-deco de BH, a presença é marcante!! Assim como os edificios mais antigos.
|
|
|
#3 |
|
Tôma-te! Eu acho é pouco!
Likes (Received): 0
|
Muito bom o trabalho!!!
Ótima sequencia!! Eu sempre achei essas ruas de BH muito charmosas, desde a primeira vez que as vi. Dá muita saudade. Parabéns!
|
|
|
#4 | |
|
.
|
Quote:
![]() Já esteve ou morou aqui?
|
|
|
|
#5 |
|
Tôma-te! Eu acho é pouco!
|
|
|
|
#6 |
|
GoldMember
|
Ficou otimo, Bruno.
E parece que conseguiram dar uma jeito nos pixadores. A limpeza da cidade parece ter melhorado muito nos ultimos tempos. |
|
|
|
|
|
#7 | |
|
.
|
Quote:
O centro de BH e a orla da Pampulha são duas regiões que melhoraram muuuuito em termos de limpeza. Já a Zona Sul acho que deu uma decaída e o resto da cidade, ficou na mesma... Homogeneizou um pouco hehehe Pode parecer exagero, mas nessa região onde tirei as fotos, eu até acho que elas parecem mais limpas ao vivo! Eu achei que essas fotos meio escuras aqui deixaram um aspecto sujo, como na foto 46, que na verdade é um lugar que está bom! Essa parte está muito bem cuidada mesmo (para centro, com o fluxo de gente que tem). Várias ruas e pracinhas foram reformadas nos últimos anos, colocaram esses bloquinhos nas esquinas, que mostrei em algumas fotos. Um novo código da cidade começou a multar, faz uns 4 anos, prédios mal conservados. Obrigam a reforma! E esse código tb reduziu o tamanho de placas. A parte boa do centro de BH está bem boa mesmo! Essas partes das fotos 10 e 19 já são, inclusive, a "pior metade" do centro. E ficaram bem OK com as reformas. Mas, claro, ainda tem uns pedaçoes beeem abandonados, mas hj é a menor parte do centro. Está tudo sem camelô e as reformas continuam.
|
|
|
|
#8 | |||
|
.
|
Mais uma vez, obrigado a todos
![]() Alguns comentários: Quote:
Pois é, o fato de BH ser planejada ajudou nisso, o centro foi todo desenhado com ruas largas e mesmo em áreas com prédios colados e mal cuidados, ao menos continua relativamente arejado. Em 2004 retiraram todos os camelôs das ruas, o que para mim foi a coisa mais significativa que aconteceu por ali nos últimos 50 anos! Quote:
O Acaiaca é muito marcante, está tombado, sim. Às vezes dão umas limpadas nele, mas ainda acho que o exploram muito pouco. Existem holofotes que deveriam iluminar o rosto dos índios, mas estão apagados há anos. Uma única vez, à noite, vi essas "colunas" de vidro dos últimos andares, que abrigam escadas, com as luzes internas todas acessas, ficou muito muito lindo, o prédio no escuro e essas colunas brilhando bastante. Foi uma vez e nunca mais. Tem holofotes externos também, para iluminar as colunas, que até aparecem nas fotos, mas raramente ligam... Enfim... Para a marca que é este prédio... Quanto à pichação, e juntando com o comentário do legal Quote:
Todos os cruzamentos com calçamento elevado que aparecem no começo das fotos foram feitos do final de 2004 para cá. Ah, por fim, tem um livro aqui em casa com a data da construção e o arquiteto de vários dos prédios deste thread, ia colocar os dados quando o fiz, mas já era tarde, tinha que tomar banho para sair com uns amigos que iam chegar logoe postei sem isso. Mas amanhã vou editá-lo e adicionar isso. Acho que torna ainda mais interessante e impressionante olhar, por exemplo, o prédio da Prefeitura de BH e saber que ele é de 1935! O bom é que Raffaello Berti fez construções já bem massivas, como escolas e hospitais, e por isso está quase tudo de pé e bem preservado. Olhando aqui achei o projeto da PBH e finalmente descobri o porquê de um quadro "branco" na parte esquerda do prédio, ao lado das escadas, na verdade deveria ter um conjunto de esculturas tb, mas nunca foi executado. A única construção do Berti mal preservada é o Colégio Isabela Hendrix. Este ano limparam o revestimento pó-de-pedra, na verdade é "conservado" sim, mas continua uma cobertura de telha de amianto esdrúxula, tosca, que avança além dos limites das paredes do prédio, é muito muito feio, destrói o prédio. Tb hj vi pela primeira vez o projeto, e seria lindo.
|
|
|
|
#9 |
|
GoldMember
|
Comentarios parecidos.
|
|
|
|
|
|
#10 |
|
Registered User
Likes (Received): 4
|
Puxa...sem comentários! Um dos melhores tópicos de BH e sem dúvida o melhor do centro da cidade. Vc conseguiu tirar ótimas fotos, deu boas descrições e mostrou o centrão sem preconceitos estilísticos ou algo do tipo.
Parabéns mesmo!! |
|
|
|
|
|
#11 |
|
Qui sait?
Likes (Received): 75
|
Bruno Nao tem nem o que dizer!!!
![]() vc mostrou como o centro de BH esta melhorando, acho que eh um exemplo para as outras capitais!! parabens pela coragem tbm!! ![]() muito bom o thread!! vc mostour coisas nas quais eu nunca tinha prestado atenção!! ![]() valewww |
|
|
|
|
|
#12 | ||
|
.
|
Quote:
![]() Quote:
![]() Coragem? hehehe Vc não imagina como tremia em algumas situações... haha
|
|
|
|
#13 |
|
GoldMember
|
Opsss. "pichadores"... hehehhehe....
|
|
|
|
|
|
#14 |
|
.
|
Ah, e prometo um dia revisitar tudo com bastante sol, as fotos vão ficar beeem melhor! hehehe
|
|
|
#16 |
|
Pé Vermelho
Likes (Received): 301
|
Nossa! Que belíssimo thread! Parabens! Gostei muito! O Centro está bem agradável, e que bom que o pessoal está zelando pelas construções com várias restaurações!! Que outras capitais sigam o exemplo! Abraços!
|
|
|
#17 |
|
Registered User
|
Não vou dizer que fiquei surpreso, porque já tinha um otimo conceito de BH... Mas o centro está ótimo, parece limpo, organizado, com muitos prédios sendo restaurados.
Tem muitos edificios massivos mas como as avenidas são largas não fica um clima "opressivo" como no centro de POA. Legal a reurbanização de algumas ruas. Tudo ao contrário do centro de POA, onde nada muda, só tem pixação, camelôs, etc Parabens. |
|
|
|
|
|
#18 |
|
RG
|
Nossa, esse thread tá maravilhoso!!! Acho que mostra muito bem como o centro de BH está sendo bem cuidado, ao contrário das aberrações que a gente vê em São Paulo e em Porto Alegre... Gostei MUITO de ver um pouco da riqueza histórica e cultural de BH nessas fotos... Ficou muito evidente o lado mais agitado e cosmopolita da cidade, mesmo sem aquela quantidade de granito que a Mary costuma mostrar!!! Parabéns!!!
|
|
|
|
|
|
#19 |
|
www.preservasp.org.br
Likes (Received): 2
|
Parabéns pelas fotos, estive em Belo Horizonte em 2004 em um congresso sobre patrimônio cultural. Gostei muito da cidade, as avenidas amplas, da arquitetura eclética, art déco e moderna. Esse prédio do Museu de Mineralogia é maravilhoso (que absurdo terem cogitado a sua demolição), mas o que eu mais gostei é o sensacional Acaiaca, que na minha opinião é um dos melhores da América Latina, devia ser tombado pelo IPHAN. Agora, tenho que discordar de você quanto à praga das pichações. Nas fotos já da para ver várias, e tem uns prédios cheios delas, como o Maleta, que felizmente você não mostrou nas fotos, apesar de ficar em frente ao Museu de Mineralogia.
Não chega ao nível absurdo das pichações em São Paulo, mas prejudica e muito, quase estraga a beleza da cidade. Ah, e nesse congresso comprei o belo livro sobre o Rafael Berti, grande arquiteto.
|
|
|
#20 |
|
vou desovar o presunto
Likes (Received): 308
|
Essas fotos me revelaram o ótimo aspecto do Centro de BH.
Tinha ficado com uma má impressão em virtude daquela vista que se tem de cima daquele viaduto. O estado dos prédios anima, mesmo os mais antigo com uma diversidade arquitetônica interessante. Três aspectos alvissareiros: primeiro, bom saber que as pichações estão em declínio; segundo: o ótimo urbanismo das calçadas e vias públicas, que a moda se espalhe; terceiro é esse monte de prédio sendo restaurado. Olhei atentamente cada foto, difícil dizer qual a melhor. Obrigado pelo esforço. |
|
|
|
![]() |
| Tags |
| belo horizonte, centro |
| Thread Tools | |
| Display Modes | |
|
|