|
|
| daily menu » rate the banner | guess the city | one on one |
|
|
|
|
#1 |
|
.a vida não para.
Likes (Received): 84
|
REC | Aeroporto Internacional de Recife - Gilberto Freyre
Olá!! Gostaria de compartilhar com vocês algumas fotos que tirei do Aeroporto Internacional dos Guararapes - Gilberto Freyre - Recife - Pernambuco - Brasil. Para isto dei uma pesquisada sobre o quanto este veio a calhar na infra-estrutura da cidade e vi quão complexa foi sua construção, tanto arquitetonicamente quanto tecnologicamente e por isso, além de ter percebido que muitas pessoas aqui no SSC gostam deste, resolvi fazer algo mais completo e por além de fotos, links, algumas informaçoes técnicas e locais, fotos de maquete, e de como foi construido este!
Espero que vocês gostem!! Abraços laterais! Roberto Omena Ah, tem um brinde que amo no final ![]() Sejam bem vindos a Recife (quando cheguei dentro da aeronave tocaram Nação Zumbi e Chico Science - a Cidade e Lenine - Leão do Norte) Curiosidade = vocês estão vendo aquela 'edificaçãozinha' ali do lado do aeroporto?.. pois é, "aquilo" era o aeroporto antigo ............. !![]() image hosted on flickr ![]() ![]() ![]() "Sabe-se que em qualquer lugar do mundo o aeroporto representa mais que um simples portão de entrada e saída de passageiros. É, acima de tudo, a vitrine da cidade, e sem comentar que se constitui hoje em um centro de negócios e lazer. Dentro dessa visão, Recife passa a ter motivos de sobra para se orgulhar do seu mais novo aeroporto internacional, o Aeroporto Internacional de Guararapes" 1. ![]() A estrutura auxiliar foi fixada à principal por braçadeiras metálicas2. ![]() Eis o meu chefinho de costas 3. ![]() 4. Grande parte do aeroporto é feito da cerâmcia do maior artista atual de nossa terra, Francisco Brennand, é o caso deste painel... ![]() 5. ![]() O aeroporto Internacional de Guararapes é extremamente complexo por sua estrutura e detalhes arquitetônicos, tanto que a adaptação da estrutura metálica às formas arquitetônicas foi o maior desafio. O sucesso da reforma só foi possível graças ao trabalho intenso do Arquiteto Ubirajara Moretti, autor do projeto arquitetônico, e de Jéferson Luiz Andrade, engenheiro responsável pelo cálculo estrutural da enorme cobertura metálica do terminal de passageiros, o grande diferencial da nova obra. 6. ![]() 7. ![]() Este é o térreo, com os táxis padronizados do Aeroporto. No primeiro andar também existe outra passagem de carros, como se dá pra ver na fota! 8. ![]() 9. ![]() 10. ![]() Diante da grandiosidade da obra, praticamente todas as atividade do novo terminal são automatizadas, incluindo os sistemas de segurança e manutenção. Nessa edificação de três pavimentos se destacam pisos de embarque e desembarque, 67 balcões de atendimento de passageiros, despacho de bagagens, onze pontes de embarque, total climatização, dez elevadores (sendo dois panorâmicos) e total infra-estrutura de atendimento aos idosos e deficientes. 11. ![]() 12. ![]() 13. ![]() ![]() Planta cobertura ![]() A estrutura da cobertura é uma grelha espacial, apoiada em tirantes metálicos que convergem para pilares de concreto 14. ![]() 15. ![]() 16. ![]() Aquela montanha ali atrás é o Monte dos Guararapes onde aconteceu a Batalha dos Guararapes, a qual é simbolicamente considerada a origem do Exército Brasileiro, diz-se o nascimento da 'pátria'. O nome do Aeroporto também nasce daí {Link sobre a Batalha dos Guararapes = http://www.pe-az.com.br/historia/batalha_guararapes.htm} 17. ![]() ![]() pátio das aeronaves 18. ![]() 19. ![]() 20. ![]() 21. ![]() ![]() 22. ![]() 23. ![]() ![]() Com estrutura metálica, as fachadas foram projetadas em ângulo reverso 24. ![]() 25. ![]() 26. ![]() 27. ![]() 28. ![]() Este é o edifício garagem, que tem 4 andares, os 3 primeiros são somente estacionamento, o quarto andar (vê-se na fota) é um espaço para shows e apresentações, dentre outros. PS= foi meu professor de Resistencia dos Materiais 1 e 2 que dimensionou este. ![]() 29. ![]() 30. ![]() 31. ![]() ![]() recho do conector fora da área de projeção de conertura ![]() Trecho do conector sob a cobertura, na interface com a fachada 32. ![]() 33. ![]() 34. ![]() 35. ![]() 36. ![]() Olha o Skyline de Boa Viagem ali atrás!!!! O edifício-garagem, com geometria perimetral em níveis escalonados de baixo para cima, possui efeito de esplanada, com vegetação nas bordas, e evidencia a praça Salgado Filho, projetada por Burle Marx no final da década de 1950. 37. ![]() 38. ![]() ![]() 39. ![]() 40. ![]() ![]() ![]() vista frontal ![]() Os vários níveis do edf. garagem e mais skyline!!!! ![]() 41. ![]() 42. ![]() "O Aeroporto Internacional de Guararapes tem muita história para contar. Foi construído pouco antes da Segunda Guerra Mundial e, como Recife era um ponto importante para o país neste conflito, a Guerra serviu para que fossem feitos melhoramentos tanto na Base Aérea quanto no próprio aeroporto. Seu primeiro nome foi Aeroporto do Recife. Depois, em 1948, passou a se chamar Aeroporto Internacional Guararapes, por decreto do então presidente da República, Eurico Gaspar Dutra, em homenagem à Batalha de Guararapes, fato histórico de grande importância para todo o país. Apenas em 1958 o terminal de passageiros transfere-se para o bairro da Imbiribeira. Sua localização estratégica, tanto dentro do país quanto em relação ao Atlântico-Sul, faz do Guararapes um dos aeroportos mais importantes do Brasil. Hoje, é o sétimo aeroporto brasileiro em movimentação de passageiros e carga aérea e o décimo primeiro em manobras de aeronaves" 43. ![]() Resultado... ![]() Agora só falta a ligação com o metrô, já que o mesmo já está funcionando até ali como vocês podem ver na maquete, so falta a conexão! ![]() Links: (para quem gosta de Arquitetura e Urbanismo assim como Engenharia Civil e Estruturas, muito interessante) link 1 = http://www.arcoweb.com.br/arquitetur...itetura563.asp link 2 = http://www.permetal.com.br/listar_fo...ias&id_album=1 BRINDE: Acho esta a foto mais linda de minha cidade, que pra mim não tem comparação nem com Veneza nem Amsterdã sequer Nova Iorque... minha Recife... Tchau... obrigado!!! ![]()
Last edited by Bob_Omena; October 25th, 2007 at 04:15 PM. |
|
|
|
|
|
#2 |
|
Quem mais ?
Likes (Received): 60
|
UAU !!!!!!!!!!!!
Show o aeroporto do Recife. E que fotos... Parabéns BOB !!!
|
|
|
#3 |
|
Carioca
Likes (Received): 12
|
o aeroporto é lindo mesmo
um dia eu vou conhecer
|
|
|
#4 |
|
Carioca
|
essa ultima foto é antiga
meu colega dai me mandou as uns 3 anos atras ja nem tenho mais ela
|
|
|
#5 | ||
|
.a vida não para.
|
Que legal que você gostou, cabra!
obrigado pelo comentário, vc ñ tem noção do trabalho que deu mas seu comentário já valeu (até rimou... no repente ) AbraçoQuote:
obrigado o comentário! cara, o aero é bem legal mesmo, é uma bela porta de entrada de nossa cidade!!.. quando tu vieres tu vai botar a tua cara no bonequinho do Maracatu que tem lá.. Quote:
|
|
|
|
|
#6 | |
|
Carioca
|
Quote:
valeu mano!
|
|
|
|
#7 |
|
É apenas recalque...
Likes (Received): 272
|
lindo aeroporto, um dos mais bonitos do Brasilvaleu bob
|
|
|
#8 | |
|
.a vida não para.
|
Obrigado pelo comentário, meu rei !
Quote:
em 'cearês' = "macho, tu me agradou com o avisinh, mah!" Abraço, mah!! valeu
|
|
|
|
|
#9 |
|
BBMP!
Likes (Received): 63
|
Eh lindo esse aero de Recife....
arquitetura ímpar.. muito bonito mermo!
|
|
|
#10 |
|
Sergipe, Êta Terrinha Boa
Likes (Received): 8
|
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() Belas fotos Roberto. o Aeroporto é bem condizente com essa maravillhosa cidade. Ambos se complementam, cada qual com sua beleza e estética. Parabéns!!! |
|
|
|
|
|
#11 |
|
BANNED
Likes (Received): 0
|
Tudo em Recife é lindo
|
|
|
|
|
|
#12 |
|
Qui sait?
Likes (Received): 77
|
muito bonito!!
|
|
|
#13 | |
|
.a vida não para.
|
Muito Obrigado!
Quote:
![]() Tou esperando, pow! Valeu, cabra!
|
|
|
|
|
#14 |
|
Terra do Frevo
Likes (Received): 198
|
Olha só, um thread massa desse e eu não tinha visto.
![]() Que dizer mais desse aeroporto, hein???? Um looooosho. ![]() Na frente dele tbm construíram dois viadutos para facilitar o trânsito naquela região. A estação antiga ficou paracendo uma simples rodoviária diante da beleza estupenda da nova. ![]() Parabéns pelo tópico, Roberto. Valeu a pena o trabalho. |
|
|
|
|
|
#15 | |
|
BANNED
|
Quote:
|
|
|
|
|
|
|
#16 |
|
Mameluco sangue azul
Likes (Received): 526
|
Sem falsa modéstia, um item que Recife pode se orgulhar é esse aeroporto. Acredito que o terminal não faria feio em nenhum lugar do mundo. Gostei da forma profissional que o thread foi tratado, Bob. Só um detalhe: desde quando uma aeronave da Vasp teve o prazer de parquear no novo terminal??
|
|
|
|
#17 |
|
recifense honorário
|
Muito bom trabalho neste thread, Bob! Gostei!
Existe plano para reformar o prédio do aeroporto antigo? Vi que tem novos "fingers" lá. Pensei que pode ser uma expansão futura.(Obs.: na foto 41, dá para perceber que Brennand Plaza é mais alto que Estação do Mar.) |
|
|
|
|
|
#18 |
|
Registered User
Likes (Received): 8
|
Excelente thread! As fotos estão ótimas e traduzem muito bem a imponência que o Aeroporto Internacional dos Guararapes possui! As informações por ti disponibilizadas completam de maneira especial este thread! Gostei muito! Algo que não posso deixar de comentar é sobre o painel do grande e único Brennand! Um artista genial que muito mais do que seu "dom artístico" possui uma grande importância cultural para a cidade do Recife com seu museu extraordinário! Admiro muito um povo que sabe cultivar seus costumes, tradições e seus artistas locais! Esse painel no Aeroporto é uma homenagem mais que justa àquele que ajudou a levar o nome do Recife para o mundo! Quem dera que outras cidades também tomassem essa atitude e pudessem tornar mais conhecidas as obras de seus artistas locais! Outro ponto que me chama muito a atenção é a capacidade de fazerem um "monte" de ferro se unir de forma aparentemente tão complicada, e ao mesmo tempo tão segura! Só mesmo com muito estudo e cálculos de engenharia para isso ser possível e ter um resultado tão impressionante! O Aeroporto Internacional dos Guararapes é realmente INCRÍVEL!!! A última foto é realmente linda e teu "amor" por tua cidade é mais lindo ainda! Parabéns pelo thread! Espero outros tão ótimos quanto! Valeu, um abraço!
|
|
|
|
|
|
#19 | |
|
.a vida não para.
|
Poxa TBF...
Muito obrigado mesmo pelo teu comentário, visse! Tentei fazer o melhor que pude..! e seu coment só vem a calhar como uma recompensa que transcedeu tudo que eu esperava!!! Fico feliz em saber que gostasse, que admiras o Brennand, o aeroporto e principalmente nossa cidade, que apesar dos 'pesares' será sempre Minha Cidade!! espero ter contribuido um pouco para isto e para q outras pessoas vejam e passem a gostar também! Desde ja me comprometo a fazer outros threads ! Abraçao pra vc! fica bem! até mais!!! ![]() Quote:
|
|
|
|
|
#20 | |
|
BANNED
|
Quote:
O Museu Brennand, aqui no Recife, realmente é algo extraordinário, não há como descrever, apenas sentir. |
|
|
|
|
![]() |
| Thread Tools | |
| Display Modes | Rate This Thread |
|
|