|
|
| daily menu » rate the banner | guess the city | one on one |
|
|
|
|
#1 |
|
Manaus, Amazonas, Brasil
Likes (Received): 17
|
Ministro avisa: BR-319 será entregue até o ano de 2011
Antonio Ximenes
Da equipe de A CRÍTICA “A BR-319, que liga Manaus a Porto Velho, será entregue até 2011. Mas, de acordo com o ritmo das obras que estão sendo tocadas pelo Exército brasileiro, ela pode ser entregue até mesmo antes, em 2010, quando finda o mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Trata-se de uma prioridade administrativa da União”. Com esta declaração, o chefe de gabinete do Ministério dos Transportes, Aluísio Augusto de Queiroz Braga, deixou clara a disposição do ministro Alfredo Nascimento, virtual candidato ao governo do Estado em 2010, de não desistir do propósito de entregar à sociedade amazonense a principal via de ligação com o restante do País, que custará aos cofres públicos R$ 675 milhões. A posição do chefe de gabinete surpreendeu uma platéia, predominantemente, de ambientalistas, que participou ontem da discussão: “Ferrovia e BR-319, um debate necessário e urgente para o Amazonas”, no auditório da Suframa, no Distrito Industrial. O ex-secretário da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável (SDS) Virgílio Viana, atualmente ocupando o cargo de diretor-geral da Fundação Amazonas Sustentável (FAS), discordou frontalmente da posição de Aluísio Braga, ao destacar que é “fundamental a discussão de um novo modelo de desenvolvimento econômico para a região, saindo da tradicional fórmula de crescimento a qualquer custo, por meio do escoamento da produção local”. Como Viana, também o cientista Philip Fearnside, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), destacou que com a reconstrução da BR-319 - já que o seu traçado original é o mesmo de 1970 -, a região do interflúvio dos rios Madeira e Purus, uma das áreas de maior biodiversidade do Estado, será fatalmente afetada pelo desmatamento, que se seguirá com as facilidades do livre acesso rodoviário. “A região no caminho de Roraima, pela BR-174, bem como a região metropolitana de Manaus, também sofrerão com esta obra”, salientou. Mas não é desta forma que pensa Augusto Cesar Rocha, do Centro das Indústrias do Estado do Amazonas (Cieam). Ele entende que a rodovia permitirá o escoamento dos produtos produzidos no Pólo Industrial de Manaus (PIM), que chegariam a um custo menor em São Paulo, o principal mercado consumidor. Por outro lado, a secretária interina da SDS, Nádia Ferreira, entende que uma ferrovia diminuiria a emissão de gás carbono na atmosfera e evitaria a ocupação desordenada da região. “Temos conversado com o Governo Federal para criar um corredor ecológico na área com várias unidades de conservação. Essa seria uma forma para desestimular as invasões em terras públicas”, afirmou Nádia. Fonte: http://www.acritica.com.br/content/n...eria_id=133510 Jornal A Crítica - Manaus (AM) - Edição de 20 de março de 2008.
|
|
|
#2 |
|
Manaus, Amazonas, Brasil
|
Errata:
No título do tópico, onde se lê 2001, leia-se 2011. Já pedi a um dos moderadores para providenciar a retificação do título. ![]() Percebi que postei no sub-fórum errado... Era para estar no sub-fórum de Notícias do Norte. Se algum moderador puder mover este tópico, eu agradeço.
|
|
|
#3 |
|
Off-road urbano
Likes (Received): 518
|
O que é que a emoção não faz... ![]() ------------------------------------------ Eu acho que até 2011 é muito tempo ainda, mas é melhor que nada. E os ambientalistas continuam defendendo a idéia de que é melhor combater o desenvolvimento do que combater os eventuais problemas que vem junto com ele...
|
|
|
|
#4 | |
|
Manaus, Amazonas, Brasil
|
Quote:
O que me revolta mais é ver que os eco-chatos NÃO SÃO amazonenses e a maioria deles nem mesmo é brasileira. É revoltante demais. O pior é que eles têm forte poder de penetração no MMA e junto ao MPF.
|
|
|
|
#5 | |
|
Registered User
Likes (Received): 0
|
Quote:
Um dos motivos pelo qual o Pará é muito mais devastado que o Amazonas é o fato do meu estado ter muitas estradas clandestinas que surgiram a partir da transamazônica, belém-brasília e pa 150. As ramificações vão entrando na floresta e servindo com via para exploração e escoamento da madeira. No Amazonas não temos a mesma quantidade de estradas ilegais por não termos uma via principal disponível. Claro que isso não impede o transporte da madeira pelos rios, mas com certeza isso é mais difícil de se fazer do que por uma estrada. Assim, eu acho que a solução de uma ferrovia de passageiros e carga solucionaria todos os problemas. Não estaríamos incitando as estradas ilegais, $estaríamos fomentando o desenvolvimento da região. Acho que a ferrovia é a solução que une desenvolvimento e preservação da floresta. |
|
|
|
|
|
|
#6 | |
|
Manaus, Amazonas, Brasil
|
Quote:
Confesso que me sinto dividido, pois gostaria de voltar a viajar de carro para Porto Velho. Nos anos 80, eu e minha família costumávamos viajar de Manaus para Ariquemes (RO), utilizando o nosso carro. Saímos sempre às 5 horas da manhã de Manaus e antes das 18h já estávamos em Porto Velho. Contudo, se realmente o Poder Público Federal e Estadual admite que não vai ter forças para coibir os desmatamentos e davastaçãos que poderão decorrer da abertura da BR-319, melhor mesmo que se opte pela ferrovia. Acho importante que Manaus volte a ter uma saída terrestre, não-fluvial, para o restante do Brasil. Do ponto de vista econômico e ambiental, não tenho dúvidas de que a ferrovia é a melhor opção. Um amigo da SUFRAMA disse que o Governo do Estado já encomendou estudos sobre a viabilidade técnica da ferrovia. Fala-se inclusive em incremento turístico para Manaus, pois a idéia é utilizar trens modernos e velozes, a exemplo dos que são utilizados para ligar as capitais européias. Estou dividido...
Manaus (AM), a maior cidade do Norte e metrópole da Amazônia Ocidental! Parintins (AM), a cidade do Garantido e do Caprichoso! Last edited by Manauense; March 21st, 2008 at 07:01 AM. |
|
|
|
|
|
|
#7 |
|
BANNED
|
Já ia postar a notícia!!!
![]() Eu acho que seria bem melhor a construção da Ferrovia, pois beneficiaria não só o escoamento, como o deslocamento de pessoas, além de minimizar as agressões ao meio ambiente!!! |
|
|
|
|
|
#8 |
|
Manaus, Amazonas, Brasil
|
Por que não uma ferrovia (para cargas e passageiros) e também uma rodovia (restrita ao fluxo de veículos leves de passageiros)?!
|
|
|
#9 | |
|
BANNED
|
Quote:
![]() Bem, Miguel, se o intuito é minimizar os efeitos negativos da obra ao meio ambiente, tanto na derrubada de árvores, na insenção da emissão de CO2, além de insentar o uso de mais petróleo, no asfalto, seria UNICAMENTE viável a construção APENAS da ferrovia. Se for os dois, não vai resolver * nenhuma e o governo brasileiro JAMAIS, dobraria os gastos, fezendo duas obras que PODEM ser resumidas em uma, mesmo que assim fosse melhor pra economia e para a população!!! Fazer o quê, né? estamos no Brasil e temos que nos contentar com as migalhas que o governo nos oferece, achando, ainda por cima que está fazendo MUITO por nós!!!
|
|
|
|
|
|
|
#10 |
|
BANNED
|
![]() Ah! Esqueci de falar... Sou meio cético quanto aos prazo estipulado para conclusão de obras públicas!!!
|
|
|
|
|
|
#11 |
|
Registered User
|
Pessoal, uma dúvida: O projeto engloba além da rodovia (BR- 319) uma ferrovia? É isso? Ou a conclusão dessa rodovia vai inviabilizar a construção da ferrovia? Uma outra dúvida: Ao longo do que restou da BR-319 existe alguma coisa atualmente? Digo, existe alguma cidade no atual trecho? E qual seria a distância entre Manaus e Porto Velho através da BR-319?
|
|
|
|
|
|
#12 | |
|
Manaus, Amazonas, Brasil
|
Quote:
Ao longo da rodovia existem várias "coisas": fazendas, pequenas comunidades, cidades... A rodovia passa pela zona urbana e rural dos seguintes municípios: Careiro da Várzea, Careiro-Castanho e Humaitá. Além dos municípios citados, partem do tronco principal da BR-319 estradas vicinais para outros municípios amazonenses: Autazes, Nova Olinda do Norte, Borba e Manicoré. Na altura da cidade de Humaitá (no Sul do Amazonas, a 685 quilômetros de Manaus), a BR-319 é cortada pela BR-230 ("Transamazônica"), que permite o acesso a outros municípios amazonenses (Lábrea e Apuí) e também ao Estado do Pará (Jacareacanga, Itaituba, Rurópolis, Altamira etc). A BR-319 é trafegável entre Manaus e Careiro-Castanho (a cerca de 135 quilômetros da capital amazonense), permitindo o pleno acesso ao município de Autazes (que fica em uma vicinal). Outrossim, a BR-319 é trafegável entre Humaitá (AM) e a capital de Rondônia (Porto Velho), cujo percurso fica em torno de 200 quilômetros. No trecho compreendido entre Careiro-Castanho e Humaitá, só os mais aventureiros se arriscam. O transporte de cargas e passageiros para Manaus e demais cidades amazonenses é feito por via área ou pela via fluvial. A principal rota fluvial é a Manaus-Belém, em razão de que a navegação pelo Rio Amazonas é mais simples e segura do que a feita pelo Rio Madeira. A suposta ferrovia seria feita no local onde existe a BR-319, justamente no trecho que se encontra praticamente intransitável (Careiro-Castanho/Humaitá). O que está certo, por enquanto, é a recuperação da rodovia. A tal ferrovia não passa de uma hipótese, que ainda está em estudos, mas que conta com o apoio de órgãos importantes, dentre os quais o Ministério do Meio Ambiente (MMA), Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), Governo do Estado do Amazonas e da maioria das ONGs que atuam no Amazonas. Caso se opte pela ferrovia, provavelmente a estrada será deixada de lado. Contudo, não sabemos de fato que irá ocorrer. Estou em Manaus há alguns dias e tenho conhecidos que trabalham no Governo do Estado e na SUFRAMA. Os rumores são fortíssimos no sentido de que a ferrovia será priorizada, por pressão de ambientalistas e do MMA. Todavia, o Ministério dos Transportes (leia-se "Alfredo Nascimento", ex-prefeito de Manaus-AM) quer, a todo custo, concluir as obras de recuperação da BR-319. Ou seja, está sendo travada uma verdadeira guerra entre os ambientalistas e o Ministério dos Transportes.
Manaus (AM), a maior cidade do Norte e metrópole da Amazônia Ocidental! Parintins (AM), a cidade do Garantido e do Caprichoso! Last edited by Manauense; March 21st, 2008 at 05:24 PM. |
|
|
|
|
|
|
#13 | |
|
Registered User
|
Quote:
Valeu Manauense!!!! ![]() Depois de tudo que foi escrito com muita propriedade pelos nobres colegas, confesso que sou a favor de uma ferrovia!!!! Infelizmente, aprendi que tudo no Brasil se desvirtua com o tempo... Uma rodovia com certeza seria utilizada para outros fins como o desmatamento, o escoamento de madeira ilegal e a grilagem de terras públicas... Além disso, é quase impossível manter uma rodovia desse tamanho em boas condições por muito tempo... Principalmente com o provável fluxo de caminhões e outros veículos de grande porte... Ou seja, em poucos anos teríamos mais uma estrada abandonada e esburacada no Brasil... Se a principal função da ligação entre Manaus e Porto Velho é o escoamento da produção industrial da zona franca (e claro, o transporte de passageiros), nada mais salutar do que o transporte ferroviário... Neste caso, poderia haver trens de passageiros (de acordo com a demanda) e de carga (de acordo com o volume de exportação)... Acho que isso traria desenvolvimento para a região de forma sustentável e realista!!!!! E o exemplo do Pará (Rodovia Belém - Brasília) citado pelo colega Paysandu foi muito elucidativo!!!!! É só uma opinião pessoal!
|
|
|
|
|
|
|
#14 | |
|
Off-road urbano
Likes (Received): 518
|
Quote:
As rodovias do país e o transporte áereo também são usados pelo tráfico de drogas, tráfico de órgãos humanos e mais uma série se outras coisas maléficas. Será que por causa disso então temos que acabar com todas as rodovias e com o transporte aéreo? Ou temos que combater esses problemas? Também foi dito que seria mais uma estrada abandonada e esburacada no Brasil. Então tá, já que o país não cuida das estradas, é melhor não fazê-las, é isso? É claro que entre resolver problemas ou cruzar os braços e não fazer absolutamente nada, a segunda opção é sempre a mais fácil. Daqui a pouco vão dizer que não devemos mandar as crianças pra escola porque alguém lá pode oferecer drogas a elas. Ou seja, ao invés de resolver os problemas fazendo alguma coisa, tenta-se resolver os problemas deixando de fazer. Típico pensamento brasileiro...
|
|
|
|
|
#15 | |
|
Registered User
|
Quote:
Só dei uma OPINIÂO PESSOAL sobre o assunto... Não me entenda mal, mas sou favorável à ferrovia!!! Tudo que você disse está muito correto! Mas na prática isso não ocorre... Claro que o pessoal da região não vai concordar comigo por diversos motivos relevantes... Mas nesse caso específico acredito que a ferrovia atenderia bem aos interesses econômicos da região... Quanto ao pensamento tipicamente brasileiro, acho que você foi injusto com quem você nunca conversou e não conhece pessoalmente!!! Mas tudo certo... Sem maiores problemas! Last edited by Espartano_bsb; March 22nd, 2008 at 02:20 AM. |
|
|
|
|
|
|
#16 |
|
BANNED
|
![]() O projeto original, realizado pelos militares, previa uma rodovia que ligasse Manaus ao resto do Brasil através de Porto Velho. A rodovia foi concluída , mas não passou pela manutenção que precisava chegando ao abandono. Passados 30 anos da conclusão da obra resolve-se recuperá e asfaltá-la defitivamente. Porém, passado todo esse tempo, grande parte da mata nativa já "cresceu" novamente no traçado original da rodovia, logo teira-se construir novamente a rodovia, derrubando a mata vigem que renasce sobre a rodovia. Motivo pelo qual a obra já foi várias vezes embargadas desde que propôs-se a sua recuperação, em meados de 2000. Ambientalistas de vários lugares do Brail e do mundo lutam contra a recuperção da rodovia, então sugeriu-se ano passado, que a obra recuperação fosse substituída por uma ferrovia que ligaria o Município de Careiro (do outro lado do rio Amazonas, saíndo de Manaus) a Humaitá (município que já é ligado a Porto Velho pela BR-319). A ferrovia diminuiria os impactos na natureza, quase que eliminando a derrubada de árvores e diminuíndo a emissão de CO2 pelos veículos que utilizariam a rodoria. |
|
|
|
|
|
#17 |
|
BANNED
|
![]() A Rodovia tem aproximadamente 870Km de Manaus a Porto Velho e Além de Manaus, passa diretamnete em apenas dois municípios amazonenses, que são Careiro e Humaitá. |
|
|
|
|
|
#18 |
|
Registered User
|
Valeu Alexandre Lima |
|
|
|
|
|
#19 |
|
Registered User
|
Que beleza hein? Uma BR novinha ligando duas importantes capitais do Norte do Brasil. Nada de demorado, se comparado as outras obras de estrada.
|
|
|
#20 |
|
CONTA RECUPERADAAAAAAAAAA
|
sou a favor da rodovia....é muito melhor para o direito de ir e vir da população...acho um saco depender de outros transportes para viajar, gosto de pegar o carro e ir a hora que quizer...
afinal, vai ter asfalto também?? se tiver eu ainda vou para a américa do norte por estradas
|
![]() |
| Thread Tools | |
| Display Modes | |
|
|