daily menu » rate the banner | guess the city | one on one

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Regionais > Sudeste

Sudeste Espírito Santo, Minas Gerais e Rio de Janeiro

Reply

Thread Tools Display Modes
Old October 31st, 2009, 05:16 AM   #1
Bruno BHZ
.

Bruno BHZ's Avatar

Likes (Received): 459

Um passeio sem luxo e sem granito pelo bairro de Lourdes, em Belo Horizonte

Exagerei "um pouco" no título para chamar a atenção, mas de fato esse meu passeio, feito já há alguns meses, não foi focado na parte mais luxuosa do bairro.

Minha intenção era tirar fotos dos casarões antigos do bairro, muitos deles em ruas mais movimentadas e comerciais, como a Rua da Bahia. Com tempo encoberto, sol fraco de final da tarde, e pouca iluminação em algumas ruas mais arborizadas, eu fui ficando puto com o aspecto das fotos, sem cor e vida, fazendo os lugares parecerem piores do que são. De qualquer forma, revisando hoje o material achei que dava para montar um threadzinho despretencioso =P. Que pelo menos sirva para 'uma primeira aproximação' dessa parte do bairro, que ainda merece ser bem melhor fotografada. Juro que tento, mas por exemplo, estou há 15 dias em BH e está sempre nublado, não dá!!! hahaha

1 - Rua da Bahia, casarão do Eddie

2 - Logo acima, um outro casarão estilosinho

3 - Essa casa é linda, parece um chalé de campo, cercado de árvores enormes... Porém, essas árvores enormes tornaram impossível tirar fotos mais afastado, do outro lado da rua. E, de perto, ficou muita sombra e as cores ficaram péssimas. Fora que não se vê o telhado inclinado. De qualquer forma, acho tão legal uma coisa assim numa rua movimentadíssima.

4 - Descendo a rua, uma casa que nunca tinha reparado

5 - Talvez a mais bonita do bairro. Já sediou uma Casa Cor

6 -

7 - Na verdade esse lado é já na Savassi, mas está a apenas um quarteirão de Lourdes

8 - Simpática casinha geminada da Aliança Francesa

9 - Aspecto da rua em direção à Savassi

10 - Sede social Art-déco do Minas Tenis Clube, o mais tradicional de BH. Vamos entrar?

11 - Vista do varandão. Essa vista é 'pública', quem quiser e não for sócio, basta falar que vai à secretaria pedir informações sobre aulas. Ou então visitar o restaurante, em horários de almoço

12 - Piscinas e o prédio do relógio - da década de 40, também, se não me engano

13 - Sede vista de dentro

14 - Piscina olímpica vista das arquibancadas. Essa piscina sedia alguns eventos importantes de natação no Brasil.

Na verdade o céu estava bem bonito, como se vê nessa foto, mas a luz muito fraca para a hora (vejam que no relógio são 3 da tarde)

15 - Charrrmoso

16

17 - o desnível da sede, que permite aquelas vistas

18 -

19 - Vista do bairro a partir do prédio novo

20 - Close num dos melhores, Le Saint Paul

21 - Rua Espírito Santo. Reparem, apesar de estar muito escuro, na arborização da rua!

22 - Nesse buracão estão fazendo as obras de um novo prédio com vestiários, lanchonetes e também lojas e teatro voltados para a Rua da Bahia.

23 -

24 -

25 - Adoro "a toice". Era tipo quinta de tarde, e esse pessoal todo no clube hahaha

26 - Só para dar uma idéia, esse prédio novo tem vários pisos, com piscinas, quadras, academia etc. Um clube vertical

27 - Predinho charmoso na charmosa Rua Felipe dos Santos

28 - Nessa época muitas árvores estão secas

29 - Casa linda

30 - Detalhe da 'quina' dela

31 -

32 - Restaurante ainda em obras

33 - Adorei essa parede de pedrinhas portuguesas

34 - Detalhe de um prédio que gosto... Adoro jardineiras

35 - É interessante (e menos pesadão) ao vivo. Faltou um dia de céu azul hehe

36 - Adoro prédios com janelas assim

37 -

38 - + casas como comércio na Rua da Bahia

38 B -

39 - Está meio mal cuidada, mas essa casas é bem estilosa

40 - essa gradinha baixa...

41 - Um granitado que nunca apareceu aqui, acho... Gosto muito dessa época, do granito "vinho" (?)

42 - Gomide, restaurante bem charmoso, mas não consegui bom ângulo!

43 - Essa casa anos 40 é a portaria de um prédio, o que está logo atrás

44 - A cada passeio, surge mais um ponto comercial interessante. Esse é um novo café na Rua Espírito Santo

45 - Fora a cor, esse é um belo casarão neocolonial, bem marcante na esquina

46 - Outro granitado nada revolucionário e já mais antigo, mas elegante

47 - Um dos melhores novos de BH

48 - A casa ao lado deixa a lateral bem evidente, também

49 -

50 - belíssimo quarteirão da Rua Rio de Janeiro. Tem duas casas à direita na foto, fica muito gostoso ao vivo, esse verde e as casas
A maior parte das ruas, principalmente daqui em diante, é arborizada assim. Acabei não tirando fotos porque no momento estava focado em tirar fotos só das casas, não de fazer um passeio completo. Mas o bairro é bem arborizado, na hora de focar as construções eu que desviava das copas.

51 - mas infelizmente a própria sombra das árvores, num final de tarde, deixaram pouca luz e as fotos não mostram a beleza desse casarão, bem rústico

52 - Parece dark, mas é tão aconchegante ao vivo =P

53 - Já irritado, só tirei uma da do lado

54 - Comercialzinho de esquina. Tá meio escuro, mas ao vivo o contraste das plantas nas jardineiras é maior. A lateral do prédio à direita também é linda

55 - Já que estava passando em frente, não resisto a mostrar um tradicional granitado/envidraçado

56 -

57

58 -

59 - Antiguinho charmoso

60 -

61 - Restaurante O Dádiva. Essas portas de vidro correm e deixam tudo aberto, espalham mesas pela calçada, fica bem legal

62 - Eu estava meio desestimulado com a falta de cor nas fotos, então tava tirando fotos sem ligar muito para a qualidade. Poderia ter atravessado para mostrar essa casa linda sem as grades tão em primeiro plano... Mas...

62 B - Outras duas, bem coloridas...

63 - Rua Antônio Aleixo, arborização perfeitinha

64 - comércio elegante, já anoitecendo

65 - Comércio na Pça Marília de Dirceu

66 - Granitado, e ipês secos

67 - OK, chega

68 - Hotel Mercure. Não sou fã, mas tem sua imponência =P

69 - Hotel Mercure

Last edited by Bruno BHZ; November 1st, 2009 at 01:51 AM.
Bruno BHZ no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links

Old October 31st, 2009, 05:33 AM   #2
RicardoSSA
Registered User

Likes (Received): 1

Ótimas fotos! Gosto muito desses bairros residenciais nobres mais tradicionais e sóbrios... No mais, BH dá sempre aula de bom gosto na sua arquitetura...
RicardoSSA no está en línea   Reply With Quote
Old October 31st, 2009, 09:03 AM   #3
Bruno BHZ
.

Bruno BHZ's Avatar

Quote:
Originally Posted by RicardoSSA View Post
Ótimas fotos! Gosto muito desses bairros residenciais nobres mais tradicionais e sóbrios... No mais, BH dá sempre aula de bom gosto na sua arquitetura...
Sim, esses bairros tradicionais tem um ar diferente!
Obrigado pelo comentário.

Quote:
Originally Posted by ghi View Post
a você reclamou das fotos mas ache-as muito lindas hehe, pelo menos dá pra que mora em outras cidades sentirem um pouco do espírito desta parte do bairro que é bem lindo, parabéns pelas fotos e obrigado por compartilhar tão belo trabalho
hehehe Exagerar e baixar expectativas faz parte.
Mas é claro que não achei as foto ruins, senão nem postaria. Inclusive não coloquei aproximadamente 1/3 das fotos que tirei, por estarem ruins demais. Falei muito disso porque (acho que todo mundo que tira fotos deve passar por isso - ao menos os mais incompetentes hahaha) às vezes você tem a intenção de mostrar algo, e as coisas não saem como você espera. Nesse dia o clima não ajudou; estava escurecendo cedo; algumas ruas muito arborizadas dificultavam uma boa foto; o trânsito, por ser dia de semana, impedia se jogar no meio da rua e ficar atravessando o tempo todo, para enquadrar melhor. Aí você vê que suas fotos não são capazes de transmitir exatamente como é aquele lugar (a rua das fotos 27 a 33 é linda demais, mas não parece especial aqui. As casas 52 e 53, ficam lado a lado numa rua maravilhosa, são ajardinadas, as fotos não chegam a 1/10 da beleza de estar lá). Isso é um pouco chato. E eu, como não moro mais só em BH, não tenho tempo de ficar voltando e refazendo foto. Mas, como você disse, ainda que não seja 100% fidelidade, as fotos dão uma idéia do espírito do bairro (acho que no fim, algumas coisas parecem pior, mas outras melhores, do que é a realidade, fazendo um resultado justo).

Valeu pelo comentário
Old October 31st, 2009, 06:20 AM   #4
ghi
Registered User

Likes (Received): 0

a você reclamou das fotos mas ache-as muito lindas hehe, pelo menos dá pra que mora em outras cidades sentirem um pouco do espírito desta parte do bairro que é bem lindo, parabéns pelas fotos e obrigado por compartilhar tão belo trabalho
ghi no está en línea   Reply With Quote
Old October 31st, 2009, 01:26 PM   #5
Santista10
Moderator

Santista10's Avatar

Likes (Received): 882

Uau, que bairro elegante, se essa não é a parte mais luxuosa, eu fico imagindo com deve ser o lado mais nobre...Valeu pelo thread, muito bom!
Santista10 está en línea ahora   Reply With Quote
Old October 31st, 2009, 01:49 PM   #6
Ricbit
BANNED

Likes (Received): 1

O Lourdes é muito lindo e agradável! Essa mescla entre luxo, arborização e casarões históricos tradicionais faz dele um dos mais belos bairros de todo o Brasil.
Ricbit no está en línea   Reply With Quote
Old October 31st, 2009, 02:24 PM   #7
Bruno GV
Brasil é meu país!

Bruno GV's Avatar

Likes (Received): 126

Por isso que eu gosto de entrar nos seus threads, pois sei que sempre encontrarei coisas no meu gosto....ai esses casarões, adoro!!
Algumas fotos realmente estouraram em algumas partes mas eu sei o quanto é difícil fotografar debaixo de um corredor de árvores..a gente vai um pouco pra esquerda entra luz pelos galhos e buracos na direita, e assim vice-versa....é difícil mesmo.
Mas em compensação teve muitas fotos boas ai seu reclamão,e luxo é o que não faltou também.

O Minas é charme que só, esse estilo art-déco e esse relógio mata a pau!!!

Aqui em GV Dollars City tem um prédio em granito(?) vinho também, inclusive já postei....eu acho tão bonito este tipo parece que brilha mais.

Meus threads: Governador Valadares ao nível da rua, Universidade Federal de Viçosa (garimpadas)

Last edited by Bruno GV; October 31st, 2009 at 02:32 PM.
Bruno GV no está en línea   Reply With Quote
Old October 31st, 2009, 02:37 PM   #8
Kaplan
Registered User

Likes (Received): 5

Que beleza de lugar! Quanta coisa interessante e pitoresca para ver!
As fotos do Tenis Clube estão sensacionais!
Parabéns Bruno! Deve ter dado trabalho garimpar tudo isso, mas definitivamente valeu a pena!
Kaplan no está en línea   Reply With Quote
Old October 31st, 2009, 02:46 PM   #9
tchelllo
BANNED

Likes (Received): 11

Simplesmente agradabilíssimo! Adorei messsssmo. Que acervo hein?
tchelllo no está en línea   Reply With Quote
Old October 31st, 2009, 04:31 PM   #10
lucasrfs
Registered User

lucasrfs's Avatar

Likes (Received): 3

Legal o thread, adorei as fotos do Minas!

Daqui a pouco chega quentinho o novo thread de Mary T. retratando a parte (mais) rica do Lourdes !
lucasrfs no está en línea   Reply With Quote
Old October 31st, 2009, 05:05 PM   #11
JoseRodolfo
NON DVCOR DVCO

JoseRodolfo's Avatar

Likes (Received): 17

Belo passeio!!
JoseRodolfo no está en línea   Reply With Quote
Old October 31st, 2009, 05:43 PM   #12
don_quito
Que deselegante!!!!

don_quito's Avatar

Likes (Received): 2

otimo tread...bom..
não gosto de comparações, mas prefiro mil vezes lourdes do que a luxuosa belvedere, talvez pela sensação que o bairro passa de ser mais "aconchegante"...por mais moderno e talvez mais clean o beldevere não tem o aconchego e arborização de lourdes....
adorei todas as fotos, inclusive a foto 3 dá pra ver bem sim, gostei muito dela, como vc mesmo falou muito "country style" a casa...
tem um cafe que acho um charme ai nessa região, na verdade é ali no entrocamento da bias fortes com a bahia ou pegando a gonçalves dias, não lembro direito, mas é subindo ali atras da bias fortes, enfim é que eles moem o cafe na hora...é uma especie de bistro..não lembro o nome agora..mas é perfeito!!! um dos melhores cafes que ja tomei! não sei se existe ainda...faz uns 2 anos que não vou a Bh..
Old October 31st, 2009, 07:25 PM   #13
dcardoso
Monster User

dcardoso's Avatar

Likes (Received): 59

Parabéns cara!

[2] Uau, que bairro elegante, se essa não é a parte mais luxuosa, eu fico imagindo com deve ser o lado mais nobre...Valeu pelo thread, muito bom!
dcardoso no está en línea   Reply With Quote
Old October 31st, 2009, 07:48 PM   #14
desatento
Usuário Registrado

desatento's Avatar

Bairro bonito de Belo Horizonte. Valeu pelas fotos.
Old October 31st, 2009, 07:59 PM   #15
Bruno BHZ
.

Bruno BHZ's Avatar

Quote:
Originally Posted by desatento View Post
Bairro bonito de Belo Horizonte. Valeu pelas fotos.
Obrigado!

Quote:
Originally Posted by Jorge M View Post
Achei tudo luxuosíssimo! Muito melhor do que aquelas casas áridas isoladas no alto das montanhas (que são bonitas também, mas sem esse charme aconchegante). O bairro tem um aspecto denso bem agradável também. Excelente a arborização.
E as fotos ficaram muito boas sim. Não notei essa falta de cor. Parabéns pelo thread.
Opa, brigado!
É, não ficou um 'desastre', mas está mais escuro do que é na realidade hehe Mas revendo, acho que em algumas fotos o efeito ficou até legal, deu uma amenizada nas cores, ficando mais sóbrio.
Old October 31st, 2009, 07:36 PM   #16
CIDADÃODOMUNDO
Registered User

Cara eu moro no Bairro de Lourdes também, mas o meu é em Vitória. Infelismente ainda não conheço BH, mas já ouvir falar muito bem da cidade.
CIDADÃODOMUNDO no está en línea   Reply With Quote
Old October 31st, 2009, 07:53 PM   #17
Jorge M
Registered User

Jorge M's Avatar

Likes (Received): 82

Achei tudo luxuosíssimo! Muito melhor do que aquelas casas áridas isoladas no alto das montanhas (que são bonitas também, mas sem esse charme aconchegante). O bairro tem um aspecto denso bem agradável também. Excelente a arborização.
E as fotos ficaram muito boas sim. Não notei essa falta de cor. Parabéns pelo thread.
Jorge M no está en línea   Reply With Quote
Old October 31st, 2009, 07:55 PM   #18
Bruno BHZ
.

Bruno BHZ's Avatar

Quote:
Originally Posted by santista10 View Post
Uau, que bairro elegante, se essa não é a parte mais luxuosa, eu fico imagindo com deve ser o lado mais nobre...Valeu pelo thread, muito bom!
Obrigado pelo comentário!

Depois do clube a maior parte das fotos são em parte da área mais nobre. Porém, não me preocupei em tirar fotos dos melhores residenciais, que é o que mais caracteriza o luxo do bairro. Além de não ser minha intenção inicial, eles vivem aparecendo em outros threads, e com a luz fraca, acho que não agregaria nada. Mas edifícios como o da foto 47 e ruas como a da 50 são estilo o melhor do bairro. Na verdade, dependendo do gosto de cada pessoa, um thread com os residenciais luxuosos e lojas modernosas pode não causar tanto interesse, né... Nem sempre quanto mais luxo melhor =P

Quote:
Originally Posted by Ricbit View Post
O Lourdes é muito lindo e agradável! Essa mescla entre luxo, arborização e casarões históricos tradicionais faz dele um dos mais belos bairros de todo o Brasil.
Obrigado pelo comentário. Concordo

Quote:
Originally Posted by Bruno GV View Post
Por isso que eu gosto de entrar nos seus threads, pois sei que sempre encontrarei coisas no meu gosto....ai esses casarões, adoro!!
Algumas fotos realmente estouraram em algumas partes mas eu sei o quanto é difícil fotografar debaixo de um corredor de árvores..a gente vai um pouco pra esquerda entra luz pelos galhos e buracos na direita, e assim vice-versa....é difícil mesmo.
Mas em compensação teve muitas fotos boas ai seu reclamão,e luxo é o que não faltou também.

O Minas é charme que só, esse estilo art-déco e esse relógio mata a pau!!!

Aqui em GV Dollars City tem um prédio em granito(?) vinho também, inclusive já postei....eu acho tão bonito este tipo parece que brilha mais.
Valeu, Bruno.
Isso das fotos você sabe mesmo, em Valadares tem uns pedaços arborizadíssimos.
As fotos do Minas estão entre as que mais gostei. Acho o relógio, com a piscina e prédios em volta, bem charmoso. E, por ser algo não mostrado aqui, pesou para eu decidir fazer o thread.

Quote:
Originally Posted by Kaplan View Post
Que beleza de lugar! Quanta coisa interessante e pitoresca para ver!
As fotos do Tenis Clube estão sensacionais!
Parabéns Bruno! Deve ter dado trabalho garimpar tudo isso, mas definitivamente valeu a pena!
Opa, obrigado.
Depois que a gente anima sair de casa, tirar as fotos é tranquilo. O chato é transferir para o computador, reduzir, selecionar, hospedar, pegar o link de cada uma, comentar ... Mas desta vez até que o ânimo veio rápido, essas aí ficaram só 5 meses na espera. Talvez aproveite o pique e esta semana solte um "Savassi sem luxo" com fotos que tirei em 2007

Quote:
Originally Posted by tchelllo View Post
Simplesmente agradabilíssimo! Adorei messsssmo. Que acervo hein?
Obrigado, Tchello.
Acho que esse lado de casas antigas de BH ainda tem muito a ser explorado e mostrado aqui, principalmente nesses bairros centrais de alto padrão.

Quote:
Originally Posted by lucasrfs View Post
Legal o thread, adorei as fotos do Minas!

Daqui a pouco chega quentinho o novo thread de Mary T. retratando a parte (mais) rica do Lourdes !
Valeu.
Ah é, a Mary disse que ia fazer, 'atropelei' ela hahaha

Quote:
Originally Posted by JoseRodolfo View Post
Belo passeio!!
Valeu.

Quote:
Originally Posted by don_quito View Post
otimo tread...bom..
não gosto de comparações, mas prefiro mil vezes lourdes do que a luxuosa belvedere, talvez pela sensação que o bairro passa de ser mais "aconchegante"...por mais moderno e talvez mais clean o beldevere não tem o aconchego e arborização de lourdes....
adorei todas as fotos, inclusive a foto 3 dá pra ver bem sim, gostei muito dela, como vc mesmo falou muito "country style" a casa...
tem um cafe que acho um charme ai nessa região, na verdade é ali no entrocamento da bias fortes com a bahia ou pegando a gonçalves dias, não lembro direito, mas é subindo ali atras da bias fortes, enfim é que eles moem o cafe na hora...é uma especie de bistro..não lembro o nome agora..mas é perfeito!!! um dos melhores cafes que ja tomei! não sei se existe ainda...faz uns 2 anos que não vou a Bh..
Pois é, no Belvedere sinto falta de uma mescla com casas e comércio, os terrenos são muito grandes e arborização muito jovem (mas essa última em alguns anos resolve). Mas para compensar fica ao pé da Serra, e tem partes com uma vista linda.

Será o Café Santa Sophia? Ele é já dentro do bairro, mas é tudo mais ou menos perto.

Quote:
Originally Posted by dcardoso View Post
Parabéns cara!

[2] Uau, que bairro elegante, se essa não é a parte mais luxuosa, eu fico imagindo com deve ser o lado mais nobre...Valeu pelo thread, muito bom!
Brigado!

Quote:
Originally Posted by CIDADÃODOMUNDO View Post
Cara eu moro no Bairro de Lourdes também, mas o meu é em Vitória. Infelismente ainda não conheço BH, mas já ouvir falar muito bem da cidade.
Brigado! Tem que vir conhecer =P
Old November 1st, 2009, 09:03 PM   #19
don_quito
Que deselegante!!!!

don_quito's Avatar

Likes (Received): 2

Quote:
Originally Posted by Bruno BHZ View Post
Pois é, no Belvedere sinto falta de uma mescla com casas e comércio, os terrenos são muito grandes e arborização muito jovem (mas essa última em alguns anos resolve). Mas para compensar fica ao pé da Serra, e tem partes com uma vista linda.

Será o Café Santa Sophia? Ele é já dentro do bairro, mas é tudo mais ou menos perto.
sim..sim..bruno acredito ser esse mesmo..nao sei como está hoje...mas há três anos atrás quando fui eu achei muito bom tanto o atendimento quanto o cafe! e fora o ambiente muito bem planejado
Old November 2nd, 2009, 07:19 PM   #20
Bruno GV
Brasil é meu país!

Bruno GV's Avatar

Likes (Received): 126

Quote:
Originally Posted by Bruno BHZ View Post
Opa, obrigado.
Depois que a gente anima sair de casa, tirar as fotos é tranquilo. O chato é transferir para o computador, reduzir, selecionar, hospedar, pegar o link de cada uma, comentar ... Mas desta vez até que o ânimo veio rápido, essas aí ficaram só 5 meses na espera. Talvez aproveite o pique e esta semana solte um "Savassi sem luxo" com fotos que tirei em 2007
Sua conta é photobucket? Se for, lá tem como selecionar as fotos e gerar o link delas reunidas de uma vez só..e tem como vc mudar sua opção de carregamento de fotos e colocar para que as fotos já carreguem no tamanho selecionado, não sendo preciso vc ficar reduzindo depois. Eu ficava tão revoltando com isso tbm..

Meus threads: Governador Valadares ao nível da rua, Universidade Federal de Viçosa (garimpadas)
Bruno GV no está en línea   Reply With Quote

Reply

Tags
belo horizonte, miséria

Thread Tools
Display Modes

Posting Rules