|
|
| daily menu » rate the banner | guess the city | one on one |
|
|
#1941 |
|
Feliz 2013 :D!
Likes (Received): 79
|
Inauguração do troço Alameda - São Sebastião [parte 1]
Como todos sabem, foi ontem inaugurado o troço Alameda - São Sebastião
, mas só hoje o pude visitar. Aqui ficam as fotos Ainda no Campo Grande, com o diagrama já actualizado… ![]() …dirijo-me para a linha verde, sentido Cais do Sodré, até à Alameda! ![]() Na Alameda vê-se que ainda há alguns pormenores a tratar… ![]() O túnel a estrear em direcção ao novo empreendimento !![]() Perspectiva do cais da Alameda II, inaugurada em 19 de Maio de 1998, e onde a nova sinalética de indicação da estação ainda não chegou , a segundos do comboio chegar!![]() E já em São Sebastião II, o resultado surpreendeu-me !![]() Os contentores provisórios, que espelham algumas intervenções no terminal… ![]() Novo caixote do lixo do metro ou simples decoração ?![]() Desta vez não me esqueci de provar que foi a R-305 que me levou a conhecer o novo troço, numa composição de 6 carruagens !![]() A indicação da estação, já com a nova sinalética estreada nas estações Pontinha e Carnide, em Outubro de 1997, mas só confirmada daí em diante em Telheiras, em Novembro de 2002, com o elevador atrás… ![]() A carruagem e os ventiladores… ![]() …e também muitos dos que estavam a pisar pela primeira vez a nova estação !![]() Bem composta, a carruagem seguiria para o Oriente em breve… ![]() Já a arrancar, e vista do acesso para a linha azul… ![]() E a estação, sem ninguém, fica extraordinariamente ampla e surpreendente !![]() A saída de um dos elevadores do cais para a plataforma intermédia do acesso à linha azul… ![]() ...onde a indicação de uma linha que cruza 3 outras linhas em 3 estações todas seguidas até nos faz esquecer que estamos em Portugal !![]() O acesso para a linha azul, com o respectivo elevador à esquerda, ainda em reparações ![]() De novo as escadas rolantes, vistas de uma nova perspectiva …![]() …e agora com umas barras amarelas! ![]() Outros queriam também fotografar a estação, de uma das perspectivas mais brutais, onde os ventiladores revelam a sua grande dimensão… ![]() A publicidade não podia faltar… ![]() …e à direita desemboca o elevador que vence a distância entre a plataforma intermédia e o átrio norte de São Sebastião I …![]() ...que à primeira vista parecerá decerto confuso para alguns !![]() Pormenor das novas intervenções de Maria Keil ![]() Elevador para o cais da estação São Sebastião I, no sentido Santa Apolónia ![]() A grossura dos pilares revela que a estação de São Sebastião é uma das mais antigas da rede… ![]() …embora a nova intervenção lhe tenha dado uma vida mais jovem, ainda que assinada pela mesma artista de há 50 anos atrás… ![]() …Maria Keil !![]() Perspectiva do espaço observado no final da caminhada entre as duas estações, do lado dos canais de acesso… ![]() …e do lado dos elevadores que fazem a ligação à estação São Sebastião I! ![]() Talvez a hesitar se deveria tomar uma ou outra escada para chegar ao cais do sentido Amadora Este …![]() …ou de Santa Apolónia! ![]() Perspectiva do átrio norte, já fora dos canais de acesso ![]() Uma outra intervenção de Maria Keil, similar às do átrio sul… ![]() Acessos à Avenida António Augusto de Aguiar ![]() As bilheteiras enquadram-se muito bem com os tons azulados… ![]() Mas depois de comprar o bilhete poderá haver enganos , e eu testemunhei um!![]() Um dos corredores do átrio norte, ontem aberto ao público ![]() Diagrama da estação São Sebastião ![]() Inauguração do troço Alameda - São Sebastião: Inauguração do troço Alameda - São Sebastião [parte 1]; Inauguração do troço Alameda - São Sebastião [parte 2]; Inauguração do troço Alameda - São Sebastião [parte 3]. Last edited by pedrodepinto; January 21st, 2013 at 08:58 PM. |
|
|
|
|
#1942 |
|
Registered User
Likes (Received): 0
|
|
|
|
|
|
#1943 |
|
rfsapiens / ML addicted
Likes (Received): 28
|
Muito beemm pedro!!
![]() és o meu heroi! Há mais?
|
|
|
|
|
#1944 | |||
|
Registered User
|
Quote:
Têm um toque de crónica! ![]() Quote:
Esta sinalética foi inaugurada em Outubro de 1997 em Carnide e na Pontinha.Quote:
PS: Tens jeito para a reportagem fotográfica! |
|||
|
|
|
|
#1945 |
|
|
Obrigados pelos elogios
! Tenho mais umas 80, 40 ficarão para depois (mas ainda hoje ), outras 23 estão a ser postas agora no photobucket Esse sistema aparece na Pontinha e Carnide e no Rato logo em 1997 ? É que nenhuma da vermelha tem...
|
|
|
|
|
#1946 | |
|
Registered User
|
Quote:
Mas excelente reportagem! Mais mais! |
|
|
|
|
|
#1947 |
|
Registered User
|
Foi a título experimental. No Rato não tinha a certeza, mas na extensão a Carnide e à Pontinha, lembro-me perfeitamente que foi a primeira coisa que notei na inauguração.Se repararem, a gaivota lá até é mais púrpura do que azul. Mas julgo que já vi essa sinalética no Oriente... Não me consigo é lembrar se é posterior a 1998. (Usas o Photobucket? as fotos lá costumam desaparecer rapidamente. No imageshack.us ficam sempre.) |
|
|
|
|
#1948 |
|
Registered User
|
|
|
#1949 |
|
Registered User
Likes (Received): 4
|
Confirmo, em carnide a gaivota é púrpura e não azul... Qual foi a ideia??
Boas fotos peter! Quanto ao balde, deve ser um caixote de lixo decorativo, cumpre as duas funções
|
|
|
|
|
#1950 |
|
Registered User
|
|
|
#1951 | |
|
|
Quote:
...Obrigado a todos mais uma vez ! A parte 2 vem aí |
|
|
|
|
|
#1952 |
|
|
Inauguração do troço Alameda - São Sebastião [parte 2]
O largo acesso à Avenida António Augusto de Aguiar…
![]() …o seu elevador… ![]() …e o aspecto exterior, já com a alusão às duas linhas da estação !![]() O acesso ao lado oposto da avenida… ![]() De volta ao átrio norte, com mais movimento, que acabou por me deixar um pouco surpreso… ![]() E do chão em abóbada sobre a linha azul… ![]() …se acede ao local que acolherá a segunda ligação ao El Corte Inglés! ![]() De volta à área dos canais de acesso… ![]() …com alterações interessantes na forma de validar o título! ![]() E no meio dos pilares se faz a ligação à linha azul !![]() Já no cais da estação São Sebastião I… ![]() …onde as paredes em pladur foram naturalmente removidas …![]() …dando acesso a um corredor lateral há muito fechado, pelo menos desde a inauguração do El Corte Inglés, onde surgem os elevadores! ![]() De novo no acesso à linha vermelha ![]() Muitos iam testar a nova ligação.. ![]() …sem os elevadores de acesso a São Sebastião II a funcionar, conforme referi …![]() A estação surpreende pela sua volumetria assim que se descem as escadas rolantes !![]() Uma ML90 parada na nova estação… ![]() …e a abandoná-la com destino ao Oriente !![]() A ampla plataforma onde ontem foram feitos os discursos de inauguração… ![]() …donde se repete o aspecto de enorme volumetria da estação! ![]() E destaque agora para a primeira das intervenções relativas aos 50 anos do ML !![]() Um brilhante trabalho, com direito a explicações bem detalhadas! ![]() Saldanha… ![]() …São Sebastião… ![]() …e os 50 anos a transportar Lisboa, com uma fotografia de um dos acessos da Avenida !![]() De 1959 a 1972… ![]() …de 1988 a 1997… ![]() …de 1997 a 2002, com o enorme aumento de 1998… ![]() …e até 2009, aos nossos dias !![]() Uma tira vermelha impede o acesso ao cais por agora desactivado ![]() A placa de inauguração, que não refere nem dia nem quem esteve presente na cerimónia !![]() Acessos de São Sebastião II ao exterior… ![]() …e perspectiva após a descida! ![]() Outra composição a abandonar a estação, sempre de 6 carruagens… ![]() …e após esta curva pronunciada temos a agulha de inversão !![]() A nova rede do metro, sem a indicação da estação onde nos encontramos… ![]() De novo à espera do comboio para o Saldanha, que seria exactamente o mesmo… ![]() …e a indicação da estação de São Sebastião! ![]() Inauguração do troço Alameda - São Sebastião: Inauguração do troço Alameda - São Sebastião [parte 1]; Inauguração do troço Alameda - São Sebastião [parte 2]; Inauguração do troço Alameda - São Sebastião [parte 3]. Last edited by pedrodepinto; January 21st, 2013 at 08:59 PM. |
|
|
|
|
#1953 | ||
|
No Stranger to Love!
Likes (Received): 32
|
Sinceramente, achas que o Colombo e o Estádio da Luz geram pouco tráfego ? Eu conheço um rapaz que até há bem pouco tempo nunca tinha saído na estação do C.Militar não fosse para ir ao colombo. O estádio da Luz, também é o motivo pelo qual alguns milhares usam a estação, nas semanas em que há jogos.
Claro que o interface, gera mais tráfego do que o estádio e o colombo, mas as pessoas iriam deslocar-se ao interface mesmo que fosse a 1 km do local onde actualmente está, porque as empresas de transporte rodóviario colectivo, iriam ter lá os seus terminais e a sua correspondência com o ML. Quote:
Quote:
Cumps
Time to let your mind be free, searching for eternity. (15/09/06-11/09/09) Last edited by b4; August 30th, 2009 at 11:10 PM. |
||
|
|
|
|
#1954 |
|
No Stranger to Love!
Likes (Received): 32
|
Welcome Back !
óptimas fotos, Pedro de Pinto. ![]() Onde estava, esse placard com as fases de expansão do metro ? Ainda não o tinha visto.
|
|
#1955 |
|
|
Obrigado
!Estava ao pé do local onde o Mário Lino discursou, em São Sebastião, no caminho para os novos acessos !
|
|
|
|
|
#1956 |
|
Metro Lisboa
Likes (Received): 77
|
Pedro, continua que estou a gostar. Andaste um bocado confuso, estou a ver.
É o bom dessas novas estações ![]() A tua maquina tira fotos muito mais nítidas que a minha. ![]() Esses caixotes não são novos. Já os vi numa outra estação, não me lembro onde. Só um pormenor. Nesta foto nota-se um bocado da intervenção de Maria Keil que também envolveu azulejos em relevo, originando superfícies multifacetadas, de cor branca. Nota-se muito ao longo da plataforma e na saida para a Duque de Ávila. foto de Pedrodepinto
Last edited by pauloluso; August 30th, 2009 at 11:29 PM. |
|
|
|
|
#1957 |
|
Metro Lisboa
Likes (Received): 77
|
Nesta foto, também se nota o efeito que foi obtido com a colocação da plataforma de acesso a estação por cima da linha no seguimento da estação. Até me deu uma sensação de a estação ser mais pequena do que é em cumprimento visto no outro lado da estação.
Foto do Pedrodepinto
|
|
#1958 |
|
|
Obrigado pelos reparos
Eu andei confuso e achei o Saldanha uma salganhada... Depois já vêem !
|
|
|
|
|
#1959 |
|
Luso from Aveiro
Likes (Received): 2
|
|
|
#1960 |
|
Registered User
Likes (Received): 17
|
Excelente reportagem Pedro. Gosto imenso de ler. A ver se dou um pulo á estação para a semana.
Quantos aos caixotes "fashion" não são inéditos. Lembro-me de me ter deparado pela primeira vez com eles na estação das Laranjeiras (logo á entrada) há uns bons anos atrás. Por acaso, agora que falo neles, não tenho a certeza que ainda lá estejam . Na altura também fiquei na dúvida sobre o que raio seria aquilo..........e a julgar pela utilização (ou falta dela) não fui o único ![]()
|
|
|
![]() |
| Tags |
| lisboa, metro lisboa, metropolitano |
| Thread Tools | |
| Display Modes | Rate This Thread |
|
|