daily menu » rate the banner | guess the city | one on one

Go Back   SkyscraperCity > European Forums > Fórum Português > Arquitectura e Urbanismo > Transportes e Infraestruturas > Ferrovias

Closed Thread

Thread Tools Rating: Thread Rating: 1 votes, 5.00 average. Display Modes
Old August 30th, 2009, 11:42 PM   #1961
pedrodepinto
Feliz 2013 :D!

pedrodepinto's Avatar

Likes (Received): 76

Pois não , e são tão bonitos que até dá pena pôr lá o lixo ! Faço ideia o custo que devem ter tido !
Uma vez mais obrigado , falta a parte 3, só do Saldanha !
Ainda bem que gostam das minhas descrições, dá trabalho fazê-las, mas é estimulante ! A máquina é uma Sony, nada de outro mundo, talvez já alguma técnica !
pedrodepinto no está en línea  

Sponsored Links

Old August 30th, 2009, 11:49 PM   #1962
faialense
Registered User

faialense's Avatar

Likes (Received): 47

Este deve ter sido o acontecimento mais orgásmico da História do SSC.
faialense no está en línea  
Old August 30th, 2009, 11:51 PM   #1963
b4
No Stranger to Love!

b4's Avatar

Likes (Received): 32

Quote:
Originally Posted by faialense View Post
Old August 30th, 2009, 11:52 PM   #1964
pauloluso
Metro Lisboa

pauloluso's Avatar

Likes (Received): 73

Quote:
Originally Posted by pedrodepinto View Post
Ainda bem que gostam das minhas descrições, dá trabalho fazê-las, mas é estimulante ! A máquina é uma Sony, nada de outro mundo, talvez já alguma técnica !
Técnica sem duvida.
Tenho sempre muita pressa em tirar a foto e depois fica um bocado desfocado.
Também é um bocado mais recente. A minha é de 2005 e não tem essas melhorias:
8,1 megapixeis efectivos, dupla tecnologia "anti-desfocagem" Tirado do site da Sony

Esperamos ansiosos pela melhor parte.

Quote:
Originally Posted by faialense View Post
Sem duvida nenhuma.
pauloluso no está en línea  
Old August 30th, 2009, 11:54 PM   #1965
pedrodepinto

pedrodepinto's Avatar

Obrigado mais uma vez pelas simpáticas palavras !
Faialense, no Terreiro do Paço foi exactamente o mesmo !
Old August 30th, 2009, 11:57 PM   #1966
pauloluso
Metro Lisboa

pauloluso's Avatar

Likes (Received): 73

Quote:
Eu, foi mais a abertura da linha vermelha para a EXPO.
pauloluso no está en línea  
Old August 31st, 2009, 12:04 AM   #1967
Bluesence
Registered User

Bluesence's Avatar

Likes (Received): 2

Quote:
Originally Posted by _Rick_ View Post
Excelente reportagem Pedro. Gosto imenso de ler. A ver se dou um pulo á estação para a semana.

Quantos aos caixotes "fashion" não são inéditos. Lembro-me de me ter deparado pela primeira vez com eles na estação das Laranjeiras (logo á entrada) há uns bons anos atrás. Por acaso, agora que falo neles, não tenho a certeza que ainda lá estejam . Na altura também fiquei na dúvida sobre o que raio seria aquilo..........e a julgar pela utilização (ou falta dela) não fui o único
Em entrecampos há uns que ainda não percebi se são ou não... Fico sempre receoso de mandar para lá coisas

Portugal
Bluesence no está en línea  
Old August 31st, 2009, 12:04 AM   #1968
b4
No Stranger to Love!

b4's Avatar

Quote:
Originally Posted by pauloluso View Post
Eu, foi mais a abertura da linha vermelha para a EXPO.
Para mim a abertura dessas estações também foi particularmente marcante, nunca antes tinham havido estações com decoração tão variada, além disso foi por essa linha que me desloquei várias vezes a EXPO98. Antigas e boas recordações...
Old August 31st, 2009, 12:25 AM   #1969
pedrodepinto

pedrodepinto's Avatar

É verdade, eu era muito pequeno mas lembro-me razoavelmente bem de ver Olivais e Cabo Ruivo ainda fechadas !
As últimas 45 fotos vêm aí, só falta o upload ! Estão a gostar ? Peço é desculpa pela demora ...
Old August 31st, 2009, 12:25 AM   #1970
Reflex
cenas...

Reflex's Avatar

Likes (Received): 81

Quote:
Originally Posted by Ricardo Jorge View Post
É de 1993 (ano de eleições autárquicas). Era parte de um estudo do projecto "final" do mesmo ano, mas no entanto só apareceu num documento desse mesmo ano sobre a mudança de imagem comercial do ML, ligeiramente antes do projecto final anunciado pelo Betoneira do Amaral na inauguração do Campo Grande.

Aqui está o famoso mapa oficial do estudo final desse ano, já com a nova imagem de marca e sem a Linha Laranja (das colinas):

Já tem aparecido por aqui. Seria a rede para o ano 2000.
...e de repente surgiram de novo as 3 estãções intermédias presentes nesse projecto!

Quanto ao projecto de 1993...era interessante que transpirasse qualquer coisita cá para fora... De qualquer modo, a unica coisa que falta nesse mapa não é só a linha laranja, mas também substanciais ligações da linha amarela cá "em baixo"...
Old August 31st, 2009, 12:28 AM   #1971
Reflex
cenas...

Reflex's Avatar

Likes (Received): 81

Excelente post, Pedro! Tira muita da piada de ir lá para a semana por ser tão incrivelmente bom!

Venha agora o Saldanha!
Old August 31st, 2009, 12:32 AM   #1972
pedrodepinto

pedrodepinto's Avatar

Mas ver ao vivo é sempre diferente ! Mais uma vez obrigado , já só falta fazer o upload das últimas 15 fotos !
É este o verdadeiro espírito do SSC !
Old August 31st, 2009, 12:33 AM   #1973
Ricardo Jorge
Registered User

Ricardo Jorge's Avatar

Likes (Received): 0

Quote:
Por falar em Terreiro do Paço, ainda hoje estive a falar com alguém sobre a nova inauguração, e essa insuspeita pessoa perguntou-me se os acessos não eram horríveis como no Terreiro do Paço. Só para verem a percepção que os utentes têm.

Acho que depois de passarem uns anos sobre o assentar da poeira do desastre financeiro do Terreiro do Paço, a estação terá obrigatoriamente de ser sujeita a uma reformulação nos acessos e escadarias, mais cedo ou mais tarde.

Foi um desastre financeiro e é um desastre ergonómico. 200 metros a andar até ao fundo, 200 metros a descer escadas. E nem um acesso do lado de Alfama. É de loucos. É para esconder.
Ricardo Jorge no está en línea  
Old August 31st, 2009, 12:35 AM   #1974
pedrodepinto

pedrodepinto's Avatar

Esta aqui tem é a sinalização um pouco dúbia, especialmente no Saldanha... Mas é de longe melhor do que o Terreiro !
Old August 31st, 2009, 12:38 AM   #1975
b4
No Stranger to Love!

b4's Avatar

Quote:
É verdade, eu era muito pequeno mas lembro-me razoavelmente bem de ver Olivais e Cabo Ruivo ainda fechadas !
As últimas 45 fotos vêm aí, só falta o upload ! Estão a gostar ? Peço é desculpa pela demora ...
Eu também era muito novo, mas lembro disso como se fosse hoje, da primeira vez que fui à expo 98, o meu pai deixou o seu carro estacionado, e entramos na estação das olaias, ainda parecia maior e mais bonita do que hoje me parece ser. No diagrama, cabo ruivo e olivais tinham uma cruz preta por cima.

E também tenho recordações da bela vista, de quando a av.eua (se não estou em erro, aquela onde estão localizadas, as saídas da estação debaixo do viaduto), não estava alcatroada, porque a empresa em que o meu pai trabalhava nessa altura, esteve envolvida na construção da linha Vermelha e da torre vasco da gama.
Old August 31st, 2009, 12:38 AM   #1976
pedrodepinto

pedrodepinto's Avatar

Quote:
Não gostei muito da nova São Sebastião, mas admito que ao vivo seja diferente , nem todos podem gostar das tubagens !
E admitia bem , porque são de facto duas excelentes estações , tirando a questão da sinalização ainda um pouco estranha e dos azulejos das frases no Saldanha estarem tão espaçados ...
Está quase, faltam 5 !
Old August 31st, 2009, 12:43 AM   #1977
Ricardo Jorge
Registered User

Ricardo Jorge's Avatar

Likes (Received): 0

Quote:
Originally Posted by Reflex View Post
...e de repente surgiram de novo as 3 estações intermédias presentes nesse projecto!
As Calvanas são o terror do Pedro! De facto, dada a sua localização poderia chamar-se estação "Júlio de Matos"...

Quote:
Originally Posted by Reflex View Post
Quanto ao projecto de 1993...era interessante que transpirasse qualquer coisita cá para fora... De qualquer modo, a unica coisa que falta nesse mapa não é só a linha laranja, mas também substanciais ligações da linha amarela cá "em baixo"...
Eu julgo que a "paragem" no Rato, entre os factores habituais, se deveu à indecisão em levar a linha para Santos ou Alcântara.

A Alfândega é desnecessária se fizerem um acesso pedonal do Terreiro do Paço... à Alfândega. Porque a estação já está "lá".

A estação "Técnico" já não faz sentido com esta estação do Saldanha. Quanto a Madrid... nem comento...

BTW, Ref, porque não fazer lobby para ver se o Dai Tengu instala no vBulletin o plugin de redimensionamento de imagens da nCode? É fixe, porque é leve, prático e quando carregas na barra superior dá para veres as fotos em tamanho original "on the fly":

Não é que as fotos do Pedro sejam grandes, estão no tamanho certo, mas de vez em quando o pessoal (como eu ) põe com cada monstro que estraga as páginas todas.
Ricardo Jorge no está en línea  
Old August 31st, 2009, 12:44 AM   #1978
b4
No Stranger to Love!

b4's Avatar

Quote:
Originally Posted by Ricardo Jorge View Post
Por falar em Terreiro do Paço, ainda hoje estive a falar com alguém sobre a nova inauguração, e essa insuspeita pessoa perguntou-me se os acessos não eram horríveis como no Terreiro do Paço. Só para verem a percepção que os utentes têm.

Acho que depois de passarem uns anos sobre o assentar da poeira do desastre financeiro do Terreiro do Paço, a estação terá obrigatoriamente de ser sujeita a uma reformulação nos acessos e escadarias, mais cedo ou mais tarde.

Foi um desastre financeiro e é um desastre ergonómico. 200 metros a andar até ao fundo, 200 metros a descer escadas. E nem um acesso do lado de Alfama. É de loucos. É para esconder.
Concordo, se entrares do lado da pça. do comércio. Entras, vais para o lado exactamente oposto e depois voltas para o lado em que entraste. É ridículo...
Old August 31st, 2009, 12:44 AM   #1979
pedrodepinto

pedrodepinto's Avatar

São mesmo o meu pesadelo, as Calvanas !
Falta uma ! Vem aí a última parte !
Old August 31st, 2009, 12:45 AM   #1980
pedrodepinto

pedrodepinto's Avatar

Inauguração do troço Alameda - São Sebastião [parte 3]

Agora no Saldanha, com a composição de 6 carruagens que também me levou a São Sebastião a sair !

Ainda que tenha ficado muito bonita, as citações poderiam não estar tão espaçadas, torna-se difícil lê-las…

Aspecto do túnel de ligação à Alameda

Canais de acesso da estação Saldanha II…

…que, por se encontrarem fechados, não me deixaram fotografar as brilhantes intervenções que já pude ver aqui no SSC !

“A alegria é a coisa mais séria da vida” !

Painel de Almada Negreiros

Os painéis em vidro fazem lembrar a estação Roma !

Será um sorriso? Ou pura abstracção ?

De volta ao cais do Saldanha II, para aceder agora à linha amarela

A citação da livraria para o Reflex !

“O Ponto da Bahütte” deixou-me intrigado !

A indicação da estação da linha vermelha antes de a abandonar…

…e a sua localização!

Já bem perto do acesso à linha amarela…

Com um elevador ao lado muito bem decorado

Já no átrio de ligação à linha amarela, com a citação “até hoje fui sempre futuro” muito adequada à inauguração de ontem !

Pormenor da iluminação das escadas de acesso ao átrio

O átrio visto do “cofre-forte”, com destaque para os motivos no texto

O elevador que faz a ligação entre o átrio de acesso à linha amarela e o cais da linha vermelha

Ora digam lá se não parece o “cofre-forte”, com câmaras e portas técnicas ?

E agora o meu “queijo suíço”, a pedido do Pelha ! Repare-se que a sinalização deste elevador aponta para a superfície, mas ele faz a ligação entre a plataforma de acesso à linha amarela e a estação antiga, no sentido Rato…

…e este no sentido Odivelas. Para mim, esta é a parte mais confusa do novo empreendimento, que se torna ainda pior por nos sentirmos dentro de um queijo muito original !

De novo o elevador para o Rato, que vence um desnível muito considerável !

O diagrama da linha amarela já actualizado !

E algumas indicações técnicas de colocação dos azulejos não retiradas ! Em São Sebastião também encontrei uma num dos varões da plataforma intermédia entre a estação da linha vermelha e o antigo átrio norte !

E do azul…

…passamos para o mármore…

…com o “queijo suíço” sempre presente ! Reparem as voltas que têm de ser dadas, à primeira visita é muito confuso, garanto-vos, encontrei uma rapariga que já estava perdida !

Cá está o desnível entre o átrio de acesso à linha amarela e a estação do Saldanha I

…que nos aparece surpreendentemente logo que viramos à esquerda depois de subirmos as escadas !

Aspecto do túnel entre o Saldanha e o Campo Pequeno

O átrio norte da estação antiga, durante tantos meses encerrado, recebeu novos painéis…

…e a estação ficou tão branquinha como em Maio de 1997 ! Extraordinária, com novos painéis, e ainda com o bónus de ser fotografada completamente vazia ! O tecto falso anulou bem a diferença do pé direito após ter sido instalada uma estrutura de consolidação no átrio sul !

Cá estão os novos azulejos, que apenas se diferem dos de 1997 por estarem mais brilhantes e, naturalmente, menos gastos! Tenho pena que a publicidade já se esteja a preparar para invadir o espaço, com muitos fios soltos nesta metade da estação…

…os dourados são de babar, e a nova sinaléctica da estação também !

A metade da estação que dá para o átrio sul, também toda branquinha, e esperemos que assim fique por muitos anos !

Agora o Verão…

…e depois o Outono, cujos azulejos são já de 1997!

Muitos fios estavam ainda soltos junto ao painel do destino…

…e a plataforma por baixo do cais não está ainda totalmente concluída…

O corredor lateral da estação Saldanha I

E a terminar a visita, no átrio sul, destaca-se o novo painel da Terra…

…que continua ao lado da escada rolante, cujos ruídos não foram ainda corrigidos

E atrás deste pilar da esquerda, no remodelado átrio sul, após mais de 120 fotos tiradas, diz-me um segurança que não podia fotografar ! Felizmente estava mesmo no fim da reportagem…

…que terminou com a foto 125 junto a um dos acessos da Avenida da República, também já corrigido !

Inauguração do troço Alameda - São Sebastião:
Inauguração do troço Alameda - São Sebastião [parte 1];
Inauguração do troço Alameda - São Sebastião [parte 2];
Inauguração do troço Alameda - São Sebastião [parte 3].

Last edited by pedrodepinto; January 21st, 2013 at 08:00 PM.

Closed Thread

Tags
lisboa, metro lisboa, metropolitano

Thread Tools
Display Modes Rate This Thread
Rate This Thread:

Posting Rules