daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy (aug.2, 2013) | DMCA policy | flipboard magazine
Old March 27th, 2013, 02:20 AM   #1901
Mascate
Mameluco sangue azul

Mascate's Avatar

Likes (Received): 2720

Quote:
Originally Posted by LucasPE View Post

Por isso foi criado o bairro "Afogados".
E está no caminho da Cidade da Copa, visse?

Quote:
Originally Posted by Pernambucano_1985 View Post

Só deixando bem claro que em nenhum momento eu deixei de entender o que você escreveu.
Você é que mudou a conversa tirando o foco da Transposição pra "qualquer obra de infra-estrutura" depois.
E eu citei as "obras contra as secas" pelo contexto da conversa.
E depois você passou a desqualificar a Copa do Mundo, que é uma conversa com outro foco também.

Se você é contra a Copa do Mundo em Pernambuco, então você estaria torcendo contra o estado. Uma vez o evento acontecendo no país, os estados que terão sedes serão bem mais beneficiados pelo governo federal, não só em divulgação pro mundo inteiro, como em recursos a fundo perdido pelo PAC Mobilidade, PAC Copa, etc.
E lembre-se, TODO O BRASIL paga a conta da Copa do Mundo, porém, apenas 12 estados são sedes.
Nesse contexto, não ser sede é um prejuízo enorme em termos de custo de oportunidade.
Agora se você é contra o evento NO BRASIL, aí tudo bem, eu também acho que o momento do Brasil não era agora (acho que o ideal seria em 2022), mas aí é outra conversa nada a ver com o assunto do thread.

Enfim, melhor parar, senão os chorões vão começar a dizer que o thread está chato.
Nada contra sua pessoa, nunca tive qualquer problema com você aqui no SSC.
Acho até suas postagens contra o Dona Tribufu engraçadas e tudo mais.
Tu és prolixo assim pessoalmente? Nada pessoal, é que tenho déficit de atenção, por isso meus textos são curtos, eu me perco às vezes. Sim, eu sou contra a Copa do Mundo em Pindorama. Acho coisa de novo rico que estoura o cartão de crédito para se parecer rico de berço diante de ricos de berço que passam momentaneamente por dificuldade financeira.
רסיפה, ערש היהדות באמריקה
Mascate no está en línea  

Sponsored Links

Old March 27th, 2013, 02:57 AM   #1902
Pernambucano_1985
BANNED

Likes (Received): 306

Pernambuco e Boeing firmam parceria para setores de petróleo, gás e construção naval

Na tarde desta quarta-feira (27), o Governo de Pernambuco, através do governador Eduardo Campos (PSB), assina um memorando de entendimento entre a Boeing e o Estado. A presidente da empresa, Donna Hrinnak, também participa da solenidade, na sede provisória do Governo, no centro de Convenções.

A parceria tem por objetivo abrir caminho para a transferência de tecnologia e aprimorar o treinamento na área de soldagem e outras técnicas essenciais de fusão de materiais utilizadas por empresas locais na construção de navios e plataformas de petróleo para a indústria brasileira de petróleo, óleo e gás.

O acordo assinado pelo governador e a Boeing permitirá colaborações com instituições técnicas e universidades. O apoio às indústrias e às instituições de ensino locais faz parte da proposta apresentada pela Boeing para a licitação do programa F-X2, da qual a empresa participa com o caça Super Hornet.

A TWI Ltda, líder global em tecnologia de engenharia com sede no Reino Unido, trabalhará com a Boeing e instituições técnicas e universidades brasileiras para compartilhar os últimos avanços nas tecnologias e técnicas de fusão de materiais e para desenvolver programas de treinamento.

fonte:http://jc3.uol.com.br/blogs/blogjami...val_148434.php
Pernambucano_1985 no está en línea  
Old March 27th, 2013, 03:00 AM   #1903
Edson Carlos Lins
Registered User

Edson Carlos Lins's Avatar

Likes (Received): 607

Quote:
Originally Posted by dyegounicap View Post
Essa tal ferrovia ligando Parnamirim até Salvador é só alarde desse FBC!! Nem data ou projeto ele apresentou.
No trecho Petrolina/Parnamirim há décadas já existe o projeto elabora pela RFFSA. As obras começaram com a terraplanagem e pararam. E de Juazeiro à Salvador, já existe linha férrea há anos. Inclusive a Petrobrás tinha uma distribuidora em Juazeiro que recebia combustíveis por ela. Só que, não como a mesma bitola dos modelos atuais.
Edson Carlos Lins no está en línea  
Old March 27th, 2013, 03:06 AM   #1904
Pernambucano_1985
BANNED

Quote:
Originally Posted by Dida Vasconcelos View Post
Fica tranquilo, a conta pra Pindorama vai chegar mesmo é depois de 2016. Pra quem gosta do assunto, sugiro estudar o comportamento da economia de alguns países depois de organizarem eventos olímpicos, principalmente Grécia e Espanha. O Canadá, só pra citar um exemplo, só pagou as dívidas referentes às Olimpíadas de Montreal há bem pouco tempo. E olha que a farra por lá aconteceu em 1976...
Bom, quando eu era estudante de economia eu tive acesso a alguns estudos que mostravam que a Copa do Mundo se pagava com o retorno da atividade turística e dos royalties. Não lembro se essa atividade turística englobava alguns subsequentes ao evento ou se levava em conta apenas o período em si.

Essa análise citando Espanha e Grécia é simplista demais.
A Coréia do Sul teve Olimpíadas e desde lá só fez crescer, mas isso ninguém cita.
A Alemanha teve Copa do Mundo em 2006 e tá segurando todo mundo aí na crise da UE.
Itália e Irlanda não teve nenhum evento desses recentemente e tá na mesma situação da Espanha (só a Grécia que eu acredito que seja um caso mais sério).
Se o país em questão usar o dinheiro do evento e contrair em outros setores, não afeta em nada nas finanças públicas.
Ou então algum país que já tem uma situação financeira confortável, não afeta em praticamente nada.

E lembrando que os únicos gastos supérfluos no Brasil serão os relativos às arenas.
Investir em aeroporto, transporte público, mobilidade urbana, ampliação hoteleira, paisagismo nas grandes cidades, entre outras coisas, é infra-estrutura, não tem nada de errado.

E há casos emblemáticos como o de Pernambuco, que pretende criar um novo vetor de desenvolvimento dentro da RM, no caso o Oeste metropolitano, que andava esquecido em detrimento do Sul e do Norte.
No caso de São Paulo eles pretendem requalificar uma área pobre da cidade também.
Enfim... não ache que é um debate tão simples assim, que com dois ou três exemplos a questão está matada.

Agora eu não sou a favor que tivesse que ser agora, preferia depois, simplesmente porque eu acho que há outros investimentos no momento que seriam mais rentáveis pro Brasil neste curto prazo.

Outro detalhe é que a África do Sul é um dos países que mais crescem dos BRICS nos últimos anos, e teve Copa agora em 2010.
Dizem que algumas cidades deram salto enorme no transporte público, como Joanesburgo.
Old March 27th, 2013, 03:08 AM   #1905
Xavier_Ric
Registered User

Xavier_Ric's Avatar

Likes (Received): 2320

Pernambucano 1985, sobre a transposição, tbm nao acredito que que esse projeto irá resolver o problema da seca, e nem é pra isso que ele foi desenvolvido, porém,a transposição ajudaria a amenizar sim os efeitos causados por ela, a transposição do Sao Francisco manterá dezenas de barragens espalhadas pelo sertão sempre abastecidas, nos momentos de emergencia seria possivel reprogramar o uso dessa água de forma a provocar menos danos.

A vazão de retiradas dessas barragens serão rigorosamente controladas, nao é todo mundo que meterá uma mangueira no canal pra irrigar suas terras, porém, por outro lado, ja existem uma serie de projetos em desenvolvimento que dependem da transposição,muitos estão inclusive já em andamento, sem a transposição nao haverá água para distribuição.

tbm vale ressaltar que o canal passará por centenas de quilometros ao longo de áreas que estão em estado critico, só o fato de ter um canal com água percorrendo aquelas terras já ajudará um momento de emergencia, nao seria preciso criar planos para umfuturo com distribuição de agua, o plano de emergencia ja poderia ser colocado e pratica com a propria agua do canal, com certeza terá um plano de prioridades.

A transposição não passará por todo o sertão, mas os projetos associados á transposição levará água para regiões proximas a muitos desses lugares, a logistica nos momentos de emergencia seria muito mais fácil.

e sobre a criação de gado, voce acha mesmo que estão pensando torto os criadores? bom, como sou sertanejo, meu pai mesmo ja criou gado, apesar de o forte na fazenda ser a criação de caprinos, conheço tbm varios criadores da região, a maioria deles são, digamos "os mais abastados" da suas redondezas.Bom segue a lógica, o que vale mais no meio do deserto? um copo dágua ou uma pepita de ouro?? copreende a lógica? quase todos os criadores de gado possuem em sua prioridade rebanho de caprinos, mas numa terra onde sobra o bom e velho bode, uma vaca faz muita diferença . è logico, o custo de criação de um rebanho bovino é infinitamente maior que de caprino, porém o retorno dado pelo gado tbm é infinitamente maior que o do caprino, a população do sertão tbm consome muito leite, carne, derivados de leite etc, sr nao existisse produtores na porta de casa, esses teriam que vir de fora.Portanto, esperto é aquele que dispoe daquilo que se precisa em uma região onde o acesso é dificil.(quando falo em acesso nao digo infraestrutura, que claro, se tivesse algo relacionado a isso o custo para se levar seria bem menor, mas ainda assim, aqueles que possuissem o produto na terra, por ser poucos, nao teriam prejuizo, pode ter certeza). Vale lembrar tbm que a região produz muito doces e queijos coalho, muitos inclusive são consumidos aqui mesmo em Recife, e o leite, vem da própria terra, das têtas dessas vaquinhas que estão morrendo agora, o desastre causado pela seca é algo que só se compreende quando se vive por essas bandas.
Xavier_Ric no está en línea  
Old March 27th, 2013, 03:20 AM   #1906
Pernambucano_1985
BANNED

Quote:
Originally Posted by Xavier_Ric View Post
Pernambucano 1985, sobre a transposição, tbm nao acredito que que esse projeto irá resolver o problema da seca, e nem é pra isso que ele foi desenvolvido, porém,a transposição ajudaria a amenizar sim os efeitos causados por ela, a transposição do Sao Francisco manterá dezenas de barragens espalhadas pelo sertão sempre abastecidas, nos momentos de emergencia seria possivel reprogramar o uso dessa água de forma a provocar menos danos.

A vazão de retiradas dessas barragens serão rigorosamente controladas, nao é todo mundo que meterá uma mangueira no canal pra irrigar suas terras, porém, por outro lado, ja existem uma serie de projetos em desenvolvimento que dependem da transposição,muitos estão inclusive já em andamento, sem a transposição nao haverá água para distribuição.

tbm vale ressaltar que o canal passará por centenas de quilometros ao longo de áreas que estão em estado critico, só o fato de ter um canal com água percorrendo aquelas terras já ajudará um momento de emergencia, nao seria preciso criar planos para umfuturo com distribuição de agua, o plano de emergencia ja poderia ser colocado e pratica com a propria agua do canal, com certeza terá um plano de prioridades.

A transposição não passará por todo o sertão, mas os projetos associados á transposição levará água para regiões proximas a muitos desses lugares, a logistica nos momentos de emergencia seria muito mais fácil.

e sobre a criação de gado, voce acha mesmo que estão pensando torto os criadores? bom, como sou sertanejo, meu pai mesmo ja criou gado, apesar de o forte na fazenda ser a criação de caprinos, conheço tbm varios criadores da região, a maioria deles são, digamos "os mais abastados" da suas redondezas.Bom segue a lógica, o que vale mais no meio do deserto? um copo dágua ou uma pepita de ouro?? copreende a lógica? quase todos os criadores de gado possuem em sua prioridade rebanho de caprinos, mas numa terra onde sobra o bom e velho bode, uma vaca faz muita diferença . è logico, o custo de criação de um rebanho bovino é infinitamente maior que de caprino, porém o retorno dado pelo gado tbm é infinitamente maior que o do caprino, a população do sertão tbm consome muito leite, carne, derivados de leite etc, sr nao existisse produtores na porta de casa, esses teriam que vir de fora.Portanto, esperto é aquele que dispoe daquilo que se precisa em uma região onde o acesso é dificil.(quando falo em acesso nao digo infraestrutura, que claro, se tivesse algo relacionado a isso o custo para se levar seria bem menor, mas ainda assim, aqueles que possuissem o produto na terra, por ser poucos, nao teriam prejuizo, pode ter certeza). Vale lembrar tbm que a região produz muito doces e queijos coalho, muitos inclusive são consumidos aqui mesmo em Recife, e o leite, vem da própria terra, das têtas dessas vaquinhas que estão morrendo agora, o desastre causado pela seca é algo que só se compreende quando se vive por essas bandas.
O problema é quem cria somente gado e vive disso.
E não é pouca gente, pode ter certeza.
Não estou falando desse consumo próprio de leite, carne e derivados, estou falando de quem vive do gado.
Tenho certeza que seu pai não vive do gado.
Se vive, ele não cria no sertão.

O pequeno e médio agricultor do estado ainda é muito improdutivo, mesmo com as condições que são impostas.
Como eu já falei, em termos de condições ruins, Israel e aqueles países árabes vizinhos tem o mesmo problema de recursos hídricos, porém, vivem melhor, com menos pobreza e com maior superávit agrícola.
Não há problema em consumir produtos de fora.
Se o leite ou o queijo é caro pra ser produzido no sertão, é muito mais negócio trazer de outro estado (de Goiás, por exemplo) e plantar o que dá dinheiro no sertão (mangas, por exemplo).
Não precisa ter tanta variedade não, o importante é a rentabilidade e a produtividade.

Agora os pequenos se lascam com suas produções, aí quem tem que arcar???O Estado.
Mas tá melhorando, abriram alguns cursos técnicos do setor no interior (técnico em agropecuária e afins), já é alguma coisa.
Mas pode ter certeza, os grandes agricultores não vão perder.
Veja se a safra irrigada teve diminuição durante essa seca toda...
Já os grãos e o rebanho bovino-leiteiro......................

Mas como você lembrou, a Transposição ajuda outros projetos realmente, como a própria Adutora do Agreste.
A Adutora do Agreste é importantíssima.
O Agreste pernambucano é muito seco.
Aliás, Pernambuco quase todo é muito seco, creio que seja o estado mais seco do Brasil, junto com Paraíba.

Agora o canal da Transposição mermo vai ajudar muito pouco ao combate da seca.
E ainda bem que Pernambuco ainda pleitou muitas outras obras complementares pra poder apoiar politicamente esse projeto, que de início só iria beneficiar o Ceará.
Pleitearam essa adutora do Pajeú que foi inaugurada, a do Agreste, agora foi anunciada o ramal Entremontes, sem falar no eixo Leste, que cobre boas terras do estado, inclusive acho que a sua Floresta também, que tem fama de ter boas terras.

Last edited by Pernambucano_1985; March 27th, 2013 at 03:29 AM.
Old March 27th, 2013, 03:33 AM   #1907
Mascate
Mameluco sangue azul

Mascate's Avatar

Likes (Received): 2720

Quote:

Aliás, Pernambuco quase todo é muito seco, creio que seja o estado mais seco do Brasil, junto com Paraíba.
Já foste no Ceará? O semi árido vai até o litoral.
רסיפה, ערש היהדות באמריקה
Mascate no está en línea  
Old March 27th, 2013, 03:37 AM   #1908
Pernambucano_1985
BANNED

Quote:
É Suape, Transnordestina, Transposição, Fiat, Boeing... Enfim, investimento pra todo lado, e eu aqui me perguntando o que "diacho" CE e BA estão fazendo pra crescer mais que PE. Como eu acredito mais no IBGE do que na propaganda de Dudu, Terezinha Nunes bem que tem razão em questionar...
Suape não pega mais investimento nenhum.
Só falam de meio-ambiente e de "adensamento de cadeia" pro complexo, uma piada de mal gosto.
E esse problema hídrico na RMR vai matar qualquer investimento atual que estivesse pensando em mudar pra lá.

Transnordestina e Tranposição caíram de rendimento no estado.
Quando essas obras param, elas causam mais impacto negativo onde elas começaram, que no caso foi aqui e não no Ceará.
Agora engraçado é que o pico das obras da Refinaria foi ano passado e teve um crescimento pífio desse né... fazer o quê...

Eu já tinha alertado, Eduardo Campos é fraco demais, parece com o avô, pensa pequeno, é miúdo e incompetente.
Tem que torcer pra entrar Armando e colocar ordem no cabaré.
Melhorar a formação de mão de obra e reestruturar a SDEC e a AD Diper, que estão na mão de péssimos profissionais.

Se o próximo governador for Tadeu, Pernambuco vai ter recessão econômica, pode escrever o que eu estou dizendo.
Vai ser semelhante ao mandato de Arraes em 1995 a 1998.

Agora Armando ou FBC com apoio de Lula e Dilma, acho que volta a crescer tipo 2007-2010.
Se for Tadeu, com Eduardo rompendo com o PT, estamos fudidos e meio.

Last edited by Pernambucano_1985; March 27th, 2013 at 03:42 AM.
Old March 27th, 2013, 03:41 AM   #1909
Fúria_do_Norte
terra da revolução

Fúria_do_Norte's Avatar

Likes (Received): 446

Investimentos - Empresários de Joinville estiveram em Pernambuco, semana passada, para conhecer as instalações do Complexo Portuário de Suape. Por aqui, foram feitas algumas rodadas de negócios, mas nada ainda foi divulgado. O que se sabe é que a intenção do grupo é criar um galpão em Suape com empresas de médio porte do ramo de ferramentaria para atender as necessidades das empresas do complexo e da Fiat.
http://www.folhape.com.br/cms/opencm...3/03/0020.html

Márcio Cabral liked this post
Fúria_do_Norte no está en línea  
Old March 27th, 2013, 04:00 AM   #1910
Pernambucano_1985
BANNED

Quote:
Originally Posted by Mascate View Post
Já foste no Ceará? O semi árido vai até o litoral.
Essa questão do estado deles estarem inteiros no semi-árido engana muita gente.
Veja o regime pluviométrico do Crato, que é sertão, e compare com Gravatá, que é brejo de altitude (e região de transição da mata pro agreste).
Gravatá em muitos anos chove menos que aquelas cidades do Cariri, e fica aqui quase do lado de Recife.

Pernambuco é um estado muito seco, principalmente no agreste e na grande depressão (que fica depois do agreste).
Petrolina também, senão fosse o rio, seria um desastre.
A pluviosidade de Petrolina dá metade da pluviosidade das principais cidades de lá.
A infra-estrutura de açudes por lá é muito maior também, por sediarem o DNOCS.
Os dois maiores açudes nordestinos estão lá.

Quando você vê a perda das safras de grãos maior por lá, é porque eles tem território maior.
Pernambuco tem 50 mil km² a menos que o Ceará, então é normal eles terem mais área plantada.

Agora mesmo com toda essa dificuldade, o nosso PIB agropecuário ainda é maior que o deles, o que indica uma produtividade e uma eficiência fantástica a nível de Nordeste. Nosso estado, a nível de Nordeste, em termos econômicos, ainda é um dos mais competentes.
Só na parte social que é um lixo e ainda sofre com gargalos históricos, incluindo políticos ruins e bundões, imbecilidade de classe média de toda região metropolitana, empresários arcaicos com poder de decisão e mais outra série de problemas.

Last edited by Pernambucano_1985; March 27th, 2013 at 04:25 AM.
Old March 27th, 2013, 04:14 AM   #1911
Pernambucano_1985
BANNED

Quote:
A minha colocação no post pode ter sido, mas a análise não é tão simplista assim não, tanto que há estudos do FMI e do Banco Mundial relacionando o desempenho do PIB, da Inflação e da relação Dívida/PIB em diversos países logo após esses eventos. Segundo esses estudos, "tanto as Olimpíadas como a Copa do Mundo são eventos de sucesso, mas de curta duração. Durante o período de realização do evento, o desempenho de vários setores cresce rapidamente. Mas é necessário avaliar tudo de um ponto de vista de longo prazo. Passada a euforia do evento, quem vai utilizar essa estrutura?”

Na Grécia o evento serviu pra colocar de vez a economia ladeira abaixo. A dívida pública grega em 2000 era de 77% do PIB, passou para 110,33% do PIB em 2004. No fim de 2010, a relação dívida/PIB da Grécia era de 144,9%. Na Espanha a relação Divida/PIB duplicou após 92 - claro que teve outros fatores - embora em Barcelona o evento tenha servido pra revitalizar a cidade, o turismo e a auto-estima dos habitantes. Em Los Angeles foi um sucesso econômico, mas a estrutura estava praticamente pronta. No Canadá, os caras passaram 30 anos pra pagar. Enfim, existem casos e casos, mas levando-se em conta o retumbante fracasso do Pan 2007, os gastos superfaturados referentes à Copa 2014 e à Rio 2016, denunciados diariamente e evidenciando que estamos apenas repetindo os mesmos erros, só que em escala bem maior, te levam a crer que teremos mesmo um legado pós 2014 e 2016 que justifiquem gastos acima de R$ 50 bilhões? Só pra se ter uma idéia, no dossiê da candidatura, o valor total estava estimado em R$ 28,8 bilhões – cerca de R$ 7,5 bilhões a mais do que o custo dos jogos de Atenas, em 2004. Imagina os "acrescimos" daqui a 3 anos...
A Grécia é um país que tinha uma estrutura de gastos exorbitante pro potencial de arrecadação que tinha, sem falar em fontes econômicas de crescimento totalmente escassas. Era um país fadado ao fracasso, que parou no tempo.
Vivia de turismo e produção de azeites, você consegue levar um país desse a sério??
O maior tema de estudo entre os economistas é o regime de previdência deles, que é patético. A Olimpíada pode ter contribuído, mas não foi somente ela.
Espanha, Irlanda e Itália, apesar da crise da dívida, creio que são países mais estruturados e com um certo horizonte pra sair da situação.

Acho que os problemas do Brasil estão longe de ser os gastos com a Copa do Mundo e com as Olimpíadas.
Existe a Lei de Responsabilidade Fiscal por aqui, que é um mecanismo institucional pra evitar qualquer tipo de bizarrice relativo às finanças públicas.
Crise bancária é muito improvável também, visto que o sistema bancário brasileiro tem altíssima confiabilidade eletrônica, balanços conservadores, um sistema de prevenção de quebras e perdas (através do Proer, com a criação do FGC) e um Banco Central muito rigoroso.

Quote:
Rapaz, você é um cara informado. Os únicos gastos supérfluos serão com as arenas???? Dá uma lida qualquer dia desses no blog do José Cruz (http://josecruz.blogosfera.uol.com.br/) que tu muda de opinião... O que já teve de projeto de mobilidade cancelado por superfaturamento ou inutilidade, não tá no gibi!
Ah, mas isso aí é outra história...
Aí é muita bronca.
Por isso que eu estou começando a não achar tão ruim PE ter escolhido esse BRT feioso aí, porque pelo menos vai sair do papel e vai melhorar o conforto de quem usa ônibus.

A verdade é que o Brasil não tem engenheiro, as empreiteiras são ladras, o corpo técnico dos governos, tanto federal, estadual e principalmente municipal são ridículos, enfim. Uma coisa que deveria ser feita é o Brasil começar a permitir empreiteira internacional fazendo obra aqui. Canadá, Austrália, Israel, Japão, França, Inglaterra, Alemanha, Suécia, etc. Tem que parar de dar essas mamatas pra Odebrecht, OAS, Mendes Júnior, Queiroz Galvão, etc.
Esses caras mandam no Brasil, roubam na cara de pau, fazem obras porcas, não cumprem contratos, fazem projetos porcos, etc.

Qualquer projeto físico de infra-estrutura está sujeito a polêmicas, seja ele relativo a Copa do Mundo ou não.
O povo acha que a ampliação do aeroporto de tal lugar (tipo Cuiabá, por exemplo) é um gasto inútil??Tudo bem, mas tem centenas de obras dessas acontecendo no Brasil, independente do evento.
A Transposição na opinião de muitos é um elefante branco, e aí???E não tem nada a ver com Copa.

Last edited by Pernambucano_1985; March 27th, 2013 at 04:22 AM.
Old March 27th, 2013, 04:19 AM   #1912
Xavier_Ric
Registered User

Xavier_Ric's Avatar

Likes (Received): 2320

Quote:
O problema é quem cria somente gado e vive disso.
E não é pouca gente, pode ter certeza.
Não estou falando desse consumo próprio de leite, carne e derivados, estou falando de quem vive do gado.
Tenho certeza que seu pai não vive do gado.
Se vive, ele não cria no sertão.

O pequeno e médio agricultor do estado ainda é muito improdutivo, mesmo com as condições que são impostas.
Como eu já falei, em termos de condições ruins, Israel e aqueles países árabes vizinhos tem o mesmo problema de recursos hídricos, porém, vivem melhor, com menos pobreza e com maior superávit agrícola.
Não há problema em consumir produtos de fora.
Se o leite ou o queijo é caro pra ser produzido no sertão, é muito mais negócio trazer de outro estado (de Goiás, por exemplo) e plantar o que dá dinheiro no sertão (mangas, por exemplo).
Não precisa ter tanta variedade não, o importante é a rentabilidade e a produtividade.

Agora os pequenos se lascam com suas produções, aí quem tem que arcar???O Estado.
Mas tá melhorando, abriram alguns cursos técnicos do setor no interior (técnico em agropecuária e afins), já é alguma coisa.
Mas pode ter certeza, os grandes agricultores não vão perder.
Veja se a safra irrigada teve diminuição durante essa seca toda...
Já os grãos e o rebanho bovino-leiteiro......................

Mas como você lembrou, a Transposição ajuda outros projetos realmente, como a própria Adutora do Agreste.
A Adutora do Agreste é importantíssima.

Agora o canal da Transposição mermo vai ajudar muito pouco ao combate da seca.
E ainda bem que Pernambuco ainda pleitou muitas outras obras complementares pra poder apoiar politicamente esse projeto, que de início só iria beneficiar o Ceará.
Pleitearam essa adutora do Pajeú que foi inaugurada, a do Agreste, agora foi anunciada o ramal Entremontes, sem falar no eixo Leste, que cobre boas terras do estado, inclusive acho que a sua Floresta também, que tem fama de ter boas terras.
Pois é, o problema é que no sertão a maioria dos produtores são pequenos mesmo, quando se perde pouco, é muito, o impacto na vida de cada família é imenso, a maioria apenas trabalha, produz pra viver, pra o consumo interno mesmo, muitas familias que vivem no interiorzão das cidades sertanejas produzem inclusive para o proprio consumo, eles mesmos produzem sua propria comida, carne etc, possuem pequenas criações de gado/caprino/galinha, e plantam verduras legumes pra vender nas cidades, é algo pequeno, bem pequeno, mas é o suficiente pra viverem muito melhor do que a maioria dos moradores de favela das grandes cidades por exemplo, as vezes aquelaimagem de gente sofrida do sol, roupas rasgadas, casas muito simples algumas sem energia, pouca higiene passam uma falsa imagem de gente esfomeada e sofrida, que inclusive a mpidia do sudeste adora "explorar" esssas caracteristicas fisicas.

E é ai que a seca causa essa devastação toda, são essas pessoas que ajudam a movimentar a economia das pequenas cidades, um a um, s0mados, fazem as cidades se moverem, quando acontece uma seca desse porte, as familias param de produzir, começam a literalmente passarem fome, perdem suas fontes de renda(o gado morre, nao há alimento pra criação de caprino, falta água, ração e tudo mais), consequentemente os moradores da cidade que vivem da produção dos pequenos agricultores começam a sofrer com essa falta, o comercio pára, e tudo começa a girar ao contrário.

O que me deixa mais triste é imaginar que o que irá trazer o fim desse sofrimento, ou seja, as chuvas, tbm irá causar uma série de perdas e sofrimento tão grandes quanto o da propria seca.

Ha muito nao moro lá, e tbm faz mais de ano que nao vou a minha terra, portanto nunca vi uma situação como a de hoje, porém ja passei por periodos de seca com grande sofrimento tbm, e é sempre da mesma forma que tudo termina, ao fim de um longo periodo de seca vem a chuva, mas é a chuva, no sertão chove muito pouco é verdade,mas quando ela vem, vem com uma força incrivel, uma horinha de chuva geralmente é suficiente para encher todos os açudes e trazer a vida de volta, porém são chuvas tão intensas, como nunca se vê por essas bandas de cá. e esse é o grande problema, a criação já fraca, na maioria, nao resiste as chuvas, o gado que ainda está de pé, acaba morrendo apos a chuva, os desastres são homéricos, barragens estouram, vegetação e levada embora. Porem, claro, por outro lado, a caatinga representa bem a força dessa gente, dois dias apos a primeira chuva, e o verde começa a se espalhar como mágica.

Espero ansioso para que tudo isso termine, nao gostaria de ver minha terra na forma que se encontra hoje, é realmente muito triste, meche com quaqluer um.E olhe que floresta(teoricamente) é uma cidade que nao deveria passar por grandes problemas, água é o que nao falta, porém nunca houve investimentos para distribuir essa água por todo o municipio. Pelo menos na área urbana água nao falta.
Xavier_Ric no está en línea  
Old March 27th, 2013, 04:50 AM   #1913
Pernambucano_1985
BANNED

Quote:
Originally Posted by Xavier_Ric View Post
Pois é, o problema é que no sertão a maioria dos produtores são pequenos mesmo, quando se perde pouco, é muito, o impacto na vida de cada família é imenso, a maioria apenas trabalha, produz pra viver, pra o consumo interno mesmo, muitas familias que vivem no interiorzão das cidades sertanejas produzem inclusive para o proprio consumo, eles mesmos produzem sua propria comida, carne etc, possuem pequenas criações de gado/caprino/galinha, e plantam verduras legumes pra vender nas cidades, é algo pequeno, bem pequeno, mas é o suficiente pra viverem muito melhor do que a maioria dos moradores de favela das grandes cidades por exemplo, as vezes aquelaimagem de gente sofrida do sol, roupas rasgadas, casas muito simples algumas sem energia, pouca higiene passam uma falsa imagem de gente esfomeada e sofrida, que inclusive a mpidia do sudeste adora "explorar" esssas caracteristicas fisicas.

E é ai que a seca causa essa devastação toda, são essas pessoas que ajudam a movimentar a economia das pequenas cidades, um a um, s0mados, fazem as cidades se moverem, quando acontece uma seca desse porte, as familias param de produzir, começam a literalmente passarem fome, perdem suas fontes de renda(o gado morre, nao há alimento pra criação de caprino, falta água, ração e tudo mais), consequentemente os moradores da cidade que vivem da produção dos pequenos agricultores começam a sofrer com essa falta, o comercio pára, e tudo começa a girar ao contrário.

O que me deixa mais triste é imaginar que o que irá trazer o fim desse sofrimento, ou seja, as chuvas, tbm irá causar uma série de perdas e sofrimento tão grandes quanto o da propria seca.

Ha muito nao moro lá, e tbm faz mais de ano que nao vou a minha terra, portanto nunca vi uma situação como a de hoje, porém ja passei por periodos de seca com grande sofrimento tbm, e é sempre da mesma forma que tudo termina, ao fim de um longo periodo de seca vem a chuva, mas é a chuva, no sertão chove muito pouco é verdade,mas quando ela vem, vem com uma força incrivel, uma horinha de chuva geralmente é suficiente para encher todos os açudes e trazer a vida de volta, porém são chuvas tão intensas, como nunca se vê por essas bandas de cá. e esse é o grande problema, a criação já fraca, na maioria, nao resiste as chuvas, o gado que ainda está de pé, acaba morrendo apos a chuva, os desastres são homéricos, barragens estouram, vegetação e levada embora. Porem, claro, por outro lado, a caatinga representa bem a força dessa gente, dois dias apos a primeira chuva, e o verde começa a se espalhar como mágica.

Espero ansioso para que tudo isso termine, nao gostaria de ver minha terra na forma que se encontra hoje, é realmente muito triste, meche com quaqluer um.E olhe que floresta(teoricamente) é uma cidade que nao deveria passar por grandes problemas, água é o que nao falta, porém nunca houve investimentos para distribuir essa água por todo o municipio. Pelo menos na área urbana água nao falta.
Eu entendo a parte que você fala da mídia não explorar as famílias que vivem bem no campo.
Mas é justamente essa produção pra consumo próprio que é insustentável.
Esse pessoal pode até viver melhor que um habitante da favela, mas sempre vai ser vulnerável a esse problema da seca.

A solução é a agricultura capitalista, com acesso a tecnologias avançadas, sementes boas, irrigação, estufas, etc. Pernambuco dos anos 70 pra cá optou pela distribuição de terras e não resolveu problema social nenhum, a grande verdade é essa.
Como eu disse a você, os grandões vão continuar ganhando dinheiro.
Quem tá se lascando aí com essa seca são os médios e pequenos, que são maioria no estado.
Não adianta dar terra a quem não tem condições sociais, institucionais e tecnológicas pra ter sucesso na agricultura.
Já os estados ruralistas do Brasil só fazem crescer a agricultura (veja Goiás e Tocantins, duas potências agropecuárias do Brasil).

No caso do Sul e Sudeste faz algum sentido você distribuir as terras, pois São Paulo por exemplo é uma esponja (de tanta água que tem).
Você dá um pedaço de terra pra uma família na Zona Rural de Jundiaí, de Ribeirão, de Araraquara, é excelente.
Agora dá essas carnes de pescoço do Nordeste???Solo pedregoso e sem chuva???Não tem a mínima condição.

O Nordeste anda em círculos em relação a essa questão.
E essas grandes obras hídricas ao meu ver não vão resolver tanto como acham.
Com o tempo os neo-coronéis se apropriam de tudo que é bom.

Agora o caso da adutora do agreste eu já acho diferente, pois lá a água pode servir pro crescimento industrial, aí a coisa já muda de figura.
Caruaru tem muito potencial pra ser um grande pólo industrial do estado.

Last edited by Pernambucano_1985; March 27th, 2013 at 05:02 AM.
Old March 27th, 2013, 05:01 AM   #1914
MEGALOMANIACO
Registered User

MEGALOMANIACO's Avatar

Likes (Received): 179

Quote:
Originally Posted by Gravataense View Post
O que faltou ao nosso monumento foi altura, e deveria ser usado como um grande farol..
Old March 27th, 2013, 05:42 AM   #1915
Pernambucano Soul
Registered User

Pernambucano Soul's Avatar

Likes (Received): 1484

Quote:
Originally Posted by MEGALOMANIACO View Post
O que faltou ao nosso monumento foi altura, e deveria ser usado como um grande farol..

Sinceramente nao vejo graca ou beleza alguma nesse monumento
ou sei la o que criado por Brennand. Se isso e uma obra de arte,
que seja, mas nao vejo nada nisso. Uma cidade como Recife teria que ter
algo mais imponente, maior, um monumento maior. Nunca vi ninguem dizer que
esse marco embeleza e destaca nossa Recife. Acho a ponte de ferro mais bonita e interessante, tem uma historia por tras dela, corta os rios, une os rios, recife e pontes.
Enfim sou mais a ponte de ferro, do que isso sei la o que, membro, mastro, de Rec ou Brennand. Brennand deveria colocar esse mastro na frente do atelier dele, ai sim ficaria mais interessante, mas nunca no marco zero do Recife.
Old March 27th, 2013, 11:22 AM   #1916
huerta
Registered User

huerta's Avatar

Likes (Received): 167

Quote:
Realmente não somos experts no assunto, concordo com você.
Mas eu conheço grandes empresários agrícolas do estado, pode ter certeza.
Essa opinião que eu passo aqui no fórum é bem influenciada por eles.
Claro que eu também tiro minhas próprias conclusões também, não sou papagaio, mas a opinião deles tem um peso grande...

A Transposição vai ajudar várias coisas, pode tirar do papel um pólo de biocombustíveis no sertão pernambucano, etc.
Mas não vai resolver o problema da seca, bem longe disso.

Você falou da bacia leiteira, pois a duplicação da BR-423 é bem mais importante pra bacia leiteira do que a Transposição.
Sem falar em outra duplicação que os grandes produtores pediram a Eduardo, ligando Pedra até Venturosa.
Na verdade a Transposição não vai ajudar em nada na bacia leiteira...
O que poderia minimizar os efeitos da seca na bacia leiteira era algum projeto de irrigação.
A bacia leiteira pernambucana ainda não utiliza irrigação.
Uma transposiçao sim pode resolver ó problema... e falo por a experiencia que temos na Espanha...

Sim vc esta reconhecendo que nao é um experto, cómo pode asegurar isto ...?

Nao resolverá totalmente, mais sim ajudará e muito a os agricultores grazas a "irrigación" do agua, os moradores poderan cultivar o necesario para que o gado poda se criar...

Falar de Israel e poner de exemplo em tema de agua, é um pouco arriesgado, ja que eles "pegaron" os Altos de Golan justamente por la cantidade de agua que alí ha... e grazas a esso e a outras muitas coisas mais, viven como viven ...
huerta no está en línea  
Old March 27th, 2013, 11:32 AM   #1917
huerta
Registered User

huerta's Avatar

Likes (Received): 167

Quote:
Fica tranquilo, a conta pra Pindorama vai chegar mesmo é depois de 2016. Pra quem gosta do assunto, sugiro estudar o comportamento da economia de alguns países depois de organizarem eventos olímpicos, principalmente Grécia e Espanha. O Canadá, só pra citar um exemplo, só pagou as dívidas referentes às Olimpíadas de Montreal há bem pouco tempo. E olha que a farra por lá aconteceu em 1976...
Nao concordo ... despois das Olimpiadas, Espanha teve um boom economico muito grande ..

Agora sim ... desde faz 5 anos, a crise é muito grande, pero foi a causa da construçao principalmente ... nada a ver com as Olimpiadas ..

...um exemplo ... Madrid está luchando com todas as suas forzas para organizar umas Olimpiadas... é o estudo do coste economico demonstra que é viavel... e olha que a coisa está ruim, ne...?

Esso sim... a maioria das construçaos dos estadios das diferentes disciplinas esportivas , ja estao construidas e em uso...

Seric, Xavier_Ric liked this post

Last edited by huerta; March 27th, 2013 at 12:25 PM.
huerta no está en línea  
Old March 27th, 2013, 01:07 PM   #1918
italorui
O Mito!

italorui's Avatar

Likes (Received): 514

Capas do Dia

Alguém aprova esta seção?

Tiozão, zepequeno21, Gravataense liked this post
italorui no está en línea  
Old March 27th, 2013, 02:34 PM   #1919
Ap_Recife