search the site
 daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy | DMCA | news magazine | posting guidelines

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Brasil > Fóruns Regionais > Sudeste

Sudeste Espírito Santo, Minas Gerais e Rio de Janeiro

Global Announcement

As a general reminder, please respect others and respect copyrights. Go here to familiarize yourself with our posting policy.

Reply

Thread Tools
Old April 10th, 2015, 11:49 PM   #1
Guajará
from Belém-Pa

Guajará's Avatar

Likes (Received): 1326

Ouro Preto MG - Cidade Histórica

Passei por Minas durante a Páscoa, e foram dois dias em BH e um dia em Ouro-Preto. Cidade que sempre tive vontade de conhecer. Aliás Minas Gerais é um estado pra se visitar muitas vezes, com tempo e calma para conhecer suas outras cidades. Fiquei ainda mais curioso depois de visitar algumas cidades históricas em Portugal, e conhecer posteriormente Ouro Preto, era exatamente o que pensava delas, pois existe muita similaridades.

Este não é o Thread de BH, mas também fiz algumas fotos da cidade que pretendo postar nas páginas seguintes.

Fundada em 1711, Ouro Preto é uma aula de Brasil Colonial, evidenciada em seus casarões, igrejas barrocas, ruas e museus que contam muito de sua História. O que me desagradou na cidade foram os carros. E eram muitos de parar o transito, nem imaginava que eles circulavam por lá assim. Os carros tiram o brilho da cidade, dão menos liberdade aos pedestres em suas ruas já estreitas. Contudo, visitar Ouro Preto é uma viagem no tempo espaço.

As fotos são todas de minha autoria:

Obrigado

Last edited by Guajará; June 29th, 2015 at 11:03 PM.
Guajará no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links
Old April 11th, 2015, 01:23 AM   #2
NaMosca
Registered User

NaMosca's Avatar

Likes (Received): 6615

Belo thread! Ouro Preto é uma jóia

Guajará liked this post
NaMosca está en línea ahora   Reply With Quote
Old April 11th, 2015, 01:43 AM   #3
Guajará
from Belém-Pa

Guajará's Avatar

Quote:
Originally Posted by NaMosca View Post
Belo thread! Ouro Preto é uma jóia
Pretendo voltar, alias nem sabia que Mariana era bem ao lado.
Old April 11th, 2015, 02:33 AM   #4
FilipeR
Registered User

FilipeR's Avatar

Likes (Received): 891

Ah, Ouro Preto! Ah, Minas! Quanta saudade....
Belíssimo thread! Esperando fotos da minha linda BH!!!

Guajará liked this post
FilipeR está en línea ahora   Reply With Quote
Old April 11th, 2015, 03:46 AM   #5
Fourier
lê-se: "FÚRRIÊ!"

Fourier's Avatar

Likes (Received): 7738

Lindo thread, Guajará!

Olhando essas imagens vejo que as cidades setecentistas não são um patrimônio brasileiro...

São um patrimônio mundial!!!!!

Considerando em termos de cidades de significado histórico, político, social e arquitetônico, compõem o restrito grupos de cidades únicas no mundo!

Montem um thread dessas cidades no SSC Internacional e vejam como vai "bombar" de elogios.

Por isso mesmo me preocupou muito o que você colocou: o excesso de veículos. Algumas coisa precisa ser feita para preservar esse patrimônio único não só dos brasileiros, como da humanidade. Nós, brasileiros, temos a guarda dessa jóia mundial. Temos que entender isso, queiramos ou não. Então tratemos de cuidar com muito carinho dela.

Olha a fila de carros lá em cima, nessa foto!

[IMG]http://i59.************/2iu4weo.jpg[/IMG]

Creio que uma medida radical deveria ser adotada. Nos moldes de algumas cidades históricas européias, deveríamos simplesmente proibir a circulação de veículos automotores pelo menos na área histórica. Lembro que existem cidades como Zermatt, na Suíça, onde os carros sequer podem chegar na cidade. E a locomoção, lá dentro, é feita por veículos elétricos, de pequeno porte, autorizados pela prefeitura local. Acho que está chegando a hora de agirmos da mesma maneira. Solução radical.

Voltando à beleza das cidades setecentistas mineiras, Ouro Preto é a grande joia, mas temos Mariana ali ao lado, Congonhas e as obras de Aleijadinho, São João del Rei e seu centro histórico, Sabará, Tiradentes, a distante e preciosa Diamantina, além de cidades menores como Conceição do Mato Dentro, Catas Altas, Ouro Branco e outras... ou seja, um mosaico de riquezas e tradições e histórias de inigualável valor.

Parabéns, Guajará e longa vida às cidades setecentistas mineiras, patrimônios da humanidade!

thiago., Guajará, J Simpson Br liked this post
Fourier no está en línea   Reply With Quote
Old April 11th, 2015, 04:50 AM   #6
Ale Oliveira
Alexandre

Ale Oliveira's Avatar

Likes (Received): 6590

Aah essa tem história de sobra !

Bela Ouro Preto, valeu por compartilhar

Meus Threads

Guajará liked this post
Ale Oliveira no está en línea   Reply With Quote
Old April 11th, 2015, 05:23 AM   #7
thiago.
Registered User

thiago.'s Avatar

Likes (Received): 96

Só quem conhece sabe o mal que os carros fazem ao centro... Uma tristeza que só! Ainda vou fazer um thread que vá além do centro histórico e mostre a expansão desordenada que está!

De qualquer forma, lindas as fotos, parabéns! Não tem como não amar essa cidade

Guajará liked this post
thiago. no está en línea   Reply With Quote
Old April 11th, 2015, 03:56 PM   #8
WYZ
Registered User

Likes (Received): 3252

Ouro Preto é uma maravilha que precisa ser preservada.
Deu vontade de voltar, já se fazem uns 4 anos que não visito a cidade.
Parabéns pelo belo registro.

Guajará liked this post
WYZ no está en línea   Reply With Quote
Old April 11th, 2015, 04:28 PM   #9
Mr.Falcon
Adorável

Mr.Falcon's Avatar

Likes (Received): 4358

Adoro cidades históricas!! Obrigado por compartilhar!!

Guajará liked this post
Mr.Falcon no está en línea   Reply With Quote
Old April 11th, 2015, 05:08 PM   #10
Guajará
from Belém-Pa

Guajará's Avatar

Quote:
Originally Posted by FilipeR View Post
Ah, Ouro Preto! Ah, Minas! Quanta saudade....
Belíssimo thread! Esperando fotos da minha linda BH!!!
obrigado
Quote:
Originally Posted by Fourier View Post
Lindo thread, Guajará!

Olhando essas imagens vejo que as cidades setecentistas não são um patrimônio brasileiro...

São um patrimônio mundial!!!!!

Considerando em termos de cidades de significado histórico, político, social e arquitetônico, compõem o restrito grupos de cidades únicas no mundo!

Montem um thread dessas cidades no SSC Internacional e vejam como vai "bombar" de elogios.

Por isso mesmo me preocupou muito o que você colocou: o excesso de veículos. Algumas coisa precisa ser feita para preservar esse patrimônio único não só dos brasileiros, como da humanidade. Nós, brasileiros, temos a guarda dessa jóia mundial. Temos que entender isso, queiramos ou não. Então tratemos de cuidar com muito carinho dela.

Creio que uma medida radical deveria ser adotada. Nos moldes de algumas cidades históricas européias, deveríamos simplesmente proibir a circulação de veículos automotores pelo menos na área histórica. Lembro que existem cidades como Zermatt, na Suíça, onde os carros sequer podem chegar na cidade. E a locomoção, lá dentro, é feita por veículos elétricos, de pequeno porte, autorizados pela prefeitura local. Acho que está chegando a hora de agirmos da mesma maneira. Solução radical.

Voltando à beleza das cidades setecentistas mineiras, Ouro Preto é a grande joia, mas temos Mariana ali ao lado, Congonhas e as obras de Aleijadinho, São João del Rei e seu centro histórico, Sabará, Tiradentes, a distante e preciosa Diamantina, além de cidades menores como Conceição do Mato Dentro, Catas Altas, Ouro Branco e outras... ou seja, um mosaico de riquezas e tradições e histórias de inigualável valor.

Parabéns, Guajará e longa vida às cidades setecentistas mineiras, patrimônios da humanidade!
Excelente comentário. A questão dos carros deveria ser levado a sério pelas autoridades ou órgãos como iphan entre outros. Espero visitar Mariana e Congonhas.
obrigado
Old April 11th, 2015, 05:32 PM   #11
Rdx MG
Registered User

Rdx MG's Avatar

Likes (Received): 5503

Quote:
Originally Posted by Fourier View Post

Discordo. Ouro Preto não é um lugar minúsculo de meia dúzia de quarteirões. É uma cidade de porte considerável (70 mil habitantes) e não vive apenas de turismo. Proibir a circulação de carros em uma cidade com um relevo desse é crime.

Guajará liked this post
Rdx MG está en línea ahora   Reply With Quote
Old April 11th, 2015, 07:30 PM   #12
silviomarques
Registered User

silviomarques's Avatar

Likes (Received): 305

Estudos foram feitos em Ouro Preto a alguns anos atrás para para avaliar os danos causados pelo trânsito pesado na cidade. O resultado foi que os ônibus que circulavam na região central da cidade, assim como os caminhões estavam causando rachaduras em casas centenárias e prédios históricos, como o museu da Inconfidência. A partir de então a cidade aderiu aos micro-ônibus e passou a proibir a entrada de caminhões no centro histórico. Os comerciantes de várias ruas do centro agora são obrigados a fazer o transporte de mercadorias em carros menores. Penso que proibir a circulação dos automóveis no centro da cidade seja inviável já que os principais serviços se encontram no centro, como hotéis, restaurantes, agencias bancárias, etc. Ao meu ver o ideal seria descentralizar esses serviços, como já ocorre no bairro Bauxita, onde se encontra a UFOP. Concordo que o fator topografia tb contribua para uma utilização tão intensa de veículos pelo centro, já que em muitos casos a distância até o centro nem é tão grande.

Last edited by silviomarques; April 11th, 2015 at 07:38 PM.
silviomarques no está en línea   Reply With Quote
Old April 11th, 2015, 07:42 PM   #13
silviomarques
Registered User

silviomarques's Avatar

Thread maravilhoso Guajará! Explorou muito bem a cidade por ter apenas 1 dia.
Old April 11th, 2015, 07:45 PM   #14
thiago.
Registered User

thiago.'s Avatar

Likes (Received): 96

Com certeza que isso está acontecendo ainda! Fiz uma oficina de Patologia em Edificações pela FAOP e vimos que várias patologias são causadas pelos automóveis, como as fendas, lacunas e rachaduras, como você disse, além da fuligem que fica impregnada nos edifícios. Mesmo os micro-ônibus fazem um estrago de pouco em pouco, infelizmente. Não penso que seja inviável a proibição de veículos no centro, não precisa em toda totalidade da parte histórica, como os bairros Antônio Dias, Cabeças, Rosário etc, mas pelo menos a Praça Tiradentes e seus arredores seria muito bom, pois basta ver no dia a dia como o pedestre disputa lugar na rua com os carros.

Fourier, Guajará liked this post
thiago. no está en línea   Reply With Quote
Old April 11th, 2015, 08:18 PM   #15
Jeptan
Ano VII

Jeptan's Avatar

Likes (Received): 2648

Bela cidade.
É mesmo estranho, tantos carros modernos em uma cidade histórica, mas antigamente com as carroças e cavalos, não acho que era menos agressiva que hoje, com todo aquele estrume pelas ruas.

12

Guajará liked this post
Jeptan no está en línea   Reply With Quote
Old April 11th, 2015, 11:19 PM   #16
Guajará
from Belém-Pa

Guajará's Avatar

Quote:
Originally Posted by Ale Oliveira View Post
Aah essa tem história de sobra !

Bela Ouro Preto, valeu por compartilhar
Obrigado
Quote:
Originally Posted by thiago. View Post
Só quem conhece sabe o mal que os carros fazem ao centro... Uma tristeza que só! Ainda vou fazer um thread que vá além do centro histórico e mostre a expansão desordenada que está!

De qualquer forma, lindas as fotos, parabéns! Não tem como não amar essa cidade

Quote:
Originally Posted by WYZ View Post
Ouro Preto é uma maravilha que precisa ser preservada.
Deu vontade de voltar, já se fazem uns 4 anos que não visito a cidade.
Parabéns pelo belo registro.
Valeu
Quote:
Originally Posted by Mr.Falcon View Post
Adoro cidades históricas!! Obrigado por compartilhar!!
Old April 12th, 2015, 01:02 AM   #17
Fourier

Fourier's Avatar

Quote:
Originally Posted by Rdx MG View Post
Discordo. Ouro Preto não é um lugar minúsculo de meia dúzia de quarteirões. É uma cidade de porte considerável (70 mil habitantes) e não vive apenas de turismo. Proibir a circulação de carros em uma cidade com um relevo desse é crime.
E eu discordo de ti...Eu falei na região do centro histórico. Eu eu também comentei:a solução são carros elétricos que possam transportar insumos, pessoas, mercadorias, sem causar impacto. Citei até um exemplo que conheci ao vivo, em Zermatt, na Suíça, que tem uma topografia mais revolta que Ouro Preto. Portanto, nesse ponto a morfologia do solo não é problema..Além do que veículos elétricos não emitem poluentes e a temida e corrosiva fuligem que destroi paulatinamente qualquer edificação, incluso ferro.

E, Rdz MG, 70 mil, para mim, é cidade pequena. Cidade média entendo que são cidades entre 200 e 500 mil. Ou seja: ainda há tempo de consertar.

Transporte em Zermatt

Fonte: http://images.travelpod.com/users/ra...---zermatt.jpg

Quote:
Originally Posted by silviomarques View Post
Estudos foram feitos em Ouro Preto a alguns anos atrás para para avaliar os danos causados pelo trânsito pesado na cidade. O resultado foi que os ônibus que circulavam na região central da cidade, assim como os caminhões estavam causando rachaduras em casas centenárias e prédios históricos, como o museu da Inconfidência. A partir de então a cidade aderiu aos micro-ônibus e passou a proibir a entrada de caminhões no centro histórico. Os comerciantes de várias ruas do centro agora são obrigados a fazer o transporte de mercadorias em carros menores. Penso que proibir a circulação dos automóveis no centro da cidade seja inviável já que os principais serviços se encontram no centro, como hotéis, restaurantes, agencias bancárias, etc. Ao meu ver o ideal seria descentralizar esses serviços, como já ocorre no bairro Bauxita, onde se encontra a UFOP. Concordo que o fator topografia tb contribua para uma utilização tão intensa de veículos pelo centro, já que em muitos casos a distância até o centro nem é tão grande.
Que se desloque o serviço então. Que exista um projeto de descentralização desse processo. Mas, repito: manter esse veículos circulando livremente na área do patrimônio histórico é assinar o atestado de nossa incompetência em manter um patrimônio dessa natureza.

Essa ruas foram feitas para receber cavalos, charretes até carruagens, além de pessoas mas nunca veículos. Sequer um fusquinha... Estrume você limpa, mas estragos arquitetônicos provocados por veículos acima de uma tonelada é outra história.

Parafrasenado Jane Jacobs: "Isso não é construir cidades, isso é destruir cidades"...

Portanto, considero o fato que o Guajará colocou, de extrema importância de que deve ser pensado!

E, desculpem, colegas, mas crime é manter como está, sem sequer pensar em uma atitude. Patrimônio histórico carrega a identidade de um povo. Povo sem patrimônio, povo sem futuro.

E não é só Ouro Preto não, tem que se pensar em todas as cidades setecentistas do ciclo do ouro.

Guajará liked this post

Last edited by Fourier; April 12th, 2015 at 01:31 AM.
Old April 12th, 2015, 03:21 AM   #18
silviomarques
Registered User

silviomarques's Avatar

Acho também que a prática do rodízio de automóveis pelo centro reduziria consideravelmente esse fluxo de veículos. A descentralização é importante, mas não aconteceria a curto prazo.
Old April 12th, 2015, 03:55 AM   #19
Fourier

Fourier's Avatar

Quote:
Acho também que a prática do rodízio de automóveis pelo centro reduziria consideravelmente esse fluxo de veículos. A descentralização é importante, mas não aconteceria a curto prazo.
Já é um bom caminho. Pode ser de maneira paulatina, mas tem que ser contínua até se chegar ao ideal, sem prejudicar o patrimônio e a economia da cidade. Mas é a tal coisa: devagar e sempre. Mas que tem que ser feito algo, isso tem.

Eu sou um defensor do patrimônio histórico. Por aqui já briguei com prefeito, vereador e uma cambada de gente inescrupulosa, mas pelo menos ajudei a preservar alguma coisa. No interior de SP existe um razoável patrimônio de arquitetura eclética, dos anos 20, 30, etc que a gente tenta manter a todo custo, brigando contra interesses escusos. Quase levei uma "bulachas" de alguns folgados donos de imobiliária, etc, por ocasião de elaboração de Planos Diretores, mas não arredei pé e sempre fui convicto ( eu e mais vários colegas "loucos" que ainda pensam em preservar bens históricos). E olha que o patrimônio eclético daqui é uma ínfima parte de representatividade, perto do gigantesco patrimônio que representam as cidades setecentistas mineiras.....

Imagina quanto que doi no meu coração ver algo tão precioso se perder no tempo em troca de interesse único e exclusivo do dinheiro a qualquer custo..

Abraços e lutemos por esse bem!

Guajará liked this post
Old April 12th, 2015, 04:43 AM   #20
Guajará
from Belém-Pa

Guajará's Avatar

Quote:
Originally Posted by Rdx MG View Post
Ouro Preto não se resume apenas a parte histórica certo? pois na parte histórica cheguei pela rodoviária e fui andando por todas as ruas, sei que ela não é tão pequena assim, mas deveria ter algum controle de carros na cidade.
Quote:
Já imaginava que esse tipo de rachaduras aconteciam devido a tantos carros. Olha contudo os carros tiram até o charme da cidade, poderiam restringir a uso dos moradores e comerciantes, já faria grande diferença.
Juro que até pensei quando cheguei por lá quando vi alguns carros estacionados logo após a rodoviária que eles só podiam ficar até alí, e em diante eram proibidos. Não sei de onde tirei isso na cabeça, talvez uma lógica sensata. Me irritei quando descia uma ladeira estreita e vinha um carro atrás buzinando não só pra mim, mas outras pessoas que desciam comigo.
Quote:
Thread maravilhoso Guajará! Explorou muito bem a cidade por ter apenas 1 dia.
Obrigado, me encantei muito com a cidade e como disse lá no topo sempre tive vontade de conhece-la.

Reply

Thread Tools

Posting Rules