daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy | DMCA | news magazine | posting guidelines

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Gerais > Infraestrutura e Transporte > Infraestrutura e Transporte > Transporte Ferroviário > Transporte Ferroviário - Estado de São Paulo

Global Announcement

As a general reminder, please respect others and respect copyrights. Go here to familiarize yourself with our posting policy.

Closed Thread

Thread Tools
Old April 11th, 2007, 12:41 AM   #1
richter30
Subway and train Forever!

richter30's Avatar

Likes (Received): 823

(Atualizado) Serra dá inicio as obras de extensão da Linha 2 do Metrô até V. Prudente

Terça-feira, 10 de Abril de 2007 às 12h00

O governador José Serra anunciou ontem, 10, durante solenidade de posse da nova diretoria da Febraban mais uma etapa na ampliação das linhas de metrô da capital. "Agora mesmo acabamos de autorizar o prolongamento do metrô do Ipiranga, que já vai ficar pronto, até a Vila Prudente. Isso é coisa para um bilhão e quatrocentos milhões de reais", disse.

O trecho compreende poucos quilômetros mas é indispensável para aliviar o fluxo de pessoas e automóveis na cidade. "Não tem outra solução. Junto com o Rodoanel esta é a única medida capaz de transformar São Paulo numa cidade possível do ponto de vista social e econômico", frisou o governador para uma platéia que contava com o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles e o prefeito da capital, Gilberto Kassab.

A ampliação da Linha 2 – Verde vai ligar a Estação Ana Rosa a outras seis estações: Chácara Klabin, Imigrantes, Alto do Ipiranga, Sacomã, Tamanduateí e Vila Prudente. A expectativa do Metrô é elevar o número de passageiros transportados pela linha, por dia, dos atuais 280 mil para 774 mil.

O sofrimento da população com o trânsito não se restringe ao impacto psicológico e na saúde de cada um, disse José Serra, mas também sobre a economia da cidade. Por isso, esse setor merece "investimentos pesadíssimos", considerados vitais pelo governador. Com a expansão da Linha 2, técnicos do Metrô prevêem a criação de 17.400 novos postos de trabalho em diversos segmentos.

Manoel Schlindwein

http://www.saopaulo.sp.gov.br/sis/le...9&c=6&siteID=1
-----------------------------------------------------------------

Serra dá ordem de serviço para levar o Metrô até Vila Prudente
Serão mais 3,6 quilômetros e três estações, uma nova opção para moradores da zona Leste de São Paulo. (17/04/07)

O governador do Estado de São Paulo, José Serra, dá ordem de serviço para levar a Linha 2 do Metrô do Alto do Ipiranga até Vila Prudente, trecho de mais 3,6 quilômetros e três estações (Sacomã, Tamanduateí e Vila Prudente), que vai exigir investimento de R$ 1,9 bilhão, até 2010, valor que engloba a aquisição de mais 16 trens para esta linha.

A ordem de serviço para expandir o Metrô até a Vila Prudente será dada hoje, dia 17, às 11 horas, no canteiro de obras da estação Alto do Ipiranga, localizado na esquina da avenida Doutor Gentil de Moura com a rua Visconde de Pirajá, no Ipiranga, durante inspeção do governador às obras da futura estação Alto do Ipiranga, que será entregue à população em junho próximo.

O novo empreendimento contará com financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES e recursos do Tesouro do Estado. A iniciativa vai gerar 9 mil empregos diretos e indiretos e atender parcela significativa da população de baixa renda (42% dos usuários com até 3 salários mínimos).

Hoje, a Linha 2 do Metrô transporta diariamente 320 mil passageiros entre as estações Vila Madalena e Imigrantes. Com a entrada em operação da estação Alto do Ipiranga o movimento deverá atingir 370 mil passageiros/dia.

Em 2010, com a operação total da Linha 2 entre Vila Madalena e Vila Prudente, integrada na estação Tamanduateí com a Linha "D" da CPTM e, na estação Sacomã, com o Expresso Tiradentes da Prefeitura de São Paulo, serão 774 mil usuários/dia circulando pela Linha Verde, com ingresso direto nas demais linhas do Metrô.

A expansão da Linha 2 até Vila Prudente será uma nova opção de uso do Metrô para os moradores da Zona Leste, com uma melhor distribuição dos passageiros que hoje só contam com a estação Tatuapé, da Linha 3 – Vermelha.

Arquitetura diferenciada

A estação Alto do Ipiranga da Linha 2-Verde do Metrô encontra-se em fase final de suas obras civis para ganhar o paisagismo que antecederá o início de sua operação comercial. Com arquitetura diferenciada, a nova estação terá uma cúpula de vidro que, além de seu efeito estético, possibilitará iluminação natural ao interior do edifício.

Em sua parte interna, avançam os trabalhos de acabamento, como a colocação do piso no mezanino e nas plataformas de embarque, revestimentos das paredes com pastilha, aplicação de verniz nas paredes das salas técnicas e no concreto aparente da estação.

Também estão adiantados os trabalhos de montagem da estrutura metálica que irá sustentar os vidros da cúpula da nova estação, que pronta terá 18 metros de diâmetro e 9 metros de altura. A instalação dessa cobertura em vidro especial permitirá que usuários e funcionários desfrutem de uma ampla iluminação e ventilação natural.

No corpo central da estação, foram concluídas as escadas fixas em concreto e a montagem das dez escadas rolantes que farão a interligação entre as plataformas de embarque e desembarque e o mezanino de distribuição de passageiros no nível da rua.

A estação Alto do Ipiranga, construída a partir de um grande poço de serviço de 32 metros de diâmetro e 35 metros de profundidade, terá quatro níveis de escadas.

O acesso de pessoas com dificuldades de locomoção, como idosos e portadores de deficiência física, será feito por meio de dois elevadores especiais que farão a interligação da superfície com as plataformas de embarque.

O mezanino, em fase final de montagem, está instalado sobre o vão central da estação. Sua estrutura metálica, com 134 metros de comprimento e largura variável de 8 a 12 metros, está apoiada em seis pilares, na parte central, e por 44 tirantes que foram fixados na parte superior do túnel. Na área junto às escadas, o mezanino (que também terá funções de passarela) conta com 12 metros de largura.

Paralelamente às obras civis no corpo da estação, a equipe de montagem do Metrô realiza trabalhos de implantação dos sistemas de via permanente (trilhos e terceiro trilho) e de média tensão (22 Kv, de tração dos trens), baixa tensão (quadro, painéis e iluminação), auxiliares (grupo gerador diesel, escadas rolantes, ventilação, bombas de drenagem, de detecção de incêndio etc.), sinalização e controle de trens e telecomunicações (som, relógios, CFTV, telefonia e sistema de transmissão de dados) na estação e vias.

No momento, os trilhos já foram instalados em toda a extensão do novo trecho e os demais sistemas operacionais deverão estar concluídos e testados até junho próximos. Na parte externa da estação, está finalizada a laje de cobertura das salas técnicas e operacionais.

A estação Alto do Ipiranga terá dois acessos: um pela avenida Dr. Gentil de Moura e outro pela rua Visconde de Pirajá.

A nova estação do Metrô também contará com um projeto paisagístico em todo o seu entorno e a construção de um muro de "ranhuras", que tem como objetivo diminuir os ruídos provocados pelo funcionamento dos equipamentos do sistema metroviário.

Atendimento à população

Com a conclusão das escavações e concretagem dos túneis, o Metrô iniciou em março o levantamento de todas as fundações das edificações de entorno das obras da estação Alto do Ipiranga. Caso seja constatado algum problema causado pela obra, o Metrô fará os reparos necessários.

Após o término das escavações dos túneis de vias e da estação, o Metrô reaterrou e reconstituiu o terreno dos poços de serviço "Itaú" e "Gama Lobo", que foram escavados nas extremidades do poço de obras da estação.

Fonte: http://www.stm.sp.gov.br/noticias/nt_frame_2788.htm

Last edited by richter30; April 17th, 2007 at 10:44 PM.
richter30 no está en línea  

Sponsored Links

Old April 11th, 2007, 12:58 AM   #2
Tlag
Sou do eixo, sou do mal!

Tlag's Avatar

Likes (Received): 72

Caralho! É isso aí!
Dale Serra!
Uma Linha de metrô em construção e outra em expansão. Nesse ritmo, tenho certeza que no fim da expansão da linha 2 e a inauguração da linha 4 ele começara a expansão da linha 5 e a 2ª etapa da linha 4. Em seguida o governador que estiver no cargo já poderá começar a linha 6 rosa e levar a linha 2 até o tatuapé.
Old April 11th, 2007, 01:35 AM   #3
RRC
SP 460 anos

RRC's Avatar

o problema é que a linha 4 só deve ficar pronta no fim do mandato dele, lá em meados de 2010.

Eu já me convenci que o resto da linha 5 só sai (e se sair) pra Copa de 2014.

De todos modo é um ótima noticia, siginifica a contínua expansão de investimentos na rede metroviaria. Se isso tivesse acontecido desde o começo da construção do metrõ hoje em dia sem dúvida já teríamos mais de 100 km de metrô.
Old April 11th, 2007, 01:49 AM   #4
Tlag
Sou do eixo, sou do mal!

Tlag's Avatar

Likes (Received): 72

Eu quero a linha 6! Além de servir minha região ela é rosa.
huahauahuahauhauahuaauahuahauahauahua
Imaginem olhar para a estação e ver tudo rosa.
UI!
Old April 11th, 2007, 01:55 AM   #5
EricoWilliams
Annoying Moderator

EricoWilliams's Avatar

E vamo que vamo!
Old April 11th, 2007, 02:32 AM   #6
OsascoStation2007
Land of the 1st flight

OsascoStation2007's Avatar

Likes (Received): 532

Que bom que o Serra está agilizando, para compensar o atraso da 4. Bless him!
OsascoStation2007 no está en línea  
Old April 11th, 2007, 02:42 AM   #7
l fernandes
l fernandes

l fernandes's Avatar

Likes (Received): 10

é preciso
l fernandes no está en línea  
Old April 11th, 2007, 03:08 AM   #8
Bsegretti
Registered User

Likes (Received): 0

Muito bom, muito bom mesmo.

Mas por favor, pára por aí..... nada de Agua Rasa e Tatuapé pela linha 2 OK?
Bsegretti no está en línea  
Old April 11th, 2007, 03:31 AM   #9
CH
Tôma-te! Eu acho é pouco!

CH's Avatar

Likes (Received): 20

Muito bom. O importante é não parar, acaba uma e a outra já tem que ter começado.
Eu tava olhando o atual trajeto da Linha 4 amarela, eu pensava que era maior, mesmo assim é ótimo saber que está prevista a ampliação dela, quero muito ver tão cedo também a ampliação da Lilás.
Old April 11th, 2007, 05:02 AM   #10
OsascoStation2007
Land of the 1st flight

OsascoStation2007's Avatar

Likes (Received): 532

Quote:
Originally Posted by Bsegretti View Post
Muito bom, muito bom mesmo.

Mas por favor, pára por aí..... nada de Agua Rasa e Tatuapé pela linha 2 OK?
Creio que não irá parar por aí, talvez não seja o melhor caminho, mas eles querem desafogar a linha 3.
OsascoStation2007 no está en línea  
Old April 11th, 2007, 09:52 AM   #11
ThiagoMyung
Registered User

Acho necessário a ligação da Linha 2 com a 3 no Tatuapé, mesmo existindo a possibilidade de superlotar a Linha Verde.

Eu como Morador do ABC vou com certeza utilizar muito, e sei que muitos daqui também irão, pra quem é de São Paulo pode não ser uma idéia tão boa realmente, afinal representa apenas mais e mais pessoas na linha.
ThiagoMyung no está en línea  
Old April 11th, 2007, 10:33 AM   #12
mopc
USP

mopc's Avatar

Likes (Received): 6373

A ligação da linha verde com a linha laranja é mais para aliviar o trecho Tatuapé-Sé-Paraíso que está superlotado justo porque é o único caminho entre a zona Leste e a Paulista. Com a nova ligação o pessoal da Zona Leste vai poder ir direto para a Paulista sem passar pelo centro. Também poderão eventualmente ir para a Zona Sul quando a mitológica linha 5 tiver chegado em Santa Cruz e Ch. Klábin.
mopc no está en línea  
Old April 11th, 2007, 03:52 PM   #13
netraider
Registered User

Likes (Received): 1

Acredito que essa curva de 90 graus de Vila Prudente a Tatuapé será maléfica , impedindo futuras expansões sentido leste pela linha verde e sentido sul direção ao ABC.

Acho que poderiam continuar expandindo-a a leste e criar uma linha nova sentido norte-sul que vá do Tatuapé sentido sul, quem sabe passando por SCS, Santo André, SBC...

Last edited by netraider; April 11th, 2007 at 04:00 PM.
netraider no está en línea  
Old April 11th, 2007, 03:56 PM   #14
netraider
Registered User

Likes (Received): 1

De qualquer forma essa expansão da linha 2 do metrô até a estação Tamanduateí da CPTM beneficiará a população do ABC, usuária de peso da linha D da CPTM. E Também a integração com o Expresso Tiradentes pela estação Sacomã da linha 2.
netraider no está en línea  
Old April 11th, 2007, 09:12 PM   #15
mopc
USP

mopc's Avatar

Likes (Received): 6373

Existe alguma confirmação oficial do projeto de levar a linha 2 da Vila Prudente para o Tatuapé? Porque que eu saiba é mera especulação, o metrô disse ano passado mas que eu saiba não está confirmado. É verdade que com o Expresso Tiradentes, haveria "concorrência" entre os dois sistemas se o metrô fosse em direção Leste a partir de Vila Prudente.
mopc no está en línea  
Old April 11th, 2007, 10:29 PM   #16
ColdContagious
Registered User

ColdContagious's Avatar

Sei que se o metrô seguir o antigo projeto de levar a linha 2 até o Oratório, coincidirá sim com parte do trajeto do Expresso Tiradentes. O que o metrô quer, visivelmente, é transferir usuários que vem da Linha 3 para a Linha 2 sem passar pela Linha 1 no trecho Sé-Paraíso, aliviando o trecho.
Com isso tenho quase certeza que a demanda da Linha 2 será muito maior do que seria se ela seguisse em direção ao Oratório, mas em compensação não atenderia uma região que é deficitário de transporte em massa (Oratorio), só sendo resolvido um pouco do problema com o EL.
Old April 12th, 2007, 02:23 AM   #17
Bsegretti
Registered User

Eu explico porque não quero a linha 2 no Tatuapé:

Saindo do Tatuapé, indo em direção ao sul até o Sacomã pra depois subir de novo até a Paulista: 11 estações fazendo uma curva enoooorme e ainda recebendo grande fluxo na estação Tamanduateí

No esquema atual, Tatuapé, Sé e Paraíso: 8 estações. Eu sei que perde-se tempo com baldeações, mas é muito menor o percurso.

O ideal: expansão da Linha 5 até o Tatuapé. Dali seguiria por Agua Rasa, Mooca, Paes de Barros, Av. do Estado, Museu do Ipiranga, (alguma outra estação), Chácara Klabin. E tudo em linha reta praticamente, podendo ainda seguir pra zona sul pelas linhas 1 (Santa Cruz) ou 5. O PITU leva a linha 5 até Bresser, não acho bom pq é quase centro, a linha 3 continuaria muito saturada, alem de que no Tatuapé existem mais 2 lnhas da CPTM, que deveriam ter integração gratuita.

Tem um thread que o pessoal tava postando as idéias pro transporte metropolitano, ainda não tive tempo de fazer um mapinha completo e tals, mais depois posto lá
Bsegretti no está en línea  
Old April 12th, 2007, 02:52 AM   #18
grazisantos
Registered User

Eu preferia a extenção rumo leste, porque não até São Mateus ? A ZL é mto carente em transportes.
grazisantos no está en línea  
Old April 12th, 2007, 03:19 AM   #19
TêAgá

TêAgá's Avatar

Likes (Received): 31

A Linha verde poderia não só ir até São Mateus, como ir até a Cidade Tiradentes, e afastar de vez a possibilidade de Expresso Tiradentes para aquela região, aí, eles desafogariam a linha Vermelha, porque muitos ônibus partem de São Mateus, Cidade Tiradentes e região buscando atingir o Metrô na linha 3.

SÃO PAULO F.C - O Único Hexacampeão Brasileiro sem asteriscos e letras miúdas. (e sem fax da CBF)

Acompanhe a modernização do Morumbi: http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=1356707
TêAgá no está en línea  
Old April 12th, 2007, 03:32 AM   #20
rkj
Registered User

Likes (Received): 228

Quote:
Originally Posted by thgteixeira View Post
A Linha verde poderia não só ir até São Mateus, como ir até a Cidade Tiradentes, e afastar de vez a possibilidade de Expresso Tiradentes para aquela região, aí, eles desafogariam a linha Vermelha, porque muitos ônibus partem de São Mateus, Cidade Tiradentes e região buscando atingir o Metrô na linha 3.
O Expresso Tiradentes vai chegar lá antes que qualquer obra do metrô possa chegar lá, mesmo que fosse definido levar até lá.

Eu acho que o metrô deve mesmo ir pro Tatuapé, mas que o Expresso Tiradentes poderia ser substituído por um VLT logo que possível.
rkj no está en línea  

Closed Thread

Thread Tools

Posting Rules