search the site
 daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy | DMCA | news magazine | posting guidelines

Go Back   SkyscraperCity > European Forums > Fórum Português > Transportes e Infra-Estruturas > Ferrovias

Global Announcement

As a general reminder, please respect others and respect copyrights. Go here to familiarize yourself with our posting policy.

Closed Thread

Thread Tools
Old April 13th, 2016, 08:23 PM   #681
ard723
Registered User

ard723's Avatar

Likes (Received): 26

Metropolitano de Lisboa [2016]

Não conseguiam, de forma melhor, testar a ineficiência da linha azul de outra maneira ...
Após não conseguir apanhar o primeiro metro (e ter tirado estas fotos), fui no segundo completamente sardinha em lata, e sem ventilação ...
Arrependi-me tanto por não ter tentado apanhar um transporte alternativo ... Que bela porcaria ... :/

ard723 no está en línea  

Sponsored Links
Old April 13th, 2016, 08:24 PM   #682
ard723
Registered User

ard723's Avatar

Nesta última foto o metro já tinha fechado as portas ( voltando a as abrir porque não tinham fechado correctamente... Lol )
ard723 no está en línea  
Old April 13th, 2016, 08:33 PM   #683
ferrobico
Registered User

ferrobico's Avatar

Likes (Received): 538

Normalmente no primeiro dia a situação é sempre essa mas depois acalma.
É o espirito português na sua plenitude:
Não temos nada que fazer,vamos de Metro até á Reboleira!
ferrobico no está en línea  
Old April 13th, 2016, 08:43 PM   #684
ard723
Registered User

ard723's Avatar

Quote:
Originally Posted by ferrobico View Post
Normalmente no primeiro dia a situação é sempre essa mas depois acalma.

É o espirito português na sua plenitude:

Não temos nada que fazer,vamos de Metro até á Reboleira!

Mas neste caso o metro estava cheio de adeptos do bayern a beber cerveja... Lolol
ard723 no está en línea  
Old April 13th, 2016, 09:07 PM   #685
jm1048416
Registered User

Likes (Received): 3

A Amadora não se pode queixar de nos últimos 25 anos, a ter havido investimento público, em matéria de acessibilidades. Pode ser das cidades de Portugal que mais investimentos recebeu (CRIL,IC16,Metro,IC19 - alargamento, Estações CP - Reboleira,Damaia) Espero que começem a pensar em investimentos fora da área metropolitana de Lisboa.

jpfg liked this post
jm1048416 no está en línea  
Old April 13th, 2016, 09:08 PM   #686
pedrodepinto
Feliz 2017 ;)!

pedrodepinto's Avatar

Likes (Received): 581

Inauguração do troço Amadora Este - Reboleira

O empreendimento Amadora Este – Reboleira foi hoje inaugurado às 13h00. Infelizmente, só consegui chegar à Pontinha duas horas depois, bem perto das 15h00 .

Com um atraso tão significativo, o melhor mesmo era acelerar o passo!

Apesar de a estação terminal já ter sido actualizada, os diagramas ainda não tinham sido alterados… Como o meu comboio estava a chegar, não tive tempo para fotografar mais nada na Pontinha… Desci as escadas a correr!

Foi a M-618 que me levou até à Reboleira . Entretanto, não pude deixar de reparar no novo autocolante…

Foram estes os passageiros que rumaram da Amadora Este à Reboleira. Reparem que os painéis de informação da carruagem estavam desligados. Estranhamente, o meu comboio destinava-se à Amadora Este !

Eram 15h09 quando cheguei à Reboleira!

Entretanto, a M-618 continuou em frente, rumo ao seu novo terminal… Estreado já no fim-de-semana de 13 e de 14 de Março de 2016.

Dali a poucos minutos, a M-618 reapareceria, para percorrer a linha azul uma vez mais!

Estava na hora de espreitar o novo diagrama da rede do ML…

…bem como o mapa da área local !

Como é bela a estação da Reboleira! Não deixei de reparar numa pequena curiosidade: a Reboleira é a primeira estação do Metropolitano de Lisboa equipada com lâmpadas LED!

Esperei mais alguns segundos até poder ver a estação totalmente desimpedida…

…antes de subir à plataforma intermédia. Deste lado, mais próximo do tímpano sul da estação, existe um lanço de escadas rolantes .

Do lado oposto, no tímpano norte da estação, existem apenas os tradicionais degraus.

O elevador ainda cheirava a novo

…e tinha uma curiosidade: este painel rebaixado, a pensar nos passageiros de mobilidade reduzida. Muito interessante !

Ao sair do elevador, deparei-me com uma plataforma intermédia muito agradável .

Só não entendi muito bem a presença desta imponente grelha . Noutros tempos, este espaço seria ocupado por uma apelativa intervenção plástica…

Os canais de acesso encontravam-se fechados. Sendo assim, validei o meu bilhete e fui explorar a zona não paga da Reboleira!

Do meu lado direito, encontravam-se os acessos que serviam a Rua Vítor Alves mais directamente…

Como podem ver, espaço não falta!

Enquanto o primeiro acesso se encontrava mesmo à minha frente…

…o segundo localizava-se à minha esquerda!

Tentei imitar o fotógrafo que captou a imagem que hoje ilustra a edição impressa do Público .

Do outro lado da estrada, eram vários os mirones… Desta vez, senti o espírito especial que preenche cada inauguração do Metropolitano de Lisboa .

Regressei à estação, para explorar a sua outra ala. As placas da inauguração foram afixadas ao lado das escadas rolantes.

Espero sinceramente que o Primeiro-Ministro não deixe de apostar em novas expansões no Metropolitano de Lisboa…

…até porque boa parte do investimento continua a ser comparticipada pela União Europeia.

Entretanto, não pude deixar de experimentar o elevador de acesso à superfície .

O elevador fica implantado mesmo ao lado da entrada para a EMEF. Ainda estavam presentes alguns técnicos da Schindler…

De regresso à estação, subi as escadas rolantes que me conduziram a dois novos acessos…

…e a uma zona comercial, ainda por ocupar

São quatro os estabelecimentos comerciais existentes nesta ala da estação!

Ainda antes de chegar às lojas, surge o terceiro acesso que visitei…

Também aqui se podiam ver vários electricistas em acção… Uma vez que o pilar deste acesso ainda não se encontrava totalmente completo !

Tal como no Areeiro, também na Reboleira foi colocado um painel de informações por cima de cada um dos acessos!

Por fim, encaminhei-me para o quarto e último acesso, que permite uma ligação muito rápida à estação da CP. Ainda assim, primeiro é necessário subir um longo lanço de escadas…

Não são muitos os metros que separam a estação do Metropolitano de Lisboa da estação da CP. Do meu lado direito, encontrava-se uma surpresa…

Nem mais nem menos do que um parque de bicicletas ! Surge também um novo conceito: “mobilidade suave”.

Pessoalmente, considero este acesso extremamente bem conseguido. De certa forma, copia várias das características de alguns dos acessos da Amadora Este.

Entretanto, atravessei a estação da CP para descobrir o novo terminal da carreira 767. Não foi complicado!

O espaço envolvente foi alvo de uma profunda intervenção, que contemplou também a construção de uma ciclovia, não fotografada nesta imagem .

Aqui fica o cartaz da Câmara Municipal da Amadora, para mais tarde recordar!

Estava na hora de regressar à estação do Metropolitano de Lisboa !

O novo mapa da cidade já assinala a enorme mancha verde ocupada pela Quinta das Conchas e dos Liláses .

Não podia faltar a presença deste responsável do Metropolitano de Lisboa, que já tinha encontrado na inauguração do empreendimento Baixa-Chiado – Santa Apolónia

Depois de explorada toda a estação, estava na hora de dar por concluída a minha reportagem fotográfica!

Mas ainda faltava registar alguns pormenores: a começar no nome da nova estação, assinalado no painel de informações das carruagens…

…e a acabar na campainha que dá o sinal de partida nas estações terminais !

Fica agora a questão: quando voltarei a ter o enorme privilégio de inaugurar mais uma estação do Metropolitano de Lisboa?

Last edited by pedrodepinto; April 22nd, 2016 at 02:03 AM.
pedrodepinto no está en línea  
Old April 13th, 2016, 09:17 PM   #687
pedrodepinto
Feliz 2017 ;)!

pedrodepinto's Avatar

O tópico das fotografias já foi actualizado . Depois tenho de arranjar um mapa onde a estação da Reboleira já apareça... E não me posso esquecer de actualizar a entrada inicial. Mas isso fica para depois!

Quote:
Originally Posted by pedrodepinto View Post
Reboleira
Linha azul

Inauguração

13 de Abril de 2016
Intertervenções plásticas de não-autor

Old April 13th, 2016, 09:17 PM   #688
pedrodepinto
Feliz 2017 ;)!

pedrodepinto's Avatar

Recuemos a 2007 :

Quote:
Originally Posted by Pelha View Post
Currently Active Users Viewing This Thread: 17 (11 members and 6 guests)

Grande festa que para aqui vai, só falta o champanhe.
Hoje não está muito diferente: 8 membros e 10 convidados a esta hora!
Old April 13th, 2016, 09:24 PM   #689
bjmarques
Registered User

bjmarques's Avatar

Likes (Received): 175

Está muito parecida com a estação de Santa Apolónia. Assim as pontas da linha azul ficam iguais... em azul ahah

Uma coisa que raparei que é que na Reboleira esconderam aquele cabo preto grosso que segue os carris pelo tecto e que em algumas estações é um autêntico estendal.

DiogoBaptista, pedrodepinto liked this post
bjmarques no está en línea  
Old April 13th, 2016, 09:26 PM   #690
Ligaanet
Registered User

Ligaanet's Avatar

Likes (Received): 2178

Bravo, bela reportagem

Quanto à estação, realmente ficou bastante simples, mas a sua simplicidade é que a torna bastante agradável.
O espaço público em volta ficou um mimo e fico bastante agradado por se terem lembrado de incluir um parque de bicicletas (apesar de este parecer-me estar numa zona sem telheiro).
Em suma, conseguiu-se um bom resultado sem ter de fazer obras megalómonas, o ML está de parabens
Resta saber quais serão as próximas estações a anunciar

DiogoBaptista, pedrodepinto liked this post
Ligaanet no está en línea  
Old April 13th, 2016, 09:27 PM   #691
nunocspinto
Registered User

Likes (Received): 101

Eu, que devo ser dos membros deste fórum que mora mais perto da estação, agradeço solenemente a reportagem fotográfica, dado que não devo ter oportunidade de visitar a estação tão cedo...
Está realmente excelente. Bom trabalho, pedro de pinto.
Li algures que o arquitecto (tomaria por definição autor das intervenções plásticas) é Leopoldo Rosa..

pedrodepinto liked this post
nunocspinto no está en línea  
Old April 13th, 2016, 09:35 PM   #692
Ligaanet
Registered User

Ligaanet's Avatar

Quote:
Originally Posted by nunocspinto View Post
Li algures que o arquitecto (tomaria por definição autor das intervenções plásticas) é Leopoldo Rosa..
Está na página da estação no site do metro:

Quote:
In Metropolitano de Lisboa

Projeto arquitetónico
Leopoldo de Almeida Rosa
O mesmo que a Amadora Este
Old April 13th, 2016, 09:45 PM   #693
pedrodepinto
Feliz 2017 ;)!

pedrodepinto's Avatar

Antes de mais, muito obrigado a todos pelos elogios !

Quote:
Originally Posted by bjmarques View Post
Uma coisa que raparei que é que na Reboleira esconderam aquele cabo preto grosso que segue os carris pelo tecto e que em algumas estações é um autêntico estendal.
Nas estações mais recentes esse cabo preto tem sido geralmente ocultado . Se a memória não me falha, na Ameixoeira está por cima da iluminação de um dos cais.

Quote:
Originally Posted by Ligaanet View Post
O espaço público em volta ficou um mimo e fico bastante agradado por se terem lembrado de incluir um parque de bicicletas (apesar de este parecer-me estar numa zona sem telheiro).
Confirmo: o parque das bicicletas fica numa zona não resguardada .

O aparelho de mudança de via que serviu o terminal da Amadora Este entre 2004 e 2016 foi levantado. No entanto, permanece na Amadora Este um aparelho de mudança de via à entrada da estação, quando o comboio vem de Alfornelos.

A estação da Reboleira tem, como habitualmente, um aparelho de mudança de via em cada extremidade.

Já agora, até achei o túnel que separa a Amadora Este da Reboleira bastante grande. Esta estranha sensação é explicada pelo colossal comprimento do terminal da Amadora Este . Para terem uma noção, quando saímos da Reboleira, no momento em que se anuncia que a próxima estação é a Amadora Este, já estamos a percorrer o antigo terminal da linha azul. Afinal de contas, só tiveram de construir 201 metros de túnel para alcançar a estação da Reboleira...

bjmarques liked this post
Old April 13th, 2016, 09:51 PM   #694
DiogoBaptista
Registered User

DiogoBaptista's Avatar

Likes (Received): 2908

Mais do que uma estação de metro, a Reboleira é "uma porta de mobilidade"
https://www.publico.pt/local/noticia...lidade-1728942

Na inauguração do prolongamento da Linha Azul do metro de Lisboa, o ministro do Ambiente manifestou a expectativa de que a Carris "seja uma empresa da Câmara de Lisboa" a partir de 1 de Janeiro de 2017

“Muito mais do que uma ligação ao centro de Lisboa”, a estação do Metropolitano na Reboleira, no concelho da Amadora, “é uma obra fundamental, que representa um salto qualitativo na intermodalidade dos transportes públicos na Área Metropolitana de Lisboa”. Quem o diz é o primeiro-ministro, que esta quarta-feira inaugurou o prolongamento da Linha Azul.

António Costa aproveitou a ocasião para “reafirmar, com toda a clareza” que as competências ao nível dos transportes públicos “são para serem exercidas por entidades públicas e devem ser descentralizadas para os municípios e para a Área Metropolitana de Lisboa”. “Mudei de funções mas não deixei de pensar o que pensava”, frisou, referindo-se aos mais de sete anos em que ocupou a presidência da Câmara de Lisboa.

“O Estado tem muito em que se concentrar”, continuou António Costa, defendendo que este “tem que deixar de fazer o que os municípios e as áreas metropolitanas estão em melhores condições de fazer”. E as áreas metropolitanas de Lisboa e do Porto, acrescentou, devem ser “politicamente legitimadas e reforçadas pelo voto dos cidadãos”, algo que está previsto que aconteça já nas eleições de 2017.

“Cabe ao poder local organizar os transportes locais e metropolitanos”, sustentou por sua vez o ministro do Ambiente. Na sua intervenção, Matos Fernandes referiu-se especificamente ao caso da Carris. A sua expectativa é que esta “seja uma empresa da Câmara de Lisboa” a partir de 1 de Janeiro de 2017.

Para o governante, a abertura da estação de metro da Reboleira “é um marco importante na história do Metropolitano de Lisboa” e “um momento de especial relevância para a Área Metropolitana da capital”. Com “quase um quilómetro de prolongamento”, a extensão da Linha Azul agora inaugurada terá, em sua opinião, “um impacto muito significativo no mapa de acessibilidades do concelho da Amadora e na qualidade de vida dos seus habitantes”.

Sublinhando que neste ponto se faz a ligação entre a rede do metro e a linha de comboios de Sintra, Matos Fernandes manifestou a expectativa de que o investimento feito contribua para “descongestionar o IC19” e “atrair mais pessoas para os transportes públicos”.

De acordo com a Transportes de Lisboa, este prolongamento do metro representou um investimento de 60 milhões de euros, dos quais 43 milhões foram financiados pelo Fundo de Coesão da União Europeia. A partir de agora, será possível chegar da Reboleira ao Marquês de Pombal em 19 minutos e da Reboleira à Baixa-Chiado em 24 minutos.

Para o presidente da empresa, a estação da Reboleira constitui "uma nova porta de mobilidade", que vai contribuir para tornar a rede do metro "mais coerente, integrada e funcional". "Não é apenas mais uma estação, é um interface intermodal", sublinhou Tiago Farias, falando num "marco incontornável da história da mobilidade integrada".
DiogoBaptista no está en línea  
Old April 13th, 2016, 09:53 PM   #695
Ligaanet
Registered User

Ligaanet's Avatar

Quote:
Nas estações mais recentes esse cabo preto tem sido geralmente ocultado . Se a memória não me falha, na Ameixoeira está por cima da iluminação de um dos cais.
Nunca percebi é porque é que nunca se lembraram de o esconder originalmente. Se não me falha a memória há até uma estação em que há uma roldana suspensa no tecto para segurar o cabo e tudo, não entendo porquê tanto trabalho quando podiam simplemente meter um suporte por baixo da parte saliente das plataformas...

Quote:
Confirmo: o parque das bicicletas fica numa zona não resguardada .
Quer dizer, são bicicletas não é? Não tem grande mal que se molhem e assim até ficam limpas, o ML sem a gente notar montou um sistema que permite que as bicicletas dos utilizadores da rede estejam limpas quando os donos delas voltam

Quote:
O aparelho de mudança de via que serviu o terminal da Amadora Este entre 2004 e 2016 foi levantado. No entanto, permanece na Amadora Este um aparelho de mudança de via à entrada da estação, quando o comboio vem de Alfornelos.
Esse AMV em direcção a Alfornelos foi o que foi utilizado na fase final das obras da Reboleira quando os comboios usavam a própria estação como terminal de inversão.

Adoro que consigam meter sempre a política ao barulho nestas coisas, não se podiam simplesmente ficar pelo discurso de que é algo importante para a população?
E de que modo é que a Reboleira vai permitir descongestionar o IC19? Eu sei que estão a tentar vender o produto deles mas isso é ser optimista demais
E na altura em que o Costa estava na CML ele andava a defender que a ETL passasse para a gestão da autarquia, agora que é PM vai tentar que isso mesmo aconteça, pelos vistos ele não se esqueceu dos amigos dele

Old April 13th, 2016, 10:03 PM   #696
bjmarques
Registered User

bjmarques's Avatar

Likes (Received): 175

Quote:
Nas estações mais recentes esse cabo preto tem sido geralmente ocultado . Se a memória não me falha, na Ameixoeira está por cima da iluminação de um dos cais..
Na Encarnação e em Moscavide não esconderam. Na primeira fica mesmo mal, estraga o "queijo suíço"

Com as tuas reportagens nem precisamos de fazer uma romaria Pedro, obrigado!

ferrobico, pedrodepinto liked this post
bjmarques no está en línea  
Old April 13th, 2016, 10:35 PM   #697
kidrauhl
Registered User

Likes (Received): 163

Óptima reportagem, Pedro!! Gostei muito das fotos, mas experimentem ver ao vivo, está uma estação muito sóbria e clean. Aconselho

kidrauhl no está en línea  
Old April 13th, 2016, 11:00 PM   #698
rfthunder
rfsapiens / ML addicted

rfthunder's Avatar

Likes (Received): 91

Excelente trabalho Pedro cm sempre! És o nosso orgulho!! Obrigado está fantástico!
Se tiver tempo para a semana faço um videozito da viagem pra estação

Cumps,

Rfthunder.

rfthunder no está en línea  
Old April 13th, 2016, 11:26 PM   #699
pai nosso
Registered User

pai nosso's Avatar

Likes (Received): 3932

Boas fotos pedropinto!!

P.S.: põe as fotos no fórum internacional do Metro de Lisboa!!

pai nosso no está en línea  
Old April 14th, 2016, 12:10 AM   #700
Ana Sof
Registered User

Likes (Received): 12

Não foi abordado, porque se calhar pensavam que era só mais um jornalista! Lol

Ana Sof no está en línea  

Closed Thread

Tags
2016, lisboa, metro, metropolitano