SkyscraperCity Forum banner

Ouro Branco - Mesorregião Metropolitana de Belo Horizonte

8K views 15 replies 14 participants last post by  cassianoitu 
#1 ·
Olá pessoal, fiz uma rápida passagem por Ouro Branco e acabei tirando algumas fotos. Apesar de pequena ela tem figurada entre as 20 maiores economias do estado, principalmente pela unidade siderúrgica do Grupo Gerdau que é bastante grande e ainda um Campus da UFSJ (Alto Paraopeba) voltado para áreas de engenharia. Não conhecia Ouro Branco, achei o centro um pouco desorganizado e confuso, mas deu pra perceber que a cidade cresceu para fora dos limites centrais com vários bairros residenciais de um urbanismo bem superior que a região mais antiga e central da cidade. Resolvi colocar algumas fotos que achei na internet, principalmente com a vista da cidade pela Serra de Ouro Branco.


OURO BRANCO

Ouro Branco é considerado um dos núcleos urbanos mais antigos de Minas Gerais surgindo nos fins do século XVII como consequência do processo de ocupação iniciado com as primeiras bandeiras que subiam o Rio das Velhas à procura de ouro. Atualmente a economia da cidade se baseia na indústria siderúrgica contando com uma grande unidade do Grupo Gerdau Açominas. A paisagem urbana da cidade é emoldurada pela Serra de Ouro Branco, um paredão rochoso que se extende por aproximadamente vinte quilômetros na direção sudeste, e delimita um planalto cuja altitude varia entre 1.200 a 1.500 metros abrigando o Parque Estadual da Serra de Ouro Branco. O nome Ouro Branco vem do ouro de cor amarelo claro, deu-se esse nome pelo simples contraste cromático com o ouro encontrado na região de Ouro Preto bem mais escuro.


Localização:


Área: 258,7 km²
Pop: 38.601 (est. IBGE 2016)
Altitude: 1.100 m
Distância de Congonhas: 20 KM
Distância de Conselheiro Lafaiete: 25 KM
Distância de Ouro Preto: 35 KM
Distância de Belo Horizonte: 95 KM
Distância do Juiz de Fora: 195 KM


01. Começando pela matriz de Ouro Branco, construída entre 1724 e 1779.


02.


03.


04. Entorno da matriz.


05.


06.


07.


08.


09.


10.


11.


12. Uma pena que a pça estava fechada para obras de revitalização.


13. A imponente Serra de Ouro Branco sempre ao fundo.


14.


15. Prefeitura


16. Lojinhas do centro


17.


18.


19. Apesar de ser uma cidade mto antiga não vi mtos casarões da época colonial, parece que o patrimônio da cidade foi praticamente perdido.


20. Simpática capelinha


21. Mto bonito o visual da serra ao fundo.


22.


23.


24.


25. Vista da região central


26. Rodoviária e Parque de eventos da cidade.


27.


28.


29.


30.


31.


32. Trevo p/ Ouro Preto.



33. Monumento na entrada da siderúrgica da Gerdau.


34. Ouro Branco vista do alto da serra.

juninhoreis/flickr

35. Unidade da Gerdau/Açominas, Campus Alto Paraopeba da UFSJ (canto superior direito) e novos bairros residenciais da cidade.

juninhoreis/flickr

36. Zoom na siderúrgica

Hugo Castelani/flickr

37. Zoom na ponte ferroviária da MRS Logística e represa da Gerdau.

juninhoreis/flickr

38. Visual do Parque Estadual da Serra de Ouro Branco.

Cesar A B Lima/flickr



Vejam também:

Conselheiro Lafaiete - Mesorregião Metropolitana de Belo Horizonte
Congonhas - Mesorregião Metropolitana de Belo Horizonte
 
See less See more
39
#8 · (Edited)
Verdade, o paredão ao fundo é mto bonito.

Já passei muito por essa região a trabalho. A cidade é bem na média brasileira, o que impressiona é a serra que domina a paisagem.

O asfalto é horrível, patrimônio um pouco largado, falta fiscalização na maneira que as pessoas constrõem pela cidade, principalmente no centro.

Fui um pouco criterioso, pois a como vc mesmo escreveu, a cidade é uma das 20 maiores economias de MG, o que não é pouco, e com uma população tão pequena, podia se sair melhor.

Essa região de MG tem paisagens belíssimas, grandes centros históricos, grandes empresas, falta usar tudo isso para o benefício das cidades.
Pois é, o centro de Ouro Branco precisa mesmo de uma revitalização tem um aspecto urbanístico ruim, a região central como um todo não condiz com o que a cidade arrecada, mas a cidade é mto bem planejada nos bairros residenciais ao redor do centro. Acho que faltou também um cuidado maior com o patrimônio arquitetônico do lugar.

Gostei. Linda serra!
Valeu!

Já passei em Ouro Branco, o seu centro não condiz com os grandes bairros planejados que a cidade possui. A natureza ao redor é um espetáculo com essa serra ao fundo!!
Verdade, é outra realidade. A paisagem ao redor da cidade é tão bonita que chego a dizer que é uma das mais legais que eu já vi em Minas.

Ótimo thread Driano!
Acho muito charmosa a região do parque de eventos da cidade, principalmente com a serra ao fundo.
E realmente, a cidade é bem mais organizada à medida que se distancia do centro. As ruas são bem largas, dando a impressão de ser uma cidade bem maior que é.
A rodoviária da cidade tb chama a atenção pelo tamanho, é enorme! No entanto o fluxo de passageiros ainda é muito pequeno.

Passou bem perto de Ouro Preto dessa vez hein Driano! :)
Pois é, qse cheguei em Ouro Preto dessa vez, passei por Jeceaba tb mas essa não deu tempo de fotografar. O parque de eventos é bem interessante e é uma área relativamente gde pro tamanho da cidade. O visual de Ouro Branco é mto bonito mesmo.

Acho essa cidade curiosa. O Centro é péssimo, mal construído, patrimônio desgastado, poluição visual gritante, pavimentação tenebrosa, mal sinalizada. Mas os bairros planejados são ótimos, emoldurados pela Serra de Ouro Branco ficam ainda mais bonitos.
Engraçado isso, parecem duas cidades distintas e a mudança não é tão gradativa ela acontece drasticamente descendo o centro em direção a rodoviária a diferença já é gde por exemplo.
 
#3 ·
Já passei muito por essa região a trabalho. A cidade é bem na média brasileira, o que impressiona é a serra que domina a paisagem.

O asfalto é horrível, patrimônio um pouco largado, falta fiscalização na maneira que as pessoas constrõem pela cidade, principalmente no centro.

Fui um pouco criterioso, pois a como vc mesmo escreveu, a cidade é uma das 20 maiores economias de MG, o que não é pouco, e com uma população tão pequena, podia se sair melhor.

Essa região de MG tem paisagens belíssimas, grandes centros históricos, grandes empresas, falta usar tudo isso para o benefício das cidades.
 
#6 ·
Ótimo thread Driano!
Acho muito charmosa a região do parque de eventos da cidade, principalmente com a serra ao fundo.
E realmente, a cidade é bem mais organizada à medida que se distancia do centro. As ruas são bem largas, dando a impressão de ser uma cidade bem maior que é.
A rodoviária da cidade tb chama a atenção pelo tamanho, é enorme! No entanto o fluxo de passageiros ainda é muito pequeno.

Passou bem perto de Ouro Preto dessa vez hein Driano! :)
 
#10 · (Edited)
OB é uma delícia! Destaque para seu clima de montanha, com temperaturas bem baixas para padrões brasileiros ao longo de todo o ano e esse paredão serrano lindo! Meu tio morou lá entre 1997-2003. Peguei uma baita onda de frio em 2000, com muita geada, até mesmo na cidade! A região central é realmente muito desinteressante, mas a cidade possui bairros planejados muito belos, principalmente o Inconfidentes, que foi mostrado apenas de cima da serra, que fica às margens de uma lagoa. Pessoal da cidade é super hospitaleiro!

Belo thread!
 
#11 ·
Sendo sincero, acho Ouro Branco horrorosa rs. Para mim, sempre foi apenas uma passagem para Ouro Preto (que fica ao lado), quando quero fugir dos radares da estrada principal. Hehehe

Mas parabéns pelo trabalho.
 
#15 ·
Parabéns pelo thread, Driano!
Curioso o contraste entre os bairros planejados e o núcleo urbano "original" marcado, infelizmente, pelo descuido com as edificações históricas ainda existentes e pela poluição visual.
Sempre me incomodou o urbanismo dos bairros construídos à época da instalação da então Açominas, apesar de mais organizados que o centro. A escala dos espaços, essas avenidas largas, áreas verdes desertas, vazios urbanos... Acredito que se fossem mais compactos, poderiam ser, na minha opinião, mais dinâmicos e "vivos", sem abrir mão da tranquilidade característica.
Em relação à serra, maravilhosa. Também adoro as paisagens vistas da rodovia entre Ouro Branco e Ouro Preto.

Uma observação: é possível ver parte de Lafaiete na imagem 35, no canto superior esquerdo.
 
This is an older thread, you may not receive a response, and could be reviving an old thread. Please consider creating a new thread.
Top