daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy | DMCA | news magazine | posting guidelines

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Brasil > Fóruns Gerais > Arquitetura e Discussões Urbanas

Global Announcement

As a general reminder, please respect others and respect copyrights. Go here to familiarize yourself with our posting policy.

Reply

Thread Tools Rate Thread
Old October 1st, 2007, 12:53 AM   #41
Inconfidente
Registered User

Inconfidente's Avatar

Likes (Received): 14642

Quote:
Originally Posted by Ariela_ View Post
é, eu não fui clara mas eu quis dizer de carro mesmo. de ônibus já é mais complicado... ônibus não passa dos sessenta, não pode mudar de rota etc e ainda tem que pegar dois onibus dependo pra onde você vai. sainde de contagem eu ia até a ufmg em 12 min isso de carro!
quanto a fpolis, fpolis é realemnte maior que BH, eu vi no site do ibge que fpólis tem mais de 400 km² enquanto Bh tem só 300. e fpolis tem de norte a sul uns 80 KM, com 80 Km eu saio de Bh e vou até itaúna e ainda rodo mais um pouquinho.
Não é isso que eu estou questionando. Mesmo porque se você considerar isso São Gabriel da Cachoeira no Amazonas é maior que São Paulo. O que eu estou questionando é a área urbanizada do município. A porcentagem da área municipal realmente ocupada pela cidade.
Inconfidente no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links
Old October 1st, 2007, 01:57 AM   #42
Ariela
DuoCromo!

Ariela's Avatar

Likes (Received): 1

Quote:
Originally Posted by Gmata View Post
Minha ex-namorada mora no Riacho. Lembro-me que as vezes dava carona para ela ate a UFMG e era bem rapido, uns 10 a 15 min dependendo do horario.

As vias utilizadas sao sempre rapidas e liberadas, mesmo nos horarios de pico (Via Expressa Leste-Oeste , Anel Rodoviário, Carlos luz).
o Unico lugar que as vezes complicava é aquela "Praça da Itau". Vi que deram uma melhorada por la. Conseguiram resolver os problemas ali?
até a última vez que fui lá a praça do itaú continuava um inferno.
mas eu não pegava a praça do itaú não, ia direto na 381 pra pegar o anel rodoviário
Ariela no está en línea   Reply With Quote
Old October 1st, 2007, 02:39 AM   #43
Ariela
DuoCromo!

Ariela's Avatar

Quote:
Originally Posted by Inconfidente View Post
Não é isso que eu estou questionando. Mesmo porque se você considerar isso São Gabriel da Cachoeira no Amazonas é maior que São Paulo. O que eu estou questionando é a área urbanizada do município. A porcentagem da área municipal realmente ocupada pela cidade.
dificil de dizer, porque a cidade de fpolis tem muitas comunidades espalhadas por toda a ilha, com um monte de nada entre elas.
Old October 1st, 2007, 03:31 AM   #44
Inconfidente
Registered User

Inconfidente's Avatar

É exatamente disso que estou falando. Não dá para comparar, mas dando uma olhada no GE você tira sua dúvida sem dificuldade alguma.
Old October 2nd, 2007, 03:03 AM   #45
Naipesky
Registered User

Naipesky's Avatar

Likes (Received): 17629

Quote:
Originally Posted by LUKS-BH View Post
No caderno VEÍCULOS do EM saiu algo a mais sobre isso:

Guru da massa crítica
ROLIM'Ã

O filósofo austríaco André Gorz foi encontrado morto segunda-feira, em casa, em Vosnon, na França. Suicidou-se junto com a esposa. Colaborador da revista Les Temps Modernes, fundada por Jean Paul Sartre, chegou a fazer parte do conselho editorial da publicação na década de 40, e depois fundou a Le Nouvel Observateur, nos anos 60. Também foi autor de diversas obras, algumas traduzidas para o português, entre elas Miséria do presente, riqueza possível: Crítica da divisão do trabalho: e O imaterial: conhecimento, valor e capital. Mas Gorz, que morreu aos 84 anos, também pode ser lembrado por seu célebre texto: A ideologia social do carro a motor (1973) (trecho no centro da página), que fez dele referência para o movimento conhecido como “massa crítica”, que articula o Dia Mundial Sem Carro, comemorado na semana passada.

APOCALIPSE Gorz explana de forma clara e direta, como os bons filósofos fazem, que o automóvel é uma das várias estupidezes do homem e que prejudica o convívio social. O texto é difundido por diversos blogs e sites dos cicloativistas (os ciclistas engajados em diminuir o avanço sem freio e enfumaçado dos veículos a motor). As palavras dele estão na coletânea Apocalipse motorizado (Editora Conrad, R$ 17,60), que reúne outras de mesmo tom sobre o tema e em conjunto capitulam o livreto – bíblia do movimento crescente no Brasil –, inclusive em Belo Horizonte, que com sua topografia acidentada exige fôlego e força dos que se aventuram a se locomover sem carro.

DESAFIO No sábado, 22, o Dia Mundial Sem Carro, foi organizado um passeio ciclístico pela Avenida do Contorno. Mas o interessante e já elaborado em outras cidades do mundo e que, pela primeira vez, realizou-se de forma eficiente na capital mineira foi o desafio intermodal. Prova na qual 11 pessoas saíram do portão da Puc Minas, no bairro Coração Eucarístico, na Região Noroeste, usando diversos meios de transporte e chegaram a um ponto da Savassi, na Região Centro-Sul.

DESMASCARAMENTO Para isso, tiveram que passar na esquina da Avenida Afonso Pena com Rua da Bahia e fotografar o local, eleito como ponto central. A largada na Puc foi às 18h15, horário de trânsito congestionado. O objetivo foi mostrar que o automóvel não é tão bom quanto aparenta ser, mesmo que o design provocador e a rica publicidade insistam em revelar que por cima das quatro rodas existe um totem do consumo, que associa a propriedade à felicidade.

ARSENAL Todos os voluntários saíram equipados com aparelhos para medir a freqüência cardíaca e o gasto calórico, e ainda tiveram o tempo cronometrado. Depois do resultado e com base em dados do Programa de Controle de Poluição de Ar por Veículos Automotores (Proconve) do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama), e dos números da distância percorrida, os organizadores, membros do Moutain Bike BH (www.moutainbikebh.com.br), calcularam as emissões de poluentes de cada meio.

NO ALVO O objetivo foi conseguido com louvor. O automóvel chegou em sexto lugar. Perdeu para os voluntários que fizeram o percurso correndo, de bicicleta e de motocicleta (leia tabela). Além disso, é o transporte mais caro e, se considerado o número de passageiros, é, junto com a motocicleta, o mais poluente. Quem fez o trajeto usando a baldeação entre o metrô e o ônibus gastou R$ 0,28 a menos do que os que foram de carro e chegou 6 minutos depois na Savassi. Isso porque a baldeação se mostrou a melhor opção de transporte coletivo.

PREJUDICADO Quem optou pelo ônibus direto, a linha 4111, que liga os bairros Dom Cabral e Anchieta, passando pelo Padre Eustáquio e também pelo Centro, levou 1h10m9s. Só 4 minutos mais rápido do que o analista de sistemas Humberto Guerra, que fez o trajeto a pé. É claro que ele escolheu o trajeto mais curto, passando pela Avenida Amazonas, mas como tinha que passar na esquina da Avenida Afonso Pena com Rua da Bahia, teve que alongar a caminhada. “Se não fosse isso, teria ganhado do ônibus”, afirma.

REVELAÇÃO Aos 39 anos, há oito Humberto abandonou o automóvel. “Quando me mudei para perto do meu trabalho, passei a ir a pé. Já andava de bicicleta nos fins de semana e, com o tempo, comecei a usá-la no dia-a-dia. Até que um dia fui ligar o carro e a bateria estava arriada. Descobri que não precisava mais dele”, lembra. Com o tempo, transformou o acaso em questão ideológica, se uniu aos outros ciclistas em discussões em fóruns na internet. Forma um núcleo daquilo que é chamado de Massa Crítica. “A cidade está saturada. O barulho da cidade é o barulho dos automóveis. As pessoas estão sedentárias e pegam o carro para ir na padaria, ao lado de casa”, constata Humberto.

A ideologia social do carro a motor

“Quando o carro foi inventado, ele o foi para prover poucos dos muito ricos com um privilégio completamente sem precedentes: viajar muito mais rapidamente do que todos os demais. Ninguém até então tinha sonhado com isso. A velocidade de todas as carroças era essencialmente a mesma, fosse você rico ou pobre. As carruagens dos ricos não eram mais velozes do que as carroças dos camponeses, e trens carregavam todos na mesma velocidade (não possuiam velocidades diferentes até eles começarem a competir com o automóvel e o avião). Assim, até a virada do século, a elite não viajava em uma velocidade diferente do povo. O carro a motor iria mudar tudo isso. Pela primeira vez, as diferenças de classe foram estendidas à velocidade e aos meios de transporte. Ao contrário de todos os proprietários anteriores de meios de locomoção, o relacionamento do motorista com seu veículo viria a ser aquele do usuário e consumidor – e não do proprietário e do mestre. Este veículo, em outras palavras, obrigaria o proprietário a consumir e usar uma gama de serviços comerciais e produtos industriais que somente poderiam ser fornecidos por um terceiro. A independência aparente do proprietário do automóvel apenas escondia a dependência radical real.”

Concordo um bocado, o carro particular não devia ser o principal meio de locomoção e muito menos as cidades, que são o expoente da sociedade, serem constrúidas em função dos automóveis...

Mas não demonizo o carro não, é completa ingenuidade negar a comodidade e as soluções que um carro proporciona na maioria dos casos.
(Será que o velhinho se matou quando descobriu que não tinha mais o vigor da juventude para dar pedaladas e sair correndo, sendo obrigado a usar um carro para ir a determinado lugar?)

De qualquer forma o ideal é conseguir, de alguma forma, levar conforto, confiança e segurança para o transporte coletivo. Suar e passar aperto pode ser bom para a saúde, mas quem quer isso o tempo todo?
Old October 2nd, 2007, 08:17 AM   #46
Bruno BHZ
.

Bruno BHZ's Avatar

Likes (Received): 23709

Quote:
Originally Posted by Inconfidente View Post
A área urbanizada de Floripa é pequena, mas a cidade não tem apenas um núcleo urbano. Vários bairros de classe média e classe alta ficam espalhados por toda ilha, o que faz as distâncias serem enormes para um típico morador de classe média. Mesmo que haja "mato" entre esses núcleos dispersos, o que não configuraria área urbanizada, na prática não muda nada: quem mora na Lagoa da Conceição percorre 9km até o centro, a distância do Belvedere ao Shopping Del Rey. Do Jurerê ao centro, 20km, da pra ir do Barreiro à Pampulha. Acaba que Floripa fica tão "grande" quanto BH, mesmo.
Old October 2nd, 2007, 05:17 PM   #47
Inconfidente
Registered User

Inconfidente's Avatar

Concordo com você, Bruno. É verdade mesmo. Só faria uma ressalva com relação aos dados de quilometragem, pois costumo fazer trajetos parecidos com os quais você citou.

O carro que uso registrou:

26km do Belvedere até a UFMG passando por Anel Rodoviário e Av. Carlos Luz

09km do Belvedere até a Via Expressa passando por Av. Raja Gabágila, Av. Barão Homem de Melo e Av. Silva Lobo.

Não é exatamente os mesmos percursos, mas os números não estão batendo muito não. Tem certeza desses dados?
Old October 3rd, 2007, 07:04 AM   #48
Ariela
DuoCromo!

Ariela's Avatar

Quote:
Originally Posted by Bruno BHZ View Post
A área urbanizada de Floripa é pequena, mas a cidade não tem apenas um núcleo urbano. Vários bairros de classe média e classe alta ficam espalhados por toda ilha, o que faz as distâncias serem enormes para um típico morador de classe média. Mesmo que haja "mato" entre esses núcleos dispersos, o que não configuraria área urbanizada, na prática não muda nada: quem mora na Lagoa da Conceição percorre 9km até o centro, a distância do Belvedere ao Shopping Del Rey. Do Jurerê ao centro, 20km, da pra ir do Barreiro à Pampulha. Acaba que Floripa fica tão "grande" quanto BH, mesmo.
bruno, de uma plaquinha que tem na saida da beira mar norte pra jurere diz 38 km e não 20 km. e esses novge km até a lagoa me parecem bonzinhos de mais...
eu daria no mínimo doze... e tem outros bairros no sul da ilha tb, outros 40 km distantes do centro
Old October 3rd, 2007, 10:19 AM   #49
Bruno BHZ
.

Bruno BHZ's Avatar

Likes (Received): 23709

Aos dois últimos:

Isso aí eu peguei em linha reta pelo GE, apenas para ter uma idéia, proporcionalidade
Old October 4th, 2007, 07:41 AM   #50
Ariela
DuoCromo!

Ariela's Avatar

Quote:
Originally Posted by Bruno BHZ View Post
Aos dois últimos:

Isso aí eu peguei em linha reta pelo GE, apenas para ter uma idéia, proporcionalidade
bem que eu achei estranho nove km da lagoa até o centro... subindo o morro da lagoa com certeza dá muito mais

Reply

Thread Tools
Rate This Thread
Rate This Thread:

Posting Rules