search the site
 daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy | DMCA | news magazine | posting guidelines

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Brasil > Fóruns Gerais > Infraestrutura e Transporte > Infraestrutura e Transporte > Transporte Ferroviário



Global Announcement

As a general reminder, please respect others and respect copyrights. Go here to familiarize yourself with our posting policy.


Reply

 
Thread Tools Rating: Thread Rating: 2 votes, 5.00 average.
Old December 14th, 2007, 11:49 PM   #1
Raphael_San
Registered User
 
Raphael_San's Avatar
 
Join Date: Mar 2007
Location: Vitória,ES
Posts: 2,837
Likes (Received): 17

VLT de Vitória [Thread Oficial]

Vitória terá política de transportes e de mobilidade urbana adequados às exigências da nova economia mundial:


Serão construídas 37 estações, sendo apenas quatro delas subterrâneas, três no centro de Vitória: na Praça Getúlio Vargas, Praça Oito, Parque Moscoso e uma no Shopping Vitória

O Veículo Leve Sobre Trilhos ( VLT), lançado nesta quinta-feira (13) durante o II Seminário de Mobilidade Urbana de Vitória, propõe uma total requalificação e modernização do espaço urbano da cidade, abrangendo os aspectos de fluidez e circulação nos transportes, no trânsito, e ainda ações no deslocamento não motorizado com a construção de ciclovias em vias da cidade e faixas cicloviárias nos bairros.

O Metro de Superfície, que integra o Plano de Mobilidade Urbana de Vitória, apresentado pela equipe de engenheiros e arquitetos da empresa Oficina Consultores, reafirma a proposta da atual administração de ter um novo olhar para os desafios futuros de uma grande cidade. O Metro de Superfície é um transporte silencioso, econômico e eficiente, pois ligará a Capital aos municípios da Grande Vitória. Para isso serão construídos 39 Km de trilhos, 37 estações, sendo apenas quatro delas subterrâneas, três no centro de Vitória: na Praça Getúlio Vargas, Praça Oito, Parque Moscoso e uma no Shopping Vitória.


Transporte de Massa

O Transporte Sobre Trilhos tem capacidade para carregar 400 passageiros por viagem, totalizando 20 mil por hora. O novo sistema reorganizará a rede de transporte por ônibus da cidade de Vitória, pois reduzirá praticamente a zero os congestionamentos, haverá também redução na emissão dos poluentes, diminuição dos acidentes e ainda proporcionará mais conforto e confiabilidade aos usuários. Por fim, o Metrô Leve é um sistema integrado com os outros projetos de transportes da cidade e do Transcol, através da convivência harmônica no espaço urbano da cidade entre pessoas, veículos e mercadorias, sem ocasionar obstáculos ao desenvolvimento econômico.


Nos últimos 10 anos o transporte motorizado privado entre os moradores de Vitória cresceu 12,47%. Em contrapartida, o modo coletivo perdeu 2,88% e os não motorizados 9,6%. As projeções para 2025 sem a implantação do Metrô de Superfície apontam um acréscimo de 47,5% nas viagens individuais, de 34,5% nas viagens de transporte coletivo, agravamento dos eixos da cidade de Vitória, previsão de 200 a 500 ônibus por hora nos corredores de tráfego, velocidades comerciais da ordem de 16km por hora e um aumento real das tarifas ou subsídios para manter o equilíbrio econômico do sistema ao longo dos próximos 20 anos.

O Veículo Leve Sobre Trilhos está orçado em R$ 920 milhões de reais para a região Metropolitana. Os recursos são provenientes do Governo Federal, Governo Estadual, iniciativa privada e das Prefeituras da Grande Vitória.





















































Last edited by BrunoVix; February 23rd, 2008 at 06:41 AM.
Raphael_San no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links
Old December 14th, 2007, 11:55 PM   #2
IMPÉRIO-BR
BANNED
 
Join Date: Nov 2006
Location: VR-RIO-Brasil
Posts: 5,552
Likes (Received): 24

Se isso realmente sair do papel, Vitória vai arregaçar...a cidade já é linda e desenvolvida...mais qualidade de vida...ótimo!!!
IMPÉRIO-BR no está en línea   Reply With Quote
Old December 15th, 2007, 12:01 AM   #3
gutooo
neonico
 
gutooo's Avatar
 
Join Date: Jan 2005
Location: São Paulo
Posts: 17,721
Likes (Received): 1497



Lindo!

Vai ficar muito bom! Muito parecido com o Metro do Porto!
__________________
Guto Magalhães
_______________________

Flickr
Twitter YouTube

gutooo no está en línea   Reply With Quote
Old December 15th, 2007, 12:15 AM   #4
Romers
Campinas/Sampa
 
Romers's Avatar
 
Join Date: Dec 2005
Posts: 1,014
Likes (Received): 1

HEHE MEU AMIGO Q FEZ ESSAS IMAGENS...ACREDITE C QUISER....
eLE FAZ ARUQITETURA COMIGO. e ELE PEGO ESSE FREE PARA O ESCRITORIO QUE DESENVOLVEU O PROJETO Q É AQUI DE SÃO PAULO TAL. pOR SINAL OUTRO AMIGO TRABALHA LÁ..EU ACOMPANHEI ESSE PROJETO. sE ROLAR VAI SER MTO BOM. o ESPIRITO SANTO É UM DOS ESTADOS EM QUE A ARRECADAÇÃO TME MAIS CRESCIDO...o GOVERNO ESTADUAL PODERIA BANCAR ESSA OBRA EU ACHO...E DAI PARAR ESSA CHORADERA EM CIMA DE BRASILIA PAR APEDIR O DINHEIRO EQ O LULA LIBERA PINGADO...
__________________
Mais 4 anos de PTralhas!
Romers no está en línea   Reply With Quote
Old December 15th, 2007, 12:41 AM   #5
Raphael_San
Registered User
 
Raphael_San's Avatar
 
Join Date: Mar 2007
Location: Vitória,ES
Posts: 2,837
Likes (Received): 17

Quote:
Originally Posted by Romers View Post
HEHE MEU AMIGO Q FEZ ESSAS IMAGENS...ACREDITE C QUISER....
eLE FAZ ARUQITETURA COMIGO. e ELE PEGO ESSE FREE PARA O ESCRITORIO QUE DESENVOLVEU O PROJETO Q É AQUI DE SÃO PAULO TAL. pOR SINAL OUTRO AMIGO TRABALHA LÁ..EU ACOMPANHEI ESSE PROJETO. sE ROLAR VAI SER MTO BOM. o ESPIRITO SANTO É UM DOS ESTADOS EM QUE A ARRECADAÇÃO TME MAIS CRESCIDO...o GOVERNO ESTADUAL PODERIA BANCAR ESSA OBRA EU ACHO...E DAI PARAR ESSA CHORADERA EM CIMA DE BRASILIA PAR APEDIR O DINHEIRO EQ O LULA LIBERA PINGADO...


Pô Romers, se o seu amigo tiver mais imagens do projeto põe no thread, aqui é uma luta pra gente conseguir alguma coisa só pela internet. Valeu!!!!
Raphael_San no está en línea   Reply With Quote
Old December 15th, 2007, 12:47 AM   #6
PejatBR
Registered User
 
PejatBR's Avatar
 
Join Date: Nov 2006
Location: São Paulo
Posts: 2,840
Likes (Received): 32

ótimo !
PejatBR no está en línea   Reply With Quote
Old December 15th, 2007, 12:49 AM   #7
canelaverde
Registered User
 
canelaverde's Avatar
 
Join Date: Mar 2007
Location: Vila Velha - ES
Posts: 1,566
Likes (Received): 81

Muito boas as imagens... eu era até um pouco resistente qto a esse projeto. Mas se for feita a 4ª Ponte e esse metrô, o trânsito na Grande Vitória vai melhorar muito!!!

Vamos esperar pra ver.
canelaverde no está en línea   Reply With Quote
Old December 15th, 2007, 01:03 AM   #8
Ginasta_PR
Arquiteto e Urbanista!
 
Ginasta_PR's Avatar
 
Join Date: Nov 2007
Posts: 1,558
Likes (Received): 139

nossa =0
Ginasta_PR no está en línea   Reply With Quote
Old December 15th, 2007, 01:29 AM   #9
BrunoVix
Registered User
 
BrunoVix's Avatar
 
Join Date: Dec 2005
Location: Vila Velha ES
Posts: 11,517
Likes (Received): 1165

Tem tudo pra sair mesmo, o VLT é bem esperado pela população e bem aceito também!
__________________
Flickr

███████████
Trabalha e Confia
███████████
BrunoVix no está en línea   Reply With Quote
Old December 15th, 2007, 01:34 AM   #10
BrunoVix
Registered User
 
BrunoVix's Avatar
 
Join Date: Dec 2005
Location: Vila Velha ES
Posts: 11,517
Likes (Received): 1165

Duplicação da Serafim Derenze ligará Maruípe a Santo Antônio por TÚNEIS:

O trânsito no Centro de Vitória é caótico. E as alternativas, aparentemente, poucas: falta espaço, as pistas estão com capacidade esgotada e o comércio intenso atrai grande número de pessoas. Nos últimos meses, as obras de construção do calçadão do porto, iniciadas pela Rua Projetada, em frente à Rodoviária, deixaram o fluxo ainda mais lento. Há uma alternativa, porém: a duplicação da Rodovia Serafim Derenze, que poderia desafogar parte do trânsito das avenidas do Centro da Capital. De acordo com o secretário de Desenvolvimento Urbano de Vitória, Kleber Frizzera, o projeto executivo da obra, orçada em R$ 180 milhões, sai em 2008. As intervenções serão ousadas, com a implantação de dois túneis de 400 metros, que encurtarão o trajeto atual em 1,5 quilômetro.

Confira a entrevista na íntegra:

Folha Vitória - A obra do calçadão do porto é o principal complicador do trânsito naquela área?

Kleber Frizzera - Na entrada Sul de Vitória nós temos dois problemas estruturais: evidentemente, nesse momento, a obra está atrapalhando o trânsito. Mas a entrada Sul está precisando de um novo projeto de recuperação. Só assim o tráfego melhorará por definitivo. Mas, com a conclusão da obra, esperamos que o fluxo melhore significativamente. Ainda assim, a prefeitura elaborou um projeto para mudar o portal Sul de Vitória, para que esses problemas possam ser reduzidos.

Folha Vitória - De imediato, o que pode ser feito para minimizar o problema?

Kleber Frizzera - De imediato vamos modificar a sinalização na descida da Segunda Ponte. A retenção do tráfego é ocasionada, em parte, pela falta de orientação dos motoristas que trafegam por ali. Nesse final de semana vamos fazer uma nova pintura de faixas. Mas sabemos que essa região precisa de um projeto maior e mais completo. Esperamos que assim o trânsito possa, ao menos, voltar a ser o que era anteriormente, garantindo um melhor acesso a Vitória aos moradores de Cariacica e Vila Velha.

Folha Vitória - E qual é esse projeto maior?

Kleber Frizzera - O projeto do novo portal Sul de Vitória vamos apresentar em janeiro. Contrataremos o projeto de duplicação da Serafim Derenze, do Quartel da Polícia Militar, em Maruípe, até Santo Antônio. É uma obra grande, que envolve construção de dois túneis, a duplicação de toda a via, de ciclovia e de calçadão. Além disso, ela será ligada a uma quarta ponte, que ligará Santo Antônio a Porto de Santana.

Folha Vitória - Onde serão os túneis e qual será a extensão deles?

Kleber Frizzera - Eles terão entre 400 e 500 metros de extensão. O primeiro começará próximo à usina de lixo e atravessa a pedreira Rio Doce, eliminando um ponto crítico da rodovia, que é a curva da morte. O segundo começará em frente à faculdade e irá até a policlínica. Dali para frente não temos outros pontos críticos. Os túneis foram as alternativas que encontramos para fugir das desapropriações. O custo dos túneis será compensado pelo que deixaremos de gastar com as desapropriações.

Folha Vitória - Os túneis farão da viagem mais rápida?

Kleber Frizzera - Sem dúvida. O projeto conceitual é reduzir o percurso, servindo de alternativa para quem, atualmente, passa pelo Centro. Os túneis devem diminuir o percurso em 1,5 quilômetro. Eles serão uma boa alternativa de trânsito, além de beneficiar uma região que tem crescido muito. Nós evitaremos as desapropriações nas áreas em que o comércio está se expandido.

Folha Vitória - Em quanto está orçado o projeto?

Kleber Frizzera - Esse é um projeto caro. Serão oito quilômetros de obra que devem sair a um custo de R$ 150 milhões a R$ 180 milhões. Esse projeto ficará pronto em 2008. Vamos buscar parceiros e recursos porque a obra é muito cara.

Folha Vitória - Diferente de outras regiões, em que existem vias alternativas, nesse caso não há, certo?

Kleber Frizzera - Não existem outras opções de acesso. O que nós colocamos no Plano de Mobilidade da Cidade de Vitória são dois projetos. Um grande é o metrô de superfície, que imaginamos ser a solução definitiva para o sistema de transporte coletivo de Vitória. E estamos iniciando o projeto de duplicação da Serafim Derenze. Além disso, há a construção de uma quarta ponte, ligando Santo Antônio a Porto de Santana. Assim, estaria criada uma nova alternativa de trânsito para quem trafega entre Vitória e Cariacica.

Folha Vitória - Então a solução para os engarrafamentos na região é de longo prazo?

Kleber Frizzera - Esperamos que com a recolocação das faixas possamos reduzir o problema. Mas, melhorar definitivamente, só com a complementação das obras desses trechos. As obras do calçadão do porto devem ser finalizadas até o final de janeiro. Essa é a pior parte porque é onde estamos fazendo mais modificações, com melhorias no acesso à Ilha do Príncipe, construção de novas baias de ônibus e implantação de ciclovia para aqueles que vêm de bicicleta pela Cinco Pontes poderem ter acesso a Vitória com mais segurança. Toda a obra deve ficar pronta em abril.
__________________
Flickr

███████████
Trabalha e Confia
███████████
BrunoVix no está en línea   Reply With Quote
Old December 15th, 2007, 01:34 AM   #11
juniorzzi
on my way to the OR trail
 
Join Date: Dec 2006
Location: Vitória - Espírito Santo - BRASIL
Posts: 7,009
Likes (Received): 2457

Se sair o VLT, a 4ª ponte e o túnel...
Vitória vai ficar perfeita!!
;D
juniorzzi no está en línea   Reply With Quote
Old December 15th, 2007, 02:21 AM   #12
RodrigoVix
Rodrigo!
 
RodrigoVix's Avatar
 
Join Date: Jan 2007
Location: Vitória - ES - Brasil
Posts: 10,510
Likes (Received): 1609

Se a Quarta Ponte sair sou a favor do projeto.
RodrigoVix no está en línea   Reply With Quote
Old December 15th, 2007, 02:34 AM   #13
BrunoVix
Registered User
 
BrunoVix's Avatar
 
Join Date: Dec 2005
Location: Vila Velha ES
Posts: 11,517
Likes (Received): 1165

Metrô vai passar por mais de 30 bairros da Grande Vitória :

Depois de muitos estudos e alguma especulação sobre sua viabilidade, a proposta do metrô de superfície está pronta para sair do papel.

Levantamentos técnicos apontam o sistema como alternativa para o trânsito na Grande Vitória, pois integra os municípios da região pelos terminais do Transcol, tem seu traçado cortando vias de mais de 30 bairros e ainda prevê a retirada de 360 ônibus de circulação.

A integração vai ser feita pelos terminais de Laranjeiras (Serra), Centro (Vila Velha) e de Jardim América (Cariacica). O metrô vai percorrer um trajeto de 39 quilômetros pelo qual não passarão ônibus, que terão rotas alternativas.

“Com o metrô, saem cerca de 360 ônibus da frota. Além disso, também diminui o fluxo. Hoje, no centro de Vitória, são 350 ônibus hora/sentido e passará a ser de 90 ônibus hora/sentido”, contabilizou o engenheiro Antonio Luiz Mourão Santana, da Oficina de Projetos Urbanos (Opus), um dos responsáveis pelos estudos.

“Migrar para outra solução sempre é mais complexo, mas analisando Vitória, temos de pensar num sistema misto (metrô e ônibus) e sem expulsar o automóvel”, comentou.

Embora o investimento para o metrô seja alto, o estudo mostra que é possível manter a política tarifária atual. “Se não fizermos nada, o orçamento de hoje até 2025 será 7% superior no custeio do sistema de transporte. Se a gente fizer o sistema misto, metrô e ônibus, será 3,2% mais baixo”, comparou Santana.

Mesmo sem ter um prazo estabelecido para as obras, o arquiteto Roberto Mac Fadden destacou que a implantação do metrô não é tão demorada.

“Se houver a grana, a coisa vai. Fora os quatro quilômetros que são subterrâneos e um pouco mais complexos, o resto não é mais complexo que executar uma avenida”, frisou.

“A implantação no trecho de superfície será menos dolorosa para a cidade que a duplicação da Fernando Ferrari”, completou o engenheiro Affonso Lobo.

A Prefeitura de Vitória vai buscar apoio das outras prefeituras, do governo e iniciativa privada. Em Cariacica e Vila Velha, a proposta vai ser analisada. Na Serra, também, mas alguns projetos viários já são realizados com a perspectiva de receber o metrô. O vice-governador Ricardo Ferraço disse que a proposta vai ser avaliada.


“O futuro chegou mais depressa”

Durante a abertura do II Seminário de Mobilidade Urbana de Vitória, o prefeito João Coser (PT) apresentou, entre outros projetos, o esperado traçado do Veículo Leve sobre Trilho (VLT), o metrô de superfície.

Ao defender a proposta, Coser criticou os adversários que atacaram a idéia durante o período de eleição e afirmou que sua promessa de “preparar as condições” para implantar o VLT está sendo cumprida.

“Algumas pessoas deram pouca importância à urgência de resolver o problema do trânsito, mas três anos depois vimos que o futuro chegou mais depressa do que esperávamos. Hoje, já enfrentamos 16 quilômetros de congestionamento, nos horários de pico. O que há três anos parecia impossível, estamos colocando de pé”, disse.

Em entrevista coletiva, ele detalhou a proposta e tirou dúvidas sobre a implantação do metrô.

A Tribuna – Por que o metrô é a melhor solução para o trânsito?

João Coser – É algo moderno que pode resolver o problema a longo prazo. As outras alternativas têm vida mais curta, poluem mais. Nós não temos como ficar fazendo ou ampliando vias a cada dois ou três anos. Ou nós damos um sistema coletivo de qualidade para o cidadão e convencemos as pessoas a andarem de transporte coletivo, ou a cidade vai ficar inviável.

– O metrô é viável?

– É um projeto viável do ponto de vista financeiro e do traçado. Agora, nós não temos mais uma idéia. Temos um projeto com eixo, com condições financeiras e com um custo. É um projeto que vai manter o ambiente mais limpo, retirando os ônibus do Centro e das regiões mais nobres.

– Em quanto tempo sai do papel?

– A próxima etapa é o projeto executivo, que leva de um a dois anos para ser feito. Temos um projeto pronto para apresentar aos parceiros, prefeitos municipais, governos do estado e federal. A bancada federal já colocou uma emenda no orçamento e temos o recurso da União para fazer o projeto executivo. Temos recursos próprios também, se for necessário.

– O vice-governador Ricardo Ferraço foi categórico ao afirmar que o Estado não está pensando em implantar o metrô.

– Eu respeito as opiniões. O Ricardo conhece um pouco nossas propostas, mas tem uma opinião diferente. Respeito e quero ter a oportunidade de convencê-lo de que, pensando no futuro, na qualidade de vida e no desafio da Região Metropolitana, o nosso projeto é o mais correto.
Eu acredito na nossa capacidade de convencer os técnicos do governo. Não quero nenhuma política de enfrentamento ou implantação na marra. O projeto é metropolitano e está ligado ao Sistema Transcol, pois vai substituir os ônibus nas principais vias.

– A proposta é retirar todo o Transcol de Vitória e fazer a ligação entre terminais só pelo metrô?

– Vamos retirar 90%. Vamos deixar 10%, porque vamos manter os ônibus em alguns trechos, como na praia de Camburi.

– Qual vai ser o preço da passagem?

– Estamos trabalhando para manter o mesmo preço da passagem do Sistema Transcol e fazer tudo integrado com os ônibus dos municípios, inclusive os de Vitória, que continuarão circulando.

– As principais vias por onde passaria o metrô estão em reformas e há proposta reformar também a Terceira Ponte. Vai ser possível conciliar tudo?

– O VLT só pode ser feito depois dessas conclusões. A primeira tarefa é, em 2008, concluir a Fernando Ferrari, a ponte e a praia de Camburi. Então, estaríamos prontos para começar as próximas etapas. Ainda temos o desafio de preparar o centro de Vitória. O Portal Sul, que já está sendo desenvolvido, é condição para o VLT. Faremos isso enquanto elaboramos o projeto executivo.

– Não será preciso adaptar essas vias?

– Vamos usar a faixa central da pista. Será preciso tirar o ponto de ônibus da pista da direita e passar para o centro. Há intervenções, mas elas não comprometerão as vias.

– A idéia da Terceira Ponte é ter apenas cinco pistas, uma móvel. Se o metrô ocupar duas, não prejudica um dos sentidos?

– Vamos tratar disso depois com os parceiros. Mas eles podem chegar a seis pistas lá, se quiserem.
__________________
Flickr

███████████
Trabalha e Confia
███████████
BrunoVix no está en línea   Reply With Quote
Old December 15th, 2007, 03:31 AM   #14
motense
Ilha do amor
 
motense's Avatar
 
Join Date: Jul 2006
Location: São Luis - ilha do amor
Posts: 7,501
Likes (Received): 2391

que projeto lindo !

parabens pra Vitoria !

Nãao tem maior ??????
__________________
São Luís - 400 anos
"Mais do que uma cidade, um estado de espírito"
motense no está en línea   Reply With Quote
Old December 15th, 2007, 04:05 AM   #15
Ramos
Brasil-Belindia é aqui
 
Ramos's Avatar
 
Join Date: Dec 2006
Posts: 12,628
Likes (Received): 8372

VLT não é metrô, é bonde, e esse possui uma baixa capacidade que é de 400 passageiros por hora (o VLT de Xochimilco ,no México , tem uma capacidade entre 800 à 900 passageiros por viagem).

Vitória merece um sistema melhor, pois esse ficará saturado em pouco tempo, devido à sua baixa capacidade de transporte. Estão querendo utilizar um sistema de transporte local em um estrutural, mas o VLT não tem capacidade para ser um sistema de transporte estrutural.

Além disso um VLT não pode ser utilizado para substituir ônibus (nem outro modal de transporte).
Ramos no está en línea   Reply With Quote
Old December 15th, 2007, 04:22 AM   #16
Raphael_San
Registered User
 
Raphael_San's Avatar
 
Join Date: Mar 2007
Location: Vitória,ES
Posts: 2,837
Likes (Received): 17

Quote:
Originally Posted by motense View Post
que projeto lindo !

parabens pra Vitoria !

Nãao tem maior ??????

O site da prefeitura só disponibilizou nesse tamanho.

Quote:
Originally Posted by Ramos View Post
VLT não é metrô, é bonde, e esse possui uma baixa capacidade que é de 400 passageiros por hora (o VLT de Xochimilco ,no México , tem uma capacidade entre 800 à 900 passageiros por viagem).

Vitória merece um sistema melhor, pois esse ficará saturado em pouco tempo, devido à sua baixa capacidade de transporte. Estão querendo utilizar um sistema de transporte local em um estrutural, mas o VLT não tem capacidade para ser um sistema de transporte estrutural.

Além disso um VLT não pode ser utilizado para substituir ônibus (nem outro modal de transporte).

400 passageiros por viagem é suficiente para o tamanho da nossa Região Metropolitana, que está na casa de 1 milhão e meio de habitantes, lembrando que ele não substituirá os ônibus, será construído de forma interligada ao já exsitente sistema de transporte coletivo da cidade(ônibus). O que acontece é que existem trechos da cidade como o Centro que são caóticos devido principalmente ao grande número de ônibus circulando nessas áreas, então a intenção do projeto será retirar os ônibus metropolitanos que fazem ligação com os terminais nesses trechos problemáticos, deixando à cargo do VLT o transporte das pessoas.

Acredito que à medida em que a população for crescendo as empresas podem substituir esses VLTs de baixa capacidade pelos de alta capacidade.
Raphael_San no está en línea   Reply With Quote
Old December 15th, 2007, 04:31 AM   #17
Ramos
Brasil-Belindia é aqui
 
Ramos's Avatar
 
Join Date: Dec 2006
Posts: 12,628
Likes (Received): 8372

Quote:
Originally Posted by Raphael_San View Post

O site da prefeitura só disponibilizou nesse tamanho.




400 passageiros por viagem é suficiente para o tamanho da nossa Região Metropolitana, que está na casa de 1 milhão e meio de habitantes, lembrando que ele não substituirá os ônibus, será construído de forma interligada ao já exsitente sistema de transporte coletivo da cidade(ônibus). O que acontece é que existem trechos da cidade como o Centro que são caóticos devido principalmente ao grande número de ônibus circulando nessas áreas, então a intenção do projeto será retirar os ônibus metropolitanos que fazem ligação com os terminais nesses trechos problemáticos, deixando à cargo do VLT o transporte das pessoas.

Acredito que à medida em que a população for crescendo as empresas podem substituir esses VLTs de baixa capacidade pelos de alta capacidade.

Problemas de trânsito não são resolvidos pelo transporte coletivo. Não adianta tirar ônibus do centro da cidade se mais carros irão ocupar o espaço dos ônibus. O transporte coletivo sozinho apenas ameniza temporariamente o problema do trânsito.

O problema do trânsito pesado só é resolvido quando se investe especificamente no trânsito. Devem investir na reestruturação do departamento de trânsito local, em centrais de controle de tráfego, em semáforos em tempo real, em fiscalização, em educação de trânsito,em engenharia de trânsito,em corredores de ônibus, mas um VLT erroneamente chamado de metrô pelos políticos, gera mais votos e chama mais atenção do que medidas práticas e mais simples.
Ramos no está en línea   Reply With Quote
Old December 15th, 2007, 04:34 AM   #18
lvmagic
neoanarquista charmosa
 
lvmagic's Avatar
 
Join Date: Aug 2007
Location: Belo Horizonte
Posts: 2,086
Likes (Received): 1112

oh my god!
q perfeito!
vitoria vai arrasar \o\
lvmagic no está en línea   Reply With Quote
Old December 15th, 2007, 04:38 AM   #19
BrunoVix
Registered User
 
BrunoVix's Avatar
 
Join Date: Dec 2005
Location: Vila Velha ES
Posts: 11,517
Likes (Received): 1165

Quote:
Originally Posted by Ramos View Post
O problema do trânsito pesado só é resolvido quando se investe especificamente no trânsito. Devem investir na reestruturação do departamento de trânsito local, em centrais de controle de tráfego, em semáforos em tempo real, em fiscalização, em educação de trânsito,em engenharia de trânsito,em corredores de ônibus,
Concordo, isso tudo já está sendo feito também!
__________________
Flickr

███████████
Trabalha e Confia
███████████
BrunoVix no está en línea   Reply With Quote
Old December 15th, 2007, 04:40 AM   #20
bs.eduardo
Picture's Lover
 
bs.eduardo's Avatar
 
Join Date: Oct 2006
Location: São Paulo
Posts: 8,064
Likes (Received): 2310

Quote:
Originally Posted by Ramos View Post
VLT não é metrô, é bonde, e esse possui uma baixa capacidade que é de 400 passageiros por hora (o VLT de Xochimilco ,no México , tem uma capacidade entre 800 à 900 passageiros por viagem).

Vitória merece um sistema melhor, pois esse ficará saturado em pouco tempo, devido à sua baixa capacidade de transporte. Estão querendo utilizar um sistema de transporte local em um estrutural, mas o VLT não tem capacidade para ser um sistema de transporte estrutural.

Além disso um VLT não pode ser utilizado para substituir ônibus (nem outro modal de transporte).
Não é possível diminuir o headway do VLT para que ele leve mais gente? Algo como corredor Rebouças?
__________________
>> Antenas e Torres + de 150 fotos <<


Ganhos de até 35 mil dólares mensais através de fraudes? Clique AQUI e saiba como!!!
bs.eduardo no está en línea   Reply With Quote


Reply

Thread Tools
Rate This Thread
Rate This Thread:

Posting Rules
You may not post new threads
You may not post replies
You may not post attachments
You may not edit your posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is Off

Related topics on SkyscraperCity


All times are GMT +2. The time now is 09:29 PM.


Powered by vBulletin® Version 3.8.11 Beta 4
Copyright ©2000 - 2017, vBulletin Solutions Inc.
Feedback Buttons provided by Advanced Post Thanks / Like (Pro) - vBulletin Mods & Addons Copyright © 2017 DragonByte Technologies Ltd.

vBulletin Optimisation provided by vB Optimise (Pro) - vBulletin Mods & Addons Copyright © 2017 DragonByte Technologies Ltd.

SkyscraperCity ☆ In Urbanity We trust ☆ about us | privacy policy | DMCA policy

Hosted by Blacksun, dedicated to this site too!
Forum server management by DaiTengu