daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy | DMCA | news magazine

Go Back   SkyscraperCity > Continental Forums > Africa > Southern Africa > Angola > Projectos e Construção > Projectos do Resto do País



Reply

 
Thread Tools
Old January 13th, 2008, 06:41 PM   #41
Matthias Offodile
Registered User
 
Matthias Offodile's Avatar
 
Join Date: Apr 2005
Posts: 27,951
Likes (Received): 888

I stumbled over a couple of interesting news and projects initiated in Huambo




Civil construction in Huambo


Construção de uma Moradia T4+1 no Huambo


Quote:
Huambo gets a new soja factory

Uma fábrica de produção de leite de soja e seus derivados está a ser montada no bairro Benfica, periferia da cidade do Huambo, cujas obras terminam em Novembro próximo.
A construção da fábrica, uma iniciativa do governo local, enquadra-se no Programa de Investimentos Públicos (PIP) e contará com uma capacidade para produzir dois mil e 500 litros de leite de soja em 8 horas, num total de meia tonelada por cada produção.
Incentivar a produção de soja na região e valorizar o teor nutritivo desta cultura na dieta alimentar das populações é o principal objectivo da montagem desta fábrica na região.
As obras e apetrechamento da referida fábrica estão orçadas em cerca de 300 mil dólares, segundo revelou o responsável da mesma, Luís Sampaio.
Fortis Bank from Spain in Huambo now and finances solar power project
Quote:
Fortis Bank de Espanha financia Projecto de Energia Solar



Huambo,04/01 – Cinco milhões e noventa e três mil e novecentos e quarenta e quatro dólares vão ser empregues, este ano, pelo "Fortis Bank", da Espanha, na instalação de sistemas de energia solar em várias localidades da Província do Huambo.

Esta intenção foi revelada hoje à imprensa por uma fonte da empresa "Saema", encarregue na instalação destas centrais térmicas geradoras de energia solar.

Inicialmente, o projecto irá contemplar vinte e três localidades, entre sedes municipais, comunais e povoações dos onze municípios, que compõem o espaço territorial da Província.

Este projecto, de acordo ainda com a fonte, insere-se no programa para o desenvolvimento social e sanitário da Província, tendente a reduzir os custos de electricidade, o grau de contaminação, assim como melhorar a qualidade de vida dos beneficiários.

Nesta fase inicial, serão abrangidos Centros Administrativos, Comunitários, de Saúde e principais Avenidas e Ruas das localidades já identificadas.
Quote:
TPA terá novas instalações no Huambo




A cidade do Huambo contará este ano com novas instalações da Televisão Pública de Angola (TPA) anunciou o Vice-governador para a esfera económica e produtiva, Henrique Barbosa.
Segundo o governante, a construção do empreendimento vai permitir recuperar o nível que a região havia granjeado até 1992 e maior divulgação das acções desenvolvidas na Província.
“A construção de um novo centro de produção da TPA na Província vai permitir divulgar em todas vertentes as acções do governo nos onze municípios da região e as potencialidades da região”, referiu.
Henrique Barbosa mostrou-se satisfeito com a execução das obras nas instalações da Rádio Huambo e acredita que no primeiro semestre deste ano poderão estar concluídas.
O Vice-governador do Huambo deu a conhecer que o governo vai continuar a prestar uma atenção especial ao sector da Comunicação Social no presente ano.
Neste sentido, está ainda programada a construção e reabilitação de infra-estruturas, bem como acções de formação e superação para os profissionais dos diversos órgãos de Comunicação Social.
O governante reconheceu o papel que os jornalistas têm desempenho no processo de reconciliação nacional, tranquilidade, consolidação da paz e harmonia.
here is another nice pic from Huambo, the street looks renovated here



Quote:
Mais de 300 Estações de Tratamento de Água serão instalados em 2008


Huambo,26/12 - Trezentas e vinte estações de tratamento de água potável vão ser instaladas no próximo ano em diversas localidades da Província do Huambo, no âmbito do programa para o desenvolvimento social e sanitário da Província, que visa pôr fim as frequentes epidemias que assolam as populações devido ao consumo de água imprópria.
Segundo apurou-se hoje (quarta-feira), de uma fonte da empresa "Saema", a quem foram adjudicados os trabalhos, o projecto, que abrangerá inicialmente 30 localidades, vai absorver 18.308.929 de Dólares.
Deste montante, 13 milhões 452 mil 873 serão disponibilizados pelo Governo da Província e os restantes quatro milhões 856 mil e 56 Dólares serão financiados pelo "Fortis Bank", da Espanha.
Nas sedes municipais, devido as maiores concentrações populacionais, serão instaladas cinqüenta estações e nas sedes comunais, cinco.
Centro de diagnóstico de Tuberculose entra em funcionamento no Mungo



Quote:
O Centro de Diagnóstico e Tratamento da Tuberculose do Município do Mungo, cerca de 150 quilómetros a Norte da cidade do Huambo, entra em funcionamento ainda este mês.
O Centro irá funcionar no Hospital Municipal do Mungo, com sessenta camas, estando equipado com diversos meios de diagnóstico e tratamento, de acordo com o supervisor provincial do Programa de Lepra e Tuberculose, Haldane Caita Kacumba.
Segundo o responsável, o trabalho será desenvolvido por treze técnicos treinados pela Direcção Nacional de Saúde Pública, no quadro do Programa de Luta contra a Tuberculose, com o apoio financeiro do Fundo Global e da ONG italiana “CUAMM”.
Com o funcionamento do centro, adiantou, a Província passa a contar com estes serviços nos municípios do Huambo, Katchiungo (Bela Vista), Caála, Bailundo, Ukuma e Alto Hama (Londuimbali).
Há dois anos, os pacientes com sintomas de tuberculose idos de vários pontos da Província eram tratados apenas no Hospital Sanatório da cidade do Huambo.
O supervisor do programa, Haldane Caita, disse terem sido diagnosticados na Província do Huambo seiscentos e quarenta e sete novos casos de tuberculose, durante o terceiro trimestre do corrente ano.






Quote:
Governo gasta mais de 500 milhões de Kwanzas na iluminação pública


Huambo,19/12 – Pelo menos quinhentos e oitenta milhões de kwanzas foram gastos, este ano, pelo Governo da Província do Huambo, na recuperação e instalação de sistemas eléctricos e iluminação pública das sedes municipais e comunas da região.

O valor monetário foi gasto no âmbito do programa do governo local de alargamento e reforço do fornecimento de energia eléctrica e iluminação pública das trinta e sete comunas que compõem a região do Planalto Central de Angola.

O director do gabinete de estudo e estatística do governo local, Mendes Teixeira, informou que foram comprados grupos geradores de 100, 300 e 500 KVA, candeeiros para iluminação pública das principais artérias da cidade e vilas, bem como a construção de centrais térmicas.

Adiantou que, de Janeiro a Junho deste ano, foram reinstalados os sistemas de energia eléctrica, iluminação pública e a construção das respectivas centrais térmicas, nas comunas de Tchilata, Catabola (Longonjo), Mundundu, Cacoma ( Ukuma), Chipeio (Ekunha) e Cumbira (Londuimbali).

Disse ainda que, de Julho a Dezembro deste ano, reinstalaram-se os sistemas nas comunas de Bimbi, Hengue (Bailundo), Tchihama (Kachiungo), Cuima e Catata (Caala).

De acordo com o responsável, com este projecto, o Governo da Província do Huambo cumpriu com o programa de melhoria de abastecimento de energia eléctrica e iluminação pública de trinta e seis comunas das trinta e sete que compõem a Região do Planalto Central de Angola. O programa está a ser executado há cinco anos.

“Continuamos a envidar esforços para melhorar o fornecimento de energia eléctrica e iluminação pública da província, com o propósito de mudar a vida da população, bem como o desenvolvimento socio-económico das comunidades”, disse Mendes Teixeira.

Para o ano de 2008, o Governo da Província do Huambo prevê instalar sistemas colectivos de iluminação pública nos bairros periféricos da cidade, bem como reforçar a sinalização eléctrica em algumas ruas, tendo em conta o aumento do movimento rodoviário.
more hospital and medical centres information


Quote:
FAA anuncia construção de novas Unidades Hospitalares


Huambo,19/12 – O chefe do Estado Maior das Forças Armadas Angolanas, general Francisco Pereira Furtado, anunciou terça-feira, na Província do Huambo, a construção, em 2008, de quatro novas unidades hospitalares para a corporação, inserido no Projecto de Melhoramento de Assistência aos Militares.

Em declarações à imprensa, à margem a reinauguração do Quartel General da 4ª região e o Hospital Regional Militar, o chefe Estado Maior das FAA revelou que o Huambo vai beneficiar de uma nova unidade hospitalar, a ser construído de raiz.

A mesma vai assistir os pacientes das Províncias do Kuando Kubango, Huila, Cunene, Bié e Benguela que necessitam de receber uma assistência especializada, de forma a se descongestionar o Hospital Militar de Luanda.

Francisco Furtado revelou que outra unidade hospitalar será erguida na Província de Malange, para assistir os pacientes militares e civis das Províncias Uige, Zaire, lundas Norte e Sul, Kwanza-Norte, e Moxico. As restantes duas serão erguidas em Luanda.

No que diz respeitos o surgimento de colégios militares, informou que a Província do Huambo vai beneficiar, no próximo ano, da primeira instituição para a formação de militares e civis, que vão ingressar com sete anos até terminar a formação média.

O local onde funcionou o Quartel General da 4ª região militar foi escolhido para o arranque do primeiro colégio no país, cujas obras iniciam entre Janeiro e Fevereiro do próximo ano.



More agricultural project news


Quote:

Lançado programa de desenvolvimento rural em Chipipa


[IMG]http://groups.msn.com/isapi/fetch.dll?action=MyPhotos_GetMBPhoto&ImageID=nHQAAAEIKvIdG0yfa2rtnejwJIbSj5uedX!cMkd8K7wE!PaKiLczOfE4EowW3VA*d[/IMG]

Chipipa,20/12 - O Programa do Desenvolvimento Rural, criado para o combate à pobreza e à fome no campo, foi lançado hoje, na comuna de Tchipipa (22 quilómetros da cidade do Huambo), pela vice-ministra da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Filomena Delgado.
Aprovado em Março deste ano por iniciativa da Presidência da República, o programa visa o desenvolvimento das comunidades rurais, o combate à fome e á pobreza que afecta os camponeses.
Em declarações à Imprensa, a governante sublinhou que os objectivos do programa é a de prestar assistência à produção agrícola, o reforço da capacidade de investigação, a construção e reabilitação de infra-estruturas sociais em comunas e aldeias seleccionadas.
Informou que, na primeira fase, pelo menos um milhão de pessoas já foram apoiados em dez Províncias do país, que não mencionou.
Com um orçamento estimado em três milhões de Dólares, o programa será implementado em dois anos e em três municípios escolhidos em cada província do país.
"A selecção está a ser feita com ajuda das autoridades locais que indicam as comunas e as aldeias com maior necessidades", sublinhou Filomena Delgado.
Com esta ajuda, conseguiu-se estender o programa a trinta comunas e mais de cento e cinqüenta aldeias.
A governante frisou que o programa está a priorizar as mulheres associadas para que se especializem nalgumas actividades, dando-lhes responsabilidades como chefes de famílias, por forma a contribuírem para o desenvolvimento das comunidades.
Em Chipipa, a vice-ministra entregou duas carrinhas, que permitirão ao grupo multisectorial acompanhar o programa nas comunidades alvo.
Entretanto, Filomena Delgado ofereceu também cobertores, tecidos, máquinas de costura, brinquedos, bens de consumo e material desportivo aos agricultores da cooperativa das localidade de Yenguengue (Calenga) e da Chipipa.
Esta oferta foi feita em saudação ao Natal da família rural que decorreu de 18 a 19 de Dezembro, sob o lema “Natal Feliz".
Realizou-se também uma sessão cultural abrilhantada pelos músicos Bessa Teixeira, Justino Wandanga, Lili, Joly, João Afonso, Mega Dance.
O grupo de teatro Vozes de África e a dupla “Géneses”, convidados de Luanda, prestaram também os seus dotes artísticos ao evento.

Matthias Offodile no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links
 
Old January 13th, 2008, 07:06 PM   #42
Matthias Offodile
Registered User
 
Matthias Offodile's Avatar
 
Join Date: Apr 2005
Posts: 27,951
Likes (Received): 888

One more pic





Mais de 300 deficientes foram apoiados pela Handicap International

Quote:




Huambo,17/12 – O projecto de inserção sócio-económica das pessoas portadoras de deficiência na Cidade do Huambo, que vem sendo implementado desde 2005 pela organização Handicap Internacional, beneficiou já trezentos e oito cidadãos, dos quais oitenta e um ex-militares desmobilizados.

De acordo com um comunicado de imprensa da Handicap International chegado à imprensa, o projecto visou promover a formação profissional e o auto-emprego das pessoas portadoras de deficiência no contexto da reconstrução do Município do Huambo.

Segundo o documento, duzentos e doze pessoas deficientes beneficiaram de kits profissionais e noventa e seis receberam formação e apoio para a criação do próprio negócio.

Revela que, com os kits profissionais, foram criadas actividades económicas no ramo da alfaiataria, serralharia, carpintaria, sapataria, canalização, electricidade e electrónica.

Os ex-militares desmobilizados dos processos de paz de Bicesse, Lusaka e Luena foram beneficiários no quadro de implementação do programa geral de desmobilização e reintegração.

Cursos sobre gestão de pequenos negócios e metodologias de inserção sócio-económica fizeram parte do projecto para capacitar os beneficiários antes de receberem as ferramentas de trabalho.

O projecto financiado pela cooperação francesa em Angola, IRSEM (Angola), Stichting Vluchteling (Holanda) e Canadian Auto Workers (Canadá) contou com a parceria das associações nacionais de pessoas portadoras de deficiência “ANDA” e ASADEF.
Quote:



Mais de 74 mil crianças estão a ser prevenidas de várias doenças




Huambo,17/12 - Setenta e quadro mil e seiscentos e cinqüenta e uma crianças menores de cinco anos estão a ser vacinadas contra várias enfermidades nos onze municípios da Província do Huambo, com vista a elevar-se o nível de cobertura vacinal na região.

A campanha de intensificação de vacinação de rotina que decorre desde Outubro do ano em curso está a abranger também um universo de 68.000 mulheres gestantes e em idade fértil.

A acção que visa elevar uma cobertura vacinal de 75 por cento na Província termina este mês e conta com o apoio dos principais parceiros do sector da Saúde, que operam na região do Planalto Central de Angola.

De acordo com o responsável do Programa Alargado de Vacinação (PAV), Laurindo Amós, a população alvo está a ser vacinada contra o Sarampo, Tuberculose (BCG), Febre Amarela, Polivalente e Toxóide Tetânico, esta última para mulheres gestantes e em idade fértil.

"A campanha de rotina decorre sem sobressaltos e com uma aderência positiva das crianças com as suas mães, bem como de grávidas e em idade fértil", assegurou aquele responsável.

A mesma, que envolve seiscentos e sessenta e quatro técnicos de saúde, está a ser efectuada nos postos fixos espalhados nos onze municípios da Província, para além das equipas avançadas e móveis.

Esta é a segunda campanha de reforço que o sector efectua na Província, em menos de seis meses
Líderes camponeses recomendam diversificação dos produtos de crédito









Huambo,18/12 - Cento e três líderes de associações de camponeses dos municípios sede do Huambo, Longonjo, Ekunha (Vila Flor) e Caála recomendaram, no seu primeiro encontro, que o crédito cedido para a produção agrícola deve ser diversificado para garantir a sustentabilidade dos Projectos Comunitários.

Promovido pela organização internacional Visão Mundial, na Comuna da Calenga (Caála), o encontro recomendou ainda a necessidade de expansão do programa de multiplicação de semente de batata rena para o município da Caála.

No evento, que decorreu sob o lema "Forte Liderança Rumo ao Desenvolvimento", os participantes concluíram ainda que os líderes devem ser verdadeiramente interessados no cumprimento das suas tarefas ou missões, ser coesos, exemplares e competentes, de modo que na ausência de um deles o grupo possa continuar com as suas actividades.

Concluíram que o conhecimento, por parte dos associados, dos estatutos das associações e outras normas que regem o próprio grupo é indispensável.

Este é 1º encontro de líderes das associações de camponeses e enquadrou-se no programa de desenvolvimento económico implementado pela Visão Mundial, desde 2003, com o financiamento do Banco de Poupança e Crédito (BPC).

A gestora do programa da Visão Mundial, Paula Alves, referiu que o encontro visou contribuir para a melhoria dos mecanismos de coordenação e liderança associativa, reforçar o papel do líder, de modo a ganhar espaço que lhe permita influenciar as estratégias de crescimento das comunidades nas zonas rurais.

Além da apresentação ao público do programa de desenvolvimento económico da Visão Mundial, os participantes passaram as suas experiências no campo de produção, bem como foram informados sobre as experiências da ADRA (com apoio do Banco Sol), BPC e Clube de multiplicadores de semente do município da Ekunha (Vila Flor).

Quote:

Programa de desenvolvimento beneficia seiscentas famílias




Caála,13/12 – Seiscentas famílias do município da Caála, Província do Huambo, beneficiam desde Julho deste ano da segunda fase de reintegração social dos ex-militares, no quadro do Programa de Desenvolvimento Local (PDLR), que visa garantir o crescimento socioeconómico dos beneficiários.

Em declarações hoje, quinta-feira, à imprensa, o director provincial do Instituto de Reintegração Social dos Ex-militares, Luís Garcia Caíca, assegurou que o programa está a ser desenvolvido pela Cooperação Técnica Alemanha (GTZ) e tem o seu término previsto para 2009.

A reintegração socioeconómica dos beneficiários, bem como o desenvolvimento pecuário e o aumento da produção agrícola são as principais acções constantes no programa desenvolvido em parceria com o Instituto de Reintegração Social dos Ex-miliatres (IRSEM).

Na primeira fase, que decorreu de 2003 a Junho deste ano, foram beneficiadas 600 famílias das comunas da Chipipa e da localidade de Mande (Huambo), cujas acções incidiram-se principalmente na melhoria de vias de acesso e no cultivo de 500 hectares de terra.
Quote:
Dois novos Condomínios Habitacionais vão ser erguidos em 2008


Huambo,28/11 – Dois novos condomínios habitacionais vão ser erguidos a partir de Janeiro do próximo ano, pela empresa portuguesa “Parceria Total Lda”, num investimento avaliado em cerca de 40 milhões de Dólares Norte americanos.

Com um período de execução estimado em seis meses, os referidos projectos serão implementados no perímetro que liga as cidades do Huambo e Caála, e na localidade do Cambiote, arredores do centro da cidade do Huambo.

Segundo António Norton de Matos, que procedeu a apresentação dos projectos aos membros do Governo da Província, presentes na 6ª sessão ordinária, o da localidade do Cambiote irá comportar 69 moradias, das quais cinco unifamiliares e as restantes (64) serão vivendas geminadas com um andar cada uma.

O que estará situado entre Huambo/Caála, ocupando uma extensão superficial de cinco hectares de terra baldia, terá 43 moradias do tipo unifamiliar, sendo que, cada uma delas ocupará uma área de 250 metros quadrados.

Os membros do Governo da Província tomaram igualmente conhecimento, do projecto de construção da sala de exposição de automóveis e estaleiro de camiões, sob iniciativa do grupo empresarial angolano “SRL Tulumba Lda”.

Tal empreendimento, contemplando ainda área de mecânica, montagem e assistência técnica de viaturas, irá dedicar-se a comercialização de viaturas multimarcas, quer sejam novas ou usadas.

O projecto que vai gerar empregos a cerca de 30 jovens, numa primeira fase, está avaliado em três milhões e 600 mil Dólares americanos e será erguido na Zona Industrial do Bairro São Pedro, a cerca de cinco quilómetros da sede provincial.
This is taken out of Huambodigital, and those roads are beyond a doubt new:cheers:




Quote:
Rede telefónica vai estender-se a todos os municípios



Huambo,21/11 – Os dez municípios do interior da Província do Huambo vão poder contar em 2008 com os serviços da rede telefónica pública comutada ao meio rural, inserido no projecto de expansão da rede básica de telefonia fixa por fibra óptica, segundo revelou hoje à imprensa Manuel César, Director do gabinete de comunicação e imagem da empresa nacional de telecomunicações (Angola-Telecom).
Segundo o responsável, que aludiu este facto por ocasião da abertura dos trabalhos referentes ao 15º conselho consultivo anual da Angola-Telecom, consta igualmente das prioridades da direcção da empresa a implantação, nesta Província, de um projecto de transmissão de micro-ondas e rede multi-serviços, com vista a melhorar a prestação de serviços aos clientes.
Na ocasião, o Director Provincial do Huambo dos Transportes e Telecomunicações, João Fernandes, disse esperar que deste conselho saiam decisões conducentes a uma nova era de funcionamento da empresa.
Salientou que os cinco anos de paz que o país vive constituem um momento ideal para a actividade de qualquer empresa pública, comparticipando deste modo para o equilíbrio socio-económico da nação, daí justificarem-se os investimentos do Governo Central tendentes a modernização e internacionalização dos serviços prestados por estas empresas.
Até dia 23, altura em que se prevê o encerramento do conselho, os cerca de 70 participantes, entre directores nacionais, membros do conselho de administração e directores das 18 filiais da Angola Telecom, irão entre outros assuntos discutir a evolução dos recursos humanos, dos negócios da empresa, grau de cumprimento das recomendações saídas no último conselho realizado em 2006 na cidade do Lubango (Huíla).
Consta ainda da agenda de trabalhos a análise do grau de execução do orçamento e o grau de execução dos investimentos de Janeiro a Setembro deste ano, orçamento para 2008, apresentação do plano estratégico para o triénio 2008/2010 e evolução comercial. Os participantes serão também informados sobre os vários projectos que estão a ser desenvolvidos e outros por desenvolver em 2008.
A rede de telefonia fixa da Angola-Telecom está circunscrita apenas ao município sede da Província, sendo que os restantes dez (10) estão isolados.
Matthias Offodile no está en línea   Reply With Quote
Old January 13th, 2008, 08:17 PM   #43
Matthias Offodile
Registered User
 
Matthias Offodile's Avatar
 
Join Date: Apr 2005
Posts: 27,951
Likes (Received): 888

Quote:
Comércio no Huambo arrecada 500 mil dólares


Mais de quinhentos mil Dólares é o valor arrecadado pela Direcção Provincial do Comércio, Indústria, Hotelaria e Turismo do Huambo durante o terceiro trimestre do ano corrente. Os dados foram revelados pelo chefe de departamento da instituição, Alberto Loth.
Segundo o responsável, este valor da actividade do sector industrial da Província, registou no período em análise um desempenho incipiente, quanto a expectativa do relançamento da produção industrial.
A dificuldade no regular abastecimento de energia eléctrica, acesso à água canalizada, assim como o melhoramento dos meios de transportes foram os principais constrangimentos registados durante o período.
Acresce-se ainda o estado degradante e obsoleto dos equipamentos, a deterioração das infra-estruturas e a fraca capacidade de abastecimento técnico material, devido as insuficiências do capital financeiro.
Estes e outros factores, segundo o responsável, condicionam a implementação dos projectos e acções de investimento.
A maioria dos casos aliarem-se à escassez de recursos humanos na área industrial no cômputo geral.
Ainda assim, segundo a fonte, das indústrias existentes na Província - ligeiras e pesadas - resultou a criação de 175 postos de trabalho, o que perfaz uma cifra acumulada de 1.513 trabalhadores dos diferentes ramos da indústria transformadora. O sector da Industrial no Huambo controla 33 unidades industriais entre pequenas e médias empresas.
Apesar de todos os constrangimentos, a produção do trimestre em referência registou um aumento global de 113 % comparativamente ao mesmo período do ano anterior.
Quote:
Iniciado projecto de urbanização e extensão da Caála


Caála(Huambo),06/11 – A administração do Município da Caála deu início sábado, nesta localidade, a distribuição de parcelas de terreno à população, visando a construção de moradias, no quadro de um projecto de extensão da cidade e urbanização de novas zonas.
Nesta primeira fase 700 pessoas, na sua maioria jovens, submeteram as suas solicitações para aquisição de parcelas avaliadas em 50 mil kwanzas cada. Divididas em zonas de alta, média e baixa renda, o projecto tem disponível para a primeira fase 27 quarteirões, constituídos por 290 talhões, o que corresponde a 145 mil metros quadrados.
Segundo fontes locais, o projecto estabelece para cada residência 500 metros quadrados de superfície, 25 metros de comprimento e 20 de largura.
As ruas desta nova urbanização deverão ter 12 metros de largura, dois de passeio e oito metros de via pública.
No acto de abertura oficial do processo de distribuição de terrenos, a administradora do municipal da Caála, Lotti Nolika, disse que neste projecto é exigido às pessoas a plantação de uma árvore no quadro do programa do governo que visa a conservação ecológica e protecção do meio ambiente.
Para a implementação deste projecto de urbanização e extensão da cidade, a administração municipal seleccionou algumas zonas dos bairros de Calilongue, Lenha e Dango.
a nice park pic






more agricultural news

Quote:
Quinhentos hectares serão cultivados na fazenda agrícola Mukakava


Chipipa,10/11 – Pelo menos quinhentos hectares de terra serão cultivados na presente época agrícola, na fazenda Mukakava, localizada a 35 quilómetros a Norte da Comuna de Chipipa, na Província do Huambo, segundo informou sexta-feira o proprietário, Afonso Hossi.
Em declarações à imprensa, Afonso Hossi disse que na presente época agrícola vão apostar no cultivo de milho, feijão, batata rena e hortícolas diversas.
Acrescentou que neste momento está em curso os trabalhos de construção de uma barragem, onde será instalada uma mini-hídrica que vai fornecer corrente elétrica as pequenas indústrias montada na fazenda, com mais de dois mil 500 hectares.
A fazenda Mukakava possui um aviário com mais de três mil galinhas, onde são recolhidos diariamente mais de dois mil ovos.
Quote:
Eco-Huambo desenvolve actividade de desinfestação


Huambo,03/11 – A empresa de gestão ambiental e ecologia “Eco-Huambo” promove desde sexta-feira uma actividade de desinfestação na zona de Casseque, Huambo, para eliminar vectores de doenças nos locais de deposição de grandes quantidades de lixo.

Com a duração de três dias, o trabalho conta com a participação de nove técnicos da empresa Planeta Verde vocacionada para os trabalhos de jardinagem, arborização e saúde pública.
O director da Eco-Huambo, João Figueiredo, referiu que a actividade, primeira realizada este ano, terá um carácter periódico em 2008 devido à necessidade de lutar contra os vectores causadores de várias doenças.
Afirmou que a solução para se acabar com certos vectores de doença será a construção de um aterro sanitário com todas as condições exigidas.
A Eco-Huambo é uma empresa criada pelo governo da Província do Huambo, com o objectivo de melhorar a imagem ambiental e ecológica desta região.
Look at the new pavements



Hospital construction under way


Quote:
Três hospitais entram em funcionamento em 2008


Huambo,30/10 - Um Hospital Provincial e dois municipais, reabilitados e equipados com meios modernos, entram em funcionamento a partir de 2008 na Província do Huambo, no âmbito da ampliação da rede sanitária e melhoria das condições de assistência médico-medicamentosas as populações locais.
Em declarações hoje à imprensa, o Director Provincial da Saúde, Elias Finde, disse que o Hospital Central terá capacidade para internar 900 pacientes, enquanto os municipais, localizados na Tchicala-Tcholohanga (Vila Nova) e Longonjo, as obras decorrem em ritmo acelerado.
Além destas unidades sanitárias, realçou a fonte, está a ser construído um novo hospital na área de Cambiote, com capacidade para 80 pacientes, e um Centro de Saúde na localidade de Casseque, no município sede do Huambo.
Elias Finde considerou, por outro lado, haver melhorias significantivas no sistema de assistência aos pacientes, tendo em conta ao número de unidades sanitárias construídos e reabilitados em todos os municípios da Província.
A rede sanitária na Província do Huambo é constituída por nove hospitais, 50 centros de saúde e 88 postos, cuja funcionalidade é assegurada por 78 médicos, mil e 896 enfermeiros gerais, mil e 699 enfermeiros auxiliares, sete técnicos superiores de enfermagem, 647 técnicos de apoio hospitalar, 99 operários e 250 trabalhadores administrativos.
Quote:

Segunda fase de instalação de iluminação pública na Caála teve início este mês



Caála,24/10 – A segunda fase de instalação da iluminação pública nas ruas e avenidas do Município da Caála, a 23 quilómetros a oeste da cidade do Huambo, iniciada no princípio do mês em curso, está orçada em 61 milhões 222 mil e 805 kwanzas.
Em declarações hoje (quarta-feira) à imprensa, na Caála, o responsável local da Empresa Nacional de Electricidade (ENE), Tiago Chindemba, frisou que deste montante 18 milhões 021 mil e 770 kwanzas estão a ser aplicados na reabilitação do sistema de iluminação pública da rua 28 de Maio e 13 milhões 978 mil e 889 para rua Teixeira Gomes.
Acrescentou que 15 milhões 508 mil e 423 kwanzas do referido montante estão a ser empregues na reabilitação do sistema de iluminação pública da Avenida Portugal, enquanto a rua Fundador da Caála está a consumir 13 milhões 713 mil e 723 kwanzas.
Na primeira fase do projecto, concluída em Setembro último, o Governo da Província do Huambo havia gasto 25 milhões e 032 mil kwanzas na reabilitação do sistema de iluminação pública da avenida Norton de Matos.
A reabilitação do sistema de iluminação pública das ruas e avenidas da sede do Município da Caála está a cargo das empresas privadas Emacil e Jafil, cujo trabalho está a consistir na substituição e montagem de novos postes metálicos e na rede de distribuição, e enquadra-se no Programa de Investimentos Públicos (PIP) do Governo da Província do Huambo, para este ano.
Quote:

Empresa de apoio agrícola vai instalar-se na Província


Huambo,19/10 – A empresa nacional vocacionada à venda de equipamentos de apoio agrícola, "TEMA", com predominância para tractores e realização de trabalhos de mecanização agrícola, vai a partir do próximo ano, instalar-se nesta Província, anunciou hoje à imprensa o seu representante, Alberto Maria Gil.

Segundo ele, neste momento, já foram identificadas as áreas em que serão montados o estaleiro principal, escritórios e demais infra-estruturas sociais de apoio, faltando apenas o aval do governo local, para que as obras iniciem.

A Tractores Equipamentos Material de Angola (TEMA) irá igualmente prestar serviços de formação de quadros na área de manutenção e assistência.

Alberto Maria Gil fez saber que os equipamentos a serem comercializados pela TEMA são, na sua maioria, provenientes de Portugal, Alemanha e Itália, devido ao convénio de cooperação existente com outras empresas similares, localizadas nestes países da Europa.

“Temos vários projectos em curso dentro da empresa, porém, vamos dar primazia ao ramo agrícola, pois, queremos nos tornar num parceiro forte do governo local, através da venda de equipamentos modernos que permitem relançar o sector agrário em pouco tempo”, destacou.

A TEMA tem como finalidade principal acelerar o desenvolvimento agrícola e potenciar o sector com equipamentos de ponta.
The first Nosso Super, five more will follow



Quote:
Governador enaltece instalação da delegação da "Amotrang"



Huambo,30/09 – O Governador do Huambo, António Paulo Kassoma, enalteceu sábado, nesta cidade, a iniciativa da instalação da delegação provincial da Associação de Motoqueiros Transportadores de Angola (Amotrang).
A satisfação de Paulo Kassoma foi manifestada num encontro com os responsáveis da delegação regional da “Amotrang”, durante o qual apelou a necessidade dos moto-taxis serem identificados e tomarem conhecimentos básicos dos sinais de trânsito rodoviário.
“O trabalho da associação deve ser célere no que respeita a tomada de conhecimentos básicos dos sinais de trânsito rodoviário e o uso obrigatório de capacetes, de modos a diminuir o índice de mortalidade por parte das pessoas que exercem a actividade de moto-taxi, vulgos“Kupapatas"”, defendeu.
Segundo os seus responsáveis, a agremiação dos motoqueiros transportadores de Angola vai igualmente apostar na formação académica e profissional dos seus associados, bem como viabilizar a aquisição da carta de condução para permitir o livre exercício da actividade na região.
A execução das tarefas da delegação provincial da “Amotrang” no Huambo será orientada por Jacinto Manjolo (delegado em exercício), Júlio Vilinga, secretário para a informação, entre outros membros.
Numa primeira fase, a instituição irá proceder o levantamento das pessoas que exercem o trabalho de transportação de pessoas de motorizada, nos onze municípios da Província.

[QUOTE]Faculdade Agrária lança primeiro grupo de engenheiros



Huambo,01/10 – A Faculdade de Ciências Agrárias (FCA) da Universidade Agostinho Neto lançou, no último fim-de-semana, na cidade do Huambo, o primeiro grupo de dez engenheiros agrónomos no mercado de emprego, que vão contribuír com o seu saber no desenvolvimento económico do país.
Segundo apurou a imprensa, o grupo recentemente formado na especialidade de agronomia defendeu as suas teses, de 18 a 20 de Setembro.
A Faculdade de Ciências Agrárias (FCA) interrompeu a sua actividade de formação em 1992, durante o conflito armado vivido no país, e reatou em 2003 com a formação na especialidade de agronomia e veterinária.
O vice-reitor para o Centro Universitário do Huambo, Armando Valente, disse que o governo local tudo fez que para que a instituição fosse reinstalada na região.
“Os novos formados tem que recompensar o esforços daqueles que noite e dia lutaram para que a FCA voltasse ao Huambo”, sublinhou.
Armando Valente apelou na ocasião aos novos engenheiros para continuarem com as pesquisas e manterem-se actualizados em relação a dinâmica da ciência da agricultura no mundo. [/QUOTE]
Matthias Offodile no está en línea   Reply With Quote
Old January 13th, 2008, 09:28 PM   #44
Matthias Offodile
Registered User
 
Matthias Offodile's Avatar
 
Join Date: Apr 2005
Posts: 27,951
Likes (Received): 888

Reconstruction of the monuments of the founding fathers of Huambo

Quote:
Lançada 1ª pedra para requalificação do monumento Norton de Matos





Huambo,21/09 - A primeira pedra para a requalificação do monumento histórico do fundador da cidade do Huambo, "Norton de Matos", foi lançada hoje, por familiares do homenageado, em cerimónia enquadrada nas festividades do 95º aniversário desde que a mesma foi elevada a categoria de cidade.
Na ocasião, António Maria Cabral Norton de Matos, sobrinho do fundador da cidade, reafirmou o compromisso, perante os membros do governo local e sociedade civil, em tudo poderem fazer por formas a devolver a dignidade que aquele património histórico cultural representa para os citadinos do Huambo, amigos de Norton de Matos e família.
Segundo a fonte, a partir de agora, estão lançadas as bases para que até no próximo dia 21 de Setembro de 2008, o monumento seja entregue às autoridades locais e venha, deste modo, emprestar outra imagem de estética a própria cidade, rumo a sua afirmação dentro do contexto nacional.
"Neste momento estamos em negociações com os potenciais financiadores deste projecto, que envolverá esforços consentâneos quer do governo do Huambo, família e amigos que queiram fazer parte da requalificação deste local de relevante importância", frisou.
O monumento localizado na avenida 1º de Maio, centro desta cidade, compreende além da estátua de Norton de Matos outras como a de Ferreira Vicente, que arquitectou a urbe e quatro outras que representam as virtudes do fundador do Huambo, que vão desde a Justiça, Perseverança, Temperança e Prudência, simbolizadas no feminino.
Neste âmbito, a família propõe-se em criar nos próximos tempos uma página na Internet, que irá permitir angariar fundos a se reverterem em benefício do projecto.

Electricity supply in communities restored



Quote:
Governo recupera sistema eléctrico de seis Comunas




Huambo, 10/08 - O sistema eléctrico e de iluminação pública das comunas de Tchilata, Catabola, Mundundu, Cacoma ( Ukuma), Chipeio (Ekunha) e Cumbira (Londuimbali), na Província do Huambo, destruídos durante o conflito armado, foram recuperados no primeiro semestre deste ano, informou hoje o Director Provincial da Energia e Águas, Elias Gomes Adolfo.

Em declarações à Imprensa, o responsável disse que a acção se inseriu no programa do governo local sobre alargamento e reforço deste serviço a várias localidades do Planalto Central de Angola.

Adiantou ainda que, além dos sistemas de corrente eléctrica e iluminação publica, foram construídas as respectivas centrais térmicas nas seis localidades.

Acrescentou que cada central térmica está instalada terá um gerador de 100 kaveares iluminando a via pública e residências das referidas sedes comunais.

Assim, disse o responsável do sector, eleva-se para 31 comunas, das 37 que compõem a Província do Huambo que se beneficiam de corrente eléctrica e iluminação pública reabilitados durante os últimos cinco anos. Até ao final deste 2007, segundo a fonte, serão reinstalados os sistemas de corrente eléctrica, iluminação publica e construção de centrais térmicas nas comunas de Bimbi, Hengue (Bailundo), Tchihama (Kachiungo, é a Bela Vista), Cuima, Catata (Caála) e Tchiaka (Tchinjenje, é o Quingenge), este último previsto apenas para o ano de 2008.

“Já começamos a efectuar o levantamento nestas localidades e no decorrer do semestre em curso iniciaremos com os trabalhos de substituição dos novos cabos eléctricos, postes de iluminação pública e a instalação de grupos geradores para a sustentabilidade do sistema nas respectivas áreas”, assegurou Elias Adolfo.

Este programa de reforço e alargamento da capacidade de fornecimento de energia eléctrica e iluminação pública das sedes municipais e comunais, prosseguiu, está orçado em um bilhão e 300 milhões de Kwanzas atribuídas ao sector no âmbito do Programa de Investimentos Públicos (PIP), 2007/08.

Este valor já serviu, além das comunas, para reforçar as capacidades instaladas das sedes municipais de Tchinjenje (Quingenge), Mungo, Ekunha e Londumbali (Alto-Hama), com o aumento de postes de iluminação pública e geradores de 300 a 500 kaveares.

No âmbito das mesmas acções, a fonte informou que se beneficiaram também, este ano, de corrente eléctrica e iluminação pública, as povoações de Vila Franca do Keve ( Ekunha ), Boas Águas (Tchicala-Tcholohanga) e Cuqueta (Londuimbali).

“Pretendemos melhorar consideravelmente o fornecimento de corrente eléctrica nas sedes municipais e comunais. Os meios para o efeito continuam a ser adquiridos e instalados em várias localidades”, realçou o responsável.

Sem adiantar outros detalhes técnicos, disse que as sedes municipais serão reforçadas com mais um gerador de 300 a 500 kaveares, enquanto que as comunas vão beneficiar de um de 100 KVA cada, para assegurar a iluminação pública para além dos consumidores a serem seleccionados.

Para a manutenção e gestão dos sistemas de distribuição de energia eléctrica nas sedes municipais e comunais, o sector está a criar equipas técnicas que vão passar a cobrar os serviços prestados a população, com vista à sustentabilidade dos grupos geradores.

A Província do Huambo conta com aproximadamente dois milhões, 451 mil e 177 habitantes que estão espalhados nas 37 comunas da região.
Huambo´s first travel agancy opens

Quote:
Inaugurada agência de viagens e turismo "Huambotur"



Huambo, 11/08 – Uma agência de viagens e turismo, denominada “Huambotur”, foi oficialmente inaugurada esta manhã, na cidade do Huambo, num investimento avaliado em oitenta mil Dólares Norte-americanos.
A referida agência está vocacionada para a prestação de serviços na vertente de vendas de bilhetes de passagens nacionais e estrangeiros, emissão de passaportes e vistos, transferências bancárias, alugueres de viaturas e na promoção de eventos culturais e turísticos.
Na ocasião, Adriano Marques Catito, sócio-gerente da Huambotur, fez saber que esta abertura legal, após quase dois meses de actividade em regime experimental, tem por finalidade contribuir para o desenvolvimento sócio económico da Província através das facilidades, que a sua agência concede aos potenciais empresários que queiram investir nesta região.
“É uma empresa nova, que vai se propor a oferecer serviços que apenas eram realizados em Luanda”, admitiu, encorajando os empresários nacionais e estrangeiros que receiam investir no Huambo por falta de uma instituição vocacionada a este fim.
Para os clientes habilitarem-se a um destes serviços da Huambotur, deverão desembolsar entre 250 a 350 Dólares Norte-americanos, no caso de quererem tratar passaporte ou vistos para Europa e África, além de serviços protocolares.
Com abertura da agência foram empregadas cerca de vinte pessoas.
A cerimónia da inauguração contou com a presença do Governador do Huambo, António Paulo Kassoma.

Restauration of hotel



Before: hopelessly destroyed by the war







...and now shining again
, if you strain your eyes you see the new road, too



Concerning the hotel:

Quote:
Amigos do Huambo, a notícia é do site da AngolaPress de cinco horas atrás, bem como a imagem atual do Hotel Roma, rebatizado de Ritz. A antiga, para comparação, é do amigo Ernesto Ribeiro Júnior, de novembro de 2004, batida no seu emotivo retorno ao Huambo, quase trinta anos depois.
Matthias Offodile no está en línea   Reply With Quote
Old January 13th, 2008, 10:05 PM   #45
StormShadow
Registered User
 
StormShadow's Avatar
 
Join Date: Apr 2005
Location: Trying to Escape
Posts: 4,455
Likes (Received): 155

You've done a great job with this thread, Matt. Not a very easy task collecting quality images of Huambo. I in particular enjoy the larger more detailed images on page 1. Very nice to see images like this.
StormShadow no está en línea   Reply With Quote
Old January 13th, 2008, 11:15 PM   #46
skytrax
Big boss!
 
skytrax's Avatar
 
Join Date: Nov 2006
Location: United States
Posts: 20,735
Likes (Received): 903

great developments over there!
__________________
"I am not a saint, unless you think of a saint as a sinner who keeps on trying" (Nelson Mandela)

Angolan Forum | Luanda pictures | my World Trip

~> SkyscraperCity Angola on Facebook <~
skytrax no está en línea   Reply With Quote
Old January 16th, 2008, 08:18 AM   #47
Pule
BITTER HEART NEVER REST
 
Pule's Avatar
 
Join Date: May 2004
Location: JOHANNESBURG
Posts: 11,356
Likes (Received): 74

This is what I call reconstruction, thanks Matthias.
__________________
SOUTH AFRICA my home, SOUTH AFRICA my love.
Pule no está en línea   Reply With Quote
Old January 17th, 2008, 06:26 PM   #48
You are to blame
Registered User
 
Join Date: Oct 2004
Location: Toronto
Posts: 2,717
Likes (Received): 10

It's good to see Angola's growth spreading beyond Luanda.
Great job Matthias
__________________
Africa
GDP (PPP): $3.6 Trillion (2013)
Population: 1.1 Billion people (2013)

You are to blame no está en línea   Reply With Quote
Old January 18th, 2008, 04:59 AM   #49
dtzeigler
Registered User
 
dtzeigler's Avatar
 
Join Date: Jan 2008
Location: Baltimore, MD
Posts: 209
Likes (Received): 0

Where are the developers of these projects from?

That are funding these projects?
__________________
http://bcplanningblog.blogspot.com/
A blog about city planning and urban culture
dtzeigler no está en línea   Reply With Quote
Old January 18th, 2008, 11:34 AM   #50
Matthias Offodile
Registered User
 
Matthias Offodile's Avatar
 
Join Date: Apr 2005
Posts: 27,951
Likes (Received): 888

Quote:
That are funding these projects?
Pedominantly Local and Diaspora Angolans, Portuguese, Chinese and Brazilian...a few people from Spain!
Matthias Offodile no está en línea   Reply With Quote
Old January 20th, 2008, 07:19 PM   #51
Matthias Offodile
Registered User
 
Matthias Offodile's Avatar
 
Join Date: Apr 2005
Posts: 27,951
Likes (Received): 888

Huambo: Planning Minister Impressed With Work

Quote:

Planning minister, Ana Dias Lourenço, impressed with Huambo Government performance

Huambo, 01/19 – Angolan Planning minister, Ana Dias Lourenço, Friday here expressed her best impression about the work being carried out in central Huambo province, aimed at improving the living of local populations.

This was expressed at Calenga locality (Caála district), some 33 kilometres West of Huambo city, during a visit of assessment of the works of construction of social and economic infrastructures funded by the government.

The minister who also recognised the level of implementation as corresponding to the financial fund allocated to the province, said that many projects presented by the provincial government will deserve a special treatment in order to be implemented next year through government or foreign fund, as the 2008 State Budget has already been approved.

Ana Dias Lourenço pledged to intercede with the Finance Ministry for mechanisms that secure the conclusion of projects that started in 2006 and 2007, which have not been included in the 2008 general budget.

The minister also voiced satisfaction at the quality of the works she visited.

In his turn, the local governor, António Paulo Kassoma, assured that many pending matters, due to lack of fund, will be implemented with a view to the improvement of the quality and basic services to the population of the province`s 11 districts.

Visited were infrastructures associated with sports, water, electricity, roads, health and schools, under construction in the province.

Ana Dias Lourenço also learned of the programme of livestock development that will be in progress as from 2009 to 2013, among others.

Planning Minister Happy with Huambo Budget Management

Quote:
Huambo, 01/19 – Angolan Planning minister, Ana Dias Lourenço, Thursday in Huambo province (centre), expressed satisfaction at the level of performance of the budget allocated to the province, as it is permitting to improve the populations of the region’s 11 districts.

The minister who was speaking at a meeting with Huambo governor, António Paulo Kassoma, said the amount allocated to the province has been invested in the construction of new schools, hospitals and rehabilitation of water and power systems.

“I am sure that the local government is applying well the amounts allotted to the province, in view of the pictures showed and learned from on the video, from 2003 to 2007, under an implementation of about 87 percent, in the framework of the programme of increment and improvement of basic services to the populations”, said the minister.

During her stay in Huambo, the Planning minister held a courtesy meeting with the local governor, and is to visit the ecological house, attend the ceremony of presentation of the programme of management of the city’s water and power supplying system.

On the last day of her visit, today, the ministers will travel to the Kasseque III medical centre, to the timber transformation plant, to Dango Medium Agrarian Institute, to the management institution and ODEBRECHT yard as well as the Caála/Ganda national road.

The Huambo agro-farming development strategy for 2009-2013
and its respective guidelines, including other actions, will also be presented to the Planning minister, while in the province.
Matthias Offodile no está en línea   Reply With Quote
Old January 20th, 2008, 07:21 PM   #52
Matthias Offodile
Registered User
 
Matthias Offodile's Avatar
 
Join Date: Apr 2005
Posts: 27,951
Likes (Received): 888

Quote:
That are funding these projects?
i should have added that if you are alluding to new schools , bridges, health care, farming etc, it is all the state.
Matthias Offodile no está en línea   Reply With Quote
Old January 29th, 2008, 05:29 PM   #53
Matthias Offodile
Registered User
 
Matthias Offodile's Avatar
 
Join Date: Apr 2005
Posts: 27,951
Likes (Received): 888

A massive area for more argicultural/agro-industrial devlopment is ready for development. the area is colosal!!!! Fantastic news!

Mecanagro investe 30 milhões de dólares em novos projectos agrícolas


Quote:
24-Jan-2008
A Mecanagro prevê investir este ano 30 milhões de dólares na preparação de terras para cultivo em Angola. Entre os projectos agendados consta o pólo agro-industrial de Capanda, cujo arranque acontece este ano.



A empresa espera preparar mais 60 mil hectares de terra, no quadro do programa de extensão e desenvolvimento rural. “O ano de 2008 tem como base o relançamento de toda a actividade a nível da preparação de terras a nível das províncias, bem como a nível dos pólos industriais que o Ministério da Agricultura vai eleger”.

Há sete anos em actividade, a Mecanagro tem, igualmente, desempenhado um papel de destaque na reabilitação das vias terciárias, bem como de infra-estruturas para desenvolvimento agro-industrial, principalmente os pólos industriais que serão estabelecidos no país.

Segundo o presidente do Conselho de Administração da Mecanagro, Carlos Alberto Jaime, a meta da empresa é desbravar anualmente um milhão de hectares para o cultivo no país. Mas estes números só poderão ser alcançados com a aquisição de cinco mil tractores e suas respectivas alfaias.

O pólo agro-industrial de Capanda é o principal projecto para este ano. A empresa está a estruturar meios para começar reabilitar infra-estruturas que vão viabilizar a implementação de vários projectos da cadeia produtiva do milho, feijão e cana-de-açúcar.

Numa área de 411 mil hectares (igual número de campos de futebol), o Pólo agro-industrial de Capanda vai receber fábricas de sucos, duas de açúcar e álcool, indústria de mandioca, de produção de calcário, de soja, de secagem e armazenamento de grãos e matadouros.

Avaliado em 324 milhões de dólares, o pólo agro-industrial vai possibilitar a reactivação da actividades paralisadas devido à guerra, como as fábricas de algodão, de óleo alimentar, descasque de arroz e de rações, de acordo com estudos de viabilidade técnica, económica e financeiras elaboradas pela empresa brasileira “Odebrecht”, sob fiscalização do Governo.

Carlos Alberto Jaime anunciou, por outro lado, que empresas privadas vão poder entrar no negócio de preparação de terras para os agricultores. Até agora a actividade tem sido efectuada exclusivamente pela Mecanagro, empresa estatal, que passará a ocupar-se das grandes lavouras nos pólos industriais.

O gestor, que falava por ocasião do sétimo aniversário da empresa, disse que o país necessita de importar maquinaria de ponta com os respectivos acessórios, para cobrir a insuficiência de meios de mecanização agrícola nas zonas com grandes potencialidades agrícolas, com vista ao aumento da produção e combate à pobreza.

Fonte: Angola Digital, 23 de Janeiro de 2008
Coffee production is relaunched. The government wants to get the coffee production where it stood in the past.

Empresa cafeícola desenvolve actividade industrial
Quote:
22-Jan-2008

A empresa de abastecimento ao sector cafeícola “Procafé” vai, a curto prazo, dedicar-se a actividades industriais em algumas localidades do país, informou hoje (terça-feira), em Luanda, o seu director-geral, Romualdo Traça Dias dos Santos.

Em declarações à Angop, o gestor referiu que a aposta consubstancia-se na instalação de máquinas de torrefacção de café nas províncias do país com maior potencial cafeícola, como Bengo, Kwanza Norte, Kwanza Sul e Uíge.

Romualdo Traça disse que Procafé vai igualmente instalar nestas localidades moinhos para o tratamento de jinguba e a transformação do bombo.

Segundo o responsável, a empresa entende ter chegado o momento para a instalação de moinhos para o apoio de muitos cafeicultores que, além da produção de café, se dedicam também ao cultivo de mandioca e jinguba.

Em termos de apoios com meios aos agricultores, o Romualdo Traça avançou que a Procafé irá também, a longo prazo, criar estabelecimentos comerciais para o auxilio aos cafeicultores na obtenção de vestuário, combustível, sabão e bens de primeira necessidade como óleo e massa alimentar, arroz, feijão, leite, açúcar e sal.

No tocante às acções de destaque realizadas em 2007 pela Procafé, o entrevistado da Angop indicou que o município de Sanza Pombo, província do Uíge, foi contemplado com uma máquina de descasque móvel de café, que servirá para tratar grande parte do produto da localidade.

Adiantou que empresa conseguiu também estender as suas actividades para os municípios de Camabatela e Golungo Alto, província do Kwanza Norte.

Criada em 1975, a Empresa de Abastecimento ao Sector Cafeícola é uma sociedade de capitais públicos e tem como objecto social o fornecimento de bens materiais e de consumo aos cafeicultores, assim como a compra e comercialização de café.

Fonte: Angola Press, 22 de Janeiro de 2008
Matthias Offodile no está en línea   Reply With Quote
Old January 29th, 2008, 10:08 PM   #54
Hammelkar
Be Your Self
 
Join Date: Jan 2006
Location: Luanda
Posts: 753
Likes (Received): 39

great news Matt
Hammelkar no está en línea   Reply With Quote
Old February 3rd, 2008, 09:34 PM   #55
Matthias Offodile
Registered User
 
Matthias Offodile's Avatar
 
Join Date: Apr 2005
Posts: 27,951
Likes (Received): 888

Huambo is a big construction side: new roads, schools, clinics, drainage system etc is u/c...I wish we could get more pictures

The article makes me very curious.


http://www.angonoticias.com/full_headlines.php?id=18264
Matthias Offodile no está en línea   Reply With Quote
Old February 13th, 2008, 11:50 AM   #56
Matthias Offodile
Registered User
 
Matthias Offodile's Avatar
 
Join Date: Apr 2005
Posts: 27,951
Likes (Received): 888

Road construction to link up the destroyed roads is advancing well...

Minister Views Centre, South Road Construction Works

Quote:
Luanda, 02/13 – Angolan minister of Public Works, Higino Carneiro, over the last three days, viewed the works on the main roads in the provinces of Kwanza Sul, Huambo and Bié, with a view to assessing their pace.

He learned on the occasion that the works of rehabilitation of the 96-kilometre Munenga/Quibala (Kwanza Sul) stretch have been completed and involved repair of the pavement, repair and enlargement of the drainage and improvement to vertical and other traffic signs.

In Kwanza Sul again, the minister learned about the intervention on the Dondo/ Munenga and Quibala/Wako Kungo roads, where the contractors were faced with constraints.

The constraints include lack of road works specialised manpower and difficulty finding materials for the works and others.

According to contractors, once these constraints are settled, it is now possible to recover from the delay and make adjustments to the working programmes and meet the schedule.

A significant progress was attained in the conclusion of the 92-kilometre Keve River /Alto Hama stretch, that involved the repair of the pavement, installation of protection and other complementary works.

Minister Higino Carneiro also visited the roads between the provinces of Huambo and Bie and the country’s capital city that are being rehabilitated under the Government Executive Plan on roads infrastructures.

The Huambo/Caála road, completed late last year, is facilitating the connection with central Benguela province, which is an important route for the flow of farming products from that agrarian development point.

The road between Huambo city and Caála district goes across one of the main industrial and agricultural points of the central region of the country. It is part of three important routes that link the provinces of Huambo, Benguela and Huíla and a fundamental itinerary in the province’s socio-economic domain.





Over USD 22 Million spent on Huambo Medium Agrarian Institute

Quote:

Huambo, 02/09 – Angolan Government invested USD 22.78 million in the construction and equipping of the Medium Agrarian Institute in central Humbo province, which was inaugurated Friday by the Education minister, António Burity da Silva.

The institute, built at Ndango locality, about 12 kilometres west of Huambo city (provincial capital), has the capacity for 1,440 students in two shifts.

That institute was built in an area of 10,635 square kilometres by the Chinese construction company "Sinohydro Corporation",
and comprises three two-storey buildings, which will serve as dormitory for boarding students, 20 classrooms and six well-equipped laboratories, namely of physics, chemistry, biology, computing, multimedia and zootechny.

At the facility, 15 residences for teachers were built and equipped, as well as a canteen with the capacity for 150 people, a health centre, a gymnasium, workshop for practical lessons, kitchen, including areas of leisure and football fields.

In this academic year, at least 653 students of the 9th and 10th grades, of which 262 are boarders will learn of farming, agricultural management and forest resources, these for the medium-technical training.

Courses of assistant of agriculture and forest resources will be part of the basic-professional training.

Lessons are under the aegis of 71 teachers, most of them recently-trained from the Faculty of Agrarian Sciences, in Huambo city.

On the occasion, the Education minister, Burity da Silva reaffirmed that efforts will continue being made by Angolan government to improve the quality of education in the country and, consequently, increase the number of technically trained personnel.

The minister who would not add details stated that his Ministry will contract foreign teachers (Cubans) to teach subjects such as mathematics, chemistry, biology and physics and for the functioning of the laboratories.

In his turn, Huambo provincial governor, António Paulo Kassoma, said that the new medium education institution will contribute from the region’s economic development.

In the light of the inauguration of the Medium Agrarian Institute, the government of Huambo and the Education Ministry signed a memorandum of understanding, which turns the current facilities of the Medium Industrial Pedagogic Institute “Ho-Chi-Min” into the Higher Institute of Sciences and Technologies, with the same name.

The memo was signed by the governor of Huambo, António Paulo Kassoma and by the Education minister, António Burity da Silva.
Matthias Offodile no está en línea   Reply With Quote
Old February 25th, 2008, 09:30 PM   #57
Matthias Offodile
Registered User
 
Matthias Offodile's Avatar
 
Join Date: Apr 2005
Posts: 27,951
Likes (Received): 888

According to plan: the new road constructions and resurfacing (280km for Huambo city in total) will finish in August this year!






Huambo: Reabilitação das ruas da cidade termina em Agosto deste ano

Quote:

Huambo, 23/01 - A reabilitação das ruas da cidade do Huambo, iniciada em Fevereiro de 2007, pela Brigada de Construção e Obras Militares (BECOM), afecta a Casa Militar, tem a sua conclusão prevista para finais de Agosto deste ano, segundo anunciou hoje o director provincial do Instituto Nacional de Estradas, Inácio Satambwe.

Em declarações à Angop, o director do INEA no Huambo disse que, para o cumprimento do prazo da execução da empreitada, numa extensão de mais de 280 quilómetros da rede viária da cidade, estão a trabalhar igualmente mais duas empresas, a Monte Adriano e a Monta-Engil.

De acordo com o responsável, a operadora Monte Adriano tem a empreitada de reabilitação das ruas dos bairros Académico, Fátima e S. João, numa extensão de 50 a 60 quilómetros.

A Monta Engil está a trabalhar na rede viária da parte baixa e alta da cidade do Huambo, enquanto BECOM está encarregue das áreas periféricas.

A intervenção nas ruas da cidade do Huambo consiste na substituição do tapete asfáltico, disse.
Matthias Offodile no está en línea   Reply With Quote
Old February 26th, 2008, 12:23 AM   #58
skytrax
Big boss!
 
skytrax's Avatar
 
Join Date: Nov 2006
Location: United States
Posts: 20,735
Likes (Received): 903

great! the city really needs it
__________________
"I am not a saint, unless you think of a saint as a sinner who keeps on trying" (Nelson Mandela)

Angolan Forum | Luanda pictures | my World Trip

~> SkyscraperCity Angola on Facebook <~
skytrax no está en línea   Reply With Quote
Old February 26th, 2008, 11:30 AM   #59
popa1980
Registered User
 
Join Date: Apr 2007
Posts: 11,611
Likes (Received): 985

I would really like to see this city developed to take the strain of Luanda. Oil companies could be incentives to relocate some of their "back office" staff here.
popa1980 no está en línea   Reply With Quote
Old March 3rd, 2008, 09:06 PM   #60
Matthias Offodile
Registered User
 
Matthias Offodile's Avatar
 
Join Date: Apr 2005
Posts: 27,951
Likes (Received): 888

Huambo: Governo emprega 23 milhões de dólares na melhoria dos sistemas de água e energia


Quote:
Huambo, 28/02 - Vinte e três milhões 402 mil dólares serão empregues este ano pelo governo do Huambo em parceria com o Banco da Espanha (Fortis Bank), para melhoria da qualidade dos sistema de energia e água de trinta comunas da província, segundo soube hoje a angop.

O programa já em curso nas comunas do Cuima e Tatata, localizados no município da Caála, foi apresentado hoje nesta cidade aos membros do governo, administradores municipais e responsáveis do MPLA, numa acção que visa aumentar e melhorar a qualidade de vida das populações.

O director províncial de Energia e Água no Huambo, Adolfo Elias, adiantou que a execução do programa, a cargo da operadora (SAEMA), termina no final deste ano e vai consistir na instalação de sistemas de energia solar e captação de água moderno, para proporcionar o fornecimento de qualidade dos produtos às populações.

O responsável acrescentou que o governo da província do Huambo vai apenas investir na segunda fase da melhoria do sistema de água com 13 milhões 452 mil 873 dólares, enquanto o Fortis Bank vai disponibilizar quatro milhões 856 mil 56 dólares.

Adolfo Elias salientou que estes sistemas vão contribuir para a melhoria da qualidade de água e erradicação de eferminadades provocadas pela sua insalubridade.

Referiu que o Banco Espanhol vai disponibilizar, para instalação das térmicas geradoras de energia solar nas 30 localidades do interior da província, mais de cinco milhões 093 mil e 944 dólares, sistemas que vão contribuir na poupança de combustível por parte do governo e reduzir os custos de eletricidade por parte das populações.
Matthias Offodile no está en línea   Reply With Quote


Reply

Thread Tools

Posting Rules
You may not post new threads
You may not post replies
You may not post attachments
You may not edit your posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is Off



All times are GMT +2. The time now is 06:49 PM.


Powered by vBulletin® Version 3.8.8 Beta 1
Copyright ©2000 - 2014, vBulletin Solutions, Inc.
Feedback Buttons provided by Advanced Post Thanks / Like v3.2.5 (Pro) - vBulletin Mods & Addons Copyright © 2014 DragonByte Technologies Ltd.

vBulletin Optimisation provided by vB Optimise (Pro) - vBulletin Mods & Addons Copyright © 2014 DragonByte Technologies Ltd.

SkyscraperCity ☆ In Urbanity We trust ☆ about us | privacy policy | DMCA policy

Hosted by Blacksun, dedicated to this site too!
Forum server management by DaiTengu