|
|
| daily menu » rate the banner | guess the city | one on one |
|
|||||||
| Centro Beira Litoral e Interior |
|
|
Thread Tools | Rate Thread | Display Modes |
|
|
#1 |
|
Whatever
Likes (Received): 197
|
Fall Color Series #3 - Parque Natural da Serra da Estrela
Bom, antes que venha a Primavera vamos lá a ver se consigo acabar a Fall Color Series...
![]() O Capítulo 3º desta série é inteiramente destinado ao Parque Natural da Serra da Estrela. Lembro-me bem que fui lá por impulso, no dia antes lembrei-me de lá ir, sem muitas certezas se valeria ou não a pena pois o Novembro já ia bem avançado. No entanto devia estar bem abençoado, , pois posso dizer que o que vi naquele 17 de Novembro bateu tudo o que já tinha visto até então em Portugal! É objectivo deste thread, tal como os anteriores, partilhar as visões inesquecíveis desse dia convosco! Sei que vão gostar!![]() Fotos Ao contrário de Agosto, quando a aproximação à Torre foi feita por Belmonte, desta vez fí-la por Gouveia, o que me permitiu ter, a cerca de 1200m de altitude, uma visão alargada do Planalto Beirão. Ao longe vê-se a Serra do Caramulo! ![]() E aqui consegue ver-se Viseu e o Caramulinho! ![]() ![]() Um pouquinho mais acima na estrada, a famosa Cabeça do Velho! ![]() ![]() Depois de largos minutos a apreciar o Planalto Beirão e ainda estarrecido com a visão do Caramulo ao longe os meus olhos viraram-se para a encosta nas minhas costas, algo chamava por mim... ![]() Lariços! Lindos Larix decidua, laranjinhas! O dia prometia...![]() De volta ao bolinhas, e muito pouco tempo depois da visão dos Lariços passei por uma bela mata e comecei a convencer-me que o dia ia ser realmente bom... ![]() ...havia mais alguém a apreciar a paisagem... Consegui apanhar este jeitoso bem escondido dentro do bolinhas! O gajo estava a dois metros de mim! É um Corvo para quem não sabe!![]() ![]() Meti-me novamente à estrada, a caminho de Manteigas, para duas curvas depois me aperceber que o dia ia ser mesmo mesmo, mas mesmo muito bom! Confesso que fui completamente apanhado de surpresa!![]() Que coisa linda! ![]() ![]() Para além da vegetação estar no pico das cores outonais, tive ainda a sorte de presenciar um fenómeno que nunca antes tinha visto, a neblina a descer pelo Vale Glaciar do Zêzere! Lindo!![]() ![]() Impossível ficar indiferente à beleza estonteante da paisagem! ![]() ![]() O Vale Glaciar coberto de neblina azul, como se do espírito do antigo glaciar se tratasse... ![]() ![]() Fantástico, cores absolutamente fantásticas!!! A vegetação decídua é composta maioritariamente por Carvalho Negral (Quercus pyrenaica), Carvalho Roble (Quercus robur) e Castanheiro (Castanea sativa). Também havia Faias (Fagus sylvatica) mas já tinham perdido a folha. ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() Imaginam o que foi conduzir por aquela estrada? Só me lembrava da música "heaven, I'm in heaven..."![]() ![]() Não havia outra coisa a fazer senão entregar-me ao doce acto de fotografar, fotografar fotografar!!! ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() Continuei a descer e fiquei quase de frente para o vale, custava a acreditar no que estava a presenciar, estava completamente parvo! ![]() ![]() As combinações de cores e texturas, espectáculo! Cheguei a pensar que não estava em Portugal!![]() ![]() ![]() Depois de uma breve passagem por Manteigas e dando a viagem já por ganha, podia não ver mais nada que já tinha valido a pena, lá continuei viagem, agora já em pleno Vale Glaciar. ![]() Manteigas já a ficar para trás... ![]() A cabana do Viriato! Fui lá tomar café com ele, é um fixe!![]() ![]() Depois de dois dedos de treta com o Vivi deixei-o com as cabras e segui viagem... ![]() ![]() Conseguem imaginar isto tudo coberto de gelo? A estrutura rochosa do meio fazia a separação entre o glaciar principal e um secundário que vinha pela direita. Estava lindo o vale, muito colorido! ![]() ![]() ![]() ![]() Pelo meio corre o Zêzere... ![]() Até que finalmente, na base dos Cântaros... ![]() ...chego ao que me levou à serra naquele dia. O Covão da Ametade e o seu fabuloso bosque de Bétulas (Betula celtiberica)! E pronto! Não sei bem como explicar mas estava absolutamente espantástico! Enlouqueci por algum tempo, saí de lá com mais de 200 fotos! Fiz uma pequena e difícil compilação... Respirem fundo... ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() Ouro puro... ![]() ![]() ![]() Cobre... ![]() ![]() Estava uma luz estranha. A intensa luz amarelada misturada com a sombra azulada já projectada pela montanha criava um efeito quase surreal... ![]() ![]() Foi de facto um dia perfeito, havia muita folha nas árvores mas havia já também suficiente no chão para criar belíssimos mantos como este... ![]() Mágico, simplesmente mágico... ![]() ![]() ![]() A cada passo, algo novo para fotografar e para me deslumbrar... ![]() Lariços, Larix decidua ![]() fiquei sem baba naquele dia...![]() ![]() ![]() ![]() ...there was fire on the mountain... ![]() ![]() ![]() Rio Zêzere, já ouvi dizer que esta água faz crescer alfaces em Lisboa... ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() Até ao momento que saí do Covão da Ametade não parei de me deslumbrar e surpreender com a beleza do local naquele dia... ![]() ![]() ![]() ![]() Já cá fora junto ao bolinhas, um belíssimo contraste de cores entre o azul do granito e o dourado da vegetação. ![]() O Vale Glaciar na sua plenitude! ![]() E lá segui rumo à Torre, destino final, no entanto a missão foi dura, a Serra dava luta, queria que eu lhe tirasse mais fotos! Não me fiz rogado...![]() ![]() Junto à estrada havia uma belíssima mata de Bétulas e Lariços. Este um dos mais belos e imponentes! ![]() ![]() As agulhas douradas, caducas! É verdade o Lariço é uma conífera mas perde a agulha no Outono, maravilhas da Natureza. ![]() ![]() Mais acima em Piornos, já se está no planalto. ![]() ![]() ![]() E já lá em cima junto ao Cântaro Gordo, quando se olha para baixo temos uma visão geral e privilegiada do Covão da Ametade! ![]() ![]() As Penhas da Saúde também de avistam ao longe... ![]() Finalmente na Torre... ![]() ...avista-se o Caramulo ao longe... ![]() e a Lua... ![]() ...e as cadeirinhas da Vodafónix! ![]() ![]() ![]() E para acabar com Chave de Ouro... fantástico não? ![]() ![]() ----->>> ![]() ![]() Falta um! Em ambiente urbano! ![]() Espero que tenham gostado, apesar das muitas fotos e dos possíveis pcs crachados para as abrir! o meu incluído...![]() Update Para quem tiver curiosidade de ver os outros threads da série, aqui ficam os respectivos links: ![]() ![]() ![]()
Edit my Signature Last edited by JohnnyMass; December 1st, 2008 at 07:51 PM. |
|
|
|
| Tags |
| covilhã, portugal, seia, serra da estrela |
| Thread Tools | |
| Display Modes | Rate This Thread |
|
|