daily menu » rate the banner | guess the city | one on one

Go Back   SkyscraperCity > European Forums > Fórum Português > Arquitectura e Urbanismo > Portugal em Imagens > Centro

Centro Beira Litoral e Interior

Thread Tools Rate Thread Display Modes
Prev Previous Post   Next Post Next
Old February 26th, 2008, 02:52 AM   #1
JohnnyMass
Whatever

JohnnyMass's Avatar

Likes (Received): 197

Fall Color Series #3 - Parque Natural da Serra da Estrela

Bom, antes que venha a Primavera vamos lá a ver se consigo acabar a Fall Color Series...

O Capítulo 3º desta série é inteiramente destinado ao Parque Natural da Serra da Estrela. Lembro-me bem que
fui lá por impulso, no dia antes lembrei-me de lá ir, sem muitas certezas se valeria ou não a pena pois o Novembro
já ia bem avançado.

No entanto devia estar bem abençoado, , pois posso dizer que o que vi naquele 17 de Novembro bateu tudo
o que já tinha visto até então em Portugal! É objectivo deste thread, tal como os anteriores, partilhar as visões
inesquecíveis desse dia convosco! Sei que vão gostar!

Fotos
Ao contrário de Agosto, quando a aproximação à Torre foi feita por Belmonte, desta vez fí-la por Gouveia, o que
me permitiu ter, a cerca de 1200m de altitude, uma visão alargada do Planalto Beirão. Ao longe vê-se
a Serra do Caramulo!

E aqui consegue ver-se Viseu e o Caramulinho!

Um pouquinho mais acima na estrada, a famosa Cabeça do Velho!

Depois de largos minutos a apreciar o Planalto Beirão e ainda estarrecido com a visão do Caramulo ao longe os
meus olhos viraram-se para a encosta nas minhas costas, algo chamava por mim...

Lariços! Lindos Larix decidua, laranjinhas! O dia prometia...

De volta ao bolinhas, e muito pouco tempo depois da visão dos Lariços passei por uma bela mata e comecei a
convencer-me que o dia ia ser realmente bom...

...havia mais alguém a apreciar a paisagem... Consegui apanhar este jeitoso bem escondido dentro do bolinhas!
O gajo estava a dois metros de mim! É um Corvo para quem não sabe!

Meti-me novamente à estrada, a caminho de Manteigas, para duas curvas depois me aperceber que o dia ia ser
mesmo mesmo, mas mesmo muito bom! Confesso que fui completamente apanhado de surpresa!

Que coisa linda!

Para além da vegetação estar no pico das cores outonais, tive ainda a sorte de presenciar um fenómeno que nunca
antes tinha visto, a neblina a descer pelo Vale Glaciar do Zêzere! Lindo!

Impossível ficar indiferente à beleza estonteante da paisagem!

O Vale Glaciar coberto de neblina azul, como se do espírito do antigo glaciar se tratasse...

Fantástico, cores absolutamente fantásticas!!! A vegetação decídua é composta maioritariamente por
Carvalho Negral (Quercus pyrenaica), Carvalho Roble (Quercus robur) e Castanheiro (Castanea sativa).
Também havia Faias (Fagus sylvatica) mas já tinham perdido a folha.

Imaginam o que foi conduzir por aquela estrada? Só me lembrava da música "heaven, I'm in heaven..."

Não havia outra coisa a fazer senão entregar-me ao doce acto de fotografar, fotografar fotografar!!!

Continuei a descer e fiquei quase de frente para o vale, custava a acreditar no que estava a presenciar, estava
completamente parvo!

As combinações de cores e texturas, espectáculo! Cheguei a pensar que não estava em Portugal!

Depois de uma breve passagem por Manteigas e dando a viagem já
por ganha, podia não ver mais nada que já tinha valido a pena, lá continuei viagem, agora já em pleno Vale Glaciar.

Manteigas já a ficar para trás...

A cabana do Viriato! Fui lá tomar café com ele, é um fixe!

Depois de dois dedos de treta com o Vivi deixei-o com as cabras e segui viagem...

Conseguem imaginar isto tudo coberto de gelo? A estrutura rochosa do meio fazia a separação entre o glaciar
principal e um secundário que vinha pela direita. Estava lindo o vale, muito colorido!

Pelo meio corre o Zêzere...

Até que finalmente, na base dos Cântaros...

...chego ao que me levou à serra naquele dia. O Covão da Ametade e o seu fabuloso bosque de Bétulas
(Betula celtiberica)
! E pronto! Não sei bem como explicar mas estava absolutamente espantástico!
Enlouqueci por algum tempo, saí de lá com mais de 200 fotos! Fiz uma pequena e difícil compilação...

Respirem fundo...

Ouro puro...

Cobre...

Estava uma luz estranha. A intensa luz amarelada misturada com a sombra azulada já projectada pela montanha
criava um efeito quase surreal...

Foi de facto um dia perfeito, havia muita folha nas árvores mas havia já também suficiente no chão para criar
belíssimos mantos como este...

Mágico, simplesmente mágico...

A cada passo, algo novo para fotografar e para me deslumbrar...

Lariços, Larix decidua

fiquei sem baba naquele dia...

...there was fire on the mountain...

Rio Zêzere, já ouvi dizer que esta água faz crescer alfaces em Lisboa...

Até ao momento que saí do Covão da Ametade não parei de me deslumbrar e surpreender com a beleza do local
naquele dia...

Já cá fora junto ao bolinhas, um belíssimo contraste de cores entre o azul do granito e o dourado da vegetação.

O Vale Glaciar na sua plenitude!

E lá segui rumo à Torre, destino final, no entanto a missão foi dura, a Serra dava luta, queria que eu lhe tirasse
mais fotos! Não me fiz rogado...

Junto à estrada havia uma belíssima mata de Bétulas e Lariços. Este um dos mais belos e imponentes!

As agulhas douradas, caducas! É verdade o Lariço é uma conífera mas perde a agulha no Outono, maravilhas
da Natureza.

Mais acima em Piornos, já se está no planalto.

E já lá em cima junto ao Cântaro Gordo, quando se olha para baixo temos uma visão geral e privilegiada do
Covão da Ametade!

As Penhas da Saúde também de avistam ao longe...

Finalmente na Torre...

...avista-se o Caramulo ao longe...

e a Lua...

...e as cadeirinhas da Vodafónix!

E para acabar com Chave de Ouro... fantástico não?

----->>>

Falta um! Em ambiente urbano!

Espero que tenham gostado, apesar das muitas fotos e dos possíveis pcs crachados para as abrir! o meu incluído...

Update
Para quem tiver curiosidade de ver os outros threads da série, aqui ficam os respectivos links:

Last edited by JohnnyMass; December 1st, 2008 at 07:51 PM.
JohnnyMass no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links

Tags
covilhã, portugal, seia, serra da estrela

Thread Tools
Display Modes Rate This Thread
Rate This Thread:

Posting Rules