daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy (aug.2, 2013) | DMCA policy | flipboard magazine

Go Back   SkyscraperCity > European Forums > Fórum Português > Arquitectura e Urbanismo > Portugal em Imagens

Portugal em Imagens » Norte | Porto | Centro | Lisboa | Sul | Ilhas



Reply

 
Thread Tools Rate Thread
Old July 26th, 2008, 05:00 PM   #121
Arpels
Αλέξανδρος
 
Arpels's Avatar
 
Join Date: Aug 2004
Location: Guarda/Barreiro
Posts: 53,032
Likes (Received): 115

Sarcófagos Romanos

soberbos

começo por um belo sarcógago em Roma:

sarcófago de Grande Ludovisiro sec. III DC



sarcófago o triunfo de Dionisio e a estação séc. III DC, descoberto e escavado em Inglaterra está exposto em NY



sarcófagos Romanos Portugueses:

sarcófago proviniente do monte da azinheira Reguengos pertencente ao museu Nacional Soares dos Reis Porto

Largura: 1,94 m - Data: Séc. III DC

DESCRIÇÃO
Face principal com baixo-relevo alegórico centrando-se numa efígie romana, tendo a face posterior lisa. O friso descreve as estações do ano, tendo gravado ao centro o retrato do tumulado, num medalhão circular sustentado por duas vitórias aladas e sob o qual se vê uma junta de bois que arrasta o arado, guiada por um homem. As figuras aladas estão ladeadas pelos Génios das Estações. Um Fauno situa-se entre os dois primeiros e uma figura feminina de feições africanas, entre os dois últimos. À esquerda um pastor toca uma flauta de Pan e no extremo oposto dois jovens pisam uvas numa dorna. O retratado detém na sua mão esquerda o "volumen" da magistratura municipal.



sarcófago das vindimas (sarcofago de criança - menina), proviniente de Castanheira do Ribatejo - Vila Franca de xira - MNA Lisboa

Largura: 1,18 m - Data: Séc. III DC

DESCRIÇÃO:

Sarcófago de pequeno tamanho, com as extremidades arredondadas e a forma geral de uma cuba de vinificação (lenós) mostrando a face principal o retrato de uma jovem no interior de um medalhão assente sobre um vaso biansado, donde saem ramos de oliveira, parras e cachos de uvas que vão preencher todo o espaço da face principal e principalmente das laterais. A peça foi concebida para ficar encostada a uma parede, razão pela qual a face oposta ao frontal não mostra qualquer escultura. O busto representa uma menina vestida de um "colobium", uma túnica pregueada, sem mangas, presa aos ombros por duas fíbulas, cabelos em bandós e atados na nuca, olhos com marca da pupila, estando o busto e a pequena peanha em que assenta inseridos num medalhão côncavo que lhe serve de moldura. Entre as ramagens que saem do vaso, ornado de parras, aparecem pequenos cupidos, cestas de vindimas, aves e animais campestres como coelhos, cobras, escorpiões, lagartos, caracóis e gafanhotos. Por cima do medalhão corre uma fieira de pérolas sobrepujado por uma outra de ovas. É evidente o significado báquico ou dionisíaco de toda a composição, relacionado com a felicidade da vida além túmulo. O sarcófago, um trabalho cuidadoso feito talvez em oficinas do oriente mediterrânico, foi certamente importado com o medalhão por acabar tendo-se no termo da viagem esculpido a efígie da menina depositada no túmulo, o que explicaria também que o retrato se apresente esteticamente menos conseguido que o belo conjunto escultórico envolvente. O penteado da menina e os elementos decorativos, permitem, do ponto de vista técnico e temático, datar de meados do século III d.C. o fabrico da peça.



Friso de tampa de sarcófago, proviniente do convento de Chelas em Lisboa - MNA Lisboa

largura: 2,19 m - Data: séc. III DC

DESCRIÇÃO:
Friso de tampa de um sarcófago apresentando uma cartela central ladeada de ambos os lados por quatro grupos de personagens e por duas máscaras teatrais colocadas nas extremidades da composição a modo de acroteras, com representação das bocas e os olhos dos seus portadores. Uma cortina estendida, de tipo teatral, enche o fundo do painel. A cartela moldurada devia levar a inscrição funerária com o nome do defunto, talvez pintada e não esculpida ou gravada, pois não se notam quaisquer vestígios de letras gravadas.
Os quatro grupos de personagens representam quatro das sete musas clássicas, de pé junto de quatro filósofos sentados em escabelos. No painel à esquerda do observador estão as musas da Comédia e da Tragédia, Talia e Melopene, com as máscaras que as identificam e coroadas com plumas. A primeira mostra o corpo moldado por um tecido aderente, que nos é sugerido pelas pequenas perfurações de trépano que cobrem o corpo da figura, sendo recoberta com o "himation", um manto preso no ombro esquerdo e apanhado na cintura pelo braço do mesmo lado. Esta segura um vara e o direito levanta uma máscara teatral. O cabelo surge, tal como as outras musas, amarrado em "cuculus" ou carrapito onde se prende um feixe de plumas. O filósofo barbudo e com farta cabeleira, envolve-se num manto e segura com as mãos um rolo.
Melpomene veste talar cintada ("chiton") própria da figura trágica, segura a máscara teatral com a mão esquerda erguida junto à cabeça do filósofo para que está voltada. Este, sentado, envolve-se num manto que lhe deixa o tronco nú, pousa a mão direita sobre o ombro de Melpomene e a esquerda aponta a caixa dos seus rolos. Tem igualmente barba e farta cabeleira.
No painel da direita surgem duas cenas, em muito similares e simétricas com as descritas anteriormente, com Polihimnia e Clio, musas da Música e da História. A primeira veste túnica talar cintada ("chiton"), recoberta com "himation", manto preso no ombro esquerdo e apanhado na cintura pela mão esquerda. Tem o cotovelo direito apoiado na lira e a mão esquerda sobre um longo plectro, instrumentos simbólicos da figura. Descansa sobre o pé esquerdo, a perna direita está traçada sobre a esquerda. Encontra-se voltada para o filósofo, que à excepção dos outros não tem barba e é calvo, podendo iconograficamente tratar-se de uma representação de Sócrates. Sentado, está coberto com o manto que prende ao ombro esquerdo e cai sobre as pernas. Tem na mão esquerda um rolo e a direita levantada à altura do peito com o dedo indicador e o médio abertos tal como acontece nas figuras de "mestres" representados em muitos sarcófagos romanos.
Clio, envolve-se completamente no "himation" ou manto, a mão direita toca na cara e a esquerda aparece segurando o rolo, e o braço esquerdo apoiado pelo cotovelo numa coluna, elemento que aparece frequentemente na composição desta figura e que justifica a representação desta em perfil. quanto ao filósofo aparece sentado, coberto com um manto preso pelo ombro esquerdo e que lhe cai sobre as pernas, tem o rosto do corpo desnudado. Dirige a palavra à musa com o braço direito levantado, junto dele a caixa dos rolos.
Contrastando com a figura jovem das musas, os filósofos são adultos, barbados e, à excepção do que se encontra junto de Polihimnia, de cabeleira forte. A apresentam-se semi-nus, característica identificadora daqueles que participam da sabedoria divina de Apolo.
Musas e filósofos estão muitas vezes associados nos sarcófagos, o que significa que o defunto se preocupou em vida com instruir-se na sabedoria, fundamento da salvação socrática, e que merece por isso entrar na felicidade do além-túmulo. Deste modo, a sabedoria do defunto a quem se destinava o sarcófago, afirma-se através da figuração das musas companheiras de Apolo, patronos das actividades culturais e inspiradoras de filósofos. O culto das musas é por isso penhor da felicidade além-túmulo e fundamento da salvação socrática e órfica. Também o uso das máscaras teatrais relacionadas com cultos báquicos ou dionisíacos se refere à felicidade do além que tais cultos prefiguram e prometem.



sarcófago das 9 musas, proviniente de Valado de Frades - Alfeizerão - Museu de arqueologia do chiado (convento do Carmo) Lisboa

Data: Séc. III/IV

DESCRIÇÃO:

Na face principla representa-se um filósofo ou "mestre" ladeado por musas vestidas de chiton, as musas são Clio, Euterpe, Tália, Terpsicore, Polihimnia, Erato, Urania e Melpomene.



Sarcófago dos leões e estrigilos MNA, proviniente da zona de Évora, séc. II DC

Sarcófago talhado num único bloco de mármore branco com a forma de um paralelipípedo apresentando baixos-relevos na face principal e nas do topo mas não na superfície destinada a ficar encostada à parede. No frontal vê-se ao centro um vaso de duas asas ladeado de caneluras verticais paralelas e ondeadas (estrigilos) e dois prótomos de leão um em cada extremo do baixo-relevo. Um friso com uma teoria de ovas na parte inferior e uma corda encimada por uma fieira de dentes no limite superior enquadram a composição. Os estrigilos continuam na face de topo preenchendo o espaço. O recipiente central tem a forma típica dos vasos sacrificiais ou de libação, uma cratera de pansa arredondada ou estriada assente em pé circular. Do bojo do vaso arranca um colo alto e estreito terminando em boca larga de onde pendem as duas asas sobre a parte superior da pança. Cada um dos relevos prótomos de leão mostra a cabeça do animal vista de frente, as fauces arreganhadas exibindo as presas que seguram uma argola, os olhos abertos, a juba emoldurando a face vincada numa expressão feroz. A escultura foi mutilada em alguns pontos da superfície, por exemplo nas argolas que saem das fauces leoninas.(J.L.M.)


Last edited by Arpels; August 15th, 2008 at 08:02 PM.
Arpels no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links
 
Old August 8th, 2008, 05:18 PM   #122
Arpels
Αλέξανδρος
 
Arpels's Avatar
 
Join Date: Aug 2004
Location: Guarda/Barreiro
Posts: 53,032
Likes (Received): 115

sarcófago de marmore do Bispo D. Pedro sec. XIV, o Bispo D. Pedro mandou construir o claustro da Sé de Évora, tendo reservado para seu descanso a capela de S. Pedro onde o centro é ocupado pelo seu túmulo:



Arpels no está en línea   Reply With Quote
Old August 8th, 2008, 05:24 PM   #123
Arpels
Αλέξανδρος
 
Arpels's Avatar
 
Join Date: Aug 2004
Location: Guarda/Barreiro
Posts: 53,032
Likes (Received): 115

sarcófago de Egaz Miniz no mosteiro de S. Salvador em Paço de Sousa, aio de D. Afonso Henriques, o sarcófago do séc. XII apresenta baixos-relevos nas faces onde se ilustra de um lado a cena de Toledo e do outro as exéquias fúnebres do leal preceptor:



Arpels no está en línea   Reply With Quote
Old April 2nd, 2010, 12:04 AM   #124
Arpels
Αλέξανδρος
 
Arpels's Avatar
 
Join Date: Aug 2004
Location: Guarda/Barreiro
Posts: 53,032
Likes (Received): 115

Santarem - Tumulo de D. Duarte de Menezes

o tumulo foi encomendado D. Isabel de Castro, segunda mulher do alferes-mor, nos finais do século XV, a fim de recolher o único elemento restante do do corpo do seu marido, despedaçado pelos mouros em Marrocos, um dente.
Originalmente fazia parte da capela familiar dos Meneses no Convento de S. Francisco, de onde seria transferido em 1889 para o Museu de S. João do Alporão.

Arpels no está en línea   Reply With Quote
Old April 2nd, 2010, 05:59 PM   #125
Lampiao2000
You may call me Lamp...
 
Lampiao2000's Avatar
 
Join Date: Feb 2008
Location: Lisboa-Amadora-Portimão
Posts: 11,775
Likes (Received): 48

Que belos trabalhos!
__________________
load " " enter

«Chove? Está frio? Está calor? O que importa? Nem que o jogo seja no fim do mundo, entre as neves das serras ou no meio das chamas do inferno. Seja pela terra, pelo mar ou pelo ar, eles aí vão, os adeptos do Benfica atrás da sua equipa... Grande, incomparável e extraordinária massa associativa!» - Bella Gutmann

Fotos novas de BARCELONA - 20/JULHO
Lampiao2000 no está en línea   Reply With Quote
Old April 2nd, 2010, 06:14 PM   #126
Lino
'tou na lua...
 
Lino's Avatar
 
Join Date: Oct 2007
Location: Coimbra
Posts: 27,730
Likes (Received): 1360

Que trabalhos lindos... o de Egas Moniz é interessantíssimo, não conhecia mesmo!! Muito biográfico!
Lembra-me os caixões do Gana, que têm a ver com a vida do falecido... um peixe ou um barco para um pescador, latas de refrigerante, instrumentos musicais... excelentes!
__________________
Coimbra tem mais encanto na hora da... chegada!
Lino está en línea ahora   Reply With Quote
Old April 16th, 2010, 11:18 PM   #127
Arpels
Αλέξανδρος
 
Arpels's Avatar
 
Join Date: Aug 2004
Location: Guarda/Barreiro
Posts: 53,032
Likes (Received): 115

Túmulo de D. Manuel de Moura Manoel - Claude Laprade 1699

O sumptuoso túmulo em pedra de Ançã de D. Manuel de Moura Manoel, Bispo de Miranda, na Capela de Nossa Senhora da Penha de França, em Ílhavo (Vista Alegre) é um magnífico trabalho do artista Claude Laprade e um dos maiores pontos de interesse desta capela.

Arpels no está en línea   Reply With Quote
Old April 16th, 2010, 11:46 PM   #128
Barragon
Barra for Friends
 
Barragon's Avatar
 
Join Date: Dec 2004
Location: Barreiro
Posts: 80,228
Likes (Received): 832

__________________
::: Portuguese Forum :::

The Latest Photo Reports: Porto Alto :: Aveiras de Cima :: Rio Maior :: Marinhas do Sal :: Santa Comba Dão :: Tondela


Fat people are harder to kidnap
Barragon no está en línea   Reply With Quote
Old April 16th, 2010, 11:53 PM   #129
Arpels
Αλέξανδρος
 
Arpels's Avatar
 
Join Date: Aug 2004
Location: Guarda/Barreiro
Posts: 53,032
Likes (Received): 115

aqui um artigo interessante sobre a capela da Vista Alegre http://www.prof2000.pt/users/avcultu...m11/Page62.htm
Arpels no está en línea   Reply With Quote
Old April 17th, 2010, 12:07 AM   #130
Lissabona
AMO-TE_Portugal
 
Lissabona's Avatar
 
Join Date: Feb 2008
Location: Lisboa
Posts: 3,456
Likes (Received): 1

ontem tive a ver o da D. Maria I é bonito

há por aí o do marquês de pombal e do D. Dinis?
__________________
Yes, what else? Next question!

Lissabona no está en línea   Reply With Quote
Old April 17th, 2010, 12:37 AM   #131
Arpels
Αλέξανδρος
 
Arpels's Avatar
 
Join Date: Aug 2004
Location: Guarda/Barreiro
Posts: 53,032
Likes (Received): 115

Quote:
Originally Posted by Lissabona View Post
ontem tive a ver o da D. Maria I é bonito

há por aí o do marquês de pombal e do D. Dinis?
do Marques não tenho mas do D. Dinis tenho esta da camara de Odivelas http://www.cf-d-dinis.rcts.pt/images/tumuloD.jpg em tempos tive algumas mas não sei aonde andam...
Arpels no está en línea   Reply With Quote
Old April 18th, 2010, 12:09 AM   #132
Lissabona
AMO-TE_Portugal
 
Lissabona's Avatar
 
Join Date: Feb 2008
Location: Lisboa
Posts: 3,456
Likes (Received): 1

esse tumulo???? nao pode ser... nao é o D. Dinis
__________________
Yes, what else? Next question!

Lissabona no está en línea   Reply With Quote
Old April 18th, 2010, 01:09 AM   #133
Arpels
Αλέξανδρος
 
Arpels's Avatar
 
Join Date: Aug 2004
Location: Guarda/Barreiro
Posts: 53,032
Likes (Received): 115

http://www.cm-odivelas.pt/Concelho/L...nis/igreja.htm
Arpels no está en línea   Reply With Quote
Old April 18th, 2010, 05:07 PM   #134
Lissabona
AMO-TE_Portugal
 
Lissabona's Avatar
 
Join Date: Feb 2008
Location: Lisboa
Posts: 3,456
Likes (Received): 1

heheh ves essa imagem não é igual à de cima

__________________
Yes, what else? Next question!

Lissabona no está en línea   Reply With Quote
Old April 18th, 2010, 05:09 PM   #135
Lissabona
AMO-TE_Portugal
 
Lissabona's Avatar
 
Join Date: Feb 2008
Location: Lisboa
Posts: 3,456
Likes (Received): 1

Quote:
Originally Posted by Arpels View Post
do Marques não tenho mas do D. Dinis tenho esta da camara de Odivelas http://www.cf-d-dinis.rcts.pt/images/tumuloD.jpg em tempos tive algumas mas não sei aonde andam...
não tá maneca, nem coroa tem! e pela cara tbm se ve logo
__________________
Yes, what else? Next question!

Lissabona no está en línea   Reply With Quote
Old April 18th, 2010, 06:23 PM   #136
Arpels
Αλέξανδρος
 
Arpels's Avatar
 
Join Date: Aug 2004
Location: Guarda/Barreiro
Posts: 53,032
Likes (Received): 115

não me perguntes de quem é o outro, o friso do de D. Dinis é diferente, este é com escudos, quem será o defunto?
Arpels no está en línea   Reply With Quote
Old March 10th, 2011, 02:56 AM   #137
brc20
Registered User
 
Join Date: Aug 2007
Location: Braga
Posts: 669
Likes (Received): 15

Quote:
Originally Posted by Arpels View Post
este tumulo todo em bronze esta numa capela do lado direito quem entra na se de Braga e data do sec. XV, é de um principe filho de D. João I que morreu mto jovem:
Túmulo restaurado do Infante D.Afonso regressa à Sé de Braga:
Pessoal nova informação sobre a operação de restauro do túmulo do infante, muito interessante mesmo: http://www.imc-ip.pt/Data/Documents/Con ... rtugal.pdf

Imagens fabulosas, um dia tenho de ir ver o túmulo ao vivo!
brc20 no está en línea   Reply With Quote
Old March 10th, 2011, 05:48 AM   #138
TugaMtl
Registered User
 
TugaMtl's Avatar
 
Join Date: May 2009
Posts: 1,683
Likes (Received): 6

Luís de Camões











TugaMtl no está en línea   Reply With Quote
Old March 10th, 2011, 12:27 PM   #139
daniel322
Registered User
 
Join Date: Mar 2006
Posts: 20,841
Likes (Received): 311

link para um outro tópico do grande arpelius, para que não se perca: Tumulos de D. Afonso Henriques e D. Sancho I
daniel322 no está en línea   Reply With Quote
Old April 12th, 2011, 05:20 PM   #140
Arpels
Αλέξανδρος
 
Arpels's Avatar
 
Join Date: Aug 2004
Location: Guarda/Barreiro
Posts: 53,032
Likes (Received): 115

Quote:
Originally Posted by brc20 View Post
Túmulo restaurado do Infante D.Afonso regressa à Sé de Braga:
Pessoal nova informação sobre a operação de restauro do túmulo do infante, muito interessante mesmo: http://www.imc-ip.pt/Data/Documents/Con ... rtugal.pdf

Imagens fabulosas, um dia tenho de ir ver o túmulo ao vivo!
vi algures um site que mostrava o restauro, não o encontro agora vai ficar um mimo, as placas de bronze estavam já mto levantadas

Quote:
Originally Posted by daniel322 View Post
link para um outro tópico do grande arpelius, para que não se perca: Tumulos de D. Afonso Henriques e D. Sancho I
obrigado Dani, as fotos que andem por ai já está td mto gasto
Arpels no está en línea   Reply With Quote


Reply

Thread Tools
Rate This Thread
Rate This Thread:

Posting Rules
You may not post new threads
You may not post replies
You may not post attachments
You may not edit your posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is Off



All times are GMT +2. The time now is 02:47 AM.


Powered by vBulletin® Version 3.8.8 Beta 1
Copyright ©2000 - 2014, vBulletin Solutions, Inc.
Feedback Buttons provided by Advanced Post Thanks / Like v3.2.5 (Pro) - vBulletin Mods & Addons Copyright © 2014 DragonByte Technologies Ltd.

vBulletin Optimisation provided by vB Optimise (Pro) - vBulletin Mods & Addons Copyright © 2014 DragonByte Technologies Ltd.

SkyscraperCity ☆ In Urbanity We trust ☆ about us | privacy policy | DMCA policy

Hosted by Blacksun, dedicated to this site too!
Forum server management by DaiTengu