daily menu » rate the banner | guess the city | one on one

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Regionais > Nordeste

Nordeste Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe

Reply

Thread Tools Display Modes
Old September 20th, 2008, 09:05 PM   #1
Manilov
Registered User

Manilov's Avatar

Likes (Received): 18

Imperdível: Centro de Fortaleza e seu patrimônio histórico - Parte I

Saudações, caro visitante.

É com grande prazer que apresento este conjunto de fotos e informações sobre o Centro de Fortaleza. Desde o início do ano que as venho acumulando, de modo que, diante da grande quantidade de fotos, se fez necessária a divisão em 3 tópicos.

Ficarão para as próximas série partes importantes do Centro como Catedral, Fortaleza de Nossa Senhora da Assunção, Praça do Ferreira, entre outros. Não percam

Link para a parte II
Link para a parte III

Grande parte das informações foram retiradas dos seguintes sítios
http://www.centrodefortaleza.com.br/
http://www.ofipro.com.br/trabalhos/h...tro/index.html

Daremos inicio ao nosso passeio pelo maravilhoso Theatro José de Alencar.

1.

Curioso exemplar da arquitetura eclética no Brasil, o Theatro José de Alencar, inaugurad em 1910, além da sala de espetáculo em estilo art noveau, dispõe de auditório de 120 lugares, foyeur, espaço cênico a céu aberto e o prédio anexo, com 2.600 metros quadrados, que sedia o Centro de Artes Cênicas (CENA), o Teatro Morro do Ouro, com capacidade para 90 pessoas, a Praça Mestre Pedro Boca Rica, com palco ao ar livre e capacidade para 600 pessoas, a Biblioteca Carlos Câmara, a Galeria Ramos Cotôco, quatro salas de estudos e ensaios, oficinas de cenotécnica, de figurino e de iluminação.

2.

3.

4.

5. Jardins do TJA

6.

O jardim, projeto do paisagista Roberto Burle Marx, possui uma cascata de tumbérgia de dez metros, cajueiros, juazeiros, oitis, jucás, macaúbas, carnaúbas, pau-brasis.

7.

8.

9.

10.

Ficarei devendo mais fotos dos interiores. Mas não deixem de desfrutar das belíssimas fotos de Alex Uchoa http://www.pbase.com/alexuchoa/image/80403003

11. Detalhes da estrutura metálica

12.

13.

14.

15. Prédio do IPHAN. Fica ao lado do TJA

16. A imensa praça José de Alencar (21.000m²) e, à esquerda, o famigerado beco da poeira

18. Ainda em frente à praça José de Alencar fica este antigo Hotel

19. Monumento à José de Alencar

20.

21.

O monumento do paulista Humberto Bartholomeu Cozzo, em estilo Art Déco, tem 59 blocos pesando sessenta quilos cada um, de granito branco de Itaquera, com altura de 6,5 m. e 4 m. de largura, os baixos relevos foram inspirados em os romances Iracema e o Guarani. Foi inaugurado em 1929, por ocasião do centenário do nascimento do romancista

22. Igreja do Patrocínio.

23. Estátua do historiador Capistrano de Abreu.

Trata-se de um dos maiores intelectuais brasileiros. Prestou inestimável serviço à historiografia nacional. Viveu a mais fecunda parte de sua vida no Rio/Sudeste, mas não vivia sem uma rede. Recentemente a estátua, que fica na medonha praça da Lagoinha, foi roubada e recuperada sem uma de suas pernas
.

Praça General Tibúrcio Mais conhecida como Praça dos Leões

24.
[/QUOTE]

25.

26.

Ao fundo desta foto vemos o Palácio da Luz. A antiga sede do Governo de Estado foi construída no final do século XVIII, com o auxilio de mão-de-obra indígena, para servir de residência ao capitão-mor Antônio de Castro Viana.
Ainda na primeira metade do século XIX, a edificação passou por uma série de transformações.Na segunda metade do século XX parte da edificação foi destruída para a abertura da rua Guilherme rocha. Hoje, sedia a Academia Cearense de Letras

27. Palácio da Luz

28.

29.

30.

Monumento ao General Tibúrcio 8 de Abril de 1888, foi a primeira estátua a ser erigida na cidade. Os restos mortais estão no Mausoléu construído ao lado do Monumento.
Pedestais em ferro fundido com memória das batalhas donde participou o General.

31.

32.

33.

34.

35. Igreja do Rosário

Em 1892, na revolta contra o governo, uma bala de canhão de 11 kilos utilizada no bombardeio do Palácio da Luz foi arremessada contra a porta principal e arrebentou o púlpito, 2 balaustres da mesa de comunhão e a parede que da para o corredor esquerdo, depois destruiu o altar de Nossa Senhora das Dores, outra bala dessas desmontou o General Tibúrcio de seu pedestal.

36.

37. Escritora Rachel de Queiroz. Como Drummond, tem seus óculos furtados

38. Museu do Ceará

O prédio que hoje abriga o Museu do Ceará teve sua construção iniciada em 1855 e concluída em 1871. Foi idealizado para ser a Assembléia Provincial do Ceará, em pleno Brasil-Império. Tombado pelo IPHAN em 1973

39.

40.

41.

42.

43.

44.

45.

46.

47.

48. Associação dos Merceeiros

Belíssimo edifício com apenas 1 pavimento, eclético, com elementos art-déco bastante fiel ao seu aspecto original. Possui fenestrações em todo os eu perímetro, sendo todas elas portas, muitas com varanda guarnecidas por elegantes guarda-corpos em serralharia.
Originalmente possuía porão alto com gateira alinhada com as fenestrações que hoje encontramos, mas para adequar-se ao novo programa, piso foi rebaixado, tornando as varandas portas de acesso. Sua fachada possui rica decoração, com platibanda movimentada, alternando seu perfil com coroamentos retangulares e curvos, adornadas com elementos geométricos e florais; cornija sobre tríglifos decorativos, além das interessantes molduras e arremates nas portas. No chanfro da esquina ostenta sobre o seu frontão retangular arrematado por uma concha, o símbolo de mercúrio, uma roda dentada alada, adotada pela indústria e comércio.

49.

50. Igreja do Carmo

51.

52. Jardins dela

53.

54. Instituto Histórico Geográfico e Antropológico do Ceará

55.

56.

57. Adoro esta escultura

58. Avenida Duque de Caxias

59. Colégio Marista Cearense

60. BNB

61.Praça Murilo Borges

62.

63.

Fim.

Last edited by Manilov; September 23rd, 2008 at 10:21 PM.
Manilov no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links

Old September 20th, 2008, 09:43 PM   #2
Cerrado
Baiano sim senhor!

Cerrado's Avatar

Likes (Received): 402

Thread magnífico, Fortaleza tem verdadeiras pérolas arquitetônicas, parabéns Manilov.
Cerrado no está en línea   Reply With Quote
Old September 20th, 2008, 10:01 PM   #3
Fortal
O Show é aqui!

Fortal's Avatar

Likes (Received): 0

Meu Deus, isto é um thread? Não! Isto é um documentário, um trabalho valioso, de muito bom-gosto e feito com muito suor!! Estou há mais de 40 minutos vendo este minucioso passeio pelo centro histórico de Fortaleza e parece que estou flutuando pela cidade.
Revivo meus momentos do inicio da década de 90, e vejo o Theatro. Nossa, essas fotos do Theatro estão perfeitas, de uma nitidez absurda de linda.
O prédio do Iphan ao lado, a praça José de Alencar.
Vejo na foto de número 18, o hotel. Manilov é o Lord Hotel, levantado em 1956. Graças a Deus tombado, pois queriam demolir.
Vejo na foto 26 o PALÁCIO DA LUZ, atual Academia Cearense de Letras, a primeira Academia neste gênero fundada em nosso país.
Vejo o prédio do BNB. Inaugurado em meados de 84, tem nele a matriz na Região Nordeste. Um prédio que exprime a força bancária de Fortaleza, que teve desde o princípio do século sedes de bancos até internacionais.
Vejo numa das fotos a Igreja do Rosário. A primeira edificação da cidade, tombada, em fins do século XVIII.
Vejo a Praça dos Leões, também recentemente tombada pelo patrimônio.
A foto 42 mostra o Palacete da família Gentil, antigamente era o Branco Frota & Gentil, o que ressalta o que falei acima sobre o colosso bancário que era e ainda é Fortaleza. Tombado tb este prédio.
Manilov, o que falar?

Primeiro, muito obrigado por nos mostrar mais uma aula de cultura, digamos assim.,Com este acervo, poderá até defender uma tese em faculdade, é só vc querer.
Segundo, o show de fotos com uma qualidade espetacular, e a riqueza de informações.
E terceiro: PARABÉNS, PARABÉNS, PARABÉNS!
ps. nunca vi tanta foto do Centro com toda essa riqueza!

Um grande abraço

Last edited by Fortal; September 20th, 2008 at 10:18 PM.
Fortal no está en línea   Reply With Quote
Old September 21st, 2008, 01:04 AM   #4
Will_NE
No meio do Sertão

Will_NE's Avatar

Likes (Received): 264

Que thread fantástico sobre o Centro da minha querida Fortaleza!!!
Conheço bastante toda essa região aí... Só não sabia que o Teatro José de Alencar tinha esse jardim lindo ao lado!
E essa foto da Duque de Caxias VAZIA??? Com certeza essa foto foi tirada em domingo, ou em algum feriado... De segunda a sábado essa avenida é super-hiper-movimentada!
Valeu demais pelas fotos, Manilov, e por matar um pouco as minhas saudades dessa cidade tão maravilhosa!
Old September 22nd, 2008, 04:20 PM   #5
Manilov
Registered User

Manilov's Avatar

Quote:
Originally Posted by cerrado View Post
Thread magnífico, Fortaleza tem verdadeiras pérolas arquitetônicas, parabéns Manilov.
Obrigado, Cerrado.

Quote:
Originally Posted by Fortal View Post
Meu Deus, isto é um thread? Não! Isto é um documentário, um trabalho valioso, de muito bom-gosto e feito com muito suor!! Estou há mais de 40 minutos vendo este minucioso passeio pelo centro histórico de Fortaleza e parece que estou flutuando pela cidade.
Revivo meus momentos do inicio da década de 90, e vejo o Theatro. Nossa, essas fotos do Theatro estão perfeitas, de uma nitidez absurda de linda.
O prédio do Iphan ao lado, a praça José de Alencar.
Vejo na foto de número 18, o hotel. Manilov é o Lord Hotel, levantado em 1956. Graças a Deus tombado, pois queriam demolir.
Vejo na foto 26 o PALÁCIO DA LUZ, atual Academia Cearense de Letras, a primeira Academia neste gênero fundada em nosso país.
Vejo o prédio do BNB. Inaugurado em meados de 84, tem nele a matriz na Região Nordeste. Um prédio que exprime a força bancária de Fortaleza, que teve desde o princípio do século sedes de bancos até internacionais.
Vejo numa das fotos a Igreja do Rosário. A primeira edificação da cidade, tombada, em fins do século XVIII.
Vejo a Praça dos Leões, também recentemente tombada pelo patrimônio.
A foto 42 mostra o Palacete da família Gentil, antigamente era o Branco Frota & Gentil, o que ressalta o que falei acima sobre o colosso bancário que era e ainda é Fortaleza. Tombado tb este prédio.
Manilov, o que falar?

Primeiro, muito obrigado por nos mostrar mais uma aula de cultura, digamos assim.,Com este acervo, poderá até defender uma tese em faculdade, é só vc querer.
Segundo, o show de fotos com uma qualidade espetacular, e a riqueza de informações.
E terceiro: PARABÉNS, PARABÉNS, PARABÉNS!
ps. nunca vi tanta foto do Centro com toda essa riqueza!

Um grande abraço
Fortal, fico imensamente grato por suas gentis palavras. Cara, surpreendente é o seu conhecimento sobre Fortaleza:
Abração

Quote:
Originally Posted by Sanfranciscano View Post
Que thread fantástico sobre o Centro da minha querida Fortaleza!!!
Conheço bastante toda essa região aí... Só não sabia que o Teatro José de Alencar tinha esse jardim lindo ao lado!
E essa foto da Duque de Caxias VAZIA??? Com certeza essa foto foi tirada em domingo, ou em algum feriado... De segunda a sábado essa avenida é super-hiper-movimentada!
Valeu demais pelas fotos, Manilov, e por matar um pouco as minhas saudades dessa cidade tão maravilhosa!
O TJA tem sim um aconchegante jardim, Will. Ei, a Duque de Caxias não tá vazia não. Era sábado pela manhã. Só esperei o transito melhorar um pouco pra gerar uma melhor perspectiva...observe que o sinal acabara de abrir e uma moto já vinha a toda velocidade em minha direção.

Muito obrigado.
Old September 22nd, 2008, 05:00 PM   #6
Sthevan MG
Orgulho de ser mineiro.

Sthevan MG's Avatar

Likes (Received): 1

Fortaleza é uma das cidades mais magníficas e exuberantes deste país !!!
Sou fã desta cidade !!! Parabéns, excelente thread !!!
Sthevan MG no está en línea   Reply With Quote
Old September 22nd, 2008, 05:18 PM   #7
Caruaruense
Agreste Pernambucano

Caruaruense's Avatar

Likes (Received): 131

O thread está excelente, parabéns pelo trabalho!

Fortaleza, estou chegando.
Caruaruense está en línea ahora   Reply With Quote
Old September 22nd, 2008, 07:04 PM   #8
don_quito
Que deselegante!!!!

don_quito's Avatar

Likes (Received): 2

muito bom seu tread! belo trabalho!
parabéns pelas fotos!
fortaleza tem um riquíssimo patrimônio!
Old September 22nd, 2008, 07:58 PM   #9
amsincero1
Violeiro !

amsincero1's Avatar

Impressionante o centro de Fortaleza...Parabéns pelo thread !
amsincero1 no está en línea   Reply With Quote
Old September 23rd, 2008, 01:03 AM   #10
RodrigoVix
Rodrigo!

RodrigoVix's Avatar

Likes (Received): 36

Interessante este outro lado de Fortaleza, sem ser o das praias, belas construções e arborizadas praças, bem interessante!
RodrigoVix no está en línea   Reply With Quote
Old September 23rd, 2008, 09:36 PM   #11
Manilov
Registered User

Manilov's Avatar

Quote:
Originally Posted by Sthevan MG View Post
Fortaleza é uma das cidades mais magníficas e exuberantes deste país !!!
Sou fã desta cidade !!! Parabéns, excelente thread !!!
Valeu

Quote:
Originally Posted by Caruaruense View Post
O thread está excelente, parabéns pelo trabalho!

Fortaleza, estou chegando.
Obrigado. Ei rapá, dá um toque que a gente toma umas por aqui, blz¿

Quote:
Originally Posted by don_quito View Post
muito bom seu tread! belo trabalho!
parabéns pelas fotos!
fortaleza tem um riquíssimo patrimônio!
Valeu, cara.

Quote:
Originally Posted by amsincero1 View Post
Impressionante o centro de Fortaleza...Parabéns pelo thread !
Obrigado

Quote:
Originally Posted by RodrigoVix View Post
Interessante este outro lado de Fortaleza, sem ser o das praias, belas construções e arborizadas praças, bem interessante!
Pois é, Rodrigo, essa é a Fortaleza antiga, ou pelo menos o que sobrou dela. Valeu
Old September 26th, 2008, 10:46 PM   #12
D'Neto
-

D'Neto's Avatar

Likes (Received): 42

Que lindos threads esses do Centro, Manilov! Muito bons mesmo! Ao contrário do que muitos pensam, temos um rico patrimônio histórico e cultural. Acho linda a Praça dos Leões, e o Theatro José de Alencar despensa comentários! Os prédios do Banco do Nordeste e da C.Rolim são belíssimos, principalmente este ultimo que amo!
D'Neto no está en línea   Reply With Quote
Old September 27th, 2008, 01:57 AM   #13
craudio
.

craudio's Avatar

Likes (Received): 3

Excelente thread,nunca antes o Centro havia sido tão bem mostrado por aqui.Parabéns,Manilov,pelo seu trabalho!

Adorei ter visto a região da Praça José de Alencar.É uma área bem decandente e mal cuidada,infelizmente.Por outro lado adorei ter visto a Praça dos Leões tão bem conservada.Aquela é minha região favorita do Centro,principalmente por causa da praça e dos edifícios empresariais,estes que,pra mim,são os mais bonitos da cidade.Apesar de antigos,a arquitetura moderna deles impressiona até hoje.
Old September 27th, 2008, 10:52 PM   #14
Manilov
Registered User

Manilov's Avatar

Quote:
Originally Posted by Drads View Post

Que lindos threads esses do Centro, Manilov! Muito bons mesmo! Ao contrário do que muitos pensam, temos um rico patrimônio histórico e cultural. Acho linda a Praça dos Leões, e o Theatro José de Alencar despensa comentários! Os prédios do Banco do Nordeste e da C.Rolim são belíssimos, principalmente este ultimo que amo!
Obrigado, Neto. Depois posto mais fotos do C Rolim.

Quote:
Originally Posted by Craaaaaudio! View Post
Excelente thread,nunca antes o Centro havia sido tão bem mostrado por aqui.Parabéns,Manilov,pelo seu trabalho!

Adorei ter visto a região da Praça José de Alencar.É uma área bem decandente e mal cuidada,infelizmente.Por outro lado adorei ter visto a Praça dos Leões tão bem conservada.Aquela é minha região favorita do Centro,principalmente por causa da praça e dos edifícios empresariais,estes que,pra mim,são os mais bonitos da cidade.Apesar de antigos,a arquitetura moderna deles impressiona até hoje.
Valeu craudio. Cara, tu acredita que já picharam nas escadarias praça dos Leões. A foto 24, hoje tá cheia de pichações pretas, altamente contrastantes com a pintura recente, alvíssima.
Old October 1st, 2008, 05:13 AM   #15
paulosergio1405
BANNED

Nestas fotos que se reconhece uma metrópole!
às vezes deu uma sensação que eu estava vendo o patrimônio artístico de Salvador! Dá para invocar lembranças baianas!
Realmente espetacular ver os tempos idos, presentes no dia a dia de Fortaleza(preciso conhecer esta capital!)
paulosergio1405 no está en línea   Reply With Quote
Old October 1st, 2008, 04:22 PM   #16
Fortal
O Show é aqui!

Fortal's Avatar

PauloSergio, excelente sua observação. A cidade tem história, sim, mas infelizmente (e é uma pena), o patrimônio de Fortaleza era bem maior, digamos assim no começo do século XX até meados dos anos 60,70. Depois como vc bem sabe nossas cidades começaram a crescer de forma demasiada e muita coisa se perdeu. Posso citar um palácio de inspiração italiana que Fortaleza teve (Palácio Plácido), era um verdadeiro castelo.

Veja abaixo uma foto do Castelinho que existia na cidade:

Palácio Plácido. uma pena...não existe mais
Riquíssimo de gosto requintado, Plácido de Carvalho,
fez construir o que se pode classificar como uma das mais
monumentais residências do Brasil, o Palácio Plácido,
na Aldeota, antigo Outeiro. Ocupando uma quadra, entre as
atuais ruas Carlos Vasconcelos e a Av. Santos Dumont,
foi um presente do comerciante milionário à sua amada
Pierina, uma italiana de Milão. Ele quis construir
uma residência igual a que ele viu em Veneza.

Fortal no está en línea   Reply With Quote
Old October 22nd, 2010, 02:41 AM   #17
.for.ce.br
BANNED

Que beleza!!!

Primeira vez que eu encontro essa thread "perdida" nas minhas buscas no SSC! Uma pena ainda não tê-la visto antes! Ótimas fotos!
.for.ce.br no está en línea   Reply With Quote

Reply

Thread Tools
Display Modes

Posting Rules