|
|
| daily menu » rate the banner | guess the city | one on one |
|
|||||||
| Nordeste Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe |
![]() |
|
|
Thread Tools | Display Modes |
|
|
#1 |
|
Registered User
Likes (Received): 18
|
Imperdível: Centro de Fortaleza e seu patrimônio histórico - Parte I
Saudações, caro visitante.
![]() É com grande prazer que apresento este conjunto de fotos e informações sobre o Centro de Fortaleza. Desde o início do ano que as venho acumulando, de modo que, diante da grande quantidade de fotos, se fez necessária a divisão em 3 tópicos. Ficarão para as próximas série partes importantes do Centro como Catedral, Fortaleza de Nossa Senhora da Assunção, Praça do Ferreira, entre outros. Não percam ![]() Link para a parte II Link para a parte III Grande parte das informações foram retiradas dos seguintes sítios http://www.centrodefortaleza.com.br/ http://www.ofipro.com.br/trabalhos/h...tro/index.html Daremos inicio ao nosso passeio pelo maravilhoso Theatro José de Alencar. 1. ![]() Curioso exemplar da arquitetura eclética no Brasil, o Theatro José de Alencar, inaugurad em 1910, além da sala de espetáculo em estilo art noveau, dispõe de auditório de 120 lugares, foyeur, espaço cênico a céu aberto e o prédio anexo, com 2.600 metros quadrados, que sedia o Centro de Artes Cênicas (CENA), o Teatro Morro do Ouro, com capacidade para 90 pessoas, a Praça Mestre Pedro Boca Rica, com palco ao ar livre e capacidade para 600 pessoas, a Biblioteca Carlos Câmara, a Galeria Ramos Cotôco, quatro salas de estudos e ensaios, oficinas de cenotécnica, de figurino e de iluminação. 2. ![]() 3. ![]() 4. ![]() 5. Jardins do TJA ![]() 6. ![]() O jardim, projeto do paisagista Roberto Burle Marx, possui uma cascata de tumbérgia de dez metros, cajueiros, juazeiros, oitis, jucás, macaúbas, carnaúbas, pau-brasis. 7. ![]() 8. ![]() 9. ![]() 10. ![]() Ficarei devendo mais fotos dos interiores. Mas não deixem de desfrutar das belíssimas fotos de Alex Uchoa http://www.pbase.com/alexuchoa/image/80403003 11. Detalhes da estrutura metálica ![]() 12. ![]() 13. ![]() 14. ![]() 15. Prédio do IPHAN. Fica ao lado do TJA ![]() 16. A imensa praça José de Alencar (21.000m²) e, à esquerda, o famigerado beco da poeira ![]() 18. Ainda em frente à praça José de Alencar fica este antigo Hotel ![]() 19. Monumento à José de Alencar ![]() 20. ![]() 21. ![]() O monumento do paulista Humberto Bartholomeu Cozzo, em estilo Art Déco, tem 59 blocos pesando sessenta quilos cada um, de granito branco de Itaquera, com altura de 6,5 m. e 4 m. de largura, os baixos relevos foram inspirados em os romances Iracema e o Guarani. Foi inaugurado em 1929, por ocasião do centenário do nascimento do romancista 22. Igreja do Patrocínio. ![]() 23. Estátua do historiador Capistrano de Abreu. ![]() Trata-se de um dos maiores intelectuais brasileiros. Prestou inestimável serviço à historiografia nacional. Viveu a mais fecunda parte de sua vida no Rio/Sudeste, mas não vivia sem uma rede. Recentemente a estátua, que fica na medonha praça da Lagoinha, foi roubada e recuperada sem uma de suas pernas .![]() Praça General Tibúrcio Mais conhecida como Praça dos Leões 24. [/QUOTE]25. ![]() 26. ![]() Ao fundo desta foto vemos o Palácio da Luz. A antiga sede do Governo de Estado foi construída no final do século XVIII, com o auxilio de mão-de-obra indígena, para servir de residência ao capitão-mor Antônio de Castro Viana. Ainda na primeira metade do século XIX, a edificação passou por uma série de transformações.Na segunda metade do século XX parte da edificação foi destruída para a abertura da rua Guilherme rocha. Hoje, sedia a Academia Cearense de Letras 27. Palácio da Luz ![]() 28. ![]() 29. ![]() 30. ![]() Monumento ao General Tibúrcio 8 de Abril de 1888, foi a primeira estátua a ser erigida na cidade. Os restos mortais estão no Mausoléu construído ao lado do Monumento. Pedestais em ferro fundido com memória das batalhas donde participou o General. 31. ![]() 32. ![]() 33. ![]() 34. ![]() 35. Igreja do Rosário ![]() Em 1892, na revolta contra o governo, uma bala de canhão de 11 kilos utilizada no bombardeio do Palácio da Luz foi arremessada contra a porta principal e arrebentou o púlpito, 2 balaustres da mesa de comunhão e a parede que da para o corredor esquerdo, depois destruiu o altar de Nossa Senhora das Dores, outra bala dessas desmontou o General Tibúrcio de seu pedestal. ![]() 36. ![]() 37. Escritora Rachel de Queiroz. Como Drummond, tem seus óculos furtados ![]() ![]() 38. Museu do Ceará ![]() O prédio que hoje abriga o Museu do Ceará teve sua construção iniciada em 1855 e concluída em 1871. Foi idealizado para ser a Assembléia Provincial do Ceará, em pleno Brasil-Império. Tombado pelo IPHAN em 1973 39. ![]() 40. ![]() 41. ![]() 42. ![]() 43. ![]() 44. ![]() 45. ![]() 46. ![]() 47. ![]() 48. Associação dos Merceeiros ![]() Belíssimo edifício com apenas 1 pavimento, eclético, com elementos art-déco bastante fiel ao seu aspecto original. Possui fenestrações em todo os eu perímetro, sendo todas elas portas, muitas com varanda guarnecidas por elegantes guarda-corpos em serralharia. Originalmente possuía porão alto com gateira alinhada com as fenestrações que hoje encontramos, mas para adequar-se ao novo programa, piso foi rebaixado, tornando as varandas portas de acesso. Sua fachada possui rica decoração, com platibanda movimentada, alternando seu perfil com coroamentos retangulares e curvos, adornadas com elementos geométricos e florais; cornija sobre tríglifos decorativos, além das interessantes molduras e arremates nas portas. No chanfro da esquina ostenta sobre o seu frontão retangular arrematado por uma concha, o símbolo de mercúrio, uma roda dentada alada, adotada pela indústria e comércio. 49. ![]() 50. Igreja do Carmo ![]() 51. ![]() 52. Jardins dela ![]() 53. ![]() 54. Instituto Histórico Geográfico e Antropológico do Ceará ![]() 55. ![]() 56. ![]() 57. Adoro esta escultura ![]() 58. Avenida Duque de Caxias ![]() 59. Colégio Marista Cearense ![]() 60. BNB ![]() 61.Praça Murilo Borges ![]() 62. ![]() 63. ![]() Fim.
Minhas fotos de Fortaleza Last edited by Manilov; September 23rd, 2008 at 10:21 PM. |
|
|
|
|
|
#2 |
|
Baiano sim senhor!
Likes (Received): 402
|
Thread magnífico, Fortaleza tem verdadeiras pérolas arquitetônicas, parabéns Manilov.
|
|
|
|
|
|
#3 |
|
O Show é aqui!
Likes (Received): 0
|
Meu Deus, isto é um thread?
Não! ![]() Isto é um documentário, um trabalho valioso, de muito bom-gosto e feito com muito suor!! ![]() ![]() Estou há mais de 40 minutos vendo este minucioso passeio pelo centro histórico de Fortaleza e parece que estou flutuando pela cidade.Revivo meus momentos do inicio da década de 90, e vejo o Theatro. Nossa, essas fotos do Theatro estão perfeitas, de uma nitidez absurda de linda. O prédio do Iphan ao lado, a praça José de Alencar. Vejo na foto de número 18, o hotel. Manilov é o Lord Hotel, levantado em 1956. Graças a Deus tombado, pois queriam demolir.Vejo na foto 26 o PALÁCIO DA LUZ, atual Academia Cearense de Letras, a primeira Academia neste gênero fundada em nosso país. ![]() Vejo o prédio do BNB. Inaugurado em meados de 84, tem nele a matriz na Região Nordeste. Um prédio que exprime a força bancária de Fortaleza, que teve desde o princípio do século sedes de bancos até internacionais. Vejo numa das fotos a Igreja do Rosário. A primeira edificação da cidade, tombada, em fins do século XVIII. Vejo a Praça dos Leões, também recentemente tombada pelo patrimônio. ![]() A foto 42 mostra o Palacete da família Gentil, antigamente era o Branco Frota & Gentil, o que ressalta o que falei acima sobre o colosso bancário que era e ainda é Fortaleza. Tombado tb este prédio. Manilov, o que falar? ![]() ![]() ![]() Primeiro, muito obrigado por nos mostrar mais uma aula de cultura, digamos assim.,Com este acervo, poderá até defender uma tese em faculdade, é só vc querer. Segundo, o show de fotos com uma qualidade espetacular, e a riqueza de informações. E terceiro: PARABÉNS, PARABÉNS, PARABÉNS! ![]() ![]() ![]() ps. nunca vi tanta foto do Centro com toda essa riqueza! Um grande abraço
Fortaleza Belle Époque|Amelia Earhart em Fortaleza, 1937| A História da Beira-mar de Fortaleza (Séc. XIX a 1950)|A História da Beira-mar de Fortaleza (1960 aos Dias Atuais)|Fortaleza - Estrutura Copa 2014| Orson Welles em Fortaleza, 1942 Castelão - Sua construção, fotos históricas e vídeos Last edited by Fortal; September 20th, 2008 at 10:18 PM. |
|
|
|
|
|
#4 |
|
No meio do Sertão
Likes (Received): 264
|
Que thread fantástico sobre o Centro da minha querida Fortaleza!!!
![]() Conheço bastante toda essa região aí... Só não sabia que o Teatro José de Alencar tinha esse jardim lindo ao lado! E essa foto da Duque de Caxias VAZIA??? Com certeza essa foto foi tirada em domingo, ou em algum feriado... De segunda a sábado essa avenida é super-hiper-movimentada! Valeu demais pelas fotos, Manilov, e por matar um pouco as minhas saudades dessa cidade tão maravilhosa!
|
|
|
|
#5 | |||
|
Registered User
|
Quote:
Quote:
Abração Quote:
Muito obrigado.
|
|
|
|
#6 |
|
Orgulho de ser mineiro.
Likes (Received): 1
|
Fortaleza é uma das cidades mais magníficas e exuberantes deste país !!!
Sou fã desta cidade !!! Parabéns, excelente thread !!! |
|
|
|
|
|
#7 |
|
Agreste Pernambucano
Likes (Received): 131
|
O thread está excelente, parabéns pelo trabalho!
Fortaleza, estou chegando.
|
|
|
|
|
|
#9 |
|
Violeiro !
|
Impressionante o centro de Fortaleza...Parabéns pelo thread !
|
|
|
|
|
|
#10 |
|
Rodrigo!
Likes (Received): 36
|
Interessante este outro lado de Fortaleza, sem ser o das praias, belas construções e arborizadas praças, bem interessante!
|
|
|
|
|
|
#11 | ||||
|
Registered User
|
Quote:
Quote:
Quote:
Quote:
![]() Pois é, Rodrigo, essa é a Fortaleza antiga, ou pelo menos o que sobrou dela. Valeu
|
|
|
|
#12 |
|
-
Likes (Received): 42
|
![]() Que lindos threads esses do Centro, Manilov! Muito bons mesmo! Ao contrário do que muitos pensam, temos um rico patrimônio histórico e cultural. Acho linda a Praça dos Leões, e o Theatro José de Alencar despensa comentários! Os prédios do Banco do Nordeste e da C.Rolim são belíssimos, principalmente este ultimo que amo! |
|
|
|
|
|
#13 |
|
.
Likes (Received): 3
|
Excelente thread,nunca antes o Centro havia sido tão bem mostrado por aqui.Parabéns,Manilov,pelo seu trabalho!
Adorei ter visto a região da Praça José de Alencar.É uma área bem decandente e mal cuidada,infelizmente.Por outro lado adorei ter visto a Praça dos Leões tão bem conservada.Aquela é minha região favorita do Centro,principalmente por causa da praça e dos edifícios empresariais,estes que,pra mim,são os mais bonitos da cidade.Apesar de antigos,a arquitetura moderna deles impressiona até hoje.
|
|
|
#14 | ||
|
Registered User
|
Quote:
Quote:
|
|
|
|
#15 |
|
BANNED
|
Nestas fotos que se reconhece uma metrópole!
às vezes deu uma sensação que eu estava vendo o patrimônio artístico de Salvador! Dá para invocar lembranças baianas! Realmente espetacular ver os tempos idos, presentes no dia a dia de Fortaleza(preciso conhecer esta capital!) |
|
|
|
|
|
#16 |
|
O Show é aqui!
|
PauloSergio, excelente sua observação. A cidade tem história, sim, mas infelizmente (e é uma pena), o patrimônio de Fortaleza era bem maior, digamos assim no começo do século XX até meados dos anos 60,70. Depois como vc bem sabe nossas cidades começaram a crescer de forma demasiada e muita coisa se perdeu. Posso citar um palácio de inspiração italiana que Fortaleza teve (Palácio Plácido), era um verdadeiro castelo.
Veja abaixo uma foto do Castelinho que existia na cidade: Palácio Plácido. uma pena...não existe mais Riquíssimo de gosto requintado, Plácido de Carvalho, fez construir o que se pode classificar como uma das mais monumentais residências do Brasil, o Palácio Plácido, na Aldeota, antigo Outeiro. Ocupando uma quadra, entre as atuais ruas Carlos Vasconcelos e a Av. Santos Dumont, foi um presente do comerciante milionário à sua amada Pierina, uma italiana de Milão. Ele quis construir uma residência igual a que ele viu em Veneza. ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
Fortaleza Belle Époque|Amelia Earhart em Fortaleza, 1937| A História da Beira-mar de Fortaleza (Séc. XIX a 1950)|A História da Beira-mar de Fortaleza (1960 aos Dias Atuais)|Fortaleza - Estrutura Copa 2014| Orson Welles em Fortaleza, 1942 Castelão - Sua construção, fotos históricas e vídeos |
|
|
|
|
|
#17 |
|
BANNED
|
Que beleza!!!
Primeira vez que eu encontro essa thread "perdida" nas minhas buscas no SSC! Uma pena ainda não tê-la visto antes! Ótimas fotos! |
|
|
|
![]() |
| Thread Tools | |
| Display Modes | |
|
|