daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy (aug.2, 2013) | DMCA policy | flipboard magazine

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Regionais > Centro - Oeste > Notícias da Região

Closed Thread

Thread Tools
Old August 18th, 2009, 11:37 PM   #1
WP Gyn
.

WP Gyn's Avatar

Likes (Received): 1317

Lago da barragem do João Leite em Goiânia começa a encher em setembro

O Sistema João Leite é apontado pelos técnicos da Saneago como o projeto que garantirá o abastecimento de água da Região Metropolitana de Goiânia até o ano de 2025. Orçada em R$ 181,83 milhões, com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), governo federal, BNDES e dinheiro próprio da Saneago, as obras da barragem do Ribeirão João Leite foram concluídas, depois de cinco anos de atraso e cronogramas descumpridos.

A estimativa do coordenador geral do Programa de Ampliação e Melhoria de Sistemas de Água e Esgoto de Goiânia e Regiões Conurbadas da Saneago, João Guimarães de Barros, o fechamento da comporta para a formação do lago deve ser feito no fim de setembro e o lago estará formado em no máximo oito meses.

A barragem tem 53 metros de altura e vai abranger 1.040 hectares quando o lago atingir seu volume máximo, o que vai corresponder a 129 milhões de metros cúbicos de água.

A obra de construção da barragem deveria ter durado 18 meses, mas acabou se arrastando por cerca de seis anos e meio.

Contrato
O contrato de financiamento do BID foi fechado em dezembro de 2002, mas houve dificuldades por parte do governo no repasse dos recursos da contrapartida exigida pela instituição financeira.

Em julho oito famílias que moravam na área que será alagada foram removidas para o distrito de Goialândia, município de Anápolis, e instaladas em chácaras de 3,8 hectares cada. Ao todo, com a reserva legal e a área comum, a Saneago adquiriu 26 hectares para atender as pessoas que trabalhavam em parte das fazendas desapropriadas para a construção da barragem. Elas terão de atuar exclusivamente na agricultura familiar.

Conforme João Guimarães, a formação do lago terá papel importante para garantir a mesma vazão de água do Ribeirão João Leite, inclusive no período da estiagem. No primeiro momento, a água captada será levada até a Estação de Tratamento Jaime Câmara, no Setor Negrão de Lima, por gravidade, segundo o diretor.

Outra etapa das obras do sistema, orçado em R$ 189,95 milhões, prevê a construção de estação elevatória, adutora de água bruta, estação de tratamento de água e adutora de água tratada. Esses recursos já estão assegurados e as obras devem começar em 90 dias, segundo a Saneago.

Na terceira etapa, com custos estimados de R$ 180 milhões, serão construídos adutoras de água tratada, reservatórios e redes de distribuição. Os recursos estão sendo pleiteados no Minístério das Cidades

http://www.opopular.com.br/
WP Gyn no está en línea  

Sponsored Links

Old August 19th, 2009, 06:16 PM   #2
Marcelo Alves
Marcelo Alves

Marcelo Alves's Avatar

Likes (Received): 7

O meu ceticismo com estes prazos de obras em GO só tem aumentado ultimamente.

Ah, como eu desejo estar errado pelo menos desta vez!
Marcelo Alves no está en línea  
Old August 19th, 2009, 09:35 PM   #3
WP Gyn
.

WP Gyn's Avatar

O que eu achei interessante é que a rodovia vai passar por cima do lago, vai ficar muito bonito quando pronto.
WP Gyn no está en línea  
Old August 19th, 2009, 09:50 PM   #4
JP.gyn
Registered User

Likes (Received): 25

Também acho que será um local muito bonito quando estiver pronto..e espero que seja logo!
JP.gyn no está en línea  
Old August 20th, 2009, 04:57 AM   #5
LeoJr_GYN
Registered User

LeoJr_GYN's Avatar

Likes (Received): 57

E não vai ser sobre ponte. A rodovia estará no meio do lago mesmo. Já tive a oportunidade de passar por locais assim e achei muito bonito.
Old September 5th, 2009, 01:53 AM   #6
WP Gyn
.

WP Gyn's Avatar

Será que começou?
WP Gyn no está en línea  
Old September 5th, 2009, 04:45 PM   #7
Marcelo Alves
Marcelo Alves

Marcelo Alves's Avatar

Prazos de obras em Goiás servem apenas para virar notícias no SSC.

Nunca ví uma obra sequer em Goiás não ter irregularidades e sair no prazo.
Coisas de Brasil, eu sei, mas em Goiás não é exceção, é regra.

Se não me engano o lago era para ter sido entregue em 2002, para suprir o abastecimento da capital por mais 25 anos.

Então vejamos, se encher este ano, o que ainda tenho minhas dúvidas, só será utilizado mesmo em 2010, ou seja, dos 25 anos do planejado já se teriam perdido 8 anos.

Porém, para que suas águas sejam utilizadas, o sistema depende de outras obras, como adutoras, estação de tratamento, etc.... Então me vem a pergunta: Estão prontas as obras para o beneficiamento das águas?

Se as obras secundárias seguirem o rítmo da principal e levarem mais 8 anos para ficarem prontas, dos 25 anos planejados, sobrarão apenas 9, ou seja, uma obra milhonária será inalgurada a um passo de sua obsolescência e logo ficará ultrapassada.

E assim será o aeroporto, e o Serra Dourada, e o sistema viário, etc....
Old September 5th, 2009, 04:57 PM   #8
Enzo
Registered User

Likes (Received): 3578

Quote:
Originally Posted by WP Gyn View Post
Será que começou?
Provavelmente nao, se ja tivesse comecado com certeza a imprensa ja teria divulgado.

E como o Marcelo Alves perguntou, sera que as obras secundarias ja estao prontas? Fiquei curioso...
Enzo no está en línea  
Old September 5th, 2009, 06:17 PM   #9
RobertoBarrich26
Eng. Tráfego e Designer

RobertoBarrich26's Avatar

Likes (Received): 632

Quote:
Originally Posted by Marcelo Alves View Post

Prazos de obras em Goiás servem apenas para virar notícias no SSC.

Nunca ví uma obra sequer em Goiás não ter irregularidades e sair no prazo.
Coisas de Brasil, eu sei, mas em Goiás não é exceção, é regra.

Se não me engano o lago era para ter sido entregue em 2002, para suprir o abastecimento da capital por mais 25 anos.

Então vejamos, se encher este ano, o que ainda tenho minhas dúvidas, só será utilizado mesmo em 2010, ou seja, dos 25 anos do planejado já se teriam perdido 8 anos.

Porém, para que suas águas sejam utilizadas, o sistema depende de outras obras, como adutoras, estação de tratamento, etc.... Então me vem a pergunta: Estão prontas as obras para o beneficiamento das águas?

Se as obras secundárias seguirem o rítmo da principal e levarem mais 8 anos para ficarem prontas, dos 25 anos planejados, sobrarão apenas 9, ou seja, uma obra milhonária será inalgurada a um passo de sua obsolescência e logo ficará ultrapassada.

E assim será o aeroporto, e o Serra Dourada, e o sistema viário, etc....
Quote:
Originally Posted by Enzo View Post
Provavelmente nao, se ja tivesse comecado com certeza a imprensa ja teria divulgado.

E como o Marcelo Alves perguntou, sera que as obras secundarias ja estao prontas? Fiquei curioso...

Cuiadado... alguns aqui podem acusa-los como CRÍTICOS DE PLANTÃO...

A não, esqueci... isso só serve para os NÃO GOIANOS, mesmo residindo, trabalhando, estudando, pagando impostos e exercendo os direitos políticos em GO...

Mas voltando ao assunto...

O Marcelo deixou muito bem claro onde está a deficiência deste e de outros porjetos para GYN: a demora na execução; o planejamento para atendimento de curto prazo (obras que demoram 15 anos para serem concluídas e tem prazos de validade/atendimento a população de 20 anos); inúmeras interrupções, entre outros fatores...

...

Outros Threads Meus de: GOIÁS / MATO GROSSO
RobertoBarrich26 no está en línea  
Old September 8th, 2009, 02:35 AM   #10
Marcelo Alves
Marcelo Alves

Marcelo Alves's Avatar

03/08/2009
CONSULTOR AVALIA O TRABALHO NA BARRAGEM JOÃO LEITE

Análise visa proporcionar uma visão externa ao trabalho que a SANEAGO vem realizando.

Com o objetivo de proporcionar á SANEAGO uma visão externa ao trabalho que vem sendo realizado no projeto de implantação da Barragem do Ribeirão João Leite, no dia 8 de abril último o consultor José Galizia Tundisi proferiu, no auditório da SANEAGO, a palestra Bacia Hidrográfica do Ribeirão João Leite e do futuro reservatório João Leite: perspectivas para a gestão integrada.
Nesta palestra, Tundisi, que é o consultor internacional na área de recursos hídricos e presta serviço para o projeto da barragem, apresentou uma avaliação baseada na análise dos relatórios dos últimos 10 anos de trabalho na bacia do João Leite. De acordo com ele, seu parecer tem a finalidade de contribuir com o programa de gestão do futuro reservatório do João Leite.
Tundisi é presidente honorário do Instituto Internacional de Ecologia, sediado em São Carlos (SP), que atua na área de recursos hídricos com pesquisa, programas de gestão, capacitação de RH, publicação de material e disseminação de resultados e conhecimentos.
Como consultor internacional Tundisi tem acompanhado o funcionamento de várias represas. Também gerencia um sistema de formação de gerentes em recursos hídricos para o Brasil, Polônia, Jordânia, Rússia, China e África do Sul-países nos quais tem acompanhado a evolução dos processos de gestão das águas. Ainda na África do Sul está desenvolvendo um projeto de capacitação de gerentes de recursos hídricos e de técnicos de nível médio para a gestão das águas que envolvem os 53 países africanos e suas academias de ciências.

AVALIAÇÃO DOS RELATÓRIOS
“Os relatórios analisados têm uma alta competência técnica, foram elaborados com excelente material, mostram tendências na bacia hidrográfica e os impactos possíveis no futuro reservatório. Eles também trazem um programa de gestão, que é exatamente importante e do qual eu destaquei alguns pontos que me pareceram fundamentais, como, por exemplo, a articulação com os diferentes componentes da sociedade para uma boa gestão.”

RECOMENDAÇÃO ESPECIAL
“Com relação ao plano de gestão faço uma recomendação para SANEAGO: que ela lidere o processo de gestão do futuro reservatório, articulando os outros componentes do sistema para que possa ter, a partir desta liderança, condições de manter a qualidade da água do lago. Esta recomendação especial é porque a responsabilidade jurídica de distribuir água de boa qualidade é da SANEAGO, hoje e quando o futuro reservatório estiver funcionando. Portanto, nada mais natural que ela lidere. Ela não pode gerenciar sozinha porque os parceiros são muitos, mas pode liderar o processo de gestão”.

EXPLORAÇÃO COMERCIAL

“Não sou contra instalar hotéis e áreas de lazer em reservatórios de usos múltiplos. Nestes recomendo aproveitar as potencialidades do lugar para turismo, recreação, pesca, aquacultura etc. Porém, o futuro reservatório do João Leite será exclusivamente para abastecimento de água para população. Não recomendo nem pesca, mesmo sabendo que a água passará por tratamento após ser captada. É preciso garantir a qualidade da água que será fornecida, evitando-se, por exemplo, o risco de doenças de veiculação hídrica”.

OUTRAS POSSIBILIDADES

“Minha sugestão é aproveitar a capacidade da bacia hidrográfica e do reservatório para atividades educacionais, de pesquisa e de conservação, como formação de guias turísticos e de gerentes de recursos hídricos; usar o reservatório para ter um conjunto de atividades técnicas de formação de recursos humanos; pessoas trabalhando com reflorestamento e com manejo florestal na bacia e também recuperando as matas ciliares. Estas idéias podem gerar centenas de empregos e são alternativas ao desenvolvimento tradicional”.

FUTURO DO RESERVATÓRIO

“A implantação do plano de gerenciamento, com todas as restrições sugeridas e os mecanismos de controle e de fiscalização pode promover aumento da vida útil do futuro reservatório, previsto para ser de 30 anos. Caso as recomendações sejam ignoradas, o futuro reservatório pode ficar eutrofizado. A qualidade da água vai degradar e os custos do tratamento vão subir muito. Todas as questões levantadas no parecer que fiz já ocorreram em outras regiões do mundo e podem ocorrer aqui, se não forem tomadas às medidas necessárias. Isto não é uma hipótese, é uma certeza”.

CONSERVAÇÃO E PRESERVAÇÃO

“Sugiro que se aumente desde já o investimento em conservação e preservação da área da barragem, pois cada centavo investido agora significará economia de R$ 5 na recuperação da área depois degradada. Acompanhei a recuperação de 20 lagos em vários países, entre eles Itália, França e Inglaterra, e posso garantir que fica mais caro recuperar depois”.

http://www.iie.com.br/noticias_detalhes.php?noticia=59

A meu ver esse lago ainda vai dar o que falar em Goiânia por causa da especulação imobiliária.

Creio que, a não ser que se construa outro lago em GYN com o propósito de exploração turística e ocupação, esta disputa preservação ambiental X especulação imobiliária X exploração turística será muito injusta. E, lógico, Turismo e especulação imobiliária sairão vencedoras.

É bem provável que, no futuro, o lago acabe por perder sua finalidade original e tome caráter similar ao Paranoá.
Old September 8th, 2009, 03:08 AM   #11
LeoJr_GYN
Registered User

LeoJr_GYN's Avatar

Dentre os 3 focos, eu priorizaria o da preservação ambiental.
Old September 8th, 2009, 03:56 AM   #12
Marcelo Alves
Marcelo Alves

Marcelo Alves's Avatar

Isso seria o razoável e cumpriria a finalidade para o qual o lago foi construído.

Mas estamos falando de Goiânia, onde o prefeito não tem coragem de tirar a poluição visual das ruas provocada pelos inúmeros outdoors por medo de desagradar o comércio da cidade.

Já vejo até as construtoras em fila apresentando inúmeros projetos de condomínios de luxo às margens do lago!
Old September 8th, 2009, 04:26 AM   #13
RobertoBarrich26
Eng. Tráfego e Designer

RobertoBarrich26's Avatar

Likes (Received): 632

Quote:
Originally Posted by Marcelo Alves View Post

Isso seria o razoável e cumpriria a finalidade para o qual o lago foi construído.

Mas estamos falando de Goiânia, onde o prefeito não tem coragem de tirar a poluição visual das ruas provocada pelos inúmeros outdoors por medo de desagradar o comércio da cidade.

Já vejo até as construtoras em fila apresentando inúmeros projetos de condomínios de luxo às margens do lago!

O Iris jamais vai deixar sua galinha dos ovos de ouro... A ESPECULAÇÃO IMOBILIÁRIA...

Outros Threads Meus de: GOIÁS / MATO GROSSO
RobertoBarrich26 no está en línea  
Old September 8th, 2009, 06:40 PM   #14
LeoJr_GYN
Registered User

LeoJr_GYN's Avatar

É nessa hora que a galera deveria ir pra rua protestar o/!

Apesar de ser muito interessante, a construção de imóveis e estruturas turísticas à beira de um lago possui um poder de degradação enorme. Falo isso pois moro a alguns metros da Lagoa da Pampulha e vejo diariamente o esgoto urbano sendo despejado na mesma. Por toda a extensão da lagoa há placas do tipo: "Área proibida para a pesca: peixes inadequados para o consumo humano."
Old September 8th, 2009, 07:00 PM   #15
Enzo
Registered User

A barragem foi planejada para garantir o abastecimento da cidade, entao quanto mais longe da populacao melhor, quem gostaria de beber agua poluida? Os reservatorios de agua aqui nos EUA sao vigiados, ficam na zona rural, eh proibido banho, barcos e ate a pesca para evitar poluicao, imagina um bairro com turistas nas suas margens que estrago nao fariam...

Eu nao apoio a construcao de um bairro nas margens dessa barragem, como o Projeto Terceiro Milenio que querem construil la, podem ate construir um bairro nos moldes dele, porem que construam em outra regiao com lagos e tudo mais que desejarem, mas nao venham destruir uma das unicas reservas que o municipio ainda conserva e colocar em risco a agua que a populacao vai estar bebendo.
Enzo no está en línea  
Old September 8th, 2009, 11:19 PM   #16
LeoJr_GYN
Registered User

LeoJr_GYN's Avatar

Correto. Até porque Goiânia ainda possui enormes vazios urbanos a serem ocupados. Não é necessária uma expansão sobre uma área de preservação.
Old September 8th, 2009, 11:26 PM   #17
WP Gyn
.

WP Gyn's Avatar

Mas se olharmos para a cidade de Goiânia são poucas as regiões "vagas", a grande maioria está na região Norte que é de preservação ambiental, o restante que não é muito, está em sua maioria nas proximidades com a divisa de Trindade e Abadia.

Last edited by WP Gyn; September 8th, 2009 at 11:37 PM.
WP Gyn no está en línea  
Old September 8th, 2009, 11:30 PM   #18
JoaoPauloMA
Registered User

JoaoPauloMA's Avatar

Likes (Received): 16

Lembro de quando falaram do projeto 3º milênio era para ter um crescimento sustentavel ao redor do lago para aproveitar certos potenciais e para também não deixar ter invasões ao redor do lago, que é bastante normal acontecer no Brasil.

Eu sou a favor do projeto mas não sob esse argumento de invasão, porém, se for comprovado que não há como ter um crescimento sustentável ao redor, espero que o projeto não saia nas redondezas do lago.
JoaoPauloMA no está en línea  
Old September 8th, 2009, 11:44 PM   #19
Enzo
Registered User

Quote:
Originally Posted by WP Gyn View Post

Mas se olharmos para a cidade de Goiânia são poucas as regiões "vagas", a grande maioria está na região Norte que é de preservação ambiental, o restante que não é muito, está em sua maioria nas proximidades com a divisa de Trindade e Abadia.
A regiao norte ainda tem muita, mas muita regiao vaga abaixo da barragem, definitivamente nao precisam construir no entorno do lago. Sem falar na regiao leste e sudeste que ainda eh habitada nao eh tao habitada assim, depois do Alphaville o municipio de Goiania ainda vai longe em direcao a Bela Vista.
Enzo no está en línea  
Old September 9th, 2009, 12:11 AM   #20
WP Gyn
.

WP Gyn's Avatar

Tem regiões vagas na região Norte, mas a grande maioria está em área de reserva ambiental, restam poucas áreas nas regiões Leste que faz divisa com Senado Cenedo, cidade esta que está muito proxima a mancha urbana de Goiânia, restam poucas também na Sudeste que faz divisa com o entroncamento Aparecida/Senador Canedo.

Sim, áreas nestas regiões existem, mas são poucas comparando o alto índice de crescimento de Goiânia e de sua RM.

As grandes áreas ficam mesmo nas divisas com Trindade e Abadia, mas são pouco visadas pela especulação imobiliária.
WP Gyn no está en línea  
Closed Thread

Thread Tools

Posting Rules