daily menu » rate the banner | guess the city

Go Back   SkyscraperCity > Latin American Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Gerais > Infraestrutura e Transporte > Transporte Ferroviário

Reply

Thread Tools Rating: Thread Rating: 15 votes, 4.47 average. Display Modes
Old October 25th, 2009, 11:06 PM   #11381
inf3rno
NON DVCOR, DVCO!

inf3rno's Avatar

Sou nascido e fui morador de Osasco durante quase 30 anos. Conheço bem a região e posso dizer, pa007, que suas idéias são ótimas para a Z.O. Parabéns!

Quote:
Originally Posted by pa007 View Post
1- Expansão da Linha 2- Verde da Vila Madalena até a Linha 8 na Estação Imperatriz Leopoldina, para proporcionar mais uma integração ao sistema que desafogue as Linhas 1 e 3 no Centro, e leve transporte de massa sobre trilhos para uma região em rápido crescimento. As estações seriam as seguintes: Aurélia, Tonelero e Cerro Corá, já planejadas, e Boaçava, Vila Leopoldina e Imperatriz Leopoldina. Assim como GESP tem feito na L4 e na L5, acho que poderiam ser feitas inaugurações em fases distintas, sendo em um 1º momento, Cerro Corá e Imperatriz Leopoldina fundamentais. As demais, para "fase 2".
Acho que este trecho entre Vila Madalena e Imperatriz Leopoldina deveria ser de metrô leve. O que acha?

Quote:
2- Uma pequena alteração no percurso da tal linha Corifeu-Bresser que não tem aparecido nem no mapa mais distante do GESP. Acredito que o ideal seja ela ser extendida mais uma estação, até a Vila Yara, no começo de Osasco. Lá tem espaço para um pátio e já tem um Terminal de Ônibus para integração.
Perfeito! Realmente há uma demanda enorme por uma ligação mais eficiente entre Osasco e o Alto de Pinheiros, além da Vila Madalena e Paulista. O único porém que eu faço seria trocar a estação Arruda Botelho por uma integração na Cidade Universitária L9.

Outra idéia ótima é a extensão da L2 até a Cidade Unversitária L9. Quem iria ficar P... da vida seria a Urubupungá, hehehehe...
inf3rno no está en línea   Reply With Quote
Old October 25th, 2009, 11:10 PM   #11382
richter30
Subway and train Forever!

richter30's Avatar

Quote:
Então vou aproveitar que estamos nesse assunto "eles vêem o que falamos" e vou trazer a vcs um mapa que fiz no Google Earth com o que considero a expansão ideal do Metrô para a Zona Oeste (ou ideal não, mas possível). São duas obras, não necessariamente simultâneas:

1- Expansão da Linha 2- Verde da Vila Madalena até a Linha 8 na Estação Imperatriz Leopoldina, para proporcionar mais uma integração ao sistema que desafogue as Linhas 1 e 3 no Centro, e leve transporte de massa sobre trilhos para uma região em rápido crescimento. As estações seriam as seguintes: Aurélia, Tonelero e Cerro Corá, já planejadas, e Boaçava, Vila Leopoldina e Imperatriz Leopoldina. Assim como GESP tem feito na L4 e na L5, acho que poderiam ser feitas inaugurações em fases distintas, sendo em um 1º momento, Cerro Corá e Imperatriz Leopoldina fundamentais. As demais, para "fase 2".

2- Uma pequena alteração no percurso da tal linha Corifeu-Bresser que não tem aparecido nem no mapa mais distante do GESP. Acredito que o ideal seja ela ser extendida mais uma estação, até a Vila Yara, no começo de Osasco. Lá tem espaço para um pátio e já tem um Terminal de Ônibus para integração. Além dessa alteração, eu suprimiria a Estação Politécnica e colocaria no lugar dela uma na USP (sempre... hahaha). Essa Linha teria integração com a Linha 9 não na Estação Vila Lobos-Jaguaré, mas em uma nova estação que chamei de Arruda Botelho, bem no "buraco" entre a Cidade Universitária e a Vila Lobos. De lá, outra estação (possível "fase 2") no Alto de Pinheiros e de lá o trajeto já conhecido: Cerro Corá - Pio XI - Lapa - Santa Marina - etc.

Quem sabe alguém no Expansão SP se anime!!! Hahahaha Estou à disposição para esclarecimentos!!

Bom, ai vai o mapa.

No meu entendimento, essas estações aliviariam essa parte central e semi-central da Z/O e praticamente resolveriam a questão de transporte de massa na região. Dali para a frente, monotrilhos resolveriam na Raposo e na Av. Escola Politécnica...

O leolis trabalha no metrô. Você poderia pedir a opinião dele, e mostrar suas idéias, já que recentemente fiquei sabendo que ele passou para a area de planejamento e expansão do metrô (o que da minha opinião, foi ótimo)

Vai que de repente não vai parar lá na area de planejamento do metrô?

Um Governo que tem interesse faz, qdo não tem, arruma desculpas =)
richter30 no está en línea   Reply With Quote
Old October 25th, 2009, 11:15 PM   #11383
pa007
Butantã: pq em dezembro?!

pa007's Avatar

Inf3rno, valeu!

Quote:
Originally Posted by inf3rno View Post
Acho que este trecho entre Vila Madalena e Imperatriz Leopoldina deveria ser de metrô leve. O que acha?
Eu acho que a extensão Vila Madalena - Imperatriz Leopoldina não poderia ser por Metrô Leve por duas razões: acredito haver uma demanda enorme reprimida nessa integração, que aproveitaria essa conexão L8-L2, e não consigo imaginar por quais vias esse Metrô Leve seguiria, pois as da região não tem nem canteiro central!

Quote:
Originally Posted by inf3rno View Post
O único porém que eu faço seria trocar a estação Arruda Botelho por uma integração na Cidade Universitária L9.

Outra idéia ótima é a extensão da L2 até a Cidade Unversitária L9. Quem iria ficar P... da vida seria a Urubupungá, hehehehe...
Eu acabei não colocando a integração da linha "Vila Yara-Bresser" na Cidade Universitária L9 por duas razões: ir até lá significaria uma volta ainda maior da linha que a tiraria do eixo da Lapa. Dali ela seguiria para a L2 na Vila Madalena - Pompéia, deixando de atender uma região que acredito ter mais demanda, as Lapas de Cima, de Baixo, dos Fundos, da Frente hahahaha. O outro ponto seria "incentivar" a criação de uma estação intermediária nesse buracão que há na L9 entre a Cidade Universitária e a Villa Lobos-Jaguaré.
Old October 25th, 2009, 11:18 PM   #11384
pa007

pa007's Avatar

Quote:
Originally Posted by richter30 View Post
O leolis trabalha no metrô. Você poderia pedir a opinião dele, e mostrar suas idéias, já que recentemente fiquei sabendo que ele passou para a area de planejamento e expansão do metrô (o que da minha opinião, foi ótimo)

Vai que de repente não vai parar lá na area de planejamento do metrô?
Que legal que o Leo conseguiu finalmente ir para o Planejamento, não sabia!

Quando ele divulgou aquele mapa da rede ideal para ele, ele inclusive concordou com minha sugestão da L17-USP. Na época, tb conversamos sobre essa extensão da L2.

Sei que ele, entre muitas coisas, acompanha aqui o fórum. Sinceramente, não tenho formação para trabalhar nessa área, mas acho que da região em que vivo e conheço posso tentar ajudar a encontrar soluções, sabendo que a RMSP é enorme com problemas monstruosos, mas que conheço com pouca profundidade.

Seria uma felicidade tremenda fazer essas idéias chegar ao GESP. Daí a virarem algo concreto - literalmente - tem muita reunião técnica e politicagem que acho que não é minha praia hehehe
Old October 25th, 2009, 11:25 PM   #11385
inf3rno
NON DVCOR, DVCO!

inf3rno's Avatar

Quote:
Eu acho que a extensão Vila Madalena - Imperatriz Leopoldina não poderia ser por Metrô Leve por duas razões: acredito haver uma demanda enorme reprimida nessa integração, que aproveitaria essa conexão L8-L2, e não consigo imaginar por quais vias esse Metrô Leve seguiria, pois as da região não tem nem canteiro central!
Quando eu digo metrô leve não quer dizer necessariamente monotrilho. E a demanda desta linha é reprimida mas teria mais linhas para dividí-la (L8, L9) que acredito serem suficientes para a região.

O metrô leve, mesmo subterrâneo, sairia mais barato (ou menos caro) que um metrô pesado parecido com o da linha 2. Inclusive o material rodante/obras civis poderiam ser os mesmos da linha V. Yara/ Sta. Marina.

Quote:
Eu acabei não colocando a integração da linha "Vila Yara-Bresser" na Cidade Universitária L9 por duas razões: ir até lá significaria uma volta ainda maior da linha que a tiraria do eixo da Lapa. Dali ela seguiria para a L2 na Vila Madalena - Pompéia, deixando de atender uma região que acredito ter mais demanda, as Lapas de Cima, de Baixo, dos Fundos, da Frente hahahaha. O outro ponto seria "incentivar" a criação de uma estação intermediária nesse buracão que há na L9 entre a Cidade Universitária e a Villa Lobos-Jaguaré.
Tem razão quanto ao "buracão" entre Jaguaré e Cid. Universitária, porém a minha idéia é evitar um pico de demanda na L9 só para levar os usuários da linha 2 de Arruda Botelho até Cid. Universitária. Deixe a CPTM criar a estação, ué!

Last edited by inf3rno; October 25th, 2009 at 11:33 PM.
Old October 25th, 2009, 11:47 PM   #11386
leolis
Metrô hoje e sempre!

leolis's Avatar

Redes, linhas novas, etc.

Pessoas,

Cheguei quinta-feira na área de Planejamento do Metrô e ainda estou me inteirando dos assuntos. Por uma felicidade, a Pesquisa OD-07 mais as "interferências" da gestão estadual atual obrigam o Metrô a rever o traçado de sua rede. Tem uma coordenadoria só para isso. Possivelmente eu deverei fornecer subsídios a esses técnicos para que eles desenhem a rede. Subsídios, esses que serão resultado de análises da OD-07 somado às simulações de carregamento, projeções de cenários econômicos, etc.

Para se entrar com metrô na Cidade Universitária existe um "pequeno" empedimento: a aprovação da reitoria da USP. Seria interessante que funcionários e estudantes organizassem um abaixo assinado requisitando da reitoria e do Metrô que incluíssem o campus no percurso de alguma linha.

Participação nos fóruns aos finais de semana.
leolis está en línea ahora   Reply With Quote
Old October 26th, 2009, 12:53 AM   #11387
richter30

richter30's Avatar

Quote:
Inf3rno, valeu!

[...]
Essa conexão iria beneficiar tb os usuários da L7 que ao invés de seguirem até Luz para depois acessar a L1 ou L4 para terem acesso a L2, poderiam acessar a L2 algumas estações antes, o que ajudaria a desafogar ainda mais a região central, diga-se Barra funda - Luz - Paraíso....
Claro que para isso seria necessário desviar um pouco a extensão oeste da L2 para integrar na estação Lapa (que tem um projeto de unificação das 2 lapas => L7 e L8)

Old October 26th, 2009, 01:56 AM   #11388
V.Harlamov
Registered User

V.Harlamov's Avatar

richter, concordo com você, essa ligação da L2 com a L8 é importantíssima (muito mais que o ramal Oratório, que o GESP quer construir de qualquer jeito), pois, além de desafogar as linhas da CPTM e a L3, diminuiria o tempo de percurso para quem vem de Osasco rumo à região da Paulista e atenderia o bairro da Vila Leopoldina, em acelerado crescimento. Porém, na minha opinião, seria mais interessante esticar a L2 até DMO ao invés de ILE, pois assim daria para fazer um "puxadinho" relativamente curto e levar o metrô até a L7. Só para ilustrar:

Eu sei que essa outra proposta apresenta alguns problemas, tais como a passagem por um bairro estritamente residencial (a julgar pelo GE) e o fato de não atender de forma satisfatória a Vila Leopoldina. Porém, a favor da proposta posso citar a ligação possível com a L7, extremamente benéfica para seus usuários, pois assim eles não teriam que baldear para a L8 a fim de acessar a L2, a localização mais ou menos mediana entre a L9 e a L6 e a rampa menor do traçado por mim proposto (se bem que hoje em dia isso não deve ser um problema tão grave).
V.Harlamov no está en línea   Reply With Quote
Old October 26th, 2009, 02:21 AM   #11389
lipe_andreense
SAN 17+732 <-> LPA 07+647

lipe_andreense's Avatar

Quote:
Tô achando que tem espião do Expansão.SP aqui no SSC hehehe

Reparem que os banners da inicial do site, que eu critiquei na semana passada por induzirem ao erro, agora foram modificados. Inseriram um texto com as datas de quando essas conexões serão possíveis. BEM MELHOR!

Agora está assim:

1. A Nação Unidas vai ficar mais perto da Sé - 2010 (Estaiada + Catedral)
2. São Miguel vai ficar mais perto de Interlagos - 2010 (Igreja de S. Miguel + Autódromo) - 2010
3. Santo André vai ficar mais perto da Paulista (prédio que não conheço + MASP) - 2010
4. Santo Amaro vai ficar mais perto do Centro (Borba Gato + Pátio do Colégio) - 2013
5. Ipiranga vai ficar mais perto do Morumbi (Museu + Estádio) - 2012
Colégio Américo Brasiliense e Prefeitura de Santo André ao fundo
Old October 26th, 2009, 03:11 AM   #11390
richter30

richter30's Avatar

Quote:
Originally Posted by V.Harlamov View Post

richter, concordo com você, essa ligação da L2 com a L8 é importantíssima (muito mais que o ramal Oratório, que o GESP quer construir de qualquer jeito), pois, além de desafogar as linhas da CPTM e a L3, diminuiria o tempo de percurso para quem vem de Osasco rumo à região da Paulista e atenderia o bairro da Vila Leopoldina, em acelerado crescimento. Porém, na minha opinião, seria mais interessante esticar a L2 até DMO ao invés de ILE, pois assim daria para fazer um "puxadinho" relativamente curto e levar o metrô até a L7. Só para ilustrar:

Eu sei que essa outra proposta apresenta alguns problemas, tais como a passagem por um bairro estritamente residencial (a julgar pelo GE) e o fato de não atender de forma satisfatória a Vila Leopoldina. Porém, a favor da proposta posso citar a ligação possível com a L7, extremamente benéfica para seus usuários, pois assim eles não teriam que baldear para a L8 a fim de acessar a L2, a localização mais ou menos mediana entre a L9 e a L6 e a rampa menor do traçado por mim proposto (se bem que hoje em dia isso não deve ser um problema tão grave).
A ligação da extensão oeste da linha 2 - verde com a CPTM na estação lapa, iria atender tanto aos usuários da Linha 7, qto da 8. Pq? pq no projeto da CPTM, há a unificação da Lapa L7 e Lapa L8, em uma unica estação lapa que iria atender as 2 linhas da CPTM => 7 e 8. Tal como a Estação Osasco atende numa mesma estação as linhas 8 e 9 juntas. Então levando a L2 até essa estação, estaria pronto um acesso rapido e que iria desafogar a estação barra funda dos usuários oriundos para a L2 no trecho Barra funda - Republica (já que a L4 irá absorver esses usuários que hj descem na sé)

Com isso de pouco em pouco, a saturada linha 3 - vermelha estaria sendo desafogada nos seus 2 lados....

A sua idéia tb é boa, só que demandaria mais estações, mais tempo de construção, mais desapropriações, entre outros, além de tornar a linha 2 mto extensa, já que ela está sendo extendida para a Zona leste e ainda irá se conectar a L6 e ao monotrilho, sem contar diversas outras integrações com os ônibus intermunicipais no Sacomã e municipais já integrados em diversos pontos da linha.

Old October 26th, 2009, 03:36 AM   #11391
sombraclara
Registered User

Pessoal,
Passei hoje em frente a Pinacoteca e vi que estão fazendo uma obra na ventilação de la. Me parece que estão "desmontando" aquela Ventilação. Sera que eh alguma reforma para deixar as ventilações esteticamente mais agradáveis?
Realmente acho elas muito feias e sombrias. Sera que reformarão as ventilações para que fiquem mais parecidas com as da Lw, que sao bem mais discretas?
Aproveitando, sera que as novas ventilações da L5 serão como estas da L1 ou como as da L2 (Paulista - V. Madalena)?

Veja foto da obra com ela desmontada (ta ruim pq o transito andou)
http://picasaweb.google.com/sombracl...15639449438482
sombraclara no está en línea   Reply With Quote
Old October 26th, 2009, 03:46 AM   #11392
Carloscr
Registered User

Quote:
Originally Posted by V.Harlamov View Post

Acho que se deve evitar ao máximo a travessia do rio, ainda mais nesse caso que já tem uma linha próxima que faz isso. A travessia do rio nesse caso aumentaria o custo (se for subterrânea) sem atender uma nova região. Melhor seria integrar numa das outras estações já citadas.
Carloscr no está en línea   Reply With Quote
Old October 26th, 2009, 06:14 AM   #11393
pa007

pa007's Avatar

Quote:
Eu achei essa ideia de levar a L2 à Lapa interessante, mas considero o seguinte:

1. Para ir para a Lapa, o ideal seria a L2 virar para o Norte depois da Estação Aurélia e acompanhar o eixo dessa rua, o que deixaria uma imensa área em uma bolha de não-transporte para sempre;

2. Com a L8 desafogando na Imperatriz Leopoldina, isso já ajuda a desafogar a Barra Funda. A chegada da L6 à Santa Marina alivia mais ainda a Barra Funda e a L3, pq oferece um atalho para quem vem da L7.

3. Acho que a L2 indo para a Lapa deixa a o trajeto meio redundante com a L6 nesse Trecho Santa Marina-Higienópolis.

4. Por mais que baldeações sejam bem malas, acho que vale mais a pena extender a rede para uma região mais carente em transportes e com mais demanda, do que fazer essa curva na L2 e "matar" uma parte da cidade.

5. A L2 indo para a Lapa e pegando toda a demanda da L7 e da L8, poderia ficar tão ou mais lotada do que a L3 atualmente por causa da extensão da Z/L.

6. Inf3rno, quanto à questão do Metrô Leve. Concordo que é uma opção, mas eu sempre fico com pé atrás, pq não sei o quanto efetivamente vai sair mais barato fazer túneis + estações para o Leve e o Pesado, com a possível demanda que pode haver nessa extensão, lembrando que a linha passaria por regiões em rápido crescimento e com um baita potencial de adensamento (Alto da Lapa e Vila Leopoldina). Talvez considerem o Metrô Leve mais barato, mas isso significaria que em alguma estação teria que mudar de trem para o Pesado da L2, o que acho um anti-estímulo para os viciados em carro.

7. Inf3rno, não entendi a questão da demanda pico Arruda Botelho-Cidade Universitária. Se tiver uma estação dentro da USP, qual seria a grande demanda na Cidade Universitária?

8. Leo, valeu pelo toque. Vou ver se consigo alguma coisa com os movimentos organizados na USP...
Old October 26th, 2009, 06:42 AM   #11394
OsascoStation2007
Menschen bewegen

OsascoStation2007's Avatar

Para mim também acredito ser ideal a L2 chegar na L8 em Imperatriz Leopoldina (como já foi planejado), e ter conexão com a Vila Yara-Bresser (que já teve estudos há um tempo atrás), que não pode parar em Corifeu e ficar isolada.
Aproveito para mostrar parte de um mapa que contempla outras ideias, sendo que a prioridade seria a linha Norte Sul (Helena Maria-Jd. D'Abril). Se alguém se interessar posso entrar em mais detalhes.

Voltando na questão da ZO de SP, tudo está muito obscuro para essa região, precisamos de definições. O mais concreto que tínhamos acabou se perdendo com tantas mudanças de planejamento.

Last edited by OsascoStation2007; October 26th, 2009 at 06:49 AM.
OsascoStation2007 no está en línea   Reply With Quote
Old October 26th, 2009, 07:31 AM   #11395
pa007

pa007's Avatar

Quote:
Originally Posted by OsascoStation2007 View Post
Aproveito para mostrar parte de um mapa que contempla outras ideias, sendo que a prioridade seria a linha Norte Sul (Helena Maria-Jd. D'Abril). Se alguém se interessar posso entrar em mais detalhes.

Voltando na questão da ZO de SP, tudo está muito obscuro para essa região, precisamos de definições. O mais concreto que tínhamos acabou se perdendo com tantas mudanças de planejamento.
OS2007,

Essas estações nesse seu mapa, são de VLT/Monotrilho?

Concordo quando diz da Z/O. Sumiu dos planejamentos do GESP.
Old October 26th, 2009, 09:01 AM   #11396
nando-vando
Registered User

nando-vando's Avatar

Eu estava pensando aqui.

A linha 3 - vermelha é superlotada.

Então para ajudar a melhorar o fluxo, a prefeitura em conjunto com o metrô poderia pegar ônibus biarticulados saindo da Sé e indo direto a algumas estações de maior fluxo como Tatuapé, Penha, Artur Alvim e Itaquera.

Esse sistema funcionaria nos picos da tarde e seria feita uma faixa exclusiva no canteiro onde esse ônibus iriam direto a estas estações.
Com isso diminuiria o fluxo de passageiros na linha 3 no periodo da tarde.
nando-vando no está en línea   Reply With Quote
Old October 26th, 2009, 09:21 AM   #11397
inf3rno
NON DVCOR, DVCO!

inf3rno's Avatar

Quote:
7. Inf3rno, não entendi a questão da demanda pico Arruda Botelho-Cidade Universitária. Se tiver uma estação dentro da USP, qual seria a grande demanda na Cidade Universitária?
Gerou confusão com o nome das estações. O que eu disse é:

1) embarque em V. Yara e Corifeu de usuários com destino à L2 que trabalham na região da Paulista;
2) desembarque destes usuários em Arruda Botelho para baldeação de 1 estação até a estação Cid. Universitária L9-L2.

Aí que eu sugeri que a linha passasse diretamente pela estação Cid. Universitária, e que a CPTM que construa a estação Arruda Botelho que, na minha opinião, teria somente a demanda em função da baldeação no mapa sugerido por vc.
Old October 26th, 2009, 01:21 PM   #11398
lipe_andreense
SAN 17+732 <-> LPA 07+647

lipe_andreense's Avatar

Quote:
Originally Posted by nando-vando View Post
Eu estava pensando aqui.

A linha 3 - vermelha é superlotada.

Então para ajudar a melhorar o fluxo, a prefeitura em conjunto com o metrô poderia pegar ônibus biarticulados saindo da Sé e indo direto a algumas estações de maior fluxo como Tatuapé, Penha, Artur Alvim e Itaquera.

Esse sistema funcionaria nos picos da tarde e seria feita uma faixa exclusiva no canteiro onde esse ônibus iriam direto a estas estações.
Com isso diminuiria o fluxo de passageiros na linha 3 no periodo da tarde.
O Metro de Santiago fez isso.

O problema é o transito na Radial, tomar uma faixa para os onibus seria muito complicado, mas eu concordo com a ideia.
Old October 26th, 2009, 03:56 PM   #11399
OsascoStation2007
Menschen bewegen

OsascoStation2007's Avatar

Quote:
OS2007,

Essas estações nesse seu mapa, são de VLT/Monotrilho?

Concordo quando diz da Z/O. Sumiu dos planejamentos do GESP.
Pode ser VLT ou Monotrilho, depende da região. Talvez nas regiões centrais tenha que ser em subterrâneo.
Old October 26th, 2009, 09:13 PM   #11400
richter30

richter30's Avatar

Operários têm rotina difícil nas obras do Metrô

Segunda-feira, 26/10/2009

O SPTV já mostrou o “megatatuzão”, que cavou os túneis do metrô, mas sabia boa parte do trabalho pesado é feita no braço. Veja como é a rotina dos operários que trabalham na enxada, em baixo da terra. É uma rotina dura, de muito calor, barulho e poeira.

É uma obra de tirar o fôlego. A estação tem 136 metros de extensão, e dois túneis, um de 93 metros e outro de 115. “Nós temos aqui dois poços de quarenta e dois metros de diâmetro, uma escavação que se aprofunda na terra em cerca de 26 metros”, explica Sérgio Correa Brasil, diretor de assuntos corporativos do Metrô.
O megatatuzão adianta boa parte do trabalho, mas ainda sobra muito para os operários. Os acabamentos são feitos de forma manual. Eles lidam com o barulho ensurdecedor.

Video:

http://video.globo.com/Videos/Player...+METRO,00.html

Reply

Tags
brasil, brazil, linha amarela, linha azul, linha laranja, linha lilás, linha verde, linha vermelha, metro, metro são paulo, oficial, são paulo, subway, tube, u-bahn, underground

Thread Tools
Display Modes Rate This Thread
Rate This Thread:

Posting Rules