|
|
|
|||||||
![]() |
|
|
Thread Tools | Rate Thread | Display Modes |
|
|
#21 |
|
Registered User
|
|
|
|
|
|
|
#22 |
|
Niteroiense da gema!!
|
verdade...Acho que o Rio (Estado) tem espaço para dois museus imperiais, é claro que se resolvessem transformar o Museu Nacional em um museu imperial, o de Petrópolis perderia muito com isso, muito provável a coroa, mas acho que deveria ser pensado nisso, afinal o MN foi a sede do governo e o palácio aonde vivia a família imperial, quanto ao imenso acervo do MN (mais de 20 milhões de itens) poderia ser construído um novo museu no Fundão (o que seria muito bom). Como isso é praticamente impossível, acho que o MN deveria ser divido em dois, um com novo prédio no Fundão, e seria para as coleções naturais, enquanto, o palácio da Quinta seria para as coleções egípcias, pré-colombianas, brasileira e etc... Isso é claro com uma boa restauração do palácio. |
|
|
|
|
|
#23 | |
|
Marcelo Lisa
|
Quote:
|
|
|
|
|
|
|
#24 | ||
|
Registered User
|
Quote:
O Paço é muito interessante, mas não tem mais nada que remeta a sua função original, a não ser plaquinhas informando que o trono ficava em tal lugar e coisa do gênero. Quote:
|
|
|
|
#25 |
|
Marcelo Lisa
|
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() Esta minha sugestão de um museu que contasse a história dos anos da monarquia no Brasil, foi inspirada na concepção do novo Museu da InconfidÊncia, reformulado por um museólogo francÊs ( do Louvre) que mandou fechar as janelas do museu para que a paisagem de Ouro PReto não competisse com o que estava sendo exposto lá dentro do museu e , usou o acervo pra mostrar como que a Inconfidência só poderia ter sido gerada na civilização mineira do ouro . Ele mostra no museu o poder da Igreja, a escravidão, o Poder da monarquia , os objetos dos inconfidentes e da sociedade mineradora etc. Enfim, ele contextualizou o tema do museu em vários ambientes para mostrar a sociedade que gerou o movimento. Os museus ,hoje em dia, devem fazer isto e não apenas expor objetos simplesmente porque são de uma época. |
|
|
|
|
|
#26 |
|
Registered User
|
![]() Pelo que entendo do que falou o Marcelo, o Museu da Inconfidência é um museu temático, mesmo que a Inconfidência tenha ficado mais no plano das idéias decorrentes de um determinado contexto sócio-cultural, localizado, do século XVIII, do que da concritude dos fatos resultantes. Ora, podemos fugir um pouco dessa tendência moderna de fazer análise sociológica de tudo. Museu da Monarquia pode ser simplesmente a recriação dum ambiente fechado - que existia - dos ambientes palacianos. Isso não é ofensivo a ninguém. Portugal tem o Palácio de Queluz, os palácios de Sintra, a Ajuda, etc. Porque a época dos Braganças não pode ser reproduzida em dois palácios, um no Rio e outro em Petrópolis. Falta material para recriar a Boa Vista imperial? |
|
|
|
|
|
#27 |
|
A volta do malandro
|
Também tem que voltar o trem imperial, ligando o Rio a Petrópolis!
|
|
|
|
#28 | |
|
Marcelo Lisa
|
Quote:
|
|
|
|
|
|
|
#29 |
|
Marcelo Lisa
|
Com estudantes de todo BRasil estudando nas escolas a História do Brasil , o Rio poderia atrair milhares de excursões de todos os pontos pra mostrar um roteiro exclusivamente sobre o período monárquico pós-Dom João VI. Acho que poderia conectar o Paço Imperial, o Outeiro da Glória, a Quinta da Boa Vista e Jardim Botânico ... com a Catedral de Petrópolis onde estão os túmulos esculpidos dos imperadores, o Museu Imperial , o Palácio de Cristal, etc.Sem esquecer de Vassouras e suas fazendas dos barões do café.
|
|
|
|
|
|
#30 | ||
|
Registered User
|
Quotando o Osmar, no outro thread:
Quote:
Quote:
|
|
|
|
#31 |
|
Registered User
|
Bem, "cenografização" por "cenografização", o acervo foi pra Petrópolis, pro Museu do Ipiranga (esse então, completamente cenográfico)... podem fazer uma reconstituição sem traumas.
|
|
|
#32 |
|
Marcelo Lisa
|
Neste caso,é uma boa idéia também mas eu sou contra quebrar a tradição de Petrópolis guardar a Coroa e os outros objetos que guarda há anos.
|
|
|
|
|
|
#34 |
|
Registered User
|
Principado? Que papo é esse? ![]() ![]() E não estou falando em tirar o acervo do Museu Imperial. O Museu Histórico Nacional tem um bom acervo do período monárquico, mas não fica em exposição permanente. Além disso, há o Museu do Primeiro Reinado, e alguns acervos menores...
|
|
|
#35 |
|
Registered User
|
Acho que as cidades só tem a ganhar... se complementando... nunca competiriam...
Alias, conheço bem o Brasil... e um dos lugares mais fascinantes desse país é a BR 040... O turista que vier ao Rio merece essa experiência |
|
|
|
|
|
#36 |
|
Registered User
|
E o patrimônio privado dos Braganças brasileiros? É dúvida, não insinuação, será que não sobrou nada do patrimônio material daquela época que pudesse ser utilizado na montagem de um segundo museu?
Bela a idéia supracitada sobre reconstituição de mobiliário, só não acredito que a indústria nacional tenha essa capacidade artesanal. Mas existem milhares de antiquários e colecionadores país afora.... |
|
|
|
![]() |
| Tags |
| museu imperial, petropolis |
| Thread Tools | |
| Display Modes | Rate This Thread |
|
|