daily menu » news links | rate the banner | guess the satellite | guess the city | one on one

Go Back   SkyscraperCity > Latin American Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Gerais > Arquitetura e Discussões Urbanas

Reply

Thread Tools Rate Thread Display Modes
Old November 5th, 2009, 04:24 AM   #21
Tquintan
Niteroiense da gema!!

Tquintan's Avatar

Acho MARJ, um nome horrível

Mas bem ou mal o Rio já tem um o MNBA, mas esse é subutilizado, tem um acervo muito bom, mas pouco é exposto
Tquintan no está en línea   Reply With Quote
Old November 5th, 2009, 05:07 AM   #22
bruno_rio
I'd love to stay and chat

bruno_rio's Avatar

Justamente... tantos museus/centros culturais interessantíssimos que o Rio tem ou poderia ter se fosse feito o investimento e a propaganda. O MNBA, o MHN, o Museu Nacional, o Arquivo Nacional, CCBB, o Chácara do Céu, o Real Gabinete Português de Leitura, a Biblioteca Nacional... não falo do CCC ou do CCJE porque nunca lá estive, mas imagino que sejam locais de primeira linha.

Quantas pessoas devem saber, por exemplo, que o Rio abriga uma das coleções mais importantes de arte naïf do planeta, no Cosme Velho? Enfim... temos opções e diversidade suficiente para transformar qualquer estada no Rio em um belo passeio cultural (fazendo-se o invto, mais uma vez).

Se um dia houver novamente interesse de uma "grife" internacional de museus, quem sabe não seria melhor se rolasse uma associação ao invés de uma nova estrutura!
bruno_rio no está en línea   Reply With Quote
Old November 5th, 2009, 05:45 AM   #23
Tquintan
Niteroiense da gema!!

Tquintan's Avatar

MHN, é muito bom, bem organizado, todo climatizado, com parte do acervo técnico bem moderno, o prédio foi muito bem restaurado, as exposições que o museu organiza, tanto de peças do seu acervo permanente quanto de outros museus, são de primeira e super bem organizados, o que falta ao MHN é espaço, eles deixam de expor partes de seu acervo (287 mil peças). Pra mim dos museus do Rio é o melhor...
Old November 5th, 2009, 06:32 AM   #24
bruno_rio
I'd love to stay and chat

bruno_rio's Avatar

Também gosto bastante dele.

Acho chato que eu não possa visitar os museus cariocas com mais frequência. Morando onde moro, levaria mais tempo no ônibus do que no prédio (como sempre acontece).
bruno_rio no está en línea   Reply With Quote
Old November 5th, 2009, 04:15 PM   #25
Marcelo Olisa
Marcelo de O. Lisa

Marcelo Olisa's Avatar

Quote:
Originally Posted by bruno_rio View Post

Também gosto bastante dele.

Acho chato que eu não possa visitar os museus cariocas com mais frequência. Morando onde moro, levaria mais tempo no ônibus do que no prédio (como sempre acontece).
Puxa! Mas você mora é na capital mesmo?
Marcelo Olisa no está en línea   Reply With Quote
Old November 5th, 2009, 07:37 PM   #26
FlicK
...

FlicK's Avatar

Marcelo, POA, por exemplo, tem dois bons museus que podem receber qualquer grande exposição: MARGS e Fundação Iberê Camargo. O MARGS é o museu mais tradicional do estado, e o que recebeu as principais exposições, já que o Iberê Camargo é novo, ainda. Por sinal fui esses dias numa exposição do MARGS que reunia um grande acervo do MASP.

Meu último thread: III PERIMETRAL - Porto Alegre!

Veja todos os meus threads clicando aqui.
FlicK no está en línea   Reply With Quote
Old November 5th, 2009, 07:59 PM   #27
fabrisbsb
Registered User

Quote:
Originally Posted by Marcelo Olisa View Post
Aliás eu acho que Brasília deveria ter grandes museus incluindo um de História da arte porque toda capital de países decentes têm grandes museus.
Marcelo, você disse tudo: Toda capital de países decentes têm grandes museus!

Só pra constar, Brasilia não tem um único museu decente. O MAB (museu de Arte de Brasília) é uma porcaria e tem um acervo horroroso; o Museu Nacional não passa de uma grande sala de exposições (e só isso), que foi construída às pressas para que um governador semi analfabeto pagasse de homem interessado em cultura. Os demais não passam de repartições públicas travestidas de espaços culturais.

Lembro ainda que a definição de museu é: instituição de caráter permanente com a finalidade de recolher, conservar, pesquisar expor e valorizarm, de diversas maneiras, um conjunto de elementos de valor cultural e ambiental. E em Brasília não há NENHUMA instituição do genero!
fabrisbsb no está en línea   Reply With Quote
Old November 5th, 2009, 08:34 PM   #28
Marcelo Olisa
Marcelo de O. Lisa

Marcelo Olisa's Avatar

Quote:
Originally Posted by fabrisbsb View Post

Só pra constar, Brasilia não tem um único museu decente. O MAB (museu de Arte de Brasília) é uma porcaria e tem um acervo horroroso; o Museu Nacional não passa de uma grande sala de exposições (e só isso), que foi construída às pressas para que um governador semi analfabeto pagasse de homem interessado em cultura. Os demais não passam de repartições públicas travestidas de espaços culturais.

Lembro ainda que a definição de museu é: instituição de caráter permanente com a finalidade de recolher, conservar, pesquisar expor e valorizarm, de diversas maneiras, um conjunto de elementos de valor cultural e ambiental. E em Brasília não há NENHUMA instituição do genero!
Pois é! Brasília mereceria ter ,pelo menos, um grande Museu de História Natural ( e para isto não é tão difícil conseguir acervos porque o Brasil é um país rico em biodiversidade, em minerais, em paleontologia etc.) ; um outro grande Museu de Arte ( nem que fossem emprestadas por mecenas ou por estes grandes bancos que têm acervos magníficos. Aliás com a falência daquele Banco Santos , bem que o governo daí poderia ter adquirido o acervo daquele milionário) e um Museu de Antropologia com acervos de tribos indígenas e também dos outros povos que formam o povo brasileiro.
Marcelo Olisa no está en línea   Reply With Quote
Old November 6th, 2009, 01:29 AM   #29
Tquintan
Niteroiense da gema!!

Tquintan's Avatar

Quote:
Originally Posted by Marcelo Olisa View Post
Aliás eu acho que Brasília deveria ter grandes museus incluindo um de História da arte porque toda capital de países decentes têm grandes museus.
Quote:
Originally Posted by fabrisbsb View Post

Não só toda grande capital deva ter um bom museu, mas toda grande cidade, mas no caso de Brasília é muito específico, é uma cidade muito nova ainda nem completou 50 anos, é complicado montar um bom acervo do nada, ainda mais com o esses museus sendo criados a pouco tempo, como o caso do Museu Nacional de Brasília, a capital do ficou no Rio por quase 200 anos, e a cidade tem um acervo bem expressivo, quando houve a mudança da capital, esse acervo todo permaneceu na cidade, Brasília literalmente tem que começar do zero, ae fica realmente mais complicado.

Reply

Thread Tools
Display Modes Rate This Thread
Rate This Thread:

Posting Rules