search the site
 daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy | DMCA | news magazine | posting guidelines

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Brasil > Fóruns Gerais > Arquitetura e Discussões Urbanas

Global Announcement

As a general reminder, please respect others and respect copyrights. Go here to familiarize yourself with our posting policy.

Reply

Thread Tools Rating: Thread Rating: 1 votes, 5.00 average.
Old October 28th, 2009, 04:38 AM   #141
ronin(POA)
Gremio: Força e Raça!!

ronin(POA)'s Avatar

Likes (Received): 4

Itapua

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

Porto Alegre infrastructure for 2014 World Cup

█████████
█████████
█████████
ronin(POA) no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links
Old October 28th, 2009, 04:41 AM   #142
dutchmaster
world citizen

dutchmaster's Avatar

Likes (Received): 9

^ Deve ser bem interessante conhecer esta reserva, tão inexplorada até pelos próprios gaúchos..fica a quantos km de Porto? Como é o acesso?

Sou Porto Alegrense de corpo e alma, nasci aq..porém não vejo NENHUM potêncial turístico em nossa cidade. Tem lugares mto melhores no nosso Brasil e até na região sul para conhecer do q Porto Alegre. É uma cidade mto mais para viver e morar do q para visitar. Eu não recomendaria alguém vir a cidade para turismo pois não temos estrutura para isso e mto menos grandes atrações para. E não apenas a capital e sim o estado por um todo.

Minha opnião.
Old October 28th, 2009, 01:06 PM   #143
Minuano
Registered User

Minuano's Avatar

Likes (Received): 12

Grande idéia!!!
Eu também não conheço Itapuã, queria saber sobre o lugar.
Valeu
Minuano no está en línea   Reply With Quote
Old October 28th, 2009, 01:40 PM   #144
joker-rs
Colorado

joker-rs's Avatar

Likes (Received): 3

Conheço Itapuã. É interessante ressaltar que tem pequenos morros que são dunas. Com a mesma areia do litoral (em composição, granulometria e fonte). Não acreditei quando vi. Simplesmente impressionante.
joker-rs no está en línea   Reply With Quote
Old November 2nd, 2009, 02:54 AM   #145
SirPhillip
NON FVCOR FVCO

SirPhillip's Avatar

Likes (Received): 1

Quote:
Originally Posted by dutchmaster View Post
^ Deve ser bem interessante conhecer esta reserva, tão inexplorada até pelos próprios gaúchos..fica a quantos km de Porto? Como é o acesso?

Sou Porto Alegrense de corpo e alma, nasci aq..porém não vejo NENHUM potêncial turístico em nossa cidade. Tem lugares mto melhores no nosso Brasil e até na região sul para conhecer do q Porto Alegre. É uma cidade mto mais para viver e morar do q para visitar. Eu não recomendaria alguém vir a cidade para turismo pois não temos estrutura para isso e mto menos grandes atrações para. E não apenas a capital e sim o estado por um todo.

Minha opnião.
Como, nenhum potencial? O potencial é enorme! O que nao existe é nenhum potencial APROVEITADO.
SirPhillip no está en línea   Reply With Quote
Old November 2nd, 2009, 02:59 AM   #146
SirPhillip
NON FVCOR FVCO

SirPhillip's Avatar

Likes (Received): 1

Quote:
Originally Posted by dutchmaster View Post

Minha opnião.
Nenhum km de porto, pq ela fica colada em Porto

Se vc quer dizer do centro, uns 40/50km.
SirPhillip no está en línea   Reply With Quote
Old November 4th, 2009, 12:32 AM   #147
Minuano
Registered User

Minuano's Avatar

Primavera em Porto Alegre:

Capelinha no bairro Rio Branco.

Parque Moinhos de Vento

Hidráulica do Moinhos

Old November 6th, 2009, 08:41 PM   #148
Marcelo Olisa
Marcelo Lisa

Marcelo Olisa's Avatar

Likes (Received): 549

Belíssimas estas fotos, Minuano.
Marcelo Olisa no está en línea   Reply With Quote
Old November 8th, 2009, 08:32 PM   #149
Minuano
Registered User

Minuano's Avatar

Quote:
Originally Posted by Marcelo Olisa View Post
Belíssimas estas fotos, Minuano.
Obrigado, Marcelo!!!
Old November 8th, 2009, 11:37 PM   #150
Eduhaus
...

Eduhaus's Avatar

Likes (Received): 476

Muito bom este thread. Aliás como tenho participado pouco do SSC, e talvez não tenha me dado conta, fico muito feliz em saber que recentemente se juntou aos foristas gaúchos um participante da qualidade do MINUANO!

Bem-vindo e parabéns!
Eduhaus no está en línea   Reply With Quote
Old November 8th, 2009, 11:37 PM   #151
Marcelo Olisa
Marcelo Lisa

Marcelo Olisa's Avatar

Fiz uma sugestão , referindo-me a este thread, ao ver uma foto do Ander :
http://www.skyscrapercity.com/showth...=994857&page=4
Old November 9th, 2009, 02:42 AM   #152
muckie
Registered User

muckie's Avatar

Likes (Received): 3055

Quote:
Originally Posted by Minuano View Post
Viaduto da Borges de Medeiros, um dos conjuntos urbanos mais interessantes da cidade:

Da cidade, do Brasil, do continente
muckie no está en línea   Reply With Quote
Old November 9th, 2009, 04:26 AM   #153
Eduhaus
...

Eduhaus's Avatar

Na minha opinião, em primeiro lugar, a cidade deveria definir uma estratégia de turismo que procurasse saber se os atrativos dos quais dispõe são suficientes, que tipo de público conseguiria atrair, o que precisaria ser melhorado ou complementando. Não adianta por exemplo POA vender uma imagem lá fora de Dubai, cidade moderna ou bem cuidadinha como Gramado ou Curitiba, o que hj não corresponde à realidade, embora possa até se discutir se a médio prazo não haja esta possibilidade.

Levando-se em consideração estes aspectos e do que a cidade dispõe e já é algo conhecido nacionamelnte são os aspectos ligados à cultura e a sua tradição, abrangendo hábitos, arquitetura, etc. Vejam, antes que apareça alguém me atacando, não quero dizer que POA é diferente do Brasil, mas que como em qualquer grupo, apresenta diferenciais que motivam as pessoas a se locomoverem a conhecê-la.

Existe um tipo de turista que a cidade poderia atrair facilmente, que é aquele que hoje se dirige à Serra Gaúcha. Ora, estes turistas chegam pelo aeroporto, muias vezes se hospedam aqui e não conhecem a cidade, até pq a cidade não está incluída no roteiro turístico. Gramado construiu sua reputação e aos poucos foi arrastando outras cidades como roteiro turístico nacional distante de aeroportos, etc, na base da criatividade e vendendo sua cultura local, incluíndo a arquitetura (embora boa parte fake),artesanato, paisagens, culinária, etc. Além disso passou a organizar tão longe do centro do Brasil eventos com grande projeção nacional, como o Festival de Cinema, o Natal Luz, etc, todos com ampla publicidade (gratuita) na mídia.

O problema é que POA não consegue definir suas prioridades, nem mesmo definir o que pretende. Eu sinceramente não vejo ação alguma da EPATUR, por exemplo, de divulgação da cidade ou da orientação aos turistas. Acho que a última grande inovação foi o Linha Turismo, que já deve completar quase uma década na longínqua administração do PT.

Acho que o Centro histórico de Porto Alegre reserva atrações únicas no Brasil, pela sua imponência, arquitetura, etc, mas é uam lástima a situação da Rua da Praia, com aquelas calçadas encardidas, luminárias, mobiliário urbano descontextualizado e que não promove a ligação dos diferentes elementos urbanos. Aqui em POA infelizmente procura se inserir automóveis num local que poderia ser de livre circulação de pedestres, como no Largo Glênio Peres (Estacionamento) e agora que se removou os camelôs, agora será transformada numa simples via de automóveis. Não que a circulação viária não seja importante, mas a dos pedestres e a questão estética é mais. A questão do porto eu prefiro não comentar, antes era culpa do PT (que só 4 anos esteve a frente do SPH do RS), agora já está desativado, e de longa data há sintonia entre os governos municipal e estadual mas nada sai do papel.

Será que custa tanto fazer como a maioria das cidades do sul do Brasil (onde POA parece ser o patinho feio) e colocar ao menos alguma floreira em espaços públicos?

Também em turismo de eventos a cidade decresceu: A Feira do Livro, que divulgava a cidade como promotora da maior feira do livro a céu aberto da AL tinha muito mais espaço na mídia nacional e local, embora não me surpreenda que se divulgue que o público aumenta. Mas circulando naquele local se vê de modo notório que houve uma diminuição na qualidade dos expositores, na motivação de autoridades, escritores, etc. A maneira como se trata escritores e pessoas de reconhecida e prestigiada projeção nacional aqui em POA por diversas pessoas já nos dão uma idéia de como anda a antes tão famosa e propalada vida cultural da cidade. Em franca decadência.

A Casa da Cultura decresceu tb. Fica-se neste debate de transformá-la em fundação, em isto ou aquilo, enquanto que pioram as salas de cinema, as instalações e a qualidade dos eventos. A Bienal este ano se falou muito pouco, muito diferente da época em que Ministro da Cultura vinha inaugurá-la. O CC Érico Veríssimo, um espaço excelente tb subaproveitado. O FSM, que superlotava a rede hoteleiro de POA e da RM, com ampla e respeitada divulgação na imprensa européia e mundial tb não houve interesse que fosse mantido por motivos ideológicos e partidários, embora houvesse consenso sobre os ganhos econômicos, salvo posições muito extremistas. O Forum da Liberdade parecia decolar como contraponto ao FSM mas foi perdendo força sem a presença daquele. Fronteiras do Pensamento, embora com painelistas de qualidade, tem pouca divulgação e espaço na mídia. Festivais de Teatro não evoluíram, outras formas de demonstração artística tampouco.

Embora eu fosse de certo modo contrário às atrações de ordem étnica, vez que POA, ao contrário do interior, de Curitiba ou mesmo Floripa (açoriana), transcendeu estas questões, resgatar a história da cidade e tornar isso algo turístico me parece muito importante. Neste sentido, é triste constatar a situação do belíssimo Monumento aos Açorianos e de toda a região. Também de patrimônios históricos como do Shopping Total, que é pouco valorizado e explorado culturalmente, mas é visto como um Shopping qualquer. Agora há pouco tempo estive conversando com uma amiga que trabalha na estruturação dos museus ligados aos clubes de colonização alemã da cidade (Náutico, Sogipa, Leopoldina, Jangadeiros, Veleiros, etc) e ela falou da dificuldade de se obter recursos, apesar de pesos econômicos como a Gerdau apoiando.

Eventos na área empresarial, apesar da boa estrutura da FIERGS, entre outras, ocorrem muito poucos. Algusn setoriais são realizados no interior, como em NH e Caxias, mas muito poucos em POA. Num estado que vive realizando e bem simáticas festas para o doce, morango, bergamota, chocolate, rosas, azaléias, chucrute , isso me parece total falta de iniciativa e criativiade.
Old November 9th, 2009, 05:19 AM   #154
Eduhaus
...

Eduhaus's Avatar

Acervo de Erico Verissimo será transferido para o Rio e o de Quintana também vai deixar o Sul

Publicada em 20/05/2009 às 08h20m
Rachel Bertol
R1 R2 R3 R4 R5 Dê seu voto R1 R2 R3 R4 R5 Média: 5,0Comente
Comentários

RIO - A notícia deixou os gaúchos em polvorosa: o Rio Grande do Sul deve perder os acervos de seus dois maiores escritores do século XX, Erico Verissimo e Mario Quintana. A família Verissimo fechou acordo para transferir os dez mil documentos relativos à vida e à obra do autor da trilogia "O tempo e o vento" para o Instituto Moreira Salles (IMS), no Rio. Já a saída do material de Quintana do estado, segundo sua sobrinha Helena Quintana, é certa. O que ela ainda negocia é o destino; uma possibilidade seria também o IMS.

Os herdeiros de Verissimo assinaram contrato de comodato por dez anos, depois dos quais voltarão a decidir sobre os rumos do acervo, com originais, cartas, fotos, desenhos. O conjunto seguirá, nas próximas semanas, para o anexo que o IMS inaugurou no fim do ano passado nas suas instalações da Gávea. O prédio foi projetado especialmente para a preservação de coleções literárias, com condições especiais de climatização e estrutura capaz de suportar o peso de toneladas de papel. No local, o instituto aproveita sua experiência com acervos fotográficos, mantidos na Gávea em outro anexo, que este ano completa dez anos.

Faz poucos dias, a imprensa gaúcha noticiou a transferência, deixando muita gente por lá indignada. O estado governado por Yeda Crusius tenta impedir a saída dos documentos. A secretária de Cultura, Mônica Leal, garantiu nesta terça-feira ao GLOBO que o estado tem plenas condições de manter o acervo, em instituições públicas ou privadas. Mas voltar atrás é hipótese remotíssima.

- Não há condições para manutenção no Sul. Estão criando polêmica onde não existe. É melhor para o acervo e para o estado que ele esteja em local protegido, com maior exposição. A ideia do IMS é digitalizar tudo - afirma Fernanda Verissimo, que representa o pai, Luis Fernando, que está na Europa.

A família planejava deixar o material histórico no Rio Grande do Sul, no Centro Cultural CEEE Erico Verissimo, reformado recentemente. Em 2005, quando os Verissimo decidiram retirá-lo da PUC-RS, onde estava desde o início dos anos 1980, os documentos voltaram para a casa onde Erico morou, hoje endereço do filho Luis Fernando, em Porto Alegre.

- O projeto do Centro Erico Verissimo era abrigar vários acervos, mas tomou outro rumo, com funções diferentes, nunca se constituiu como espaço propício à manutenção e à conservação. Ainda mais se compararmos com as condições oferecidas pelo IMS. Se ficasse aqui, seria todo um trabalho por fazer - diz Fernanda por telefone, de Porto Alegre.

Helena Quintana também é taxativa ao afirmar que o acervo do seu tio não continuará no Rio Grande do Sul, nem mesmo na tradicional Casa de Cultura Mario Quintana.

- A casa de cultura não tem condições - declara, por telefone.

Samuel Titan, do IMS, confirma que "provavelmente" o material do poeta irá para a instituição, mantida por um fundo deixado pelo embaixador Walter Moreira Salles.

http://oglobo.globo.com/cultura/mat/...-755948842.asp
Old November 9th, 2009, 01:41 PM   #155
Minuano
Registered User

Minuano's Avatar

Quote:
Originally Posted by Eduhaus View Post
Muito bom este thread. Aliás como tenho participado pouco do SSC, e talvez não tenha me dado conta, fico muito feliz em saber que recentemente se juntou aos foristas gaúchos um participante da qualidade do MINUANO!

Bem-vindo e parabéns!
Valeu, Edu!
vou fazendo por merecer.
Old November 9th, 2009, 02:32 PM   #156
Minuano
Registered User

Minuano's Avatar

Cemitérios de POA: vale a visita.
http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=997607
Old November 9th, 2009, 07:54 PM   #157
Minuano
Registered User

Minuano's Avatar

Quote:
Na minha opinião, em primeiro lugar, a cidade deveria definir uma estratégia de turismo que procurasse saber se os atrativos dos quais dispõe são suficientes, que tipo de público conseguiria atrair, o que precisaria ser melhorado ou complementando. Não adianta por exemplo POA vender uma imagem lá fora de Dubai, cidade moderna ou bem cuidadinha como Gramado ou Curitiba, o que hj não corresponde à realidade, embora possa até se discutir se a médio prazo não haja esta possibilidade.

Levando-se em consideração estes aspectos e do que a cidade dispõe e já é algo conhecido nacionamelnte são os aspectos ligados à cultura e a sua tradição, abrangendo hábitos, arquitetura, etc. Vejam, antes que apareça alguém me atacando, não quero dizer que POA é diferente do Brasil, mas que como em qualquer grupo, apresenta diferenciais que motivam as pessoas a se locomoverem a conhecê-la.
Eu acho que tocaste no ponto crucial: qual a imagem que POA tem fora do Estado? Seria uma das primeiras considerações a avaliar, caso o município realmente quisesse investir na indústria do turismo. Como POA é vista: cidade alegre, decadente, rica, medíocre, pouco ou muito atrativa? Quais nossos pontos fortes (os fracos já conhecemos)? Por que alguém viria a passear na cidade? Em suma, um diagnóstico da situação "de mercado" da nossa cidade.

Na verdade, não existe atrativo melhor do que qualidade ou de estilo de vida. Não conheço Curitiba, mas sem conhecer a cidade passa a idéia de cidade mais evoluída. O Rio peca muito no quesito qualidade de vida, a rotina da população é desgastante, mas a imagem das praias, bossa-nova, liberdade, ainda persiste mundo afora.

Eu não vejo por que não ser diferente, ou melhor, porque sermos iguais às outras capitais. Taí uma idéia, o que obstaria a POA ser conhecida conhecida como a 3ª capital platina?
....
Old November 10th, 2009, 08:47 PM   #158
Minuano
Registered User

Minuano's Avatar

Quote:
Acho que o Centro histórico de Porto Alegre reserva atrações únicas no Brasil, pela sua imponência, arquitetura, etc, mas é uam lástima a situação da Rua da Praia, com aquelas calçadas encardidas, luminárias, mobiliário urbano descontextualizado e que não promove a ligação dos diferentes elementos urbanos. Aqui em POA infelizmente procura se inserir automóveis num local que poderia ser de livre circulação de pedestres, como no Largo Glênio Peres (Estacionamento) e agora que se removou os camelôs, agora será transformada numa simples via de automóveis. Não que a circulação viária não seja importante, mas a dos pedestres e a questão estética é mais. A questão do porto eu prefiro não comentar, antes era culpa do PT (que só 4 anos esteve a frente do SPH do RS), agora já está desativado, e de longa data há sintonia entre os governos municipal e estadual mas nada sai do papel.
Tá tudo dito aí; é incrível, mas no que se refere ao Centro, eles fazem sempre o contrário do bom-senso; ou simplesmente desistiram daquela área.
Old November 10th, 2009, 09:27 PM   #159
joker-rs
Colorado

joker-rs's Avatar

Likes (Received): 3

Quote:

Concordo com o Eduhaus. Não estou destacando por importância ou prioridade esse parágrafo. Mas o que ele falou sobre estacionamento onde eram os camelôs dá a impressão de que o único objetivo era tirar os camelôs. O que vem depois não importa. Desperdício.

Só para raciocinar um pouco mais sobre o comentário do amigo, cito o exemplo de Recife, pois seu carnaval é feito para a população local com incentivo forte ao turismo. Isso é tudo. Quem dá vida ao local não é o turista, mas as pessoas da região. É interessante pra todos e pro turista que a população valorize o que tem. Nada de desertos. Acho que dá pra começar com o portoalegrense saindo dos shoppings!
joker-rs no está en línea   Reply With Quote
Old November 10th, 2009, 09:35 PM   #160
Marcelo Olisa
Marcelo Lisa

Marcelo Olisa's Avatar

Vocês ficam procurando a vocação da cidade e ela está no próprio nome da cidade : " Porto( dos Casais, Alegre..) . A cidade se divorciou do rio Guaíba mas jamais deixou de dormir na mesma cama que ele. Vivem lado a lado mas com um muro os separando. Tá na hora de voltarem a dar uns beijos e viverem juntos. Hehe.
Enfim, revitalizar a área seria um bom início. Acho lindos os galpões que ficam ali na beira do rio. O novo museu harmoniza com a paisagem e por que não fazem mirantes, barzinhos, outros centros culturais, etc etc... no local? Revitalizar o centro também é vital . Fora isto é só mesmo reforçar o que a cidade já tem como ser arborizada, ter gente hospitaleira ( e alegre no nome da cidade e têm fama de cultos também). Como já ressaltei em outros posts, acho que podiam puxar um gancho da Serra e Vales que estão tão próximos e passarem a vender mais os prédios de Wiederspahn ( no blog do Rene Hass há vários textos sobre estes prédios dele).

Reply

Thread Tools
Rate This Thread
Rate This Thread:

Posting Rules