Go Back   SkyscraperCity > Latin American Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Gerais > Infraestrutura e Transporte > Transporte Rodoviário

Reply

Thread Tools Rate Thread Display Modes
Old October 30th, 2009, 04:07 PM   #1
luizz27
Registered User

luizz27's Avatar

Minicarro elétrico é a aposta de Lerner

Sessenta centímetros de largura, 1,38 metro de comprimento e 1,5 metro de altura. Essas são as dimensões do menor carro elétrico concebido no mundo até o momento, projeto com a assinatura do arquiteto Jaime Lerner. Batizado de Dock Dock, o veículo foi pensado para circulação compartilhada com pedestres e bicicletas, além de locais com trânsito de automóveis tradicionais restrito. Baseado no modelo do Velib – o sistema de locação de bicicletas públicas de Paris –, o pequeno carro seria uma forma rápida (atinge até 20 quilômetros por hora) e confortável de deslocamento para o uso do transporte coletivo.

“As cidades do futuro terão um bom transporte público. Por esse motivo, a melhor solução é um veículo individual sem dono”, explica o arquiteto. O conceito do carro elétrico tradicional, para Lerner, é benéfico para o meio ambiente, mas vai manter os engarrafamentos nas grandes cidades. O Dock Dock, por outro lado, faz parte de um conceito de mobilidade pensado na integração entre todos os atores de um sistema de transporte. “Não se deve tentar provar qual modelo é mais eficiente. Nossa ideia não é substituir o carro normal, mas colocar esse veículo para circular em áreas movimentadas, como as regiões centrais”, esclarece.

O intuito de Lerner é tornar o carro realidade nas ruas o mais rápido possível. “Não é um carro virtual, ao contrário do que vemos muitas vezes na mídia. Ele está resolvido, em fase de protótipo final. Se alguém quiser fabricá-lo, basta se apresentar”, afirma. De acordo com o arquiteto, as cidades não precisam se adequar ao projeto. “O carro que hoje chega aos 150 quilômetros por hora não tem mais lugar na cidade. A pessoa terá esse carro para viajar. Mas na cidade pode rodar com o Dock Dock”, avalia. O arquiteto promete apresentar oficialmente o veículo dentro de 15 dias. Professor titular de Transportes da Universidade Federal do Paraná, Eduardo Ratton discorda de Lerner: as cidades precisam encontrar formas para se adequar à invenção. “Pelo projeto, ele será semelhante a uma bicicleta para o trânsito. Hoje, os ciclistas não conseguem se locomover pela falta de respeito no trânsito. Por essa razão, será impossível usá-lo em convivência com os automóveis”, opina.

O professor do mestrado e doutorado em Gestão Urbana da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) Fabio Duarte considera a ideia bastante interessante do ponto de vista tecnológico. Mas não enxerga a necessidade desse tipo de transporte na capital. “Em cidades como São Paulo e Rio de Janeiro, com centros muito grandes, esse tipo de solução pode funcionar. Especialmente se essas áreas forem fechadas para o carro comum”, afirma.

http://portal.rpc.com.br/gazetadopov...osta-de-Lerner
luizz27 no está en línea   Reply With Quote
Old October 31st, 2009, 06:52 AM   #2
FP
Registered User

FP's Avatar

Perguntas?

1) O Lerner tem algum trauma com transporte ferroviário? Caiu no trilho, foi abandonado na estação quando era criança.....

2) Em quanto tempo começariam os engarrafamos de minicarros elétricos?

Eu quero o SACI !
FP no está en línea   Reply With Quote
Old October 31st, 2009, 09:21 AM   #3
Ramos
Brasil-Belindia é aqui

Ramos's Avatar

Quote:
Originally Posted by FP View Post
Perguntas?

1) O Lerner tem algum trauma com transporte ferroviário? Caiu no trilho, foi abandonado na estação quando era criança.....
Perguntas:

1) Você já viu alguma entrevista de Lerner condenando totalmente o transporte ferroviário?

2) Por que é mais fácil taxar uma pessoa do que descobrir o seu real ponto de vista sobre determinado assunto?
Ramos no está en línea   Reply With Quote
Old October 31st, 2009, 11:00 AM   #4
Fabius_
Jockey Club Campineiro

Fabius_'s Avatar

“As cidades do futuro terão um bom transporte público. Por esse motivo, a melhor solução é um veículo individual sem dono”

Com frases assim, o "bom transporte público" ficará sempre no futuro. Justificativa típica de quem só projeta, projeta, mas inconscientemente talvez nem acredite no que faz. Não é muito diferente do TAV...

Conheça os tópicos feitos por mim - bairros de Campinas e sobre outras cidades http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=659488
Fabius_ no está en línea   Reply With Quote
Old October 31st, 2009, 12:28 PM   #5
ATHOS
Registered User

ATHOS's Avatar

Bom, quem se lembra esta cara apareceu dando enmtrevista dizendo que o Metrô "leva 20 anos para ser construído" e "20 minutos para se chegar à plataforma" (Estação "hellpública?" Só de for) e coisas do gênero.

Mas, não sei se isso "pega", é questão de testar.

Quem aqui não lembra do Walkmachine?

Já pensei seriamente em comprar um para chegar ao Metrô Jabaquara
(estou a cerca de 2000m de lá, o ônibus leva entre espera e trajeto "apenas" o mesmo tempo em que o trem da L1 leva para percorrer a linha de ponta a ponta. )

Seria uma solução interessante, mas como exemplo,como utilitário não pegou(Só lazer e olha lá pois o modismo passou
0, e olha que acredito que poderia até ser levado para dentro do trem para ser usado na outra ponta.

é uma questão cultural
Old October 31st, 2009, 05:19 PM   #6
FP
Registered User

FP's Avatar

Quote:
Originally Posted by Ramos View Post
Perguntas:

1) Você já viu alguma entrevista de Lerner condenando totalmente o transporte ferroviário?

2) Por que é mais fácil taxar uma pessoa do que descobrir o seu real ponto de vista sobre determinado assunto?
Respostas:

1) Não, mas também nunca vi incentivando.

2) Porque, independente do ponto de vista, é mais fácil analisar o que a pessoa faz na prática.

Eu quero o SACI !
Old October 31st, 2009, 09:56 PM   #7
CAF2000
Registered User

CAF2000's Avatar

Tá louco esse Lerner so vem com isso?? mini carros elétricos?? então é melhor eu comprar um mini carro elétrico do que usar ônibus?? no fundo Lerner sabe que o transporte da cidade esta um lixo e que precisa evoluir urgentemente para um meio mais eficiente e rápido como o metrô curitibano. Esses mini carros são mais um modismo que até hoje não emplacou nem no Japão e olha que eles são fãs de engenhocas.
Old November 1st, 2009, 12:10 AM   #8
Ramos
Brasil-Belindia é aqui

Ramos's Avatar

Quote:
Originally Posted by CAF2000 View Post
Tá louco esse Lerner so vem com isso?? mini carros elétricos?? então é melhor eu comprar um mini carro elétrico do que usar ônibus?? no fundo Lerner sabe que o transporte da cidade esta um lixo e que precisa evoluir urgentemente para um meio mais eficiente e rápido como o metrô curitibano. Esses mini carros são mais um modismo que até hoje não emplacou nem no Japão e olha que eles são fãs de engenhocas.
Se o transporte de Curitiba fosse um lixo, não estaria funcionando há várias décadas. Além disso o metrô vai substituir apenas o mais carregado dos corredores, sendo que os demais vão continuar existindo e alimentando o metrô.

Quote:
Originally Posted by FP View Post
Respostas:

1) Não, mas também nunca vi incentivando.
Então como pode atribuir que Lerner é contra sistemas de metrô?
Ramos no está en línea   Reply With Quote
Old November 2nd, 2009, 12:38 AM   #9
raffasoares
Registered User

raffasoares's Avatar

... carrinho feio, viu?

Tão pequeno que à primeira vista achei que fosse suporte da cancela.
Old November 2nd, 2009, 04:47 AM   #10
francis cabral
Gaúcho e Brasileiro

O Lerner é um falastrão. Fala de transporte fala de carro elétrico, fala de tudo. É muito cômodo; se eu tivesse o dinheiro que ele tem, também ficaria sentado no meu escritório no Juvevê dando pitaco em tudo.
francis cabral no está en línea   Reply With Quote
Old November 3rd, 2009, 04:15 AM   #11
FP
Registered User

FP's Avatar

Então como pode atribuir que Lerner é contra sistemas de metrô?[/QUOTE]

Então explica pra gente o que, na prática, ele fez para o transporte ferroviário.

Tem algum projeto implantado que não seja corredor de ônibus?

Estou perguntando porque, sinceramente, eu não conheço.

Eu quero o SACI !
Old November 3rd, 2009, 08:19 AM   #12
nando-vando
Registered User

nando-vando's Avatar

Eu acho até interessante mas isso já existe. Ele só fez umas adaptações.

Aqui na Nova Zelandia isso é muito comum. Esse carrinho é usado por pessoas idosas principalmente ou com a algum problema de saude. São elétricos e silenciosos, mas pricisam de um bom viário para circular, coisa que desconheço no Brasil.
nando-vando no está en línea   Reply With Quote
Old November 3rd, 2009, 12:40 PM   #13
FMoretti
VLT no ABC!

FMoretti's Avatar

Aqui tem no supermercado. E tem até cesta para por as compras.
FMoretti no está en línea   Reply With Quote
Old November 10th, 2009, 01:51 PM   #14
BraVision
Pelo PAC Favelas Zero

Quote:
Originally Posted by nando-vando View Post
Eu acho até interessante mas isso já existe. Ele só fez umas adaptações.

Aqui na Nova Zelandia isso é muito comum. Esse carrinho é usado por pessoas idosas principalmente ou com a algum problema de saude. São elétricos e silenciosos, mas pricisam de um bom viário para circular, coisa que desconheço no Brasil.
Correto, muito comum aqui na Australia, onde 95% dos passeios e meios fios sao projetados para o uso do mesmo, principalmente pelos idosos. Nada de novidade, ja existem por aqui desde que aqui cheguei em 1992.
BraVision no está en línea   Reply With Quote

Reply

Thread Tools
Display Modes Rate This Thread
Rate This Thread:

Posting Rules