Quote:
Originally Posted by marconii
Em Recife, Imbiribeira vira Boa Viagem, Encruzilhada vira Rosarinho e Casa Amarela vira Casa Forte, só pra citar alguns exemplos.
A solução boa seria que esses bairros melhorassem sem precisar assumir a identidade e o nome de outro.
|
É o que eu penso. Aqui em São Paulo percebo que as pessoas conhecem pouco a cidade onde vivem e muitos têm preconceito com determinados bairros.
Santa Cecília (bairro de classe média da capital paulista que faz divisa com Higienópolis, Vila Buarque, Consolação, Barra Funda e Perdizes), tem algumas ruas arborizadas que apresentam excelente urbanismo e que contam com vários prédios de médio e alto padrão, principalmente no quadrilátero que abrange ruas como Veiga Filho, Tupi, Albuquerque Lins, São Vicente de Paulo, Gabriel dos Santos, Brasílio Machado e Conselheiro Brotero. As imobiliárias e incorporadoras costumam dizer que tais ruas são parte de Higienópolis e não de Santa Cecília. Isto acontece porque a maioria das pessoas desconhece que dentro do bairro/distristo de Santa Cecília há ruas com imóveis tão bons quanto os encontrados em bairros nobres da capital paulista e muita gente ainda nutre um preconceito contra o bairro, que passou por um processo de desvalorização desde a construção do elevado Costa e Silva (vulgo Minhocão), que marca a divisa de Santa Cecília com dois outros bairros (Campos Elíseos e Barra Funda).
Lembro que em dos encontros do SSC de que participei, surpreendi-me com o fato de que alguns dos foristas que estavam comigo em uma caminhada por Santa Cecília, Barra Funda e Luz, confundiam Santa Cecília com partes da Barra Funda e Campos Elíseos, talvez por influência da mídia imobiliária, que tenta chamar o "verdadeiro" bairro de Santa Cecília de Higienópolis.