|
|
| daily menu » news links | rate the banner | guess the satellite | guess the city | one on one |
|
|
#1 |
|
Registered User
|
Itumbiara (GO) 100 anos , Thread Histórico
![]() Fonte Site da Prefeitura de Itumbiara http://www.itumbiara.go.gov.br Sua origem data de 1824, quando o Português, Marechal Cunha Matos aqui instalou o Porto de SANTA RITA DO PARANAÍBA para atender a passagem da estrada que ligava a região a Uberaba em Minas gerais. O local começou a ser povoado com a vinda de várias famílias com o objetivo de explorar, através da agricultura e pecuária, as terras férteis do Vale do Paranaíba. Essas famílias ergueram uma capela denominada “Santa Rita”, que mais tarde viria a ser a padroeira da cidade. A área a ser instalado o futuro município, foi doada pelas famílias de José Domingos da Costa, José Bernardo da Costa, Antônio Francisco Gardiano, cujo documento foi lavrado em 17 de janeiro de 1824. Em 02 de agosto de 1824 foi criado o Distrito e freguesia de Santa Rita do Paranaíba, por resolução Provincial de nº 18, elevado a Paróquia pelo Bispo de Goiás, Dom Prudêncio. Foi criado, em 16 de julho de 1909, o Município de Santa Rita do Paranaíba através da Lei nº 349, sancionada pelo Governo Urbano Coelho, tendo sido instalado o Município em 12 de outubro de 1909. Um fato bastante benéfico ao desenvolvimento do recém emancipado Município, foi a inauguração da Ponte Affonso Penna em 15 de novembro de 1909, pelo então Presidente da República, Dr. Afonso Augusto Moreira Penna. Através de uma consulta popular, realizada em 31 de dezembro de 1943, na gestão do Prefeito José Gomes de Lima, o Município de Santa Rita do Paranaíba passou a chamar-se ITUMBIARA, que em língua indígena significa “CAMINHO DA CACHOEIRA”, justamente porque tínhamos no município uma das mais belas cachoeiras do país “CACHOEIRA DOURADA”, hoje extinta pela construção da Usina Hidrelétrica de Cachoeira Dourada, distante aproximadamente 30 Km de Itumbiara. Durante a Revolução Constitucionalista de 1932, Itumbiara foi palco do violento confronto do Exército com as forças rebeldes do Estado de São Paulo. Esse MOVIMENTO REVOLUCIONÁRIO era formado principalmente por advogados, professores, comerciários e estudantes universitários, que tinham como objetivo principal a convocação imediata de eleições gerais para Presidente da República do Brasil, Deputados e Senadores e a conseqüente elaboração de uma nova Constituição para o Brasil. Embora GetúlioVargas, então Presidente do Brasil, tenha sufocado os revolucionários paulistas, as eleições foram convocadas para 1933 e os brasileiros passaram a viver num Estado de Direito a partir da promulgação da Constituição de 1934. A Ponte Affonso Penna guarda ainda hoje, através de perfurações à bala, marcas desse episódio da História Brasileira. A iluminação elétrica, apesar da quantidade de água cercando a cidade, só foi implantada em 1933. Pode-se afirmar que o crescimento da cidade foi impulsionado pela abertura das primeiras estradas intermunicipais, isso em 1918, que além de encurtar as distâncias e o tempo das viagens, ampliou os caminhos do progresso. No início do século XX surgiram as primeiras iniciativas para a criação de escolas, que foram aumentando com o crescimento do município, quase no mesmo instante que a imprensa se tornou realidade em 1919, isso graças ao Jornal “ O Comércio” . Através de um concurso em 1943, a cidade passou a denominar-se Itumbiara, que em tupi-guarani significa Caminho da Cachoeira. Por sua localização estratégica, foi palco de duas revoluções na década de 30. A primeira, a Revolução de 30 - confronto ocorrido entre as forças militares leais ao Presidente Washington Luís e os simpatizantes da idéias reformistas do futuro o Presidente Getúlio Vargas - contou com a participação de cem itumbiarenses. A segunda, a Revolução Constitucionalista de 1932, trouxe tensão à população, pelos confrontos entre o Exército e as forças rebeldes formadas por civis e militares do Estado de São Paulo. O município perdeu parte de seu território com a emancipação dos Distritos de: Panamá em 1852; Cachoeira Dourada em 1982; Inaciolândia em 1993; A cidade recebeu, durante sua história, as visitas do Presidente da República Affonso Augusto Moreira Pena, Juscelino Kubitschek de Oliveira, Emílio Garrastazu Médici, Ernesto Geisel, João Batista de Oliveira Figueiredo, Fernando Affonso Collor de Mello e Fernando Henrique Cardoso. Área 2.461,280 km² População 92.832 hab. est. IBGE/2009 [2] Densidade 38,7 hab./km² Altitude 448 m Clima tropical Fuso horário UTC-3 Indicadores IDH 0,852 elevado PNUD/2000 [3] PIB R$ 1.785.886 mil IBGE/2005 [4] PIB per capita R$ 17.945,00 IBGE/2005 [4] Casa ![]() ![]() ![]() ![]() Antiga Prefeitura Demolida ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() Escola ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() Procissão ![]() Mesma Procissão nos dias atuais ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() Cadeia ![]() ![]() ![]() Itumbiara Hoje ![]()
Last edited by buenavista2; November 7th, 2009 at 08:17 PM. |
|
|
|
|
|
#2 |
|
Música salva!
|
Adoro o estado de Goyaz e toda sua história! Morei um tempo em Brasília, e sempre quando possível, aproveitava para conhecer as cidades próximas (ou nem tanto).
Goiás é um lugae que me sinto muito à vontade, talvez pela semelhança com Minas Gerais, meu estado de coração. Nosso interior, tão rico e tão negligenciado durante anos, volta a ter destaque graças à reconstrução de nosso glorioso passado. Parabéns pelo tredi. |
|
|
|
|
|
#3 |
|
FTrindade
|
apesar de novinha parece ter história, e parece bem simpática a cidade.
threads historicos são sempre bons, parabéns! |
|
|
|
|
|
#4 |
|
Engenheiro de Utopia
|
Cara você não imagina como eu gostei do seu thread!! Adoro fotos antigas e ainda mais de uma das cidades aqui da região, foi um verdadeiro achado esse seu thread. Valeu mesmo por disponibilizar as fotos, não imagina que Itumbiara tivesse tanta história assim, esse prédio antigo da prefeitura é, guardada as devidas proporções incrível, bem imponente. A ponte Afonso Pena é diretamente ligada a história de Uberlândia, já que foi um dos fatores que permitiu a cidade se tornar um grande centro distribuidor e é uma bela obra, merece ser conservada.
CLIQUE para fotos de: Arapuá - MG, Araxá - MG, Carmo do Paranaíba - MG, Patos de Minas - MG e Uberlândia - MG Entre as minhas saudades uma existe,\Que mais me dá\Com o calor forte, e então me põe mais triste É a do Araxá. (Alberto de Oliveira) |
|
|
|
|
|
#5 |
|
Esta terra é nossa!
|
Bem, conheço Itumbiara de passagem, nunca tive a oportunidade de entrar na cidade. Depois vi mais fotos aqui no fórum. O que vi me cativou muito, imagino que seja uma boa cidade, parabéns.
|
|
|
|
|
|
#6 |
|
Semper Fi
|
Gostei de ver, muito bom, parabens!
![]() Essa cidade faz parte da historia da minha familia, foi a primeira cidade onde meus avos estabeleceram em Goias, tenho um carinho muito grande por Itumbiara e essas fotos postadas de certo modo me fez lembrar de meus avos... Parabens a cidade tambem, que parece estar crescendo e desenvolvendo cada vez mais... |
|
|
|
|
|
#7 |
|
Registered User
|
Amo cidades históricas e arquitetura colonial... e é bom conhecer outras novas!
Nas fotos mais atuais nao percebi se a arquitetura antiga ainda permanece bem preservada. Ela está? Abraços |
|
|
|
|
|
#8 |
|
Yo Hey O Hee
|
Conhacia a cidade pelo seu time,q vez pro outra aparece na midia
pensei q a cidade fosse maior(uns 200 mil hab.) muito interessante as fotos antigas,estranho eh a foto da prefeitura,praticamente no meio do nada,isolada,que pena que demoliram
|
|
|
|
#9 |
|
Centro-Oeste Forever
|
Perfeito trédi....
Adoro fotos antigas.... a ponte Afonso Pena deve ter sido um marco da engenharia brasileira na época... Repito, simplesmente perfeito!!!
Mato Grosso: O Estado do Pantanal... ...e do Cerrado, Amazônia, Araguaia, Chapadas, Serras, Cavernas, Cidades Históricas, Cidades Modernas... Conheça!! Conheça o Mato Grosso... Um estado Belo por Natureza... Outros Threads Meus de: GOIÁS / MATO GROSSO |
|
|
|
|
|
#10 |
|
Calango do Cerrado
|
Já ouvi falar muito no nome de Itumbiara por causa de uns amigos da minha família, mas não conheço ainda.
Parece ser uma cidade que se desenvolve cada vez mais. A foto panorâmica ficou muito interessante. As históricas também! muito bom conhecer!
|
|
|
#11 | |
|
Registered User
|
Quote:
A estrutura de ferro da Ponte Affonso Penna veio da Alemanha até o Rio de Janeiro de navio, depois seguiu até Uberlândia de trem e, de lá para Itumbiara, em carro de boi. A construção da Ponte Affonso Penna significou a ligação do Centro-Oeste brasileiro com as outras regiões do País, já que unia as regiões Sul e Sudeste ao Sul goiano e ao Mato Grosso. O Instituto do Patrimônio Artístico e Histórico Nacional (Iphan), visitou a Ponte Affonso Penna e, anunciou que iria solicitar seu tombamento como patrimônio histórico nacional mas, até hoje o laudo não foi divulgado e, segundo informações, o processo de tombamento da ponte ainda está sendo analisado. História A antiga Ponte Affonso Penna começou a ser construída em 1908, no então povoado de Santa Rita do Paranaíba, atraindo pessoas de várias pontos da região para acompanhar sua instalação, e foi inaugurada no dia 15 de novembro de 1909, recebeu o nome em homenagem ao Presidente Afonso Augusto Moreira Pena. Após a construção da Rodovia BR 153, no decorrer da década de 1960, o movimento passou para a ponte construida para atender a rodovia. E no início da década de 1970, com a construção da Usina hidrelétrica de Itumbiara (Furnas), engenheiros da estatal mudou o lugar de origem da Ponte Affonso Penna para atender a Vila Operaria na cidade de Itumbiara (GO) com o canteiro da obra na localidade denominada Araporã (MG). |
|
|
|
|
|
|
#12 |
|
Registered User
|
Tive o prazer de conhecer Itumbiara e realmente é uma cidade muito bonita.
Gostei muito da ponte, como o Roberto disse "perfeita". Mas a foto que mais me chamou atenção foi da antiga prefeitura, sua imponencia encanta mesmo. Pena não existir mais. Parabéns pelo tredi e pelos 100 anos de Itumbiara. |
|
|
|
|
|
#13 |
|
In the brig
|
Lindo e completo thread, a cidade é bem próspera.
|
|
|
|
|
|
#14 |
|
Registered User
|
melhor impossível, muito legais as fotos antigas! thread interessantíssimo!
Last edited by Voni68; November 10th, 2009 at 12:13 AM. |
|
|
|
|
|
#15 |
|
Registered User
|
Sempre escuto ou vejo na mídia algo sobre Imtumbiara, então a cidade me parece ser bem conhecida.
Aquele prédio da antiga prefeitura me impressionou, incrível como simplesmente demoliram um prédio que com certeza hoje em dia chamariam mais atenção do que talvez o novo prédio da prefeirura ![]() Gostei do rio também, qual a profundidade média dele? *************************************** QUALIDADE DE VIDA, BELAS PAISAGENS, COMUNIDADE ITALIANA, SOSSÊGO! Isto é Castelo - ES, a Rainha das Montanhas Capixabas!
http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=941978 Vejam e comentem! |
|
|
|
|
|
#16 |
|
2 Anos de SSC!
|
Lindo thread, Parabéns!
|
|
|
|
|
|
#17 |
|
Registered User
|
Realmente está Ótimo o Thread,
fotos antigas também me fascina .. e como todo mundo vem falando, uma tristeza ter demolido o prédio da prafeitura, simplismente LindoO' !! Parabéns !!
|
|
|
#18 |
|
Xoxotófilo !!!
|
Bela cidade hein
|
|
|
|
|
|
#19 |
|
Registered User
|
Muito Linda Itumbiara!!!
Gostei das fotos Parabéns pelo Thread
Olhando belem enquanto uma canoa desce um rio E o curumim assite da canoa um boing riscando o vazio Eu posso acreditar que ainda da pra gente viver numa boa Os rios da minha aldeia sao maiores do que os de Fernando Pessoa (Nilson Chaves) BELÉM A VERDADEIRA METRÓPOLE DA AMAZÔNIA |
|
|
|
|
|
#20 |
|
R. Sena
|
Parabens pelo Thread. Acho que existem tantas outras perolas espalhadas por esse Brasil que seria interessante divulga-las da mesma forma que foi feito com Itumbiara.
|
|
|
|
![]() |
| Thread Tools | |
| Display Modes | |
|
|