daily menu » news links | rate the banner | guess the satellite | guess the city | one on one

Go Back   SkyscraperCity > European Forums > Fórum Português > Arquitectura e Urbanismo > Projectos e construção > Centro

Reply

Thread Tools Rate Thread Display Modes
Old November 20th, 2009, 08:27 PM   #1
Cidade_Branca
Architect

Cidade_Branca's Avatar

Fatima | Hospital Particular de Fátima

Abertura do Hospital Particular de Fátima prevista para 2012

As necessidades de saúde da população são para Domingos Neves e Maria de Fátima Neves uma prioridade desde que abriram as portas da Clinifátima. A comemorar os 10 anos desde a abertura da clínica, o balanço que fazem é positivo, servindo de estímulo para abraçar novos projectos, entre os quais o Hospital Particular de Fátima, que, se tudo correr bem, estará a funcionar no primeiro semestre de 2012.

A história da Clinifátima é uma história de sucesso?

A Clinifátima não tem uma grande história. Eu sempre trabalhei em seguros desde os meus 18 anos e lidava diariamente com médicos e sinistrados. Como trabalhava em Leiria, percebia que havia sinistrados da zona de Fátima e Ourém que tinham que se dirigir a Leiria para serem assistidos. Por outro lado, antigamente as pessoas quando precisavam de ir ao médico iam a Coimbra, eu achava que tínhamos potencialidades para inverter essa tendência. Porque é que os médicos não deviam vir a Fátima, em vez das pessoas irem a Coimbra? Juntando essas duas visões, entendemos que poderíamos iniciar uma pequena experiência em Fátima, com a abertura de dois consultórios médicos. A minha mulher assumiu essa abertura e eu naturalmente que lhe dava assistência e apoio. E assim foi crescendo. Começou com dois consultórios, com quatro especialidades e com uma área de 60 metros quadrados. Em 1999, mudámos para as novas instalações onde actualmente nos encontramos e juntámos esforços - a minha mulher e eu que entretanto sai dos seguro
s - para dar uma nova dinâmica a este projecto.

A sua experiência profissional foi uma mais valia para o sucesso do projecto?

Foi uma grande mais valia para me envolver neste projecto, pela relação que tinha com os médicos, com os sinistrados e subsistemas de saúde e seguradores. A envolvência que a Clinifátima passou a ter com Fátima e os concelhos limítrofes deve-se também a critérios de gestão e de prestação de serviços. As pessoas não estavam muito habituadas a ter esse atendimento e isso foi também um passo para que as pessoas passassem a aderir aos serviços da Clinifátima. Dadas as carências que existem na prestação de cuidados aos peregrinos e não só, entendemos que poderíamos avançar para um projecto bem mais ambicioso, de forma a dar cobertura às pessoas que visitam Fátima e é essa a grande aposta do hospital particular. O novo hospital está vocacionado para dar assistência à população da região, que abrange uma população de 180 mil pessoas, bem como a todos os estrangeiros que venham visitar Fátima.

Como está a decorrer o projecto do hospital particular de Fátima?

Prevê-se que o projecto de arquitectura entre na Câmara Municipal de Ourém durante o primeiro semestre de 2010 e a partir dessa data será lançado o concurso público para a sua construção. Correndo bem as coisas, no primeiro semestre de 2012 temos o hospital a funcionar. Já escrevemos que era durante o ano 2011, mas a burocracia é extremamente complicada. Sabemos que hoje, neste país, não é fácil lançar um projecto com uma dimensão destas. As entidades a que este projecto está sujeito são muitas e só com grande espírito de sacrifício e com objectivo definido é possível levar em frente projectos desta natureza.

O projecto vai ser apresentado brevemente à população?

Antes de ser entregue na Câmara, será apresentado à população.

Fátima é um local de eleição para muitas pessoas que escolhem a cidade para passar os seus dias de reforma. Continua a haver espaço na nossa zona para outros projectos nas áreas da terceira idade?

Naturalmente que sim. Fátima tem uma grande capacidade de atrair pessoas e investimento na área da terceira idade. Não só por ser Fátima, mas também pela sua localização, está situada no centro do País. Nós inclusivamente já fomos contactados por empresas que querem saber se vamos construir o hospital, porque querem instalar residências seniores em Fátima.

Voltando à Clinifátima, que balanço faz do trabalho desenvolvido ao longo destes 10 anos?

Foram 10 anos de grande envolvimento que a Clinifátima teve com as entidades da região. Formalizou protocolos com todas as seguradoras, entidades desportivas, como o CDF, a UDS, o GAF - apoiando o atleta de referência em Fátima Tiago Marto, os Bombeiros Voluntários de Ourém – foi a primeira entidade com a qual assinámos o primeiro protocolo, na pessoa do engenheiro Carlos Batista. Participámos em todas as actividades que nos foram solicitadas no âmbito do apoio a iniciativas desportivas, angariação de fundos de entidades de solidariedade social, apoio a eventos desportivos, apoiámos a exposição “Acção integrada de valorização de urbana - Fátima 2017, apoiámos as festas da cidade de Ourém em 2006, para além de todos os outros eventos religiosos das freguesias limítrofes - Santa Catarina, S. Mamede… A Clinifátima desenvolveu alguns serviços próprios como a Assistência Médica Família, o Check-Up Anual - que continua a ter bastante aceitação, implementou a Clínica do Sono.

Há pouco falava da exposição “Acção integrada de valorização de urbana - Fátima 2017. Acredita que é possível mudar a imagem de Fátima até 2017?

Fátima merece este projecto que a SRU está a desenvolver. Sinceramente, Fátima já merecia este projecto há muitos ano. E aproveito até para dar os parabéns à antiga administração da SRU que contratualizou os serviços da Parque Expo, entidade esta que pela sua experiência e visão vai dar uma grande mais valia à cidade. É um projecto que é exequível, porque Fátima é um grande centro de turismo e como tal o Governo deve olhar para Fátima como uma mais valia para cativar turistas que visitam o país. Sendo certo que cada vez mais Portugal é um país de prestação de serviços, o turismo será um grande motor para a entrada de divisas em Portugal.

O que acha do novo presidente da Câmara?

Não deixando de valorizar a visão que o antigo presidente da Câmara tinha de Fátima, reconheço que também o doutor Paulo Fonseca vê Fátima como uma das grandes apostas do seu projecto, porque me parece que apadrinhou desde o primeiro dia Fátima como uma referência mundial, não esquecendo naturalmente o concelho de Ourém, que também é importante. Acho que o doutor Paulo Fonseca está apostado em relançar o concelho.

Ainda a propósito do projecto Fátima – 2017, tenho a certeza que tanto o novo presidente da SRU, como a Câmara vão agarrar este projecto com toda a motivação, de forma a conclui-lo e pô-lo em pratica.

Para terminar, como gostava ver a Clinifátima daqui a dez anos.

Como Hospital Particular de Fátima.

in http://www.noticiasdefatima.pt/portal/index.php?id=4228
Cidade_Branca no está en línea   Reply With Quote
Old November 21st, 2009, 05:37 PM   #2
Barragon
Barra for friends

Barragon's Avatar

Boas notícias para Fátima.. ali o mais perto é o Hospital de Leiria ou Torres Novas não?

Lisbon Photos - Lisbon Projects - Lisbon Photos Link Thread - Península de Setúbal

Fat people are harder to kidnap
Barragon no está en línea   Reply With Quote

Reply

Tags
fatima, hospital

Thread Tools
Display Modes Rate This Thread
Rate This Thread:

Posting Rules