daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy | DMCA | news magazine

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Regionais > Centro - Oeste

Centro - Oeste Distrito Federal, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás

Reply

Thread Tools
Old September 12th, 2009, 05:07 PM   #101
delpGO
Registered User

delpGO's Avatar

Likes (Received): 0

Quote:
Originally Posted by haznobe View Post
É visível que o eixo de crescimento dos dois pólos são independentes e apenas aspiram se integrarem, afinal há uma longa caminhada até chegar na megapole, principalmente no quesito superimportância economica/populacional, etc.
eu posso estar errado já que não conheço a dinâmica de outras grandes cidades conectadas e portanto não tenho muitos parâmetros. Mas na minha opnião elas não são independentes, há uma interação econômica grande entre as duas, como eu disse, Goiânia presta muitos serviços à Brasília (o estado inteiro na verdade) pois Brasília é muito rica. Com certeza há grandes espaços entre as duas, mas eu acho que isso não diz muito se os meios de comunicação e transporte entre as duas as aproximam.
Eu vejo nesse vazio só uma característica de estados como Goiás que dependem muito das capitais do estado e não são capazes de promover uma boa urbanização de seu interior.

quando eu penso em megalopole no eixo referido, não estou pensando em superpotência econômica com relevância nacional, mas sim em grande interação entre as duas concentrações urbanas. Eu também duvido que esta região chegue a algum dia ter alguma importância econômica realmente grande.

Last edited by delpGO; September 12th, 2009 at 05:14 PM.
delpGO no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links

Old September 12th, 2009, 09:50 PM   #102
vinnybsb
Marcus Batista

vinnybsb's Avatar

Likes (Received): 71

Thread interessante!!! pena que só vi agora... rsrs

parabéns (atrasado) pelo trabalho!
Old September 12th, 2009, 09:54 PM   #103
nunobsb
Registered User

nunobsb's Avatar

Likes (Received): 1

BSB e GYN tem tudo para se aproximar ainda mais com o passar dos anos! Tem muita gente em BSB que não perde uma oportunidade e corre pra GYN, e o contrário também é valido!
Se o tão sonhado "Expresso Pequí" sair então, aí que essa integração será ainda maior e mais visível!
Torço muito para que esse eixo se torne um dos mais desenvolvidos do Brasil, potencial ele tem!
nunobsb no está en línea   Reply With Quote
Old September 13th, 2009, 09:25 PM   #104
Cruvinel
Gyn Tônica

Likes (Received): 33

Quote:
Originally Posted by delpGO View Post
quando eu penso em megalopole no eixo referido, não estou pensando em superpotência econômica com relevância nacional, mas sim em grande interação entre as duas concentrações urbanas. Eu também duvido que esta região chegue a algum dia ter alguma importância econômica realmente grande.
Só que Brasília já tem uma grande importância econômica, especialmente em PIB e PIB per capita...
Cruvinel no está en línea   Reply With Quote
Old November 23rd, 2009, 07:34 PM   #105
leo!ssc
LeoAus

leo!ssc's Avatar

Likes (Received): 1089

Não creio que há ''risco'' de conurbação ou aproximação relevante, pois a região da BR060 que conecta BSB a GYN é parcelada em terrenos rurais particulares, além do que, o DF ainda tem espaço para crescer ao Norte, ponto mais distante de Goiânia, para o Sul, o DF não deve crescer como antes.
Old November 23rd, 2009, 07:50 PM   #106
Yuri S Andrade
Registered User

Yuri S Andrade's Avatar

Sem dúvida. Vai demorar um pouco para que os 170 km de zona rural existente entre Brasília e Goiânia se tornem um único aglomerado urbano. Para que isso aconteça, a eventual metrópole teria que ter entre 50 e 100 milhões de pessoas, um tanto acima dos 6 milhões que hoje vivem na RM Brasília, RM Goiânia e Anápolis.

Quote:
Originally Posted by Cruvinel View Post
Rio e SP são uma megalópole a 400 Km de distância e com vazios urbanos entre elas.. o conteúdo e o título são polêmicos e com pouca possibilidade de acontecer, ainda mais com as opiniões pouco honestas por ser numa região subestimada por outras, mas tb não é um desejo, pois aumento de população em menores distâncias, no Basil, foi e tem sido um fracasso... antes de tudo, esse thread é uma aposta, uma possibildade que pode não acontecer, mas que poucos imaginaram por esse prisma, por ser, mais uma vez, um lugar subestimado, ou "artificial", como muitos encaram a capital federal...
Entre a RM São Paulo (20 milhões de habitantes) e a RM Rio (12 milhões) existe um "vazio urbano" de mais de 3 milhões de pessoas (consideravelmente superior à população do DF), vivendo em uma rede urbana estreita e contínua, às margens do Rio Paraíba do Sul. Há poucos trechos de espaço não-urbanizado entre as cidades do Vale do Paraíba paulista e fluminense. Entre as RMs Brasília e Goiânia (separadas por 200 km) existe apenas um único núcleo urbano, Anápolis, com pouco mais de 300 mil habitantes.
Yuri S Andrade no está en línea   Reply With Quote
Old November 23rd, 2009, 10:13 PM   #107
leo!ssc
LeoAus

leo!ssc's Avatar

Likes (Received): 1089

Pois é Yuri, vc disse tudo, se fosse algo em torno de 60 a 80km de distância, daria até pra ''sonhar'' com essa possibilidade num médio-longo prazo.
Old November 24th, 2009, 12:32 AM   #108
LeoJr_GYN
Registered User

LeoJr_GYN's Avatar

Likes (Received): 57

Uma pergunta:

Para que se crie uma região metropolitana, não é obrigatório que todas as suas cidades estejam conurbadas com a cidade-pólo. O mesmo conceito vale para uma megalópole?
Old November 24th, 2009, 12:44 AM   #109
RobertoBarrich26
Eng. Tráfego e Designer

RobertoBarrich26's Avatar

Likes (Received): 632

Quote:
Originally Posted by LeoJr_GYN View Post
Uma pergunta:

Para que se crie uma região metropolitana, não é obrigatório que todas as suas cidades estejam conurbadas com a cidade-pólo. O mesmo conceito vale para uma megalópole?
Não... para se criar uma REGIÃO METROPOLITANA só é necessário uma lei estadual regulamentando tal região...

Mas...

É necessário que se tenha uma constante troca de tarefas de dependências imediatas, ou seja, uma forte integração entre municípios próximos, não necessariamente conurbados...

.

Outros Threads Meus de: GOIÁS / MATO GROSSO
RobertoBarrich26 no está en línea   Reply With Quote
Old November 24th, 2009, 12:46 AM   #110
Yuri S Andrade
Registered User

Yuri S Andrade's Avatar

Quote:
Uma pergunta:

Leo, primeiramente temos que fazer uma distinção entre o conceito geográfico de região metropolitana e o político (que existe no Brasil).

O primeiro é o que existe de fato, levando-se em consideração diversos fatores, entre os quais a quantidade de pessoas que se deslocam entre as diferentes entidades administrativas para trabalhar, estudar, etc. De forma simples, podemos dizer que toda conurbação é uma RM, mas nem toda RM é formada por uma única conurbação. Para citar um exemplo goiano, Abadia de Goiás, Goianira, Hidrolândia, Nerópolis são de fato parte da RM Goiânia mas não são conurbadas com a capital.

O conceito político de região metropolitana, que é o que existe hoje no Brasil e é completamente arbitrário: é de competência das assembléias legislativas estaduais definir RMs. Assim, nada impede que a Assembléia de Goiás estenda a RM Goiânia, incluindo Anápolis, ou outras cidades ainda mais distantes.

Obviamente, eu sempre dou preferência para o primeiro conceito.
Yuri S Andrade no está en línea   Reply With Quote
Old November 24th, 2009, 12:55 AM   #111
EricoWilliams
Annoying Moderator

EricoWilliams's Avatar

Quote:
Uma pergunta:

Regiões metropolitanas são definidas por lei, não precisa haver necessariamente a conurbação física entre as cidades.

Megalópole é um termo mais genérico, geralmente usado pra definir quando ha forte interação economica/social entre duas regiões metropolitanas, como é o caso Rio-SP, onde além de haver uma quase mancha urbana continua, existe também a ponte aérea, que fornece frequencias a cada 10 minutos entre as duas cidades.
Old November 25th, 2009, 12:49 AM   #112
LeoJr_GYN
Registered User

LeoJr_GYN's Avatar

Likes (Received): 57

Obrigado pela resposta de todos.
O EricoWilliams foi o que interpretou mais corretamente a minha pergunta. Eu já sabia a respeito do conceito de região metropolitana. A dúvida era se o mesmo conceito se aplica a megalópoles.
Old November 27th, 2009, 01:37 AM   #113
Greatlakerman
Riopretense

Greatlakerman's Avatar

Likes (Received): 408

A única RM cuja existência eu contesto, neste caso, é a RIDE-DF. Unaí-MG, por exemplo, está a uma bela distância de Brasília, e embora esteja em sua área de influência, está bem longe de formar uma RM com a mesma. A Região Metropolitana de Brasília de facto deve ter no máximo 3 milhões de habitantes.

Alguns irão dizer: mas esta é uma RIDE, não RM! Entretanto, RIDE nada mais é do que o termo utilizado para descrever RMs compostas por municípios de 2 ou mais estados.
Old November 27th, 2009, 01:53 AM   #114
Pesquisadorbsb
BANNED

Likes (Received): 8

Na verdade tu se engana, a RM de Brasília ou como queriam alguns, tem 3,6 milhões, somente dentro do DF tem 2,6 milhões. Agora essa definição de megalope, região metropolitana ou semelhantes, tem mais haver entre a interação regional do que a interação urbana. E mesmo dentro das megalopes existem cidades que não são polarizadas por outras.

No caso de Unaí, ela está incluída na RIDE ou RM de Brasília, por ter uma certa dependência de Brasília, pois sai mais no lucro os seus moradores tratar de seus assuntos pessoais em Brasília, do que se deslocar para Belo Horizonte.

O mesmo ocorre com outras cidades da Ride, aonde é melhor resolverem seus problemas em Brasília do que deslocar para Goiânia.
Pesquisadorbsb no está en línea   Reply With Quote
Old November 27th, 2009, 02:00 AM   #115
Greatlakerman
Riopretense

Greatlakerman's Avatar

Quote:
Originally Posted by Pesquisadorbsb View Post
Na verdade tu se engana, a RM de Brasília ou como queriam alguns, tem 3,6 milhões, somente dentro do DF tem 2,6 milhões. Agora essa definição de megalope, região metropolitana ou semelhantes, tem mais haver entre a interação regional do que a interação urbana. E mesmo dentro das megalopes existem cidades que não são polarizadas por outras.

No caso de Unaí, ela está incluída na RIDE ou RM de Brasília, por ter uma certa dependência de Brasília, pois sai mais no lucro os seus moradores tratar de seus assuntos pessoais em Brasília, do que se deslocar para Belo Horizonte.

O mesmo ocorre com outras cidades da Ride, aonde é melhor resolverem seus problemas em Brasília do que deslocar para Goiânia.
Unaí está a mais de 100 km de Brasília. É dependente sim, mas não faz parte da RM de facto.

Se for assim, Ouro Preto, Itabira, e Lagoa Santa/Sete Lagoas (não lembro qual das 2 não fazem parte da RMBH), só para citar algumas, deveriam fazer parte da RMBH.

E o que dizer de Jundiaí? Já deveria estar a tempos inserida ou na RMSP ou RMCPS. Petrópolis e Teresópolis deveriam ser parte da RMRJ também. E por aí vai. Esta RIDEDF, junto da de RMManaus, é claramente uma das mais absurdas do país.
Old November 27th, 2009, 02:04 AM   #116
Pesquisadorbsb
BANNED

Eu não acho, primeiro porque muitos dos universitários de UNAI estudam em Brasília, doentes de dessa cidade são enviados para Brasília e não para Belo Horizonte. Eu acho que o foi levado em consideração a dependência da cidade com Brasília e não estar umbilicalmente ligado urbanamente com Brasília.

Até esse papo de para ser região metropolitana tem que ter uma mancha urbana. Então se existir um vulcão, abismo ou coisa parecida, a cidade não pode pertencer a uma região metropolitana por causa disso?

É fato, nem precisa procurar muito, reunir 100 pessoas e UNAI e perguntar qual cidade está no cotidiano dos moradores, Brasília ou Belo Horizonte, a resposta vai para Brasília.

Até a produção agricola da região, praticamente vem toda para Brasília, que é o maior mercado consumidor da região. E o que define uma região metropolitana é o desejo dos municipios terem um objetivo em comum.
Old November 27th, 2009, 02:06 AM   #117
Greatlakerman
Riopretense

Greatlakerman's Avatar

Quote:
Eu não acho, primeiro porque muitos dos universitários de UNAI estudam em Brasília, doentes de dessa cidade são enviados para Brasília e não para Belo Horizonte. Eu acho que o foi levado em consideração a dependência da cidade com Brasília e não estar umbilicalmente ligado urbanamente com Brasília.

Até esse papo de para ser região metropolitana tem que ter uma mancha urbana. Então se existir um vulcão, abismo ou coisa parecida, a cidade não pode pertencer a uma região metropolitana por causa disso?

É fato, nem precisa procurar muito, reunir 100 pessoas e UNAI e perguntar qual cidade está no cotidiano dos moradores, Brasília ou Belo Horizonte, a resposta vai para Brasília.

Até a produção agricola da região, praticamente vem toda para Brasília, que é o maior mercado consumidor da região. E o que define uma região metropolitana é o desejo dos municipios terem um objetivo em comum.
Quem falou de Belo Horizonte?
Old November 27th, 2009, 02:07 AM   #118
Pesquisadorbsb
BANNED

Quote:
Originally Posted by Greatlakerman View Post
Quem falou de Belo Horizonte?
Eu previ que você iria fazer comparações de RMBH.

Então na sua opinião não deveria existir essas regiões metropolitanas né? Agora pergunte para os moradores dessas cidades se elas tem o mesmo pensamento. No caso da Megalope é dificil que venha ocorrer uma urbanização que chegue a tal.

Mas a RM de Brasília é fato, existe, documentada e regulamentada e aceita pelo famigerado IBGE.
Old November 27th, 2009, 02:08 AM   #119
Greatlakerman
Riopretense

Greatlakerman's Avatar

Quote:
Eu relacionei Belo Horizonte com outras cidades em seu entorno, mas não com Unaí.

É claro que ela depende muito mais de Brasília, não restam dúvidas quanto a isto. No entanto, não significa que ela forme Região Metropolitana com Brasília.
Old November 27th, 2009, 02:10 AM   #120
Greatlakerman
Riopretense

Greatlakerman's Avatar

Quote:

Então na sua opinião não deveria existir essas regiões metropolitanas né? Agora pergunte para os moradores dessas cidades se elas tem o mesmo pensamento.
O que não deveria existir em minha opinião são critérios bastante desiguais. Vide aqueles que deram origem a RMs que não existem, como a de Manaus, e em menor grau, a RIDE-DF. Oras, se fossemos adotar este critério que foi adotado para o DF, fica claro que a Grande BH, só para citar um exemplo, seria bem maior do que ela é hoje.

Reply

Thread Tools

Posting Rules