daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy | DMCA | news magazine

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Regionais > Sudeste

Sudeste Espírito Santo, Minas Gerais e Rio de Janeiro

Reply

Thread Tools
Old February 14th, 2010, 05:17 AM   #41
Carlos Lacerda
Registered User

Carlos Lacerda's Avatar

Tá aí uma coisa que eu ainda preciso fazer. (Dentre muitas...)
O legal é que meu monitor é mega escuro e mesmo assim as fotos ficaram bem nítidas.
Interessantíssimo esse roteiro. E de brinde ainda tem comida mineira...

Obrigado por compartilhar e parabéns pelo thread, Marcelo e Rene!
Carlos Lacerda no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links

Old February 14th, 2010, 05:26 AM   #42
Marcelo Olisa
Marcelo Lisa

Marcelo Olisa's Avatar

Likes (Received): 487

Foto 44: Interior da Gruta do Maquiné.

No canto inferior direito da foto 44, parece um lobo com os dentes afiados... ou será minha imaginação?
Marcelo Olisa no está en línea   Reply With Quote
Old February 14th, 2010, 05:29 AM   #43
Déa_
^.^

Déa_'s Avatar

Quote:
Originally Posted by Marcelo Olisa View Post
Foto 44: Interior da Gruta do Maquiné.

No canto inferior direito da foto 44, parece um lobo com os dentes afiados... ou será minha imaginação?
uia ! eu vi tb ! Vai atacar o carneirinho ! Nãooooooo ...
Déa_ no está en línea   Reply With Quote
Old February 14th, 2010, 05:29 AM   #44
Marcelo Olisa
Marcelo Lisa

Marcelo Olisa's Avatar

Quote:
Originally Posted by Carlos Lacerda View Post
Tá aí uma coisa que eu ainda preciso fazer. (Dentre muitas...)
O legal é que meu monitor é mega escuro e mesmo assim as fotos ficaram bem nítidas.
Interessantíssimo esse roteiro. E de brinde ainda tem comida mineira...

Obrigado por compartilhar e parabéns pelo thread, Marcelo e Rene!

Realmente o interior do Brasil tem muitas surpresas e o roteiro das grutas é um dos que escondem talvez os maiores segredos. Em breve, estará pronta toda infra-estrutura em volta da Gruta da Lapinha com o novo museu que citei na abertura do thread e o acervo vindo da Dinamarca assim como haverá uma série de passarelas para termos vista panorâmica da Lagoa do Sumidouro e também de pinturas rupestres vistas de perto. Além disto, existe um projeto de se fazer o Parque dos Primeiros Americanos na região onde foi encontrada a mulher mais antiga das Américas, Luzia.
Old February 14th, 2010, 05:53 AM   #45
Marcelo Olisa
Marcelo Lisa

Marcelo Olisa's Avatar

“E, mais do que tudo, a Gruta do Maquine - tão inesperadamente grande, com seus sete salões encobertos, diversos, seus enfeites de tantas cores e tantos formatos de sonho, rebrilhando risos de luz – ali dentro a gente se esquecia numa admiração esquisita, mais forte que o juízo de cada um, com mais glória resplandecente do que uma festa, do que uma igreja.” Guimarães Rosa
Old February 14th, 2010, 05:54 AM   #46
Marcelo Olisa
Marcelo Lisa

Marcelo Olisa's Avatar

Os salões da gruta de Maquiné e o que se pode ver em cada um deles:

As câmaras
1ª câmara
Chamada “Vestíbulo”, é totalmente iluminada pela luz exterior que penetra por uma larga abertura. Tem 88 pés de comprimento, 66 de largura e 26 de altura. Elevam-se do solo diversas massas colossais de estalagmites, uma das quais está próxima à entrada. As mais afastadas se reúnem num grupo que sobe até a abóbada e, se confundindo, forma a parede do fundo, onde existem dois grandes blocos de quartzo destacados de uma enorme camada do mesmo mineral, que se vê no calcáreo, justamente acima.

2ª câmara
É denominada “sala das colunas”. Tem 122 pés de comprimento por 74 de largura. À esquerda, perto da entrada, destacam-se massas enormes de estalagmites que se erguem até à abóbada e ligam à parede que separa esta câmara da precedente. Outras massas, indo quase de uma parede à outra, se elevam diante das primeiras, deixando apenas uma pequena descida. A camada de estalagmites aí existente foi perfurada em diversos lugares para extrair a terra salitrosa. Ela contém, aqui e ali, considerável quantidade de pequenas ossadas e de dentes.

3ª câmara
Chamada do “altar ou do trono”, tem 220 pés de comprimento, 116 de largura e 50 pés de altura. Perto da entrada, acha-se ornada da tapeçaria gigantesca de uma estalactite branca de brilho e de beleza extraordinários. Um grupo de estalactites que separa esta câmara da precedente envia um ramo para cada lado e os dois formam entre si um grande nicho disposto em anfiteatro, em cuja entrada vê-se uma figura de 25 pés de altura, representando um urso sobre o pedestal.

4ª câmara
Tem a denominação de “Carneiro”, tem 60 pés de comprimento, 66 de largura e 36 de altura. Distingue-se das precedentes por apresentar o solo em grande parte coberto de montões de gesso em pó. Destaca-se, ainda, nesta sala, além da figura de um carneiro, a figura imponente de um cogumelo atômico.

5ª câmara
denominada “Salão das Piscinas”, tem 78 pés de comprimento, igual largura e 60 pés de altura, formando a parte mais profunda da gruta. O visitante se deslumbra com suas elegantes formas e com a soberba ornamentação de suas paredes. No centro, existe uma grande bacia de 5 pés de profundidade, cujas paredes estão revestidas de rosetas ou delicados cristais de espato calcáreo. Grandes massas de estalagmites ornam as bordas opostas da bacia, assemelham-se a antigas estátuas e concorrem com as paredes artisticamente enfeitadas de estalactites, dando a esta sala notável semelhança com um banho antigo, excedendo-o, porém, nas belezas dos brilhantes cristais que luzem em seus muros.

6ª câmara
Denominada “Salão das Fadas”, tem 108 pés de comprimento e 50 pés de altura. Aí foram encontradas grandes ossadas de animais, inclusive o resto de um megatério (a atual preguiça). Segundo Dr. Lund, “nenhuma outra caverna produzira combinações tão admiravelmente belas como as que se encontram nesta parte da gruta. No fundo há uma passagem para outro compartimento, onde parece se terem reunido todos os esplendores que a formação das estalactites pode produzir. As obras artísticas do mais alto gosto e a mais rica arquitetura são ali produzidas. Aqui, um belo templo surpreende nossa vista; ali, levanta-se um altar; mais longe ergue-se uma colossal coluna de delicado gosto; além, vê-se uma cascata cujo límpido primores da natureza são realçados pelos mais delicados ornatos de formas tão fantásticas, quanto de bom gosto: franjas, grinaldas, frisos e uma infinidade de outros enfeites se apresentam. Toda a câmara e todas as figuras nela existentes estão cobertas de uma crosta de cristais delicados de carbonato de cálcio, ora do mais puro branco, ora diversamente coloridos, realçados por um revestimento brilhante. Os esplêndidos reflexos produzidos pela luz, ferindo as Inúmeras facetas deste cristal deslumbram a vista de modo que o homem se julga transportado a um palácio de fadas. A mais rica imaginação poética não saberia criar tão explêndida morada para seres maravilhosos; diante desta notável gruta ela seria forçada a confessar a sua impotência.” Os companheiros de Dr. Lund permaneceram muito tempo mudos à entrada deste templo e, involuntariamente, exclamaram: “Milagre! Deus é grande”! Dr. Lund disse: “nunca meus olhos viram nada de mais belo e magnífico nos domínios da natureza e da arte.”

7ª câmara
É dividida em duas partes: a 7ª A, denominada “Salão Dr. Lund”, que tem 138 pés de comprimento, 72 de largura e 50 pés de altura. Ela desce sempre, formando bacias consideráveis. Esta sala é a mais importante pela quantidade de ossadas que possui. Há, no meio da câmara, uma abertura de 2 pés de largura por 15 pés de profundidade, por onde escoa todo o excesso de água da gruta. Segue a 7ª B, denominada “Salão do Cemitério”. É a maior de toda a gruta. Mede 534 pés de comprimento por 184 pés de largura. É revestida de uma camada quebradiça de estalagmites de gesso em pó que cobre o solo, a qual, por fim, se amontoa até a abóbada. Grande fragmentos de calcáreo se acha espalhada na maior desordem, com aspectos de mausoléus, o que justifica o nome de cemitério.”

Fonte: Histórico da Gruta do Maquine (folder).
Old February 14th, 2010, 02:33 PM   #47
claudiotempejunior
Registered User

claudiotempejunior's Avatar

Likes (Received): 7

Com as fotos que o Rene acrescentou, este thread ficou ainda mais interessante, parabéns aos dois pelas fotos e explicações!
claudiotempejunior no está en línea   Reply With Quote
Old February 14th, 2010, 02:46 PM   #48
Jackcwb
Registered User

Jackcwb's Avatar

Likes (Received): 113

Exelentes fotos , lugar incrivél !!
Parabéns
Jackcwb no está en línea   Reply With Quote
Old February 14th, 2010, 02:57 PM   #49
Marcelo Olisa
Marcelo Lisa

Marcelo Olisa's Avatar

Quote:
Originally Posted by claudiotempejunior View Post
Com as fotos que o Rene acrescentou, este thread ficou ainda mais interessante, parabéns aos dois pelas fotos e explicações!
Quote:
Originally Posted by Jackcwb View Post
Exelentes fotos , lugar incrivél !!
Parabéns
Obrigado pelos comentários!
Old February 14th, 2010, 03:33 PM   #50
Minuano
Registered User

Minuano's Avatar

Likes (Received): 4

11:30 deste domingo e eu tinha que ver aquela comilança! larguei a lan house

bonita a região, parece meio agreste; deve ser muito quente por ali, não?
Minuano no está en línea   Reply With Quote
Old February 14th, 2010, 03:40 PM   #51
Marcelo Olisa
Marcelo Lisa

Marcelo Olisa's Avatar

Minuano, eu editei a apresentação do thread porque você me perguntou sobre as distâncias das grutas a BH. Eis o mapa que pus na primeira página do thread:
Rei do Mato- 62 kms de BH , Maquiné - 114 kms de BH Lapinha-48 kms de BH ( desde a Praça Sete)

Quanto às temperaturas não são muito quentes não porque a altitude de Cordisburgo ( onde está a Maquiné ) é mais ou menos 720 metros e quanto às temperaturas achei o seguinte:
média anual: 22,1 C
média máxima anual: 29,2 C
média mínima anual: 16,4 C

Em Sete Lagoas( onde está a Rei do Mato) , a altitude é 762 metros e a média das temperaturas é 20,9 podendo atingir média de 17,5 no mês mais frio e 23 no mais quente.

Em Lagoa Santa a altitude é de 800 m e a média de temperaturas é de 22 graus.

OBS: Em Sete Lagoas e em Cordisburgo há pontos com mais de 1000 metros e em Lagoa Santa a altitude máxima é de 955 m.

Porém, dentro das grutas realmente sentimos calor porque vamos descendo muitos metros abaixo do nível da entrada e é tudo fechado.

Last edited by Marcelo Olisa; February 14th, 2010 at 04:17 PM.
Old February 14th, 2010, 03:43 PM   #52
Santista10
Moderator

Santista10's Avatar

Likes (Received): 4103

Uau, que maravilha! As grutas são lindas e as pinturas rupestres são documentos da Pré-História brasileira de valor inestimável, é bom lembrar que foi em Minas que foi encontrado o fóssil humano mais antigo do Brasil, é o de uma mulher, Luzia, os historiadores a denominaram assim numa referência a Lucy, fóssil do ancestral humano mais antigo, encontrado na África. Parabéns Marcelo e Rene, o thread ficou perfeito! Marcelo, valeu pelo PM, eu me distrai e o thread ia passando batido!
Santista10 no está en línea   Reply With Quote
Old February 14th, 2010, 03:58 PM   #53
Marcelo Olisa
Marcelo Lisa

Marcelo Olisa's Avatar

Quote:
Originally Posted by santista10 View Post
Uau, que maravilha! As grutas são lindas e as pinturas rupestres são documentos da Pré-História brasileira de valor inestimável, é bom lembrar que foi em Minas que foi encontrado o fóssil humano mais antigo do Brasil, é o de uma mulher, Luzia, os historiadores a denominaram assim numa referência a Lucy, fóssil do ancestral humano mais antigo, encontrado na África. Parabéns Marcelo e Rene, o thread ficou perfeito! Marcelo, valeu pelo PM, eu me distrai e o thread ia passando batido!
Valeu!
Old February 14th, 2010, 05:12 PM   #54
Marcelo Olisa
Marcelo Lisa

Marcelo Olisa's Avatar

Uma bonus pic! Tentem enxergar aí uma espécie de javali com asas na posição horizontal. Pelo menos, na minha imaginação enxerguei um.
Old February 14th, 2010, 06:45 PM   #55
odilson_sa
Registered User

odilson_sa's Avatar

Likes (Received): 995

Belas fotos Marcelos. Já tive o prazer de conhecer a gruta da Lapinha e de Maquné. São belíssimas. Da próxima, vez que for a minas, quero conhecer a gruta Rei do Mato eoutras regiões da Serra do Cipó! Valeu Marcelo!
odilson_sa está en línea ahora   Reply With Quote
Old February 14th, 2010, 07:15 PM   #56
Marcelo Olisa
Marcelo Lisa

Marcelo Olisa's Avatar

Quote:
Originally Posted by odilson_sa View Post
Belas fotos Marcelos. Já tive o prazer de conhecer a gruta da Lapinha e de Maquné. São belíssimas. Da próxima, vez que for a minas, quero conhecer a gruta Rei do Mato eoutras regiões da Serra do Cipó! Valeu Marcelo!
Legar ter vindo e gostado das que viu! Então retorna logo e vê a Rei do Mato que vale a pena!! A Rei do Mato foi a última que conheci também mas valeu a pena esperar!
Old February 14th, 2010, 07:20 PM   #57
odilson_sa
Registered User

odilson_sa's Avatar

Likes (Received): 995

As fotos que eu tirei da gruta de Maquiné estão postadas no panoramio:
http://www.panoramio.com/photo/26173715
odilson_sa está en línea ahora   Reply With Quote
Old February 14th, 2010, 07:40 PM   #58
Marcelo Olisa
Marcelo Lisa

Marcelo Olisa's Avatar

Quote:
Originally Posted by odilson_sa View Post

As fotos que eu tirei da gruta de Maquiné estão postadas no panoramio:
http://www.panoramio.com/photo/26173715

Dei uma olhada no Panorâmico. Valeu pela dica!
Old February 14th, 2010, 08:57 PM   #59
Minuano
Registered User

Minuano's Avatar

Likes (Received): 4

Quote:
Originally Posted by Marcelo Olisa View Post
Minuano, eu editei a apresentação do thread porque você me perguntou sobre as distâncias das grutas a BH. Eis o mapa que pus na primeira página do thread:
Rei do Mato- 62 kms de BH , Maquiné - 114 kms de BH Lapinha-48 kms de BH ( desde a Praça Sete)

Quanto às temperaturas não são muito quentes não porque a altitude de Cordisburgo ( onde está a Maquiné ) é mais ou menos 720 metros e quanto às temperaturas achei o seguinte:
média anual: 22,1 C
média máxima anual: 29,2 C
média mínima anual: 16,4 C

Em Sete Lagoas( onde está a Rei do Mato) , a altitude é 762 metros e a média das temperaturas é 20,9 podendo atingir média de 17,5 no mês mais frio e 23 no mais quente.

Em Lagoa Santa a altitude é de 800 m e a média de temperaturas é de 22 graus.

OBS: Em Sete Lagoas e em Cordisburgo há pontos com mais de 1000 metros e em Lagoa Santa a altitude máxima é de 955 m.

Porém, dentro das grutas realmente sentimos calor porque vamos descendo muitos metros abaixo do nível da entrada e é tudo fechado.
Obrigado, Marcelo!

Pelos vistos, até o clima ajuda a uns passeios maravilhosos, com a garantia de fugir do stress da cidade, ainda mais num verão desses, em que 35º virou marca corriqueira.

Ah, sei que não tem nada a ver com este thread, mas e a região das termas de Araxá, é bacana?
Minuano no está en línea   Reply With Quote
Old February 14th, 2010, 09:30 PM   #60
Marcelo Olisa
Marcelo Lisa

Marcelo Olisa's Avatar

Minuano,
Eu só fui uma vez em Araxá e foi numa época de Natal e Ano Novo. Eu me surpreendi com o quanto a cidade era bem cuidada, ajardinada e com bela decoração de natal. As termas em si são o maior atrativo da cidade e mesmo se você não estiver hospedado no hotel Ouro Minas ( agora ia mudar de dono), você podia pagar para usar as termas. Há vários tipos de banhos. Na cidade também há a Casa de Dona Beja e outras atrações locais. Também é terra de famosos queijos e doces. Porém não fica tão próximo de BH e se vc fosse naquela região, seria bom conhecer outras cidades turísticas no mesmo estilo esticando a São Lourenço, Lambari, Caxambu , Poços de Caldas , Lambari etc ( no Sul de Minas e não no Triângulo , mas que fechariam um bom roteiro de banhos em termas). No Sul de Minas há ainda a auto-proclamada Suiça Mineira que é Monte Verde e muitos outros recantos lindos na Serra da Mantiqueira.

Reply

Tags
brasile, minas gerais, rei do mato

Thread Tools

Posting Rules