daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy | DMCA | news magazine

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Regionais > Sul

Sul Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina

Reply

Thread Tools
Old February 18th, 2010, 02:13 AM   #21
Marcelo Olisa
Marcelo Lisa

Marcelo Olisa's Avatar

Likes (Received): 487

Quote:
Originally Posted by Déa_ View Post
Quando eu reparo em detalhes assim, é pq eu olhei muuuito pra foto...rs É que os girassóis ali me chamaram a atenção...

Sobre o thread sobre japas...sim, realmente a região onde os japoneses se instalaram fica nestes Estados...meus pais são do oeste de SP. Não sei se eles mantiveram aquelas casas de colonos..Já assistiu Haru e Natsu ? Deu pra ter uma ideia de como foi, mas queria ver muito mais...além de ter chorado muito com a história ( drama é bom pra "desopilar o fígado" ..rs). E lembrei muito da minha batian...

Ah..e claro que lembro do thread-homenagem, Marcelo..fiquei muito honrada, além de o Jardim ser belíssimo !

Quanto às torres...eu percebi a homenagem do pórtico pq o Rene comentou...por isso achei q a igreja é um marco da cidade...

Sobre a Toscana tupiniquim...poxa, ia ser lindo ! Eu iria lá com certeza...rs...enqto não vou até a original...
Não vi Haru e Natsu. Vi Gaijin. E para seu consolo há uma cidadezinha na Rota Romântica do RS que além de alemães , tem japoneses. Acho que é Ivoti.
http://obrasildetodosospovos.blogspo...-ivoti-rs.html ( e olha os japonesinhos nos girassóis que você tanto gosta. Uma toscana Japonesa e em cenário gaúcho).

Last edited by Marcelo Olisa; February 18th, 2010 at 02:19 AM.
Marcelo Olisa no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links

Old February 18th, 2010, 02:27 AM   #22
Déa_
^.^

Déa_'s Avatar

Quote:
Originally Posted by Marcelo Olisa View Post
Não vi Haru e Natsu. Vi Gaijin. E para seu consolo há uma cidadezinha na Rota Romântica do RS que além de alemães , tem japoneses. Acho que é Ivoti.
http://obrasildetodosospovos.blogspo...-ivoti-rs.html ( e olha os japonesinhos nos girassóis que você tanto gosta. Uma toscana Japonesa e em cenário gaúcho).
amei os japinhas ! vc vai lá ?

Ah...e acho q as flores ali são gérberas..q eu adoro tb.
Déa_ no está en línea   Reply With Quote
Old February 18th, 2010, 02:34 AM   #23
Marcelo Olisa
Marcelo Lisa

Marcelo Olisa's Avatar

Quote:
amei os japinhas ! vc vai lá ?

Ah...e acho q as flores ali são gérberas..q eu adoro tb.
Mesmo as do fundo??
Irei lá sim. Meu roteiro vai incluir Novo Hamburgo ( Hamburgo Velho), Campo Bom, Ivoti, Dois Irmãos, Morro Reuter, Presidente Lucena, Picada Café, Nova Petrópolis, Gramado, Canela, São Francisco do Sul, Caxias do Sul, Ana Rech , Garibaldi, Bento Gonçalves, talvez Antônio Prado, Feliz, São Vendelino e quem sabe alguma pros lados de Lajeado. Devo ter esquecido algumas mas ainda não tracei todo roteiro. Porto Alegre vai ser o portão de entrada e saída.
Old February 18th, 2010, 02:37 AM   #24
Déa_
^.^

Déa_'s Avatar

Quote:
Mesmo as do fundo??
Irei lá sim. Meu roteiro vai incluir Novo Hamburgo ( Hamburgo Velho), Campo Bom, Ivoti, Dois Irmãos, Morro Reuter, Presidente Lucena, Picada Café, Nova Petrópolis, Gramado, Canela, São Francisco do Sul, Caxias do Sul, Ana Rech , Garibaldi, Bento Gonçalves, talvez Antônio Prado, Feliz, São Vendelino e quem sabe alguma pros lados de Lajeado. Devo ter esquecido algumas mas ainda não tracei todo roteiro. Porto Alegre vai ser o portão de entrada e saída.
Sim..mesmo as do fundo...a cor é linda, não ? Gérberas tem várias cores...gosto da laranja e da rosa...

E tomara que saiam threads de todas estas cidades, viu ? Vou dar pitaco em todas..rs
Old February 18th, 2010, 02:40 AM   #25
renehass
Rene Hass

renehass's Avatar

Likes (Received): 603

Quote:
Originally Posted by RFroner View Post
Sensacional as fotos, Rene. Continua trazendo essas perolas do interior gaúcho pra gente!

interessante o comentário do Porto-Imagem acima sobre as casas típicas do interior... é verdade, eu já havia notado esse padrão em várias cidades, não só da serra, mas também em PoA, na sua RM, no planalto, no alto uruguai. Imagino que seja herança direta dos imigrantes.

e bom, eu vi "Saneamento Básico" e gostei do filme, do plot, etc... agora, tenho que fazer uma crítica: foi a pior caracterização regional que eu já vi, me fez ter vergonha alheia do amadorismo dos atores. Os personagens no meio da colônia forçando aquele gauchês casseta e planeta; os dois velhos que faziam os nonnos tentando fazer o sotaque da serra, mas soando igual ao BOÇA... sem falar que uns sequer se preocuparam com o realismo do filme, falavam chiado mesmo.

O troço é quase culturalmente ofensivo
Essa crítica do sotaque é bastante pertinente.

O problema é que para esses filmes fazerem sucesso, eles têm que ter atores/atrizes de sucesso na época do filme. E ator/atriz de sucesso no Brasil são atores/atrizes da Rede Globo. Isso estraga o filme apenas na parte das falas. Mas a atuação deles foi excepcional no filme.

Os piores sotaques do filme foram os dos atores Zéu Britto (baiano) e Lúcio Mauro Filho (carioca), que a propósito, têm uma pequena participação no filme, mas muitíssimo engraçada. Em relação ao sotaque, as personagens deles requerem que eles façam um sotaque de colono italiano, e eles simplesmente não conseguem. Mas isso não tira o brilho da hilária participação deles no filme.

O único gaúcho Global do elenco do filme é o Paulo José, que fez um dos velhinhos, no papel de pai da Fernanda Torres e da Camila Pitanga. E o Paulo José, apesar de já morar mais de 40 anos fora do RS, ainda mantém o sotaque gaúcho.

Obrigado por ter gostado do thread.
renehass no está en línea   Reply With Quote
Old February 18th, 2010, 02:42 AM   #26
renehass
Rene Hass

renehass's Avatar

Quote:
Mesmo as do fundo??
São Francisco de Paula, Marcelo, não "do Sul".
Old February 18th, 2010, 02:45 AM   #27
Marcelo Olisa
Marcelo Lisa

Marcelo Olisa's Avatar

Quote:
Sim..mesmo as do fundo...a cor é linda, não ? Gérberas tem várias cores...gosto da laranja e da rosa...

E tomara que saiam threads de todas estas cidades, viu ? Vou dar pitaco em todas..rs
Só não prometo fotos de gérberas porque posso vir a pegar temperaturas próximas ou abaixo de zero e elas não devem florescer no inverno.
E não posso prometer fotos dos japinhas mirins porque se estiver frio como estou prevendo , estarão todos escondidos dentro das casas se aquecendo perto do fogão à lenha na cozinha. Mas se eu ver um na rua, pode deixar que fará parte do cenário porque pretendo fazer fotos com um ar antropológico nesta viagem , fotografando pessoas, objetos, casas, comidas, danças , grupos musicais, vinícolas, natureza etc. Da viagem , espero nascerem belos photobooks.
Old February 18th, 2010, 02:48 AM   #28
Marcelo Olisa
Marcelo Lisa

Marcelo Olisa's Avatar

Quote:
Originally Posted by renehass View Post
São Francisco de Paula, Marcelo, não "do Sul".
Ah, sim. A do " Sul" é na ilha perto de Joinville. Ato falho então porque tenho muita vontade de ir também em SC , um estado que me fascina.
Old February 18th, 2010, 02:56 AM   #29
Déa_
^.^

Déa_'s Avatar

Quote:
Só não prometo fotos de gérberas porque posso vir a pegar temperaturas próximas ou abaixo de zero e elas não devem florescer no inverno.
E não posso prometer fotos dos japinhas mirins porque se estiver frio como estou prevendo , estarão todos escondidos dentro das casas se aquecendo perto do fogão à lenha na cozinha. Mas se eu ver um na rua, pode deixar que fará parte do cenário porque pretendo fazer fotos com um ar antropológico nesta viagem , fotografando pessoas, objetos, casas, comidas, danças , grupos musicais, vinícolas, natureza etc. Da viagem , espero nascerem belos photobooks.
Na casa da batian... Ah..e claro, não se preocupe...sei que sairão belas fotos, com ou sem gérberas e japinhas...
Old February 18th, 2010, 03:01 AM   #30
renehass
Rene Hass

renehass's Avatar

Quote:
Ah...mais uma linda cidadezinha, Rene ! Não é à toa que quero muito conhecer teu Estado... Adoro ver um pouco sobre a colonização do nosso país, através dos teus threads...( queria ver tb a da colonização dos meus antepassados...será que alguém se habilita ? )
Déa, você será muito bem recebida aqui no Rio Grande do Sul. Pensa com carinho na possibilidade de vir aqui e me avisa. Será uma honra poder te ciceronear aqui.

Quote:
Achei imponentes as torres da igreja ! E tb a reprodução no pórtico da cidade..quer dizer q é um marco importante da cidade, né ?
Bem, o que mais se destaca na cidade de longe são as torres da igreja. As duas primeiras fotos mostram bem isso. A cidade fica bem no topo de uma montanha cheia de mata atlântica mesclada com parreirais. A primeira visão que a gente tem da estrada é a das torres emergindo da mata se ver os prédios da cidade. É muito lindo.

Quote:
Gostei do sobrado da foto 9..e tb dos girassóis..Nunca tinha visto plantados em calçadas..muito fofo !
A casa sobrado da foto 9 é a minha favorita dessas que eu fotografei. Eu também notei que eles plantaram girassóis nas calçadas. Há girassóis pela cidade inteira. Nunca tinha visto isso.

Quote:
O hotel da foto 11 é uma graça, com floreiras, uma sacadinha...os quartos devem ser bem bonitinhos..
Lindo mesmo. Só que eu acho que não tinha ninguém hospedado ali. E deve ser baratíssimo se hospedar numa cidade em que não há turistas.

Quote:
A casa das fotos 12 e 13, com aquele "puxadinho" ao lado...é comercial ? Gosto das cores...e das flores no canteiro em frente...
Eu desconfio que, apesar da palavra “Luis Pedro ... 1938” escrita numa placa acima da porta de entrada, o prédio seja da prefeitura. Se alguém aqui for de Monte Belo do Sul, por favor, confirma o que eu penso ou me corrija.

Quote:
Na foto 15, achei a casa lindinha...e tb achei interessante a frente em alvenaria e o restante em madeira.. E a floreira no sótão ! Casinha de batian... Ah..e acho q tem uma chaminé ali atrás...
Uma gracinha de casa. Sim, tem uma chaminé de fogão à lenha no puxadinho atrás da casa. Praticamente, há fogões à lenha e chaminés em todas as casas da região. Se não houvesse, seria difícil de eles suportarem o rigoroso inverno da região, posto que o fogão à lenha, entre outras utilidades, funciona como aquecedor para a casa toda.

Quote:
Amei os postes de iluminação da praça ! Com aquele banquinho de madeira, é um cenário romântico..
Modéstia à parte, acho que essa é a foto mais bela de todas neste thread. O calor estava de matar e eu tirei a foto muito rapidamente. Depois, no computador, é que eu fui ver que ela ficou muito bela com aqueles postes antigos diminuído de tamanho em função da perspectiva da foto.

Quote:
Na foto 22, tem mais girassóis...e a madeira que sustenta as flores está pintada com as cores da bandeira italiana...ou estou "cegueta" ?
Sim, são mais girassóis. E é verdade que as madeiras que sustentam os girassóis têm as cores da bandeira italiana. Eu não tinha observado isso.

Quote:
E as casas das fotos 28 e 29...me remetem àqueles filmes antigos italianos...juntando uns girassóis...dá pra passar por Toscana ? ( adoro os campos de girassóis de lá)...
De todas, são as casas que mais precisam de uma revitalização. Elas estão quase no fim da pequena cidade.

Quote:
Pena que acabaram as cidades do Vale dos Vinhedos... Mas estou curiosa pra ver o do Caminho de Pedras...vi umas fotos na net e me apaixonei !
Na semana que vem, talvez nesse domingo à noite, eu libero o thread dos Caminhos de Pedra. Serão mais de 100 fotos. Só não sei ainda se coloco todas as 100 fotos de uma vez ou se distribuo em duas páginas. Aceito sugestões.

Quote:
Parabéns, parabéns, parabéns, Rene...As viagens que fiz com seus threads foram divinas ! Muito obrigada por compartilhar conosco !!

bjks
Imagina! Obrigado você por pacientemente ter visto e analisado uma por uma das fotos.

Beijos!
Old February 18th, 2010, 03:03 AM   #31
Marcelo Olisa
Marcelo Lisa

Marcelo Olisa's Avatar

Quote:
Na casa da batian... Ah..e claro, não se preocupe...sei que sairão belas fotos, com ou sem gérberas e japinhas...
Até que eu adoraria entrar dentro das casas alemãs, italianas e de batians japonesas mas acho que não iriam permitir isto a um forasteiro. No mínimo iam achar que eu era um bandido . Você não se lembra dos comentários do Renê sobre o estranhamento do povo em São Chico quando ele fotografou casas? Parece que o mesmo em Colinas. Mas quem sabe , até julho, eu teclo com umas pessoas dos lugares onde irei e faço um network para entrar numa casa , pelo menos, de cada região que eu visitar? ))
Old February 18th, 2010, 03:05 AM   #32
renehass
Rene Hass

renehass's Avatar

Quote:
Ah, sim. A do " Sul" é na ilha perto de Joinville. Ato falho então porque tenho muita vontade de ir também em SC , um estado que me fascina.
Há duas cidades com o nome de São Francisco no Rio Grande do Sul.

Uma é São Francisco de Paula, vizinha de Canela, nos Campos de Cima da Serra.

A outra é São Francisco de Assis, menos conhecida que a primeira e se localiza no oeste do estado. Essa eu não conheço ainda.
Old February 18th, 2010, 03:08 AM   #33
renehass
Rene Hass

renehass's Avatar

Quote:
Até que eu adoraria entrar dentro das casas alemãs, italianas e de batians japonesas mas acho que não iriam permitir isto a um forasteiro. No mínimo iam achar que eu era um bandido . Você não se lembra dos comentários do Renê sobre o estranhamento do povo em São Chico quando ele fotografou casas? Parece que o mesmo em Colinas. Mas quem sabe , até julho, eu teclo com umas pessoas dos lugares onde irei e faço um network para entrar numa casa , pelo menos, de cada região que eu visitar? ))
Não foi em Colinas, foi em Feliz que umas senhoras fizeram cara feia para mim quando me viram tentando fotografar a casa enxaimel delas.

Em São Chico eu fiquei surpreso com a abordagem, pois São Chico é uma cidade turística e me verem fotografando a cidade não deveria causar estranhamento nas pessoas do local.
Old February 18th, 2010, 03:14 AM   #34
Marcelo Olisa
Marcelo Lisa

Marcelo Olisa's Avatar

Eu sugiro que o thread do Caminho de Pedras tenha todas fotos na primeira página mas em tamanho large e não tão grandes como vc costuma pôr.
Old February 18th, 2010, 03:40 AM   #35
Déa_
^.^

Déa_'s Avatar

Quote:
Déa, você será muito bem recebida aqui no Rio Grande do Sul. Pensa com carinho na possibilidade de vir aqui e me avisa. Será uma honra poder te ciceronear aqui.
Muito obrigada pela gentileza, Rene ! E vou pensar com carinho sim, viu ?
E vou adorar escutar o sotaque in loco !

Quote:
Lindo mesmo. Só que eu acho que não tinha ninguém hospedado ali. E deve ser baratíssimo se hospedar numa cidade em que não há turistas.
Opção de hospedagem...aproveita, Marcelo !

Quote:
Uma gracinha de casa. Sim, tem uma chaminé de fogão à lenha no puxadinho atrás da casa. Praticamente, há fogões à lenha e chaminés em todas as casas da região. Se não houvesse, seria difícil de eles suportarem o rigoroso inverno da região, posto que o fogão à lenha, entre outras utilidades, funciona como aquecedor para a casa toda.
Saudade que tenho do frio...

Quote:
Sim, são mais girassóis. E é verdade que as madeiras que sustentam os girassóis têm as cores da bandeira italiana. Eu não tinha observado isso.
Ah..observei bem,né ? Acho que tenho visto muito CSI..

Quote:
Na semana que vem, talvez nesse domingo à noite, eu libero o thread dos Caminhos de Pedra. Serão mais de 100 fotos. Só não sei ainda se coloco todas as 100 fotos de uma vez ou se distribuo em duas páginas. Aceito sugestões.
Oba ! Bem..eu gosto do tamanho das fotos, dá pra ver detalhes.. Mas se ficar pesado...seria melhor dividir, talvez ? E tem que ter bonus pix !!
Old February 18th, 2010, 03:41 AM   #36
Déa_
^.^

Déa_'s Avatar

Quote:
Ah...legal mesmo vc ir conversando com o povo lá.. Seria interessantíssimo visitar as casas...
Em tempo...e não é que vc pareça um, claro...rs...ladrão em japonês é dorobô...
Old February 18th, 2010, 09:41 AM   #37
Marcelo Olisa
Marcelo Lisa

Marcelo Olisa's Avatar

Quote:
Ah...legal mesmo vc ir conversando com o povo lá.. Seria interessantíssimo visitar as casas...
Em tempo...e não é que vc pareça um, claro...rs...ladrão em japonês é dorobô...
Imagina a cena:
A japonesa sai da casa e me vê com a câmera mas acha que é uma arma, me vendo de longe. Daí diz : - Hiro, vem tem um rapaz do robô aqui fora . E eu que nunca vou me achar com cara de ladrão vou responder: - Que isso dona, não entendo nada de robôs e nem de outros brinquedos eletrônicos.
Old February 18th, 2010, 04:27 PM   #38
Marcelo Olisa
Marcelo Lisa

Marcelo Olisa's Avatar

Quote:
Oba ! Bem..eu gosto do tamanho das fotos, dá pra ver detalhes.. Mas se ficar pesado...seria melhor dividir, talvez ? E tem que ter bonus pix !!
Eu faço campanha pro thread do "Caminho de Pedras" saia logo e com todas as fotos porque nem todo mundo tem paciência de voltar num thread pra ver as fotos da segunda parte ou terceira no meio de mil comentários. Acho bom que acréscimos deste tipo sejam feitos editando a primeira página mesmo. Ou que se façam novos threads e os conectem , divulgando os links dos anteriores.
Estou ansioso pra ver o thread do " Caminho de Pedras" porque é um dos lugares que acho mais belos no estado do Rio Grande do Sul.
Old February 18th, 2010, 05:34 PM   #39
Déa_
^.^

Déa_'s Avatar

Quote:
Imagina a cena:
A japonesa sai da casa e me vê com a câmera mas acha que é uma arma, me vendo de longe. Daí diz : - Hiro, vem tem um rapaz do robô aqui fora . E eu que nunca vou me achar com cara de ladrão vou responder: - Que isso dona, não entendo nada de robôs e nem de outros brinquedos eletrônicos.
rapaz do robô foi ótimo !! E tadinho do Hiro, ele não faz mal a uma mosca...
Old February 18th, 2010, 09:25 PM   #40
Rodalvesdepaula
Registered User

Rodalvesdepaula's Avatar

Likes (Received): 5507

Quote:
Na verdade, Ivoti é a única colônia nipo-gaúcha (apesar da cidade ser de maioria alemã e italiana); a presença de nikkeis também é considerável em Porto Alegre, onde nasceu a diretora Tizuka Yamazaki (que dirigiu Gaijin e os filmes da teuto-gaúcha Maria das Graças "Xuxa" Meneghel). Nas demais cidades do Rio Grande do Sul, a presença de descendentes de japoneses é praticamente nula.
Rodalvesdepaula está en línea ahora   Reply With Quote

Reply

Tags
brasil, brazil, rio grande do sul, vale dos vinhedos

Thread Tools

Posting Rules