SkyscraperCity Forum banner

Centro de Porto Alegre, idéias para revitalizar

416K views 3K replies 96 participants last post by  thesapox 
#1 ·
Ja se falou muito aqui sobre revitalizar o centro de porto alegre, mas o assunto esta espalhado por varios threads.. pq nao juntar todas as boas ideias e debate-las em um mesmo thread? :)


Q medidas vcs sugerem para revitalizar o centro de porto alegre?
como o SSC pode ser acessado por varias pessoas, quem sabe alguns vereadores leiam estas ideias e resolvam bota-las em pratica.. :D






Artigo do Blog Porto Imagem http://portoimagem.blog.uol.com.br/


A Revitalização do Centro de Porto Alegre

O Centro de Porto Alegre é uma região riquíssima em patrimônio histórico, contando com inúmeros prédios com 70, 80 anos ou mais, o que lhe confere um certo ar europeu atestado pelos muitos visitantes que por aqui passam. Este centro, que outrora foi área de lazer, compras e convívio dos portoalegrenses de todos os tipos e classes, passou por (ainda passa?) por uma triste e decadente fase, situação que aconteceu também em outras capitais do Brasil e do mundo.

Esta situação foi detectada e alguns procedimentos foram realizados para tentar reverter a lenta e constante degradação do centro há uns 10 a 15 anos. Foram restaurados importantes prédios históricos que deram um novo ar à região. Ou, pelo menos, diminuiram consideravelmente o processo de degradação. Casa de Cultura Mário Quintana, Usina do Gasômetro, Santander Cultural, Memorial do Rio Grande do Sul, Museu de Arte do Rio Grande do Sul (Margs) foram recuperados, criando-se novos centros culturais, tornando-se assim, atrativos para uma região quase morta.

Agora, em 2007, talvez nunca se tenha falado tanto em revitalização do centro. Estes últimos meses nos colocam numa nova perspectiva em relação a este espaço e a possibilidade de voltarmos a utilizá-lo como antes, ou mais.

Grandes e importantes decisões estão sendo tomadas fazendo com que estejamos vivenciando uma fase de grande expectativa e, também de acontecimentos reais que certamente já deixarão o centro com outra cara em breve.

Revitalização do Mercado Público, incluindo sua pintura total, ativação do seu segundo pavimento, com abertura de diversos estabelecimentos que trazem movimento, vida a um espaço antes quase abandonado. Reforma completa da Estação Central do Trensurb, utilizando-se mais vidro para visualizar-se o Guaíba e tornando os espaços mais amplos facilitando a movimentação de passageiros. Remodelação da Praça Revolução Farroupilha, tornando-a uma praça seca, com um urbanismo muito mais moderno, incluindo a instalação de novas escadas rolantes onde não havia e a construção de um arco sobre a praça, que se tornará um novo marco referencial do centro. Remodelação da Praça XV de Novembro, incluindo seu rebaixamento, facilitando o acesso a um espaço histórico de Porto Alegre, assim como ao Chalé da Praça XV, que também deve investir para tornar a área mais viva e atrativa.

Passo decisivo para a grande reforma geral do Centro de Porto Alegre está acontecendo atualmente nos terminais de ônibus urbanos Rui Barbosa e Tamandaré. Um grande e moderno Centro Popular de Compras ergue-se sobre as duas áreas, se fazendo possível a remoção de mais de mil ambulantes da área central e, com isso, novos ares reinarão. Sonho ? Não, realidade. E os projetos (leia-se obras em andamento) não param por aí. O Mercado Público ganhará uma churrascaria, uma área de mesas externas com moderno deck de madeira, vidro e guarda-sóis, tornando aquela área um lugar agradável para frequentar-se e novo ponto de atração turística. O terminal de ônibus da Praça Parobé sairá e ali nascerá um típico local turístico similar aos existentes próximos aos portos de New Yiork e San Francisco, com peixarias e restaurantes turísticos funcionando 24 horas por dia, integrados a uma nova área a ser ainda criada: o novo Cais do Porto. Atualmente em fase de licitação internacional para viabilização do projeto, começa sua escalada para sair do papel.

Há mais de 20 anos apenas um sonho, o novo centro começa se desenhar.
 
See less See more
#1,329 ·
Reformas e obras pelo Centro...



Sepúlveda:




Novos postes sendo instalados em POA:

Será que estamos começando a melhorar nosso mobiliário urbano?




Secretaria da Fazenda:




Praça da Alfândega:




Cine Imperial:





União (essa reforma parece ser grande - e cara):






Praça da Revolução Farroupilha (agora com os vidros):






Medíocre retrofit da Aplub:

 
#1,331 ·
Flick, foi tu quem tirou as fotos? Esses postes estão sendo colocados em todo o centro ou só na Sepúlveda?

Obrigado pela contribuição! :eek:kay:







Pessoal, minha opinião é que a estação de ônibus do mercado, ou terminal parobé, ficará contrastando cada vez mais na medida que as (lentas) benfeitorias forem feitas. Nunca achei interessante a estação e parece que foi mais pela tentativa de ousar que construir algo realmente harmonioso. Não posso falar de organização porque sempre peguei ônibus aí, mais especificamente o vila jardim (433). A organização dos ônibus era muito mais caótica que hoje. Não estou defendendo essa coisa que construiram, mas em relação a anterior ficou melhor sim.
 
#1,334 ·
Me da uma raiva dessa implicancia do Flick com o prédio da Aplub.
sahahsahuahusahusa

Bem mais ele assim, e não vem reclamar se não é peleia da braba tchê
sahuuhuhauhsauhahsau

Aquela area das fotos com novos postes sempre foi bela, pelo jeito, vai ficar "supiimpa".

Quero ver quem vai cuidar do arco, se bem que até agora não vandalizaram o painel né?
Acho que os vidros vão se manter, sera que tem alguem que fica de olho la?

Mas acho que aquela região não precisava tanto de reformas, acho que precisam investir na area do mercado, aquela area sim que ta feinha.

E qual empresa sera que comprou o prédio da união?
Pelo jeito vai ficar bonito, tão investindo bastante nele.
Isso é bom, mostra que o centro ta se valorizando, e com mais reformas, outras vão vir, e assim vai...
 
#1,336 ·
Sobre a área do Mercado, Xinah, acho que é interessante começar pelo terminal de ônibus e aquele pessoal que vende frutas e comida. Acho que com os portais da cidade pode melhorar por ali. Será que continua o terminal com os portais da cidade? Alguém tem alguma informação sobre isso?
 
#1,339 ·
pra mim essa area precisa de uma boa alavada e pintura.

Tanto nos prédios na volta como no terminal.

Se a prefeitura fosse esperta, alugava algumas lojinhas no lugar, com o aluguel dava pra pagar a manutenção, pintura e outras coisas.

Mas acho que ficaria melhor sem, poderiam fazer uma dessas paradas subterraneas no lugar, mas duvido muito.
 
#1,341 ·
Pessoal, vi essa matéria hoje em ZH sobre algumas estátuas vandalizadas. Vou publicar depois a comento:

Da praça ao chão do depósito
Estátua que foi destruída por vândalos em 2002 está armazenada, enquanto aguarda a restauração e o retorno ao Centro

Serrada ao meio por vândalos há oito anos, a estátua A Samaritana espera pela restauração dividindo espaço com os bustos de Artigas e José Bonifácio. Sem recursos para ser recuperada, a obra do escultor alemão Alfred Hubert Adloff é mantida distante da população que a contemplou por décadas no centro da Capital.

Instalada em 1925 em frente à prefeitura, a estátua que reproduz uma camponesa com um cântaro foi transferida 10 anos depois para a Praça da Alfândega. Permaneceu no local por 67 anos, até que sucumbiu ao vandalismo, em 2002, que dia a dia reduz o patrimônio histórico de Porto Alegre.

Levada para uma sala de 16 metros quadrados na Divisão de Conservação e Manutenção da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam), a obra apresenta marcas das agressões sofrida. A estátua tem o braço esquerdo e o cântaro separados do corpo e a testa parcialmente afundada. Além disso, o corpo esculpido em bronze em tamanho natural está dividido em duas partes na altura da cintura.

Responsável pelo Departamento de Monumentos da Smam, Cibeli Silva do Carmo afirma que está tentando a recuperação da obra e de outras em situação semelhante por meio do Programa Adote um Monumento, da própria secretaria. Segundo ela, ainda não há estimativa de custo da restauração. A Smam não dispõe de verba específica no orçamento para esse tipo de ação, por isso precisa contar com o apoio da iniciativa privada.

Com o início da restauração da Praça da Alfândega neste mês, a expectativa é de que receba de volta uma de suas principais obras.

– Se é uma restauração da praça, nada mais justo que contemplar a estátua da Samaritana também – avalia José Francisco Alves, pesquisador de arte pública do Rio Grande do Sul.

A restauração da estátua e de outras duas obras da Capital estaria sendo avaliada, com apoio de representantes do Programa Monumenta, do Ministério da Cultura, o mesmo que devolverá à Praça da Alfândega a feição original até outubro. Na prefeitura, a recuperação dos três monumentos é considerada prioridade na área de patrimônio histórico.





__________________________________________________________________

Pessoal, essa matéria é muito interessante por vários fatos:

-A Samaritana pode muito bem ser restaurada
-"Achei" o busto do Artigas. Deram um sumiço com essa estátua quando fizeram toda a reforma na Praça Revolução Farroupilha (ela ficava de frente ao INSS). Pelo jeito acharam que ela não combinava com a nova proposta da praça, sendo assim, estão escondendo ela há anos! Mandei um e-mail há alguns dias e não responderam sobre o assunto.
-Essa estátua do José Bonifácio é simplesmente um mito revelado!!!!!!! Ela tinha sido instalada na zona sul na Rua Liberal em um lugar escondido. Foi feita em 1938, e já que ninguém dava importância, só depois de um tempo se ligaram que ela havia sido removida (isso na década de 70, em uma reportagem do Correio do Povo) Em 2004 o José Francisco Alves acho apenas a cabeça dela em um depósito do Parque Marinha, ou seja, já poderíamos dar ela como perdida. Pelo menos ela foi restaurada.

Vamos ver se pipocam mais reportagens sobre essa assunto sempre pertinente.
 
#1,342 ·
^^ Jonas, obrigado pela contribuição!

Infelizmente devíamos combinar dois métodos, que é fazer moldes das estátuas e expor réplicas nas praças e ruas. Claro que, como o Sapox uma vez sugeriu, devemos educar nosso povo, afinal não podemos nos enganar. Só acho que no momento não estamos preparados para ter essas estátuas em nossas ruas. Aliás, educação como um todo é o que nos falta!

Lembrando: As estátuas originais da Charles Bridge em Praga estão em museus. Segundo uma fonte da internet, aquelas são réplicas.

Charle Bridge, Praga, República Tcheca.
 
#1,344 ·
Esses dias o Jonas publicou um artigo super pertinente sobre as estátuas dos afluentes, em frente a igreja da Conceição.



me chamou atenção o estado delas e o fato de estarem no seco, desvalorizando completamente o aspecto delas!

lembrei que tinha fotografado em 2007 uns meses depois de terem feito a limpeza.





Por que diabos o chafariz não funciona mais?

Essas 'revitalizações' do centro tem prazo curtíssimo.
Passam dois meses e as coisas voltam ao estado original: abandono, pixação, etc.

Só ver o Cine Capitólio, que até hoje não abriu, e tantos prédios que foram restaurados há pouco e já estão em estado de lástima.
O que dizer dos monumentos, jogados à sorte?

Esse último sábado mesmo, revi a mesma situação de dois anos atrás, naquela pracinha que tem na rua voluntários da pátria: um busto completamente abandonado, sem identificação, as raízes tomando conta da praça, emuito, MUITO lixo empilhado [um catador usa aquele espaço como 'central' dos lixos que recolhe].
 
#1,346 ·
Esses dias o Jonas publicou um artigo super pertinente sobre as estátuas dos afluentes, em frente a igreja da Conceição.



me chamou atenção o estado delas e o fato de estarem no seco, desvalorizando completamente o aspecto delas!

lembrei que tinha fotografado em 2007 uns meses depois de terem feito a limpeza.





Por que diabos o chafariz não funciona mais?

Essas 'revitalizações' do centro tem prazo curtíssimo.
Passam dois meses e as coisas voltam ao estado original: abandono, pixação, etc.

Só ver o Cine Capitólio, que até hoje não abriu, e tantos prédios que foram restaurados há pouco e já estão em estado de lástima.
O que dizer dos monumentos, jogados à sorte?
O cine capitólio é uma grande tristeza. Prefiro cinema de rua.
 
#1,345 ·
^^ Sapox, eu te entendo, mas o outro lado da moeda é expor importante à destruição. Quero ver como recuperarão o gaúcho do oriente.

Não acho uma questão de viver num mundo de fadas, mas durante o processo seria uma idéia essas réplicas. Sapox, sou da tua opinião, mas entendo que essa triste medida pode fazer parte.
 
#1,348 ·
Por que mediocre? como era este predio?
Como os valores estão suvertidos hoje em dia!

Temos que explicar o porque esse retrofit é um retrocesso, mas na verdade vocês é que precisariam explicar qual a qualidade de se meter um pano de vidro indiscriminado na frente de um prédio, cobrindo alvenaria, pilar, paredes cegas, com vidro, e distribuindo listras a deus-dará na fachada, sem qualquer sentido.

Esse retrofit é uma das coisas mais ridículas que já foram produzidas no centro de Porto Alegre nos últimos tempos, e é no mínimo lamentável ser comemorado por quem se pretende entusiasta da revitalização do centro.
 
#1,350 ·
^^^Vou te dizer que tenho poucas fotos de Porto Alegre por isso. Não fotografei o monumento não, aliás nunca fotografei aquela rua, sonho em fotografar a antiga Mesbla e Mesbla veículos também, mas morro de medo! hehe

Conheço e caminho muito por toda cidade, mas dificilmente sinto liberdade de tirar a câmera e fotografar. A maioria das vezes que consegui foram em domingos [nesses casos só com a camera compacta velha, ahaha], ou em passeios tipo o Há Tesouros na Praça e o Viva o Centro a Pé.
 
#1,352 ·
Aliás, essas fotos no chafariz só tirei porque tinha algum evento ali no colégio Marista, e vários brigadianos na praça.

Quanto a sensação de insegurança, recomendo MUITO o livro "COnfiança e medo na cidade", do sociólogo Zygmunt Bauman. O livro é pequeno e super sucinto, e muuuito bom pra entender os desatinos da cidade atual. Custa menos de 20 reais um novo.

Vou digitar alguns trechos pra uma pesquisa minha, aí colo alguns aqui depois.
 
#1,361 · (Edited)
Continua a mesma coisa(passei lá há algumas semanas). Poutz, esse prédio desde que eu me conheço como gente é assim xD Bizarro aquelas tabuas pregadas, ele chama muita atenção por isso.

____________________________________________________________________________

Novo Viva o Centro para a semana que vem:

27 de março de 2010

Orientador: Cláudio Calovi Pereira
Roterio: Cine Capitólio (visitação interna), Viaduto Otávio Rocha, Catedral Metropolitana e Praça da Matriz. A caminhada acabará no Multipalco, com uma apresentação de Isabela Fogaça cantando músicas de Porto Alegre, em homenagem ao aniversário de 238 anos da cidade.

____________________________________________________________________________

Questões de monumentos:

Pedi hoje, via twitter, pro historiador Gunter Axt escrever um texto sobre o vandalismo contra monumentos na cidade. Ele gostou da idéia, então é capaz de vir mais coisas pela Zero Hora
 
#1,356 ·
^^certo, agora me lembrei, a futura pinacoteca municipal, em frente ao Solar dos Câmara, também é um prédio de princípios do século XIX que sofreu intervenções na fachada no séc. XX; nos fundos, tem uma cisterna gigantesca para captação de água da chuva e também grandes salas no corpo do prédio.
 
This is an older thread, you may not receive a response, and could be reviving an old thread. Please consider creating a new thread.
Top