daily menu » rate the banner | guess the city | one on one

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Regionais > Sul > Notícias da Região

Reply

Thread Tools Display Modes
Old April 17th, 2010, 07:22 PM   #1
FGB_curitiba
Registered User

FGB_curitiba's Avatar

Likes (Received): 439

Curitiba e região - Das idéias às soluções

Bem pessoal, estou iniciando aqui um novo thread de discussões sobre Curitiba.
Mas daremos aqui um novo enfoque para tais discussões: A CIDADE. Vamos discutir não só sobre uma obra ou outra, mas sobre TUDO o que (na área de urbanismo) é importante para a cidade. O objetivo é chegar a consensos que formem um grande projeto para nossa cidade.

Como será um thread de colaboração, haverá algumas práticas difrentes. Primeiro, eu criei uma conta de e-mail e uma conta no MediaFire para que nós possamos compartilhar arquivos. Aqui temos um problema, pela questão das senhas. EDIT

EDIT

Por sujestão, retirei a divulgação da senha. Para quem quiser acessar, é só enviar um email para "curitibasky@gmail.com" que eu passo a senha (só não esqueça de colocar o nick que você usa aqui no Sky). Ela também esta salva na caixa de entrada do email, marcada com uma estrela. Espero que isso não dificulte as coisas. Caso alguém não concorde, favor comentar.

O usuário e a senha servem tanto para o gmail, quanto para o MediaFire (http://www.mediafire.com/). O MediaFire é super fácil de usar, só que é em inglês. Ele funciona como um disco virtual. O limite é de 100 MB, potanto cuidem com o tamanho dos arquivos. Peço que cada participante interessado em enviar arquivos crie uma pasta DENTRO da pasta "Usuários". Só salvem arquivos dentro da sua pasta. Não altere ou apague arquivos de outros usuários. A pasta "Projetos Prontos" só pode ser usada para salvar arquivos já discutidos e definidos pela maioria dos participantes.
Eu sempre farei backups nos arquivos, mas se algum engraçadinho entrar no forum, pegar a senha e apagar tudo, aí agente vai ter que mudar esse esquema. Espero que não aconteça.

Na pasta arquivos iniciais está contido o meu primeiro projeto no Google Earth e alguns documentos importantes, como os "Custos das Obras" e os "Comentários para Entender". O último se trata de uma breve descrição sobre como eu montei o projeto no GE. ESSE ARQUIVO É DE ESSENCIAL LEITURA PARA COMPREENDER O PROJETO.

Os arquivos ".kmz" devem ser abertos com o GE. Automáticamente os traçados aparecerão no GE. Para salvar traçados e pontos que você fez, basta clicar com o botão direito em cima dele na barra de Lugares, e ir em salvar como. Imagino que a maioria não vai ter dificuldade com essas peripércias tecnológicas, mas se houver muitos problemas eu crio um tutorialzinho para resolver as pendengas. Qualquer dúvida é só perguntar.

Fiz todos esses planos por sonhar que um dia serei prefeito
Tem muita coisa que precisa ser mudada no projeto. Tem muita coisa que falta no projeto. Tem muita coisa errada no projeto. Espero que vocês compreendam e me ajudem.

Como existem MUITOS, mas MUITOS pontos à serem abordados, teremos que nos organizar e discutir um de cada vez. Sugiro que o primeiro tema seja o fechamento das ruas do centro para carros. Assunto polêmico. Penso que seja necessário. Vamos debater?

Felipe Gomes Barbosa

Last edited by FGB_curitiba; April 17th, 2010 at 09:30 PM.
FGB_curitiba no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links

Old April 17th, 2010, 07:50 PM   #2
er!ck
Registered User

Likes (Received): 0

Legal a iniciativa, vc é arquiteto ou estudante???

acho que podem sair mtas ideias legais aqui, e conforme eu for fazendo meus trabalhos de urbanismo da facul eu posso coloca aki tbm xD,

agora acho meio desnecessário esse "Custo das Obras", pois fazer isso iria exigir uma grande pesquisa que se tornaria meio inviável, a não ser que alguem trabalhe na prefeitura aki hehe.

Já começando a debater sobre o fechamento do centro, para que isso ocorra seria necessario a implantação de um meio alternativo de transporte alem dos ônibus, como a bicicleta, e isso iria exigir a adptação de todas as outras partes da cidade para o fluxo de bicicleta.
er!ck no está en línea   Reply With Quote
Old April 17th, 2010, 08:03 PM   #3
FGB_curitiba
Registered User

FGB_curitiba's Avatar

Quote:
Originally Posted by er!ck View Post
Legal a iniciativa, vc é arquiteto ou estudante???

acho que podem sair mtas ideias legais aqui, e conforme eu for fazendo meus trabalhos de urbanismo da facul eu posso coloca aki tbm xD,

agora acho meio desnecessário esse "Custo das Obras", pois fazer isso iria exigir uma grande pesquisa que se tornaria meio inviável, a não ser que alguem trabalhe na prefeitura aki hehe.

Já começando a debater sobre o fechamento do centro, para que isso ocorra seria necessario a implantação de um meio alternativo de transporte alem dos ônibus, como a bicicleta, e isso iria exigir a adptação de todas as outras partes da cidade para o fluxo de bicicleta.
Sou estudante de informática

Quanto ao custo, é tudo uma estimativa do achismo orientado (orientado por outras obras da prefeitura). Acho importante ter uma noção de quanto custa cada idéia, assim podemos dimensionar o projeto por completo, além de evitar coisas desnecessárias e exageradas.

Quanto ao uso da bicicleta, esse é exatamente o objetivo do thread, discutir as idéias e a cidade por completo. Não me aprofundei nas ciclovias, se quer sou usuário de bicicleta. Então, caso exista algiém que entenda mais do assunto do que eu (o que não é difícil), peço que desenhe um esboço da malha de ciclovias da cidade e salve no MediaFire. O potêncial das ciclovias sempre foi deixado de lado pela prefeitura. Nos eixos que eu desenhei, embora não estjam detalhadas, as ciclovias são partes essenciais do projeto.
Old April 17th, 2010, 08:25 PM   #4
Kléston
Registered User

Kléston's Avatar

Bom, sobre as ciclovias, tem este mapa feito no Google Maps.. Em AZUL as atuais, falta a da Linha Verde
http://maps.google.com.br/maps/ms?ie...7f71b8c69fae18

e tem esse do IPPUC também, mas é de 2005..
http://ippucweb.ippuc.org.br:8090/ip...D87_002_BR.pdf
Kléston no está en línea   Reply With Quote
Old April 17th, 2010, 08:29 PM   #5
pdm
Registered User

pdm's Avatar

Quote:
Originally Posted by FGB_curitiba View Post
Como será um thread de colaboração, haverá algumas práticas difrentes. Primeiro, eu criei uma conta de e-mail e uma conta no MediaFire para que nós possamos compartilhar arquivos. Aqui temos um problema, pela questão das senhas. Como os threads sobre urbanismo normalmente tem participantes cativos e maduros, sem muitos acessos de garotinhos afim de sacanear terceiros na internet, vou deixar as contas abertas à todos:
A iniciativa é ótima. O problema é que, apesar de aqui não ter participação de "garotinhos afim de sacanear terceiros na internet", eles podem acessar o tópico mesmo assim. Sugiro que apague usuário e senha, e só passe pra quem te pedir por PM. Assim fica mais seguro.
pdm no está en línea   Reply With Quote
Old April 17th, 2010, 09:01 PM   #6
FGB_curitiba
Registered User

FGB_curitiba's Avatar

Quote:
Originally Posted by Kléston View Post
Bom, sobre as ciclovias, tem este mapa feito no Google Maps.. Em AZUL as atuais, falta a da Linha Verde
http://maps.google.com.br/maps/ms?ie...7f71b8c69fae18

e tem esse do IPPUC também, mas é de 2005..
http://ippucweb.ippuc.org.br:8090/ip...D87_002_BR.pdf
O arquivo pdf do IPPUC eu salvei no MF. O problema é esse modelo de civlovia que se usa em Curitiba, onde tem mais poste na frente do que rampa de meio-fio. Acho que só conheço duas ciclovias descentes em Curitiba, uma na Mariono Torres e a outra, se eu não me engano, na Brasílio Itiberê ou alguma rua ali perto. Mas pareciam que eram de 20 anos atrás. Em paranaguám tem várias ciclovias segregadas das calçadas. Curitiba é uma vergonha no quesito.

No tema sobre o Centro, vou detalhar mais a minha idéia:

Na "Área verde" que está salva no MF da pra saber quais ruas exatamente fazem parte do projeto. Na área cinza no lugar da rodoferroviária seria construido um gigantesco estacionamento, sendo ele uma concessão para uma empresa privada. Trata-se de uma área de 425 mil metros quadrados. Se usarmos como base que 70% (já que existe as área de manobra) da área seja usada para estacionamento, teremos 30 mil vagas. Com mais um andar você dobra o número de vagas. Isso é um cálculo feito pela meu achismo orientado, portanto, não é muito exato. Se alguém entender mais do assunto, peço que refaça as contas. A área eu calculei com o GE Path (http://www.sgrillo.net/googleearth/gepath.htm).

Todas as viás rápidas desembocariam no estacionamento. A Av. Iguaçu ficou como uma via de mão reversível. Percebam também que todas as rápidas estão interligadas, fazendo um anel ao redor do centro. As vias rápidas seriam um projeto secundário, já que é muito caro fazer uma reestruturação nas mesmas. Porém, no eixo leste e boqueirão, ela já é integrada ao eixo (exceto em parte do eixo do boqueirão).

Nas ruas fechadas do centro seriam contruídos calçadões nas ruas fechadas, e no centro delas, circularia um meio de TC gratuito (imaginei em bondes no estilo dos anos 20). Esse sistema seria bancado em parte pela tarifa cobrada no estacionamento, e em outra pelos próprios comerciantes do centro, em parceria com a Associação Comercial do Paraná. Essas "canaletas" reservadas aos bondes também serviriam para acesso de veículos de carga e descarga ou mesmo moradores da região (preferencialmente a noite).

Last edited by FGB_curitiba; April 17th, 2010 at 09:12 PM.
Old April 17th, 2010, 09:08 PM   #7
FGB_curitiba
Registered User

FGB_curitiba's Avatar

Por sujestão, senha agora só por email (curitibasky@gmail.com). Não esqueça de colocar o nick que você usa aqui no Sky. Tentarei reponder o mais rápido possível. Como o email é próprio do thread, quem já tem a senha pode ajudar a repassar para os outros membros (o que é bem interessante, já que não é sempre que estou perto de um pc). É só conferir o email e responder. A senha continua a mesma e está salva na caixa de entrada do email.

Last edited by FGB_curitiba; April 17th, 2010 at 09:32 PM.
Old April 17th, 2010, 09:54 PM   #8
er!ck
Registered User

Aqui um video das ciclovias na Holanda (msmo caso proposto aki, de fechar o centro)e na Colombia.

Parte 1

Parte 2

E alguns podem argumentar q vivemos num pais tropical q faz mto calor, etc...
mas na holanda neva, e msmo assim não se deixa de usar as bicicletas.
E msmo assim podemos arborizar as ciclovias a fim de deixalas na sombra, e em caso de chuva as arvores amenizariam um pouco isso tbm.

Teria que ser criado um meio de integrar os transporte (ex: onibus/metro com lugar para guardar as bicicletas) tbm.

Last edited by er!ck; April 17th, 2010 at 10:10 PM.
Old April 17th, 2010, 10:38 PM   #9
Ni.valdomonteiro
Curitiba/Porto Alegre

Ni.valdomonteiro's Avatar

Angry

Quote:
O arquivo pdf do IPPUC eu salvei no MF. O problema é esse modelo de civlovia que se usa em Curitiba, onde tem mais

Nas ruas fechadas do centro seriam contruídos calçadões nas ruas fechadas, e no centro delas, circularia um meio de TC gratuito (imaginei em bondes no estilo dos anos 20). Esse sistema seria bancado em parte pela tarifa cobrada no estacionamento, e em outra pelos próprios comerciantes do centro, em parceria com a Associação Comercial do Paraná. Essas "canaletas" reservadas aos bondes também serviriam para acesso de veículos de carga e descarga ou mesmo moradores da região (preferencialmente a noite).
Então, acho legal a gente se concentrar no tema "centro" a princípio.
Estou dando uma mastigada nos seus projetos ainda.
Tenho um ponto a colacar: no prédio que minha família mora, algum tempo atrás rolou até um abaixo assinado porque a prefeitura queria colocar calçadão (é a rua XV na pça. Santos Andrade). Todos os moradores foram contra, inclusive eu. Por um motivo bem simples - a depreciação do local!!! Com exceção da rua das Flores, onde há calcadão está depreciadíssimo. Fica sempre um bando de trombadinha, prostituta, crackeiros, gente dormindo nos bancos, lixo, etc. Após 18 horas, e olha que não é a pior parte do centro aquela.
SE vc fechasse, que seja, 25% das ruas centrais, mesmo havendo alternativa de transoporte, as centenas de empresas com sede na região central ficam desprestigiadas em função dos altos funcionários não utilizarem carro para ir ao trabalho. Não dá para tirar o carro do centro, nem dos que moram, nem dos que trabalham, nem dos que visitam. Pesquisei com vários moradores da pça. e muitos diziam que iriam vender seu imóveis e se mudar se fizessem o calçadão (naquela época, ia abranger a frente do teatro Guaíra, a XV até a MArechal e a XV nas duas quadras até o calcação velho). Hoje, damos graças que não há o calçadão, por causa da cracolândia que virou a nossa praça.
MAS, entretanto, um transporte INTERCENTRAL, de massa, barato (cerca de R$1,00) que atraísse as pessoas que transitam no centro no dia-a-dia, eu vejo como algo premente. Até, sendo o caso de criar uma canaleta ou um monorail que tire algumas faixas dos carros, eu acho urgente. Ora, os "cirulares centro " foram planejados décadas, e hoje poucas pessoas sabem de sua existência. Um sistema coletivo INTERCENTRAL que margeasse Batel, Rebouças, Cívico, Mercês, Agua Verde, Alto da XV e outros iria ter um fortíssimo impacto no trânsito central. Depois eu detalho mais, ou crio o mapa no GE.
Quanto ao seu estacioanamento no rodoviária, caraca, nunca pensei nisso. E parece muito interessante. Por cima, pode abranger uns 50 mil carros, se for sub-solo, nível1 e nível 2.
Meus planos para a rodoviária era virar o novo terminal Guadalupe, aí hoje o que é o Guadalupe, viraria um prédio de estacionamento ou o segundo termina central de ônibus.
Ni.valdomonteiro no está en línea   Reply With Quote
Old April 17th, 2010, 10:58 PM   #10
Ni.valdomonteiro
Curitiba/Porto Alegre

Galera, eu acho, em relação ao primeiro vídeo, que o fechamento das ruas pelo menos no centro não surtiria o mesmo efeito que na Holanda por motivos óbvios. Contudo, (putz, é tanta coisa pra se debater!) é também urgente a readequação dos espaços para lazer. Alguém já pensou qual a real utilidade das nossas praças da forma como elas estão hoje. Tenho um exemplo negativo: a própria S.Andrade e o Público. Argh, é um convite a prostituição e a vagabundagem. E as crianças, centenas, que moram na região tem que ficar no apartamento. Exemplo positivo: Major Eppinghaus no Cabral! Tem pista de cooper, 3 canchas de areia , módulo policial, quadra de baskete, e espaço para ficar a toa. Poruqe as praças do centro não podem ser assim. Azar das estátuas e placas de bronze, junta tudo em lugar só. O que tem que ser é ÚTIL aos moradores e aos visitantes. E poilicimanet 24 horas da guarda municipal com câmeras trambém.

Quanto ao segundo video, as cicloways, dá vontade chorar, ir lá na frente da prefeitura e fazer greve de fome. Eu ía pra o centro politécnico de bike, pegava a ciclovia na Mariano Torres, ia até a rodoviária e subia pro botânico. Além de não gastar, nao´poluir, fazia exercício é era uma delícia. Então porque não entrecortar toda a cidade com cicloway, não estas nossas ciclovias poruqe são estreitas e tem um piso ruim para tráfego (aliás, andei de bike na linha Verde, e é ruim o asfalto -trepida muito e não rende a pedalalda). Enfim, se por uma lado eu disse que não dá para desconsiderar os carros, percebesse que ele ficaram cada vez mais à margem, principalmente na minha idéia de rede intercentral de transporte.
Old April 17th, 2010, 11:04 PM   #11
Ni.valdomonteiro
Curitiba/Porto Alegre

300 000 ciclista regulares em Bogotá?!! uau, quantos Curitiba poderia ter??
Old April 17th, 2010, 11:15 PM   #12
FGB_curitiba
Registered User

FGB_curitiba's Avatar

Quote:
Originally Posted by Ni.valdomonteiro View Post
Então, acho legal a gente se concentrar no tema "centro" a princípio.
Estou dando uma mastigada nos seus projetos ainda.
Tenho um ponto a colacar: no prédio que minha família mora, algum tempo atrás rolou até um abaixo assinado porque a prefeitura queria colocar calçadão (é a rua XV na pça. Santos Andrade). Todos os moradores foram contra, inclusive eu. Por um motivo bem simples - a depreciação do local!!! Com exceção da rua das Flores, onde há calcadão está depreciadíssimo. Fica sempre um bando de trombadinha, prostituta, crackeiros, gente dormindo nos bancos, lixo, etc. Após 18 horas, e olha que não é a pior parte do centro aquela.
SE vc fechasse, que seja, 25% das ruas centrais, mesmo havendo alternativa de transoporte, as centenas de empresas com sede na região central ficam desprestigiadas em função dos altos funcionários não utilizarem carro para ir ao trabalho. Não dá para tirar o carro do centro, nem dos que moram, nem dos que trabalham, nem dos que visitam. Pesquisei com vários moradores da pça. e muitos diziam que iriam vender seu imóveis e se mudar se fizessem o calçadão (naquela época, ia abranger a frente do teatro Guaíra, a XV até a MArechal e a XV nas duas quadras até o calcação velho). Hoje, damos graças que não há o calçadão, por causa da cracolândia que virou a nossa praça.
MAS, entretanto, um transporte INTERCENTRAL, de massa, barato (cerca de R$1,00) que atraísse as pessoas que transitam no centro no dia-a-dia, eu vejo como algo premente. Até, sendo o caso de criar uma canaleta ou um monorail que tire algumas faixas dos carros, eu acho urgente. Ora, os "cirulares centro " foram planejados décadas, e hoje poucas pessoas sabem de sua existência. Um sistema coletivo INTERCENTRAL que margeasse Batel, Rebouças, Cívico, Mercês, Agua Verde, Alto da XV e outros iria ter um fortíssimo impacto no trânsito central. Depois eu detalho mais, ou crio o mapa no GE.
Quanto ao seu estacioanamento no rodoviária, caraca, nunca pensei nisso. E parece muito interessante. Por cima, pode abranger uns 50 mil carros, se for sub-solo, nível1 e nível 2.
Meus planos para a rodoviária era virar o novo terminal Guadalupe, aí hoje o que é o Guadalupe, viraria um prédio de estacionamento ou o segundo termina central de ônibus.
Acho que a situação que você descreveu (do calçadão da XV) foi criada pelo medo, incerteza e pela falta de informação. Que horas fecha o comércio no centro? 21 hrs? Depois das 22 só tem meia dúzia de bares abertos. Simplismente Curitiba não tem vida noturna. Alguém costuma ver patrulha policial a pé o centro? De dia deve ter umas 3, de noite não tem nenhuma. Tem lugar onde nem as cameras estão funcionando, porque ninguém faz a abordagem direta. Deveriam ter auto-falantes junto as cameras, assim o policial agia na hora (principalmente em casos de pixação e pequenos delitos).
Proibir os carros no centro não é necessariamente espantar moradores e comerciantes e atrair vagabundos. Tudo depende de como isso vai ser feito. Antes de tudo é preciso informar, isso é essencial. Também é preciso muito planejamento, muitas parecerias. O comércio tem que funcionar até mais tarde, principalmente os bares e restaurantes. Mas aí é preciso mais segurança. Já que a PM fica escondida em algum lugar secreto que o Requião construiu, a GM deveria fazer rondas constantes em todo o centro, de bicicleta por exemplo. Isso resolveria quase que 100% dos problemas de segurança.
O impacto é momentâneo, se você divulga bem e faz direito ninguém vai sair correndo. Toda mudança gera temores. Mas proibir os carros no centro, na minha opnião, é só questão de tempo. No ritmo que anda o crescimento da frota de carros curitibana, em 15 ou 20 anos será impossível se mover no centro e para o centro de carro. Não dá pra entrincheirar todos os cruzamentos.

Quanto ao estacionamento, é uma área enorme. Da pra alcaçar 50 mil vagas tranquilo. E é um empreendimento que atrairia muitas empresas interessadas. Talvez até as operadoras do TC.
Old April 17th, 2010, 11:22 PM   #13
FGB_curitiba
Registered User

FGB_curitiba's Avatar

Quanto aso videos..
Realmente é impressionante o quanto estamos atrasados. Acho que uns 20 anos. Se o Lener tivesse tido mais mandatos, com certeza Curitiba estaria em um outro nível (a não ser que ele resolvesse vender a cidade e corromper até a tia do bicho na XV).
A LV é o principal exemplo da falta de visão da prefeitura, com TANTO espaço fazem aquela imundice de ciclovia. É uma falta de competência sem tamanho.
Mas como disse o Nivaldo, vamos tentar concentrar as discussões no Centro primeiro. Quando formos debater os eixos e os modais, voltamos as ciclovias. Se alguém puder, passe as ciclovias da cidade para o GE e salve no MF, assim ficará mais fácil
Old April 17th, 2010, 11:52 PM   #14
Ni.valdomonteiro
Curitiba/Porto Alegre

Assim, eu penso apenas que é possível um baixo fluxo de carros no centro!! Ou seja, os que moram e poucos que trabalham e pagariam um selo para isso; no mais, não existiria mais a cultura "vou pegar o carro para ir ao centro", e no mais, prioridade para taxis (já notaram que pouco se fala nos taxis no SSC!) mas insisto o centro vai ter que DAR uma opção melhor!!
Outro ponto, isso é um axioma:" o logradouro que as pessoas abandonam por falta de estrutura ou adequação ao uso , a vagabundagem e os cães tomam conta".
As praças, eu só radical, derruba aquilo e faz igual a pça Eppinghaus, para que as pessoas usem - do verbo usar - o local. A S. Andrade é bonita, mas virou penicão de cachorro, criadouro de mosquito da dengue, e shopping do crrack.

O que vcs acham da idéia de declarar o esgotamento do centro em relação à grandes empreendimentos? E discutirmos, de canto, quais seriam os novos e porque!
Old April 17th, 2010, 11:57 PM   #15
Ni.valdomonteiro
Curitiba/Porto Alegre

Quote:
Quanto ao estacionamento, é uma área enorme. Da pra alcaçar 50 mil vagas tranquilo. E é um empreendimento que atrairia muitas empresas interessadas. Talvez até as operadoras do TC.
pow cara... grande idéia mesmo, nunca me passou perto a idéia. Mas tem um imbróglio com o terreno, que é da união e parece que só querem renovar por mais dois anos. Bom a rodoviária é fato que vai ter que sair, tá esgotada e agora vem copa, etc.
Old April 18th, 2010, 12:22 AM   #16
FGB_curitiba
Registered User

FGB_curitiba's Avatar

Quote:
Assim, eu penso apenas que é possível um baixo fluxo de carros no centro!! Ou seja, os que moram e poucos que trabalham e pagariam um selo para isso; no mais, não existiria mais a cultura "vou pegar o carro para ir ao centro", e no mais, prioridade para taxis (já notaram que pouco se fala nos taxis no SSC!) mas insisto o centro vai ter que DAR uma opção melhor!!
Outro ponto, isso é um axioma:" o logradouro que as pessoas abandonam por falta de estrutura ou adequação ao uso , a vagabundagem e os cães tomam conta".
As praças, eu só radical, derruba aquilo e faz igual a pça Eppinghaus, para que as pessoas usem - do verbo usar - o local. A S. Andrade é bonita, mas virou penicão de cachorro, criadouro de mosquito da dengue, e shopping do crrack.

O que vcs acham da idéia de declarar o esgotamento do centro em relação à grandes empreendimentos? E discutirmos, de canto, quais seriam os novos e porque!
Carros no Centro:

Sei lá, acho que tem que proibir tudo. Só morador, com controle eletrônico e em horários específicos. No começo vai ser complicados mesmo, muita chiadeira, mas é o certo. Se a prefeitura agir de maneira correta, e PRINCIPALMENTE, em pareceria com a iniciativa privada, o centro vai ficar uma maravilha. Curitiba é uma cidade muito grande e rica, o que não falta é cliente para qualquer empreendimento e horário.

Praças:

Realmente é um tema muito importante à se debater. Estão abandonadas, é exatamente o que você falou, virou estação pra bandido. Mas acho que não tem necessidade de tirar monumento algum, é só saber usar o espaço. É um tema que teremos que discutir muito ainda, assim como as ciclovias.

Empreendimentos de garnde porte:

Penso exatamente o contrário de você. Eu acho que tem é que eliminar todos esses restaurantes e baiucas que tem no centro. Aquilo é uma vergonha. Só tem prédio velho, mal cuidado, com ar-condicionado velho pra fora. Acho que tem que desapropriar tudo e fazer um leilão para que a IP construa novos prédios ou reforme os velhos, para que assim novos negócios surjam.
Old April 18th, 2010, 12:39 AM   #17
FGB_curitiba
Registered User

FGB_curitiba's Avatar

http://www.gazetadopovo.com.br/vidae...a-de-saturacao

http://www.gazetadopovo.com.br/vidae...-Verde-e-opcao

O contorno ferroviário tem que sair do papel
A rodoviária tem que ir pra LV
A prefeitura tem que brigar com a união para tomar posse do terreno
O que o GF quer com aquele terreno? Vai usar pra que? Isso é uma palhaçada das duas partes: o GF não entrega o terreno e a prefeitura não vai atrás da posse.
Ô comodismo infame!
Old April 18th, 2010, 03:44 AM   #18
Ni.valdomonteiro
Curitiba/Porto Alegre

Ok pode-se tirar os carros do centro, pra mim nenhuma questão é fechada. Mas, como falei, algo relamente impactante m termos de transporte tem qua haver, pra fluir como uma maquina.
Os prédios do centro não é difícil fazer a mudança, começa elevando o iptu pra que não se adequar, mas é algo que vai levaar 15 anos para surtir um efeito desejado.
E o Guadalupe? alguém tem alguma idéia?
ACho que grandes investimento no centro, ok, mas tem que acontecer um boom na LV também. Como exemplo, Porto Alegre transferiu o crescimento para a III perimetral na zona norte, uma distância muito pareceida com a que a LV tá, e está fantástico o lugar com uma valorização ótima do entorno, só coisa de primeiro nível saíndo lá.
Uma coisa que lembrei é do estacinamento que o Atlético (vice campeão este ano) vai erguer na praça - é mais um pra ser bem explorado e falta outro a oeste do centro.
Se não haverá fluxo considerável de veículos no centro, entáo tem que riscá-lo com ciclovias e calçamento de cidade decente, fora os bondes e ônibus.
Agora parece que a prefeitura vai ganhar mais vinte anos pra rodoviária...aí...
Proibir a invasão de boteco pasteleiro e butiquim de segunda.
(outro grande estacionamento pode ser na frente do Mueller).
Old April 18th, 2010, 04:15 AM   #19
er!ck
Registered User

Quote:
...Bom a rodoviária é fato que vai ter que sair, tá esgotada e agora vem copa, etc.
Curitiba tem um plano chamado Multimodal, que pretende tirar a linha ferrea de dentro da cidade ( o contorno ferroviario q vc citou), assim a parte destinada a Ferroviaria (que fica na rodoviaria) pode ser desocupada, aumentando o tamanho da rodoviaria. Isso iria beneficiar o estadio do parana tbm, que poderia ser colocadas novas entradas.

image hosted on flickr

a area em vermelho pode ser desocupada.

Sem falar nos espaços destinados aos trilhos que podem virar grandes parques lineares com ciclovias.

E já pensando na copa, o Jardim botanico vai ser um Fan Park, e fica muito proximo a rodoviaria o que pode ser uma vantagem.

Só pra encerra o assunto por enquanto hehe...

E quanto ao guadalupe tah feio msmo, aquela eu considero a parte mais desagradável do centro de curitiba, o problema é pensar pra onde o terminal poderia ir, tem q ser um local de facil acesso e não muito fluxo, e no local do terminal fazer uma grande praça com uma delegacia.

Last edited by er!ck; April 18th, 2010 at 04:30 AM.
Old April 18th, 2010, 04:25 AM   #20
FGB_curitiba
Registered User

FGB_curitiba's Avatar

Quote:
Ok pode-se tirar os carros do centro, pra mim nenhuma questão é fechada. Mas, como falei, algo relamente impactante m termos de transporte tem qua haver, pra fluir como uma maquina.
Os prédios do centro não é difícil fazer a mudança, começa elevando o iptu pra que não se adequar, mas é algo que vai levaar 15 anos para surtir um efeito desejado.
E o Guadalupe? alguém tem alguma idéia?
ACho que grandes investimento no centro, ok, mas tem que acontecer um boom na LV também. Como exemplo, Porto Alegre transferiu o crescimento para a III perimetral na zona norte, uma distância muito pareceida com a que a LV tá, e está fantástico o lugar com uma valorização ótima do entorno, só coisa de primeiro nível saíndo lá.
Uma coisa que lembrei é do estacinamento que o Atlético (vice campeão este ano) vai erguer na praça - é mais um pra ser bem explorado e falta outro a oeste do centro.
Se não haverá fluxo considerável de veículos no centro, entáo tem que riscá-lo com ciclovias e calçamento de cidade decente, fora os bondes e ônibus.
Agora parece que a prefeitura vai ganhar mais vinte anos pra rodoviária...aí...
Proibir a invasão de boteco pasteleiro e butiquim de segunda.
(outro grande estacionamento pode ser na frente do Mueller).
Guadalupe:

Pra mim é um dos grandes vetores de problema no centro, tanto de trânsito quanto social. Eu fico INDIGNADO ao ver, nos horários de pico, uma MONTUEIRA de ônibus branco invadindo as ruas e trancando tudo no centro. Qual é o problema da URBS? Por que não troncalizam isso nos terminais? É uma falta de competência sem tamanho. Não existe a necessidade de um terminal metropolitano no centro. Tem que canalizar tudo nos eixos.
Quanto a área dele, não tenho nenhuma idéa de aproveitamento. Alguém aí tem?

O estacionamento da Arena, é uma grande idéia. Só vai ser ocupado nos domingos e quarta a noite. Não sei quantas vagas vão ter, imagino que umas 3/4/5 mil. Seria uma boa opção para a região sul do centro. A oeste eu acho que não tem nenhuma grande área para se utilizar, vai ter que canalizar tudo na Rodoferroviária mesmo.

Reply

Tags
curitiba, paraná

Thread Tools
Display Modes

Posting Rules