daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy (aug.2, 2013) | DMCA policy | flipboard magazine

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Regionais > Nordeste

Nordeste Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe

Reply

Thread Tools
Old May 13th, 2010, 03:39 AM   #21
fiatbao
Is this your frog?

fiatbao's Avatar

Likes (Received): 2

É impressionante como as pessoas se vestiam melhor antigamente... hoje em dia é um show de horrores alguns lugares aqui. Gostei da foto 12 e 28 porque mostra bastante isso...

Sponsored Links

Old May 13th, 2010, 04:20 AM   #22
ramossa
Anderson Fernandes

ramossa's Avatar

Likes (Received): 46

Excelente iniciativa!

Eu sou nostálgico ao extremo... Amo fotos antigas - diga-se de passagem já tinha visto um thread semelhante só que com menos fotos...

AH! Roubei algumas fotos rs... Vai para meu acervo pessoal... depois envie as fontes rs...

Valeu!
ramossa no está en línea   Reply With Quote
Old May 13th, 2010, 05:35 AM   #23
Déa_
^.^

Déa_'s Avatar

Adorei o thread ! Amo fotos antigas...e se forem postais, mais ainda..

Parabéns !
Déa_ no está en línea   Reply With Quote
Old May 13th, 2010, 12:56 PM   #24
Fabius_
A cada um o que é seu

Fabius_'s Avatar

Likes (Received): 173

Magníficas fotos. Vê-se nelas como se dá a evolução e memória de uma cidade, especialmente uma que possui tão memorável patrimônio histórico.
Old May 13th, 2010, 08:02 PM   #25
Ricbit
BANNED

Likes (Received): 2

Famosa Rua Chile!
Belíssimas fotos, como seria bom se a Capital Baiana estivesse da forma do século 19 ainda.
Ricbit no está en línea   Reply With Quote
Old May 14th, 2010, 06:16 PM   #26
Soteropolis1
Registered User

Soteropolis1's Avatar

Likes (Received): 665

Quote:
Originally Posted by Tito View Post
Nem sabia que existia outro.
Este prédio, a que se referem, é a da Alfândega Velha e foi demolido ainda no final do século XIX, logo depois que a Alfândega Nova foi construida (atual Mercado Modelo). A demolição desse prédio deu origem a atual Praça Cayru. O antigo Mercado Modelo, incendiado e demolido, ficava onde hoje é o atual fonte de Mario Cravo.

Quanto as fotos, interessante seleção, de diferentes épocas, e parabéns para o Nighaz, mostra uma cidade, embora com um grande acervo arquitetônico, muito descuidada. A Praça da Sé nas décadas de 70 a 90 era horrivel! A Pituba não tinha urbanização alguma. O Campo Grande no século XIX era um terreno baldio, e por aí vai.

As pessoas tem mania de achar que sempre o passado era melhor! Atualmente, com todos os pesares, e lamentando a perda de vários prédios interessantes, a cidade está muito mais bem urbanizada. Só era melhor a maneira que as pessoas se vestiam, hoje extremamente descuidada. Mal do Brasil. Aqui se confunde descontração com esculhambação. Em outros países, até mais pobres, não é assim.
Soteropolis1 no está en línea   Reply With Quote
Old May 14th, 2010, 07:27 PM   #27
carlos lessa
BAIANO

carlos lessa's Avatar

Adorei a foto do Barravento, magnífica. A da Paralela também tá massa e tem uma da Pituba com uma cerca de madeira antes do clube português que me remeteu a infância.

Parabéns pelas fotos, Salvador era e continua sendo uma cidade sem igual.
carlos lessa no está en línea   Reply With Quote
Old May 14th, 2010, 09:02 PM   #28
Ric.
BANNED

Likes (Received): 3

é por isso que o MP vive querendo parar tudo,eles viveram nessa Salvador,menor,mais bonita e tranqüila

Obs:O que aconteceu com a Orla de Salvador?era tão bonita
Ric. no está en línea   Reply With Quote
Old May 14th, 2010, 09:36 PM   #29
porotto
tricolor pra sempre

porotto's Avatar

Likes (Received): 0

Quote:
Nem sabia que existia outro.

eu acho que esse é o terceiro os outros dois foram incendiados... pelo menos essa é a historia que eu sei
Old May 15th, 2010, 12:08 AM   #30
Njggah'z Heppin'
Registered User

Obrigado a todos pelos comentários.

Quote:
Que relíquia!

Numa foto aérea mostra uma construção entre o Mercado Modelo e o Elevador Lacerda. O que seria aquilo, um mercado? Nunca soube de sua existência.

Parabéns pelo thread, Njggah'z Heppin'!
Tito, como o Paulo e o Soteropolis1 bem esclareceram, aquele é o antigo Mercado Modelo, que ocupava a área da atual Praça Cayrú (onde fica aquele chafariz de Mário Cravo), e que acabou sendo demolido na década de 60 após passar por vários grandes incêndios e reformas, que o deixaram irrecuperável.

O atual Mercado Modelo ocupa o prédio da antiga alfândega de Salvador, que é tombado e é bem mais antigo que o velho Mercado Modelo.
Esse prédio também já sofreu um desastroso incêndio, mas passou por uma reforma e foi reinaugurado em 1984, permanecendo intacto até hoje.

Nessa foto que você citou, o que me chamou a atenção foi a existência de um grande matagal em frente ao atual Mercado Modelo, na área que hoje é ocupada pelos ambulantes e onde fica a entrada principal do mercado.

Quote:
Originally Posted by CARIOCAemSSA View Post
A praça da sé no final dos anos 90 (há pouco tempo) era horrível.
Sim, concordo. Mas foi nessa época, como se pode notar nas fotos, que foi iniciada aquela grande reforma promovida por Imbassahy, que restaurou e modernizou a praça, a tornando muito mais bonita e agradável (seria hoje uma das mais bonitas da cidade, se não estivesse descuidada) e nos proporcionou esse belo e amplo espaço de lazer.

Quote:
Originally Posted by tonyssa View Post
Verdadeiras relíquias essas fotos. A cidade conseguiu preservar boa parte de suas paisagens e do patrimônio histórico, apesar de perdas terríveis como a Sé Primacial. Gostei de ver a Pituba ainda com poucos carros, Brotas com muita área verde e bem menos densa.
Uma correção, a foto que está identificada como Mosteiro de São Bento na verdade está mostrando a igreja e convento da Piedade com a praça(ainda não urbanizada) á frente.
Concordo, perdemos muito mas também pudemos preservar muito mais do que várias cidades. No entanto, essa preservação está deixando de acontecer, já que grande parte do patrimônio histórico da cidade encontra-se em estado avançado de deterioração e abandono atualmente.

Obrigado pela correção, eu não notei que se tratava da Praça da Piedade por causa da inexistência daquela rua ao lado direito dela.

Quote:
Originally Posted by porotto View Post
cara belissimo acervo da capital baiana parabens pelo seu belissimo thread.!!!!
só uma opnião seqria legal se pudesse por ao lado ou embaixo fotos dos dias atuais acho que ficaria melhor tbm não sei se ficaria pesado, não considere muito isso só é uma opnião valeu um abraço
Cara, sua idéia é muito boa mas infelizmente é inexeqüível. Seria muito difícil e trabalhoso, talvez impossível, encontrar fotos dos lugares mostrados, com ângulos que permitissem uma comparação decente entre as épocas.

Eu infelizmente não disponho do tempo (e paciência!) necessário para procurar por essas fotos.

Para você ter idéia, este thread me consumiu pouco mais de 1h30min, gastos no trabalho de salvar, hospedar, identificar os lugares, etc.

Quote:
Originally Posted by Tourniquet View Post
De um modo geral, a cidade era bem melhor em muitas dessas fotos.

Aquela foto que tem um pessoal numa fila e que vc pensou ser na rua chile, é no elevador lacerda. A fila para pegar o elevador.
Cara, eu tenho dúvidas quanto a isso. Na verdade esse foi o primeiro lugar que me veio à cabeça, mas não me parece a entrada do Elevador, porque os prédios são muito diferentes dos que existem atualmente e há uma rua transversal ao Elevador, sendo que não existe (e nem seria possível existir) rua alguma ali.
Njggah'z Heppin' no está en línea   Reply With Quote
Old May 15th, 2010, 12:18 AM   #31
Njggah'z Heppin'
Registered User

Quote:
Originally Posted by Soteropolis1 View Post
Quanto as fotos, interessante seleção, de diferentes épocas, e parabéns para o Nighaz, mostra uma cidade, embora com um grande acervo arquitetônico, muito descuidada. A Praça da Sé nas décadas de 70 a 90 era horrivel! A Pituba não tinha urbanização alguma. O Campo Grande no século XIX era um terreno baldio, e por aí vai.

As pessoas tem mania de achar que sempre o passado era melhor! Atualmente, com todos os pesares, e lamentando a perda de vários prédios interessantes, a cidade está muito mais bem urbanizada. Só era melhor a maneira que as pessoas se vestiam, hoje extremamente descuidada. Mal do Brasil. Aqui se confunde descontração com esculhambação. Em outros países, até mais pobres, não é assim.
Bem, eu tenho uma impressão diferente da sua. Realmente melhoramos em muitos aspectos, como na infraestrutura básica, na educação, na higiene, etc., mas no entanto, regredimos em vários outros aspectos, como por exemplo na ocupação ordenada do solo e na preocupação com a manutenção dos espaços públicos.

Como se pode ver em algumas fotos, até mesmo nos bairros mais humildes e periféricos havia uma preocupação com a organização do ambiente e a disposição das residências, algo que hoje é completamente inexistente, sendo que Salvador se tornou uma esculhambação total até mesmo nas áreas nobres.

Também é incrível notar em como havia uma preocupação com a preservação das casas, das calçadas, das ruas, etc.

Enfim, como eu disse, Salvador parecia uma cidade mais charmosa, o que não quer dizer que ela era melhor do que hoje.

Quote:
Originally Posted by Ric. View Post
Obs:O que aconteceu com a Orla de Salvador?era tão bonita
O que aconteceu foi uma sucessão de gestores municipais incompetentes, incapazes e com mentalidade tacanha e a ambição dos empresários e de pequenos grupos e famílias se sobrepondo ao interesse geral da população, além da atuação irresponsável de órgãos fiscalizadores e do comportamento de uma população em grande parte mal educada e desinteressada.
Old May 15th, 2010, 12:38 AM   #32
Tourniquet
Sertanejo people Forever!

Tourniquet's Avatar

Likes (Received): 707

Quote:
Originally Posted by Njggah'z Heppin' View Post
Cara, eu tenho dúvidas quanto a isso. Na verdade esse foi o primeiro lugar que me veio à cabeça, mas não me parece a entrada do Elevador, porque os prédios são muito diferentes dos que existem atualmente e há uma rua transversal ao Elevador, sendo que não existe (e nem seria possível existir) rua alguma ali.
Vargas modificou muita coisa alí na época dele. E a construção da contorno tb alterou algumas coisas da região.
Tourniquet no está en línea   Reply With Quote
Old May 16th, 2010, 04:01 PM   #33
raorulles
Tentando voltar! ;)

raorulles's Avatar

Parabéns pelas fotos. Amo ver a cidade desse tempo.

Incrivel como eu, que só tenho 21 anos, não consigo imaginar o Iguatemi sozinho ali, só com a Rodoviária, e quase sem carros... Algo tão recente, e ao mesmo tempo estranho para mim que ja comecei a frequentar o shopping com seus 3 andares e mil estacionamentos e todos os predios ao redor.

As fotos da Centenário e da Lucaia tambem sao incriveis. Cadê esses rios enormes? o.O" Rsrsrs

Todos meus threads confiram aqui:
raorulles no está en línea   Reply With Quote
Old May 16th, 2010, 07:05 PM   #34
Njggah'z Heppin'
Registered User

Quote:
Originally Posted by Tourniquet View Post
Vargas modificou muita coisa alí na época dele. E a construção da contorno tb alterou algumas coisas da região.
Eu sei disso, mas isso ainda não me convenceu muito e não justificou a existência daquela rua transversal.

Quote:
Originally Posted by raorulles View Post
Parabéns pelas fotos. Amo ver a cidade desse tempo.

Incrivel como eu, que só tenho 21 anos, não consigo imaginar o Iguatemi sozinho ali, só com a Rodoviária, e quase sem carros... Algo tão recente, e ao mesmo tempo estranho para mim que ja comecei a frequentar o shopping com seus 3 andares e mil estacionamentos e todos os predios ao redor.

As fotos da Centenário e da Lucaia tambem sao incriveis. Cadê esses rios enormes? o.O" Rsrsrs

Pois é, digo o mesmo, sendo que ainda sou três anos mais novo que você.

Os rios que aparecem nas fotos nós víamos até pouco tempo atrás. O da Centenário já era, virou esgoto e desapareceu sob as placas de concreto colocadas pela reforma paisagística de João Henrique.
Old May 16th, 2010, 09:37 PM   #35
O Poti
chocolate better than sex

O Poti's Avatar

Likes (Received): 916

Que massa, adorei a última com o casalzinho namorando na frente do Farol da Barra, as da Praça Castro Alves, nem sabia que tinha um outro elevador, algumas fotos nem são tão antigas, por essas imagens a gente percebe que Salvador, dentro dos padrões brasileiros, conseguiu preservar bem seu patrimônio hitórico, um desavisado não perceberia que algumas dessas fotos tem mais de trinta anos, como as da Avenida Oceânica no fim dos anos setenta. Parabéns pelo thread, Njggah'z Heppin'
Old May 17th, 2010, 04:41 AM   #36
raorulles
Tentando voltar! ;)

raorulles's Avatar

Quote:
Originally Posted by Njggah'z Heppin' View Post
Os rios que aparecem nas fotos nós víamos até pouco tempo atrás. O da Centenário já era, virou esgoto e desapareceu sob as placas de concreto colocadas pela reforma paisagística de João Henrique.
Eu lembro... mas me referia ao fato de que, mesmo antes de cobri-lo, o canal da centenário ja não era tão largo... era um canal relativamente estreito se comparado ao que vemos nas fotos né? O canal da Lucaia também vai ser coberto estilo Centenário/Imbuí né?

Todos meus threads confiram aqui:
raorulles no está en línea   Reply With Quote
Old May 17th, 2010, 04:50 AM   #37
RicardoSSA
Registered User

Likes (Received): 3

Incrível como a Barra não mudou praticamente nada.

No mais, é interessante ver como a riqueza na cidade aumentou mas a qualidade dos espaços públicos piorou ou, com sorte, manteve-se estável.
RicardoSSA no está en línea   Reply With Quote
Old May 26th, 2010, 01:04 AM   #38
Njggah'z Heppin'
Registered User

Desculpem-me pelas respostas tardias e por trazer o thread à primeira página de maneira compulsória.

Quote:
Originally Posted by O Poti View Post
Que massa, adorei a última com o casalzinho namorando na frente do Farol da Barra, as da Praça Castro Alves, nem sabia que tinha um outro elevador, algumas fotos nem são tão antigas, por essas imagens a gente percebe que Salvador, dentro dos padrões brasileiros, conseguiu preservar bem seu patrimônio hitórico, um desavisado não perceberia que algumas dessas fotos tem mais de trinta anos, como as da Avenida Oceânica no fim dos anos setenta. Parabéns pelo thread, Njggah'z Heppin'
Obrigado.

Quote:
Originally Posted by raorulles View Post
Eu lembro... mas me referia ao fato de que, mesmo antes de cobri-lo, o canal da centenário ja não era tão largo... era um canal relativamente estreito se comparado ao que vemos nas fotos né? O canal da Lucaia também vai ser coberto estilo Centenário/Imbuí né?
Também tenho a impressão de que era mais estreito. Mas isso provavelmente se deu por causa da construção da Avenida Centenário que canalizou o córrego que existia ali para que houvesse mais espaço para as pistas e calçadas, o que certamente acabou acelerando o processo de degradação do mesmo. Esse mesmo processo aconteceu com vários outros rios e córregos de Salvador.

E acho que realmente há um projeto da PMS para o canal da Lucaia, mas não sei quando e se será executado, porque provavelmente depende da liberação de recursos por parte do Governo Federal, e como Geddel já não é mais ministro e não pode dar aquela "ajudinha" a João Henrique...
Old June 6th, 2010, 11:58 PM   #39
Guiga,
Guilherme

Guiga,'s Avatar

Likes (Received): 25

Verdadeiras relíquias!
Old June 7th, 2010, 04:31 PM   #40
BR 364
Off-road urbano

BR 364's Avatar

Likes (Received): 1700

Bela coletânea! Uma relíquia, sem dúvida!

Eu adoro fotos antigas, principalmente as que mostram os carros e as propagandas da época.

Reply

Thread Tools

Posting Rules