|
|
| daily menu » rate the banner | guess the city | one on one |
|
|||||||
| Nordeste Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe |
|
|
Thread Tools | Display Modes |
|
|
#1 |
|
Tentando voltar! ;)
Likes (Received): 0
|
Museu de Arte Sacra e Vista para Baía de Todos os Santos - Salvador BA // Atualizado com Novas Fotos
O Museu de Arte Sacra fica no Convento de Santa Teresa Ávila e pertence à Universidade Federal da Bahia. Pouco se sabe sobre a construção do edifício seiscentista, que foi comparado com o convento dos Remédios de Évora da mesma Ordem. Localizado no centro histórico da cidade de Salvador, o Museu de Arte Sacra da Universidade Federal da Bahia encontra-se instalado no antigo Convento de Santa Teresa d'Ávila, fundado pela Ordem dos Carmelitas Descalços, em meados do século XVII, na então capital da Colônia
Ao longo de sua história, o Convento abriga diversas funções. No início, é criado um colégio no seu interior. Em 1759, instala-se aí a Academia Brasílica dos Acadêmicos Renascidos, dando continuidade à Academia Brasílica dos Esquecidos, de 1724/1725. Em 1837, se instala no Convento o Seminário Arquiepiscopal que, em 1956, sob a administração dos padres lazaristas, passa a funcionar no bairro da Federação. Daí, foram 2 anos onde o convento ficou abandonado. É somente em 1958 que o reitor da Universidade Federal da Bahia - UFBA, Edgar Santos, transfere para o edifício o Museu de Arte Sacra da UFBA, por meio de convênio entre a universidade e a Arquidiocese de Salvador. A restauração do Convento e da igreja, coordenado por Wladimir Alves de Souza e Geraldo Raposo Câmara, adapta o espaço à exposição do acervo, inicialmente composto por peças litúrgicas e imagens de propriedade da Igreja. Entrada do Convento/Museu: 1. ![]() Fachada da Igreja: 2. ![]() 3. ![]() 4. ![]() 5. ![]() 6. ![]() Anexo da Igreja: 7. ![]() 8. ![]() 9. ![]() Detalhe das Torres Frontais e Laterais 10. ![]() 11. ![]() 12. ![]() Chafariz: 13. ![]() Terraço do Convento com Vista para a Baía de Todos os Santos: 14. ![]() 15. Panorâmica ![]() 16. Restaurantes Amado, Soho e Bahia Marina ![]() 17. Restaurante Soho e jogo de futebol na areia ![]() 18. Trapiche Residence, Forte de São Marcelo, Bairro do Comércio e Elevador Lacerda ![]() 19. Trapiche Residence e Forte de São Marcelo ![]() 20. Forte de São Marcelo ![]() 21. Ponta do Quebra Mar ![]() Vista do Antigo Prédio do Jornal ATarde, Cine Glauber Rocha Unibanco e Início da Rua Chile 22. ![]() Meu acompanhante nas fotos: 23. ![]() As fotos dentro do Museu são proibidas, mesmo as que não mostrem as obras de arte. Porém consegui registrar somente 3, com meu celular: 24. ![]() 25. ![]() 26. ![]() Atualização em 1º de junho: Resolvi voltar la para ver essa vista maravilhosa. Confiram as novas fotografias: 27. Detalhe das Torres da Igreja. ![]() 28. Igreja Vista do Jardim Lateral ![]() 29. Fundo do Convento ![]() 30. Luminárias do Terraço ![]() 31. Vista do Comércio ![]() -------------------------------------- Câmeras Utilizadas: Kodak EasyShare C182 12 MegaPixels Câmera 1.3MP - Celular Sony Ericsson W205 O Convento de Santa Teresa / Museu de Arte Sacra fica localizado na Rua do Sodré, no centro de Salvador. Se tem acesso a essa rua pelo Largo Dois de Julho, ou pela Avenida Carlos Gomes, em frente ao prédio da APLUB. A vista é perfeita. Para mim, se tornou um pequeno refúgio. Recomendo a todos que puderem ir conhecer o Convento e passar alguns minutos sentados no seu terraço admirando a paisagem Este é meu terceiro thread. Estou totalmente aberto a comentários, para melhorar na criação dos próximos. Espero que tenham gostado.
Last edited by raorulles; June 1st, 2010 at 12:40 PM. |
|
|
|
| Tags |
| bahia, baía de todos os santos, forte de são marcelo, museu, salvador |
| Thread Tools | |
| Display Modes | |
|
|