daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy | DMCA | news magazine

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Gerais > Infraestrutura e Transporte > Infraestrutura e Transporte > Transporte Ferroviário

Reply

Thread Tools Rating: Thread Rating: 17 votes, 5.00 average.
Old July 2nd, 2010, 07:31 AM   #61
alexbonini
Registered User

Likes (Received): 1

segue

Last edited by alexbonini; July 2nd, 2010 at 07:46 AM.
alexbonini no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links

Old July 2nd, 2010, 07:36 AM   #62
alexbonini
Registered User

Ainda se o metrô do Rio fosse construido com rapidez... mas é uma novela para cada decisão que se toma e até o final da construção parece uma eternidade.

Last edited by alexbonini; July 2nd, 2010 at 07:43 AM.
Old July 2nd, 2010, 07:45 AM   #63
alexbonini
Registered User

Quote:
Originally Posted by C010T3 View Post
Infelizmente, obras geram transtornos. Felizmente, ele é passageiro. Agora, a obra vai acontecer de qualquer jeito. Os trens não vão se teletransportar da General Osório para o Jardim de Alah. O núcleo de Ipanema vai sofrer os reflexos da obra queira ou não. Não seria muito melhor que no final da obra haja além de um túnel também uma estação? Trocarão o ônus com bônus só pelo ônus? Não entendo o que desejam esses moradores? Gostam de sofrer sem ter benefício no final?
o transtorno é muito maior em contruir uma estação do que um tunel que passa por baixo. Eu não sou de maneira nenhuma contra o metrô mas pela falta de malha que o Rio já tem, acho um desperdício fazer estações perto uma da outra, enquanto 80% da cidade não tem metrô nem próximo. O adensamento que eu digo é o tumulto. Acho que vai descaracterizar a área mais ainda sem necessidade. Muita gente que mora a 3 quarteirões de uma estação, dão graças a Deus por tê-la ali. Acho que tem tanta prioridade antes disso. Soa como ficar marcando passo ao invés de dar passos mais largos.

Last edited by alexbonini; July 2nd, 2010 at 07:52 AM.
Old July 2nd, 2010, 06:55 PM   #64
C010T3
Registered User

C010T3's Avatar

Likes (Received): 888

Quote:
Originally Posted by alexbonini View Post
o transtorno é muito maior em contruir uma estação do que um tunel que passa por baixo.
É maior, mas não tão maior assim.

Quote:
Eu não sou de maneira nenhuma contra o metrô mas pela falta de malha que o Rio já tem, acho um desperdício fazer estações perto uma da outra, enquanto 80% da cidade não tem metrô nem próximo.
A economia feita em Ipanema não será reaplicada em outro ponto da rede. Não é desperdício, pois não está se perdendo nada, só ganhando. Aliás, a cidade ganha, pois uma região de grande atividade econômica, o núcleo de Ipanema, ganha ligações mais rápidas com o resto da cidade. Isso gera reflexos muito positivos para todo resto da cidade.
Gostaria também de ressaltar que o que está sendo construído é um metrô, não uma linha férrea regional.

Quote:
O adensamento que eu digo é o tumulto. Acho que vai descaracterizar a área mais ainda sem necessidade. Muita gente que mora a 3 quarteirões de uma estação, dão graças a Deus por tê-la ali.
Mais pessoas indo a Ipanema? O crescimento de circulação de pessoas vai ser pequeno, se houver. O que deve acontecer é mais passageiros deixarem de usar ônibus, e isso é ótimo.
Novamente, você está pensando somente no tráfego emissor. Para quem vem de fora é que a distância se torna mais relevante, sem contar na população ipanemense em rápido processo de envelhecimento à la Copacabana.

Quote:
Acho que tem tanta prioridade antes disso. Soa como ficar marcando passo ao invés de dar passos mais largos.
A Estação N.S. da Paz não representa qualquer tempo adicional à expansão das linhas do metrô.

SavianoMarcio liked this post
C010T3 no está en línea   Reply With Quote
Old July 2nd, 2010, 08:03 PM   #65
alexbonini
Registered User

Desculpe mas você me parece bem teimoso em suas convicções, tão teimoso que acaba dizendo coisas sem sentido...
Como você pode dizer que a construção de uma estação adicional no meio da linha não tome mais tempo.
Não só tempo, como o dinheiro que é gasto para construí-la. E o tempo, mão de obra poderiam estar sendo aplicados na estação a frente, fazendo com que a obra possa ir mais longe em menos tempo.
Ipanema não é tão extensa para necessitar de 3 estações, Copacabana tem 3 estações e 1/2 (G. Osorio tem uma saida em Copa) e Ipanema tem 2/3 da extensão de Copa.
Linha férrea regional seria se cada bairro tivesse uma estação. Ipanema com duas estações já estaria bem conectada com o resto da cidade, e nos piores casos, caminharia-se 3 quarteirões da praça NSPaz para um lado ou para o outro para se chegar a uma das estações, ou seja 600 m. Não me parece nada exorbitante, nem para população mais idosa, para quem uma caminhada deve fazer bem.
Anteriormente você havia comentado... "judiação" é a maior parte da população do Rio, incluindo muitos idosos que não tem nada ou tem que andar 2 km para chegar a estação
mais próxima e a gente aqui querendo concentrar recursos para fazer um metrô parador.
Desculpe pelo termo "teimoso" pois sei que sou também. Entendo o seu posicionamento pois traria sem dúvida mais conforto, mas não vejo essa necessidade imediata.
É a visão de um paulista que mora a vários anos aqui e que já lamentou muito a falta de abrangência dos metrôs das duas cidades, e que já foi mimado por um dos metrôs mais abrangentes do mundo após ter morado 10 anos em Paris. Sinto que vale bem mais a conexão do centro com as extensões da cidade de forma ampla, que nos leva a ter acesso em qualquer direção de forma rápida e eficiente, do que o conforto de ter uma estação logo na esquina de casa.
"E olha que eu moro a 200 m da praça NSPaz e essa estação seria a mais próxima de casa."
Old July 2nd, 2010, 08:19 PM   #66
danielfcastro
Registered User

danielfcastro's Avatar

Likes (Received): 10

Quote:
Ainda se o metrô do Rio fosse construido com rapidez... mas é uma novela para cada decisão que se toma e até o final da construção parece uma eternidade.
Alguém sabe informar porque as obras do Metrô no Rio demoram tanto?
Existem razões técnicas para isso, como tipo de terreno escavado, técnica inadequada para perfurar terreno...?

Ainda, alguém sabe qual é o custo médio por kilômetro de metrô e qto é esse custo no Rio de Janeiro?
danielfcastro no está en línea   Reply With Quote
Old July 2nd, 2010, 08:53 PM   #67
Paulistinha
Registered Usher

Paulistinha's Avatar

Likes (Received): 379

Não entendi uma coisa: Porque Ipanema e Leblon não querem metrô?
Paulistinha no está en línea   Reply With Quote
Old July 2nd, 2010, 08:58 PM   #68
YagoHoffman
!Não joga ideia para mim!

YagoHoffman's Avatar

Likes (Received): 546

porque eles não alegam que vai adensar muito o bairro, agora você quer a verdade, praia e o bairro livres de suburbanos e turistas
Old July 2nd, 2010, 09:04 PM   #69
C010T3
Registered User

C010T3's Avatar

Quote:
Desculpe mas você me parece bem teimoso em suas convicções, tão teimoso que acaba dizendo coisas sem sentido...
Coisas sem sentido ou coisas que desafiam a superficialidade dos seus argumentos? Dizer que Copacabana é mais extensa que Ipanema é muito fácil. Enxergar que a distância percorrida pelos túneis é semelhante em ambos os bairros é muito mais difícil.

Quote:
Como você pode dizer que a construção de uma estação adicional no meio da linha não tome mais tempo.
As estações são em locais distintos, portanto as obras podem ser feitas paralelamente. Somente túneis exigem obra em trecho anterior para serem iniciadas, a menos que sejam feitos com cut-and-cover. Está tão costumado com a contratação de estação em estação das obras do metrô do Rio, que não tem noção alguma de como obras são feitas, sem contar que não tem nem pistas de como se organizam projetos.

Quote:
Não só tempo, como o dinheiro que é gasto para construí-la. E o tempo, mão de obra poderiam estar sendo aplicados na estação a frente, fazendo com que a obra possa ir mais longe em menos tempo.
Sim, engarrafamento no túnel! Vão todos lá com a sua pá! Vamos avançar rápido, desestabilizar o solo e mandar Ipanema para o buraco!

Quote:
Ipanema não é tão extensa para necessitar de 3 estações, Copacabana tem 3 estações e 1/2 (G. Osorio tem uma saida em Copa) e Ipanema tem 2/3 da extensão de Copa.
Ipanema divide a General Osório com Copacabana, dividirá Jardim de Alah com o Leblon também. Engraçado, para um túnel que tem poucos metros a menos que o que corta Copacabana, você deseja parâmetros totalmente diferentes. Meça essas duas linha que fiz no Google Earth. A amarela vai da plataforma da Cardeal Arcoverde até a plataforma da Cantagalo. A vermelha vai da plataforma da General Osório até a futura plataforma da Jardim de Alah, ou seja são dois trechos com uma estação em cada ponta, além de uma estação no meio.

As duas linhas têm aproximadamente 2km.

Quote:
Linha férrea regional seria se cada bairro tivesse uma estação. Ipanema com duas estações já estaria bem conectada com o resto da cidade, e nos piores casos, caminharia-se 3 quarteirões da praça NSPaz para um lado ou para o outro para se chegar a uma das estações, ou seja 600 m.
Nesse caso, Ipanema teria somente uma. Metade da General Osório e metade da Jardim de Alah. 3 quarteirões? Você já reparou que os quarteirões de Ipanema são dois quarteirões de Copacabana? Além disso, se alguém que sai da Epitácio Pessoa com Maria Quitéria quiser pegar o metrô vai andar 1,2 km?

Quote:
Não me parece nada exorbitante, nem para população mais idosa, para quem uma caminhada deve fazer bem.

Quote:
Anteriormente você havia comentado... "judiação" é a maior parte da população do Rio, incluindo muitos idosos que não tem nada ou tem que andar 2 km para chegar a estação
mais próxima e a gente aqui querendo concentrar recursos para fazer um metrô parador.
Metrô é parador por natureza!!! Idosos que têm de caminhar 2km em outras partes da cidade para chegar ao metrô são vítimas da falta de integração. Ipanema é que está ganhando um sistema de maior capacidade para lidar com sua densidade.

Quote:
Desculpe pelo termo "teimoso" pois sei que sou também. Entendo o seu posicionamento pois traria sem dúvida mais conforto, mas não vejo essa necessidade imediata.
A estação é para agora. Se ficar de fora e for feita no futuro, aí sim, serei o primeiro a gritar que é desperdício, pois fazer uma obra com linha em funcionamento, independente do resto do sistema que é o que encarece.

SavianoMarcio liked this post
Old July 2nd, 2010, 09:10 PM   #70
C010T3
Registered User

C010T3's Avatar

Quote:
Originally Posted by YagoHoffman View Post
porque eles não alegam que vai adensar muito o bairro, agora você quer a verdade, praia e o bairro livres de suburbanos e turistas
Pois é, essa é a opinião de muitos. Mas sabe de uma verdade ainda maior? Isso é falta de visão. O bilhete único vai acabar com o limite de deslocamento de toda AP-3. Antes de mesmo de o metrô ficar pronto, o bilhete único vai proporcionar aos moradores do subúrbio a troca de ônibus sem custo adicional, portanto poderão se banhar na Praia de Ipanema em frente ao Country pelo mesmo preço que na Praia de Copacabana na altura da Figueiredo. Engulam essa!
Old July 2nd, 2010, 11:25 PM   #71
alexbonini
Registered User

Acho que você manipula bem a informação, até demais... assim quem acaba ficando superficial nos argumentos é você.
O que me parece mais importante não é o tamanho dos tuneis e sim a abrangência territorial de um bairro e sua extensão de ponta a ponta.
Estações podem ser construidas simultaneamente é claro, mas cada uma demanda mão de obra e custos. O tunel, com estação ou sem estação, tem que ser construido de qualquer jeito, não é opcional, e isso pode ser feito com várias frentes, se realmente existir a vontade de agilizar a obra.
Sobre as suas lições de como devem ser as obras, as pás cavando ou desestabilização de terreno, etc... eu prefiro não comentar, deixo isso com os geólogos e todos os procedimentos de segurança essenciais.
Mas que no local das estações pode-se instalar canteiros de obras, por onde se iniciam tuneis que podem se encontar no meio entre as estações, não me parece novidade.
Eu considerei 1/2 estação G. Osorio para Copa porque a estação está no limite dos bairros, mas para Ipanema, a G Osorio e Jardim de Alah seriam duas estações dentro do bairro, essa de meias estações para mim é mais manipulação.
Que os quarteirões de Ipanema são grandes ou não, a distância da pça NSPaz para cada estação continua de 600 m, no caso que você citou Epitácio X M.Quitéria, a distância seria de ~ 800 m.
A linha 4 de São Paulo já abriu e terá estações que serão inauguradas espaçadas com outras que só serão abertas daqui a 2/3 anos. Então num caso assim, pode-se abrir o espaço das plataformas que seria tampado durante o funcionamento da linha... e um dia, quando fosse concluir a estação, sua construção não causaria transtornos no serviço.
É apenas uma especulação, pois reconheço não ser expert nessas técnicas de construção.
Sobre o comentário de suburbanos e turistas, eu sei que muita gente pensa assim, mas não é o meu caso... metrô só acrescenta... a minha posição sobre a terceira estação de Ipanema é justificada pelo atraso da rede. Continuo acreditando que essa estação consumiria tempo, energia e gastos, sem a necessidade imediata.
Old July 3rd, 2010, 07:35 AM   #72
C010T3
Registered User

C010T3's Avatar

Quote:
Acho que você manipula bem a informação
Gostaria que você fosse bem específico sobre essa acusação, pois jogar isso no ventilador assim é muito fácil.

Quote:
O que me parece mais importante não é o tamanho dos tuneis e sim a abrangência territorial de um bairro e sua extensão de ponta a ponta.
Não, o importante é o alcance da área de influência e captação/destinação de passageiros. O tamanho/extensão da unidade territorial é irrelevante. Nesse caso, foi escolha do governo do estado fazer a plataforma mais de 200 m para dentro do maciço. A diminuição da abrangência dessa área é produto disso.
É por isso que a extensão do túnel é absolutamente relevante. A estação foi construída onde está por causa de economia de custos. O túnel ficou mais curto e distante dos edifícios.

Quote:
Estações podem ser construidas simultaneamente é claro, mas cada uma demanda mão de obra e custos.
Custos esses que dentro da contratação em conjunto de todo o trecho Gávea-General Osório será muito menor que o benefício que gerará, sem contar que, possivelmente, pode contribuir para o equilíbrio econômico-financeiro do trecho General Osório-Jardim Oceânico, uma vez que arrecadação extra que gerará durante todos os anos de concessão superará os custos de construção e operação.

Quote:
Eu considerei 1/2 estação G. Osorio para Copa porque a estação está no limite dos bairros, mas para Ipanema, a G Osorio e Jardim de Alah seriam duas estações dentro do bairro, essa de meias estações para mim é mais manipulação.
Não é manipulação, porque se você fizer um círculo com 500m de raio em volta de ambas as estações, verá muito bem que setores dele ficam fora de Ipanema.

Quote:
Que os quarteirões de Ipanema são grandes ou não, a distância da pça NSPaz para cada estação continua de 600 m, no caso que você citou Epitácio X M.Quitéria, a distância seria de ~ 800 m.
Aí, quem está manipulando é você.

Vamos esquecer por um minuto que a distância entre o croissant da General Osório e a plataforma é de mais de 200m. Escolhi a Visconde de Pirajá altura do portão central da N.S. da Paz. como ponto de partida para as duas estações nas margens do bairro.

A linha vermelha, que vai até a General Osório, tem cerca de 940m de extensão. Já a amarela, que vai até o Jardim de Alah, tem cerca de 900m, ou seja, 920m é a distância média aí, não 600m.

Agora, partamos da Epitácio Pessoa com Maria Quitéria.

A linha roxa, que vai até o Jardim de Alah, tem 1150m de extensão. Já a linha azul, que vai até a General Osório, tem 1390m de extensão.

Quote:
A linha 4 de São Paulo já abriu e terá estações que serão inauguradas espaçadas com outras que só serão abertas daqui a 2/3 anos. Então num caso assim, pode-se abrir o espaço das plataformas que seria tampado durante o funcionamento da linha... e um dia, quando fosse concluir a estação, sua construção não causaria transtornos no serviço.
É apenas uma especulação, pois reconheço não ser expert nessas técnicas de construção.
Tenho certeza que a razão para isso não é a falta de demanda.

Quote:
Sobre o comentário de suburbanos e turistas, eu sei que muita gente pensa assim, mas não é o meu caso... metrô só acrescenta... a minha posição sobre a terceira estação de Ipanema é justificada pelo atraso da rede. Continuo acreditando que essa estação consumiria tempo, energia e gastos, sem a necessidade imediata.
Se o governo tem dinheiro para pagar, não há razão para impedi-lo. Outros locais não ganharão nada mais por causa do trocado que deseja economizar sem o término da Estação N. S. da Paz.
Old July 5th, 2010, 06:02 AM   #73
alexbonini
Registered User

segue

Last edited by alexbonini; July 5th, 2010 at 06:09 AM. Reason: can not attach a file with quick reply
Old July 5th, 2010, 06:11 AM   #74
alexbonini
Registered User

Então tá... apesar de achar que você exagera um pouco nas distâncias pois cada quarteirão mede aproximadamente 200 mts.
Eu não disse que o espaçamento da inauguração das estações em São Paulo se deve a demanda, mas por serem licitações diferentes (questões financeiras), eu só citei o caso para ilustrar a possibilidade de conclusão de estações com a linha já em funcionamento.
Então que se construa a estação... mas o que eu não entendo é que para uma obra tão grande como essa linha inteira, com todos os maciços para atravessar e todas as estações para construir entre a linha 1 e a Gávea, que os processos e obras sejam tão tímidos ainda. Nem parece que há pressa... perde-se muuuuito tempo eu acho.

Estive hoje na praça Antero de Quental no Leblon e vi isso, será que é estudo de solo para o metrô?

E para quem não mora no Rio ou não sabe, atrás nessa foto se pode ver um ponto do PEDALA RIO. Já existem diversos pontos com sistema automático de aluguel de bicicletas espalhados pela zona sul da cidade. O mesmo sistema que existe em diversas cidades na Europa, assim como em Paris tem o Vélib. O sistema é informatizado. Pena que muitas bicicletas são roubadas... mas não é mérito só nosso não, pois lá também esse é um grande problema. Bom, espero que funcione que é muito legal.

Last edited by alexbonini; July 5th, 2010 at 06:50 AM.
Old July 5th, 2010, 06:12 AM   #75
alexbonini
Registered User

delete / tive problemas para postar as fotos mas já consegui

Last edited by alexbonini; July 5th, 2010 at 06:48 AM.
Old July 5th, 2010, 06:45 AM   #76
C010T3
Registered User

C010T3's Avatar

Quote:
Então tá... apesar de achar que você exagera um pouco nas distâncias pois cada quarteirão mede aproximadamente 200 mts.
Exagero? Essas medidas são reais! São exatamente o que as linhas que tracei medem.

Quote:
eu só citei o caso para ilustrar a possibilidade de conclusão de estações com a linha já em funcionamento.
Sim, mas metade da obra dessas estações está pronta, por isso não é o problema.

Quote:
Nem parece que há pressa... perde-se muuuuito tempo eu acho.
Nisso você tem absoluta razão.

Quote:
Estive hoje na praça Antero de Quental no Leblon e vi isso, será que é estudo de solo para o metrô?
Você não conseguiu postar a foto, mas é sim.
Old July 5th, 2010, 12:23 PM   #77
Faela
In the brig

Likes (Received): 1951

Quote:
Originally Posted by YagoHoffman View Post
Tô com eles e não abro, acho difícil sair metrô naquela área. A linha vai acabar sendo Barra-Gávea e olhe lá.
Faela no está en línea   Reply With Quote
Old July 5th, 2010, 04:02 PM   #78
richter30
Subway and train Forever!

richter30's Avatar

Likes (Received): 724

Quote:

[...]

[...]
Se não me engano, isso ai é sondagem do solo.....
richter30 no está en línea   Reply With Quote
Old July 6th, 2010, 03:27 AM   #79
alexbonini
Registered User

E hoje vi uma tenda de sondagem assim na esquina da Farme com a Visconde de Pirajá, até estranhei que seja tão perto da estação G. Osório e que seja passando pela Visconde...
Old July 6th, 2010, 03:56 AM   #80
C010T3
Registered User

C010T3's Avatar

Quote:
E hoje vi uma tenda de sondagem assim na esquina da Farme com a Visconde de Pirajá, até estranhei que seja tão perto da estação G. Osório e que seja passando pela Visconde...
Havia/há também na esquina da Visconde com Vinícius, além da Mário Ribeiro com Bartolomeu. Deve haver/ter havido até mais. Isso sem contar as diversas no Jardim Oceânico.

Reply

Tags
barra da tijuca, metro rio, rio de janeiro, subway

Thread Tools
Rate This Thread
Rate This Thread:

Posting Rules