daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy | DMCA | news magazine

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Regionais > Sul

Sul Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina

Reply

Thread Tools
Old November 3rd, 2010, 06:19 PM   #41
Ice Climber
Registered User

Ice Climber's Avatar

Likes (Received): 1576

Paulo, qual o vetor de crescimento de Içara? A cidade de Içara em si, ou o Balneário Rincão?

Ouço alguns comentários sobre o crescimento de Balneário Rincão.
Ice Climber no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links

Old November 4th, 2010, 01:57 AM   #42
Rech
Catarinense

Rech's Avatar

Likes (Received): 278

Quote:
Originally Posted by Ice Climber View Post
Paulo, qual o vetor de crescimento de Içara? A cidade de Içara em si, ou o Balneário Rincão?

eu não sei te dizer exatamente

mas sei que a prefeitura de Içara ofereceu um terreno para a nossa empresa se instalar aí, e era no Balneário Rincão, em uma zona industrial, mas ele não achou tão interessante e o local era pequeno. eu não cheguei a ver, mas foi isso que ele me informou.

Talvez muitas empresas da região esteja se instalando lá e trazendo consigo o desenvolvimento e empregos e etc.
Orleans - Brusque - Rio de Janeiro - Garopaba - Criciúma: 1 e 2
Rech no está en línea   Reply With Quote
Old November 4th, 2010, 02:42 AM   #43
Peixoto
Registered User

Peixoto's Avatar

É uma bela cidade... já tinha ouvido falar.

Gostei da ferrovia cruzado a área urbana sem nenhuma agressão, da paisagem verdejante, das serras, da estrutura urbana limpa e organizada, da arquitetura das igrejas... Efim, obrigado por mostrar.

Ah! E eu consegui ver a foto em 3D bem nitidamente, pareceu até mais nítida que as fotos individuais hehehe, e consegui isso sem a caneta, só fiquei vesgo até as imagens se juntarem.
Old November 4th, 2010, 04:16 AM   #44
Ice Climber
Registered User

Ice Climber's Avatar

Esqueci de comentar sobre a ferrovia. Aparentemente Içara tem a melhor orla ferroviária da região , e uma das melhores de Santa Catarina. Parecida mesmo talvez a orla ferroviária de Capivari de Baixo.

Pelo menos no tratamento paisagistico, está bem a frente do encontrado em outras cidades.

Quote:
Originally Posted by Rech View Post
eu não sei te dizer exatamente

mas sei que a prefeitura de Içara ofereceu um terreno para a nossa empresa se instalar aí, e era no Balneário Rincão, em uma zona industrial, mas ele não achou tão interessante e o local era pequeno. eu não cheguei a ver, mas foi isso que ele me informou.

Talvez muitas empresas da região esteja se instalando lá e trazendo consigo o desenvolvimento e empregos e etc.
Isso foi recente? Achei engraçado, porque aparentemente não faz muito sentido a prefeitura incentivar ocupação industrial numa área que será, em 2 anos, outro município.

Isso me lembra que em meados dos anos 90 era muito comum as prefeituras abandonarem os distritos recém-emancipados. Que bom que isso não ocorre mais.

Last edited by Ice Climber; November 4th, 2010 at 04:21 AM.
Old November 4th, 2010, 05:08 AM   #45
Paulo R. Bitencard
Registered User

Paulo R. Bitencard's Avatar

Likes (Received): 31

Quote:
Originally Posted by Ice Climber View Post

O B. Rincão tem poucas indústrias e o solo arenoso não é bom para a agricultura. A pesca profissional não existe e o comércio só é movimentado nos meses de temporada. Não há infra-estrutura turística nem investimentos neste sentido. A população residente é pobre e carente de infra-estrutura na sua maioria. As belas casas, condomínios e aptos que aparecem na última foto pertencem na sua esmagadora maioria às pessoas residentes nos municípios vizinhos, principalmente em Criciúma.
Penso que o desmembramento será economicamente vantajoso para Içara, já que a queda na arrecadação será insignificante, possibilitando que mais recursos sejam aplicados no município mãe. As indústrias estão procurando locais estratégicos para se instalarem e nesse aspecto a proximidade com a BR-101 é fundamental. Outra rodovia importante para a instalação de novas empresas é a SC-444, sendo que dos 20Km que cortam o território içarense apenas 4,4Km ficarão para o Balneário Rincão.
Içara fechou o ano de 2009 na 13ª posição no ranking dos maiores arrecadadores de ICMS de SC, enquanto que a receita federal gerada no município no mesmo ano o coloca em 16º (dados da S.D.R.). Excelentes posições se considerarmos que em termos populacionais o município está em 21º lugar no estado. A arrecadação de impostos federais no B. Rincão é ínfima e a de ICMS só se dá em valores consideráveis nos meses de temporada. Assim, não vislumbro bons tempos para o novo município, apesar do FPM (espero que eu esteja errado).
As estatísticas ainda não separam os dados, ou seja, não dá para saber exatamente o que é de Içara e o que é do B. Rincão, por isso fica difícil dizer com certeza qual é ou qual será o vetor de crescimento de Içara e do B. Rincão individualmente.
Quanto ao que o Rech falou, realmente a prefeitura tem oferecido áreas para a instalação de indústrias no B. Rincão. É que está localizado um dos quatro distritos industriais de Içara. Ocorre que muitos empresários têm refugado o local devido à terrível maresia e a distância da BR-101, que é de uns 12Km. Pela distância até que não seria um grande problema, mas ai entra o caos do trânsito congestionado na alta temporada (prejuízo na certa).
Com relação ao fato da prefeitura estar investindo no distrito, tenho a dizer que o prefeito é oriundo do bairro Pedreiras do B. Rincão, justamente onde está localizado o referido distrito industrial (Içara que se cuide, pois é ela que corre maior risco de ser abandonada).

Quote:
Originally Posted by Peixoto View Post
É uma bela cidade... já tinha ouvido falar.

Gostei da ferrovia cruzado a área urbana sem nenhuma agressão, da paisagem verdejante, das serras, da estrutura urbana limpa e organizada, da arquitetura das igrejas... Efim, obrigado por mostrar.

Ah! E eu consegui ver a foto em 3D bem nitidamente, pareceu até mais nítida que as fotos individuais hehehe, e consegui isso sem a caneta, só fiquei vesgo até as imagens se juntarem.
Obrigado por comentar, Peixoto.
Ótimo, agora já são dois que se manifestaram dizendo viram a foto 3D. Realmente tem que ser com olhar vesgo, ou seja, o olho esquerdo focaliza a foto da direita enquanto que o olho direito focaliza a foto da esquerda.

[QUOTE=Ice Climber;66478135] Esqueci de comentar sobre a ferrovia. Aparentemente Içara tem a melhor orla ferroviária da região , e uma das melhores de Santa Catarina. Parecida mesmo talvez a orla ferroviária de Capivari de Baixo.

Pelo menos no tratamento paisagistico, está bem a frente do encontrado em outras cidades.QUOTE]

Não conheço a orla ferroviária de Capivari de Baixo para traçar um parâmetro, mas posso te garantir que a de Içara tem recebido muitos elogios.

Last edited by Paulo R. Bitencard; November 4th, 2010 at 05:12 PM. Reason: corrigir erro.
Paulo R. Bitencard no está en línea   Reply With Quote
Old November 4th, 2010, 01:46 PM   #46
Ice Climber
Registered User

Ice Climber's Avatar

Valeu Paulo! Mais completa impossível a tua resposta, quase uma aula sobre Içara.
Old November 4th, 2010, 02:17 PM   #47
italodrifter
BANNED

Likes (Received): 1

Içara, aqui pertinho de onde estou, mas só entrei na cidade quando era pequeno, de resto só conheço a rodovia até o Bal. Rincão. Estou surpreso com a cidade, nunca a imaginei assim tão linda e desenvolvida.

Parabéns pelo thread com bastante informações, valeu.

Ps. Essa Casa do Rock é lendária, né? Sempre ouço comentários sobre ela
italodrifter no está en línea   Reply With Quote
Old November 4th, 2010, 02:47 PM   #48
Sr. Mauá
Estamos por aí....

Sr. Mauá's Avatar

Likes (Received): 33

Parabéns Paulo pelo Thread,
Realmente bem elaborado, pela qualidade das fotos, pelas explicações.

Realmente o Thread passou uma excelente impressão da cidade, bem integrada com a natureza no entorno.

Gostei Muito!
Old November 9th, 2010, 10:57 PM   #49
Marcelo Olisa
Marcelo Lisa

Marcelo Olisa's Avatar

Likes (Received): 489

Que lindo thread e tão bem feito! Parabéns!
Adorei ver a Serra Geral tão imponente assim como saber sobre a presença polonesa na região já que admiro muito este povo.
Como todas cidades catarinenses, Içara é muito simpática e a natureza foi muito generosa também com os arredores.

Meu email: marcelo.theenergizerbunny@gmail.com
Marcelo Olisa no está en línea   Reply With Quote
Old November 9th, 2010, 11:39 PM   #50
mironga_110
Registered User

mironga_110's Avatar

Likes (Received): 9651

Quando mais eu vejo a qualidade de vida em certas cidades tipo Içara , me da vontade de nunca mais morar em metrópolis !!! hehehe
mironga_110 no está en línea   Reply With Quote
Old November 10th, 2010, 12:16 AM   #51
Ricbit
BANNED

Likes (Received): 2

Nossa, na boa, Santa Catarina é outra coisa... Que cidade excelente, ainda mais para uma conurbada!
Ricbit no está en línea   Reply With Quote
Old November 10th, 2010, 01:43 AM   #52
xistracinho
Santa e Bela Catarina

xistracinho's Avatar

Likes (Received): 1002

Içara está de parabéns! Sinceramente, não me lembrava de uma cidade onde o entorno do trilho consegue ser bonito. São Paulo, Rio de Janeiro, Joinville, Araquari, Jaraguá do Sul, São Francisco do Sul, Curitiba... pensei, pensei, pensei, e não lembrei de nada. Já Içara conseguiu! E sério, isso é uma façanha e das grandes. Tanto é que nem prestei atenção na cidade em si, só fui procurando mais fotos com os trilhos pra ter ideias de como fazer nas outras cidades. Que maravilha!

Parabéns pelo thread e pelos trilhos
xistracinho no está en línea   Reply With Quote
Old November 10th, 2010, 04:25 PM   #53
tonyssa
.

tonyssa's Avatar

Belas fotos, que bom seria se todo o país tivesse o padrão de vida das cidades do sul do país. Gostei da localização da cidade, próximo ao mar e das montanhas.
tonyssa no está en línea   Reply With Quote
Old November 10th, 2010, 11:36 PM   #54
Kelsen
Dias lotados...

Kelsen's Avatar

Likes (Received): 2466

Muito bonita mesmo!

Tinha uma amiga de Içara (está em Criciúma agora) que morou um tempo aqui em Joaçaba e do jeito que ela falava a cidade era horrível haha Nada a ver mesmo, sempre soube que Içara é uma cidade muito agradável.

Capital do Mel!

As andorinhas gritam por falta de uma clave de sol.
Kelsen no está en línea   Reply With Quote
Old November 11th, 2010, 01:28 AM   #55
Cristian _
Registered User

Cristian _'s Avatar

Likes (Received): 17

A Serra Geral é espetacular. Não imaginava isso tudo de Içara. Mas sem dúvidas o que mais me chamou a atenção foi o entorno dos trilhos.
Cristian _ no está en línea   Reply With Quote
Old November 11th, 2010, 04:00 AM   #56
Paulo R. Bitencard
Registered User

Quote:
Originally Posted by italodrifter View Post
Içara, aqui pertinho de onde estou, mas só entrei na cidade quando era pequeno, de resto só conheço a rodovia até o Bal. Rincão. Estou surpreso com a cidade, nunca a imaginei assim tão linda e desenvolvida.

Parabéns pelo thread com bastante informações, valeu.

Ps. Essa Casa do Rock é lendária, né? Sempre ouço comentários sobre ela
Valeu Italodrifter. De fato, a Casa do Rock tem dado o que falar. Ah! Temos também o Bali Hai.

Quote:
Originally Posted by Sr. Mauá View Post
Parabéns Paulo pelo Thread,
Realmente bem elaborado, pela qualidade das fotos, pelas explicações.

Realmente o Thread passou uma excelente impressão da cidade, bem integrada com a natureza no entorno.

Gostei Muito!
Muito obrigado, Sr. Mauá! A exploração do carvão mineral é uma ameaça constante à natureza em nossa região.

Quote:
Originally Posted by Marcelo Olisa View Post
Que lindo thread e tão bem feito! Parabéns!
Adorei ver a Serra Geral tão imponente assim como saber sobre a presença polonesa na região já que admiro muito este povo.
Como todas cidades catarinenses, Içara é muito simpática e a natureza foi muito generosa também com os arredores.
Muito obrigado, Marcelo! Vou repassar as tuas considerações sobre o povo polonês à comunidade.

Quote:
Originally Posted by mironga_110 View Post
Quando mais eu vejo a qualidade de vida em certas cidades tipo Içara , me da vontade de nunca mais morar em metrópolis !!! hehehe
Valeu! Içara está de braços abertos.

Quote:
Originally Posted by Ricbit View Post
Nossa, na boa, Santa Catarina é outra coisa... Que cidade excelente, ainda mais para uma conurbada!
Valeu!. Içara, apesar de conurbada, se mantém fiel às raízes.

Quote:
Originally Posted by xistracinho View Post
Içara está de parabéns! Sinceramente, não me lembrava de uma cidade onde o entorno do trilho consegue ser bonito. São Paulo, Rio de Janeiro, Joinville, Araquari, Jaraguá do Sul, São Francisco do Sul, Curitiba... pensei, pensei, pensei, e não lembrei de nada. Já Içara conseguiu! E sério, isso é uma façanha e das grandes. Tanto é que nem prestei atenção na cidade em si, só fui procurando mais fotos com os trilhos pra ter ideias de como fazer nas outras cidades. Que maravilha!

Parabéns pelo thread e pelos trilhos
Obrigado, Xistracinho! Puxa! Ainda bem que eu abasteci o thread com muitas fotos dos trilhos.

Quote:
Originally Posted by tonyssa View Post
Belas fotos, que bom seria se todo o país tivesse o padrão de vida das cidades do sul do país. Gostei da localização da cidade, próximo ao mar e das montanhas.
Obrigado, Tonyssa. O Sul catarinense é uma planície entre a Serra Geral ao Oeste e o Oceano Atlântico ao Leste.

Quote:
Originally Posted by Kelsen View Post
Muito bonita mesmo!

Tinha uma amiga de Içara (está em Criciúma agora) que morou um tempo aqui em Joaçaba e do jeito que ela falava a cidade era horrível haha Nada a ver mesmo, sempre soube que Içara é uma cidade muito agradável.

Capital do Mel!
Valeu Kelsen! Sempre haverá quem não goste, mas o importante é que a maioria tem se manifestado positivamente.

Quote:
Originally Posted by Cristian _ View Post
A Serra Geral é espetacular. Não imaginava isso tudo de Içara. Mas sem dúvidas o que mais me chamou a atenção foi o entorno dos trilhos.
Valeu Cristian! Realmente o entorno dos trilhos tem feito sucesso.
Old November 11th, 2010, 09:48 PM   #57
itabirinha-MG
Itabirinha-MG

itabirinha-MG's Avatar

Likes (Received): 66

suas fotos ficaram excelentes ,a cidade eh bem desenvolvida com um belo entorno de brinde, como sempre SC reserva varias surpresas. parabens
itabirinha-MG no está en línea   Reply With Quote
Old November 13th, 2010, 02:57 PM   #58
Thina
Registered User

Thina's Avatar

Likes (Received): 3307

Ficou muito bom o thread. Gostei bastante do encontro entre o urbano e o rural. As praças bem arborizadas. As ruas tranquilas e limpas, provavelmente as pessoas não jogam lixo na rua. A ferrovia é bem legal, gostei do trem passando. E o desfile dos lindos automóveis matou a pau. A Casa da Cultura (Museu) parece uma igreja. As primeiras fotos são um colírio. Muito bonito, Içara. Parabéns!
Old November 14th, 2010, 08:18 PM   #59
Paulo R. Bitencard
Registered User

Quote:
Originally Posted by itabirinha-MG View Post
suas fotos ficaram excelentes ,a cidade eh bem desenvolvida com um belo entorno de brinde, como sempre SC reserva varias surpresas. parabens
Obrigado pelo comentário, Itabirinha.

Quote:
Originally Posted by Thina View Post
Ficou muito bom o thread. Gostei bastante do encontro entre o urbano e o rural. As praças bem arborizadas. As ruas tranquilas e limpas, provavelmente as pessoas não jogam lixo na rua. A ferrovia é bem legal, gostei do trem passando. E o desfile dos lindos automóveis matou a pau. A Casa da Cultura (Museu) parece uma igreja. As primeiras fotos são um colírio. Muito bonito, Içara. Parabéns!
Obrigado, Thina!
O serviço de limpeza de Içara não é muito “religioso” não. Às vezes eles “dão um tempo” e a cidade fica bem sujinha. Depois eles fazem um mutirão e limpam tudo.
O trem passa várias vezes ao dias, exceto aos domingos e feriados. Os “lindos automóveis” desfilam pelo menos uma vez ao ano, sempre em protesto contra a instalação da mina de carvão. Neste ano eles desfilaram no sete de setembro.
O Museu é realmente uma igreja desativada que foi reformada e transformada na Casa da Cultura Pe. Bernardo Junkes, em homenagem ao primeiro pároco a ocupá-la, aliás, dos quatro museus existentes em Içara, três funcionam em igrejas desativadas.
Old November 15th, 2010, 02:34 AM   #60
schmidt
Registered User

schmidt's Avatar

Likes (Received): 45

Içara vai perder uma parte do território em 2013 - o Balneário Rincão vai se emancipar!
schmidt no está en línea   Reply With Quote

Reply

Tags
brasil, criciúma, santa catarina, sul

Thread Tools

Posting Rules