daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy | DMCA | news magazine | posting guidelines

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Regionais > Sul

Sul Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina

Global Announcement

As a general reminder, please respect others and respect copyrights. Go here to familiarize yourself with our posting policy.

Reply

Thread Tools
Old December 15th, 2010, 07:50 PM   #1
DSoares
terra da buRRocracia

DSoares's Avatar

Likes (Received): 263

Joinville bucólica: Estrada Rio do Júlio

Olá, pessoal do SSC. Hoje vamos conhecer um dos locais ainda pouco conhecidos até mesmo por grande parte dos joinvilenses: a Estrada Rio do Júlio, localizada no alto da Serra Dona Francisca.

A região do Rio do Júlio se encontra em altitudes que variam de 600 a 800 metros de altitude, sendo que a maior parte da estrada e das poucas propriedades está entre 600 e 700 metros de altitude. Bem diferente da sede do município, localizado quase que ao nível do mar.

A região tem alguns atrativos, como as hortênsias que nesta época do ano estão floridas; temperaturas baixas no inverno, com registros de geadas; uma capela germânica de madeira; algumas propriedades rurais bem cuidadas, uma represa; e um hotel fazenda que fica próxima a região da represa.

As fotos são de minha autoria, sem tratamento algum. Apenas coloquei meu nome. Únicas exceções são algumas fotos da represa, pois quando passeei por lá tinha muita gente e estava ruim de tirar fotos, além de um alambrado que estragou qualquer foto mais bem feita do local. Já fui outras vezes para o local mas não sei aonde estão minhas fotos.. ;/

O acesso se dá através da estrada Dona Francisca, ou SC-301, no distrito de Pirabeiraba, em Joinville.

Pessoal, novas fotos na página 4 deste thread!

01 – Depois de algumas centenas de metros em que a estrada se parece com qualquer outra de caráter rural, eis que surgem as primeiras hortênsias e araucárias.

02

03 – Nesta foto, aparecem as primeiras residências e o Rio do Júlio corta pela primeira vez a estrada.

04

05 – Uma das casinhas de madeira

06 – Outra

07 – Hortênsias e a ponte sobre o rio

08 – Rio de um lado da ponte

09 – Do outro lado

10

11

12 – Sede da Fazenda Rio do Júlio, detentora de muitas terras na região. (não é o hotel fazenda)

13

14

15

16 – Hortênsias e o rio

17 – Notem a clareza da água

18 – Mais uma residência de campo

19 – Um dos maiores símbolos da estrada: a igreja luterana de madeira, no alto de um morrinho, coberto por hortênsias.

20 – Estas fotos são agora, de mês de dezembro, e eu presenciei algo inusitado: a igreja estava aberta, tendo um culto. Essa igreja, se não me engano, abre poucas vezes ao ano. Somente quando o pastor de Pirabeiraba sobre a serra

20.1

20.2

21 – Mais uma casinha, localizada ao lado da igreja

22 – Outra casa. Essas casinhas de madeira, em sua maioria, são de propriedade da Fazenda Rio do Júlio.

23

24

25

26 – Mais uma vez podemos notar a água “suja” do rio....

27 – A barragem da represa do rio do Júlio.

28

29

30

31

32 – Nas imediações do Hotel Fazenda Vale das Hortências (com “c” mesmo)..

33 – Vista do hotel

34

E agora, as fotos da represa do Rio do Júlio. Todas as 3 fotos a seguir são de propriedade de eloiloli, usuário do Panoramio, e merecem estar aqui devido a beleza e qualidade das imagens. Particularmente, as duas primeiras são de cair o queixo. Wallpaper mesmo!

Após o hotel fazenda a estrada continua e vai até a localidade de Itoupava-Açu, que antes pertencia ao município de Joinville, mas foi anexada a Schroeder. Entretanto, a estrada geralmente não apresenta boas condições de tráfego.

É isso. Valeu pessoal!

Last edited by DSoares; July 15th, 2011 at 03:58 AM.
DSoares no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links

Old December 15th, 2010, 08:05 PM   #2
Thina
Registered User

Thina's Avatar

Likes (Received): 4275

Diego que tantas hortênsias, as vezes parecem algodão.
Maravilhosa a Estrada Rio do Júlio. Maravilhoso ter uma casinha aí, já pensou, respirar o ar, ver toda essa beleza de perto, o rio, as flores, o verde, as casas, que aconchegante, que ambiente gostoso.
Fotos muito bonitas. Parabéns.
Thina no está en línea   Reply With Quote
Old December 15th, 2010, 08:10 PM   #3
DSoares
terra da buRRocracia

DSoares's Avatar

Quote:
Originally Posted by Thina View Post
Diego que tantas hortências, as vezes parecem algodão.
Maravilhosa a Estrada Rio do Júlio. Maravilhoso ter uma casinha aí, já pensou, respirar o ar, ver toda essa beleza de perto, o rio, as flores, o verde, as casas, que aconchegante, que ambiente gostoso.
Fotos muito bonitas. Parabéns.
Que bom que gostasse, Thina! É um dos meus desejos ter uma casinha na região serrana de Joinville! Essa região do Rio do Júlio é muito bonita mesmo. E nessa época do ano, bem na florada das hortênsias, o único inconveniente são os mosquitos hahah..mas nada que um Off não resolva
Old December 15th, 2010, 08:17 PM   #4
Mr.Canello
SUL LIVRE!

Mr.Canello's Avatar

Ah... Sem palavras! Lindo demais, de perder o fôlego! Obrigado por nos trazer isto!

Só uma coisa, imagina esta estrada asfaltadinha, bem estreita, rodeada de hortênsias deste jeito, mais ou menos estilo aquelas zonas rurais na Alemanha? Seria muito mais lindo do que já é! Mas daí já é sonhar alto demais!
Old December 15th, 2010, 08:46 PM   #5
Positronn
Registered User

Positronn's Avatar

Likes (Received): 1507

Se manterem a estrada de terra mesmo bem cuidada já ajuda muito, um asfalto, quem sabe mais pra frente? É muita beleza para ser assim pouco aproveitada.

Já passei por aí há uns 10 anos, o hotel fazenda estava meio devagar, mas pelo jeito está melhorando. Adorei as casinhas de madeira e claro, as hortênsias rodeando a estrada

Belas fotos Diego.
Positronn no está en línea   Reply With Quote
Old December 15th, 2010, 08:52 PM   #6
DSoares
terra da buRRocracia

DSoares's Avatar

Quote:
Originally Posted by Mr.Canello View Post
Ah... Sem palavras! Lindo demais, de perder o fôlego! Obrigado por nos trazer isto!

Só uma coisa, imagina esta estrada asfaltadinha, bem estreita, rodeada de hortênsias deste jeito, mais ou menos estilo aquelas zonas rurais na Alemanha? Seria muito mais lindo do que já é! Mas daí já é sonhar alto demais!
Obrigado, Canello! Eu sempre que posso estou subindo a serra para dar uma olhada nos recantos da região...

Eu penso nessa possibilidade também, de se asfaltar essa estrada e tudo mais. E não era só eu, mas o LHS também! Pena que ele não conseguiu dar prosseguimento a ideia ainda em seu governo...

Luiz Henrique – Vamos inaugurar obras importantes, como a pavimentação das estradas Palmeira, no Rio Bonito, e Anaburgo, ligando a Vila Nova e a Rodovia do Arroz com o Distrito Industrial. Assinaremos, com o BNDES, um financiamento de R$ 40 milhões com o Estado, que serão aplicados em obras de melhoria e ampliação do Sistema de Transporte Urbano de Joinville, como o Binário da Vila Nova, o prolongamento da Rua Max Colin, a ligação entre a Marquês de Olinda e a Rodovia do Arroz, o recapeamento asfáltico e modernização dos trechos de paralelepípedo da Albano Schmidt e da Tuiuti. Vamos abrir licitação para ligar o Itaum a Araquari, pelo Rio do Morro; para pavimentar a ligação entre a Vila Nova e o município de Schroeder, pelas Duas Mamas; e para dar acesso pavimentado à Vila do Rio do Júlio. Vamos entregar o acesso pavimentado a Volta Grande, em Rio Negrinho, e uma rodovia nova, entre Garuva e Itapoá, para garantir acesso pavimentado ao Porto de Itapoá, entre tantas outras obras.

Fonte: http://www.unisul.br/clipping/2010/j...a-noticia.html

Last edited by DSoares; December 15th, 2010 at 08:59 PM.
Old December 15th, 2010, 08:54 PM   #7
fewg
MEA AUTEM BRASILIÆ MAGNI

fewg's Avatar

Likes (Received): 1328

Essa área rural de Joinville é perfeita! Parabéns pelas imagens Diego, sinto por você não ser artista, pois dariam belos quadros.
Old December 15th, 2010, 09:09 PM   #8
DSoares
terra da buRRocracia

DSoares's Avatar

Quote:
Originally Posted by Positronn View Post
Se manterem a estrada de terra mesmo bem cuidada já ajuda muito, um asfalto, quem sabe mais pra frente? É muita beleza para ser assim pouco aproveitada.

Já passei por aí há uns 10 anos, o hotel fazenda estava meio devagar, mas pelo jeito está melhorando. Adorei as casinhas de madeira e claro, as hortênsias rodeando a estrada

Belas fotos Diego.
Pois é, Positronn...as primeiras vezes que eu passei pelo hotel fazenda eu não botei muita fé...mas agora tanto o hotel fazenda Serra Dona Francisca quanto esse aí estavam aparentemente lotados.
Ano passado eu fiz trilha de quadriciclo por essa estrada. Desci até Schroeder e depois subi a Serra do Manso, que começa em Jaraguá, entre em uma parte de Joinville e depois volta para Jaraguá, fazendo divisa com Campo Alegre...
Old December 15th, 2010, 09:11 PM   #9
DSoares
terra da buRRocracia

DSoares's Avatar

Quote:
Originally Posted by fewg View Post
Essa área rural de Joinville é perfeita! Parabéns pelas imagens Diego, sinto por você não ser artista, pois dariam belos quadros.
Valeu, fewg....A área rural de Joinville é fantástica, e essa região serrana tem cada lugar que ninguém imagina que ainda seja Joinville. Muitos ainda falam serra de Campo Alegre ao invés de Serra Dona Francisca, que fica no município de Joinville.

Agradeço pelas palavras! hahaha
Old December 15th, 2010, 09:17 PM   #10
solares
BANNED

solares's Avatar

Likes (Received): 0

Muito bonito!!!
solares no está en línea   Reply With Quote
Old December 15th, 2010, 09:24 PM   #11
Jdolci
JDolci

Jdolci's Avatar

Likes (Received): 9645

Que estradinha pitoresca..
Deve ser legal andar de bike por aí.. fazer alguma rota de turismo ecológico..

Adoro essas paisagens de serra típicas do interior do Sul .. sempre tem um riozinho .. pontes de madeira, flores, pinheiros .. muito bucólicas.
Jdolci no está en línea   Reply With Quote
Old December 15th, 2010, 09:29 PM   #12
Joás Santos
Fear can make us kind

Joás Santos's Avatar

Likes (Received): 5790

Lindo, amo flores.
1 Tessalonicenses 5:21
Joás Santos no está en línea   Reply With Quote
Old December 15th, 2010, 09:39 PM   #13
DSoares
terra da buRRocracia

DSoares's Avatar

Quote:
Originally Posted by Jdolci View Post
Que estradinha pitoresca..
Deve ser legal andar de bike por aí.. fazer alguma rota de turismo ecológico..

Adoro essas paisagens de serra típicas do interior do Sul .. sempre tem um riozinho .. pontes de madeira, flores, pinheiros .. muito bucólicas.
Realmente, essas estradinhas são um encanto!
Sobre o passeio de bicicleta, perdeu um que o pessoal saiu de van de Curitiba e vieram para Joinville, para subir a serra Dona Francisca e depois entrar na estrada Rio do Júlio...

Olha aqui
Quote:
Originally Posted by solares View Post
Muito bonito!!!
Valeu

Quote:
Originally Posted by Joás Santos View Post
Lindo, amo flores.
Valeu!
Old December 15th, 2010, 09:55 PM   #14
diMonteiro
Registered User

diMonteiro's Avatar

Likes (Received): 1

Uaaaaau, que lindo, um dos melhores threads rurais que já vi.

As ultuimas fotos, da represa, estão sublimes, encerram bem esse seleção de fotos fantasticas com araucarias, pinheiros, casas coloniais preservadas, riachos, ortensias...

Falando em ortensias, como elas foram parar ali? Iniciativa dos moradores, ou ação do governo?

Icaraí | Ingá | Boa Viagem | Gragoatá | Charitas | Parque da Cidade
diMonteiro no está en línea   Reply With Quote
Old December 15th, 2010, 10:03 PM   #15
DSoares
terra da buRRocracia

DSoares's Avatar

Quote:
Originally Posted by diMonteiro View Post
Uaaaaau, que lindo, um dos melhores threads rurais que já vi.

As ultuimas fotos, da represa, estão sublimes, encerram bem esse seleção de fotos fantasticas com araucarias, pinheiros, casas coloniais preservadas, riachos, ortensias...

Falando em ortensias, como elas foram parar ali? Iniciativa dos moradores, ou ação do governo?
Obrigado,diMonteiro. As últimas fotos, que não são de minha autoria, são um espetáculo a parte. Já estive por lá em dias assim, mas não tirei fotos tão belas

Quanto as hortênsias, elas foram parar por intermédio de um empresário da cidade que tinha fazenda na região, ainda nos anos de 1950...A partir daí, os outros moradores do local também plantaram essa flor, e hoje o próprio hotel fazenda também plantou e planta essas flores, sobretudo próximas ao hotel, para fazer jus ao nome..
Old December 15th, 2010, 10:04 PM   #16
Ice Climber
Registered User

Ice Climber's Avatar

Likes (Received): 2164

Acho que é a Zona Rural mais bonita que já vi aqui no SSC. Incrível as estradas ladeadas por flores, os rios, as serras, as casas de madeira... Bem Santa Catarina, hehehe.

Thread de um local lindíssimo. Joinville nao decepciona. Parabéns, Diego.
Ice Climber no está en línea   Reply With Quote
Old December 15th, 2010, 10:06 PM   #17
Guaporense
Registered User

Guaporense's Avatar

Likes (Received): 11

:cheers!:

Muito boa!
Guaporense no está en línea   Reply With Quote
Old December 15th, 2010, 10:25 PM   #18
Jdolci
JDolci

Jdolci's Avatar

Likes (Received): 9645

Quote:
Originally Posted by DSoares View Post
Sobre o passeio de bicicleta, perdeu um que o pessoal saiu de van de Curitiba e vieram para Joinville, para subir a serra Dona Francisca e depois entrar na estrada Rio do Júlio...

Olha aqui
hahahahah.. Mas Bah!!!
Se te falar que um desses caras do passeio é meu primo!
Mas como que ele vai e nem me avisa?!!
Jdolci no está en línea   Reply With Quote
Old December 15th, 2010, 10:58 PM   #19
DSoares
terra da buRRocracia

DSoares's Avatar

Quote:
Originally Posted by Jdolci View Post
hahahahah.. Mas Bah!!!
Se te falar que um desses caras do passeio é meu primo!
Mas como que ele vai e nem me avisa?!!
Putz, então perdesse o passeio hahah...Só sei que eu cheguei a ver o pessoal subindo a serra e depois na estrada Rio do Júlio...mas parece cansativo pra caramba...

Quote:
Originally Posted by Ice Climber View Post
Acho que é a Zona Rural mais bonita que já vi aqui no SSC. Incrível as estradas ladeadas por flores, os rios, as serras, as casas de madeira... Bem Santa Catarina, hehehe.

Thread de um local lindíssimo. Joinville nao decepciona. Parabéns, Diego.
Obrigado, Ice. O legal que essa região é diferente do que o pessoal é acostumado a ver de Joinville. Como já falei antes, a região serrana de Joinville tem locais muito belos, inclusive com belos capões de araucárias. Inclusive eu tenho fotos destes locais...

Quote:
Originally Posted by Guaporense View Post

Muito boa!
Valeu, guri!
Old December 15th, 2010, 11:04 PM   #20
David de andrade
Joinville-SC

David de andrade's Avatar

Likes (Received): 578

Diego, meus parabéns, essas fotos estão demais, Joinville é uma cidade fantástica, me digam uma coisa, qual cidade brasileira que tem mar ( Baía ) e serra em seu território em que ambos tem um potencial turístico e que é habitado?

Quando Joinville "acordar" para o turismo fará a frente a Florianópolis e Balneário Camboriu.

Essa cidade é um orgulho para o Brasil, essa região rural de Joinville é simplesmente BELÍSSIMA.

Reply

Tags
joinville, rural, santa catarina

Thread Tools

Posting Rules