daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy | DMCA | news magazine | posting guidelines

Go Back   SkyscraperCity > European Forums > Fórum Português > Arquitectura e Urbanismo > Centro > Projectos

Global Announcement

As a general reminder, please respect others and respect copyrights. Go here to familiarize yourself with our posting policy.

Reply

Thread Tools
Old January 3rd, 2012, 12:22 AM   #1201
Viriatuus
Registered User

Likes (Received): 1038

O Aspire por Viseu...? E então, o que achaste da cidade? Fora o "Cortiço", claro...
Viriatuus no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links
Old January 3rd, 2012, 12:19 PM   #1202
Aspire
Registered User

Likes (Received): 1

Espectacular. Já a conhecia, mas era pequeno (viagem com os meus pais).
A CM esticou-se e de facto fez rotundas a mais. Nota-se que muito terreno vai ficar por urbanizar.
Desta vez fui passar o final de ano a terra de um amigo (campo benfeito). Deu ainda para ir a Lamego. Tirando o frio, toda a zona merece nota 20.
Aspire no está en línea   Reply With Quote
Old January 4th, 2012, 12:02 AM   #1203
Viriatuus
Registered User

Aspire:

Quote:
Espectacular.
Óptimo!

Quote:
A CM esticou-se e de facto fez rotundas a mais.
Por acaso acho que não são de mais... tendo em conta o tráfego são normalmente a melhor opção de o regularizar e distribuir. E tendo em conta a largura, anormal para Portugal, dos arruamentos de Viseu, acho que são um excelente complemento/remate.

Quote:
Nota-se que muito terreno vai ficar por urbanizar.
Melhor assim do que quando se constrói sem plano ou método.

Quote:
Desta vez fui passar o final de ano a terra de um amigo (campo benfeito).
Foste para o meio do Montemuro...

Quote:
Tirando o frio, toda a zona merece nota 20.
E não querias frio...? Neste caso o frio é um dos cartões de visita do Inverno da região... e que bem fica...

Quote:
Deu ainda para ir a Lamego.
Cidade igualmente bonita, duma dimensão, claro está, diferente.
Old February 6th, 2012, 04:19 PM   #1204
krake
Registered User

Likes (Received): 179

Alguém sabe a razao de tanto avanços e recuos da reabilitaçao deste imóvel? É que dado o seu valor patrimonial e histórico, semelhante coisa já se encontra abaixo da irracionalidade.

Quote:
Casa "Aristides Sousa Mendes" parada

A falta de avanços no projeto de recuperação da casa do ex-cônsul de Portugal Aristides Sousa Mendes, que salvou milhares de pessoas do Holocausto, está a impedir a libertação de fundos recolhidos nos Estados Unidos para o efeito. Olivia Mattis, da direção da Sousa Mendes Foundation, que junta descendentes de Sousa Mendes e de sobreviventes nos Estados Unidos, escusa-se a quantificar o montante recolhido até ao momento para apoiar o projeto da Casa do Passal, em Cabanas de Viriato (Viseu). "Os fundos estão à espera para apoiar, assim que houver projeto e plano claro para restauro da Casa e para o Museu", disse à Lusa a responsável da fundação, descendente de sobreviventes à perseguição nazi graças a um visto passado por Sousa Mendes no início da II Guerra Mundial. "O dinheiro que temos não é suficiente para tudo. O projeto [inicial de restauro da Casa do Passal] é de 5 milhões de dólares. No banco não temos nos milhões, talvez um dia. Temos na casa dos milhares", adiantou. Os estatutos da Fundação, criada em setembro de 2010, obrigam a pôr de parte anualmente receitas para o projeto de restauro da Casa do Passal, hoje em ruínas e para onde está prevista a instalação de um Museu e Centro de Direitos Humanos.
http://www.dn.pt/inicio/portugal/int...ent_id=2241750
krake no está en línea   Reply With Quote
Old February 7th, 2012, 12:32 AM   #1205
Laurus Pt
BANNED

Likes (Received): 0

Mas... o Aspire que quer todos os Portugueses do Interior a viver nos subúrbios foleiros de Lisboa e Porto vem agora gabar Viseu e a sua região?
Laurus Pt no está en línea   Reply With Quote
Old February 9th, 2012, 01:49 PM   #1206
visio
Registered User

visio's Avatar

Sobrevoando Viseu

http://www.youtube.com/watch?v=bNAlkIB-mxE
visio no está en línea   Reply With Quote
Old February 9th, 2012, 06:17 PM   #1207
LuisNF
Registered User

Likes (Received): 66

Olá a todos

Por me parecer que é um assunto que interessa à generalidade dos frequentadores deste blog, gostava de dar-vos a conhecer um movimento que criei sobre Ordenamento do Território, Urbanismo e Arquitectura, aproveitando a oportunidade dada pelo governo com a plataforma "O Meu Movimento".

O texto do movimento está acessível neste link:

http://www.portugal.gov.pt/pt/o-meu-...os.aspx?m=1084

Caso estejam de acordo, agradeço que o apoiem usando o botão respectivo, e se acharem adequado que o divulguem o máximo que possam...
LuisNF no está en línea   Reply With Quote
Old February 19th, 2012, 01:52 AM   #1208
BARNEY_LOVE
Does Barney know?

BARNEY_LOVE's Avatar

Quote:
Originally Posted by Aspire View Post
Espectacular. Já a conhecia, mas era pequeno (viagem com os meus pais).
A CM esticou-se e de facto fez rotundas a mais. Nota-se que muito terreno vai ficar por urbanizar.
Desta vez fui passar o final de ano a terra de um amigo (campo benfeito). Deu ainda para ir a Lamego. Tirando o frio, toda a zona merece nota 20.
20 lol. Viseu é um 11 porque Lisboa e Porto são ambos 5 em 20. Apesar de viseu ser [ainda] a cidade mais habitável de portugal e a que menos agride os meus olhos, essencialmente porque tem sido assim que o fernando ruas assegurou a perpetuação do seu reinado, existem N forças a exercer o seu terror. o planeamento urbano é alheio aos arquitectos, impera o folclor, saúde ao lobby da construção - viseu será em breve um verdadeiro quartel da droga como todas as outras cidades em portugal.
Com muita saúde anuncio a quem ainda nao quis ver ou, paralizado pelo saloio orgulho português, não sabe reconhecer que esteticamente Portugal está muito mas francamente muito mais próximo da pobre america latina que do continente europeu.
BARNEY_LOVE no está en línea   Reply With Quote
Old February 19th, 2012, 01:59 AM   #1209
Viriatuus
Registered User

Tens razão, até certo ponto... a de que a estética deveria ser um dos pontos essenciais no bom urbanismo duma cidade. E aí Viseu não está à frente das outras cidades, mas francamente a mediocridade é tão grande, que não deixa de estar num restrito pelotão da frente, talvez acompanhada por Aveiro, Coimbra e pouco mais...
Old February 19th, 2012, 02:05 AM   #1210
BARNEY_LOVE
Does Barney know?

BARNEY_LOVE's Avatar

Quote:
Originally Posted by LuisNF View Post
Olá a todos

Por me parecer que é um assunto que interessa à generalidade dos frequentadores deste blog, gostava de dar-vos a conhecer um movimento que criei sobre Ordenamento do Território, Urbanismo e Arquitectura, aproveitando a oportunidade dada pelo governo com a plataforma "O Meu Movimento".

O texto do movimento está acessível neste link:

http://www.portugal.gov.pt/pt/o-meu-...os.aspx?m=1084

Caso estejam de acordo, agradeço que o apoiem usando o botão respectivo, e se acharem adequado que o divulguem o máximo que possam...
o meu apoio é todo teu e fez-me feliz descobrir que mais alguém além de mim se apercebeu. infelizmente, se fosse útil protestar faze-lo seria ilegal portanto tens uma ditadura e um povo cristalizado na sua própria estupidez o obstruir o teu caminho. boa sorte. vais precisar de muita, paciência e força de vontade
Old February 19th, 2012, 02:14 AM   #1211
BARNEY_LOVE
Does Barney know?

BARNEY_LOVE's Avatar

Quote:
Originally Posted by Viriatuus View Post

Tens razão, até certo ponto... a de que a estética deveria ser um dos pontos essenciais no bom urbanismo duma cidade. E aí Viseu não está à frente das outras cidades, mas francamente a mediocridade é tão grande, que não deixa de estar num restrito pelotão da frente, talvez acompanhada por Aveiro, Coimbra e pouco mais...
então afinal parece que tenho razão em tudo que disse. A experiência de viver numa cidade é tão mais agradável quão mais cuidado e eficiente for os espaço onde resides. mas são verdades invisíveis e essas e não só são sempre descuidadas em portugal porque ng as reconhece, não fossem os media um verdadeiro tsunami ofensivo.
Não é como já foi, pela informação nao permear este país que a mecânica psicológica do país está completamente destruída e esquecida no lixo. somos infelizes e pouco instruídos logo não produtivos. o resto sucede-se em cadeio numa espiral descendente. um pais desmoralizado nao produz riqueza e a pobreza encerra as pessoas nela.
Old February 19th, 2012, 02:19 AM   #1212
BARNEY_LOVE
Does Barney know?

BARNEY_LOVE's Avatar

sinceramente nao tenho fé porque não há indicios de mudança. hoje é demasiado tarde amanha mais tarde será e terei muita sorte se ninguém me responder com insultos. ou se responderem sequer. ninguém quer saber e um país nao se faz sozinho
Old February 19th, 2012, 06:02 PM   #1213
Viriatuus
Registered User

Compreendo-te perfeitamente... Mas há que ter esperança... e lutar por ela!
Old February 19th, 2012, 07:31 PM   #1214
BARNEY_LOVE
Does Barney know?

BARNEY_LOVE's Avatar

foi o que vim aqui fazer
Old February 19th, 2012, 08:34 PM   #1215
Laurus Pt
BANNED

lol
Laurus Pt no está en línea   Reply With Quote
Old February 19th, 2012, 11:37 PM   #1216
BARNEY_LOVE
Does Barney know?

BARNEY_LOVE's Avatar

ha quem ache graça lol
Old March 5th, 2012, 11:58 PM   #1217
mynuster
10 Years of SSC!

mynuster's Avatar

Likes (Received): 290

Edifício da antiga sinagoga de Viseu deve ficar reabilitado até início de 2013

O edifício que terá acolhido a sinagoga da comunidade judaica de Viseu deverá ficar reabilitado até ao princípio do próximo ano, avançou o presidente da Sociedade de Reabilitação Urbana (SRU) Viseu Novo.
Em declarações à agência Lusa, Américo Nunes explicou que a empreitada já foi adjudicada por 600 mil euros (mais IVA), faltando agora o visto do Tribunal de Contas para que a obra arranque.
“Presumo que, se tudo correr bem, teremos a obra pronta do ponto de vista de construção no princípio do próximo ano. Depois decorrerá o processo dos conteúdos”, explicou Américo Nunes, também vice-presidente da Câmara de Viseu.
Situado na Rua Direita 116/Rua da Árvore 1-7 (antiga Papelaria Dias), o edifício insere-se na Zona Histórica de Protecção à Sé e, consequentemente, na Área Crítica de Recuperação e Reconversão Urbanística (ACRRU).
O edifício terá a dupla função de Museu de História da Cidade e sede do Museu Municipal. Com a sua recuperação, a autarquia e a SRU Viseu Novo dão mais um passo no objetivo de reforçar a rede municipal de museus e de requalificar e regenerar o centro histórico.
“Num prazo relativamente curto, o centro histórico passa a ter mais alguns espaços museológicos de qualidade”, frisou Américo Nunes, exemplificando com o da Santa Casa da Misericórdia, o de arte sacra e a coleção de arqueologia José Coelho que irá para a Casa do Miradouro.
Quem pretender visitá-los a todos no mesmo dia poderá fazer uma pausa no edifício da sinagoga, que terá um espaço de convívio e de restauração.
“Terá um pátio muito agradável de usar no verão, aproveitando um espaço vazio no interior da casa. Queremos aliar à componente museológica uma componente gastronómica, que também é património cultural”, justificou.
Preocupados com os cidadãos com mobilidade condicionada, o município e a SRU têm tido o cuidado de que todo o percurso museológico possa ser realizado sem barreiras arquitetónicas, com a aplicação de rampas e de uma plataforma elevatória.

As Beiras
Old March 19th, 2012, 02:57 PM   #1218
Cbr Domes
BANNED

Likes (Received): 1511

Santa Comba Dão lança “marca Salazar” para vender produtos locais

Salazar nasceu em Santa Comba Dão e a terra valoriza essa memória

Salazar vai ser marca registada para potenciar a economia do concelho que viu nascer o antigo Presidente do Conselho, Santa Comba Dão, e um dos primeiros produtos com esse cunho será o vinho “Memórias de Salazar”. O projecto da marca “vai contar com a firme oposição” da União dos Resistentes Antifascistas Portugueses (URAP).

António de Oliveira Salazar nasceu no Vimieiro, a 28 de Abril de 1889, onde está também sepultado, mas a ideia de recorrer à “marca Salazar” para o desenvolvimento do concelho, como explicou à Lusa o presidente da autarquia, João Lourenço (PSD), “não pretende alicerçar-se no saudosismo nem nas romarias da saudade” em relação ao antigo ditador.

“A nossa é sempre uma perspectiva objectiva e histórica, porque os juízos de valor não têm de ser feitos pela autarquia, têm de ser as pessoas, os historiadores, os investigadores [a fazê-los]. Nós temos apenas de demonstrar a nossa convicção de que o que estamos a fazer é útil para o concelho e para a região. E se temos um vinho “Memórias de Salazar” é porque sentimos que as pessoas procuram essa ligação quando nos visitam”, disse o autarca.

António Vilarigues, dirigente do núcleo local da URAP, lamentou que a autarquia prossiga na ideia de recorrer à “realidade trágica” do Estado Novo, “que conduziu à detenção de milhares de portugueses e à morte de centenas”, para alicerçar o desenvolvimento do concelho. “Estamos perante a mesma questão de sempre, a tentativa de reescrever a história daquilo que foi o regime fascista em Portugal”, apontou Vilarigues, sublinhando que “este revisionismo histórico é uma ofensa a milhares de portugueses que sofreram às mãos de Salazar”. A URAP, adiantou o dirigente do núcleo da união em Viseu e Santa Comba Dão, “nada tem contra a investigação e o estudo daquilo que foi o estado Novo”, mas frisou que “toda a documentação importante está na Torre do Tombo” e, por isso, “aquilo que se pretende para Santa Comba Dão nada adianta”.

O objectivo da autarquia – que criou já a Associação de Desenvolvimento Local (ADL) de Santa Comba Dão – é “ligar um nome conhecido em todo o mundo aos produtos da terra”, como é o caso do vinho, criar condições para historiadores e investigadores poderem estudar o Estado Novo e fornecer aos visitantes um espaço que lhes permita contactar com o passado de Oliveira Salazar na sua terra”.

A questão comercial e da marca merece “a clara oposição” da URAP, frisou António Vilarigues, que contesta a ideia de ligação das memórias de Salazar ao desenvolvimento quando “é sobejamente conhecido que o Estado Novo produziu subdesenvolvimento, obrigou milhões de portugueses a emigrarem para fugir à miséria e conduziu milhares à morte e às prisões e a 13 anos de uma guerra colonial geradora de imenso sofrimento”. “Todos os dados estão aí para desaconselhar esta ideia. A 24 de Abril de 1974, Portugal era um país subdesenvolvido e com uma pobreza onde todos os índices de desenvolvimento humano o colocavam na cauda da Europa”, acrescentou.

A ideia da autarquia é dar agora um “novo fôlego” ao projecto, criar uma “marca Salazar” e, através da ADL, “procurar investidores que permitam o desenvolvimento integral da ideia, que passa pela recuperação da área urbana do Vimieiro ligada ao património que pertenceu a Salazar e espaço envolvente”.

Toda a parte de recuperação patrimonial pode custar, segundo o autarca, dez milhões de euros, dinheiro esse que terá de vir da iniciativa privada, “mas também de entidades públicas” que tenham como missão o desenvolvimento local, sendo que este “é um dos ‘projectos-âncora’ para o desenvolvimento da região Dão-Lafões”.

Segundo João Lourenço, “o tempo dos grandes investimentos acabou para as autarquias. Os municípios têm tudo feito, das redes de saneamento aos espaços culturais e desportivos, e, obrigatoriamente, o papel dos municípios terá de ser redireccionado, o desenvolvimento tem de partir de ideias locais”.

Em cima da mesa há, todavia, questões por resolver, como o património ainda na posse dos dois herdeiros - Rui Salazar, que vive no Vimieiro e com quem a autarquia “tem tudo bem encaminhado”, e António Salazar, o outro sobrinho-neto do ditador, “com quem decorrem conversações com muitos pormenores por acertar”.

Fonte: Público
Cbr Domes no está en línea   Reply With Quote
Old April 17th, 2012, 07:35 PM   #1219
Indo Eu, Indo Eu...
Registered User

Indo Eu, Indo Eu...'s Avatar

novo blog sobre viseu

Boa tarde a todos!

Visitem e comentem o blog http://indoeuaviseu.blogspot.pt/ são todos bem-vindos!!!

Cumprimentos

Indo Eu,Indo Eu...
Indo Eu, Indo Eu... no está en línea   Reply With Quote
Old April 17th, 2012, 07:44 PM   #1220
Cbr Domes
BANNED

Likes (Received): 1511

a caminho de Bijeu
Cbr Domes no está en línea   Reply With Quote

Reply

Tags
viseu