daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy | DMCA | news magazine

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Regionais > Nordeste

Nordeste Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe



Reply

 
Thread Tools
Old February 2nd, 2012, 03:37 AM   #1
Luisdudu1
Registered User
 
Luisdudu1's Avatar
 
Join Date: Dec 2011
Location: Salvador
Posts: 1,186
Likes (Received): 446

Itapuã, ontem e hoje (Salvador-BA)

Olá, pessoal. Nesse thread serão mostradas fotos do bairro Itapuã (Salvador-BA), antigas e recentes, algumas retiradas da internet e outras feitas por mim, de forma que seja possível perceber as mudanças ocorridas. Não possuo a data em que as fotos antigas foram tiradas. Esse bairro possui um dos pontos turísticos de Salvador e se tornou bastante conhecido, pois foi cantado por Dorival Caymmi, Vinicius de Moraes e Toquinho. Seguem as fotos:

01 - Alguma rua de Itapuã antigamente:


02 - Casas da Vila Militar antigamente:


03 - Casas da Vila Militar hoje:


04 - Delegacia de Itapuã (12ª Circunscrição Policial) - Local em frente a atual delegacia, antigamente:


05 - Delegacia de Itapuã (12ª Circunscrição Policial):


06 - Início da Avenida Dorival Caymmi antigamente:


07 - Início da Avenida Dorival Caymmi hoje:


08 - Itapuã antigamente:


“A beleza e a sombra dos coqueirais de Itapuã, citados nas obras de Dorival Caymmi e Vinícius de Morais, eram um atrativo a mais que ornava toda a extensão da Praia de Itapuã até a Praia de São Tomé. Hoje, boa parte desse coqueiral se encontra desmatado. A presença do coco em abundância influenciou a gastronomia local, desde o preparo da moqueca até às guloseimas, como o beiju e a cocada.” (retirado do culturatododia.salvador.ba.gov.br, em 01/02/2012)

09 - Sereia de Itapuã antigamente:


“Um dos principais símbolos do bairro, o monumento da sereia está localizado em um ponto central, no cruzamento entre as Avenidas Otavio Mangabeira, Dorival Caymmi e a Rua Aristides Milton. O monumento foi construído pelo artista plástico Mario Cravo em homenagem aos pescadores e aos elementos que identificam o mar. A sereia mede aproximadamente 1,5m, é feita de ferro batido, pintada de prata e assentada em uma pedra de granito. O monumento foi instalado em 1958, quando existia uma placa escrita “Bem vindo a Salvador” em 5 idiomas (português, francês, alemão, inglês e italiano). A placa e a sereia foram retiradas com o projeto de Valorização da Orla, sendo reposta depois de seis meses apenas a sereia.” (retirado do culturatododia.salvador.ba.gov.br, em 01/02/2012)

10 - Sereia de Itapuã hoje (1):


11 - Sereia de Itapuã hoje (2):


12 - Praia de Itapuã antigamente (1):


“A praia de Itapuã dista cerca de 35 Km do centro de Salvador. É uma praia de águas tranqüilas, boa para canoas e jangadas, com areia grossa e uma bela visão da cidade, ao longe. Por ser cercada por uma barreira natural de recifes, antes da existência do Farol costumavam acontecer vários naufrágios na região.” (retirado do culturatododia.salvador.ba.gov.br, em 01/02/2012)

13 - Praia de Itapuã antigamente (2):


14 - Praia de Itapuã antigamente (3):


15 - Praia de Itapuã hoje (1):


16 - Praia de Itapuã hoje (2):


17 - Igreja de Itapuã antigamente (1):


18 - Igreja de Itapuã antigamente (2):


19 - Igreja de Itapuã hoje (1):


(A Praça Dorival Caymmi) “Foi inaugurada, em 1953, em homenagem ao músico e compositor Dorival Caymmi, que deu visibilidade ao bairro com suas canções. A praça é um dos lugares mais movimentados do bairro, e localiza-se entre a rua Aristides Milton e a rua Genebaldo Figueiredo, em frente à Igreja de Nossa Senhora da Conceição de Itapuã.” (retirado do culturatododia.salvador.ba.gov.br, em 01/02/2012)

20 - Igreja de Itapuã hoje (2):


“Localizada onde hoje é a praça Dorival Caymmi, a principal igreja de Itapuã começou como uma capela de pescadores, em 1625, ganhando a categoria de “paróquia” somente em 1815. A Igreja é um dos mais importantes patrimônios históricos e culturais de Itapuã, com valiosas imagens de Santo Antônio, Nossa
Senhora da Conceição da Praia de Nossa Senhora de Sant’Ana. Ainda possui, como dependências, a Capela Sagrado Coração, localizada na rua Juiz Orlando Melo, e a Capela Santo Padre Pio, situada na Vila dos Sargentos.” (retirado do culturatododia.salvador.ba.gov.br, em 01/02/2012)

21 - Igreja de Itapuã quando era azul:


(A Lavagem de Itapuã) “Este é um momento especial para o bairro. Fanfarras passam pelas ruas, os mais animados já arriscam os primeiros passos de danças de carnaval, e, em frente à Igreja da Nossa Senhora da Conceição, as baianas lavam as escadarias e o batente do templo. As portas da Igreja ficam fechadas, enquanto os adeptos da fé sincrética fazem uma verdadeira faxina na entrada do prédio, na verdade, uma faxina espiritual. Não muito longe dali, há uma extensa fila de trios elétricos, que começam a passar o som. Isso já constitui um show à parte. Muita gente fica olhando as carretas, esperando ver um artista ou banda famosos. A festividade teve início há cerca de 100 anos. Nasceu de uma homenagem anual que os pescadores faziam a Yemanjá, divindade de origem ketu sincretizada com Nossa Senhora da Conceição. A partir da década de 50, a festa começou a ser influenciada pelo carnaval, algo que a fez sobreviver até os dias de hoje, como uma data festiva que mora no limbo entre o sagrado e o profano. A festa, como o Carnaval, não tem data certa para acontecer, varia em função do calendário religioso, mas ocorre sempre nas primeiras semanas do ano, antes da folia momesca.” (retirado do culturatododia.salvador.ba.gov.br, em 01/02/2012)

22 - Lagoa do Abaeté antigamente (1):


“A Lagoa do Abaeté é um dos ícones mais sagrados de Itapuã, havendo diversas lendas a seu respeito. Por muito tempo, a lagoa foi uma das principais fontes de renda das pessoas do bairro, que a usavam para pescar e lavar roupas, além de ser um lugar onde até hoje acontecem diversas manifestações artísticas e religiosas. A lagoa tem águas escuras em forma de um funil. Segundo moradores, possui diferentes níveis de temperatura que não se misturam: em cima, a água tem temperatura natural; no meio, a água é quente e, no fundo, é gelada. Seu fundo, formado por sedimentos e areia, costuma ser descrito como “pegajoso”. Antes, a Lagoa era rodeada por frondosos cajueiros e outros tipos de árvores que foram desmatadas com o tempo. Devido às construções que começaram a se erigidas em seu entorno e à mudança do seu ecossistema, a Lagoa tem diminuído de tamanho progressivamente. Além da Lagoa do Abaeté, outras famosas na área são: a Lagoa Dois-Dois, uma lagoa temporária que apresenta água transparente, a Olhos D’Água e a Cacimba, que viraram posteriormente nomes de rua, e a Barragem, que era a antiga fonte de água potável para a região. Outras lagoas são: Urubu, Abaeté - Catu, do Toco, das Trincheiras, dos Pombos, das Casas, do Core, da fonte da Praia, dos Milagres e do Canal.” (retirado do culturatododia.salvador.ba.gov.br, em 01/02/2012)

23 - Lagoa do Abaeté antigamente (2):


24 - Lagoa do Abaeté hoje (1):


“A primeira tentativa de preservação dessa área ocorreu em 1987, com a criação da Área de Proteção Ambiental (APA) Lagoas e Dunas do Abaeté. O Parque Metropolitano do Abaeté, por sua vez, foi criado em 1993, com uma estrutura que contém como núcleo central um Centro de Atividades, a Casa das Lavadeiras e a Casa da Música, além de 2km de vias para caminhada, 17 quiosques, dois estacionamentos, um terminal turístico para ônibus e um playground para as crianças brincarem.” (retirado do culturatododia.salvador.ba.gov.br, em 01/02/2012)

25 - Lagoa do Abaeté hoje (2):


26 - Lagoa do Abaeté hoje (3):


27 - Lagoa do Abaeté hoje (4):


28 – Praça Vinícius de Moraes:


“Inaugurada em 2003, na área do Farol de Itapuã, perto de onde o poeta e compositor costumava morar, a praça foi idealizada para servir à comunidade do bairro como um espaço público de lazer e cultura. Possui jardins, dez bancos de madeira e piso de concreto, paralelepípedos e detalhes em granito.
Além disso, existem dez totens com as letras de suas músicas mais importantes e trechos de poemas famosos do poeta, além de uma pequena biografia e monumento em sua homenagem.” (retirado do culturatododia.salvador.ba.gov.br, em 01/02/2012)

29 – Idem:


30 – Mar visto da Praça Vinícus de Moraes:


31 –


32 – Garota de Ipanema:


33 – Meu Pai Oxalá:


34 – Canto de Iemanjá:


35 –


36 –


37 – Tarde Em Itapuã:


38 –


39 –


40 – Soneto da Fidelidade:


41 – Poética (1):


42 – Sei lá... a vida tem sempre razão:


43 –


“A estátua foi encomendada pela Fundação Gregório de Mattos (FGM) ao artista plástico Juarez Paraíso, que contou com a participação de Márcia Magno, Renato Viana e Paula Magno na obra.” (retirado do culturatododia.salvador.ba.gov.br, em 01/02/2012)

44 –


45 – Placa da Praça Vinícius de Moraes:


46 - Farol de Itapuã antigamente:


“Quinto farol a ser erguido na Bahia, e quadragésimo segundo no Brasil, o Farol de Itapuã foi erguido sobre a pedra de Piraboca, em 07 de dezembro de1873. Servindo como um orientador aos navegantes, o farol tem 21 metros de altura, e pode ser visto desde a distância de 14 milhas. Uma vez que essa área é cercada por recifes, essa orientação é fundamental para proteger as embarcações do risco de naufrágio. A Torre do Farol já foi roxo-terra, depois branca e laranja e, por fim, desde a década de 50, a torre é vermelha e branca. Com o tempo, o primitivo equipamento foi sendo substituído por tecnologias mais modernas: em 1923, o Farol recebeu o eclipsor que acende e apaga automaticamente e, a partir de 1939, passou a contar com uma válvula solar. Hoje, com 132 anos, o Farol de Itapuã continua sendo um importante referencial de patrimônio material e cultural do bairro.” (retirado do culturatododia.salvador.ba.gov.br, em 01/02/2012)

47 - Farol de Itapuã hoje (1):


48 - Farol de Itapuã hoje (2):


FIM!!!

Last edited by Luisdudu1; February 3rd, 2012 at 12:05 AM.
Luisdudu1 no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links
 
Old February 2nd, 2012, 03:45 AM   #2
Hello_World
Go Brazil!
 
Hello_World's Avatar
 
Join Date: Dec 2009
Location: Interior Paulista
Posts: 6,012
Likes (Received): 3276



Hello_World no está en línea   Reply With Quote
Old February 2nd, 2012, 07:04 AM   #3
Bruno Soteropolis
Registered User
 
Bruno Soteropolis's Avatar
 
Join Date: Nov 2011
Location: Salvador
Posts: 1,833
Likes (Received): 722

Lindo! Parabéns belissimo trabalho,as fotos estão ótimas. Itapuã é um lugar a partee muito especial.
Bruno Soteropolis no está en línea   Reply With Quote
Old February 2nd, 2012, 01:01 PM   #4
Cerrado
Baiano sim senhor!
 
Cerrado's Avatar
 
Join Date: Aug 2006
Location: Palmas-TO/Itabuna e Salvador-BA
Posts: 35,813
Likes (Received): 2252

Lindo thread, parabéns!
Cerrado no está en línea   Reply With Quote
Old February 2nd, 2012, 01:12 PM   #5
Emanuel Paiva
Registered User
 
Emanuel Paiva's Avatar
 
Join Date: Oct 2008
Location: Rio de Janeiro
Posts: 26,500
Likes (Received): 3114

Já vi alguns threads de Itapoã aqui no SSC e, confesso que fiquei surpreso, pois imaginava ser um dos bairros mais chiques de SSA, mas pelo que parece, Itapoã é um bairro grande e tem áreas de classe-média e outras nem tanto.

Esse pedaço mostrado do thread é bem simpático e a estátua de Vinícius de Morais ficou muito bonita.

Parabéns pelo thread.
__________________
Meus trabalhos fotográficos
Emanuel Paiva no está en línea   Reply With Quote
Old February 2nd, 2012, 01:17 PM   #6
Luisdudu1
Registered User
 
Luisdudu1's Avatar
 
Join Date: Dec 2011
Location: Salvador
Posts: 1,186
Likes (Received): 446

Quote:
Originally Posted by Bruno Soteropolis View Post
Lindo! Parabéns belissimo trabalho,as fotos estão ótimas. Itapuã é um lugar a partee muito especial.
Quote:
Originally Posted by Cerrado View Post
Lindo thread, parabéns!
Obrigado! Itapuã realmente é especial.
Luisdudu1 no está en línea   Reply With Quote
Old February 2nd, 2012, 01:30 PM   #7
Luisdudu1
Registered User
 
Luisdudu1's Avatar
 
Join Date: Dec 2011
Location: Salvador
Posts: 1,186
Likes (Received): 446

Quote:
Originally Posted by Emanuel Paiva View Post
Já vi alguns threads de Itapoã aqui no SSC e, confesso que fiquei surpreso, pois imaginava ser um dos bairros mais chiques de SSA, mas pelo que parece, Itapoã é um bairro grande e tem áreas de classe-média e outras nem tanto.

Esse pedaço mostrado do thread é bem simpático e a estátua de Vinícius de Morais ficou muito bonita.

Parabéns pelo thread.
Na verdade Itapuã é um bairro que abriga todas as classes sociais. Existem áreas de classe baixa como o KM 17 e o Alto do Coqueirinho, áreas de classe média baixa e classe média na Avenida Dorival Caymmi e proximidades, e classe média e alta perto do farol. Acho que isso torna o bairro bem interessante e bom para morar, já que não é um daqueles bairros que exclui parte da população, mesmo precisando de intervenções urbanísticas (igual ao resto da cidade). A praça Vinícius de Moraes é bem legal e só está bem cuidada pois foi adotada pelo Mar Brasil Hotel. Se dependesse da prefeitura... Acho que o bairro precisa de mais espaços assim. Valeu pelo comentário!!!
Luisdudu1 no está en línea   Reply With Quote
Old February 2nd, 2012, 02:33 PM   #8
valdiclei
SSC Sergipe
 
valdiclei's Avatar
 
Join Date: Nov 2007
Location: Lagarto/SE
Posts: 1,582
Likes (Received): 198

Ótimo comparativo de fotos!

Parabéns!
__________________
Sergipe, Nordeste, Brasil!
valdiclei no está en línea   Reply With Quote
Old February 2nd, 2012, 02:45 PM   #9
Leonardo López
Bora BahêêaA
 
Leonardo López's Avatar
 
Join Date: Apr 2007
Location: Salvador
Posts: 5,714
Likes (Received): 343

Apesar de não gostar dessa região de SSA, o thread ficou muito bom...gostei das fotos antigas.

Itapuã hoje em dia é um dos bairros mais violentos de Salvador
__________________
Coração da África, berço cultural do Brasil, o maior sorriso do Mundo...BAHIA.
Leonardo López no está en línea   Reply With Quote
Old February 2nd, 2012, 03:17 PM   #10
jguima
Registered User
 
jguima's Avatar
 
Join Date: Feb 2010
Posts: 10,713
Likes (Received): 2370

Lindo thread Luis, um bairro que abriga lagoa do abaeté, farol, praça do poeta vinicius, sereia e uma bela praia era pra ser tratado com zelo, todos os bairros deveriam ser na verdade, mas Itapuã é um dos bairros bairro icônicos da cidade e não tem o tratamento devido. Na imagem da Lagoa do abaeté tem uma placa advertindo quanto a presença de animais e lá no fundo dois cavalos soltos, cadê a fiscalização? O abaeté não era um dos pontos mágicos da cidade escolhidos pela população? Se João henrique e o trade turístico sugeriu a votação dos pontos mágicos então por que nada se faz para melhorar a imagem dos mesmos? Sinceramente cara, eu sou a favor da saída deste cara da prefeitura a base de socos e pontapés, desculpe o desabafo é que eu nunca vi tanta incompetência presente numa só pessoa.
Itapuã é um belo bairro, dias melhores virão.
__________________
"Cabeça dinossauro
Pança de mamute
Espírito de porco"


Titãs
jguima no está en línea   Reply With Quote
Old February 2nd, 2012, 05:56 PM   #11
Luisdudu1
Registered User
 
Luisdudu1's Avatar
 
Join Date: Dec 2011
Location: Salvador
Posts: 1,186
Likes (Received): 446

Quote:
Originally Posted by valdiclei View Post
Ótimo comparativo de fotos!

Parabéns!
Obrigado, valdiclei!!!!

Quote:
Originally Posted by Leonardo López View Post
Apesar de não gostar dessa região de SSA, o thread ficou muito bom...gostei das fotos antigas.

Itapuã hoje em dia é um dos bairros mais violentos de Salvador
Não sei se é tão violento assim, mas a violência está crescendo mesmo. Itapuã é o segundo bairro de Salvador com maior número de roubo de veículos. O primeiro é a Pituba. Valeu!

Quote:
Originally Posted by jguima View Post
Lindo thread Luis, um bairro que abriga lagoa do abaeté, farol, praça do poeta vinicius, sereia e uma bela praia era pra ser tratado com zelo, todos os bairros deveriam ser na verdade, mas Itapuã é um dos bairros bairro icônicos da cidade e não tem o tratamento devido. Na imagem da Lagoa do abaeté tem uma placa advertindo quanto a presença de animais e lá no fundo dois cavalos soltos, cadê a fiscalização? O abaeté não era um dos pontos mágicos da cidade escolhidos pela população? Se João henrique e o trade turístico sugeriu a votação dos pontos mágicos então por que nada se faz para melhorar a imagem dos mesmos? Sinceramente cara, eu sou a favor da saída deste cara da prefeitura a base de socos e pontapés, desculpe o desabafo é que eu nunca vi tanta incompetência presente numa só pessoa.
Itapuã é um belo bairro, dias melhores virão.
Obrigado! Concordo 100% com o que vc escreveu.
Luisdudu1 no está en línea   Reply With Quote
Old February 3rd, 2012, 04:06 AM   #12
araujo.lcarlos
ego sum ​​ATHEUS
 
araujo.lcarlos's Avatar
 
Join Date: Mar 2008
Posts: 7,503
Likes (Received): 471

que lindo esse thread! uma aula de história sobre uma praia tão cantada em verso e prosa!...parabéns pelo trabalho.
araujo.lcarlos no está en línea   Reply With Quote
Old February 3rd, 2012, 04:27 AM   #13
Tvorjik
Raphael de Moura Ferrão
 
Tvorjik's Avatar
 
Join Date: Mar 2011
Location: São João de Meriti - RJ
Posts: 928
Likes (Received): 122

Legal!
Sempre tive curiosidade de ver esse bairro tão famoso pela música!
Gostei!
__________________
"Versos significam muito pouco se escritos cedo. Devia-se esperar, reunir doçura numa vida inteira. Por causa de um verso é preciso ver muitas cidades, pessoas, coisas. É preciso recordar caminhos em regiões desconhecidas, dias da infância ainda não explicados... E também não basta ter recordações. É preciso saber esquecê-las, e ter a paciência de esperar que retornem por si. Só quando se tornaram sangue em nós, olhar e gesto, sem nome, então pode acontecer que numa hora muito rara se erga entre elas a primeira palavra de um poema..." Rilke, M. R.
Tvorjik no está en línea   Reply With Quote
Old February 4th, 2012, 02:10 AM   #14
Soteropolis1
Registered User
 
Soteropolis1's Avatar
 
Join Date: Mar 2009
Posts: 5,875
Likes (Received): 670

Algumas coisas melhoraram outras pioraram, como tudo aliás!

Aonde foi parar o belo chafariz em ferro em frente a atual delegacia? E o cruzeiro em frente a igreja? E a casa, em ruinas, junto ao farol? Por outro lado a orla, que antes era uma simples estrada melhorou bastante, virando avenida.

A sereia tb ficou mais interessante, em cima de uma pedra do que naquele pedestal antigo.

Falam que a lagoa de Abaeté esta secando. Pela linha dagua da foto antiga dá pra ver que continua igual. O urbanismo que fizeram a poucos anos lá, já está todo deteriorado e datado! Precisa refazer.

E a beleza e fama de Itapoã, de Dorval Caimmi, como área virgem, de dunas, praias desertas e extensos coqueirais intactos, desapareceu quase totalmente. Males do "progresso"!

Enfim, muito interessante, mostrando fotos antigas e novas, em angulos similares. Gosto muito disso! Parabéns.

Last edited by Soteropolis1; February 4th, 2012 at 02:16 AM.
Soteropolis1 no está en línea   Reply With Quote
Old February 5th, 2012, 03:29 AM   #15
Luisdudu1
Registered User
 
Luisdudu1's Avatar
 
Join Date: Dec 2011
Location: Salvador
Posts: 1,186
Likes (Received): 446

Quote:
Originally Posted by araujo.lcarlos View Post
que lindo esse thread! uma aula de história sobre uma praia tão cantada em verso e prosa!...parabéns pelo trabalho.
Thanks!!

Quote:
Originally Posted by Tvorjik View Post
Legal!
Sempre tive curiosidade de ver esse bairro tão famoso pela música!
Gostei!
Valeu!

Quote:
Originally Posted by Soteropolis1 View Post
Algumas coisas melhoraram outras pioraram, como tudo aliás!

Aonde foi parar o belo chafariz em ferro em frente a atual delegacia? E o cruzeiro em frente a igreja? E a casa, em ruinas, junto ao farol? Por outro lado a orla, que antes era uma simples estrada melhorou bastante, virando avenida.

A sereia tb ficou mais interessante, em cima de uma pedra do que naquele pedestal antigo.

Falam que a lagoa de Abaeté esta secando. Pela linha dagua da foto antiga dá pra ver que continua igual. O urbanismo que fizeram a poucos anos lá, já está todo deteriorado e datado! Precisa refazer.

E a beleza e fama de Itapoã, de Dorval Caimmi, como área virgem, de dunas, praias desertas e extensos coqueirais intactos, desapareceu quase totalmente. Males do "progresso"!

Enfim, muito interessante, mostrando fotos antigas e novas, em angulos similares. Gosto muito disso! Parabéns.
Não tenho respostas para as suas perguntas. Se alguém souber responder, postem aqui! Sobre a sereia, tb acho que ela ficou melhor sobre a pedra, mas antes estava mais alta, proporcionando uma visibilidade melhor. Valeu pelo comentário!
Luisdudu1 no está en línea   Reply With Quote
Old July 23rd, 2012, 03:21 AM   #16
Luisdudu1
Registered User
 
Luisdudu1's Avatar
 
Join Date: Dec 2011
Location: Salvador
Posts: 1,186
Likes (Received): 446

49 - Dorival Caymmi (segurando violão) e amigos na praia de Itapuã:
Luisdudu1 no está en línea   Reply With Quote
Old July 23rd, 2012, 04:22 PM   #17
PAPITOBA
PAPITO
 
PAPITOBA's Avatar
 
Join Date: Jun 2009
Location: SSA/BSB
Posts: 4,585
Likes (Received): 1366

Lindo thread. Adoro Itapoã. O final de tarde numa barraquinha perto do Farol, tomando uma loura bem gelada, não tem preço!
__________________

Se colocarem o Governo para administrar o Deserto do Saara vai faltar areia em cinco anos. ~ Frase do economista Milton Friedman
PAPITOBA no está en línea   Reply With Quote


Reply

Thread Tools

Posting Rules
You may not post new threads
You may not post replies
You may not post attachments
You may not edit your posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is Off



All times are GMT +2. The time now is 09:52 AM.


Powered by vBulletin® Version 3.8.8 Beta 1
Copyright ©2000 - 2014, vBulletin Solutions, Inc.
Feedback Buttons provided by Advanced Post Thanks / Like v3.2.5 (Pro) - vBulletin Mods & Addons Copyright © 2014 DragonByte Technologies Ltd.

vBulletin Optimisation provided by vB Optimise (Pro) - vBulletin Mods & Addons Copyright © 2014 DragonByte Technologies Ltd.

SkyscraperCity ☆ In Urbanity We trust ☆ about us | privacy policy | DMCA policy

Hosted by Blacksun, dedicated to this site too!
Forum server management by DaiTengu