daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy | DMCA | news magazine | posting guidelines

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Regionais > Sul

Sul Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina

Global Announcement

As a general reminder, please respect others and respect copyrights. Go here to familiarize yourself with our posting policy.

Reply

Thread Tools
Old July 17th, 2008, 04:18 PM   #61
FelixMadero
Libertarian

FelixMadero's Avatar

Likes (Received): 1669

Não pensava que fose tão bonita...

Parabéns Farrapo!

Last edited by FelixMadero; July 28th, 2013 at 04:45 AM.
FelixMadero está en línea ahora   Reply With Quote

Sponsored Links

Old July 17th, 2008, 10:26 PM   #62
Ander Vaz
Registered User

Ander Vaz's Avatar

Likes (Received): 190

A casa da foto 20 é muito interessante!
Parece decoração de bolo!

Ander Vaz no está en línea   Reply With Quote
Old July 18th, 2008, 06:59 AM   #63
robson1992
Lageano

robson1992's Avatar

Likes (Received): 0

Belas fotos de Jaguarão, minha irmã mora nessa cidade!

Capital Nacional do Turismo Rural
robson1992 no está en línea   Reply With Quote
Old July 19th, 2008, 10:11 PM   #64
Mbv-POA
Registered User

Mbv-POA's Avatar

Likes (Received): 18

Lindas fotos!

Conheci Jaguarão neste ano, quando passei um fim-de-semana lá. Sim, fui pelas compras em Río Branco, mas aproveitei e fiz um tour histórico pela cidade. E garanto que quem vai não se arrepende, a quantidade e conservação dos prédios históricos é impressionante, e as histórias relacionadas ao passado glorioso da cidade são demais, tb!

A igreja da foto 14 - e tb a casa anexa, na foto 15 - foram construídas por privados (uma família muito rica da cidade), e posteriormente passaram para a administração da Cúria. A história da família é bem triste... Muito antigamente, a filha foi humilhada perante a cidade, pois casou com um 'nobre' de Pelotas, mas foi DEVOLVIDA, pq não era mais 'pura'. Isto amargurou a pobre, que viveu marcada por isso. Construiu a igreja e, como seu desejo era ser sepultada no altar da mesma, foi a Roma fazer o pedido ao Papa, que não permitiu. Então, a Sra. (que não me recordo o nome!) foi sepultada na igreja, mas não no altar, como queria. A história é bem marcante, e há muito mais detalhes que já me esqueci (quero ver se resgato esta história, daí relato de maneira mais decente!). Todos os verões, um falcão (ou águia?) habita a torre daquela igreja, e mtos na cidade acham que tal fato tem relação com a triste história da moça devolvida, como se fosse uma espécie de 'reencarnação' da própria! Tais relatos me foram feitos pela guia turística que nos acompanhou no passeio (por sinal, muito agradável!)

Tb, a praça defronte a catedral é uma das raras praças secas por aí, bem ao estilo espanhol, como alguém já falou aqui.

Há um museu na casa que foi de Carlos Barbosa Gonçalves, ícone político do RS no século XIX (que deu nome à cidade serrana de Carlos Barbosa). O casarão é mto interessante. Outra coisa que me chamou a atenção foi a influência maçônica na cidade e sua arquitetura, bem forte até hoje. E a ponte Mauá, nem precisa comentar, é, na minha opinião, a mais bela do RS, pelo menos. Foi construída pelo governo uruguaio, em gratidão a um empréstimo concedido pelo governo brasileiro anos antes.

PS: me impressionei com a limpeza e segurança da cidade. É possível caminhar pela cidade a qualquer hora da noite, sem problema nenhum, coisa que nós, portoalegrenses, não estamos acostumados. As casas ficam com as portas e janelas abertas, assim como os carros. E de cidade fantasma Jaguarão não tem nada... há um movimento bem consistente na cidade, inclusive dos jovens, que se reunem na praça no final da tarde... isso foi outra coisa que me chamou atenção, pois esperava ver uma cidade bem mais parada.

Vale muito a visita! Abs.
Mbv-POA no está en línea   Reply With Quote
Old December 15th, 2008, 06:21 AM   #65
G.Prest
Registered User

G.Prest's Avatar

Likes (Received): 1

Essa cidade é uma jóia rara e desconhecida no RS e tive o prazer de conhecê-la neste fim de semana. Parabéns pelo thread. Recomendo à todos conhecê-la se possível, vale a pena. Gostaria de ver mais cidades como ela e que nosso povo realmente às apreciasse. Abraço à todos
G.Prest no está en línea   Reply With Quote
Old June 11th, 2011, 09:30 PM   #66
felipelvto
Registered User

felipelvto's Avatar

Já passei por lá algumas vezes,mas nunca parei.
Bem legal as fotos muito lindo as construções antigas, bah bem legal, gostei.
felipelvto no está en línea   Reply With Quote
Old June 11th, 2011, 10:35 PM   #67
juniorzzi
on my way to the OR trail

juniorzzi's Avatar

Likes (Received): 2125

Lindissima cidade!
Parabens pelo therad!
juniorzzi no está en línea   Reply With Quote
Old June 19th, 2011, 08:54 AM   #68
Pelegra
Registered User

Pelegra's Avatar

Cidade feia em geral, alguns prédios com arquitetura bonita e bem preservada.
Pelegra no está en línea   Reply With Quote
Old June 19th, 2011, 11:48 PM   #69
RVpoa
Orgulho de ser Gaúcho

RVpoa's Avatar

Likes (Received): 1111

hahaha...faça-me rir.....credo cada troll que aparece...
RVpoa está en línea ahora   Reply With Quote
Old June 21st, 2011, 03:22 AM   #70
Farrapo
.

Likes (Received): 244

Valeu pelos comentários!

Quote:
Originally Posted by RVpoa View Post
hahaha...faça-me rir.....credo cada troll que aparece...
O comentário do cara até tem uma certa coerência, pois não acho que Jaguarão seja, de uma maneira geral, uma cidade BONITA (mas feia também não é). É verdade que há muitas construções bonitas e bem conservadas, mas também tem muita coisa feia (em maior quantidade). É uma cidade estagnada, então tá meio caidinha. O problema é que esse cara falou umas merdas naquele thread das 30 maiores cidades do RS, então fica difícil levar a sério, heheh... =P

Bom, quem quiser conferir fotos mais recentes de Jaguarão, aí vai o link do último thread que fiz sobre a cidade: http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=1036329
Farrapo no está en línea   Reply With Quote
Old February 17th, 2012, 03:56 PM   #71
TEBC
Registered User

TEBC's Avatar

Likes (Received): 4018

acabei de descobrir essa cidade... essa ponte e maravilhosa
Old February 21st, 2012, 10:34 PM   #72
Nosila
Registered User

Fiquei sabendo da existencia de Jaguarão quando li um livro sobre o Barão de Mauá (autor:Jorge Caldeira), a cidade é muito citada nele, se não me engano o título do livro é Mauá, O Empresário do Império, é uma cidade que fez parte da história e não é muito divulgada...
Nosila no está en línea   Reply With Quote
Old December 15th, 2012, 06:04 PM   #73
Levacsac
Curious User

Levacsac's Avatar

Likes (Received): 7

Parabéns pelo thread Farrapo, muito boa as fotos, retratando fielmente a parte central da cidade. Posso falar com propriedade de Jaguarão pois residi nessa antiga cidade. É, na minha opinião, um importante sítio histórico, não somente brasileiro mas da América do Sul, pois importantes questões militares acontecem nessas terras. Terra de Carlos Barbosa e do Barão de Mauá.

Foi uma importante cidade do RS. Porém, com o passar dos anos a cidade decaiu, e estagnou-se. Com a abertura dos Free Shop's em Rio Branco, movimentou a economia das duas cidades e aos poucos ambas estão se erguendo.

Atualmente Jaguarão possui uma Universidade Federal (Unipampa) e um dos mais movimentados carnavais do Brasil, com muita festa pelo centro da cidade.

A rua XV de Novembro é conhecida como a "rua das portas" pela beleza das imponentes portas dos casarões, aliás, todos bem preservados.

Infelizmente algumas partes da cidade estão bem degradadas, como a Enfermaria Militar e a antiga estação férrea, além disso boa parte da cidade não possui calçamento nos bairros periféricos.

Quanto à população, muitos são doble chapa, ou seja, possuem a dupla nacionalidade e falam muito bem o espanhol, o português é carregado de castelhanismos, termos em espanhol. Já no Uruguay, a maioria dos castelhanos somente falam o espanhol, mas entendem bem o português.

O trânsito na fronteira já foi mais tranquilo, pois com a abertura dos free shops, a fiscalização no lado brasileiro aumentou, mas ainda assim é bem tranquilo atravessar a ponte.

O povo uruguaio é muito hospitaleiro e simpático, fazendo de Jaguarão e Rio Branco cidades excelentes para visitar.

É isso, se alguém quiser saber um pouco mais da Cidade Heróica de Jaguarão me coloco à disposição.

FelixMadero liked this post
Levacsac no está en línea   Reply With Quote
Old March 19th, 2013, 04:05 PM   #74
carca
Registered User

carca's Avatar

Likes (Received): 304

Arquitetura colonial portuguesa misturada com Neoclássico e tbm com outros estilos historicistas. Gerou um ecletismo interessante com seus prédios bem conservados...lugar bonito mesmo!
carca no está en línea   Reply With Quote
Old March 10th, 2014, 04:34 AM   #75
portoimagem-II
Onde uiva o minuano

Likes (Received): 3863

Vale a Pena Ver de Novo
portoimagem-II no está en línea   Reply With Quote

Reply

Thread Tools

Posting Rules