daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy | DMCA | news magazine | posting guidelines

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Regionais > Sul

Sul Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina

Global Announcement

As a general reminder, please respect others and respect copyrights. Go here to familiarize yourself with our posting policy.

Reply

Thread Tools
Old February 28th, 2012, 11:43 PM   #1
Marcelo Olisa
Marcelo Lisa

Marcelo Olisa's Avatar

Likes (Received): 489

O Jardim da Serra Gaúcha: Nova Petrópolis!

O poeta gaúcho Mário Quintana celebrizou-se por muitos poemas mas é o trecho de um deles, chamado "Cuide do seu Jardim" que melhor descreve o título pelo qual a cidade de Nova Petrópolis se auto proclama: " O Jardim da Serra Gaúcha". Quintana dizia o seguinte no trecho do poema que mencionei:
“O segredo é não correr atrás das borboletas… É cuidar do jardim para que elas venham até você.” E acho que esta é a filosofia da cidade que de tão bem cuidada, ajardinada, limpa, bela , gentil e com muitas outras infinitas virtudes, atrai cada vez mais visitantes. Aliás eu fui um dos que me seduzi por este jardim como um beija-flor que vai atrás de néctar: estive lá em janeiro de 2012 e quando o " jardim da Serra Gaúcha" pensava que eu estava longe, reapareci em fevereiro de 2012. Enfim, Mário Quintana tinha razão e imagino quantas borboletas e beija-flores ainda lá irão ou retornarão ( aliás acredito que alguns irão querer voar para lá depois de verem as fotos deste thread! ).
Por uma desses coincidências que a vida nos prega, estou fazendo o thread em homenagem a Nova Petrópolis justamente no dia do aniversário dela! Meu presente de aniversário para você , ó Nova Petrópolis, são estas fotos e se eu pudesse mandar um cartãozinho junto com o presente , eu diria: " - Gostei muito de você! Até breve! ".

( Fotos hospedadas no Flickr de Marcelo Lisa e tiradas com uma Panasonic Lumix FZ-47.Dedico este thread ao forista Claudiotempejunior que tanto me ajudou a cortar pedacinhos de corpos que apareceram nos cantinhos de algumas fotos assim como a cortar excessos de chão ou de céu em outras. Obrigado, amigo! )

1- Chegando na cidade:
image hosted on flickr

2- Parte da cidade vista da estradinha acima:
image hosted on flickr

3-Jardins na praça principal. Ao fundo a rua coberta.
3A-image hosted on flickr

3B-image hosted on flickr

4- Numa praça tão cheia de cores, até o carrinho pode ser esquecido por uns minutos( o menino está diante do labirinto de plantas que desafiam os visitantes a conseguirem sair de dentro dele após se aventurarem de nele entrar) :
image hosted on flickr

5- Outras crianças têm a praça como o seu quintal. Quem dera que todas cidades brasileiras tivessem a segurança e o bem-estar deste lugar ao ponto de crianças serem as maiores frequentadoras da praça principal disputando com turistas um lugar em meio às flores, bancos e grama:
image hosted on flickr

6-Até a prefeitura parece repousar sobre o jardim florido. Aliás se a cidade está tão bem cuidada, certamente por ali devem passar bons prefeitos...
image hosted on flickr

7- Parte dos imigrantes alemães que no passado foram para a cidade eram artesãos e na praça principal não poderia faltar uma "Casa do Artesão". A minha vontade era a de trazer de tudo que têm para a minha casa. E minha geladeira está mais parecendo uma embaixada do Rio Grande do Sul de tantos imãs de geladeira que eu trouxe.
image hosted on flickr

8- Outros meninos brincando na praça:
image hosted on flickr

9-As Cooperativas de crédito no Brasil nasceram em Nova Petrópolis, na bela Linha Imperial que já mostrei em outro thread de fotos meu. Aqui um monumento às cooperativas de crédito:
image hosted on flickr

10-Até o " Centro de Informações Turísticas" parece saído de um conto de fadas. Ali há uma escadaria e do alto se pode chegar em várias janelas e se ter bela vista em vários ângulos:
image hosted on flickr

11-Aspecto de uma rua da cidade:
image hosted on flickr

12- Outra rua típica::
image hosted on flickr

13- E mais uma rua típica pra exemplificar como o lugar é mágico:
image hosted on flickr

14- Aspectos do centro:
14A-image hosted on flickr

14B-image hosted on flickr

15-Contrate entre o antigo e o novo:
image hosted on flickr

16- Sem a fiação , a cidade seria perfeita. Abaixo colocarei fotos da casa mais antiga da cidade, segundo um morador que conversou comigo e também umas da igreja que fica de frente pra esta casa:
16A-A Casa mais antiga e a igreja:
image hosted on flickr

16B-A casa
image hosted on flickr

16C-A igreja:
image hosted on flickr

17- Outra igreja da cidade. Esta fica na estradinha das primeiras fotos deste thread e não na região central como a que mostrei acima:
image hosted on flickr

18- E alguém achou que andando pelas ruas, fora da praça, não veríamos mais flores??( nesta cidade até as rotatórias que eles chamam de "rótulas" são cheias de flores).

image hosted on flickr

19-Numa cidade tão agradável, até o guri (garoto) skatista tem prazer de estar diante do cemitério que mais parece ser parte dos jardins da cidade. Por toda a região de imigração alemã percebi como os cemitérios estão sempre cheios de flores ( mas a tradição neles parece ser ter as de plástico). É interessante vê-los porque as lápides são em alemão.
image hosted on flickr

20- Outro cemitério que fotografei , este próximo da estradinha e da igrejinha já citados em fotos anteriores. Vejam os detalhes das flores que citei:
image hosted on flickr

21-Homenagem aos imigrantes alemães, sem os quais a cidade não seria a mesma já que ela é chamada de " a cidade mais alemã do Brasil" ( já escutei isto também de Pomerode em SC e não quero me deter em polêmicas. Se é a "mais" ou não, eu não sei, mas que é uma cidade com cara de ser um pedacinho da Alemanha, disto não tenho dúvida).
21A-image hosted on flickr

21B-image hosted on flickr

22-A "Galeria do Imigrante", uma espécie de Shopping mas cujas lojas são na maioria malharias. E para quem não foi neste verão na cidade, perdeu. Os preços estavam tão baixos que era impossível querer trazer apenas uma blusa de lã pra casa. Com tantas blusas de lã em oferta assim como jaquetas de couro, a vontade é de voltar na cidade no inverno e torcer pra ser abençoado e ver tudo colorido de branco nem que seja de geada.
image hosted on flickr

23-Exemplos de malhas que vendem na Galeria do Imigrante. Querem esta verde com colete que está no manequim do meio? Oops! Elas estão em Minas Gerais, disse-me um passarinho verde...
image hosted on flickr

24-Cafés, sorveterias, etc na parte externa da galeria:
image hosted on flickr

25-Mais uma foto mostrando a "Galeria dos Imigrantes" e o ajardinamento externo:

image hosted on flickr

26-Outra rua típica:
image hosted on flickr

27-Uma casa que parece saída da Baviera. Descobri ali que muitos dos habitantes da cidade são descendentes de boêmios ( originários da atual República Tcheca) e estes boêmios quando foram expulsos da Bohemia , grande parte deles foram para Baviera no sul da Alemanha onde ganharam título de grupo étnico. Talvez por isso a cultura bávara seja tão cultuada na cidade já que bávaros e boêmios têm uma identidade muito próxima, pelo menos atualmente na Europa:
image hosted on flickr

28- O maior relógio cuco da América do Sul está na " Galeria do Imigrante":
image hosted on flickr

29-O cuco e os painéis que contam a saga da imigração alemã para Nova Petrópolis:
29A- Painéis vistos do segundo andar onde há a Praça de Alimentação da galeria:
image hosted on flickr

29B-Partida de Hamburgo na Alemanha rumo ao Brasil:
image hosted on flickr

29C-Chegada dos imigrantes em 1824 e chegada na Serra em 1858 :
image hosted on flickr

29D-Primeira colheita do trigo em 1859 e a emancipação da cidade em 1954:
image hosted on flickr

30-Um restaurante típico alemão, o Unser Haus. Ali os garçons vestem roupas bávaras e tudo é decorado como se estivéssemos na Alemanha:
image hosted on flickr

31-Numa cidade que ama tanto o sul da Alemanha, não poderia faltar uma rua SchwarzWald" ( Floresta Negra):
image hosted on flickr

32-Uma casa que julgo ser original dos primeiros imigrantes ou , pelo menos, de gerações mais antigas de seus filhos:
image hosted on flickr

33- A cidade construiu uma " Aldeia do Imigrante" que procura preservar a memória de como eram as construções onde as primeiras gerações de alemães viviam na região da Serra Gaúcha. Ali há a "Escola", "A casa do Professor", " O Salão de baile", "uma igreja luterana", " uma ferraria", "uma cooperativa de crédito", etc. No interior das construções há pequenos museus com móveis e objetos muito significativos. Numa das construções há um museu que causa grande impacto quando vemos os meios de transporte dos primeiros imigrantes e aprendemos como faziam para terem acesso aos mercados internos e como eram abastecidos pelos que viviam em núcleos urbanos maiores. Nas fotos seguintes , alguns aspectos do lugar:
33A- Uma plaquinha muito simpática que traduzida quer dar afetuosas boas-vindas aos visitantes:
image hosted on flickr

33B-A igreja luterana e ao lado a antiga casa de baile.
image hosted on flickr

33C- A Casa do Baile hoje tem outra função. Vendem-se ali deliciosas cucas de uva e de outros sabores além de muitas delícias da cozinha colonial alemã:
image hosted on flickr

image hosted on flickr

33D- E o passarinho verde me contou de novo que algumas dessas cucas de uva foram pra Minas Gerais e já não existem mais porque o autor deste thread as devorou e o pior é que ele ainda está aguado para repetir e lá não há onde possa comprá-las!
image hosted on flickr

33E- E olhem uma curiosidade que achei numa das paredes ( da Casa de Baile). O nome " Nova Petrópolis " grafado como " Neu Petrópolis" ( Neu em alemão é Novo). Mas a maior curiosidade é que a plaquinha é de proibição de uma dança que estava popular nesta data e que era uma dança que usava saltos segundo a colona que vende cucas, me contou. Era uma dança que causava barulho e isto incomodava as autoridades locais.
image hosted on flickr

33F-Atrás deste coreto há um bar chamado Biegarten( sim, a tradução é algo como " jardim da cerveja):
image hosted on flickr

33G-Uai, mas tem mineirinho que em vez de trem tá falando "Kartoffelküchelchen"?????
image hosted on flickr

33H e 33 i-A Biergarten tem também lá dentro da " Aldeia do Imigrante" um restaurante com comidas típicas e os garçons vestem roupas bávaras se vocês forem lá nos fins-de-semana:
33H-image hosted on flickr

33i-image hosted on flickr

33J-Canecos de chopp na decoração do teto:
image hosted on flickr

33k-Eu provando a comida alemã no Biergarten
image hosted on flickr

33L-Com chapeuzinho de bávaro:
image hosted on flickr

33M-A Cantina pois alemães gostam de vinho também:
33M1-image hosted on flickr

33M2-image hosted on flickr

33M3-
image hosted on flickr

33M4-
image hosted on flickr

33M5-
image hosted on flickr

33N , O e P-A Escola onde os alemãezinhos eram alfabetizados por professores que eram trazidos diretamente da Alemanha. Uma das preocupações dos imigrantes alemães era o de trazer livros e mestres:
33N-image hosted on flickr

33O-
image hosted on flickr

33P-Numa escola alemã tão rígida, estou com cara de aluno bagunceiro. Espero que meus alunos não leiam isto! Haha.
image hosted on flickr

33Q- O Museu:
image hosted on flickr

33R-Roupas típicas de grupos folclóricos locais, expostas no museu:
image hosted on flickr

33S- Em várias casinhas ali há venda de artesanato feito por descendentes de imigrantes. Eu me entusiasmei tanto em comprar lembranças de viagem que me esqueci de fotografar quase que tudo .... mas fiquem curiosos e vão lá pessoalmente porque certamente algo irá lhes agradar. Apenas como ilustração do que vendem lá, vejam os ovos pintados à mão em estilo alemão e não eslavo ( não confudam ) . Lá se vê muito escovas e caixas pintados num estilo que chamam de " bauer" ou algo assim. Bauer significa " camponês".
image hosted on flickr

image hosted on flickr

image hosted on flickr

33T-Estas bonecas e bonecos com roupas alemãs eu os vi numa lojinha no centro e não na Aldeia mas não me lembro o endereço:
image hosted on flickr

33U- Uma bandinha alemã podia ser apreciada num salão da terceira idade onde muita gente ia dançar e beber. Fui lá conferir. Isto dentro da Aldeia do Imigrante. Vi outra bandinha no dia que fui na " Noite Alemã" do restaurante " Torquês":
image hosted on flickr

33V-Este é o salão da terceira idade onde a bandinha da foto acima estava tocando num baile muito alegre:
image hosted on flickr

33W- Já que citei que fui numa " Noite Alemã", vejam aqui algumas fotos pessoais que mostram como é divertido estar ali:
33W1-image hosted on flickr

33W2- Com grupo folclórico que dança com os presentes durante a Noite. Os tímidos que se cuidem!!
image hosted on flickr

33W3-Servidos, amigos?
image hosted on flickr

33W4- Na " Noite Alemã", todas dietas vão por água abaixo mas vale a pena passar meses depois eliminando os abusos afinal a vida é curta e precisamos viver o aqui e o agora:
image hosted on flickr

34- A cidade tem um antigo moinho de farinha de trigo que agora é um museu e tem um guia fabuloso e muito atencioso. Vale a pena visitar o local!
34A-
image hosted on flickr

34B-
image hosted on flickr

34C-
image hosted on flickr

34D-
image hosted on flickr

34E-
image hosted on flickr

34F-
image hosted on flickr

34G- Fui no " Ninho das Águias" e vi gente pulando de paraglider. Vou colocar várias fotos para que as apreciem:
image hosted on flickr

34H-
image hosted on flickr

34i-
image hosted on flickr

34j-
image hosted on flickr

34k-
image hosted on flickr

34L-
image hosted on flickr

E por fim, postarei uma foto que resume minha alegria de ter estado ali naqueles dias e desejo a todos vocês que viram pacientemente este thread, que tenham a oportunidade de vivenciarem um pouco do que vivi ali . Quem sabe meu thread sirva-lhes de guia? Abraço em todos e comentem se gostaram !
image hosted on flickr

Para quem não viu, tenho um thread com fotos da primeira viagem que fiz ao Rio Grande do Sul , no mês anterior em que tirei estas fotos aqui que acabaram de ver:
http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=1485368

_____________________________________________________________________________________________________________________________

Meu email: marcelo.deolisa@gmail.com

Last edited by Marcelo Olisa; February 29th, 2012 at 10:58 PM.
Marcelo Olisa no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links

Old February 28th, 2012, 11:49 PM   #2
Marcelo Olisa
Marcelo Lisa

Marcelo Olisa's Avatar

Ah, não posso me esquecer de mostrar-lhes um lugar que rende fotos legais se o dono estiver no dia e também tem maravilhosa sopa de capeletti além de tortei, bolinhos de aipim, radicci etc. Vejam que engraçado! ( apesar da cidade ser de cultura alemã, lá tem este lugar italianíssimo que mexe com nossa fantasia! )

MR.BEAN!!!!!!!!!!!!!!!!!

A-
image hosted on flickr

image hosted on flickr

B-
image hosted on flickr

C-
image hosted on flickr

D- Pensaram que era só nome? Ver pra crer! Haha
image hosted on flickr

gumnut liked this post

Last edited by Marcelo Olisa; February 29th, 2012 at 11:10 PM.
Old February 29th, 2012, 12:04 AM   #3
Pietrin
Registered User

Pietrin's Avatar

Likes (Received): 202

NP é um lugar maravilhoso Marcelo! Meus parabéns pelo thread, maravilhosos, bem comentados e editados, uma marca sua aqui no fórum.
Destaque, como sempre nos seus threads sobre o RS, para a culinária me sinto agraciado por viver numa região colonizada por colonos gaúchos italianos, e poder apreciar sempre que quiser essas maravilhas. E por mais que digam que a arquitetura é "fake" eu digo: feliz são os neopetropolitanos que souberam aproveitar da imigração para fomentar o turismo e formar uma bela comunidade como Nova Petrópolis. Mais uma vez, belo thread!
Old February 29th, 2012, 12:12 AM   #4
lorrampaiva
Alcatéia e gramofone

lorrampaiva's Avatar

Likes (Received): 1533

Maravilhoso. Cidade turística, certamente, mas é alentador ver o enorme cuidado que poder público e população tem por sua cidade. E a comida parece ser fora do sério, vale a pena entupir as artérias assim.

Parabéns pelas fotos!

>>>>>>>>> http://lorrampaiva.blogspot.com.br/ <<<<<<<<<
lorrampaiva no está en línea   Reply With Quote
Old February 29th, 2012, 12:22 AM   #5
shiroshima
Paranavaiense/Curitibano

shiroshima's Avatar

Likes (Received): 328

Certamente o título de Jardim da Serra Gaúcha está muito bem empregado.
Cidade muito linda!
E o que são essas fotos da cuca de uva e do café colonial? Rapaz, você quer nos matar....hehehe!
Boa a foto do Mr. Bean....kkkkkkk!
Parabéns pelo thread!
shiroshima no está en línea   Reply With Quote
Old February 29th, 2012, 12:33 AM   #6
Gui_Poa
Antigo Xinah_Poa to Gui_P

Gui_Poa's Avatar

Likes (Received): 343

O RS deveria divulgar bem a culinaria que rola aqui.

Sem querer desmerecer os outros estados, mas isso aqui é um paraiso pros gordinhos, essa mistura das culturas gera cada coisa boa..
sahusahushuashuashsuahas

E sobre as fotos?
O que dizer?
Deu uma aula sobre a cidade... haha
Ja parei por la pra fazer umas compras, em pleno inverno comprei um casaco tri bom por 90 reais....
Muito barato....

Nem sabia que fazia frio em minas pra comprar essas roupas.
sahushsuhasuhasusa
Old February 29th, 2012, 12:42 AM   #7
Jorgezv
Registered User

Jorgezv's Avatar

Likes (Received): 2

Neu Petrópolis é linda demais!! Belo thread
Estive lá ano passado, gostei muito =D

Agora, essas cucas tão com uma cara muito boa
Jorgezv no está en línea   Reply With Quote
Old February 29th, 2012, 02:25 AM   #8
Marcelo Olisa
Marcelo Lisa

Marcelo Olisa's Avatar

Quote:
Originally Posted by Pietrin View Post
NP é um lugar maravilhoso Marcelo! Meus parabéns pelo thread, maravilhosos, bem comentados e editados, uma marca sua aqui no fórum.
Destaque, como sempre nos seus threads sobre o RS, para a culinária me sinto agraciado por viver numa região colonizada por colonos gaúchos italianos, e poder apreciar sempre que quiser essas maravilhas. E por mais que digam que a arquitetura é "fake" eu digo: feliz são os neopetropolitanos que souberam aproveitar da imigração para fomentar o turismo e formar uma bela comunidade como Nova Petrópolis. Mais uma vez, belo thread!
Obrigado, Pietrin por tantos adjetivos pros meus threads. Para mim é um prazer compartilhar os lugares bonitos onde vou porque também gosto de descobrir novos lugares através de threads dos outros. E meu jeito de ser é o de tentar fazer dos meus threads como que sugestões de roteiros turísticos já que tenho um lado de guia turístico reprimido já que não fiz este curso apesar de , quando mais novo, ter tido o sonho de estudar " Turismo".

Quote:
Originally Posted by lorrampaiva View Post
Maravilhoso. Cidade turística, certamente, mas é alentador ver o enorme cuidado que poder público e população tem por sua cidade. E a comida parece ser fora do sério, vale a pena entupir as artérias assim.

Parabéns pelas fotos!
Obrigado, LOrramPaiva. Eu também penso como você em relação ao zelo das autoridades locais. A maioria dos prefeitos deviam ir passar férias em lugares assim para ver se despertavam de seu imobilismo.

Quote:
Originally Posted by shiroshima View Post
Certamente o título de Jardim da Serra Gaúcha está muito bem empregado.
Cidade muito linda!
E o que são essas fotos da cuca de uva e do café colonial? Rapaz, você quer nos matar....hehehe!
Boa a foto do Mr. Bean....kkkkkkk!
Parabéns pelo thread!
Hehe. O feitiço voltou contra o feiticeiro porque além de lhes matar com estas fotos, eu também estou me auto-torturando , revendo-as, já que minhas cucas já acabaram há muito tempo!

Quote:
Originally Posted by Gui_Poa View Post
O RS deveria divulgar bem a culinaria que rola aqui.

Sem querer desmerecer os outros estados, mas isso aqui é um paraiso pros gordinhos, essa mistura das culturas gera cada coisa boa..
sahusahushuashuashsuahas

E sobre as fotos?
O que dizer?
Deu uma aula sobre a cidade... haha
Ja parei por la pra fazer umas compras, em pleno inverno comprei um casaco tri bom por 90 reais....
Muito barato....

Nem sabia que fazia frio em minas pra comprar essas roupas.
sahushsuhasuhasusa
Paraíso para os gordinhos? Acho que peguei a carapuça com essa indireta. Haha.
E quanto ao frio , em Minas faz sim mas não como aí , é claro. E se quer saber, eu comprei blusões e jaquetas pensando não em usá-los em Minas mas sim em futuras viagens a lugares frios , onde pretendo ir já que adorrrrrrrrrrroooooooooooooooo friooooooooooooooooooooooooooo!!!!!

Quote:
Originally Posted by Jorgezv View Post
Neu Petrópolis é linda demais!! Belo thread
Estive lá ano passado, gostei muito =D

Agora, essas cucas tão com uma cara muito boa
Será que cucas são difíceis de se fazer em casa? Haha. Se alguém abrisse um comércio de cucas em BH , era capaz de ganhar um bom dinheiro apesar que aqui a maioria nem sabe o que são cucas a não ser a do Sítio do Picapau Amarelo.

Old February 29th, 2012, 02:43 AM   #9
Jorgezv
Registered User

Jorgezv's Avatar

cara, é muito fácil de fazer! minha mãe faz umas iguaizinhas essas coloniais e eme ensinou!
Old February 29th, 2012, 02:48 AM   #10
Marcelo Olisa
Marcelo Lisa

Marcelo Olisa's Avatar

Quote:
cara, é muito fácil de fazer! minha mãe faz umas iguaizinhas essas coloniais e e me ensinou!
Uai, me manda a receita! Apesar que as vendidas pelos colonos devem ser feitas somente em fornos a lenha enquanto que na minha casa usamos só forno elétrico. Mas quem sabe sai parecido? Hehe. Posso até tentar fazer. Só não sei se alguém , além de mim, terá coragem de prová-la depois de pronta.

Old February 29th, 2012, 02:50 AM   #11
renie
Registered User

renie's Avatar

Likes (Received): 16

Muito lindo este thread. NP merece. É a cidade aonde mais se pode perceber as origens sem muito exagero para chamar o turismo.
Lindo mesmo e com ótimas explicações. Parabéns
renie no está en línea   Reply With Quote
Old February 29th, 2012, 02:58 AM   #12
Kehrwald
Registered User

Likes (Received): 191

Belas fotos! Parabéns!
Kehrwald no está en línea   Reply With Quote
Old February 29th, 2012, 02:59 AM   #13
Marcelo Olisa
Marcelo Lisa

Marcelo Olisa's Avatar

Quote:
Originally Posted by renie View Post
Muito lindo este thread. NP merece. É a cidade aonde mais se pode perceber as origens sem muito exagero para chamar o turismo.
Lindo mesmo e com ótimas explicações. Parabéns
Obrigado, Renie. Realmente ela é uma cidade que atrai os turistas sem apelação já que o seu maior atrativo é um parque belíssimo que tem lago e muitas árvores e ali se preserva a memória da imigração como em um grande museu a céu aberto. Além disto, ela conquista os turistas é pelos seus jardins, seu clima, suas malharias, seus restaurantes alemães, seu famoso café colonial (inclusive com lugares estrelados pelo 4 Rodas) , pela " Noite Alemã que eu vi que atrai turistas até mesmo que estão em excursões em Gramado-Canela, além dela ter um grande atrativo que são os esportes praticados no Ninho das Águias. E para uma cidade que tem um lugar como a Linha Imperial, o que mais dizer? Aquele lugar é de tirar o fôlego. A única coisa que me deixou triste nesta viagem foi não ter podido fazer o roteiro "Alemães do Sul" porque eu não tinha carro e ao telefonar para lá me disseram que as propriedades eram longe umas das outras e sem carro não daria pra eu ir. E infelizmente não há vans ou outro meio de transporte alternativo pra turistas sem carros. Espero um dia poder ir neste roteiro. Faltaram-me fotos deste passeio e elas poderiam estar agora neste thread.

Old February 29th, 2012, 03:02 AM   #14
Marcelo Olisa
Marcelo Lisa

Marcelo Olisa's Avatar

Quote:
Originally Posted by Kehrwald View Post
Belas fotos! Parabéns!
Obrigado, Kehrwald!

Old February 29th, 2012, 03:17 AM   #15
AcesHigh
Taking On The World

AcesHigh's Avatar

Likes (Received): 2984

Novo Hamburgo tb era chamada de Neu Hamburg... daí que saiu o apelido local meio que brincadeira de Nóia... que é +- o som de "Neu + Ha"

já passei muitas vezes por Nova Petropolis... o caminho até Gramado, indo pela Rota Romantica, passa por ali. A estrada é muito mais bonita, mas tem muito mais curvas, etc. e por isso o grosso do pessoal pega a estrada mais rapida e com menos curvas que passa por Parobé, Taquara, Igrejinha e Três Coroas (cidades q tb valem a pena visitar)...
Old February 29th, 2012, 03:18 AM   #16
AcesHigh
Taking On The World

AcesHigh's Avatar

Likes (Received): 2984

um pouquinho de propaganda... aqui tem um thread bem legal meu, de 2005, de Nova Petropolis
http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=218685
Old February 29th, 2012, 03:19 AM   #17
Jorgezv
Registered User

Jorgezv's Avatar

Quote:
Originally Posted by Marcelo Olisa View Post
Uai, me manda a receita! Apesar que as vendidas pelos colonos devem ser feitas somente em fornos a lenha enquanto que na minha casa usamos só forno elétrico. Mas quem sabe sai parecido? Hehe. Posso até tentar fazer. Só não sei se alguém , além de mim, terá coragem de prová-la depois de pronta.
Vou procurar a receita aqui e já te mando. Prefere por MP ou email?
Old February 29th, 2012, 03:43 AM   #18
RobertoBancrofth
Registered User

RobertoBancrofth's Avatar

Likes (Received): 435

Nossa qe cidade linda apaixonei!!!
Old February 29th, 2012, 03:44 AM   #19
Marcelo Olisa
Marcelo Lisa

Marcelo Olisa's Avatar

Quote:
Originally Posted by AcesHigh View Post
Novo Hamburgo tb era chamada de Neu Hamburg... daí que saiu o apelido local meio que brincadeira de Nóia... que é +- o som de "Neu + Ha"
Deste apelido eu não sabia. Já vi muita gente dizendo Hamburgerberg. Mas acho que era o nome original de Hamburgo Velho , né?

Quote:
já passei muitas vezes por Nova Petropolis... o caminho até Gramado, indo pela Rota Romantica, passa por ali. A estrada é muito mais bonita, mas tem muito mais curvas, etc. e por isso o grosso do pessoal pega a estrada mais rapida e com menos curvas que passa por Parobé, Taquara, Igrejinha e Três Coroas (cidades q tb valem a pena visitar)...
Se eu estivesse de carro , nesta minha viagem do carnaval ( segunda viagem ao RS), eu teria optado por conhecer Parobé, Taquara, Igrejinha e Três Coroas incluindo o templo budista. Mas eu só estive de carro no dia que fui pra Bento Gonçalves e Santa Tereza e na volta até Nova Petrópolis ( com o forista Rene Hass que me deixou lá e voltou pra PoA sem pernoitar em N.P mas antes me mostrou, de carro, o Ninho das Águias) . Nos dias seguintes, eu andava a pé e de taxi. E , por isso, me limitei a fazer roteiros dentro de Nova Petrópolis. No último dia fui pra Gramado mas também me limitei ao centro e ao pórtico e nem fui a Canela. De qualquer forma, o fato de ter ficado mais no centro destas cidades, me fez poder conhecê-las um pouco melhor. Se algum dia eu puder, quero conhecer as cidades que você citou assim como queria ter a oportunidade de conhecer também outra região do RS que é a de Santa Cruz do Sul, Colinas, Lajeado , Não-me-Toques e mesmo a região das Missões. ( acho que seriam necessárias várias viagens pra isso). Na Rota Romântica , eu ainda preciso ver Santa Maria do Herval, Estância Velha, Sapiranga e São Francisco de Paula. E queria poder ficar mais tempo nas cidades que há pelo caminho como Morro Reuter, Dois Irmãos, Campo Bom, etc. Na minha primeira viagem, passei rapidamente por cada uma e pouco consegui fotografar. Morro Reuter me impressionou muito e sei que devem ter muitas outras surpresas pela Rota Romântica como foi pra mim descobrir lugares como Picada Schneider, a Linha Imperial, a Linha Brasil e mesmo a Picada Holanda e a São Paulo. São tantos nomes que nunca sei se são picadas ou linhas... hehe.

Quote:
um pouquinho de propaganda... aqui tem um thread bem legal meu, de 2005, de Nova Petropolis
http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=218685
Vou dar uma olhadinha.

Quote:
Vou procurar a receita aqui e já te mando. Prefere por MP ou email?
Pode mandar por email ou então publica aqui no thread mesmo porque acho que vai ter mais gente te pedindo esta receita depois de você dizer publicamente que a tem.

Old February 29th, 2012, 03:46 AM   #20
Marcelo Olisa
Marcelo Lisa

Marcelo Olisa's Avatar

Quote:
Originally Posted by RobertoBancrofth View Post
Nossa que cidade linda apaixonei!!!

Ela é apaixonante mesmo! Aliás toda Rota Romântica o é.

Reply

Tags
nova petropolis, rio grande do sul, serra gaucha

Thread Tools

Posting Rules