daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy | DMCA | news magazine | posting guidelines

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Regionais > Sudeste

Sudeste Espírito Santo, Minas Gerais e Rio de Janeiro

Global Announcement

As a general reminder, please respect others and respect copyrights. Go here to familiarize yourself with our posting policy.

Reply

Thread Tools
Old February 8th, 2012, 03:54 AM   #701
Awash
Registered User

Likes (Received): 38

lesZSBH;88257631]Consegui essas fotos com um amigo de trabalho. Trata-se do entorno do BH Shopping (Bairro Belvedere) em 1980. Dá para ver o antigo estacionamento, o bairro sem nenhum prédio e as antenas que permanecem no alto da serra. Parece que foi logo após a criação do shopping, no final da década de 70.

Excelentes fotos e ao que parece, são de 1986. Chegam a beirar o inacreditável se compararmos com a região hoje em dia!
Tenho algumas fotos para postar neste forum mas não consegui pelo Flickr. Algum de vocês pode me dar uma ajuda?

[/QUOTE]
Awash no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links

Old February 8th, 2012, 11:22 AM   #702
Gusnas
GALO SEMPRE

Gusnas's Avatar

Likes (Received): 3871

Quote:
Originally Posted by Awash View Post
lesZSBH;88257631]
Excelentes fotos e ao que parece, são de 1986. Chegam a beirar o inacreditável se compararmos com a região hoje em dia!
Tenho algumas fotos para postar neste forum mas não consegui pelo Flickr. Algum de vocês pode me dar uma ajuda?
São de 1980 mesmo. Parece que as primeiras foram reveladas (que coisa mais antiga!) depois.

Acho que em 1986 já tinha ocorrido a expansão que criou o Carrefour. Que falta faz um acervo digital do jornal Estado de Minas. Poderíamos tirar todas essas dúvidas históricas.
Gusnas no está en línea   Reply With Quote
Old February 8th, 2012, 03:33 PM   #703
Charles Tôrres
BH - Uma Foto Por Dia

Charles Tôrres's Avatar

Likes (Received): 96

Quote:
Originally Posted by CharlesZSBH View Post
Charles, por coincidência, quem me passou essas fotos foi aquele rapaz que dirige para mim de vez em quando (o menino das fotos), que eu te falei que fomos às torres das antenas dessas fotos mas o dia não ajudou para fotografar. Devo voltar lá em breve e fazer novo thread. Lá só com carro oficial para subir, que eu saiba. Fica bem perto de onde eu moro, mas tentei subir lá no meu carro e não deixaram... Me aguardem...

Sim, em BH se chamava Shopping Center... rs

O BH está sempre em reforma, vão aumentando andares, enfim, ele acompanhou a modernidade mesmo.
Quote:
Originally Posted by Gusnas View Post
Mais exatamente "Shopping Center de Belo Horizonte". O BH Shopping sempre teve a preocupação de se renovar, aliás, BH Shopping não, Multiplan. Disparada a melhor empresa de shopping centers do Brasil.
E quando eles mudaram o nome dele? Soube que o símbolo da Multiplan é um trevo por conta do trevo que há em frente ao BH Shopping.

blog: BHUMAFOTOPORDIA.COM
Charles Tôrres no está en línea   Reply With Quote
Old February 8th, 2012, 05:06 PM   #704
CharlesZSBH
Uma Outra Estação.

CharlesZSBH's Avatar

Likes (Received): 8700

Quote:
Originally Posted by Awash View Post
lesZSBH;88257631]Consegui essas fotos com um amigo de trabalho. Trata-se do entorno do BH Shopping (Bairro Belvedere) em 1980. Dá para ver o antigo estacionamento, o bairro sem nenhum prédio e as antenas que permanecem no alto da serra. Parece que foi logo após a criação do shopping, no final da década de 70.

Obrigado. Na verdade, tem foto de ambos os anos: 1980 e 1986 (repare até como o menino da foto cresceu nesses seis anos rs).

Na verdade, se a gente pensar, já são 32 anos dessas fotos. É muita coisa. Quando eu fui procurar apartamento para comprar, percebi que, com exceção do Centro, praticamente não há prédios em BH com mais de trinta anos... Então dá para imaginar a mudança, que foi geral. Porém, no caso dessa região, que não tinha nada, realmente beira o inacreditável.

Qualquer coisa me mande PM que eu te explico. abraço.
CharlesZSBH no está en línea   Reply With Quote
Old February 8th, 2012, 05:10 PM   #705
CharlesZSBH
Uma Outra Estação.

CharlesZSBH's Avatar

Quote:
Originally Posted by Gusnas View Post
São de 1980 mesmo. Parece que as primeiras foram reveladas (que coisa mais antiga!) depois.

Acho que em 1986 já tinha ocorrido a expansão que criou o Carrefour. Que falta faz um acervo digital do jornal Estado de Minas. Poderíamos tirar todas essas dúvidas históricas.
Gusnas, as fotos são realmente de 1980 e 1986. Olhe pelo tamanho do menino que saberá o ano de cada uma delas (as duas primeiras são de 86 e as outras de 80).

Tenho um amigo veterinário que me emprestou uma fotos de seu bairro, o Carmo, da época da construção da igreja. Mas não consegui identificar muita coisa não. Vou ver se posto aqui. Inclusive, sobre aquela nossa discussão no meu thread da cerração (ou das áreas de lazer do Belvedere) ele exatamente me falou que mudou de um ponto no Carmo porque começaram a fazer um prédio gigante do lado do apartamento dele, e ele não aguentaria dois anos de barulho e poeira, ainda mais com menino pequeno. Lembro de você ter comentado exatamente isso da rua de seus pais.

Last edited by CharlesZSBH; February 8th, 2012 at 05:18 PM.
Old February 8th, 2012, 05:12 PM   #706
CharlesZSBH
Uma Outra Estação.

CharlesZSBH's Avatar

Quote:
Originally Posted by CharlesBH View Post
E quando eles mudaram o nome dele? Soube que o símbolo da Multiplan é um trevo por conta do trevo que há em frente ao BH Shopping.
O Pietro me perguntou exatamente isso outro dia, o porquê do trevo como símbolo. Eu chutei que seria por causa do trevo mesmo, mas não sei. Também não sei quando mudaram o nome. Deixo para os mais velhos responderem
Old February 8th, 2012, 05:17 PM   #707
Gusnas
GALO SEMPRE

Gusnas's Avatar

Quote:
Originally Posted by CharlesBH View Post
Exatamente. O "Shopping Center de Belo Horizonte" foi o primeiro shopping do Multiplan e o trevo do logo fazia referência ao trevo rodoviário em frente ao shopping. Outros shoppings foram criados alguns anos depois. Durante muito tempo só existiram, além do de BH, o Barra Shopping, Morumbi Shopping, Park Shopping e Ribeirão Shopping. Acredito que passou a ser BH Shopping exatamente pra ficar no mesmo padrão de nome dos outros shoppings da empresa. Acredito também que foi neste momento que o trevo, antes exclusivo do "Shopping Center de Belo Horizonte", passou a ser a marca de todos os outros shoppings da Multiplan.
Old February 15th, 2012, 02:41 AM   #708
Awash
Registered User

Encontrei este recorte (1980 ou 81) em meus arquivos. Salvo me engano é do "Jornal de Casa" que era distribuído de graça, não me lembro se aos sábados ou domingos em várias regiões da cidade.
Nele podemos ver que o Shopping realmente se chamava Shopping Center de Belo Horizonte, e tinha até coluna social.
Quanto à logomarca, a história que sempre ouvi foi a de que o trevo realmente era uma referência ao trevo da BR 356, mas nunca tive uma confirmação.

http://s1157.photobucket.com/albums/...ng_1980_81.jpg
Old February 16th, 2012, 05:07 PM   #709
M Vini
Registered User

M Vini's Avatar

Likes (Received): 2723

Do site da Multiplan:

"Primeiro shopping desenvolvido pela Multiplan, o BH Shopping foi construído no bairro do Belvedere, distante do centro urbano, e fez história ao contribuir para a ocupação e o crescimento da região. Inaugurado em 1979, foi o primeiro shopping center de Minas Gerais e tornou-se referência na capital mineira, apontado em pesquisas como o preferido dos moradores. O trevo rodoviário localizado próximo ao shopping inspirou a logomarca da Multiplan, que permanece a mesma até hoje. O empreendimento recebeu sua quinta expansão, que acrescentou cerca de 80 novas lojas ao mix do mall."

Fonte: http://www.multiplan.com.br/main.jsp...16213AC6C45134

M Vini no está en línea   Reply With Quote
Old February 17th, 2012, 01:17 AM   #710
Gusnas
GALO SEMPRE

Gusnas's Avatar

Quote:
Originally Posted by M Vini View Post
Do site da Multiplan:

"Primeiro shopping desenvolvido pela Multiplan, o BH Shopping foi construído no bairro do Belvedere, distante do centro urbano, e fez história ao contribuir para a ocupação e o crescimento da região. Inaugurado em 1979, foi o primeiro shopping center de Minas Gerais e tornou-se referência na capital mineira, apontado em pesquisas como o preferido dos moradores. O trevo rodoviário localizado próximo ao shopping inspirou a logomarca da Multiplan, que permanece a mesma até hoje. O empreendimento recebeu sua quinta expansão, que acrescentou cerca de 80 novas lojas ao mix do mall."

Fonte: http://www.multiplan.com.br/main.jsp...16213AC6C45134

Pois é. Se não me engano, quando o trevo passou a ser uma marca da Multiplan, não só do então "Shopping Center de Belo Horizonte", o shopping passou a se chamar BH Shopping (assim como todos da época que faziam parte da Multiplan) e todos passaram a ter o mesmo padrão de logo como no anúncio abaixo:

http://www.mariavitrine.com.br/2011/...-de-28-31.html
Old February 18th, 2012, 02:26 PM   #711
BraVision
BANNED

Likes (Received): 59

Nao tinha visto este thread antes, que maravilha BH dos anos 50 e 60. Se pudesse voltar ao tempo, deixaria-a com predios baixos e casas e casas, sem esta selva de pedra que virou. Infelizmente, nos anos 70 e 80 quase todas as cidades brasileiras medias e grandes sofreram do mesmo sintoma, que numero de predios era sinonimo de desenvolvimento. Quem sabe, nos novos estados e novas capitais aprendam a licao. Muito interessante este thread.
BraVision no está en línea   Reply With Quote
Old February 18th, 2012, 02:35 PM   #712
CharlesZSBH
Uma Outra Estação.

CharlesZSBH's Avatar

Muito relativo isso. É claro que belos bairros de casas deram lugar a prédios feios e desproporcionais. Todavia, áreas desertas ou de construções ruins se devenvolveram com prédios (sofisticados ou não), o que valorizou muito toda a região.

Isso chega a ser até natural no mundo. De qualquer forma, ainda existem muitos bairros de casas ou mesmo cidades do interior que são verdadeiras roças. Para lugares assim há um perfil. Não tem como querer que capitais parem no tempo, embora eu concorde que na maioira não houve um desenvolvimento planejado e hoje se sofrem as consequências disso.
Old February 20th, 2012, 09:55 AM   #713
Alex Gomes
Registered User

Likes (Received): 0

E aí pessoal , já acompanho esse fórum á algum tempo, mas me registrei só agora, gosto muito de coisas antigas em especial a arquitetura de BH, o q ainda resta dela,tenho um blog já tem um tempo mas só agora estou me dedicando a ele,onde posto fotos daqui e de outros blogs e a algum tempo comecei a andar por BH e registrar o q ainda sobrou, mas não as edificações conhecidas e sim as esquecidas, casas de bairros mais antigos, pequenos comércios etc.
O blog é Belo Horizonte antiga
e quem quiser colaborar comigo tirando fotos de casas antigas de bairros antigos como Padre Eustáquio,Lagoinha,floresta e me mandar ficarei muito feliz ,grande abraço a todos!!
Alex Gomes no está en línea   Reply With Quote
Old February 20th, 2012, 02:38 PM   #714
CharlesZSBH
Uma Outra Estação.

CharlesZSBH's Avatar

Quote:
Originally Posted by Alex Gomes View Post
E aí pessoal , já acompanho esse fórum á algum tempo, mas me registrei só agora, gosto muito de coisas antigas em especial a arquitetura de BH, o q ainda resta dela,tenho um blog já tem um tempo mas só agora estou me dedicando a ele,onde posto fotos daqui e de outros blogs e a algum tempo comecei a andar por BH e registrar o q ainda sobrou, mas não as edificações conhecidas e sim as esquecidas, casas de bairros mais antigos, pequenos comércios etc.
O blog é Belo Horizonte antiga
e quem quiser colaborar comigo tirando fotos de casas antigas de bairros antigos como Padre Eustáquio,Lagoinha,floresta e me mandar ficarei muito feliz ,grande abraço a todos!!
Seja bem-vindo. De certa forma, eu já colaborei, com as fotos que postei da região do BH Shopping, há cerca de trinta anos.
Old March 2nd, 2012, 12:12 AM   #715
lucaspetes
Registered User

lucaspetes's Avatar

Likes (Received): 370

Quote:
Originally Posted by lucaspetes View Post

To achando que essa casa solitária do lado esquerdo é essa aqui:

http://maps.google.com.br/maps?q=av+...60.15,,0,-4.91
Fonte: curraldelrey.com

Esso, às margens da linha de trem e da R. Jacui (hoje Cristiano Machado), proximo ao viaduto da Via 710 e Garra VW, no Palmares.

Córrego cachoeirinha abaixo, bairros Ipiranga/Renascença [habitados] ao fundo. Em frente estaria a sede da Fazenda do Retiro (do José Candido da Silveira), atual Minas Shopping e Center Minas.
lucaspetes no está en línea   Reply With Quote
Old March 3rd, 2012, 01:24 AM   #716
Gusnas
GALO SEMPRE

Gusnas's Avatar

A história das pedreiras de BH que estão lá agora é muito curiosa.
Old March 4th, 2012, 06:19 PM   #717
Awash
Registered User

Ontem, dia 3 de março, o Colégio Batista Mineiro completou 94 anos de existência. Segue aqui uma foto divulgada na página deo Facebook do Colégio para comemorar a ocasião. Pelos carros parados na rua, imagino que esta foto seja dos anos 1940. [IMG][/IMG]
Old March 5th, 2012, 12:59 AM   #718
Allan Fonseca
Registered User

Allan Fonseca's Avatar

Likes (Received): 482

Estudei aí da 4ª a 6ª série!
Old March 5th, 2012, 01:15 AM   #719
Awash
Registered User

O mesmo local num intervalo de 100 anos: esquina das ruas da Bahia e Timbiras. O prédio da foto abrigou a primeira agência do Banco Real e nas suas proximidades foi fundado o América Futebol Clube. A primeira foto, de 1911 foi retirada do site http://bhnostalgia.blogspot.com/, e a segunda foi feita por mim em 2011.

[IMG][/IMG]
Old March 5th, 2012, 03:19 AM   #720
Gusnas
GALO SEMPRE

Gusnas's Avatar

Alguém sabe responder se há possibilidade de que as árvores sejam as mesmas?

Reply

Tags
belo horizonte, minas gerais

Thread Tools

Posting Rules